Rafael Roxo dos Santos
-
Resumo
-
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). É licenciado (2005) e bacharel (2007) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Desde 2004 atua como professor da rede particular e da rede pública de ensino. Pesquisa temas ligados à geografia urbana, regional, geopolítica, industrialização e patrimônio cultural.
-
-
Trabalhos em Anais: 7
- ROXO . Reestruturação socioespacial na RMC: notas metodológicas acerca da relação indústria e território.. In: Urbanisation in Latin America: Exclusion, Marginality and Conflict - Latin America Division Conference , 2017 , São Paulo. Urbanisation in Latin America: Exclusion, Marginality and Conflict - Latin America Division Conference. : , 2017.
- ROXO . For whom do we preserve? Contradictions on the preservation of urban-industrial heritage in Campinas (SP).. In: 11ª Conferência Internacinal de Jovens Pesquisadores do Patrimônio: o espetáculo do patrimônio , 2015 , Campinas. 11ª Conferência Internacinal de Jovens Pesquisadores do Patrimônio: o espetáculo do patrimônio. : , 2015.
- ROXO . Dinâmica urbano-regional no estado de São Paulo: industrialização e reeestruturação socioespacial na região de Campinas (1990-2015). In: 43° Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos , 2016 , São Paulo. 43° Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. : , 2016.
- ROXO . Em busca da totalidade: a cidade e o urbano na obra de Henri Lefebvre, uma proposta de sistematização.. In: Diálogos França Brasil 4 - o direito à cidade na França e no Brasil: uma nova agenda urbana , 2016 , Salvador. Diálogos França Brasil 4 - o direito à cidade na França e no Brasil: uma nova agenda urbana. : , 2016.
- ROXO . Os conflitos pela preservação do patrimônio cultural na Vila Industrial, Campinas - SP.. In: I Forum Municipal de pesquisas sobre o patrimônio cultural campineiro. , 2013 , Campinas. Objeto Patrimônio - I Forum Municipal de pesquisas sobre o patrimônio cultural campineiro.. : Rafael, 2013. p. 79 - 87.
- ROXO . As rugosidades do espaço nas áreas centrais das grandes cidades: o patrimônio cultural de Campinas entre a preservação e a reestruturação urbana.. In: XVII ENG 2012 , 2012 , Belo Horizonte. XVII ENG 2012. Belo Horizonte : AGB, 2012. p. 1 - 1.
- ROXO . A Vila Industrial e o patrimônio cultural de Campinas: entre a preservação e a reestruturação urbana. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória , 2012 , Campinas. Memória, cidade e educação das sensibilidades. Campinas : Unicamp/CMU, 2012. p. 233 - 233.
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- ROXO . CIÊNCIA E ARTE NA PAISAGEM GEOGRÁFICA: O ROMANCE D?A PEDRA DO REINO E A PAISAGEM DO SERTÃO NORDESTINO. : , 2006 (Monografia)
-
Apresentações de Trabalho: 7
- ROXO . Em busca da totalidade: a cidade e o urbano na obra de Henri Lefebvre, uma proposta de sistematização.. 2016 (Conferência)
- ROXO . For whom do we preserve? Contradictions on the preservation of urban-industrial heritage in Campinas (SP).. 2015 (Conferência)
- ROXO . Dinâmica urbano-regional no estado de São Paulo: industrialização e reeestruturação socioespacial na região de Campinas (1990-2015). 2016 (Simposio)
- ROXO . As rugosidades do espaço nas áreas centrais das grandes cidades: o patrimônio cultural de Campinas entre a preservação e a reestruturação urbana.. 2012 (Comunicacao)
- ROXO . A Vila Industrial e o patrimônio cultural de Campinas: entre a preservação e a reestruturação urbana. 2012 (Congresso)
- ROXO ; MOURA, C. . Enquanto seu lobo não vem - Uma releitura da Ditadura Militar no Brasil. 2003 (Congresso)
- ROXO . A paisagem da Geografia. 2006 (Simposio)
-
Programa de Rádio ou TV: 4
- ROXO . Conflitos entre tombamento e preservação do patrimonio histórico. 2014 Portal de Notícias do Senado
- ROXO . Os conflitos pela preservação do patrimonio cultural na Vila Industrial, Campinas - SP. 2013 Anais de evento
- ROXO . Tombamento atrapalha a conservação diz estudo.. 2014 Jornal Metro Campinas 07/07/2014 impresso e na página do jornal.
- ROXO . Entre o apagamento e a preservação. 2014 Página do Jornal da Unicamp
-
Projetos de Pesquisa: 3
-
Nome do projeto: CIÊNCIA E ARTE NA PAISAGEM GEOGRÁFICA: O ROMANCE D?A PEDRA DO REINO E A PAISAGEM DO SERTÃO NORDESTINO (2005
- 2006
Natureza: Pesquisa
Integrantes: ROXO , FERRAZ, C. B. O. .
Descrição: O presente texto visa, a partir de um romance, no caso o Romance da Pedra do Reino de Ariano Suassuna, contribuir para revalorização do gênero paisagem na Geografia. Identificando o contexto histórico em que as diferentes facetas do discurso científico da geografia foi elaborado e que tendeu, em seu processo de institucionalização, a renegar elementos presentes na vivência cotidiana, de modo que a expressão artística acabou assumindo essa função, qual seja, de colocar outros olhares e entendimentos para aspectos inerentes às abordagens geográficas, como é o caso da paisagem tomada a partir do romance por nós trabalhado. -
Nome do projeto: A Vila Industrial e o patrimônio histórico arquitetônico de Campinas: entre a conservação e a reestruturação urbana. (2011
- 2013
Natureza: Pesquisa
Integrantes: ROXO , PAES, M. T. .
Descrição: O nosso estudo analisou como a formação do bairro da Vila Industrial em Campinas esteve associada à instituição de normas de preservação do patrimônio cultural e às tendências de reestruturação urbana do bairro desde o final dos anos 1980. O espaço do bairro é formado por estilos arquitetônicos que ficaram marcados como rugosidades e hoje interessam tanto aos projetos de preservação arquitetônica como de transformação destas formas-conteúdos. Nosso estudo mostrou que a construção do Complexo Viário Túnel Joá Penteado, em 1987, esteve associada à produção de dezenas de condomínios de edifícios verticais e à formação de novos comércios e serviços no bairro, e a destruição do conjunto de habitações operárias em área tombada do Complexo Ferroviário para a construção do Terminal Multimodal, em 2007, indicam um período de transformação do padrão arquitetônico e conseqüentemente dos modos de vida no bairro, apresentando-se como fenômenos materiais do processo de reestruturação urbana. em curso na Vila Industrial. De modo combinado, o grande número de tombamentos de imóveis e conjuntos da Vila Industrial pelo Conselho de defesa do patrimônio da cidade, como antigo Complexo Ferroviário da Fepasa, o Curtume Cantúsio e o conjunto de habitações operárias - a Vila Venda Grande, Vilas Manoel Dias, Vila Manoel Freire, foram identificados em nosso estudo da formação urbana do bairro como os embriões de seu desenvolvimento e são representativos dos conflitos pela preservação do patrimônio cultural na atualidade. A análise do processo combinado de preservação-reestruturação na Vila Industrial nos possibilitou compreender os conflitos que se estabelecem a partir de intervenções urbanas em áreas de interesse histórico da cidade. -
Nome do projeto: Dinâmica urbano-regional no estado de São Paulo: industrialização e reeestruturação socioespacial na região de Campinas (1980-2015) (2014
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: ROXO , LENCIONI, S. .
Descrição: Nossa pesquisa busca analisar o processo de industrialização sob uma dupla perspectiva: urbana e regional, levando em consideração a amplitude da dinâmica industrial no estado de São Paulo. Propomos a atualização do estudo da industrialização e compreender as implicações de tal processo na estruturação do espaço de Campinas e região, como perspectiva de análise das transformações sociais e espaciais contemporâneas.
-
Nome do projeto: CIÊNCIA E ARTE NA PAISAGEM GEOGRÁFICA: O ROMANCE D?A PEDRA DO REINO E A PAISAGEM DO SERTÃO NORDESTINO (2005
- 2006
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Geografia
Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: CIÊNCIA E ARTE NA PAISAGEM GEOGRÁFICA: O ROMANCE D?A PEDRA DO REINO E A PAISAGEM DO SERTÃO NORDESTINO
Ano de conclusão: 2006
-
Curso: Geografia
-
Mestrado:
-
Curso: Geografia
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Ano de conclusão: 2013
-
Curso: Geografia
-
Doutorado:
-
Curso: Geografia (Geografia Humana)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Geografia (Geografia Humana)
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 7
-
Colégio Objetivo Campinas:
-
Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2014
).
Outras informações: Professor
-
Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2014
).
-
Escola Estadual Dr. Mario Natividade:
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2011
).
Outras informações: Professor
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2011
).
-
Ideal Curso Pré-Vestibular:
-
Tipo de vínculo: Livre (2004 -
2006
).
Outras informações: Bolsista de Projeto de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista - UNESP na Faculdade de Ciências Tecnologia - Presidente Prudente.
Outras informações: Professor
-
Tipo de vínculo: Livre (2004 -
2006
).
-
Colégio Paulo Freire Novo Anglo Paulínia:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2013 -
Atual
).
Outras informações: Professor de Ensino Médio e Pré-Vestibular
-
Tipo de vínculo: Celetista (2013 -
Atual
).
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
- Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
-
Universidade Estadual de Campinas:
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2013
).
Outras informações: Mestrado
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2013
).
-
Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
-
Colégio Objetivo Campinas: