Não autenticado |

Adriano Dantas de Oliveira

    • Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH-USP (2014), com estudos relacionados às teorias da linguagem e do discurso: linguística, retórica, argumentação e semiótica. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2008), realizando pesquisas relacionadas à teoria dos gêneros e ao hipertexto. Realizou curso de especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Estácio de Sá (2012). Bacharel e licenciado em Letras com habilitação em língua portuguesa e inglesa pelo Centro Universitário FIEO (2003) é, também, licenciado em Pedagogia pela Faculdade Politécnica de Sumaré (2012). Foi professor da educação básica pública estadual em São Paulo por dez anos (2004-2014). Foi professor em diversos cursos nas Faculdades Estácio Europan; Faculdade Estácio Cotia e Centro Universitário Estácio UniRadial, ministrando as disciplinas: comunicação empresarial, comunicação e expressão, português instrumental, semiótica, literaturas africanas de língua portuguesa, teoria literária, literatura portuguesa e brasileira, alfabetização e letramento, metodologia de ensino de língua portuguesa e morfologia e sintaxe de língua portuguesa e de língua inglesa (2008-2015). Atuou como coordenador pedagógico e gestor dos cursos superiores em Letras e em Pedagogia da Faculdade Estácio Europan (2010-2015). Na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), atualmente, é professor Adjunto, no Cecult (Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas). Atua, ainda, Coordenador de área do PIBID (Artes) no Centro em que está lotado. Foi gestor de Pesquisa do mesmo Centro (2018-2021) e, anteriormente, gestor do Núcleo de Programas Especiais da PPGCI (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação - 2017) e gestor do Núcleo de Formação Docente para o Ensino Superior na Prograd (Pró-Reitoria de Graduação - 2018). Líder atual do grupo de pesquisa FIPE (Formação e Investigação em Práticas de Ensino) .

       

      Links:    

    • Didática e Inovações Pedagógicas
    • Canção, efeitos de sentido e persuasão: melos, ethos, logos e pathos
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Enem: redação ponto a ponto. Salvador : Adriano Dantas de Oliveira, 2023 . 79p. ISBN: 9786500625790.
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE ; MOSCA, L. L. S. . Retórica e Canção. Goiania : Espaço Acadêmico, 2019 . 340p. ISBN: 9786580274130.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; BRITO, T. F. S. ; LIMA, T. R. . Guia para tutoria: orientações e bases do Programa. Cruz das Almas : Editora UFRB, 2018 . p. ISBN: 9788559710625.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . O texto acadêmico: meta-artigo sobre possibilidades de escrita para artigos, monografias e dissertações. Santo Amaro : Adriano Dantas de Oliveira, 2017 . 52p. ISBN: 9788592291303.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; BENTO, E. J. ; OLIVEIRA, M. A. . 'Linguagem, estratégia e (re)construção'. São Paulo : Editora Paulistana, 2014 . p. ISBN: 9788599829721.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; LAMPA, J. V. . ?Geni e o Zepelim?: retórica, melos e uma proposta de leitura de canções ? Letramento Cancional REVISTA DIÁLOGOS (REVDIA) , v. 9 , p. 6-27 - 27 , 2021. ISSN: 23190825.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; LAMPA, J. V. . Melos e letramento cancional ? análise discursiva de canções e uma proposta de transposição didática Diálogo das Letras , v. 10 , p. 1-20 - , 2021. ISSN: 23161795.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; LIMA, T. P. P. ; SANTO, E. E. . Competencias digitales del profesorado: de la autoevaluación de la praxis a las necesidades formativas. OBRA DIGITAL: JOURNAL OF COMMUNICATION AND TECHNOLOGY , v. 21 , p. 113 - 119 , 2021. ISSN: 20145039.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; FREITAS, V. R. . LITERATURA E ABORDAGEM DIDÁTICO-DISCURSIVA Trilhando Caminhos para a Formação de Leitores Literários REVISTA METALINGUAGENS , v. 7 , p. 51 - 74 , 2020. ISSN: 23582790.
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE ; LAMPA, JORGE LUIZ RIBEIRO DE VASCONCELOS . A figurativização do mar na canção popular: percepção, sentido e provas de persuasão Revista Interfaces , v. 8 , p. 73 - 87 , 2017. ISSN: 21790027.
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Melos: uma prova ret?rica nas can??es em perspectiva semi?tica Revista Linha D´Água , v. 29 , p. 221 - 245 , 2016. ISSN: 22364242.
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Canção e Retórica: a melos como prova de persuasão. Retórica e Discurso, v. 1, p. 697 - 726, 2019.
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Afiliação, letramento acadêmico e discurso: implicações recíprocas no Ensino Superior. Diálogos Interdisciplinares: Intercâmbios e tensionamentos nos estudos de cultura e linguagens, v. 1, p. 179 - 196, 2018.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . A canção utilizada como espaço retórico: a dimensão da melos como prova não proposicional. A multidisciplinaridade nos estudos discursivos, v. , p. 42 - 62, 2015.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A trilogia retórica asssociada à melos: análise discursiva de canções buarquianas sob o enfoque da tensividade'. Linguagem, Estratégia e (Re)construção, v. , p. 1 - , 2014.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A articulação ethos, logos e pathos: análise sêmio-retórico-discursiva da canção buarquiana 'Acorda, amor''. Discurso em suas pluralidades teóricas, v. , p. 1 - , 2012.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Canções buarquianas: as funções retóricas e a tipificação textual em gêneros discursivos'. O gênero em diferentes abordagens discursivas, v. , p. 1 - , 2011.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A repressão das paixões: Análise retórico-discursiva da canção buarquiana 'Apesar de Você''. Abordagens metodológicas em estudos discursivos, v. , p. 1 - , 2010.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; FREITAS, V. R. . Literatura e abordagem didático-discursiva: trilhando caminhos para a formação de leitores literários. In: II Enicecult , 2020 , Santo Amaro. II Enicecult. : , 2019.
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE ; FREITAS, V. R. . Literatura e Educação: processos discursivos, cultura e diversidade. In: II Enicecult , 2019 , Santo Amaro. Diálogos Interdisciplinares: trilhas da resiliência. : , 2019.
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Texto Cancional: melos articulada a provas de persuasão na canção. In: ABRALIN , 2019 , Maceió. ABRALIN 50. : , 2019.
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Melos, ethos, logos e pathos: a expressão das emoções como recurso persuasivo em textos cancionais. In: SeDiar , 2016 , Aracaju. : III SeDiAr - Seminário Internacional sobre Discurso e Argumentação. : , 2016.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Letramento acadêmico e discurso: posições enunciativas, polifonia, macro e micro-movimentos retóricos como forma de compreensão da produção textual na academia. In: IEnicecult , 2017 , Santo Amaro. ENICECULT - Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo. : , 2017. p. 103 - .
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Melos, ethos, logos e pathos: a expressão das emoções como recurso persuasivo em textos cancionais. In: III SeDiAr - Seminário Internacional sobre Discurso e Argumentação , 2016 , Aracaju-SE. Anais do III SeDiAr. Ilhéus-BA : Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016. p. 177 - 187.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A canção utilizada como espaço retórico: a dimensão da melos como prova não proposicional'. In: VI EPED - A multidisciplinaridade nos estudos discursivos , 2014 , São Paulo. VI EPED - A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. : , 2014.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A trilogia retórica asssociada à melos: análise discursiva de canções buarquianas sob o enfoque da tensividade'. In: V EPED , 2013 , São Paulo. V EPED - Linguagem, estratégia e (Re)construção. : , 2013.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Análise de canções de intervenção buarquianas durante a ditadura: controvérsia, ideologia e linguagem'. In: I ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE RETÓRICA , 2014 , Porto. I ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE RETÓRICA. : , 2014.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'As provas (não) proposicionais: a articulação ethos, pathos, logos associada à melos nas canções buarquianas do período da ditadura'. In: 'II COLOQUIO NACIONAL DE RETÓRICA' y el 'I CONGRESSO INTERNACIONAL DE RETÓRICA E INTERDISCIPLINA' , 2013 , Mendoza. Los códigos persuasivos: historia y presente. : , 2013.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A repressão das paixões: a articulação ethos, pathos, logos e melos nas canções buarquianas do período da ditadura'. In: Seminário de Pesquisa do GERAR Discurso Político e Argumentação , 2012 , São Paulo. Discurso Político e Argumentação. : , 2012.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A canção popular como situação retórica: análise retórico-discursiva de canções buarquianas com temática sócio-política no período da ditadura'. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE RETÓRICA , 2012 , Belo Horizonte. II CONGRESSO BRASILEIRO DE RETÓRICA. : , 2012.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A articulação ethos, logos e pathos: análise sêmio-retórico-discursiva da canção buarquiana 'Acorda, amor''. In: IV EPED , 2012 , São Paulo. IV EPED - Discurso em suas pluralidades teóricas. : , 2012.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Análise retórico-argumentativa de canções buarqueanas: o lugar das paixões no período da ditadura'. In: Jornada: Discurso e argumentação: a construção retórica do sujeito , 2011 , São Paulo. Discurso e argumentação: a construção retórica do sujeito. : , 2011.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Educação no Brasil: perspectiva histórica quantitativa e qualitativa'. In: III Semana da Educação: Desafios da Docência na Educação Básica , 2010 , Cotia. III Semana da Educação: Desafios da Docência na Educação Básica. : , 2010.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A dimensão do pathos no período da ditadura: análise retórico-discursiva de canções buarquianas'. In: IX Colóquio Regional ALED Brasil , 2011 , Belo Horizonte. IX Colóquio Regional ALED Brasil. Belo Horizonte : Cedecom, 2011.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Canções buarquianas: as funções retóricas e a tipificação textual em gêneros discursivos'. In: III EPED?Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2011 , São Paulo. III EPED - O gênero em diferentes abordagens discursivas. : , 2011.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A manifestação do discurso: análise retórico-discursiva de canções buarquianas do período da ditadura'. In: VIII Colóquio Regional ALED Brasil , 2010 , Recife. VIII Colóquio Regional ALED Brasil - Discurso e Práticas Sociais. : , 2010.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Chats: a aplicação dos princípios de textualidade e referenciação'. In: II Seminário Internacional de Línguística - Enunciação e Práticas Discursivas , 2007 , São Paulo. II Seminário Internacional de Línguística - Enunciação e Práticas Discursivas. : , 2007.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A dimensão do pathos no período da ditadura: análise retórico-discursiva de canções buarqueanas com temática sócio-política'. In: VI EPOG , 2011 , São Paulo. VI EPOG - Encontros de Pós-Graduandos da FAculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo : Serviços de Artes Gráficas FFLCH, 2011. p. 8 - 8.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A repressão das paixões: análise retórico-discursiva da canção buarquiana 'Apesar de Você''. In: II EPED - USP , 2010 , São Paulo. Abordagens metodológicas em estudos discursivos. : , 2010.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Revista de Estudos da Linguagem. 2020 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . O ver e o ser professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio: relatos de estagiários e docentes. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . O ver e o ser professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio:relatos de estagiários e docentes. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . VIII EPED - Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais.. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Guia do Estudante. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; BRAIT, B. . Bakhtiniana ? Revista de Estudos do Discurso, ISSN 2176-4573, volume 12, número 3. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; LAMPA, J. V. . Literatura e música: retórica, melos e uma proposta de leitura de canções ? Letramento Cancional.. 2020 (Simposio)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . 'Cultura e interdisciplinaridade',. 2016 (Conferência)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . 'Pesquisa e formação de áreas de conhecimento em contextos de interdisciplinaridade',. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE ; FREITAS, V. R. . 'Literatura e Educação: processos discursivos, cultura e diversidade'. 2019 (Simposio)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . 'Linguagem, Língua e Literatura: apreensão e (re)construção do mundo'. 2018 (Seminário)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Texto Cancional: melos articulada a provas de persuasão na canção, autor Adriano Dantas de Oliveira. 2019 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Novo Acordo Ortográfico. 2017 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . O ensino de língua portuguesa e as novas tecnologias. 2017 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Leitura e autonomia de aprendizagem: processos e estratégias. 2018 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Pesquisa e formação de áreas de conhecimento em contextos de interdisciplinaridade. 2016 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Melos, ethos, logos e pathos: a expressão das emoções como recurso persuasivo em textos cancionais. 2016 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A canção utilizada como espaço retórico: a dimensão da melos como prova não proposicional'. 2014 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Canções buarquianas na ditadura: as provas (não) proposicionais na articulação da trilogia retórica associada à melos'. 2013 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A repressão das paixões no período da ditadura: análise retórico-discursiva de canções buarqueanas'. 2011 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Chats: a aplicação dos princípios de textualidade e referenciação'. 2007 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A repressão das paixões: análise retórico-discursiva da canção buarquiana 'Apesar de Você''. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A manifestação do discurso: análise retórico-discursiva de canções buarquianas do período da ditadura'. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Canções buarquianas: as funções retóricas e a tipificação textual em gêneros discursivos'. 2011 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Análise retórico-argumentativa de canções buarqueanas: o lugar das paixões no período da ditadura'. 2011 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A dimensão do pathos no período da ditadura: análise retórico-discursiva de canções buarquianas'. 2011 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A dimensão do pathos no período da ditadura: análise retórico-discursiva de canções buarqueanas com temática sócio-política'. 2011 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A repressão das paixões: a articulação ethos, pathos, logos e melos nas canções buarquianas do período da ditadura'. 2012 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A canção popular como situação retórica: análise retórico-discursiva de canções buarquianas com temática sócio-política no período da ditadura'. 2012 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A articulação ethos, pathos, logos e melos: modelo de análise semiótico-retórico-discursivo aplicado a canções buarquianas do período da ditadura'. 2012 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A articulação ethos, logos e pathos: análise sêmio-retórico-discursiva da canção buarquiana 'Acorda, amor''. 2012 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'As provas (não) proposicionais: a articulação ethos, pathos, logos associada à melos nas canções buarquianas do período da ditadura'. 2013 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'A trilogia retórica asssociada à melos: análise discursiva de canções buarquianas sob o enfoque da tensividade'. 2013 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Análise de canções de intervenção buarquianas durante a ditadura: controvérsia, ideologia e linguagem'. 2014 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Os gêneros da comunicação síncrona na internet e a instalação actancial'. 2007 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Educação no Brasil: perspectiva histórica quantitativa e qualitativa'. 2010 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Pesquisa, ensino e formação geral do estudante. 2016
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . I Semana de Pesquisa do Cecult. 2016
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . GT DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: LETRAMENTO, FORMAÇÃO E UNIVERSIDADE no I Enicecult. 2017
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . 'Pesquisa e formação de áreas de conhecimento em contextos de interdisciplinaridade'. 2016
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . 'Cultura e interdisciplinaridade'. 2016
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Mostra de Extensão Ensino e Pesquisa CECULT 2018.2 - Clube da Canção. 2018
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . ?Brasil contemporâneo: o que está em disputa na radicalização político-eleitoral brasileira??. 2018
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE ; SALLES, J. C. . ?Universidade, Ciência e Democracia?. 2019
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . 'Linguagem, Língua e Literatura: apreensão e (re)construção do mundo. 2018
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Mesa de abertura - III Semana de pesquisa e extensão do Cecult. 2020
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . III Semana de pesquisa: Perspectivas epistemológicas e etnográficas da relação pesquisa/extensão. 2020
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . III Semana de pesquisa e extensão do Cecult: Especificidades da pesquisa e extensão em Política e Gestão cultural. 2020
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Mesa de abertura II Enicecult. 2019
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . III Semana de pesquisa e extensão: Sessão Pós-Graduação. 2020
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . IV EPED - Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2012 (FFLCH-USP)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . V EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2013 (FFLCH-USP)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; OLIVEIRA, M. A. ; CAPITANI, C. A. ; LASSO, D. ; MARIANO, M. R. C. ; SELIVON, M. . Jornada comemorativa 20 anos do GERAR - Percorrendo a História da Retórica: dos gregos e romanos aos nossos dias. Jornada Comemorativa dos vinte anos do GERAR. 2014 (GERAR - USP)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Jornada: 55 anos do Tratado da Argumentação: a Nova Retórica - Repercussão nos estudos do discurso e ciências afins. 2014 (GERAR - USP)
    • NAKAGAWA, R. M. O. ; OLIVEIRA, Adriano Dantas . I Enicecult - Encontro de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo. 2017 (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE ; CARMO, R. G. . I Semana de Pesquisa do Projeto de Integração. 2017 (UFRB)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . II Enicecult. 2019 (UFRB- Cecult)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . III Semana de pesquisa e extensão do Cecult. 2020 (Cecult-UFRB)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; MARTINS, W. R. M. O. ; CUNHA, Rubens . Língua Portuguesa: leitura e escrita. 2016 (Cecult-UFRB)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; MARTINS, W. R. M. O. ; CUNHA, Rubens . Língua Portuguesa: leitura e escrita. 2016 (Cecult-UFRB)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas ; CUNHA, Rubens ; MARTINS, W. R. M. O. . Língua Portuguesa: leitura e escrita. 2016 (Cecult-UFRB)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Escrita Acadêmica. 2017 (Cecult-UFRB)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Escrita Acadêmica. 2018 (Cecult-UFRB)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Redação Enem 2017. 2017 (Cecult-UFRB)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Redação Enem 2018. 2018 (Cecult-UFRB)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Redação Enem 2019. 2019 (UFRB-Cecult)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . Curso de Comunicação Empresarial. 2012 (Material didático)
    • OLIVEIRA, ADRIANO DANTAS DE . Curso de Português Instrumental. 2012 (Material didático)
    • BRITO, T. F. S. ; LIMA, T. R. ; OLIVEIRA, Adriano Dantas . Guia para tutoria: Orientações e bases do Programa. 2018 (Material instrucional)
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . O texto acadêmico: meta-artigo sobre possibilidades de escrita para artigos, monografias e dissertações. 2017 (Materialdidático)
    • Nome do projeto: Escrita acadêmica e Enem (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas .
      Descrição: Parte do projeto de pesquisa ?Texto e discursividade: interdisciplinaridade, movimentos de enunciação e letramento acadêmico? o curso de extensão ?Escrita acadêmica e Enem? tem como objetivo abordar os mecanismos discursivos que engendram o texto O projeto de extensão tem por objetivo ofertar cursos para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio com foco na produção de texto e na Redação do Enem e para alunos de graduação com foco no letramento acadêmico. Nos cursos ofertados, há material didático apostilado específico em que se articulam filosofia, linguística textual, gêneros do discurso e retórica como instrumentalização para pensar o texto discursivamente.
    • Nome do projeto: Texto e discursividade: interdisciplinaridade, movimentos de enunciação e letramento (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas .
      Descrição: No projeto em referência, debruçaremo-nos sobre o letramento à luz de contribuições dos estudos discursivos. A partir de pesquisas bibliográficas em âmbito interdisciplinar e da aplicabilidade de uma perspectiva discursiva de abordagem ao texto em oficinas. Proporemos a reflexão sobre o letramento não nos restringindo apenas ao texto, mas considerando aspectos subjacentes a ele. Buscaremos demonstrar como a compreensão de princípios discursivos, que engendram movimentos retóricos específicos, culminando no texto tal como ele se constitui e se tipifica na forma de algum gênero, é um aspecto central para o letramento. É necessário, desse modo, compreender, no ensino, os textos além de mecanismos de textualidade, conectivos e aspectos técnicos dos textos e suas partes. A abordagem que se propõe buscará ampliar, assim, a concepção do texto de uma perspectiva normativo-textual para uma perspectiva retórico-discursiva como contribuidora para a leitura e escrita em contextos específicos: o letramento. Assim, à luz de contribuições dos estudos discursivos e sobre os desdobramentos decorrentes dessa articulação interdisciplinar pesquisar-se-á modelos de abordagens teóricas a fim de subsidiar a leitura e a escrita.
    • Nome do projeto: Canção e ensino: abordagens e análises sócio-discursivas (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa, buscar-se-á a constituição de uma proposta de leitura de canções populares para além de uma fruição intuitiva apenas ou de uma consideração somente da letra. Tal objetivo se concretizará por meio de uma proposta de leitura instrumentalizada teórica e tecnicamente, tendo como hipótese que tal fator pode conferir ao ouvinte da canção acesso a efeitos de sentido manifestados por meio da sincretização da letra (aspectos verbais) com aspectos musicais (não verbais) de forma mais ampla. Apontar-se-ão, nessa perspectiva, alguns pressupostos teóricos que podem constituir um evento de letramento específico: o cancional. Assim, por meio da pesquisa teórica aplicada apresentaremos, como produto final deste projeto, uma proposta de leitura de textos cancionais e, em decorrência dela, o letramento cancional por meio da exploração da melos, aspectos musicais presentes na canção e que se sincretizam à letra (os termos em itálico são pressupostos teóricos desenvolvidos neste projeto), como um importante processo para o trabalho com canções.
    • Nome do projeto: Leitura, Literatura, Educação e Diversidade (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas , FREITAS, V. R. .
      Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende mapear, no território de identidade do Recôncavo da Bahia, formas diferenciadas de experiências com o texto literário no contexto escolar e no âmbito de projetos sociais e culturais voltados para crianças e jovens em idade escolar. A pesquisa se debruçará sobre iniciativas que contribuam para formação de leitores; que promovam diálogos entre a literatura e outras artes; que estimulem a escrita literária por parte dos estudantes; que correlacionem literatura, ensino e questões ligadas a classe/comunidade, raça/etnia, sexualidade, gênero, etc. Outro objetivo da pesquisa é analisar a maneira como tais experiências de ensino-aprendizagem envolvendo o texto literário abordam a questão da cidadania, da cultura e do pertencimento ao Recôncavo.
    • Nome do projeto: FIPE - Formação e Investigação em Práticas de Ensino (2019 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas , TEIXEIRA, A. M. F. , BARATA, D. S. , SANTO, E. E. , LORDELO, L. R. , CARMO, R. G. , FREITAS, V. R. , CASTRO, A. A. C. , NASCIMENTO, C. O. C. , SILVA, N. , ALVES, R. C. D. P. , LIMA, T. P. P. , SA, S. M. L. M. .
      Descrição: O FIPE (Grupo de Pesquisa em Formação e Investigação em Práticas de Ensino) é um grupo nuclear do PPGEN- Cecult (Programa de Pós-Graduação em Ensino do Cecult-UFRB). Criado em 2019, o Grupo tem como proposta a participação de todos os docentes e discentes do programa em referência e da comunidade acadêmica e não acadêmica com intuito de realizar pesquisas e socializar os produtos e processos educativos desenvolvidos no âmbito deste mestrado com professores da Educação Básica da região. O corpo docente e discente do Programa em referência participará de encontros, seminários de pesquisa e de reuniões pedagógicas nas escolas e no Centro de Ensino do Cecult, utilizando a carga horária de dedicação dos professores da rede para formação continuada, realizando investigação e socialização de pesquisas aplicadas e de experiencias pedagógicas.
    • Nome do projeto: Avaliação da fluência e competências digitais dos educadores: um estudo no Brasil para formação de professores em uma sociedade digital (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas , SANTO, E. E. .
      Descrição: A crescente inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo educativo tem impulsionado novas formas de ensinar e aprender em todos os níveis de ensino. Diante do surgimento de uma geração hiperconectada que se movimenta de forma fluída e híbrida nos espaços virtuais e presenciais, impõem-se aos educadores o desenvolvimento de competências digitais, visando a utilização das TDIC para se alcançar os objetivos pedagógicos desejados. Neste contexto, cabe aos professores compreender como utilizar as tecnologias digitais para criar cenários sustentáveis de aprendizagem, promovendo estratégias de ensino que contemplem a inserção das TDIC em ambientes motivadores e criativos, por meio das ferramentas digitais que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Desta forma, este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de fluência e competências digitais dos professores, identificando suas necessidades formativas, visando a proposição de ações efetivas para uma docência concatenada com as demandas de uma sociedade digital. Do ponto de vista metodológico, configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa, realizada com o universo de 3.546 docentes, sendo 846 do ensino superior, vinculados à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e 2.700 professores da educação básica, atuantes no ensino médio do Núcleo Territorial 21 ? Santo Antônio de Jesus, da rede estadual de educação do Estado da Bahia. Como procedimento de coleta de dados será utilizado um questionário online, desenvolvido e validado pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), a fim de identificar o nível de competência digital em que os docentes se encontram, apontando-lhes sugestões para a melhoria de sua prática educativa. Os resultados esperados com a implementação do projeto contemplam a realização de um seminário para a apresentação e devolutiva dos resultados, com proposição de ações de melhorias; realização de cursos de extensão online nas temáticas apontadas como prioritárias e publicação de artigos científicos em periódicos indexados. Como resultado finalístico, o projeto contribuirá com o processo de educação continuada dos professores participantes e melhoria de sua prática educativa, possibilitando-lhes o desenvolvimento de competências para uma fluência digital coerente com uma sociedade em rede.
    • Nome do projeto: Democracia, cidadania, educação e instituições culturais do Recôncavo baiano: a luta por igualdade, trabalho e renda. (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas , OLIVEIRA, A. S. S. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo articular os conceitos de democracia, cidadania e de educação informal, atividade educacional exercida por instituições não formalmente reconhecidas como educacionais, e instituições culturais com os conceitos de igualdade, trabalho e renda. Assim, este projeto é uma proposta de sistematização de uma trama social em que se sugere como hipótese que estas instituições de educação informal, embora não definidas legalmente como educacionais, denominadas neste projeto como instituições culturais, são dotadas de capacidade pedagógica ? tanto quanto o pássaro é dotado do poder voador ? com base em conhecimentos acumulados e ancestrais, ainda que não tenham passado por uma escola formal, e que atuando nesta perspectiva de educador coletivo realiza uma luta por igualdade social através da luta pela inserção no mercado de trabalho formal e informal para a conquista de trabalho e renda. Finalizando, esta pesquisa almeja alcançar uma compreensão sobre em que medida as instituições citadas no primeiro parágrafo acima contribuem para a luta por uma cidadania plena, combatendo o que este projeto designa como apartheid social, conceito que definimos como mais amplo do que desigualdade social, através da inserção no mundo do trabalho pelo caminho da educação informal.
    • Nome do projeto: Mesclas (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas , CARMO, R. G. .
      Descrição: Grupo de pesquisa Interdisciplinar do Cecult
    • Nome do projeto: Macroprojeto integrador: Tecnologias Digitais Emergentes no Processo de Ensino e Aprendizagem (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas , SANTO, E. E. , ROCHA, A. M. , FONSECA, J. G. , MENDEZ, J. M. D. , BARRETO, L. M. , CERQUEIRA, L. S. , SANTOS, P. V. , LIMA, T. P. S. .
      Descrição: Este macroprojeto do PPGTEC agrega estudos interdisciplinares na temática das tecnologias digitais na educação, com distintas abordagens teóricas e metodológicas. Tem como objetivo geral investigar as tecnologias digitais aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem em espaços escolares e não escolares. Seus objetivos específicos consistem em investigar: 1) concepções e práticas inovadoras de ensino mediadas pelas tecnologias digitais; 2) cibercultura, tecnologias digitais e ensino híbrido. Com os resultados deste macroprojeto, espera-se colaborar para o debate científico e o aprimoramento da formação docente e discente no âmbito das tecnologias educacionais, considerando-se a epistemo-etnodiversidade.
    • Nome do projeto: Gramatica Instrumental (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas .
      Descrição: Curso aberto à comunidade de instrumentalização gramatical para a produção e leitura de textos.
    • Nome do projeto: Canções buarquianas: abordagens e análises sócio-retórico-discursivas (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Adriano Dantas .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa, buscar-se-á a constituição de uma proposta de leitura de canções populares para além de uma fruição intuitiva apenas ou de uma consideração somente da letra. Tal objetivo se concretizará por meio de uma proposta de leitura instrumentalizada teórica e tecnicamente, tendo como hipótese que tal fator pode conferir ao ouvinte da canção acesso a efeitos de sentido manifestados por meio da sincretização da letra (aspectos verbais) com aspectos musicais (não verbais) de forma mais ampla. Apontar-se-ão, nessa perspectiva, alguns pressupostos teóricos que podem constituir um evento de letramento específico: o cancional. Assim, por meio da pesquisa teórica aplicada apresentaremos, como produto final deste projeto, uma proposta de leitura de textos cancionais e, em decorrência dela, o letramento cancional por meio da exploração da melos, aspectos musicais presentes na canção e que se sincretizam à letra (os termos em itálico são pressupostos teóricos desenvolvidos neste projeto), como um importante processo para o trabalho com canções.
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . PIBIC 2019. 2019 - Participação como avaliador de projetos de pesquisa
    • OLIVEIRA, Adriano Dantas . PIBIC. 2020 - Participação como avaliador de projetos de pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Faculdade Politécnica de Sumaré
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Centro Universitário FIEO
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estácio de Sá
        Ano de conclusão: 2012
    • Secretaria de Estado da Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdades Estacio Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro Universitário Radial:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Faculdade Estacio Cotia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - 2015 ).
        Outras informações: Docente nos cursos de licenciatura e bacharelado: Letras, Pedagogia, Educação Física, Gestão Ambiental, Logística, Educação Física e Enfermagem.
        Outras informações: Professor
    • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2007 ).
        Outras informações: Atuação aos finais de semana na Escola Estadual República de Cuba, no Programa Escola da Família como Educador Profissional, idealizando e coordenando atividades abertas à comunidade (inclusão digital, alfabetização, reforço em matemática, atividades lúdicas e pedagógicas, atividades esportivas e eventos pedagógicos para a escola, pedagogia da não violência).
        Outras informações: Educador Profissional
    • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2015 ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Participou como membro do Comitê Científico do II Simpósio Internacional de Tecnologias e Educação Digital (II SITED), evento vinculado ao "Programa de Formação Docente Continuada em EaD", coordenado por Eniel do Espírito Santo, promovido pela Superintendência de Educação Aberta e a Distância - SEAD/UFRB, realizado em Cruz das Almas - BA, no período de 16 a 20 de setembro de 2019.
    • EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Processo de avaliação dos artigos submetidos à publicação no n. 15 da ? Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras ? Linguagens e Representações ? do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz
    • BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: OLIVEIRA, Adriano Dantas; BRAIT, B. Bakhtiniana ? Revista de Estudos do Discurso, ISSN 2176-4573, volume 12, número 3, 2017
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Avaliação de Projetos PIBIC-2019 (UFRB)