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Camila Rodrigues

    • Possui graduação em História (2003), mestrado (2009) e doutorado (2014) em História Social pela Universidade de São Paulo (2009). Participou do estágio de pós-doutorado em História Cultural do Humor (2017) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência e artigos e capítulos publicados na área de História, com ênfase em História Cultural, História Social e Teoria da História, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações entre História e Literatura enfocando especialmente José Saramago e a historiografia portuguesa no século XX; João Guimarães Rosa a partir das relações entre escrita e oralidade e análise de acervos de escritores por historiadores; História e Humor. com ênfase em Pedro Bloch e o humor das crianças ; História da Infância e da criança, com ênfase em experiencias com educação democrática, especialmente as ligadas aos ideários de Walter Benjamin e Janusz Korczak. Particiou do Grupo de Estudos sobre cultura FFLCH/USP (2009-2011). Membro do Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude, ANPUH-SP. Membro do Grupo de Pesquisa Trilhas e circuitos do riso no espaço público brasileiro: comediantes, humoristas e pensadores (1880-1960) , da Universidade de São Pauo, cadastrado no Diretório do CNPQ, Mail to: onapomona@gmail.com

       

      Links:    

    • RODRIGUES, C. . Mergulhando nos cinemas africanos durante a pandemia Revista Círculo de Giz , v. 3 , p. 35 - 43 , 2021. ISSN: 26759020.
    • RODRIGUES, C. . Dicionários infantis de Pedro Bloch compêndios sobre a graciosa sabedoria da criança REVISTA DE HISTÓRIA , v. 178 , p. 1 - 32 , 2019. ISSN: 23169141.
    • RODRIGUES, C. . As novas realidades das ?fictâncias? de Guimarães Rosa TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA , v. 19 , p. 6 - 28 , 2018. ISSN: 2237101X.
    • RODRIGUES, CAMILA . Pedro Bloch : um escutador da graça das crianças CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 14 , p. 109 - 128 , 2017. ISSN: 19845987.
    • RODRIGUES, C. . NOVAS REPRESENTAÇÕES ?FEMENINAS? DE CRIANÇAS EM GUIMARÃES ROSA Caderno Espaço Feminino (Online) , v. 29 , p. 79 - 99 , 2016. ISSN: 19813082.
    • RODRIGUES, C. . A indagação da História nos manuscritos literários de Guimarães Rosa Intelligere, Revista de História Intelectual , v. 3 , p. 42 - 58 , 2017. ISSN: 24479020.
    • RODRIGUES, C. . A hora da História das crianças História da Historiografia , v. 22 , p. 289 - 294 , 2016. ISSN: 19839928.
    • RODRIGUES, C. . Estado de Natureza - Do conceito de Hobbes ao de Locke: um debate de ideias Klepsidra / Revista Virtual de História , v. 27 , p. s.p. - s.p. , 2006. ISSN: 16778944.
    • RODRIGUES, C. . Anedotários nos Cadernos de Anotações: Uma vereda espirituosa nos manuscritos de Guimarães Rosa Manuscrítica (São Paulo) , v. 29 , p. 56 - 69 , 2015. ISSN: 14154498.
    • RODRIGUES, C. . Vovô Joãozinho de chupeta: Correspondência de Guimarães Rosa para Vera Ooó e novas visões sobre a criança no século XX Revista Angelus Novus , v. 10 , p. 227 - 252 , 2015. ISSN: 21795487.
    • RODRIGUES, C. . POEMAS PARA OUVIR: UMA INTERPRETAÇÃO DOS CADERNOS DE ESTUDOS PARA A OBRA DE GUIMARÃES ROSA Manuscrítica (São Paulo) , v. 25 , p. 95 - 106 , 2013. ISSN: 14154498.
    • RODRIGUES, C. . Resenha:Olinda Restaurada - guerra e açúcar no nordeste Klepsidra / Revista Virtual de História , v. 27 , p. 8 - , 2006. ISSN: 16778944.
    • RODRIGUES, C. . A problemática e a periodização do Renascimento Klepsidra. Revista Virtual de História , v. 26 , p. 7 - , 2006. ISSN: 16778944.
    • RODRIGUES, C. . Anedotários de Pedro Bloch: Uma história de humor, livros e crianças. Diálogos Possíveis: História e Literatura em Perspectiva, v. 1, p. 129 - 159, 2021.
    • RODRIGUES, CAMILA . História contra os mitos da lusitanidade em José Saramago. História e Literatura: Conexões, abordagens e perspectivas, v. 1, p. 187 - 199, 2020.
    • RODRIGUES, C. . A respeito dos Cadernos de Guimarães Rosa e o questionamento da História. Compêndio de Crítica Genética: América Latina., v. 1, p. 169 - 175, 2015.
    • RODRIGUES, C. . Identidade Latino-Americana . Hitorianet , Historianet , 08 dez. 2004.
    • RODRIGUES, C. . Qual é a importância de dar continuidade aos estudos? . Caderno especial da Folha Dirigida - Pós Graduação , São Paulo , 21 jan. 2007.
    • RODRIGUES, C. . Resenha do livro ?Olinda Restaurada: Guerra e açúcar no nordeste? de Evaldo Cabral de Mello . Historianet , , . .
    • RODRIGUES, C. . ?Identidade Latino - Americana: pensadores do século XIX? . Historianet , , . .
    • RODRIGUES, C. . CRIANÇAS E ESCRITURA DE GUIMARÃES ROSA CRIAM NOVOS TEMPOS PARA A HISTÓRIA. In: Seminário de Teses em Andamento SETA , 2011 , Campinas. 6a. edição dos Anais do SETA. : IEL / UNICAMP, 2011. p. 64 - 70.
    • RODRIGUES, C. . Uma Historiografia por nascer. In: I Encontro de pesquisa em História da UFMG , 2012 , Belo Horizonte. Anais do I Ephis. : , 2012. p. 19 - 23.
    • RODRIGUES, C. . A voz das palavras-mágicas de Joãozito Guimarães Rosa. In: III Congresso de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil PUCRS , 2012 , Porto Alegre. Anais do III CILLIJ Trabalho apresentados. : , 2012.
    • RODRIGUES, C. . A Redefinição de tempo nos Cadernos caleidoscópicos de Guimarães Rosa. In: VI Encontro de pós-graduandos da FFLCH/USP , 2011 , São Paulo. VI Encontro de pós-graduandos da FFLCH/USP. : , 2011. p. 46 - .
    • RODRIGUES, C. . A lógica infantil na escritura de Guimarães Rosa. In: III Encontro nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional , 2011 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumo O Insólito e a Literatura Infanto-Juvenil. : , 2011.
    • RODRIGUES, C. . Nova Estória Do Sertão. In: Encontro Estadual de História da ANPUH-BA , 2008 , Vitória da Conquista. IV Encontro Estadual de História - ANPUH-BA, 2008. : , 2008.
    • RODRIGUES, C. . Mãos vazias e pássaros voando: memória, invenção e história em Tutaméia de João Guimarães Rosa. In: VIII seminário de pós-graduação em História Social , 2006 , São Paulo. Resumos do VIII Seminário de pós-graduação em História Social. : , 2006.
    • RODRIGUES, C. . Mãos vazias e pássaros voando: Memória, Invenção e História em Tutaméia de João Guimarães Rosa. In: 1o. Encontro De Pós-graduandos em Teoria Literária e Literatura Comparada e Italianística , 2005 , . Caderno de Resumos. : , 2005.
    • RODRIGUES, C. ; CAPELOTTI, J. P. . Apresentação Dossiê História Cultural do Humor. Assis : Unesp , 2020 (Apresentação de Dossiê)
    • FERRARESI, C. M. ; OLIVEIRA, M. C. C. ; RODRIGUES, C. ; SANTOS, A. P. . História em Projetos. O mundo do avesso: o embate entre novas e velhas idéias, do século XVII ao XIX (7a série). São Paulo: Ática, 2007 (Pesquisa Histórica).. : Ática , 2007 (OLIVEIRA, M. C. C.)
    • FERRARESI, C. M. ; SANTOS, A. P. ; OLIVEIRA, M. C. C. ; RODRIGUES, C. . História em Projetos. Velhos mundos e novos mundos: encontros e desencontros do século XV ao XVIII (6a série). São Paulo: Ática, 2007. São Paulo : Ática , 2007 (OLIVEIRA, M. C. C.)
    • RODRIGUES, C. . Resenha de "Olinda Restaurada - guerra e açúcar no nordeste, 1630-1654" de Evaldo Cabral de Mello. : , 1999 (Resenha)
    • RODRIGUES, C. . Fundo JGR: Um projeto literário, uma proposta de Brasil. 2021 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, C. . Encontro Circulação da Crítica Genética na contemporaneidade. 2021 (Outra)
    • RODRIGUES, CAMILA . As meninas aletradas na correspondência e no arquivo de Guimarães Rosa (1966-1967). 2021 (Simposio)
    • RODRIGUES, CAMILA . Quarentena em casa: Mergulhando nos cinemas africanos. 2020 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, CAMILA . A obra de João Guimarães Rosa. 2020 (Conferência)
    • RODRIGUES, C. . Três nobres pretinhas na literatura infantil brasileira - 1921 ? 2016. 2019 (Seminário)
    • RODRIGUES, C. . Escuta e diálogo com o universo poético infantil. 2014 (Conferência)
    • RODRIGUES, C. . Prezada senhorinha: Correspondência de Guimarães Rosa com a netinha Vera Tess. 2014 (Conferência)
    • RODRIGUES, C. . Paisagem Sonora infantil: Inventar poemas e canções a partir do Silêncio. 2011 (Simposio)
    • RODRIGUES, C. . João Rosa : Um escrevinhador de narradores. 2010 (Simposio)
    • RODRIGUES, C. . A Hora da representação :João Guimarães Rosa e a produção escrita no Brasil do século XX. 2009 (Simposio)
    • RODRIGUES, C. . Sentimento mineiro: Do Barroco a Guimarães Rosa. 2008 (Conferência)
    • RODRIGUES, C. . Mãos Vazias e Pássaros voando : Memória, invenção e História em Tutaméia de João Guimarães Rosa. 2006 (Conferência)
    • RODRIGUES, C. ; RAFFAINI, P. T. ; SALIBA, E. T. ; VIEIRA, A. J. . Humor, Linguagem e Literatura Infantil. 2021 Youtube
    • RODRIGUES, C. . Simpósio Internacional de Iniação Cientifica e Tecnológica da USP Etapa internacional. 2016
    • RODRIGUES, C. . Simpósio Internacional de Iniação Cientifica e Tecnológica da USP. 2016
  • Curso de curta duração ministrado: 2
    • RODRIGUES, CAMILA . A Estória contra a História : Estudos historiográficos da obra de Guimarães Rosa década de 1960. 2020 (Universidade Estadual Paulista Júloo Mesquita Filho)
    • RODRIGUES, C. . Os manuscritos literários como fontes de pesquisa histórica. 2016 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • RODRIGUES, C. . Nova Histórai e Micro-História lidas no Memorial do Convento -romance de José Saramago. 2003
    • RODRIGUES, C. . Relatório 1 de pesquisa de mestrado. 2008
    • RODRIGUES, C. . Relatório de procedimentos científicos CNPQ I. 2011
    • RODRIGUES, C. . Relatório de Qualificação de Doutorado. 2012
    • RODRIGUES, C. . I Relatório Parcial de Pesquisa de Doutorado. 2012
    • RODRIGUES, C. . II Relatório Parcial de Pesquisa de Doutorado. 2013
    • RODRIGUES, C. . III Relatório Parcial de Pesquisa de Doutorado. 2013
    • RODRIGUES, CAMILA ; SALIBA, E. T. . Anedotas infantis de Pedro Bloch - Narrativas de história cultural do humor e da criança (1960 - 2002). 2017
    • Nome do projeto: Anedotas infantis de Pedro Bloch: Narrativas de história cultural do humor e da criança (1952 - 2002) (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, C. , Dr. Elias Thomé Saliba .
      Descrição: Propomos coletar e problematizar as anedotas infantis recolhidas, escritas e publicadas pelo médico foniatra, escritor e dramaturgo Pedro Bloch (1914 -2004) em seus livros de histórias curtas; tratados sobre a voz e a fala de crianças; contribuições para jornais e revistas entre 1952 - quando participou da criação da revista Manchete - e 2002, quando publicou seu último volume sobre a comunicação entre crianças e adultos. Esse material é importante, pois ali flagramos registros de quando a prática médica com crianças passou a fornecer material para que fossem escritos textos sobre elas, os quais buscavam uma aproximação da perspectiva delas e desta forma podem ser considerados como uma contribuição peculiar para a historiografia da criança, registrando uma mudança na forma de considerar os pequenos que foi paulatinamente percebida no decorrer do século XX. Também observamos que aquelas narrativas curtas (anedotas), reunidas em antologias cômicas sobre crianças, podem ser lidas como uma contribuição para a história cultural do humor no Brasil no século XX, pois marcam o período em que a criança deixou de ser um mero expectador e passou a ser enxergada como um ser com desejos, um sujeito capaz de expressar suas próprias elocuções verbais, e participar da construção da cultura em que vive. Nesse contexto, o Dr. Pedro Bloch militou para que os adultos criassem o hábito de ouvir os pequenos e, assim, experimentassem o contato revelador como a percepção daqueles seres que sempre estão ao redor, mas apreendem o entorno de modo diverso.
    • Nome do projeto: Nova História e Micro História lidas no 'Memorial do Convento' de José Saramago (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, C. , Dra. Laura de Mello e Souza .
      Descrição: Pesquisa sobre as relações entre Literatura e História em Portugal no contexto imediatamente posterior a Revolução dos Cravos (1974), que possibilitou o surgimento de José Saramago, o primeiro Nobel de Literatura da língua portuguesa em 1998.
    • Nome do projeto: Escrevendo a lápis de cor : Infância e História na escritura de Guimarães Rosa (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, C. .
      Descrição: Pesquisa de doutoramento que busca dar continuidade aos trabalhos iniciados no mestrado (2005-2009), no qual se busca pensar as relações entre História e Literatura na obra de Guimarães Rosa. Nesta fase, procuramos abordar o tema a partir da presença da infância e seus modos peculiares de lidar com a linguagem.
    • Nome do projeto: A presença de Pedro Bloch no acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB):Uma vereda graciosa nos estudos rosianos (2017 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, C. , Dr. Elias Thomé Saliba .
      Descrição: Propomos investigar a presença do médico foniatra, jornalista, escritor e humorista Pedro Bloch (1914-2004) no acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Esta proposta de pesquisa é um tópico de uma investigação maior em História Cultural acerca da importância da infância na escritura de João Guimarães Rosa na década de 1960 , iniciada com o doutoramento Escrevendo a lápis de cor: Infância e História na escritura de Guimarães Rosa (2014), cuja sequência está em desenvolvimento com o pós-doutoramento Anedotas infantis de Pedro Bloch: Narrativas de história cultural do humor e da criança, ambas desenvolvidas no departamento de História da FFLCH/USP. A ideia de buscar a presença de Bloch no acervo do IEB foi sugerida desde o projeto inicial de pós-doutorado acima citado (2015), mas ainda não foi executada
    • Nome do projeto: Trilhas e circuitos do riso no espaço público brasileiro: comediantes, humoristas e pensadores (1880-1960) (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, C. , SALIBA, E. T. .
      Descrição: Este projeto busca analisar como surgiu uma cultura cômica e como ela se relacionou com o complexo processo de constituição de uma esfera pública na história brasileira. Para tanto procura documentar biografias, trajetórias e escritos dos principais personagens engajados no circuito de uma cultura cômica: os comediantes, os humoristas e os pensadores do riso. Abrangendo variado espectro de fontes, a pesquisa comparativa incidirá sobre dois momentos de inflexão na formação de uma cultura cômica pública: as décadas que assistiram ao surgimento da imprensa humorística e de novos lugares de produção e difusão do universo cômico; e o período inicial de implantação de uma indústria cultural no Brasil, especialmente universo humorístico do cinema, do rádio e da televisão.
    • Nome do projeto: Mãos vazias e pássaros Voando: Ficção e História em Tutaméia, de Guimarães Rosa (2005 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, C. .
      Descrição: Início da pesquisa sobre as relações entre Literatura e História na obra de João Guimarães Rosa. Nesta primeira etapa focou-se ovolume "Tutaméia: terceiras estórias", que foi o último livro que o autor publicou em vida e corresponde a uma síntese das obras anteriores porque o autor problematiza nele as suas formas de escritura.
    • Graduacao:
      • Curso: HISTÓRIA
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Nova História e Micro História lidas no 'Memorial do Convento' de José Saramago
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Estágio com bolsa
        Outras informações: Estagiária
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2003 ).
        Outras informações: Outro
    • Temporalidades:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Emiti parecer ad-hoc junto à edição no. 6 (ago;/dez2011) da revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da UGMG Temporalidades.
    • Manuscrítica (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Emitiu parecer sobre o artigo ?O que há de concreto no concretismo de Max Martins?? para o n.o 24 da Revista Manuscrítica: Revista de Crítica Genética.
    • Manuscrítica (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Foi emitido um parecer sobre o artigo ?O Processo criativo segundo Graciliano Ramos? para o n.o 24 da Revista Manuscrítica: Revista de Crítica Genética. Florianópolis, 11 de setembro de 2013.
    • Temporalidades:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Dialogos (Maringa):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Parecer sobre o artigo : "HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: Uma análise a partir da Pequena História da Educação, das madres Peeters e Cooman (1936)"
    • Revista Angelus Novus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Parecer sobre o artigo "O TEMPO DA INFÂNCIA E A INFÂNCIA NO TEMPO"
    • Revista Angelus Novus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Parecer para o artigo "INFÂNCIA E SUAS REPRESENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO"
    • Opiniães: revista dos alunos de Literatura Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Escola Lumiar - SP:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Nesta oficina sobre a literatura de Guimarães Rosa com crianças entre 07 e 11 anos, tive contato com o ideário e a prática da Educação Democrática no Brasil no início dos anos 2000.
        Outras informações: Mestra de Guimarães Rosa
    • Revista Angelus Novus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Parecer sobre o artigo "Cartas das crianças: reflexões sobre a leitura nas décadas de 1930 e 1940 ".
    • Travessias (UNIOESTE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Avaliação do artigo MÚSICA ? UMA FERRAMENTA A FAVOR DA EDUCAÇÃO
    • Revista Caletroscópio:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • CHILDHOOD & PHILOSPHY:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • REVISTA IDEIAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Artigo : CAPITALISMO E RACIONALIDADE INSTRUMENTAL: REFLEXÕES ACERCA DO TEMPO LIVRE EM THEODOR ADORNO
    • CHILDHOOD & PHILOSPHY:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: "La mariposa y el violín. La urgencia de una cita: infancia(s), escuela(s) e igualdad" Esse trabalho apresenta uma reflexão política-pedagógica sobre a educação com infâncias das classes populares. Parte do seu conteúdo se refere a um trabalho de pesquisa que tenta explicar se, na Argentina, a escola pública inscrita em áreas marcadas traumaticamente pela desigualdade consegue construir outras experiências educativas que mudem a ordem do estabelecido. A partir de uma cena escolar, tenta observar a possibilidade de pensar a gestualidade escolar do movimento e a variante que se abre quando um coletivo docente coloca em sentido a igualdade e se constroem outros modos de ver a infância, as infâncias. É um texto que examina condições de possibilidade diante do avanço brutal do neoliberalismo no nosso país. As crianças das classes populares são vítimas do "gatillo fácil", da repressão e da persecução das forças de segurança. Suas trajetórias educativas são interrompidas frequentemente por motivos ligados à degradação de suas condições de vida. A infantilização da pobreza nos países da América Latina se reflete no campo educativo. As populações infantis segregadas participam de circuitos escolares que reproduzem os processos de exclusão. Esse trabalho tenta recuperar as experiências educativas que interrompem o esperado, desarticulam o medo e a falta de segurança, e desafiam a equivalência discursiva que associa uma criança pobre com um perigo social. O propósito é colocar em discussão que a gestualidade, o acionar institucional ancorado nas perguntas, e o movimento que propicia o pensamento permitem imaginar outros mundos possíveis, escrever outras melodias com mudanças diferentes àquelas esperadas, e inventar outras texturas polifónicas em educação. Quer dizer, atender aqueles pequenos movimentos que no marco da igualdade possam definir, na vida dos sujeitos, um rumo ou outro. A escola das classes populares, frequentemente, encontra-se atrapalhada em process
    • REVISTA DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • 23188855:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Parecer do artigo "A modernização ao solavanco: as contradições da urbanização na primeira república sob o olhar modernista de Oswald de Andrade em sua obra Pobre alimária" para a Revista Epígrafe (USP)
    • Oficina do Historiador:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Parecer para o artigo HISTÓRIA E CONDIÇÃO FEMININA NA OBRA A CARNE (1888), DE JÚLIO RIBEIRO
    • MATRAGA (RIO DE JANEIRO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Parecer para o texto "Belonísia : A mulher e a força da lâmina e da terra em Torto Arado "