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Luma Ribeiro Prado

    • Mestra (2019) em História Social pela Universidade de São Paulo. Bacharela (2013) e licenciada (2014) em História pela mesma instituição. Investiga história colonial da Amazônia, seus interesses tangenciam os campos da história indígena, ensino de história, história pública, história do trabalho, história social da justiça e do direito. Produz, edita e avalia materiais didáticos, com especial atenção à observância da Lei 11.645/08, que determina o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. Desde 2013, atua com educação formal e não formal: no espaço público, em museus e instituições culturais, em cursinho pré-vestibular, no ensino básico, na extensão universitária e na formação de professores. Vencedora do Prêmio História Social da USP (2020), é autora de Cativos litigantes (no prelo). Co-criadora da História Indígena Hoje, uma plataforma intercultural de debates sobre questões indígenas e socioambientais. Atualmente, faz parte da equipe do projeto "Memorial Jiré: a história Tenharim através da cultura material de seus anciãos (Terra Indígena Marmelos, Humaitá, AM)", financiado pela Fapeam.

       

      Links:    

    • BOMBARDI, F. A. ; PRADO, Luma R. . Ações de liberdade de índias e índios escravizados no Estado do Maranhão e Grão-Pará, primeira metade do século XVIII Brasiliana , v. 5 , p. 174 - 199 , 2016. ISSN: 22454373.
    • PRADO, Luma Ribeiro ; BOMBARDI, F. A. . Armas e armadilhas no uso de redes sociais como instrumento de difusão da história indígena.. Ensino de História e relações étnico-raciais, v. , p. 156 - 166, 2021.
    • PITTELKOW, N. ; PRADO, Luma. . Mapa interativo reúne 128 candidaturas de indígenas, quilombolas e camponeses . De Olho nos Ruralistas , , 26 set. 2022.
    • PRADO, Luma. ; PITTELKOW, N. . 38 camponeses querem ocupar os parlamentos estaduais e federal . De Olho nos Ruralistas , , 14 set. 2022.
    • PRADO, Luma. ; PITTELKOW, N. . Candidatos indígenas de 45 povos podem se eleger em 24 estados . De Olho nos Ruralistas , , 31 ago. 2022.
    • PRADO, Luma. ; PITTELKOW, N. . Quilombolas lançam candidaturas em 13 estados . De Olho nos Ruralistas , , 19 ago. 2022.
    • PRADO, Luma Ribeiro ; RAMOS, Mariana . Saiba quem protege os isolados e por que indígenas e ativistas estão em perigo . De Olho nos Ruralistas , , 07 jun. 2022.
    • PITTELKOW, N. ; PRADO, Luma Ribeiro . Brasil tem pelo menos 27 movimentos de camponesas . De Olho nos Ruralistas , , 17 fev. 2022.
    • PRADO, Luma Ribeiro ; MURA, Márcia . Mulheres indígenas em guerra contra a covid-19 e a crise em curso . Medium da Brava , São Paulo , 01 abr. 2021.
    • PRADO, Luma. . Karapiru Awa Guajá sobreviveu às perseguições contra seu povo, mas não ao vírus invasor . De Olho nos Ruralistas , São Paulo , 03 ago. 2021.
    • PRADO, Luma R. ; NOGUEIRA, A. . No período colonial, indígenas lutavam por sua liberdade na justiça . Aventuras na História , , 29 abr. 2019.
    • PRADO, Luma R. . Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13 th Women?s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2Peticionárias: demandas de mulheres cativas na Amazônia colonial portuguesa (século XVIII). In: XI Seminário Internacional Fazendo Gênero / 13th Women's Worlds Congress , 2017 , Florianópolis/SC. Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero / 13th. Women?s Worlds Congress. : , 2017. p. 1 - 12.
    • PRADO, Luma R. . Indígenas na justiça: ações de liberdade na Amazônia portuguesa, primeira metade do século XVIII. In: VIII Colóquio História e Arqueologia da América Indígena , 2016 , São Paulo. VIII Colóquio de História e Arqueologia da América Indígena. Caderno de Resumo das Palestras e Comunicações.. : , 2016.
    • PRADO, Luma Ribeiro . Circuito Memória Paulistana Webdoc - Lutas Indígenas. 2021 (Consultoria)
    • PRADO, Luma Ribeiro . Parecer Técnico '8 anos depois de Migrar: experiências, memórias e identidades', exposição do Museu da Imigração. 2022 (Parecer)
    • PRADO, Luma R. . Parecer Técnico Simulado Enem 2021-FTD, História, 3ª série do Ensino Médio. 2020 (Parecer)
    • PRADO, Luma R. . Parecer Técnico Coronavírus - explorando a pandemia que mudou o mundo (cap. 5). 2020 (Parecer)
    • PRADO, Luma R. . Parecer Técnico Moderna Plus - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Ensino Médio), vol.1-vol.6. 2020 (Parecer)
    • PRADO, Luma Ribeiro . Parecer Técnico Moderna em Projetos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Ensino Médio). 2020 (Parecer)
    • PRADO, Luma. . Parecer ad hoc Revista Epígrafe. 2020 (Parecer)
    • PRADO, Luma Ribeiro . Ensino de história indígena. 2021 (Conferência)
    • PRADO, Luma. . Cativos Litigantes. 2021 (Conferência)
    • PRADO, Luma Ribeiro ; BOMBARDI, F. A. . A História Indígena Hoje: considerações historiográficas e de ensino. 2021 (Conferência)
    • PRADO, Luma. . Racismo contra os povos indígenas e a construção da visão colonial. 2021 (Comunicacao)
    • PRADO, Luma. ; BRITO, Edson Machado ; NÚÑEZ, Geni ; ESTEVES, Mariana . Descolonizar as Redes | ANPUH nas Redes. 2020 (Conferência)
    • PRADO, Luma Ribeiro ; BOMBARDI, F. A. . Rediscutir a História: Memória e Monumentalidade. 2020 (Conferência)
    • PRADO, Luma Ribeiro . A Embaixada dos Povos da Floresta (1989-1993): uma ocupação indígena na Casa do Sertanista. 2020 (Conferência)
    • PRADO, Luma Ribeiro ; BOMBARDI, F. A. . Armas e armadilhas no uso de redes sociais como instrumento de difusão da História Indígena. 2020 (Simposio)
    • PRADO, Luma R. . Mulheres indígenas nos tribunais: demandas por liberdade na Amazônia portuguesa, 1706-1759. 2020 (Conferência)
    • PRADO, Luma R. . Indígenas nos Tribunais: demandas por liberdade autorais de índias e índios na Amazônia portuguesa, 1706-1759. 2019 (Comunicacao)
    • FERNANDES, Antonia Terra. ; PRADO, Luma R. . Índios na História do Brasil. 2019 (Conferência)
    • PRADO, Luma R. . Ocupações indígenas nas casas coloniais do Museu da Cidade. 2019 (Conferência)
    • PRADO, Luma R. . El 'Procurador dos Índios' en la Amazonia de colonización portuguesa, siglo XVIII. 2018 (Comunicacao)
    • PRADO, Luma R. . ?Temática Indígena e as Sequências Didáticas? e Oficina de Sequência Didática em história indígena. 2018 (Conferência)
    • PRADO, Luma R. . Peticionárias: demandas de mulheres cativas na Amazônia colonial portuguesa (século XVIII). 2017 (Comunicacao)
    • PRADO, Luma R. . Indígenas na justiça: ações de liberdade na Amazônia portuguesa, primeira metade do século XVIII. 2016 (Comunicacao)
    • DIAS, Camila. L. ; PRADO, Luma R. . Mulheres indígenas no mundo colonial: papel social e agência histórica.. 2016 (Comunicacao)
    • BOMBARDI, F. A. ; PRADO, Luma R. . Peticiones de libertad hechas por esclavos indígenas en el tribunal de la Junta de las Misiones en el norte de la América portuguesa, siglo XVIII. 2015 (Congresso)
    • PRADO, Luma R. . O ensino elementar jesuítico no início da colonização da América portuguesa, século XVI. 2012 (Comunicacao)
    • PRADO, Luma Ribeiro ; BOMBARDI, F. A. . Ep. 20 Entrevista Página História Indígena Hoje | Podcast Tem profissional da História aí?. 2021 internet
    • PRADO, Luma Ribeiro ; PARETO, Lindener . Provação Histórica: Lindener Pareto recebe Luma Ribeiro Prado. 2021 youtube
    • PRADO, Luma Ribeiro ; CARNEIRO, Thaís . História Indígena Hoje: conversa entre as historiadoras e educadoras Luma Prado e Thaís Carneiro. 2021 youtube
    • PRADO, Luma. ; MARIN, Leandro ; CARDOSO, Maurício . Os desafios de se fazer ser ouvido(a) como historiador(a). 2021 Podcast
    • Pachamama, Aline ; PRADO, Luma Ribeiro . 'A História está na terrra': os Puri da Mantiqueira. 2021 internet
    • PRADO, Luma Ribeiro . Vida de Dona Pureza vira filme e reforça denúncia de trabalho escravo no país. 2022 Rádio Brasil Atual
    • PRADO, Luma Ribeiro ; MOYA, Jobana ; ALBUQUERQUE, H. . A Luta de Classes Decolonial na América Latina. 2022 youtube
    • PRADO, Luma Ribeiro ; DURÃES, Lucineia . Mulheres-território: trabalho, afeto e luta das camponesas, indígenas e quilombolas. 2022 youtube
    • PRADO, Luma R. . Índias escravizadas lideram as ações por liberdade na Amazônia colonial | Agência Universitária de Notícias. 2019 Agência Universitária de Notícias
    • PRADO, Luma R. . Os indígenas que pediam liberdade no período colonial | Nexo Jornal. 2019 Nexo Jornal
    • PRADO, Luma R. . Indígenas mulheres lideraram ações por liberdade na Amazônia colonial, aponta estudo | Revista Galileu. 2019 site
    • PATTE, Ana ; LINHARES, Pauleany ; PRADO, Luma R. . A pauta indígena e o conflito pela terra no Brasil | C.A. Guimarães Rosa IR/USP. 2019
    • LIMA, Verônica Calsoni ; PRADO, Luma R. . Ingresso nos programas de pós-graduação | CAHIS/USP. 2018
    • PRADO, Luma R. . TRF dá 15 dias para governo retirar garimpeiros da terra indígena Yanomani | Jornal da Globo. 2020 Televisão
    • PRADO, Luma R. . Historicidade e os Povos Indígenas | Nota de Rodapé #24. 2020 Internet e rádio
    • PRADO, Luma R. . De Olho nos Ruralistas transmitirá lives com entrevistados indígenas.. 2020 internet
    • PRADO, Luma R. . A violência das epidemias entre os povos indígenas | Podcast Temporal. 2020
    • MAYURUNA, Jaime ; PRADO, Luma R. . Os Matsé/Mayuruna contra a Covid-19 | HIH. 2020 Internet
    • BANIWA, A. ; PRADO, Luma R. . O Bem Viver e a Luta contra a Covid-19 | HIH. 2020 Internet
    • FONTES, Francineia B. ; PRADO, Luma R. . Mulheres indígenas na Universidade e a distância dos parentes na pandemia | HIH. 2020 Internet
    • WAIWAI, Jaime ; PRADO, Luma R. . A luta dos Wai Wai contra a Covid-19 e o direito aos sepultamentos | HIH. 2020 Internet
    • PRADO, Luma R. ; RODRIGUES, Mayara . Uma sala de aula contra a estigmatização dos indígenas | HIH + Pedagoga Mayara. 2020 Internet
    • SOUZA, Emerson ; PRADO, Luma R. . Indígenas na cidade: isolamento social e Covid-19. 2020 Internet
    • PRADO, Luma R. ; GAIOFATO, Gustavo . Para ruir com a História Oficial: histórias indígenas na sala de aula | HIH + História Cabeluda. 2020 Internet
    • PANKARARU, Clarice ; PRADO, Luma R. . Os Pankararu no Real Parque: o enfrentamento da Covid-19 na periferia de SP | HIH. 2020 Internet
    • KUMARUARA, Luana ; PRADO, Luma Ribeiro . Frente Ampla de Resistência no Baixo Tapajós | HIH. 2020 redes socias
    • PRADO, Luma Ribeiro ; PORTELA, J. . Mundos da Pesquisa #5: Fontes Jurídicas e História Indígena | Nota de Rodapé. 2020 Instagram e Youtube
    • PRADO, Luma Ribeiro ; MELO, Antonia ; BRITO, Sarah ; KUMARUARA, Luana . Debate: As Amazonas e mais mulheres da Amazônia. 2021 youtube
    • PRADO, Luma R. . Minicurso Universidades na América Latina. 2010 (PET-História-USP)
    • PRADO, Luma R. . Seminário Xingu +23: Encontro dos Povos da Amazônia. 2012 ()
    • PRADO, Luma R. . III Encontro de Pesquisa na Graduação em História. 2012 (PET-História-USP; PET-Filosofia-USP, Comissão de Pesquisa DH-FFLCH-USP)
    • PRADO, Luma Ribeiro ; BOMBARDI, F. A. ; KUMARUARA, Luana ; MURA, Márcia ; FURQUIM, L. P. . Outras Histórias da Amazônia. 2021 (Brava.sp)
    • PRADO, Luma Ribeiro ; BOMBARDI, F. A. ; FURQUIM, L. P. ; SANTOS, Eva . Para além do 19 de abril: estratégias para o ensino de história indígena na educação básica. 2021 (Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • PRADO, Luma R. ; LIMA, Verônica Calsoni ; SANCHEZ, Talita ; FONTES, Bruna ; MEGIANI, Ana Paula T. . Oficina de Produção de Projetos de Pesquisa em História. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, E. N. ; SALLES, Pedro P. ; DIAS, Camila. L. ; BOSWORTH, C. ; PRADO, Luma R. . Introdução à História Indígena: Andes Centrais, Mesoamérica e Terras Baixas da América do Sul. 2018 (Departamento de História)
    • BOMBARDI, F. A. ; PRADO, Luma R. ; SANTOS, E. N. . Para além do 19 de abril: estratégias para ensino de história indígena na educação básica. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • LIMA, Verônica Calsoni ; SANCHEZ, Talita ; FONTES, Bruna ; PRADO, Luma R. ; MEGIANI, Ana Paula T. . Oficina de Produção de Projeto de Pesquisa en História. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • KUMARUARA, Luana ; CARDOSO, Vanuza ; MELO, Antonia ; PRADO, Luma. . Amazonas e mais mulheres da Amazônia. 2021 (Brava.sp)
    • PRADO, Luma R. . Relatório Científico Parcial FAPESP. 2017
    • PRADO, Luma R. . Relatório Científico Parcial 2 FAPESP. 2018
    • FERNANDES, Antonia Terra. ; PRADO, Luma R. ; PASTORI, V. D. ; RABAHIE, Júlia. ; LEME, G. A. ; MOREIRA, A. P. ; FERREIRA, Fernanda B. . Kit Didático. Mão de obra na colonização portuguesa na Amazônia e impasses na sobrevivência indígena.. 2017 (Difusão e ensino)
    • FERNANDES, Antonia Terra. ; MOREIRA, A. P. ; PASTORI, V. D. ; PRADO, Luma R. ; SILVA, M. S. ; SOUSA, Caroline P. ; LEME, G. A. ; RABAHIE, Júlia. . Kit Didático. Escravização indígena e ocupação de terras na Amazônia portuguesa no século XVIII. 2017 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional)
    • FERNANDES, Antonia Terra. ; PRADO, Luma R. ; SILVA, M. S. ; LEME, G. A. ; PACHECO, T. B. N. ; SOUZA, J. S. ; LOPES, L. P. . Kit Didático. O Conflito de Canudos: visões e representações.. 2019 (Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional)
    • FERNANDES, Antonia Terra. ; KANTOR, I. ; PRADO, Luma R. ; CRUZ, M. N. ; LEME, G. A. ; PACHECO, T. B. N. ; SOUZA, J. S. ; LOPES, L. P. . Kit Didático As redes comerciais africanas e o estabelecimento do tráfico de escravos nos séculos XVI e XVII. 2019 (Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional)
    • FERNANDES, Antonia Terra. ; PRADO, Luma R. ; LEME, G. A. ; CAFER, Isabella ; CORREIA, Marcelo . KIt Didático. Trabalho e Resistências Indígenas na América Colonial. 2019 (Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional)
    • PRADO, Luma. . Articulação Itinerários Humanas - a tese do Marco Temporal e a luta do movimento indígena (artigo inédito e atividade didática). 2021 (Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Projeto de Mestrado: Ações de Liberdade: o uso da justiça por índias e índios na Amazônia portuguesa, século XVIII (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, Luma R. .
      Descrição: Na Amazônia colonial portuguesa do setecentos, a principal mão de obra utilizada era a indígena. Até 1755, havia três formas de recrutamento de trabalhadores previstas em lei: a guerra justa, o resgate e os descimentos. Somente as duas primeiras resultavam em escravizados. Porém, as práticas ilícitas de escravização eram frequentes, gerando significativa quantidade de cativeiros injustos. No período pombalino, já não se permitia a escravização indígena, ainda que o trabalho de nativos continuasse preponderante. Nesses contextos bastante restritivos, índias e índios escravizados ilegalmente ou ainda cativos quando da vigência da Lei de Liberdade dos Índios (1755) mobilizaram instrumentos jurídicos em prol de seus interesses, sobretudo a restituição da liberdade. Petições, apelações e requerimentosforam apresentados por indígenas - especialmente por índias mulheres - ou por seus procuradores aosouvidores-gerais, a membros das Juntas das Missões e até ao rei, conformando, dessa maneira, um espaço de ação indígena no âmbito da justiça ao longo do século XVIII. Investigaremos tais demandas procurando entender, acima de tudo, as circunstâncias de acesso indígena à via legal e de sucesso na justiça de índias e índios, bem como as várias agências subjacentes aos litígios. Para isso, tomaremos como fontes principais as ações de liberdade registradas nas atas das ouvidorias e nos termos das Juntas das Missões das cidades de São Luís do Maranhão e de Belém do Pará, mas também na documentação das instâncias de apelação na metrópole: a Casa da Suplicação e o próprio rei.
    • Nome do projeto: LABORINDIO - Grupo de Pesquisa sobre o Trabalho Indígena nas Américas (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, Luma R. , DIAS, Camila. L. , VELLOSO, Gustavo , ZERON, Carlos , ALONZO, Manuel , GOROBETS, Eduardo , BOM, Gabriel , VIEIRA, ​ , CONCEICAO JUNIOR, Carlos. , FIGUEIREDO, Jennyfer , FERNANDES, Lucas , LIMA, Ronan .
      Descrição: ​​​​​​​Os pesquisadores do Laborindio dedicam-se a coletar, aprofundar e atualizar o rol de informações e análises hoje disponíveis sobre o mundo do trabalho indígena colonial, promovendo e incentivando também a realização de novas investigações. Compreendendo o trabalho humano como um momento crucial dos mecanismos de reprodução material e simbólica de qualquer sociedade, as dinâmicas laborais das sociedades coloniais americanas constituem para nós não apenas um objeto de trabalho legítimo ou justificado em si mesmo, mas também um ponto de partida privilegiado para a compreensão de processos e fenômenos históricos diversos, sejam eles de ordem social, cultural, política ou econômica. ​​​​​​​Embora o nosso olhar esteja voltado especialmente para as diferentes modalidades do trabalho indígena colonial, pois nelas acreditamos concentrar-se a maior complexidade das vias historicamente manifestas de conversão de braço humano ao serviço obrigatório, consideramos o labor ameríndio também por suas intersecções, confluências, simultaneidades e oposições frente a outros grupos de trabalhadores, entre os quais mestiços, negros africanos e brancos livres pobres. O grupo iniciou suas atividades no mês de outubro de 2018 na Universidade de São Paulo e obteve cadastro no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq em maio de 2020.
    • Nome do projeto: Seminários de Escrita Acadêmica em História (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, Luma R. , LIMA, Verônica Calsoni , SANCHEZ, Talita , FONTES, Bruna .
      Descrição: Trata-se de um coletivo de pós-graduandos em História que enfrentam coletivamente os desafios da escrita no âmbito da Academia. Para isso, mesclamos encontros mensais entre discentes, nos quais procedemos à leitura e discussão crítica de textos de nossa autoria, com oficinas de pesquisadores consolidados. Nesta segunda oportunidade, convidamos docentes para que compartilhem, de forma informal e direta, como foi o período de pós-graduação, o aprendizado de pesquisa e, sobretudo, o processo de escrita. Com essa iniciativa nos apoiamos enquanto grupo que partilha das mesmas questões em relação à pesquisa, nos fortalecemos emocionalmente e amadurecemos nossa escrita.
    • Nome do projeto: Memorial Jiré: a história Tenharim através da cultura material de seus anciãos (Terra Indígena Marmelos, Humaitá, AM) (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PRADO, Luma R. , TAMANAHA, E. K. , FURQUIM, L. , SHIRATORI, K. , GUIMARAES, V. W. , ALVES, D. R. C. .
      Descrição: Este projeto visa apoiar a elaboração de um centro de memória comunitária junto ao povo indígena Tenharim da Terra Indígena Marmelos, localizada no município de Humaitá, AM. O ?Memorial do Jiré?, como foi chamado pelos habitantes da TI, será um ponto de referência para a história e a cultura dos povos indígenas falantes dos dialetos Kagwahiva do tronco Tupi-Guarani da região do médio Rio Madeira, a saber: os Tenharim, os Parintintin, os Jiahui e os Juma. Sua elaboração, que foi concebida pela Associação Tenharim, envolverá um trabalho de pesquisa e inventário da cultura material (arqueológica e etnográfica) presente no território Tenharim; a realização de entrevistas com os e as anciãs do povo Tenharim acerca desta cultura material e sua memória associada; a sistematização e documentação das histórias, dos lugares de memória e dos conhecimentos tradicionais que envolvem os objetos selecionados; a execução de um trabalho colaborativo de curadoria, que deverá envolver a formação de membros da comunidade em atividades que compõem o processo museológico, procedimentos de salvaguarda e comunicação focados cultural na tradicional Tenharim.
    • DAVID, Antônio ; PRADO, Luma R. . Formação e desenvolvimento da sociedade brasileira. 2018 - Revisão de transcrição paleográfica
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Cursinho Popular da Psicologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de história e integrante do projeto autogestionado Cursinho Popular Pré-Universitário da Psicologia.
        Outras informações: Voluntária
    • Museu da Cidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Educadora patrimonial na Casa do Bandeirante - casa de "tipo bandeirista" musealizada.
        Outras informações: Educadora Patrimonial
    • Revista Angelus Novus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
    • Editora Moderna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2022 ).
        Outras informações: Revisor
    • Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).