Não autenticado |

Michele de Araujo

    • Possui Graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2006), Mestrado (2014) e atualmente é doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (todos pela mesma instituição). Tem experiência no ensino de Literatura para cursinho pré-vestibular. É professora de português para falantes de outras línguas desde 2011, atuando com publico diverso como estudantes universitários, executivos e pessoas em situação de refúgio.

       

      Links:    

    • ARAÚJO, M. ; UETI, L. S. . Curso Preparatório para o Celpe-Bras para pessoas em situação de refúgio e imigrantes: do planejamento aos resultados DOI:10.36881/ri.v7iI.753 , v. VII , p. 13 - 20 , 2023. ISSN: 26181207.
    • ARAÚJO, M. . AULAS PREPARATÓRIAS PARA O CELPE-BRAS: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE) , v. 1 , p. 103 - 110 , 2021. ISSN: 16791347.
    • ARAÚJO, M. . Cyro e Drummond: contemporâneos de um mundo caduco CALETROSCÓPIO , v. 9 , p. 29 - 48 , 2021. ISSN: 23184574.
    • ARAÚJO, M. ; COGGIOLA, A. ; CRUZ, G. N. ; TONDINELLI, G. ; SILVA, M. M. . Lógica e narrativa. ITINERÁRIOS FORMATIVOS matemática e suas tecnologias, v. 1, p. 108 - 108, 2022.
    • ARAÚJO, M. . Kuxa Kanema: o (re)nascimento do cinema. TEXTO E TELA: Ensaios sobre literatura e cinema, v. 1, p. 351 - 368, 2014.
    • ARAÚJO, M. . A escrita da (des)ilusão em Angústia e O amanuense Belmiro. Graciliano Ramos: Muros sociais e aberturas artísticas, v. 1, p. 241 - 258, 2017.
    • ARAÚJO, M. . No idioma do colonizador. O ensino de PLA em países africanos de língua portuguesa. 2024 (Conferência)
    • Nome do projeto: Estudos comparados: Graciliano Ramos - pontes literárias, socioculturais e com outras artes (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, M. , CASTRO, A. T. , ALMEIDA, A. G. , YOSHIDA, M. M. , SILVA, R. V. R. E. , OBEID, D. , CARELLI, F. , RAMOS FILHO, R. , TAKEDA, A. C. , PARAENSE, M. L. C. B. , ABDALA JR, B. .
      Descrição: O grupo de pesquisa tem por objetivo problematizar as relações literárias, socioculturais e com outras artes mantidas pela obra de Graciliano Ramos. No campo da literatura, serão destacadas as relações entre suas produções literárias e as de outros escritores, através da delimitação de pontos confluentes e/ou divergentes, no âmbito do comparatismo literário em Língua Portuguesa. Dessa forma, pretende-se confrontá-la com um corpus literário de diferentes escritores, suas conformações histórico-literárias e seus contextos socioculturais. Serão também pesquisados os sentidos das relações da obra do escritor brasileiro com o cinema e outros campos artísticos. O grupo de pesquisa abrigará linhas de pesquisa e subprojetos articulados ao tema geral, que serão objeto de discussão pelo grupo de pesquisa, prevendo-se a realização de trabalhos individuais e também coletivos. Nos encontros do grupo, serão discutidas a) questões teóricas e metodológicas sobre o comparatismo literário e com outras áreas do conhecimento, a partir da obra de Graciliano Ramos; b) bibliografia crítica relevante sobre a obra de Graciliano Ramos; c) resultados alcançados pelas pesquisas individuais de cada membro do grupo, que apresentará periodicamente a situação de suas investigações. Com tais objetivos e inclinações, espera-se que além de uma abordagem individual e específica das produções literárias de Graciliano Ramos, a partir do necessário contraponto com outras obras, meios e realidades histórico-culturais, sejam caracterizados vetores artísticos e socioculturais do conjunto de sua obra, de forma a situá-la criticamente no âmbito mais geral das literaturas e culturas dos países de língua portuguesa.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Cidade Verde
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Universidade Virtual do Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 10
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Instituto Cetro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Revisora de Textos e Corretora de Redação
    • Rede Emancipa - Cursinhos Populares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Literatura
    • Revista Crioula (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
    • Colégio São Bento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de PLE para alunos asiáticos. Público de diferente faixa etária.
        Outras informações: Professora de Português Língua Estrangeira
    • Target Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2020 ).
        Outras informações: Instituição responsável pelas aulas de Português Língua Estrangeira (PLE) para estudantes internacionais (Graduação e Mestrado) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
        Outras informações: Professora de Português Língua Estrangeira
    • Idiomas To Go:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2019 ).
        Outras informações: Professora de PLE para diferentes públicos, incluindo aulas para curso intensivo em grupo. Dentre as atribuições também estão aulas preparatórias para o Exame Celpe-Bras.
        Outras informações: Professora de Português Língua Estrangeira
    • Global Language:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professora de PLE para alunos de diferentes nacionalidades. Preparatório para exame Celpe-Bras.
        Outras informações: Professora de Português Língua Estrangeira
    • Instituto de Reintegração do Refugiado - Brasil:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2019 ).
        Outras informações: A cada semestre são oferecidas aulas preparatórias para pessoas em situação de refúgio que queiram fazer o exame Celpe-Bras.Durante as aulas, há a apresentação de exames anteriores para que os alunos pratiquem e façam textos nos mesmos moldes que são exigidos.
        Outras informações: Aulas preparatórias para Celpe-Bras
    • CET Academic Programs:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Aulas de Português Língua Estrangeira para CET Academic Programs (São Paulo/desde junho de 2020) - programa de extensão para universitários americanos na Pontifícia Universidade Católica (PUC).
        Outras informações: Professora