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Gláucia Antonovicz Lopes

    • Possui graduação em Letras (Bacharelado/Licenciatura - Português/Francês) pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (defesa prevista para julho/2017: depósito concluído). Ademais, possui duas pesquisas de Iniciação Científica voltadas à morfologia do Português Brasileiro. Faz parte do grupo de pesquisa Investigações (In)Formais em Língua(gem) e Cognição (InFoLinC), cadastrado ao CNPq e auxilia nas pesquisas desenvolvidas pelo Projeto de História do Português Paulista II (Projeto Caipira II). Tal projeto faz parte do projeto nacional Para História do Português Brasileiro. Áreas de interesse: Morfologia, Semântica, História do Português, Linguística Cognitiva, Abordagem Multissistêmica e Ensino de Língua Portuguesa.

       

      Links:    

    • LOPES, G. A. . O convívio entre os sufixos aumentativos ?ão e ?ona: uma abordagem cognitiva. In: II Colóquio Brasileiro de Morfologia , 2013 , Rio de Janeiro. Anais do II Colóquio Brasileiro de Morfologia. : , 2013.
    • LOPES, G. A. . OS PARES DE PREPOSIÇÃO-PREFIXO SOB A ÓPTICA DA ABORDAGEM MULTISSISTÊMICA. 2015 (Comunicacao)
    • LOPES, G. A. . Os pares de preposição prefixo no Português Brasileiro sob a ótica da Linguística Cognitiva. 2014 (Simposio)
    • LOPES, G. A. . Projeto de Monitoria em Linguística: A inserção plena do estudante na graduação e na vida acadêmica. 2014 (Simposio)
    • LOPES, G. A. . O convívio entre os sufixos aumentativos -ão e -ona: uma abordagem cognitiva. 2013 (Simposio)
    • LOPES, G. A. . A pressão pragmática levando à criação lexical: formação de palavras com o sufixo aumentativo -ona em convívio com o sufixo aumentativo -ão. 2013 (Outra)
    • LOPES, G. A. . A pressão pragmática levando à criação lexical: formação de palavras com o sufixo aumentativo -ona em convívio com o sufixo aumentativo -ão. 2014 (Comunicacao)
    • LOPES, G. A. . Monitoria de Língua Portuguesa. 2013 (Congresso)
    • LOPES, G. A. . A pressão pragmática levando à criação lexical: formações de palavras com o sufixo aumentativo ?ona em convívio com o sufixo aumentativo ?ão.. 2013 (Comunicacao)
    • LOPES, G. A. . A pressão pragmática levando à criação lexical: formações de palavras com o sufixo aumentativo ?ona em convívio com o sufixo aumentativo ?ão. 2012 (Congresso)
    • LOPES, G. A. . A pressão pragmática levando à criação lexical: formação de palavras com o sufixo aumentativo -ona em convívio com o sufixo aumentativo -ão. 2013 (Congresso)
    • LOPES, G. A. . Ensino de língua portuguesa para pedagogas. 2015 (Colégio Oficina e Colégio Alpha)
    • Nome do projeto: A pressão pragmática levando à criação lexical: formação de palavras com o sufixo aumentativo -ão em convívio com o aumentativo -ona (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOPES, G. A. , SOUZA, J. L. L. .
      Descrição: Neste projeto, tratamos das formações aumentativas do português brasileiro, precisamente do sufixo aumentativo ?ona em convívio com o sufixo aumentativo ?ão, visto que não há a exclusão de um pelo outro na língua, mas sim escolhas lexicais provenientes de três relações encontradas em nossa pesquisa. Nossas indagações partiram do pressuposto de que o uso do grau no Português Brasileiro revela a subjetividade do falante, isto é, apreços e desapreços são apresentados através da língua por meio de um recurso morfológico. Para tal, a perspectiva que permeia nossos estudos é a Linguística Cognitiva, pois esta entende a gramática em estruturas simbólicas, cujo corolário é entender o léxico como uma rede de unidades simbólicas, ativadas de acordo com a necessidade do falante. Ressaltamos que, para esta teoria, a língua é sensível ao mundo, ou seja, somos produtos da cultura e da língua em que vivemos.
    • Nome do projeto: Monitoria de Língua Portuguesa (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOPES, G. A. , SOUZA, J. L. L. .
    • Nome do projeto: Os pares de preposição prefixo no português brasileiro sob a ótica da linguística cognitiva (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOPES, G. A. , SOUZA, J. L. L. .
      Descrição: Neste projeto, enfatizamos três dos pressupostos da Linguística Cognitiva: a concepção não modular da cognição humana, a concepção da gramática como semanticamente motivada e o compromisso com a categorização radial. O compromisso com esse quadro teórico pressupõe a adesão aos demais pressupostos, mas especialmente esses estarão mais salientes neste projeto. Nosso objetivo último foi apresentar uma abordagem integrada aos pares de preposição-prefixo no português brasileiro, isto é, uma abordagem que contemple as dimensões sintática e lexical do fenômeno, tendo em vista defender que há a mesma distribuição semântica das preposições na sintaxe e dos prefixos no léxico. A descrição da distribuição a investigar acabou, dessa forma, tornando-se um dos nossos objetivos ao longo dessa pesquisa.
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria em linguística: a inserção plena do estudante na graduação e na vida universitária (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOPES, G. A. , CRUZ, F. M. .
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo, campos Guarulhos
        Título: A pressão pragmática levando à criação lexical: formação de palavras com o sufixo aumentativo -ona em convívio com o sufixo aumentativo -ão
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Cidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • KPMG Auditores Independentes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Revisora
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
    • Colégio Oficina:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - Atual ).
        Outras informações: Atuo como professora de língua portuguesa do ensino fundamental: 6º ao 9º ano.
        Outras informações: Professora de língua portuguesa
    • Colégio Augusto Ruschi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professora de língua portuguesa do ensino fundamental e médio: 9º ano do EF; 1º, 2º e 3º anos do EM.
        Outras informações: Professora de língua portuguesa