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Cláudia Ayumi Enabe

    • Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Mestre em Letras pelo mesmo programa. Graduada em Letras, com habilitação em Linguística e Português, na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pesquisou o romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, junto à área de Literatura Brasileira desta instituição, desenvolvendo projeto de iniciação científica apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). No mestrado, estudou o amor como estrutura discursiva na contística de Lygia Fagundes Telles, com bolsa da CAPES. Atualmente, investiga o conceito de "estória" em Grande sertão: veredas (1956). Possui interesse, sobretudo, em literaturas de língua portuguesa modernas e contemporâneas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ficção Brasileira, coordenado pelo Prof. Dr. André Luis Rodrigues, na Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • ENABE, C. A. . Um labirinto de solidão: o romance dentro do romance em Nove noites (2002) REVISTA GARRAFA (PPGL/UFRJ) , v. 20 , p. 41 - 61 , 2022. ISSN: 18092586.
    • ENABE, C. A. ; ANGELOZZI, A. ; SANTOS, F. B. . 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP: anos de formação REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , v. 1 , p. 114 - , 2022. ISSN: 21773815.
    • ENABE, C. A. . O jogo lúcido do poema: o princípio racional da poesia de Orides Fontela REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , v. 19 , p. 222 - 242 , 2021. ISSN: 21773815.
    • ENABE, C. A. . Ideologias subterrâneas, mitologias pessoais: a disputa narrativa em Lavoura arcaica OPINIÃES - REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA , v. 17 , p. 537 - 555 , 2020. ISSN: 25258133.
    • ENABE, C. A. . Memórias entre o claro e obscuro REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , v. 15 , p. 235 - 257 , 2019. ISSN: 21773815.
    • ENABE, C. A. . O jogo de luz e sombras em Lavoura arcaica. In: V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira , 2019 , São Paulo. Anais do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira. `São Paulo : FFLCH-USP, 2019. p. 202 - 206.
    • ENABE, C. A. . A luz perturbadora: chiaroscuro em Lavoura arcaica. In: 27o Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2019 , São Paulo. Anais do SIICUSP. : , 2019.
  • Outras Produções Bibliográficas: 3
    • ENABE, C. A. . A necessidade de palavras: uma oficina de leitura em um filme de Jean Becker. : , 2020 (Texto publicado na página "No limiar da linha" no Medium)
    • ENABE, C. A. . A leitura como arte da (auto)narrativa. : , 2020 (Texto publicado na página "No limiar da linha" no Medium)
    • ENABE, C. A. ; REIS, L. M. da S. . O túnel de intimidade de Cláudia Andujar. : , 2016 (Texto publicado no blog GVCult, da FGV.)
    • ENABE, C. A. . Parecer sobre artigo para Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira. 2024 (Parecer)
    • ENABE, C. A. . Parecer sobre artigo para Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira. 2023 (Parecer)
    • ENABE, C. A. . Jardins selvagens, porões e sobrados: uma poética para a contística de Lygia Fagundes Telles,. 2022 (Seminário)
    • ENABE, C. A. . A dificuldade de amar: a ética amorosa de Lygia Fagundes Telles. 2021 (Comunicacao)
    • ENABE, C. A. . A luz perturbadora: chiaroscuro em Lavoura arcaica. 2019 (Simposio)
    • ENABE, C. A. . A luz perturbadora: chiaroscuro em Lavoura arcaica. 2019 (Seminário)
    • ENABE, C. A. ; PAIVA, A. S. . A NOVA-FCSH está em casa há mais de um mês. 2020
    • PRADO, L. ; ENABE, C. A. ; GINZBURG, J ; MARKOVICH, J. . Lygia foi a grande contista em um país de romancistas. 2022 Jornal da USP/ Digital
    • VILLACA, A. C. O. ; RODRIGUES, A. L. ; ENABE, C. A. . 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP. 2021 Digital/Youtube
    • NEGRÃO, E. V. ; VIOTTI, E. de C. ; ENABE, C. A. . The Africa-Brazil continuum: Lectures in honor of Margarida Petter. 2018 (Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • MARQUES, Ivan Francisco ; NUNES FILHO, Wanderley Corino ; SILVA, Eduardo Marinho da ; ENABE, C. A. . Colóquio Orides Fontela: 50 anos de Transposição. 2019 (Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira (DLCV/FFLCH/USP))
    • MAZZARI, M. V. ; MARKS, M. C. ; CAMARGO, L. G. B. ; HATOUM, M. ; ENABE, C. A. . Romance de Formação - CAMINHOS E DESCAMINHOS DO HERÓI. 2020 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas)
    • ENABE, C. A. ; MORAES, M. ; SANTOS, F. B. ; ANGELOZZI, A. . 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP. 2021 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas/ Instituto de Estudos Brasileiros)
    • ROSSINETTI, S. R. ; ENABE, C. A. . VII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH/USP. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • ENABE, C. A. ; MÓDOLO, V. ; CALEFFI, L. ; MARCONDES, C. . Escritoras brasileiras na sala de aula. 2023 (Serviço de Cultura e Extensão (FFLCH/USP))
    • RODRIGUES, A. L. ; ENABE, C. A. . Para conhecer Lavoura arcaica, de Raduan Nassar. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A luz perturbadora: luz e sombras em Lavoura arcaica (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ENABE, C. A. , RODRIGUES, A. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe a leitura do romance de Raduan Nassar, analisando principalmente, nas diversas temporalidades constitutivas da narração, uma relevante matriz imagética para a formação de sentidos no romance: o jogo de luz e sombras. Os sermões do pai pretendem-se uma apologia aos valores representeados pelas imagens luminosas, sendo as trevas aquilo que deve ser expurgado, excluído, do sistema familiar. Enquanto o patriarca prega uma acentuada dicotomia entre luzes e sombras; André, o narrador-protagonista, busca por sua vez subverter a concepção dualista do patriarca por meio do estabelecimento de uma relação dialética entre claridade e trevas. O presente estudo almeja investigar os múltiplos significados gerados pelas diferentes formas assumidas pelo par luz e escuridão neste romance nassariano.
    • Nome do projeto: Os fios do sertão: a poética riobaldiana em Grande sertão: veredas (1956) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ENABE, C. A. , RODRIGUES, A. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe uma leitura analítico-interpretativa de Grande sertão: veredas (1956), de João Guimarães Rosa, por meio da aproximação entre a noção de estória delineada pelo autor ao longo de suas obras e as narrativas colaterais formuladas no discurso do narrador-protagonista. Essa proximidade pode ser percebida nos processos poéticos constitutivos à enunciação riobaldiana. O contato com a canção de Siruiz iniciaria Riobaldo a uma formação artística que seria afinada pela convivência com a cultura do sertão, manifestada, sobretudo, no conhecimento de natureza e nos modos de expressão cultivados pelos jagunços. Com isso, pretende-se considerar as narrativas presentes no discurso do narrador como resultantes de uma poética que se compõe pela rememoração de velhice, a partir da qual se constitui a intriga romanesca, e pela disseminação das chamadas formas simples, remanescentes de um convívio em comunidade em vias de desaparecimento. Na dialética entre essas duas margens, reconstrói-se um sertão legendário sobre o qual o narrador discorre em moldura conversacional, quase em uma estrutura pergunta-resposta, com seu interlocutor estrangeiro. Esta pesquisa procura distinguir os traços dessa poética incorporada ao depoimento de Riobaldo, em busca de desvelar os tantos fios pelos quais se costura a estória, em um percurso que permitiria entrever o vínculo íntimo estabelecido entre o romance de formação (Bildungsroman) e o de artista (Künstlerroman).
    • Nome do projeto: Itinerários interiores: o projeto de uma viagem brasileira nos romances de Maria Valéria (2023 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ENABE, C. A. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende formular uma leitura analítico-interpretativa dos cinco romances publicados pela escritora Maria Valéria Rezende: Vasto mundo (2001), O voo da guará-vermelha (2005), Quarenta dias (2014), Outros cantos (2016) e Carta à rainha louca (2019). O estudo compreende o conjunto das publicações como uma série alinhada a um projeto de literatura que posiciona a forma romanesca como espaço simbólico de ?descoberta e interpretação? (CANDIDO, 1957) dos principais conflitos da realidade social brasileira. Essa tradição social do romance brasileiro, cujo ápice foi o romance de 30, é resgatada pela autora em uma chave lírica capaz de desvelar uma paisagem social cindida pela modernidade incompleta, sendo a resistência dos mais oprimidos configurada pela ideação de um ?vasto mundo? ? um espaço outro que transcenda as misérias cotidianas. De Porto Alegre ao interior da Paraíba, as viagens empreendidas para a construção de diferentes ?cantos? apresentam a exclusão social como um fenômeno que se transforma em instrumento de controle social. Na cartografia espacial-temporal traçada pela narrativa de Rezende, a disjunção entre os grupos responde a interesses de uma vida social que se estrutura pela manutenção da desigualdade, mas cuja resistência se manifesta no exercício ideativo. Este estudo propõe-se a entender as ressonâncias estéticas e políticas de um projeto literário que se configura a partir da tradição consolidada pelo chamado ?romance de 30?.
    • Nome do projeto: À sombra dos velhos sobrados: o amor em decadência nos contos de Lygia Fagundes Telles (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ENABE, C. A. , RODRIGUES, A. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe uma leitura analítico-interpretativa dos contos de Lygia Fagundes Telles. Procura-se confirmar a hipótese de que a obra da autora se constitui por uma crise, a qual transforma profundamente a vida social e acomete a existência dos sujeitos. Estes são integrantes de uma realidade que se desfigurou, não conseguindo se situar no presente, nem compreender quais são os rumos do futuro. Diante desse desconcerto do mundo, as criações lygianas encontram-se em uma constante busca por referências capazes de substituir as fantasmagorias do passado instituições, como o casamento, que perderam a contundência em um mundo de sentidos múltiplos. Uma aparente resolução para esse desterro temporal encontra-se nas tramas enamoradas, mas uma disforia persistente nessa ficção comprova que o amor apenas aprofunda a incerteza existencial. Amar não parece um evento capaz de provocar a união entre os fragmentos da existência destroçada, pois acentua as disjunções. Como uma ilusão conciliadora perseguida pelas criaturas de Lygia Fagundes Telles, o enamoramento parece corresponder a um importante mecanismo para a construção de seu mundo ficcional, ao iluminar os vários dilemas cultivados por esses indivíduos despidos de qualquer convicção. O amor seria uma forma de exercício de linguagem, empregada para narrar essa terra devastada, já que o enamorado é aquele que não para de correr dentro de sua própria cabeça, de empreender novos caminhos e de intrigar contra si mesmo (BARTHES, 2018, p. 15). Esta investigação pretende desvelar as formas pelas quais o discurso enamorado revela a decadência dessa paisagem fictícia, em uma chave de negatividade que se vincula intimamente à pesquisa sobre a reconfiguração da vida nas grandes urbes brasileiras a partir dos anos de 1940.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A luz perturbadora: chiaroscuro em Lavoura arcaica
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Administração Pública
        Nome da Instituição: Fundação Getulio Vargas
        Ano de conclusão: 2017
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Doutorado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: A luz perturbadora: luz e sombras em Lavoura arcaica. Orientador: Prof. Dr. André Luis Rodrigues.
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Estágio obrigatório não-remunerado no Educativo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo para a disciplina de POEB (Políticas e Organização da Educação Básica).
        Outras informações: Estagiária
    • Universidade Nova de Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Intercâmbio
    • Grupo de Estudos e Pesquisas em Ficção Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ficção Brasileira na Universidade de São Paulo
        Outras informações: Membro