Não autenticado |

Lygia Rachel Testa Torelli

    • Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (Linguística-Historiografia, 2015), completou master 1 em Ciências da Linguagem na Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris, 2011-12). Concluiu, também na Universidade de São Paulo, Licenciatura em Letras (Português-Francês, 2019), os bacharelados de Letras (Português-Francês, 2011) e de Comunicação Social (Relações Públicas, 2005). Atuou como assistente internacional na Universidade de Guelph (Canadá, 2015-16), como assistente de coordenação e formadora profissional nos Cursos Extracurriculares de Francês da USP (2013-2015) e como docente na Aliança francesa de São Paulo (2007-14), na Fundação Getúlio Vargas (2008) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (2008-9). Desde a graduação em Letras, trabalhou sobre quatros temas, no âmbito dos respectivos grupos de estudo de que foi membro: Didática do francês (FLEPE-USP), Formação de professores (ALTER-AGE-USP), Linguística Cognitiva (LLIC-USP) e Historiografia Linguística (Cedoch-USP). Contato: lygia.torelli@usp.br; lygiarachel@gmail.com.

       

      Links:    

    • TORELLI, L. . L'épreuve de clôture: le terme arbitraire dans des sources manuscrites de Saussure. In: 4èmes Rencontres Internationales de L'Interacionnisme Socio-Discursif , 2013 , Genebra. Livret des abstracts. : , 2013.
    • LUNETTA, M. C. ; PEREZ-NETO, L. ; SOUZA, G. A. ; HERMANN, R. P. ; TESTA-TORELLI, L. . Próxima parada: Estação Ciência. : , 2003 (Projeto Experimental de Relações Públicas)
    • TORELLI, L. . La construction de représentations sur le travail enseignant: les rapports prennent la parole (Trabalho de conclusão de curso). : , 2011 (Trabalho de conclusão de curso)
    • TORELLI, L. . O óvni que criou um viveiro. : , 2015 (Resenha)
    • TORELLI, L. . Ferdinand de Saussure: a elaboração do Primeiro Curso. : , 2016 (Tradução)
    • TORELLI, L. . A linearidade saussuriana em retrospecto. : , 2016 (Tradução)
    • TORELLI, L. . Nine Easy Pieces: os manuscritos de Ferdinand de Saussure em Harvard. : , 2016 (Tradução)
    • TORELLI, L. . A noção de sistema no Mémoire sobre o sistema primitivo das vogais nas línguas indoeuropeias de F. de Saussure (1879). : , 2016 (Tradução)
    • TORELLI, L. . Consciência de arquivos e futuro: o caso de F. de Saussure e a Escola de Linguística de Genebra. : , 2016 (Tradução)
    • TORELLI, L. . O Desenvolvimento da Linguística Histórica nos séculos XIX e XX. : , 2013 (Tradução)
    • TORELLI, L. . História e Historiografia da Linguística: problemas e métodos. : , 2013 (Tradução)
    • TORELLI, L. . La Sémiotique de Greimas, une épistémologie (discursive) immanente. : , 2015 (Tradução)
    • TORELLI, L. . La sémiologie de Saussure en tant qu'épistémologie discursive. São Paulo : Anna Blume Editora , 2016 (Tradução)
    • TORELLI, L. . La question de l'intensité dans a théorie greimassienne. : , 2015 (Tradução)
  • Trabalhos técnicos: 4
    • GALINDEZ, V. ; TESTA-TORELLI, L. . Tradução simultânea - III CICA Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. 2016 (Outra)
    • TORELLI, L. . Tradução simultânea - Institutional Food Fund Learning Group. 2015 (Outra)
    • TORELLI, L. . Tradução consecutiva - Langage et développement - Prof. Katia Kostulski (Paris). 2010 (Outra)
    • TORELLI, L. . Tradução consecutiva - Le Cercle de Bakhtine et l'analyse du discours social - Prof. Clive Thomson. 2011 (Outra)
    • TESTA-TORELLI, L. . Entre dados e princípios: definir e exemplificar como estratégias didáticas no CLG (1907). 2016 (Congresso)
    • TORELLI, L. . Congresso Internacional 100 anos com Saussure. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • NOBREGA, V. A. ; GONZALEZ, L. F. ; SANOKI, R. A. ; TORELLI, L. . XVIII ENAPOL - Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral. 2015 (Departamento de Linguística - Universidade de São Paulo)
    • NOBREGA, V. A. ; GONZALEZ, L. F. ; SANOKI, R. A. ; TORELLI, L. . PGL 50 - Os cinquenta anos da pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral na USP. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • TORELLI, L. . VIIe Journée de Formation: apprendre pour agir ou agir pour apprendre?. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; BOSCO, J. ; JANCZUR, C. ; BARIONI, M. C. ; TORELLI, L. ; SUMYIA, A. ; DIAS, A. P. ; SCANHOLA, M. ; RENARD, C. ; TONELLI, J. B. . I Journée no CEL - SP. 2014 (Universidade de São Paulo e Centro de ensino de Línguas Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
    • TORELLI, L. . Xe Journée de Formation: écrire, parler, produire. Nouveaux supports, nouveaux défis.. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • TORELLI, L. . Relatório de Qualificação - agosto 2013 a julho 2014. 2014
    • TESTA-TORELLI, L. . Roteiro Araribá Português 9o ano. 2013 (Fichas para estudo de cada unidade do livro didático)
    • TESTA-TORELLI, L. . Roteiro Araribá Português 6o ao 8o ano. 2012 (Fichas para estudo de cada unidade do livro didático)
    • TORELLI, L. . Aliança francesa de São Paulo. 2012 - Examinadora de exames delf e dalf
    • Graduacao:
      • Curso: letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: La construction de représentations sur le travail enseignant: les rapports prennent la parole (Trabalho de conclusão de curso)
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Comunicação Social - Relações Públicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O profissional ideal de Relações Públicas segundo Edward L. Bernays (Trabalho de conclusão de curso)
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
        Ano de conclusão: 2012
    • Planet Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de francês (A1/A2)
    • La Fabbrica do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Estagiária em Planejamento Estratégico
    • Instituto Intercultural:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2003 ).
        Outras informações: - ensino de Língua Inglesa para adolescentes; - planejamento didático em equipe.
        Outras informações: Professora de inglês (A1/A2)
    • Aliança Francesa de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de francês (A1-B2)
    • University of Guelph:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Assistente internacional
    • Escola Superior de Propaganda e Marketing:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professora terceirizada pela Aliança francesa
    • Fundação Getúlio Vargas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora terceirizada da Aliança francesa
    • Colégio ETAPA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professora terceirizada da Aliança francesa
    • Colégio Cidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professora terceirizada pela Aliança francesa
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Banco do Brasil S/A - SP:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Escriturária
    • Univers Poche S.A.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Carga horária do estágio obrigatório do Master 1 em Ciências da Linguagem: 70 horas.
        Outras informações: Estagiária em tradução
    • Cadernos de Historiografia Linguística do CEDOCH:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Editora convidada para o volume 2 da série monográfica 'Por ocasião dos 100 anos do Curso de Linguística Geral'.
    • LVBA Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Atendimento - Comunicação Corporativa