Não autenticado |

Kizzy Alves Resende

    • Doutoranda em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) na linha de pesquisa "Geografia, Educação e Ensino". Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia (GEPED/FEUSP). Mestre em Ciências pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) na linha de pesquisa "Ensino de Astronomia na Educação Básica". Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora de Campo do "International Early Learning and Child Well-being Study", IELS/OECD em São Paulo. Professora de Geografia do Curso de Ciências Humanas da Faculdade Sesi de Educação. Pesquisa no campo da Cartografia Escolar, Educação Geográfica e formação de professores. Tem experiência com Ensino na Educação Básica, formação inicial de professores de geografia e pedagogia e atendimento ao público geral em atividades de ensino e divulgação em espaços não formais.

       

      Links:    

    • ALLEN, D. M. ; Romanzini, J. ; RESENDE, K. A. ; FERNANDEZ, B. . Oficina de Roteiro: Capítulo 2b . Revista Planetaria , https://planetarios.org.br , 21 jun. 2021.
    • ALLEN, D. M. ; Romanzini, J. ; RESENDE, K. A. . Oficina de Roteiro: episódio 2 . Revista Planetaria , https://planetarios.org.br , 21 dez. 2020.
    • FERNANDEZ, B. ; Romanzini, J. ; RESENDE, K. A. . Oficina de Roteiro: diário de bordo . https://planetarios.org.br , https://planetarios.org.br , 21 set. 2020.
    • RESENDE, K. A. . Um planetário móvel para todo o estado . Revista Planetaria , https://planetarios.org.br , 22 set. 2014.
    • RESENDE, K. A. ; CASTELLAR, S. M. Vanzella . Paisagem e Orientação Espacial: A posição aparente do Sol e a localização Geográfica. In: XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2021 , . XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (XIV ENANPEGE virtual). : , 2021.
    • RESENDE, K. A. ; PICAZZIO, E. . Sessões de Cúpula Orientadas para a Educação Básica. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira , 2015 , Ouro Preto. XXX IX Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. : , 2015. p. 5 - 5.
    • VARELLA, I.G. ; RESENDE, K. A. ; CANALLE, E.R. ; VARELLA, P.G. ; ATULIM, R.A. . Escola Municipal de Astrofísica 56 anos. : , 2017 (Divulgação)
    • BARRETO, E. S. ; BARROS, A. A. S. ; PINTO, D. D. C. ; RESENDE, K. A. ; MEDEIROS, L. A. S. . Manual para Observação Visual de Estrelas Variáveis. : , 2011 (Tradução)
    • RESENDE, K. A. . Parecer emitido para a Revista Brasileira de Educação em Geografia. 2020 (Parecer)
    • RESENDE, K. A. . Minicurso - Noções de astronomia para a cartografia escolar. 2024 (Outra)
    • RESENDE, K. A. . Sistema de referências em mapas mentais: cartografia escolar na formação inicial de professores de Geografia. 2024 (Comunicacao)
    • RESENDE, K. A. . A combinação de representações e seu potencial para ampliar as habilidades de orientação espacial. 2023 (Comunicacao)
    • RESENDE, K. A. ; DE FARIA, M.E.A. ; MOURA, F. M. ; RISETTE, M.C.U. . School cartography practices for the development of geographic reasoning. 2022 (Congresso)
    • RESENDE, K. A. . Spatial orientation and cartographic representations based on the Sun position.. 2022 (Congresso)
    • RESENDE, K. A. ; CASTELLAR, S. M. Vanzella . Paisagem e Orientação Espacial: A posição aparente do Sol e a localização Geográfica. 2021 (Comunicacao)
    • RESENDE, K. A. ; PICAZZIO, E. . Planetários Móveis: Um resgate histórico e seus potenciais educacionais. 2014 (Congresso)
    • RESENDE, K. A. ; SILVA JUNIOR, J. R. ; BARROS, A. A. S. ; BARRETO, E. S. . O Planetário da Usina Ciência: um dos maiores veículos para a divulgação científica no Estado de Alagoas. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, A. B. G. ; SANTOS, D. A. ; RESENDE, K. A. . O Estudo do Meio na Comunidade Quilombola do Muquém: Uma Interação Pedagógica.. 2012 (Seminário)
    • SILVA, A. B. G. ; SANTOS, D. A. ; RESENDE, K. A. . A Utilização do Jogo War como Recurso Didático Pedagógico no Ensino de Geografia. 2012 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. S. ; SANTOS, D. A. ; SILVA, A. B. G. ; RESENDE, K. A. . A Utilização do Jogo War como Recurso Didático-Pedagógico no Ensino de Geografia. 2011 (Seminário)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Análise de Estrelas Binárias Utilizando WebCam. 2011 (Outra)
    • PIATTI. Tânia Maria ; BARROS, A. A. S. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. . Usina Ciência: Expansão de Espaços Expositivos. 2010 (Congresso)
    • PIATTI. Tânia Maria ; BARROS, A. A. S. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. . Usina Ciência: Expansão de espaços expositivos - Criação de uma Sala de Astronomia. 2011 (Outra)
    • BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. . Produção de Kits de Astronomia para a Usina Ciência da UFAL: Novas Ferramentas para o Ensino e Aprendizagem. 2011 (Outra)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Utilizando o Gnomon: A Astronomia como base para o Ensino de Ciências. 2010 (Outra)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Detecção de Estrelas Variáveis em Aglomerados Estelares. 2009 (Outra)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Observação de Estrelas Duplas Austrais Atraves de Astrometria com CCD. 2008 (Outra)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Determinação dos Parâmetros Orbitais de Estrelas Duplas. 2007 (Outra)
    • CASTELLAR, S.M.V. ; RESENDE, K. A. . Estações do ano: referencial, movimento e projeção. 2019 YouTube UNIVESP
    • CASTELLAR, S.M.V. ; RESENDE, K. A. . Fases da Lua: movimentos e referencial. 2019 YouTube UNIVESP
  • Organização de eventos: 4
    • BARROS, A. A. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. ; AMORIM, L. B. ; BARRETO, E. S. . 11º Encontro Nacional de Astronomia. 2008 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • BARROS, A. A. S. ; RESENDE, K. A. ; SILVA JUNIOR, J. R. . XXXV Encontro Regional de Ensino de Astronomia. 2012 (Observatório Astronômico Genival Leite Lima)
    • BARROS, A. A. S. ; RESENDE, K. A. . 17º Encontro Nacional de Astronomia. 2014 ()
    • CASTELLAR, S.M.V. ; CAVALCANTI, L. S. ; CALLAI, Helena Copetti ; PEREIRA, Carolina M. R. B. ; ROQUE ASCENÇÃO, V. O. ; VALLERIUS, D. M. ; DE FARIA, M.E.A. ; RESENDE, K. A. . 1º Seminário REDLADGEO Brasil. 2021 ()
    • PINTO, D. D. C. ; CALDAS, R. A. A. ; AMORIM, L. B. ; RESENDE, K. A. ; BARRETO, E. S. . XXV Curso de Iniciação à Astronomia. 2009 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • BARRETO, E. S. ; CALDAS, R. A. A. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXVI Curso de Iniciação à Astronomia. 2009 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • CALDAS, R. A. A. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXVII Curso de Iniciação à Astronomia. 2010 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • CALDAS, R. A. A. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXVIII Curso de Iniciação à Astronomia. 2010 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • CALDAS, R. A. A. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXIX Curso de Iniciação à Astronomia. 2011 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • CALDAS, R. A. A. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXX Curso de Iniciação à Astronomia. 2011 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • RESENDE, K. A. . Astronomia Geral: conceitos básicos e implicações. 2016 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Reconhecimento do Céu I - Curso 708 (A.O.210). 2016 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Oficina: Aprendendo a Ler o Céu. 2017 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Reconhecimento do Céu I - Curso 700 (A.O.210). 2016 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Astronomia Geral - Curso 698 (A.G.250). 2016 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Astronomia Geral - Cursos 688 e 691 (A.G.250). 2015 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Reconhecimento do Céu I - Curso 714 (A.O.210). 2017 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Astronomia Observacional - Curso 715 (A.O. 310). 2017 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • CANALLE, E.R. ; RESENDE, K. A. ; SANTANA, J.C. . Astronomia Solar - Curso 689 (A.F. 360). 2015 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Aula aberta: As consequências observáveis das Estações do Ano. 2019 (Planetário Professor Aristóteles Orsini)
    • CALDAS, R. A. A. ; PINTO, D. D. C. ; AMORIM, L. B. ; RESENDE, K. A. ; BARRETO, E. S. . XXIV Curso de Iniciação à Astronomia. 2009 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. . Kits de Astronomia. 2011 (Ensino)
    • CANALLE, E.R. ; RESENDE, K. A. . Sessão de Reabertura do Planetário do Ibirapuera em 2016. 2016 (Roteiro de sessão para planetário)
    • ALLEN, D. M. ; Romanzini, J. ; RESENDE, K. A. ; LAGOS, P.R. ; SANTOS, S.D. . Sessão Infantil da ABP. 2021 (Roteiro de sessão para planetário)
    • ALLEN, D. M. ; CANALLE, E.R. ; RESENDE, K. A. . Os Segredos do Céu de Primavera. 2016 (Roteiro de sessão para planetário)
    • Nome do projeto: Pensamento espacial e cartografia escolar: investigações sobre epistemologia, raciocínio geográfico e metodologias de ensino (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RESENDE, K. A. , CASTELLAR, S.M.V. , RISETTE, M.C.U. , MARANGÃO, C.R. , MOURA, F. M. , DE FARIA, M.E.A. , VALLERIUS, D. M. , DE PAULA, I.R. , AGUIAR, W. G. , RODRIGUEZ, A. C. , LACHE, N. M. , MACHADO, J. C. E. , SEFERIAN, A. P. G. , PEREIRA, M. G. , PEREIRA, C. M. R. B. , SILVA, C. H. , SILVA, H. S. P. , DE MORAES, J.V. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar dos estudos sobre cartografia, pensamento espacial e educação geográfica. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia no que diz respeito aos campos teóricos que envolvem o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Neste sentido, reforçarmos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos da Educação Geográfica e da Cartografia. Assim, teremos elementos para pesquisar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem na formação superior, para potencializar o raciocínio geográfico a partir do pensamento espacial , da cartografia escolar e do uso de informações geográficas em sala de aula. Para desenvolver e atingir os objetivos, trabalhamos com a seguinte hipótese: a consolidação da epistemologia da cartografia escolar e da educação geográfica, no sentido de estabelecer uma articulação entre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, representa uma contribuição teórica fundamental para a superação dos obstáculos relacionados ao ensino e aprendizagem. Trata-se de uma investigação em rede, com base na metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa e estudo comparado entre cursos de universidades brasileiras e de outros países. Essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão dos processos cognitivos presentes nas práticas epistêmicas realizadas pelos professores e pode gerar resultados significativos, os quais podem ser potencializados com a criação de um Centro Latino-Americano de Investigação e Estudos de Cartografia Escolar, Pensamento Espacial e Educação Geográfica. Este centro poderá concentrar, ampliar e difundir as práticas, os materiais elaborados com base em metodologias ativas, suas aplicações e avaliações e também publicações e um banco de materiais didáticos.
    • Nome do projeto: Educação científica por meio de metodologias ativas e tecnologias digitais (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RESENDE, K. A. , ARROIO, A. , RISETTE, M.C.U. , MARANGÃO, C.R. , SILVA, Carla. H. , MOURA, F. M. , DE FARIA, M.E.A. , CASTELLAR, S. M. Vanzella .
      Descrição: Esta proposta tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar das áreas de Ciência Humanas e Sociais e da Natureza. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para as áreas disciplinares na formação inicial de professores, envolvendo as dimensões cognitivas, afetivas, estéticas e o pensamento crítico. Neste sentido, reforçamos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos dos conhecimentos científicos para que os estudantes de licenciatura tenham uma formação mais profunda e integrada, articulando as teorias científicas com as práticas pedagógicas. A referida proposta permite a integração das metodologias ativas com a didática e as tecnologias digitais, no contexto do desenvolvimento sustentável, em especial os ODS 4, 6, 11, 13 e 15 para as licenciaturas.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia - Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Alagoas
        Título: A Astronomia como Ferramenta para o Ensino de Geografia e suas Conexões
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Alagoas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Contato de Maceió:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Docente responsável pelo planejamento, desenvolvimento e realização das aulas de astronomia e astronáutica para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em cursos preparatórios e treinamento dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Olimpíada de Foguetes oferecidos pela instituição e participação em eventos como docente responsável pelos estudantes do Ensino Médio.
        Outras informações: Professora de Astronomia
    • Planetário e Escola Municipal de Astrofísica "Prof. Aristóteles Orsini":
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Docente responsável pela preparação, atualização e realização de atividades práticas e interativas de geografia, astronomia, geologia, meteorologia e educação ambiental para alunos da Educação Básica (desde a Educação Infantil ao Ensino médio) e público geral; manutenção e organização de espaços para práticas interdisciplinares, elaboração de projetos, oficinas e palestras didáticas, organização de eventos, produção de material de divulgação, coordenação da equipe de professores e orientação para planejamento de campo junto às escolas.
        Outras informações: Professora e coordenadora pedagógica
    • Fundação Centro de Estudos do Universo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Docente responsável pelo planejamento, organização e execução do cronograma de atividades pedagógicas e culturais oferecidas pela instituição, recrutamento, seleção, formação e supervisão de estagiários, realização de oficinas, cursos de extensão, palestras, exposições, atendimento ao público escolar e geral, desenvolvimento de projetos e práticas interdisciplinares, elaboração de materiais didáticos e de divulgação, realização de sessões ao vivo, programação do projetor planetário e desenvolvimento de roteiros de sessão.
        Outras informações: Coordenadora e professora pedagógica
    • Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • AsterDomus Planetarium:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2024 ).
        Outras informações: Realização de palestras e oficinas educativas e interativas no campo das ciências da natureza para alunos da educação básica (desde a Educação Infantil ao Ensino Médio) e para o público em geral, apresentação de exposições científicas e educativas, observações do céu com telescópios, apresentação de sessões de planetário, manutenção e treinamento de equipe para uso de planetário móvel, palestras e oficinas interativas em escolas e espaços não formais.
        Outras informações: Professora e Planetarista
    • Revista Brasileira de Educação em Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Consultor ad hoc
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Elaboração de estratégias e realização de práticas pedagógicas para facilitação de conhecimentos relativos às disciplinas de Didática; Fundamentos e Práticas no Ensino de Geografia; Metodologia para a educação básica: Resolução de problemas; Projetos Integradores IV para a Pedagogia; orientação para realização de projetos integradores, interação e supervisão das atividades do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e correção de atividades avaliativas diversas.
        Outras informações: Facilitadora
    • Observatório Astronômico Genival Leite Lima:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Atuação direta com estudantes da Educação Básica na orientação de atividades práticas, oficinas e palestras, suporte às atividades pedagógicas, desenvolvimento e realização de aulas para o Ensino Médio nos cursos de Fundamentos de Astronomia e projetos de Iniciação Científica oferecidos pela instituição.
        Outras informações: Instrutora de atividades pedagógicas
    • Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2012 ).
        Outras informações: Organização e desenvolvimento de atividades educacionais e de divulgação científica para o público escolar e geral, realização de palestras e aulas nos cursos de Iniciação à Astronomia, observação do céu com telescópios, apresentação de planetário móvel, organização de eventos e materiais de divulgação
        Outras informações: Instrutora de atividades pedagógicas
    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).
        Outras informações: Docente responsável pelas articulações institucionais e ações de pesquisa referentes a realização do Estudo no Estado de São Paulo, Brasil.Estudo Internacional das Aprendizagens e do Bem-estar da Criança (International Early Learning and Child Well-being Study, IELS/OECD). Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Coordenação local no Brasil: Laboratório de Pesquisa em oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LaPOpE/UFRJ).
        Outras informações: Coordenadora de Campo - SP
    • FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2024 - Atual ).
        Outras informações: Professora de atividade docente da área de Geografia e unidades curriculares pedagógicas com abordagem interdisciplinar no campo das ciências humanas, planejamento, preparação e realização das aulas, orientação de Residência Educacional, orientação de trabalhos de conclusão de curso, participação em grupo de estudos e atividades de extensão.
        Outras informações: Professora de atividade docente