Não autenticado |

Talita Mochiute Cruz

    • Doutora (2021) e Mestra (2015) em Letras - Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharela em Letras (2009) - Português pela USP. Bacharela em Comunicação Social (Jornalismo) pela Faculdade Cásper Líbero (2005). Tem sete anos experiência em docência no Ensino Superior e mais de dez anos de atuação em produção editorial de materiais didáticos de Língua Portuguesa para o PNLD. Já ministrou cursos de extensão sobre Teoria Literária (USP), Formação do Leitor Literário (Instituto Singularidades) e Comunicação Escrita (Senac). Atualmente é editora sênior de livro didático da área de Linguagens na editora Moderna.

       

      Links:    

    • CRUZ, T. M. . 'Notas sobre o anti-herói em Dostoiévski e em Beckett'. In: VASSOLER, F. C. (org.) Dostoiévski e Bergman: o nilismo da modernidade. São Paulo : Intermeios, 2012 . 156p. ISBN: 9788564586338.
    • CRUZ, T. M. . Coetzee lendo Beckett EUTOMIA , v. 1 , p. 92 - , 2018. ISSN: 19826850.
    • CRUZ, T. M. . Infância, Juventude e Verão . A Deriva , 2020 , 24 abr. 2020.
    • CRUZ, T. M. . Infância: palavras e imagens da memória. In: XVI Congresso Internacional ABRALIC , 2019 , Distrito Federal. Caderno de resumos de comunicações do Congresso Internacional ABRALIC 2019. Brasília : UnB, 2019. p. 297 - 298.
    • CRUZ, T. M. . A configuração da voz em Diário de um ano ruim, de Coetzee. In: III Seminário de Pesquisa dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH/USP , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2012.
    • CRUZ, T. M. . Parecerista de publicações da editora UFSM. 2024 (Parecer)
    • CRUZ, T. M. . Parecere(s) de artigo(s) para a 'Revista Primeiros inscritos'. 2019 (Parecer)
    • CRUZ, T. M. . A (não) escrita do eu e cenas da África do Sul em Boyhoo, de J.M. Coetzee. 2020 (Outra)
    • CRUZ, T. M. . Cenas da África do Sul na Trilogia Autobiográfica de J.M. Coetzee. 2019 (Comunicacao)
    • CRUZ, T. M. . Coetzee e filosofia: questões de recepção crítica. 2019 (Conferência)
    • CRUZ, T. M. . Reconstrução e representação biográfica em 'Verão', de J.M.Coetzee. 2019 (Comunicacao)
    • CRUZ, T. M. . Infância: palavras e imagens da Memória. 2019 (Comunicacao)
    • CRUZ, T. M. . Oficina Lero: Infância, de J.M. Coetzee. 2018 (Outra)
    • CRUZ, T. M. . Memories and fiction in Coetzee and Fuks. 2017 (Comunicacao)
    • CRUZ, T. M. . Coetzee lendo Beckett. 2017 (Conferência)
    • CRUZ, T. M. . Para a margem de lá: os limites do espaço literário no Coetzee australiano. 2016 (Comunicacao)
    • CRUZ, T. M. . Samuel Beckett e a escrita do eu. 2014 (Conferência)
    • CRUZ, T. M. . A instabilidade da voz em Beckett e Coetzee. 2013 (Comunicacao)
    • CRUZ, T. M. . A configuração da voz em Diário de um ano ruim, de Coetzee. 2012 (Comunicacao)
    • CRUZ, T. M. . A obra de Samuel Beckett. 2012 (Conferência)
    • CRUZ, T. M. ; CANTO, F. R. V. . Espaço Heráclito 28 - Coetzee: a literatura como reflexão - Parte II. 2014 Espaço Heráclito - Geração TVZ
    • CRUZ, T. M. ; VASCONCELLOS, C. M. ; GONÇALVES, Lívia Bueloni ; CORSETTO, P. . Mais Ainda: Pensando o feminino na literatura. 2020 Mais Ainda (Facebook e site)
    • CRUZ, T. M. ; JR., A. ; Nadson Vinícius dos Santos . Literaturas africanas - Joaquim Chissano, Aristides Pereira e J.M. Coetzee. 2020 Canal Afonso Jr.
    • CRUZ, T. M. ; CANTO, F. R. V. . Espaço Heráclito 28 - Coetzee: a literatura como reflexão - Parte I. 2014 Espaço Heráclito - Geração TVZ
    • CRUZ, T. M. ; SERRAAZUL, C. ; FRANCISCO JR, E. ; JCC, E. ; OLIVEIRA, N. G. ; MARTINS, P. ; NUERNBERGER, R. ; JUSTO, V. M. . III Seminário de Pesquisa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH/USP. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • HOSSNE, A. S. ; NAKAGOME, P. T. ; CRUZ, T. M. . II Jornada Leitores e Leituras na Contemporaneidade. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • CRUZ, T. M. ; HOSSNE, A. S. ; SERRAAZUL, C. ; FRANCISCO JR, E. ; JCC, E. ; NUERNBERGER, R. ; MARTINS, P. ; JUSTO, V. M. . IV Seminário de Pesquisa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH/USP. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • CRUZ, T. M. . Comunicação escrita e revisão gramatical. 2015 (SENAC)
    • CRUZ, T. M. . Comunicação escrita e revisão gramatical. 2016 (SENAC)
    • CRUZ, T. M. . Comunicação escrita e revisão gramatical. 2017 (SENAC)
    • CRUZ, T. M. . Comunicação escrita e revisão gramatical. 2019 (SENAC)
    • CRUZ, T. M. . Planeta Leitura: formação do leitor literário. 2019 (Instituto Singularidades)
    • CRUZ, T. M. . Planeta Leitura: formação do leitor literário. 2019 (Instituto Singularidades)
    • CRUZ, T. M. ; VASCONCELLOS, C. M. ; ANDRADE, F. R. S. . Samuel Beckett e J. M. Coetzee: mecanismos de duplicação e espelhamento na literatura contemporânea. 2020 (FFLCH - USP)
    • CRUZ, T. M. . Planeta Leitura: formação do leitor literário. 2020 (Instituto Singularidades)
    • CRUZ, T. M. . Planeta Leitura: formação do leitor literário. 2020 (Instituto Singularidades)
    • CRUZ, T. M. ; OLIVEIRA, N. G. ; JCC, E. ; RIBEIRO, D. ; CANDEIAS, D. ; CANTO, F. R. V. ; ALVES, M. M. ; VAZ, V. B. . Fundamentos de Crítica Literária. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • VASCONCELLOS, C. M. ; CRUZ, T. M. . Investigando o personagem na literatura moderna e contemporânea. 2021 (FFLCH - USP)
    • CRUZ, T. M. . Introdução à obra de J.M. Coetzee - Ciclo australiano. 2022 (Lugar de Ler)
    • CRUZ, T. M. . Introdução à obra de J.M. Coetzee - Ciclo Sul-africano. 2022 (Lugar de Ler)
  • Relatório de Pesquisa: 1
    • CRUZ, T. M. . J.M. Coetzee e a não escrita do eu na trilogia Cenas da vida na província. 2018
    • CRUZ, T. M. . Linguagens - 4° ano - 2° semestre - Programa Escola Inovadora. 2012 (Didática)
    • CRUZ, T. M. . Linguagens: 5° ano, 2° semestre ? Programa Escola Inovadora. 2012 (Didática)
    • CRUZ, T. M. . Projeto Araribá Mais - Português - Ensino Fundamental II. 2017 (Desenvolvimento de material didático)
    • CRUZ, T. M. ; MORI-de ANGELIS, C.C. ; JURADO, S. G. O. G. . Projeto Educacional Planeta Leitura. 2018 (Didática)
    • CRUZ, T. M. . Manual do Professor e paratexto para obra literária inscrita no PNLD Literário 2021. 2020 (Desenvolvimentodematerialdidático)
    • CRUZ, T. M. . Livro dos Desafios: 5° ano, 2° semestre. 2013 (Didática)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Comunicação Social - Jornalismo
        Nome da Instituição: Faculdade Cásper Líbero
        Título: João Pacífico - O poeta de alma cabocla (Livro-reportagem)
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Magma (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2019 ).
        Outras informações: http://www.revistas.usp.br/magma
    • Edições SM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Editora de coleções aprovadas no PNLD: Para viver juntos (PNLD 2017 - Anos Finais do EF) e Ser Protagonista (PNLD 2018 - Ensino Médio)
        Outras informações: Editora de Língua Portuguesa
    • Aymará Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Estágio supervisionado em docência pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina Introdução aos Estudos Literários II, oferecida pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, sob supervisão do Prof. Dr. Marcelo Pen Parreira.
        Outras informações: Estágio
    • P&B Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: - Reportagem e redação de publicações institucionais: Boletim Informativo Fundação Tide Setubal (2010-2012); Vozes e sinais da sociedade civil organizada (APAE, 2012); Interfarma - Relatório de Responsabilidade Social 2010 e 2012; Pinheiro Neto Advogados - Relatório de Atividades Sociais; Todos Pela Educação ? 5 anos, 5 metas e 5 bandeiras. - Assessoria de imprensa: responsável pelas contas da Fundação Tide Setubal e do Prêmio Empreendedor Social. - Acompanhamento de entrevistas e de pautas televisivas. - Elaboração e envio de pauta aos jornalistas. - Redação de press releases.
        Outras informações: Jornalista (freelancer)
    • Associação Cidade Escola Aprendiz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: - Reportagem e redação para editoria de Educação e Terceiro Setor do Portal Aprendiz. - Cobertura de eventos educacionais. - Elaboração de pauta. - Edição de notas para editoria de serviços.
        Outras informações: Repórter (
    • HT Assessoria de Imprensa:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2008 ).
        Outras informações: - Atendimento de contas de empresas da área têxtil, moda e gastronomia. - Redação de press-release. - Análise de clipping para elaboração de relatórios ao cliente.
        Outras informações: Assessora de imprensa
    • Faculdades Integradas Campos Salles:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2023 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Língua Portuguesa (Pedagogia); Currículo (Pedagogia); Português Instrumental I, II, III e IV (Direito) e Comunicação Empresarial (Marketing)
        Outras informações: Professora
    • PRIMEIROS ESCRITOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Saber Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Editora de livros didáticos da área de Linguagens para o PNLD.
        Outras informações: Editora
    • Soluções Moderna Editora:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - Atual ).
        Outras informações: Editora de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
        Outras informações: Editora