Não autenticado |

Rogerio Caetano de Almeida

    • Professor Doutor de Literatura Brasileira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vinculado ao Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC). Graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Ibirapuera (2000). Especialização em Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP - (2002). Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa DLCV/ FFLCH-USP como bolsista do CNPQ (2007). Doutor na área de Literatura Portuguesa pelo DLCV/ FFLCH-USP como bolsista CAPES (2012). Tese concorrente ao Prêmio CAPES de tese (2012). Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa "(Des)caminhos da modernidade ao contemporâneo: estudos em literatura e outras linguagens" e coordena o Grupo de Estudos "Estranho, Fantástico e Grotesco: da Modernidade ao Contemporâneo em Literatura e outras linguagens". Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UTFPR, na área de Linguagem e Tecnologia. Desenvolve atividades de pesquisa em Poética; Estética da poesia; Relações do Cânone com o Grotesco e com o Absurdo; Relações entre o Fantástico, o Estranho, o Absurdo e o Grotesco;Intersecção entre poesia, narrativa e outras manifestações artísticas; Intermidialidade e Literatura Comparada. É professor de Literaturas Brasileira e Portuguesa e Teoria Literária.Trabalhou como editor da Revista Desassossego e revisor na Revista Crioula e em escolas e universidades como professor dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Coordenou o subprojeto do PIBID Interdisciplinar, da UTFPR Curitiba. Membro titular do Conselho Editorial da Editora da UTFPR

       

      Links:    

    • Estéticas contemporâneas, modernidade e tecnologia
    • ALMEIDA, R. C. de . Literatura fantástica e grotesco. Recife : Editora UFPE, 2017 . 330p. ISBN: 9788541508544.
    • ALMEIDA, R. C. de . Outro Bernini: o Neobarroco em "Bernini", de Horácio Costa. In:_____. Sobre o Olhar Ciclópico: Leituras da Obra de Horácio Costa. Porto : CEI/ISCAP, 2017 . 164p. ISBN: 9789899785120.
    • ALMEIDA, R. C. de ; RUIZ, B. S. . Sobre o Olhar Ciclópico: Leituras da Obra de Horácio Costa. Porto : CEI/ISCAP, 2017 . 164p. ISBN: 9789899785120.
    • CANTARIN, M. M. ; BERTUCCI, R. A. ; ALMEIDA, R. C. de . A análise do texto dissertativo-argumentativo. In:Lucília Helena do Carmo Garcez; Vilma Reche Correa (org.) Textos dissertativo-argumentativos : subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017 . 81-91p. ISBN: 9788556560056.
    • ALMEIDA, R. C. de ; MOURA, F. K. . A aparição do fantástico em Guy de Maupassant SCRIPTA UNIANDRADE , v. 15 , p. 75 - 87 , 2017. ISSN: 16795520.
    • ALMEIDA, R. C. de ; LOBO, J. L. . O homem absurdo e o suicídio sacrificial em 'apocalipse dos trabalhadores' Revista Desassossego , v. 1 , p. 191 - 203 , 2016. ISSN: 21753180.
    • ALMEIDA, R. C. de ; CANTARIN, M. M. ; LIMA, M. F. . A técnica da montagem cinematográfica na poesia de Sérgio Rubens Sossélla Polifonia , v. 22 , p. 175 - 190 , 2016. ISSN: 22376844.
    • DIAS, Bruno V. K. ; ALMEIDA, R. C. de . O sincretismo através do estranho em 'O PAGADOR DE PROMESSAS' Boitatá , v. 18 , p. 234 - , 2015. ISSN: 19804504.
    • CANTARIN, MÁRCIO MATIASSI ; DE ALMEIDA, ROGÉRIO CAETANO ; DE LIMA, MARCELO FERNANDO . Uma ideia sem lugar: notas sobre a invenção do Brasil moderno em A máquina de madeira, de Miguel Sanches Neto O Eixo e a Roda (UFMG) , v. 24 , p. 25 - 42 , 2015. ISSN: 01024809.
    • ALMEIDA, R. C. de ; SILVEIRA, F. R. C. . Graciliano Ramos e a Bíblia: semelhanças e diferenças em 'Vidas Secas' REVISTA ININGA , v. 2 , p. 18 - 27 , 2015. ISSN: 23592265.
    • ALMEIDA, R. C. de . O corpo deglutido no banquete polifônico de 'Vozes de um túmulo' Glauks (UFV) , v. 14 , p. 123 - 135 , 2015. ISSN: 14159015.
    • ALMEIDA, R. C. de . Grotesco: entre o canônico e o marginal Estação Literária , v. 12 , p. 206 - 217 , 2014. ISSN: 19831048.
    • OLIVEIRA, A. ; ALMEIDA, R. C. de . 'O Aleph' e o estranhamento da linguagem Letras & Letras (Online) , v. 30 , p. 120 - 128 , 2014. ISSN: 19815239.
    • ALMEIDA, R. C. de . Uma releitura da história na cidade: mal estar em Sentimento dum ocidental Revista Desassossego , v. 05 , p. 04 - 80 , 2011. ISSN: 21753180.
    • ALMEIDA, R. C. de . O grotesco medieval: Hyeronimus Bosch e as Cantigas de maldizer portuguesas Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 3 , p. 77 - 88 , 2010. ISSN: 19806913.
    • ALMEIDA, R. C. de . A meta(persona)linguagem na obra de Fernando Pessoa Revista Desassossego , v. 1 , p. 01 - , 2009. ISSN: 21753180.
    • ALMEIDA, R. C. de . Horácio Costa: um decurso poético pós-moderno Revista Crioula (USP) , v. 2 , p. Perfil - , 2008. ISSN: 19817169.
    • ALMEIDA, R. C. de . O grotesco oculto dentro de "O caixão fantástico" Revista Crioula (USP) , v. 2 , p. artigo 12 - , 2008. ISSN: 19817169.
    • ALMEIDA, R. C. de . Paralelas e Tangentes: a poética decadentista em Augusto dos Anjos e Antônio Nobre Revista Crioula (USP) , v. 1 , p. artigo 12 - , 2007. ISSN: 19817169.
    • ALMEIDA, R. C. de . O curso da vida. Antologia Poética, v. 1, p. 56 - 57, 2001.
    • ALMEIDA, R. C. de ; SASSAKI, Leonardo de Barros . Editorial concernente ao número 6 da Revista Desassossego . Revista Desassossego , São Paulo , 01 dez. 2011.
    • ALMEIDA, R. C. de ; SASSAKI, Leonardo de Barros . Editorial concernente ao quinto número da Revista Desassossego . Revista Desassossego , http://www.fflch.usp.br/dlcv/r , 01 jul. 2011.
    • ALMEIDA, R. C. de ; ARAÚJO, Joana Souto . Editorial concernente ao quarto número da Revista Desassossego . Revista Desassossego , http://www.fflch.usp.br/dlcv/r , 01 dez. 2010.
    • ALMEIDA, R. C. de ; ARAÚJO, Joana Souto . Editorial concernente ao terceiro número da Revista Desassossego . Revista Desassossego , http://www.fflch.usp.br/dlcv/r , 01 jul. 2010.
    • ALMEIDA, R. C. de . Linguagem e lirismo em Al Berto: uma visada a partir do grotesco. In: XXVI Congresso Internacional da ABRAPLIP , 2017 , Curitiba. Ensino e Pesquisa da literatura portuguesa no Brasil e no mundo - Caderno de Resumos. : , 2017. p. 173 - 173.
    • ALMEIDA, R. C. de . Outros traumas contemporâneos: o absurdo em 'apocalipse dos trabalhadores' e 'Dois dias, uma noite'. In: ABRALIC - Associação Bras. de Lit. Comparada , 2015 , Belém. Fluxos e correntes: trânsitos e traduções literárias. : , 2015. p. 465 - 466.
    • SANTOS, L. A. ; ALMEIDA, R. C. de . INSÓLI(TUDO): O FANTÁSTICO NA LITERATURA E EM OUTRAS LINGUAGENS. In: 3o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Lingu[isticos e Literários , 2014 , Maringá. Resumo dos simpósios: estudos literários. : , 2014.
    • ALMEIDA, R. C. de . Sátiros e Faunos: o muno povoado de seres insólitos. In: 3o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Lingu[isticos e Literários , 2014 , Maringá. Caderno de Resumos. : , 2014. p. 813 - .
    • ALMEIDA, R. C. de . Pe Amarinho: caracterização grotesca da personagem em Eça de Queirós e Paula Rêgo. In: II CIFALE - Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ , 2013 , Rio de Janeiro. Portugal no espelho: literatura e outras artes. : , 2013.
    • ALMEIDA, R. C. de ; SANTOS, L. A. . O Fantástico e o Grotesco: margens teóricas e intersecção entre linguagens. In: II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional , 2014 , Rio de Janeiro. (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens, caminhos cruzados. Rio de Janeiro : Dialogarts/ UERJ, 2014. p. 39 - 43.
    • ALMEIDA, R. C. de . Cisões e intersecções entre o fantástico e o grotesco. In: II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional , 2014 , Rio de Janeiro. (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens, caminhos cruzados. Rio de Janeiro : Dialogarts/ UERJ, 2014. p. 143 - 144.
    • ALMEIDA, R. C. de . O olhar contemporâneo sobre Lisboa na poesia de Al Berto. In: ABRAPLIP - Assoc. Brasileira dos Professores de Lit. Portuguesa , 2013 , Campo Grande. Caderno de Resumos da ABRAPLIP. : , 2013. p. 142 - .
    • FAVERO, Mateus S. ; ALMEIDA, R. C. de . O grotesco e o cronotopo em 'A armadilha', de Murilo Rubião. In: VII CIEL - Ciclo de Estudos da Linguagem , 2013 , Ponta Grossa. Caderno de Resumos. : , 2013.
    • DIAS, Bruno V. K. ; ALMEIDA, R. C. de . O estranho, o grotesco e o fantástico em 'O pagador de promessas'. In: VII CIEL - Ciclo de Estudos da Linguagem , 2013 , Ponta Grossa. Caderno de Resumos. : , 2013.
    • OLIVEIRA, A. ; ALMEIDA, R. C. de . O processo de produção artística em Borges: 'Esse ofício do verso' X 'O Aleph'. In: VII CIEL - Ciclo de Estudos da Linguagem , 2013 , Ponta Grossa. Caderno de Resumos. : , 2013.
    • ALMEIDA, R. C. de . Imagens estranhas e grotescas na metalinguagem de João Cabral. In: VII CIEL - Ciclo de Estudos da Linguagem , 2013 , Ponta Grossa. Caderno de Resumos. : , 2013.
    • ALMEIDA, R. C. de . A modernidade na construção do contemporâneo em literatura e outras linguagens. In: VII CIEL - Ciclo de Estudos da Linguagem , 2013 , Ponta Grossa. Caderno de Resumos. : , 2013.
    • ALMEIDA, R. C. de . Valor estético e ruptura na linguagem de Augusto dos Anjos. In: I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais , 2010 , Londrina. Anais do I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais. : , 2010.
    • ALMEIDA, R. C. de . A modernidade através da imagem da água em "Muerte sin fin". In: V Encontro de pós-graduandos da FFLCH-USP , 2010 , São Paulo. Anais do V Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP. : , 2010. p. 299 - 307.
    • ALMEIDA, R. C. de . O grotesco oculto dentro de "O caixão fantástico". In: I Seminário Internacional ?Literatura, Guerra e Paz: Discursos da Memória? e VII Encontro da área de Estudos Comparados , 2007 , São Paulo. Resumo do VII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2007. p. 19 - 19.
    • ALMEIDA, R. C. de . A meta(persona)linguagem em Fernando Pessoa. In: XVIII Seminário do CELLIP , 2007 , Ponta Grossa-PR. XVIII Seminário do CELLIP. : , 2007.
    • ALMEIDA, R. C. de . Uma releitura da história através da cidade em Cesário Verde. In: ABRAPLIP , 2007 , São Paulo. XXI Encontro da Abraplip - Revoluções, Diásporas e Identidades. : , 2007. p. 148 - 149.
    • ALMEIDA, R. C. de . Paralelas e Tangentes: A poética decadentista em Augusto dos Anjos e Antônio Nobre. In: VI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2006 , São Paulo. VI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2006.
    • RUIZ, B. S. ; ALMEIDA, R. C. de . Um prefácio nada fácil: um olhar barroco e quase toda(o) poesia. Porto : CEI/ISCAP , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ALMEIDA, R. C. de ; MATANGRANO, B. A. . Contos para uma noite fria. Rio de Janeiro : Vermelho Marinho , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ALMEIDA, R. C. de ; ARAÚJO, Joana Souto . Editorial da 3ª edição. : , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • ALMEIDA, R. C. de ; ARAÚJO, Joana Souto . Editorial da 4ª edição. : , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • ALMEIDA, R. C. de ; SASSAKI, Leonardo de Barros . Editorial da 5ª edição. : , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • ALMEIDA, R. C. de ; SASSAKI, Leonardo de Barros . Editorial da 6ª edição. : , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • ALMEIDA, R. C. de . Grande Encontro - Antologia Poética. São Paulo : Physis , 2001 (Antologia de poesia)
    • ALMEIDA, R. C. de . Debatedor e parecerista do trabalho 'A via Crucis: do texto bíblico às transposições pictóricas. 2017 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer Ad Hoc no Edital 09/2017 PROPESP/UEAP. 2017 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecerista Ad Hoc no Edital 10/2017 PROPESP/UEAP. 2017 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Consultor Ad Hoc. 2016 (Relatorio_tecnico)
    • ALMEIDA, R. C. de . Consultor Ad Hoc na análise do Relatório Técnico da Chamada 21/2012 da Fundação Araucária. 2016 (Consultoria)
    • ALMEIDA, R. C. de . A lógica arquitetônica nos sermões de Pe. António Vieira. 2016 (Consultoria)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer para a Revista Desassossego. 2016 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecerista da Revista de Letras UTFPR (3). 2016 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecerista da Revista de Letras UTFPR (2). 2016 (Parecer)
    • DE ALMEIDA, ROGÉRIO CAETANO . Parecerista da Revista de Letras UTFPR. 2016 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecerista da Revista de Letras UTFPR. 2015 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecerista Ad Hoc da Revista Desassossego. 2015 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecerista Ad Hoc na Revista Non Plus, ISSN: 2316-3976. 2014 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecerista Ad Hoc na Revista Non Plus, ISSN: 2316-3976. 2015 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Supervisor de equipe para o processo de seleção do SAEB. 2014 (Consultoria)
    • ALMEIDA, R. C. de . Coordenador Estadual do processo do SAEB. 2014 (Consultoria)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de TCC 1 para o trabalho das alunas Patrícia E. Mayer e Talita A. Correia. 2015 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de TCC 1 para o trabalho do aluno Yuri Amaury Pires Molinari. 2015 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de TCC 1 da aluna Amanda A. Venci Araújo. 2015 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecerista no /II Seminário Estadual do PIBID. 2014 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Consultor Ad Hoc de Relatório Técnico. 2014 (Consultoria)
    • ALMEIDA, R. C. de . Banca para Seleção de Tutor e Alunos ao I Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. 2014 (Relatorio_tecnico)
    • ALMEIDA, R. C. de ; NUNES, P. A. . Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Letras. 2014 (Elaboracao_de_projeto)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Desassossego/USP. 2014 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Desassossego/USP. 2014 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista de Letras UTFPR. 2014 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista de Letras UTFPR. 2014 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Supervisor de Equipe de Correção de Redação do ENEM. 2014 (Outra)
    • ALMEIDA, R. C. de . Participação da Banca Corretora de Redações do Enem. 2013 (Outra)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista de Letras UTFPR. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Dito Efeito, do curso de Comunicação da UTFPR. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Dito Efeito, do curso de Comunicação da UTFPR. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Dito Efeito, do curso de Comunicação da UTFPR. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Non Plus. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Non Plus. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Desassossego/USP. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Desassossego/USP. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista Desassossego/USP. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista de Letras UTFPR. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista de Letras UTFPR. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Parecer de artigo submetido à Revista de Letras UTFPR. 2013 (Parecer)
    • ALMEIDA, R. C. de . Corretor online na Área de Produção de Texto. 2010 (Outra)
    • ALMEIDA, R. C. de . Convergências Teóricas entre o Fantástico e o Grotesco em diferentes linguagens. 2017 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. C. de . A história do grotesco em literatura e outras linguagens. 2017 (Outra)
    • ALMEIDA, R. C. de . Entre o mito e o realismo cruel: a forma em 'O minotauro', de Valêncio Xavier. 2017 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. C. de . Linguagem e lirismo em Al Berto: uma visada a partir do grotesco. 2017 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. C. de . Marcas decadentistas, simbolista e expressionistas em Augusto dos Anjos. 2017 (Simposio)
    • ALMEIDA, R. C. de . Para uma epistemologia do grotesco. 2015 (Congresso)
    • ALMEIDA, R. C. de . Outros traumas contemporâneos: o absurdo em 'apocalipse dos trabalhadores' e 'Dois dias, uma noite'. 2015 (Congresso)
    • ALMEIDA, R. C. de . Linguagem Artística e Tecnologia. 2014 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. C. de . Cisões e intersecções entre o fantástico e o grotesco. 2014 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. C. de ; SANTOS, L. A. . O fantástico e o grotesco: margens teóricas e intersecção entre linguagens. 2014 (Congresso)
    • ALMEIDA, R. C. de ; SANTOS, L. A. . Insóli(tudo): o fantástico na literatura e em outras linguagens. 2014 (Simposio)
    • ALMEIDA, R. C. de . Sátiros e faunos: o mundo povoado de seres insólitos. 2014 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. C. de . Imagens estranhas e grotescas na metalinguagem de João Cabral. 2013 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. C. de . A modernidade na construção do contemporâneo em literatura e outras linguagens. 2013 (Simposio)
    • ALMEIDA, R. C. de . O fantástico, o estranho e o grotesco: estudos sobre os gêneros. 2013 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. C. de . Uma releitura da história através da cidade em Cesário Verde. 2006 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. C. de . Paralelas e tangentes: a poética decadentista em Augusto dos Anjos e Antônio Nobre. 2006 (Outra)
    • ALMEIDA, R. C. de . A meta(persona) linguagem em Fernando Pessoa. 2007 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. C. de . O grotesco oculto dentro de 'O caixão fantástico'. 2007 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. C. de . O olhar pós-moderno sobre Lisboa na poesia de Al Berto. 2010 (Congresso)
    • ALMEIDA, R. C. de . Valor estético e ruptura na linguagem de Augusto dos Anjos. 2010 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. C. de . O corpo insólito e grotesco em Mário de Sá-Carneiro. 2010 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. C. de . A totalidade do lar desconstruída no "Poema-prefácio", de Herberto Helder. 2011 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, R. C. de . A modernidade através da imagem da água em "Muerte sin fin". 2010 (Outra)
    • ALMEIDA, R. C. de . A obra de Fernando Pessoa através da metalinguagem. 2004 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. C. de . A formação da modernidade na poesia brasileira. 2006 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. C. de . Fernando Pessoa passeia pela modernidade. 2008 (Conferência)
    • ALMEIDA, R. C. de ; COSTA, H. . IV Congresso da ABEH - Associação Brasileira de Estudos de Homocultura. 2008 (ABEH/ USP)
    • ALMEIDA, R. C. de . II Seminário Interdisciplinar dos PIBIDs. 2014 (UTFPR e CAPES)
    • ALMEIDA, R. C. de . IX Seminário de Pesquisa e I Seminário de dissertações em andamento. 2017 (Uniandrade)
    • ALMEIDA, R. C. de . Coordenador do grupo de estudos de Literatura Brasileira. 2006 (Uniesp/ Renascença)
    • ALMEIDA, R. C. de . Curso pra professores da SEED-PR (PDE). 2014 (UTFPR)
    • ALMEIDA, R. C. de . Curso para professores do PDE. 2013 (UTFPR)
    • ALMEIDA, R. C. de . Especialização em Narrativas Visuais. 2016 (Dadin)
    • ALMEIDA, R. C. de . Evolução dos gêneros literários: narrativas e visualidades. 2017 (DADIN/UTFPR)
    • ALMEIDA, R. C. de . Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). 2016 (SEED/UTFPR)
    • ALMEIDA, R. C. de . O centro é uma sala de aula. 2007 (Prefeitura de São Paulo/ Faculdade Renascença)
    • ALMEIDA, R. C. de . Literatura em intersecção com outras linguagens artísticas. 2017 (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
    • ALMEIDA, R. C. de . Relatório de Parecer Ad Hoc. 2016
    • ALMEIDA, R. C. de . Relatório de atividades desenvolvidas no PIBID Interdisciplinar. 2014
    • Nome do projeto: Recortes do grotesco na história da literatura portuguesa: cantigas de maldizer; satíricos barrocos, Bocage, Pessanha, Sá-Carneiro e Al Berto (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. C. de , COSTA, H. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é estudar a presença do grotesco e/ ou suas marcas na literatura portuguesa das origens até a contemporaneidade. Para tanto, o escopo teórico utilizado permeia as duas tendências fundamentais do grotesco: um ligado à tradição popular e outro caracterizado como algo próximo do assustador, do fantástico, do desmesurado. Destarte, os teóricos que fundamentam o grotesco são Mikhail Bakhtin e Wolfgang Kayser, sem desprezar outras contribuições para o tema, como Henri Bergson, Victor Hugo, Charles Baudelaire,Umberto Eco e Linda Hutcheon, entre tantos outros.
    • Nome do projeto: O corpo grotesco como elemento de construção poética na obra de Augusto dos Anjos, Mário de Sá-Carneiro e Ramón López Velarde (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. C. de , COSTA, H. .
      Descrição: O trabalho objetiva uma análise do corpo grotesco enquanto elemento construtivo da poética de três autores do início do século XX: Mário de Sá-Carneiro (Portugal); Augusto dos Anjos (Brasil) e Ramón López Velarde (México). Os escritores foram escolhidos pelo fato de, na mesma época, abalarem as respectivas sociedades em que viveram com produções poéticas inovadoras. Baseando-se nisto, a abordagem é feita a partir das teorias de W. Kayser, sobre o grotesco romântico e Mikhail Bakhtin sobre o realismo grotesco. A pesquisa identificou a necessidade de relacionar o corpo grotesco com a teoria do Decadentismo, pois esta estética constitui uma das primeiras rupturas rumo ao que se convencionou chamar de modernidade. Por fim, analisamos a definitiva entrada do grotesco no cânone dos três países e a relação existente entre a categoria literária (e o corpo grotesco) com a poesia moderna.
    • Nome do projeto: PIBID - Coordenador do Subprojeto do PIBID 2014 - Projeto Interdisciplinar (DACEX, DALEM, DAMAT E DAFIS). (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, R. C. de .
      Descrição: O Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) visa a estimular a inserção de alunos de Licenciaturas nas escolas públicas do país.
    • Nome do projeto: Observatório midiático: estudos de recepção, circulação e crítica cultural (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. C. de , CANTARIN, M. M. , DE LIMA, MARCELO FERNANDO .
      Descrição: Uma das tendências das teorias da comunicação atual é dar maior importância para aspectos relacionados à recepção e circulação de mensagens midiáticas. No dizer de Miquel Rodrigo Alsina, não basta entender o que está por trás das mensagens que recebemos através dos meios de comunicação de massa, mas precisamos saber o que efetivamente as pessoas fazem com tais mensagens. Segundo ele, a comunicação era tradicionalmente entendida como um processo de transmissão de informações; mais recentemente, no entanto, ela passou a ser vista como um sistema de construção de sentido, que deve levar em conta a produção, a circulação e a recepção das mensagens. Autores como Stuart Hall, Richard Hoggart, Umberto Eco, Hans Robert Jaus, entre outros, foram os primeiros, ainda nas décadas de 1960 e 1970, a chamar a atenção para o fato de que as mensagens midiáticas não exercem uma função homogênea sobre os receptores; cada grupo de receptores, baseado em sua cultura, faz usos diferentes das mensagens que recebem. Recentemente, com o avanço das novas tecnologias, alguns teóricos defendem a existência de maior autonomia da participação dos receptores das mensagens midiáticas: de meros consumidores, passaram a ser produtos de novas mensagens, graças à atualização de meios alternativos à mídia de massa, tais como as redes sociais. Trata-se de pensar a comunicação também pela ótica da midiatização, entendendo-a como a unificação e diferenciação dos mercados discursivos a partir de três dimensões que se afetam mutuamente: processos comunicacionais, contextos sociais e dispositivos. Estas dimensões são fundamentais para entender a comunicação realizada na contemporaneidade, onde consumidores e produtores se revezam na produção de materiais significantes. Parte-se da ideia inicial de que a comunicação é uma forma de construir zonas compartilhadas de sentido, rompendo com os protocolos clássicos preestabelecidos. Entende-se, hoje, que o leitor dos mass media não é passivo. Conforme pesquisas de autores como Barbero e Hall, o leitor tem um papel muito importante na própria definição da linha editorial de veículos de informação. Nesse sentido, a comunicação não é uma via de mão única. Trata-se de uma atividade intersubjetiva, cujos níveis de influência resultam de uma permanente negociação entre emissores e receptores. Levando isso em conta, o presente projeto tem por objetivos principais investigar como se dá o processo de circulação/circularidade dos textos intermidiáticos tendo como foco um conjunto de casos de repercussão midiática; estudar a recepção dos produtos midiáticos por diversos públicos e verificar incidências culturais sob o ponto de vista de uma ecocrítica e das produções online como espaços de construção literária.
    • Nome do projeto: (DES)caminhos da modernidade ao contemporâneo: estudos literários e em outras linguagens (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. C. de , CANTARIN, M. M. , NASCIMENTO, N. A. , POLESE, E. S. , MATSUDA, A. A. , DE LIMA, MARCELO FERNANDO .
      Descrição: O projeto está voltado aos estudos referentes aos conceitos de Modernidade, suas manifestações em linguagens diversas e os modos como o pensamento contemporâneo absorve tais reflexões no plano da forma e do conteúdo, na história e na fragmentação do espaço-tempo, na subjetividade e na coletividade. No que concerne à modernidade e ao pensamento contemporâneo, estabelecem-se conexões entre as mais diversas linguagens, bem como a problematização de questões relacionadas à identidade, indústria cultural, estética da recepção e formação do leitor. O presente projeto de pesquisa tem por objetivos desenvolver estudos das conceituações de modernidade, discutir a questão do cânone sob os vieses da modernidade e do pensamento contemporâneo, estabelecendo conexões entre as mais diversas linguagens, com destaque para o plano do cânone literário, inseridas em um contexto espaço-temporal e as reflexões filosóficas pertinentes. Além disso, busca-se compreender e analisar como experiências singulares são basilares na construção das manifestações artísticas modernas e contemporâneas, apesar das diferentes abordagens em ambos os períodos. Como extensão, visa verificar a constituição de um cânone da modernidade e do pensamento contemporâneo a partir de experiências estéticas de estranhamento, ainda que associadas a diferentes campos da experiência humana, da cultura e do pensamento. Enfim, o projeto se propõe a contribuir para a formação dos discentes do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação - DALIC, da UTFPR, de pesquisadores e professores da região de Curitiba interessados em compreender, aprofundar e interpretar manifestações culturais e, mais especificamente, a linguagem literária das culturas de língua portuguesa e de outros idiomas
    • Nome do projeto: Fantasismo Brasileiro: do Romantismo à contemporaneidade (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, R. C. de , MATANGRANO, B. A. , TAVARES, E. .
      Descrição: Projeto de Extensão registrado no DEPEX sob o número 096/2017. Compõem o projeto uma exposição itinerante sobre o fantástico brasileiro (na UTFPR, ela permaneceu de 26 de novembro a 14 de dezembro) e um evento acadêmico (de 26 a 30 de novembro de 2017).
    • Nome do projeto: No limiar da forma: o grotesco, o fantástico e o absurdo em perspectiva intermidiática (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. C. de , OLIVEIRA, A. , LOBO, J. L. , MERIZZIO, P. , SANTOS, D. , JAKOBSEN, K. L. F. , CAVALHEIRO, M. G. , CARVALHO, A. , ROCHA JUNIOR, R. W. , TREMBA, G. B. C. .
      Descrição: A pesquisa proposta tem como objetivo formar pesquisadores de graduação e pós-graduação (stricto sensu) em conjunto com o orientador no que tange à intermidialidade. Tal campo se aproxima da literatura comparada e dos estudos interartes. Se tradicionalmente os estudos literários apartam trabalhos relacionados a mídias, nos últimos anos esse enfoque ganha espaço na crítica literária desenvolvida em diferentes países, tais como: Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Itália, Portugal, América Latina e Brasil. Apesar de a comparação entre diferentes linguagens sempre ter existido, havia certo receio de se incorporar as mídias a essas comparações pelo fato de não pertencerem ao que se considera como canônico nas artes. Alquebrada tal distinção, possibilita-se um trabalho de se analisar a literatura em comparação com games, séries de TV, séries lançadas no youtube, além do trabalho que já existia com as linguagens artísticas já sacramentadas. No contexto da universidade tecnológica, pesquisas que intercalam as relações entre literatura, diferentes linguagens artísticas (cinema, pintura, escultura, arquitetura fotografia) e diferentes mídias (jornais, revistas, televisão, internet), doravante chamadas de intermidialidade, intercalam-se com os todos os princípios dispostos no Artigo 2º do Estatuto da Universidade (disponível em: http://www.utfpr.edu.br/a-instituicao/documentos-institucionais/estatuto-1/Estatuto%20da%20UTFPR.pdf/view ). De tal maneira, além de formar pesquisadores endógenos ao espaço universitário, há uma preocupação em formar docentes no curso de licenciatura em Letras que possuam habilidades e competências afim de contribuir com o processo de multiletramentos, a saber: formar alunos que ministrem aulas que ofereçam um repertório de decodificação em diferentes linguagens. Nessa perspectiva, este projeto de pesquisa pretende contribuir, de alguma forma, para a redução dos índices alarmantes de analfabetismo funcional no país e regionalmente. Se o letramento em linguagem verbal contribui para o exercício da cidadania, na contemporaneidade, o letramento digital possui um papel tão importante quanto no processo de formação do indivíduo. Para que tal trabalho seja efetivo, um grupo de estudos terá reuniões semanais com um escopo direcionado ao letramento e ao letramento digital. Para tal, a divulgação das reuniões do grupo já ocorrem em universidades públicas e particulares da região de Curitiba, facilitando a divulgação para alunos de outros cursos e a membros da comunidade externa interessados em participar da discussão. Se os objetivos principais são formação de leitores em diferentes linguagens com o intuito de pesquisa e ensino, a metodologia adotada será a comparada. Apesar de o comparatismo não ser considerado um método de per si nos estudos literários, ele foi tomado como uma metodologia que contribui para a decodificação, a análise, a interpretação e a subversão da própria linguagem. Neste sentido, se não é um objetivo precípuo do trabalho formar artistas que se proponham a questionar as linguagens, esta se torna uma possibilidade através do método adotado para se trabalhar com a intermidialidade. Melhor descritos abaixo, a reflexão teórica sobre intermidialidade parte dos trabalhos de Claus Cluver e Helena Rajevsky, ambos pesquisadores notórios reconhecidos pela comunidade acadêmica internacional, que já estiveram presentes em congressos internacionais organizados pelo GT de Intermidialidade da Anpoll, do qual o professor proponente é membro (ver: http://anpoll.org.br/gt/intermidialidade-literaturas-artes-e-midias/membros/), além dos trabalhos de Robert Stam e Linda Hutcheon sobre adaptação de uma linguagem para outra. Em esfera nacional, os trabalhos de Márcia Arbex (UFMG), Brunilda Reichmann (UFPR/Uniandrade) e Thaís Flores N. Diniz (UFMG). Quanto ao objeto de pesquisa, optamos por concatena
    • Nome do projeto: PDE - Governo do Estado do Paraná (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, R. C. de .
      Descrição: Participação como professor e orientador na área de Língua Portuguesa no Programa de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Paraná
    • Nome do projeto: O estranho, o absurdo e o grotesco: da modernidade ao contemporâneo em literatura e outras linguagens (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, R. C. de , OLIVEIRA, A. , DIAS, Bruno V. K. , LOBO, J. L. , CAMARGO, E. C. , COSTA, N. S. .
      Descrição: O grupo parte das conceituações do fantástico, do estranho, do grotesco, do insólito, do absurdo e categorias congêneres para discutir e construir sínteses dos aspectos mais relevantes para os estudos de linguagens, artísticas ou não, desenvolvidos tanto na forma (tékhne) quanto no conteúdo (tecnologia e urbanidade gerando estranhamento no homem), descontruir e reconstruir antigas definições estanques e propor novas possibilidades de interpretação, seja à luz de teóricos canônicos, seja a partir de uma necessária reavaliação. Tais objetivos se desdobram em produções acadêmicas e no aperfeiçoamento de professores e pesquisadores.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras Português/ Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Ibirapuera
        Título: Elementos ocultistas na obra de Fernando Pessoa
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1998 - 2005 ).
        Outras informações: Professor aprovado em concurso interno para Coordenador Pedagógico em 05/2001.
        Outras informações: Professor de Educação Básica II
    • Associação Religiosa e Beneficente Jesus Maria José:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Regime de trabalho: professor-horista.
        Outras informações: Professor Ensino Médio
    • Faculdade de Tecnologia Hebraico Brasileira Renascenca:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Regime de trabalho: Professor-horista até junho de 2007; a partir de julho de 2007, regime de 40 horas semanais.
        Outras informações: Professor Especialista
    • Revista Crioula:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Revista Eletrônica dos Alunos de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa/ USP Periodicidade: Semestral
    • Revista Crioula:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
    • Universidade Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Regime de trabalho: professor-horista
        Outras informações: Professor Especialista
    • Revista Desassossego:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Revista da área de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo ISSN:2175-3180 Editor Chefe
    • Colégio Cristovão Colombo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Análise:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Desassossego:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Membro do corpo editorial e partícipe da revisão final da revista
    • Revista Non Plus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista da Revista Non Plus (ISSN: 2316-3976).
    • Revista de Letras da UTFPR:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista da Revista de Letras da UTFPR (ISSN: 0104-9992)
    • Revista de Letras UTFPR:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista Dito Efeito (ISSN: 1984-2376):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: (ISSN: 1984-2376)
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidade Tecnológica Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial da editora da UTFPR na área de Linguística, Letras e Artes.