Não autenticado |

Andréa Machado de Almeida Mattos

    • possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), especialização em língua inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo, e período de estágio de doutorado (doutorado sanduiche) na University of Manitoba, em Winnipeg, no Canadá. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino de língua inglesa, desenvolvimento do professor de língua estrangeira, pesquisa em sala de aula, reflexão crítica e novos letramentos.

       

      Links:    

    • Desenvolvimento de Professor de Língua Estrangeira
    • Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira
    • MATTOS, A. M. A. . Narratives on Teaching and Teacher Education: an international perspective. New York : Palgrave MacMillan, 2009 . 272p. ISBN: 9780230612334.
    • MATTOS, A. M. A. . Narrativas, identidades e ação política na pós-modernidade Educação & Sociedade (Impresso) , v. 31 , p. 587 - 602 , 2010. ISSN: 01017330.
    • MATTOS, A. M. A. ; VALERIO, K. M. . Letramento Crítico e Ensino Comunicativo: lacunas e interseções Revista Brasileira de Lingüística Aplicada , v. 10 , p. 135 - 158 , 2010. ISSN: 16760786.
    • MATTOS, A. M. A. . Colaboração e Confiança na Formação do Professor de Língua Estrangeira Signum. Estudos de Linguagem , v. 10 , p. 11 - 31 , 2007. ISSN: 15163083.
    • MATTOS, A. M. A. . Fatores que influenciam a sala de aula de Língua Estrangeira: um relato pessoal Letras & Letras , v. 19 , p. 21 - 39 , 2003. ISSN: 01023527.
    • MATTOS, A. M. A. . Virtual Classrooms in Brazil: teachers' difficulties and anxieties towards technology in language learning Revista Brasileira de Lingüística Aplicada , v. 3 , p. 115 - 132 , 2003. ISSN: 16760786.
    • MATTOS, A. M. A. . Percepções de uma Professora de Inglês em Formação Revista de Ciências Humanas (Viçosa) , v. 3 , p. 15 - 21 , 2003. ISSN: 15191974.
    • MATTOS, A. M. A. . Percepções sobre a sala de aula de língua estrangeira: uma visão global e êmica Revista de Estudos da Linguagem , v. 10 , p. 109 - 138 , 2002. ISSN: 01040588.
    • MATTOS, A. M. A. . O Professor no Espelho: conscientização e mudança pela auto-observação Revista Brasileira de Lingüística Aplicada , v. 2 , p. 121 - 155 , 2002. ISSN: 16760786.
    • MATTOS, A. M. A. ; MATTOS, C. M. A. . O Trabalho Docente: reflexões sobre a profissão professor Presença Pedagógica , v. 7 , p. 69 - 73 , 2001. ISSN: 14131862.
    • MATTOS, A. M. A. . A Hipótese da Gramática Universal e a Aquisição de Segunda Língua Revista de Estudos da Linguagem , v. 09 , p. 51 - 71 , 2000. ISSN: 01040588.
    • MATTOS, A. M. A. . A Vygotskian Approach to Evaluation in Foreign Language Learning Contexts ELT Journal , v. 54 , p. 335 - 345 , 2000. ISSN: 09510893.
    • MATTOS, A. M. A. . Estratégias de Aprendizagem do Professor de Inglês como Língua Estrangeira Vertentes (São João Del-Rei) , v. 13 , p. 151 - 160 , 1999. ISSN: 01048473.
    • MATTOS, A. M. A. . Estudo com Diários Revista de Estudos da Linguagem , v. 8 , p. 147 - 158 , 1999. ISSN: 01040588.
    • MATTOS, A. M. A. . Input and Formal Instruction New Routes in ELT , v. 5 , p. 40 - 41 , 1999. ISSN: 15163601.
    • MATTOS, A. M. A. . Native and Non-Native Teacher: A Matter to Think Over English Teaching Forum , v. 35 , p. 38 - 38 , 1997. ISSN: .
    • MATTOS, A. M. A. . "Great Expectations": Understanding Hope through EFL Teachers' Narratives. New Challenges in Language and Literature, v. , p. 41 - 51, 2009.
    • MATTOS, A. M. A. . A Tail of Hope: pre-service teachers stories of expectation towards the profession. Narratives on Teaching and Teacher Education: an international perspective, v. 1, p. 203 - 215, 2009.
    • MATTOS, A. M. A. . Understanding Classroom Experiences: listening to stories in order to tell stories. Narratives on Teaching and Teacher Education: an international perspective, v. 1, p. 31 - 45, 2009.
    • MATTOS, A. M. A. . Introduction. Narratives on Teaching and Teacher Education: an international perspective, v. 1, p. 1 - 9, 2009.
    • MATTOS, A. M. A. ; SOUZA, R. A. . O ensino e a aprendizagem da pronúncia do inglês. Práticas de Ensino e Aprendizagem de Inglês com Foco na autonomia, v. , p. 83 - 102, 2007.
    • MATTOS, A. M. A. ; SOUZA, R. A. . O ensino e a aprendizagem da pronúncia do inglês. Práticas de Ensino e Aprendizagem de Inglês com Foco na Autonomia, v. , p. 83 - 102, 2005.
    • MATTOS, A. M. A. . Iluminando a 'Caixa Preta': uma perspectiva êmica sobre a cultura da sala de aula de língua estrangeira. A Interculturalidade no Ensino de Inglês, v. 08, p. 271 - 285, 2005.
    • MATTOS, A. M. A. . A Vygotskian Approach to Evaluation in Foreign Language Learning Contexts. Language, Literacy and Education: a reader, v. , p. 55 - 64, 2003.
    • MATTOS, A. M. A. . Teaching Communicatively: for better or for worse . APLIEMGE Newsletter , Belo Horizonte - MG , 01 out. 2001.
    • MATTOS, A. M. A. . Different Views on Learner Motivation . APLIEMGE Newsletter , Belo Horizonte - MG , 01 out. 1999.
    • MATTOS, A. M. A. . What Makes a Good (Language) Teacher? . APLIEMGE Newsletter , Belo Horizonte - MG , 01 jun. 1998.
    • MATTOS, A. M. A. . Linguistics and Applied Linguistics: what's the difference after all? . APLIEMGE Newsletter , Belo Horizonte - MG , 01 dez. 1997.
    • MATTOS, A. M. A. . Uma Discussão sobre o Fato (Jurídico) . Revista Judiciário Capixaba , Vitória - ES , 01 abr. 1988.
    • MATTOS, A. M. A. . On the Problem of Word-by-word Translation . APLIEMGE Newsletter , Belo Horizonte - MG , 01 set. 1997.
    • MATTOS, A. M. A. . Talkback . English Teaching Professional , Inglaterra , 01 out. 1998.
    • MATTOS, A. M. A. ; JORGE, M. L. S. ; OLIVEIRA, A. L. A. M. . Rethinking EFL Education in Brazil: critical issues of social mobility, language conceptions, race and identity. In: Mobility Language Literacy , 2011 , Cidade do Cabo. Abstracts. Cidade do Cabo : AILA Research Networks on Language and Migration, 2011.
    • MATTOS, A. M. A. . Creating Possibilities for Social Mobility and Citizenship: teaching English through critical literacy in public schools. In: Mobility Language Literacy , 2011 , Cidade do Cabo. Abstracts. Cidade do Cabo : AILA Research Networks on Language and Migration, 2011.
    • MATTOS, A. M. A. . Learning Together, Teaching Together: challenges in introducing critical literacy in the foreign language classroom. In: IASCE Conference 2010 , 2010 , Brisbane - QLD, Austrália. Cooperative Learning: Pedagogy, Policy and Practice. Brisbane - QLD : The University of Queensland, 2010. p. 31 - 31.
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; OLIVEIRA, A. L. A. M. ; SOUZA, R. Q. . Simpósio - Políticas Linguísticas e Formação de Professores: Cidadania, Representações Sociais e Propostas de Transformação. In: IIICLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores , 2010 , Taubaté - SP. Livro de Resumos. Taubaté : Universidade de Taubaté, 2010. p. 26 - 29.
    • MATTOS, A. M. A. . Formando Professores para a Educação para a Cidadania: Reflexões sobre Práticas de Ensino de Inglês na Escola Pública. In: IIICLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores , 2010 , Taubaté - SP. Livro de Resumos. Taubaté - SP : Universidade de Taubaté, 2010. p. 27 - .
    • DUTRA, D. P. ; MELLO, H. R. ; MATTOS, A. M. A. ; NEVES, M. ; PAIVA, V. L. M. O. E. . Educação Continuada para Professores de Línguas Estrangeiras (Educonle). In: 7o. Encontro de Extensão da UFMG , 2004 , Belo Horizonte - MG. Anais do 7o. Encontro de Extensão da UFMG. Belo Horizonte : Pro-Reitoria de Extensão da UFMG, 2004. p. 1 - 7.
    • DUTRA, D. P. ; MELLO, H. R. ; MATTOS, A. M. A. ; NEVES, M. ; PAIVA, V. L. M. O. E. . Aspectos da Formação Continuada e Inicial em Línguas Estrangeiras. In: 6º Encontro de Extensão da UFMG , 2003 , Belo Horizontes - MG. Anais do 6o. Encontro de Extensão da UFMG. Belo Horizonte - MG : Pro-Reitoria de Extensão da UFMG, 2003. p. 99 - 102.
    • MATTOS, A. M. A. . Citizenship, New Literacies and Foreign Language Teacher Education. In: II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts , 2010 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : USP, 2010. p. 16 - .
    • MATTOS, A. M. A. . Listening to EFL Teachers' Stories of Hope and Expectation: Canadian research inspiring Brazilian teachers. In: IX Congresso Internacional da ABECAN , 2008 , Salvador. Anais do IX Congresso Internacional da ABECAN - Brasil-Canadá: Conexões, Saberes, Desenvolvimentos. Salvador : Edufba / ABECAN, 2008.
    • MATTOS, A. M. A. . Construindo Cidadania na Escola Pública: um projeto colaborativo para o letramento crítico. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2010 , Maringá - PR. Caderno de Resumos. Maringá - PR : Universidade Estadual de Maringá, 2010. p. 450 - 451.
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; EVANGELISTA, H. A. ; JORGE, M. L. S. . Narrative Research for Critical Issues in Brazil: where we've been, what we're aiming at. In: Narrative Matters 2010 , 2010 , Fredericton - NB. Book of Abstracts - Exploring the Narrative Landscape: Issues, Investigations and Interventions. Fredericton - NB : St. Thomas University, 2010. p. 183 - 184.
    • MATTOS, A. M. A. . Critical Literacy, Globalization and Teacher Education: a project in ESL. In: TESL Canada 2009 Conference , 2009 , Banff - AB, Canada. Conference Program Book - Weaving Pathways: interculturalism and langage. Banff - AB : TESL Canada, 2009. p. 49 - .
    • MATTOS, A. M. A. . Letramento Crítico na Formação do Professor de Língua Estrangeira: o embate entre o local e o global. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI , 2009 , São José do Rio Preto. Caderno de Resumos. São José do Rio Preto : Grupo HN, 2009. p. 67 - 68.
    • JORGE, M. L. S. ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; NEVES, M. . Olhares Críticos sobre o Ensino/Aprendizagem de Inglês e a Formação do Professor de Língua Estrangeira. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI , 2009 , São José do Rio Preto - SP. Caderno de Resumos. São José do Rio Preto : Grupo HN, 2009. p. 67 - 70.
    • MELLO, A. C. ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; SILVA, S. R. E. . Simpósio - Reflexões de Formadores de Professores sobre o seu Desenvolvimento através do Processo de Formação Continuada. In: II Congresso Latino-Americano de Fromação de Professores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : Edições Entrelugar, 2008. p. 132 - 134.
    • FESTINO, C. G. ; MATTOS, A. M. A. ; MIZAN, S. ; MONTE-MOR, W. M. . Simpósio - Becoming Critical: Teaching and Learning through Critical Literacy. In: II Congresso Latino-Americano de Fromação de Professores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : Edições Entrelugar, 2008. p. 111 - 113.
    • MATTOS, A. M. A. . Reflexões sobre o Papel do Formador de Professores de Inglês: ansiedade, estresse e motivação pessoal num projeto de formação continuada. In: II Congresso Latino-Americando de Formação de Professores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : Edições Entrelugar, 2008. p. 133 - 133.
    • MATTOS, A. M. A. . Critical Literacy in English Teaching and Teacher Education: a Collaborative Action Research Project in Public Schools. In: II Congresso Latino-Americano de Fromação de Professores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : Edições Entrelugar, 2008. p. 111 - 112.
    • MATTOS, A. M. A. . Narrativas de Esperança: atos de fala de emoção. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso , 2008 , Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação. Belo Horizonte : UFMG, 2008.
    • LI, Y. ; SILLITO, J. ; MATTOS, A. M. A. . Simpósio - Telling our Stories: hope conversations between Brazil and Canada. In: Narrative Matters 2008 , 2008 , Toronto, ON. Narrative Matters 2008. Toronto, ON : University of Toronto, 2008. p. 66 - 67.
    • MATTOS, A. M. A. . Hopefully Speaking: conceptions of the teaching profession in Brazil. In: Narrative Matters 2008 , 2008 , Toronto, ON. Narrative Matters 2008. Toronto, ON : University of Toronto, 2008. p. 35 - 35.
    • PIMENTA, S. M. O. ; VALERIO, K. M. ; NATIVIDADE, C. ; MATTOS, A. M. A. . Seminário Temático - Emoção e Interação na Vida Cotidiana. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso , 2008 , Belo Horizonte - MG. Caderno de Resumos. Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
    • MATTOS, A. M. A. . Narrativas de Esperança: atos de fala de emoção. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso , 2008 , Belo Horizonte - MG. Caderno de Resumos. Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. p. 114 - 115.
    • MATTOS, A. M. A. . Listening to EFL Teachers' Stories of Hope and Expectation: Canadian research inspiring Brazilian teachers. In: IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses - ABECAN , 2007 , Salvador. Caderno de Resumos. Salvador - BA : Universidade Federal da Bahia, 2007. p. 38 - .
    • TAKAKI, N. H. ; JORGE, M. L. S. ; MATTOS, A. M. A. . Mesa Redonda - Dialogues between Brazil and Canada: literacies, diversity, narratives and identities at stake. In: IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses - ABECAN , 2007 , Salvador. Caderno de Resumos. Salvador - BA : Universidade Federal da Bahia, 2007. p. 38 - .
    • MATTOS, A. M. A. . Para compreender a sala de aula: ouvindo histórias para contar histórias. In: I CLAFPL - 1o. Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas , 2007 , Florianópolis - SC. Anais do Primeiro Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis : UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. p. 705 - 713.
    • LARSEN, D. J. ; LI, Y. ; MATTOS, A. M. A. . Simpósio - Believing that it's Possible: the power of student and teacher narratives of hope. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês - ABRAPUI , 2007 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte : ABRAPUI / UFMG, 2007.
    • MATTOS, A. M. A. . Great Expectations: understanding hope through EFL teachers' narratives. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês - ABRAPUI , 2007 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte : ABRAPUI / UFMG, 2007.
    • MATTOS, A. M. A. . Auto-Observação e Reflexão Crítica: caminho para o desenvolvimento profissional. In: VI CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2001 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos. : , 2001. p. 118 - 119.
    • MATTOS, A. M. A. . Pequenos Passos, Grandes Soluções: a PesquisAção como ferramenta para solução de problemas de sala de aula de língua estrangeira. In: VII CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2004 , São Paulo. Anais do VII CBLA - Lingüística Aplicada e Contemporaneidade. São Paulo : ALAB - Associação de Lingüística Aplicada do Brasil, 2004.
    • MATTOS, A. M. A. . Para compreender a sala de aula: ouvindo histórias para contar histórias. In: I CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua , 2006 , Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. p. 47 - 47.
    • MATTOS, A. M. A. ; OLIVEIRA, E. C. ; AUGUSTO, R. ; BAMBIRRA, M. R. A. ; ARRUDA, C. F. B. ; JORGE, M. L. S. . Simpósio - Histórias vividas, histórias contadas: narrativas na formação de professores. In: I CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Língua , 2006 , Florianópolis - SC. Caderno de Resumos. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. p. 47 - 48.
    • MATTOS, A. M. A. . Figura e Fundo: um novo olhar sobre a realização de tarefas pedagógicas em língua estrangeira. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN , 2007 , Belo Horizonte - MG. Caderno de Resumos. Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais / ABRALIN, 2007.
    • MATTOS, A. M. A. . Diários Reveladores: questões de relacionamento e 'ação profunda' no trabalho de grupo em aulas de língua estrangeira. In: I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia - MG. Caderno de Resumos. Uberlândia - MG : Universidade Federal de Uberlândia, 2006.
    • DUTRA, D. P. ; MELLO, H. R. ; JORGE, M. L. S. ; MATTOS, A. M. A. ; MELLO, A. C. ; FERREIRA, D. E. ; OLIVEIRA, S. B. ; NERI, P. . O Caminho da Reflexão na Formação de Professores Iniciantes. In: 12 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Língüística Aplicada , 2002 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : LAEL / PUC-SP, 2002. p. 232 - 233.
    • MATTOS, A. M. A. . Teacher Education: Awareness and Self-development through Self-observation. In: Braz-TESOL 7th National Convention , 2000 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : Braz-TESOL, 2000.
    • MATTOS, A. M. A. . Teacher Education: understanding classroom experiences through narratives. In: Narrative Matters 2006 , 2006 , Wolfville - Nova Scotia. Caderno de Resumos. Wolfville : Acadia University, 2006. p. 47 - .
    • MATTOS, A. M. A. . Colaboração na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD): uma proposta para a formação de professores de LE. In: XVIII ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa , 2005 , Fortaleza - CE. Caderno de Resumos do XVIII ENPULI. Fortaleza - CE : UECE - Universidade Estadual do Ceará, 2005. p. 62 - .
    • MATTOS, A. M. A. . Pequenos Passos; Grandes Soluções: a PesquisAção como ferramenta para solução de problemas de sala de aula de língua estrangeira. In: VII CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2004 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : ALAB / PUC - SP, 2004. p. 113 - 113.
    • MATTOS, A. M. A. . Virtual Classrooms in Brazil: teachers' difficulties and anxieties towards technology in language learning. In: WORLDCALL 2003 , 2003 , Banff - Alberta. Caderno de Resumos. Banff : Calgary / Alberta University, 2003.
    • MATTOS, A. M. A. . Iluminando a Caixa Preta: uma perspectiva êmica sobre a cultura da sala de aula de língua estrangeira. In: XVII ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa , 2003 , Florianópolis - SC. Caderno de Resumos. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. p. 61 - 61.
    • MATTOS, A. M. A. ; MELLO, H. R. ; MICCOLI, L. S. . Action Research - do you have to be a researcher to do it?. In: 4th APLIEMGE Conference , 2002 , Belo Horizonte. APLIEMGE 4th Conference. Belo Horizonte : , 2002.
    • MATTOS, A. M. A. . Auto-observação e Reflexão Crítica: caminho para o desenvolvimento profissional. In: VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2002 , Belo Horizonte - MG. Anais do VI CBLA: A Linguagem como Prática Social. Belo Horizonte - MG : ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil, 2002.
    • MATTOS, A. M. A. . Percepções de uma Professora de Inglês em Formação. In: XVI ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa , 2001 , Londrina - PR. Caderno de Resumos. Londrina -PR : Universidade Estadual de Londrina - UEL, 2001. p. 46 - 46.
    • MATTOS, A. M. A. . Resenha. Londres : Modern English Publishing Ltd; , 2005 (Resenha Crítica do livro "Task-based Language Learning and Teaching" de Rod Ellis)
    • MATTOS, A. M. A. . Resenha. Londres : Modern English Publishing Ltd , 2004 (Resenha Crítica do livro "Study Skills for Speakers of English as a Second Language")
    • MATTOS, A. M. A. . 11th Advances in Qualitative Methods Conference (Abstract Reviewer). 2010 (Parecer)
    • MATTOS, A. M. A. . Language and Intercultural Communication (Parecer). 2010 (Parecer)
    • MATTOS, A. M. A. . PNLD - Plano Nacional do Livro Didático - Línguas Estrangeiras (Leitor Crítico). 2010 (Parecer)
    • MATTOS, A. M. A. . Language and Intercultural Communication (Parecer). 2010 (Parecer)
    • MATTOS, A. M. A. . 9th Advances in Qualitative Methods Conference (Abstract Reviewer). 2008 (Parecer)
    • MATTOS, A. M. A. . Anais do XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (Parecerista). 2007 (Parecer)
    • MATTOS, A. M. A. . Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Parecer). 2004 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. ; MATTOS, A. M. A. . Oficina - Novos Letramentos e Ensino de Língua Inglesa. 2011 (Outra)
    • MATTOS, A. M. A. ; TAKAKI, N. H. ; JORGE, M. L. S. . Mesa Redonda - Dialogues between Brazil and Canada: literacies, diversity, narratives and identities at stake. 2007 (Congresso)
    • MATTOS, A. M. A. . Listening to EFL Teachers' Stories of Hope and Expectation: Canadian research inspiring Brazilian teachers. 2007 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. . Great Expectations: understanding hope through EFL teachers' narratives. 2007 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. . Letramento Crítico na Escola Pública: uma experiência na formação continuada de professores de língua inglesa. 2008 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. . Creating Possibilities for Social Mobility and Citizenship: teaching English through critical literacy in public schools. 2011 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. ; JORGE, M. L. S. ; OLIVEIRA, A. L. A. M. . Simpósio - Rethinking EFL Education in Brazil: critical issues of social mobility, language conceptions, race and identity. 2011 (Simposio)
    • MATTOS, A. M. A. . Learning Together, Teaching Together: challenges in introducing critical literacy in the FL classroom. 2010 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; SOUZA, R. Q. . Simpósio - Políticas Linguísticas e Formação de Professores: Cidadania, Representações Sociais e Propostas de Transformação. 2010 (Congresso)
    • MATTOS, A. M. A. . Formando Professores para a Educação para a Cidadania: Reflexões sobre Práticas de Ensino de Inglês na Escola Pública. 2010 (Congresso)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. . Minicurso - Desenvolvendo e Analisando Materiais Didáticos para o Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras. 2010 (Outra)
    • MATTOS, A. M. A. . Citizenship, New Literacies and Foreign Language Teacher Education. 2010 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. ; OLIVEIRA, A. L. A. M. ; SANTOS, D. T. . Mesa Redonda - Novas Tendências no Ensino de LE. 2010 (Congresso)
    • MATTOS, A. M. A. ; Cardoso, D. C. . Palestra - O Ensino Crítico de Língua Estrangeira na Escola Pública: educação para a cidadania. 2010 (Conferência)
    • MATTOS, A. M. A. . Construindo Cidadania na Escola Pública: um projeto colaborativo para o letramento crítico. 2010 (Simposio)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; EVANGELISTA, H. A. ; JORGE, M. L. S. . Panel - Narrative Research for Critical Issues in Brazil: where we've been, what we're aiming at. 2010 (Congresso)
    • MATTOS, A. M. A. . Critical Literacy in Public Schools: an experience in foreign language teachers' education. 2009 (Outra)
    • MATTOS, A. M. A. . A Tail of Hope: Pre-service Teachers' Expectations Towards the Profession. 2009 (Conferência)
    • MATTOS, A. M. A. . EFL Teachers' Stories of Hope in Hard Times. 2009 (Conferência)
    • MATTOS, A. M. A. . Critical Literacy, Globalization and Teacher Education: a project in ESL. 2009 (Comunicacao)
    • JORGE, M. L. S. ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; NEVES, M. . Comunicação Coordenada - Olhares Críticos sobre o Ensino/Aprendizagem de Inglês e a Formação do Professor de Língua Estrangeira. 2009 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. . Letramento Crítico na Formação do Professor de Língua Estrangeira: o embate entre o local e o global. 2009 (Comunicacao)
    • VALERIO, K. M. ; MATTOS, A. M. A. . Um Diálogo entre a Abordagem Comunicativa e o Letramento Crítico. 2009 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. . Reflexões sobre o Papel do Formador de Professores de Inglês: ansiedade, estresse e motivação pessoal num projeto de educação continuada. 2008 (Simposio)
    • MELLO, H. R. ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; SILVA, S. R. E. . Simpósio - Reflexões de Formadores de Professores sobre seu Desenvolvimento através do Processo de Formação Continuada. 2008 (Simposio)
    • MATTOS, A. M. A. . Critical Literacy in English Teaching and Teacher Education: A Collaborative Action-Research Project in Public Schools. 2008 (Simposio)
    • FESTINO, C. G. ; MATTOS, A. M. A. ; MIZAN, S. ; MONTE-MOR, W. M. . Simpósio - Becoming Critical: Teaching and Learning through Critical Literacy. 2008 (Simposio)
    • MATTOS, A. M. A. . Hopefully Speaking: conceptions of the teaching profession in Brazil. 2008 (Simposio)
    • LI, Y. ; SILLITO, J. ; MATTOS, A. M. A. . Simpósio - Telling our Stories: hope conversations between Brazil and Canada. 2008 (Simposio)
    • PIMENTA, S. M. O. ; VALERIO, K. M. ; NATIVIDADE, C. ; MATTOS, A. M. A. . Seminário Temático - Emoção e Interação na Vida Cotidiana. 2008 (Seminário)
    • MATTOS, A. M. A. . Narrativas de Esperança: atos de fala de emoção. 2008 (Seminário)
    • MATTOS, A. M. A. . Novos Letramentos, Ensino de Língua Estrangeira e o Papel da Escola Pública no Século XXI. 2008 (Conferência)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. . Palestra - Reflexões Críticas sobre Educação: velhas questões, diferentes espaços, novas possibilidades. 2007 (Conferência)
    • MATTOS, A. M. A. ; OLIVEIRA, E. C. ; AUGUSTO, R. ; BAMBIRRA, M. R. A. ; ARRUDA, C. F. B. ; JORGE, M. L. S. . Histórias Vividas, Histórias Contadas: narrativas na formação de professores. 2006 (Simposio)
    • MATTOS, A. M. A. . Figura e Fundo: um novo olhar sobre a realização de tarefas pedagógicas em língua estrangeira. 2007 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. . Diários Reveladores: questões de relacionamento e 'ação profunda' no trabalho de grupo em aulas de língua estrangeira. 2006 (Comunicacao)
    • LARSEN, D. J. ; LI, Y. ; MATTOS, A. M. A. . Simpósio - Believing that it's Possible: the power of student and teacher narratives of hope. 2007 (Simposio)
    • PAIVA, V. L. M. O. E. ; GONCALVES, G. R. ; ALMEIDA, S. R. G. ; MATTOS, A. M. A. . I Congresso Internacional da ABRAPUI. 2007 (ABRAPUI - Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês)
    • PAIVA, V. L. M. O. E. ; DUTRA, D. P. ; MELLO, H. R. ; MATTOS, A. M. A. . VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2001 (ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil)
    • MATTOS, A. M. A. . Abordagens de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. 2010 (Curso de Especialização em Ensino de Inglês / Faculdade de Letras)
    • MATTOS, A. M. A. . Ensino de Leitura e Escrita. 2010 (Curso de Especialização em Ensino de Inglês / Faculdade de Letras)
    • MATTOS, A. M. A. . Abordagens de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. 2005 (Curso de Especialização em Inglês / Faculdade de Letras)
    • MATTOS, A. M. A. . Abordagens de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. 2005 (Curso de Especialização em Inglês / Faculdade de Letras)
    • MATTOS, A. M. A. . Ensino de Gramática. 2005 (Curso de Especialização em Inglês / Faculdade de Letras)
    • MATTOS, A. M. A. . Ensino de Gramática. 2007 (Curso de Especialização em Inglês / Faculdade de Letras)
    • MATTOS, A. M. A. . Ensino de Habilidades Orais. 2010 (Curso de Especialização em Ensino de Inglês / Faculdade de Letras)
    • MATTOS, A. M. A. . Ensino de Leitura e Escrita. 2011 (CEI - Curso de Especialização em Ensino de Inglês)
    • MATTOS, A. M. A. . Percepções de Professores de Inglês sobre a Sala de Aula Virtual de Ensino de Língua Inglesa. 2004
    • MATTOS, A. M. A. . O Trabalho de Grupo nas Aulas de Língua Estrangeira: uma proposta para compreensão do processo de aprendizagem. 2006
    • MATTOS, A. M. A. . Letramento Crítico na Escola Pública: uma experiência na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira. 2009
    • MATTOS, A. M. A. ; JORGE, M. L. S. ; JUCA, L. ; OLIVEIRA, A. L. A. M. . Formação de Professores e Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras nas Teorias de Novos Letramentos e Multiletramentos. 2010
  • Projetos de Pesquisa: 10
    • Nome do projeto: Percepções de Professores de Inglês sobre a Sala de Aula Virtual de Ensino de Língua Inglesa (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTOS, A. M. A. .
      Descrição: Muitos pesquisadores têm promovido entusiasticamente as vantagens de se introduzir tecnologia na sala de aula de língua estrangeira (LE), mas poucos têm-se preocupado com os problemas e as ansiedades que resultam de mudanças numa cultura tão antiga quanto a sala de aula. Este trabalho visa a discutir os problemas enfrentados por professores que trabalham com tecnologia em suas salas de aula de língua. A pesquisa é baseada em estudos teóricos e empíricos tanto na área de ensino mediado por computador quanto no campo de desenvolvimento de professores. O objetivo principal deste trabalho é, assim, obter um entendimento global das ansiedades do professor em relação ao ambiente virtual de aprendizagem de língua.
    • Nome do projeto: O Trabalho de Grupo nas Aulas de Língua Estrangeira: uma proposta para compreensão do processo de aprendizagem (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, A. L. , CORREA, A. R. A. V. , WERNECK, N. A. , MATTOS, A. M. A. .
      Descrição: Esta pesquisa preocupa-se com as atividades realizadas em grupo em uma sala de aula de inglês como língua estrangeira (LE), com o objetivo de melhor compreender a percepção dos alunos sobre esse tipo de atividade. A coleta de dados será realizada através de diários reflexivos e entrevistas, e busca trazer à tona situações que possam ser classificadas como ação profunda , segundo a concepção de Holliday (1994). Holliday identifica dois níveis diferentes de fenômenos de ação ocorridos na sala de aula: ação profunda ( deep action ) e ação de superfície ( surface action ). Ação de superfície, como o próprio nome esclarece, constitui os fenômenos passíveis de serem percebidos por um observador externo à cultura da sala de aula. Ação profunda, em oposição, constitui fenômenos opacos ou imperceptíveis para o observador externo e, conforme ressalta Holliday, talvez apenas tacitamente compreendidos pelos participantes da cultura (ibid, p. 40). O presente trabalho também pretende discutir maneiras apropriadas que possam permitir ao professor tomar conhecimento de tais situações sem, contudo, ameaçar a participação dos alunos nos trabalhos em grupo.
    • Nome do projeto: PEMJA - Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (2003 - 2003
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, C. A. , QUEIROZ, H. N. , MATTOS, A. M. A. .
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa e Extensão: EDUCONLE - Educação Continuada em Língua Estrangeira (2002 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUTRA, D. P. , MELLO, H. R. , NEVES, M. , MATTOS, A. M. A. .
      Descrição: Projeto de educação continuada para professores de inglês da rede pública de ensino de Minas Gerais.
    • Nome do projeto: A Sala de Aula de Inglês como Língua Estrangeira: interação, conflito, desigualdade e poder (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTOS, A. M. A. .
    • Nome do projeto: Letramento Crítico na Escola Pública: uma experiência na Formação Continuada de Professores de inglês como Língua Estrangeira (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTOS, A. M. A. .
      Descrição: Vivemos hoje um intenso processo de globalização. Segundo Suarez-Orozco e Qin-Hilliard (2004, p. 1), esse processo "parece estar ligado a praticamente todos os grandes temas do novo milênio". A educação também foi fortemente influenciada pela globalização, que, alterando as relações econômicas, políticas, sociais e culturais em todo o mundo, introduziu novos elementos na escola em geral, e na sala de aula, especificamente. De acordo com Menezes de Souza e Monte Mor (2006), essa nova ordem social globalizada evidencia necessidades da sociedade atual [que] apontam para um trabalho educacional em que as disciplinas do currículo escolar se tornam meios [para] a formação de indivíduos (p. 90). O presente trabalho basea-se nas sugestões das OCEM e busca mostrar como as concepções de letramento crítico podem ser usadas na escola pública para o desenvolvimento da cidadania. Segundo Soares (2006, p. 18), letramento é "o resultado da ação de ensinar ou aprender a ler e escrever." O letramento crítico, no entanto, vai além e permite que o leitor assuma um papel mais ativo na relação autor-leitor e atinja níveis mais profundos de compreensão a partir de uma perspectiva crítica que "questiona, analisa e contesta as relações de poder existentes" na sociedade (McLaughlin & DeVoogd, 2004, p. 14). Assim, o objetivo final do letramento crítico é desafiar as relações de poder existentes e provocar a mudança social. Baseando-se nessas concepções, esta pesquisa relata a experiência de um grupo de professores de escolas públicas que utilizou o letramento crítico no ensino de inglês como língua estrangeira, através de um projeto colaborativo de pesquisa-ação.
    • Nome do projeto: Formação de Professores e Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORGE, M. L. S. , JUCA, L. , OLIVEIRA, A. L. A. M. , GOMES, M. , MATTOS, A. M. A. .
      Descrição: Projeto vinculado ao Projeto Nacional da USP - Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola - coordenado pelos Profs. Walkyria Monte Mór e Lynn Mario Menezes de Souza, com a participação de várias Universidades Federais , Estaduais e Particulares do Brasil. Este é o projeto do Núcleo Parceiro de Belo Horizonte e Região, que envolve hoje a UFMG e a UFOP. O projeto guarda os mesmos objetivos do Projeto Nacional. A proposta tem por base os estudos dos novos letramentos e multiletramentos que se voltam para o ensino dos modos culturais de ver, descrever, explicar, compreender representações textuais, valores, ideologias, discursos, assumir posições, ter visão de mundo e compreender as relações entre conhecimento e poder na sociedade. Os objetivos desta pesquisa envolvem 1) investigação e 2) colaboração por meio de um programa de educação continuada. A investigação tem por objetivo a compreensão sobre a relação entre ensino de línguas estrangeiras na escola pública e a relação deste com a educação; as concepções de língua e linguagem presentes no ensino de línguas estrangeiras; o desenvolvimento de cidadania e a promoção de inclusão por meio de línguas estrangeiras. A proposta de colaboração por meio de um programa de educação continuada prevê o desenvolvimento dos professores para 1) a elaboração de planos de ensino de língua inglesa segundo propósitos educacionais críticos, de modo a atender necessidades e especificidades de suas localidades ou regiões; 2) elaboração de planos de aulas e adequação de materiais local e regionalmente, que reflitam concepções de língua e linguagem em conformidade com a sociedade global e local em que vivem, com vistas a promover educação inclusiva e crítica por meio da língua inglesa.
    • Nome do projeto: A UFMG vai à sala de aula de inglês (2011 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, A. L. A. M. , MATTOS, A. M. A. .
      Descrição: Tendo em vista o entendimento de que é necessário, cada vez mais, estreitar a colaboração entre universidade e educação básica, este projeto visa a uma aproximação entre os saberes produzidos na universidade e os saberes produzidos na escola básica, por professores e alunos. O Projeto fundamenta-se, assim, na noção de que é imperativo vincular a produção científica à sua função social (SOUZA SANTOS, 1987), conectando-a, sempre, às demandas sócio-políticas contemporâneas. Partindo, também, do entendimento de que aprender uma língua estrangeira (neste caso, o inglês) é uma forma de inclusão social, historicamente negada à maioria, o Projeto busca criar espaços de interação escola-universidade para que seja possível agir colaborativamente, objetivando ensinar a Língua Inglesa de modo localmente situado e criticamente balizado (OLIVEIRA E DUTRA 2008; JESUS; MELLO & DUTRA 2007).
    • Nome do projeto: Letramento Crítico na Escola Pública: uma experiência na Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (projeto de doutorado) (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATTOS, A. M. A. .
      Descrição: Vivemos hoje um intenso processo de globalização. Segundo Suarez-Orozco e Qin-Hilliard (2004, p. 1), esse processo "parece estar ligado a praticamente todos os grandes temas do novo milênio". A educação também foi fortemente influenciada pela globalização, que, alterando as relações econômicas, políticas, sociais e culturais em todo o mundo, introduziu novos elementos na escola em geral, e na sala de aula, especificamente. De acordo com Menezes de Souza e Monte Mor (2006), essa nova ordem social globalizada evidencia necessidades da sociedade atual [que] apontam para um trabalho educacional em que as disciplinas do currículo escolar se tornam meios [para] a formação de indivíduos (p. 90). O presente trabalho basea-se nas sugestões das OCEM e busca mostrar como as concepções de letramento crítico podem ser usadas na escola pública para o desenvolvimento da cidadania. Segundo Soares (2006, p. 18), letramento é "o resultado da ação de ensinar ou aprender a ler e escrever." O letramento crítico, no entanto, vai além e permite que o leitor assuma um papel mais ativo na relação autor-leitor e atinja níveis mais profundos de compreensão a partir de uma perspectiva crítica que "questiona, analisa e contesta as relações de poder existentes" na sociedade (McLaughlin & DeVoogd, 2004, p. 14). Assim, o objetivo final do letramento crítico é desafiar as relações de poder existentes e provocar a mudança social. Baseando-se nessas concepções, esta pesquisa relata a experiência de um grupo de professores de escolas públicas que utilizou o letramento crítico no ensino de inglês como língua estrangeira, através de um projeto colaborativo de pesquisa-ação.
    • Nome do projeto: Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORGE, M. L. S. , JUCA, L. , MONTE-MOR, W. M. , MENEZES DE SOUZA, L. M. T. , OLIVEIRA, A. L. A. M. , MATTOS, A. M. A. .
      Descrição: A proposta tem por base os estudos dos novos letramentos e multiletramentos que se voltam para o ensino dos modos culturais de ver, descrever, explicar, compreender representações textuais, valores, ideologias, discursos, assumir posições, ter visão de mundo e compreender as relações entre conhecimento e poder na sociedade. Os objetivos desta pesquisa envolvem 1) investigação e 2) colaboração por meio de um programa de educação continuada. A investigação tem por objetivo a compreensão sobre a relação entre ensino de línguas estrangeiras na escola pública e a relação deste com a educação; as concepções de língua e linguagem presentes no ensino de línguas estrangeiras; o desenvolvimento de cidadania e a promoção de inclusão por meio de línguas estrangeiras. A proposta de colaboração por meio de um programa de educação continuada prevê o desenvolvimento dos professores para 1) a elaboração de planos de ensino de língua inglesa segundo propósitos educacionais críticos, de modo a atender necessidades e especificidades de suas localidades ou regiões; 2) elaboração de planos de aulas e adequação de materiais local e regionalmente, que reflitam concepções de língua e linguagem em conformidade com a sociedade global e local em que vivem, com vistas a promover educação inclusiva e crítica por meio da língua inglesa.
    • MATTOS, A. M. A. . Percepções de uma Professora de Inglês sobre sua Sala de Aula: uma visão êmica. 2000 - Dissertação de mestrado
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2000
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1998
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Revista Brasileira de Lingüística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Artigo Revisado: - MELLO, H. A. B. Examinando a relação L1-L2 na pedagogia de ensino de ESL.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Não há
    • University of Manitoba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Estágio de doutorado realizado no Centre for Globalization and Cultural Studies sob a Orientação da Profa. Dra. Diana Brydon, Canada Research Chair in Globalization and Cultural Studies. Bolsa de Estudos da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
        Outras informações: Não há
    • Language and Intercultural Communication:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Artigos Revisados: - Globalizing Communication Practices: the role of NGOs in promoting communication values and norms in the Global South. - The Role of Transnational NGOs in Promoting Global Citizenship and Globalizing Communication Practices.
    • Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Atuação nos níveis básico, intermediário e avançado (FCE e CAE).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • Centro de Extensão da Faculdade de Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).