Não autenticado |

Caio Fabiano Lopes do Valle Souza

    • Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre relações entre seres humanos e outros animais durante o colonialismo tardio português em Moçambique. Concluiu mestrado, bacharelado e licenciatura em História pela mesma instituição. Contemplado com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), investigou no mestrado clivagens no acesso a direitos fundamentais de moçambicanos no contexto do declínio colonial lusitano. Enfatiza os estudos africanos desde o desenvolvimento da pesquisa de iniciação científica sobre um conjunto de cartas escritas por moçambicanos e publicadas em um jornal da então colônia portuguesa (estudo financiado com bolsa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP). Trabalha como professor de História na Prefeitura Municipal de São Paulo.

       

      Links:    

    • Grupo de Pesquisa CNPq África - História-USP: A itinerância de atores, saberes e resistências e estratégias políticas em África (séculos XIX-XX)
    • SOUZA, Caio Fabiano Lopes do Valle . Do 'assimilado' ao 'dessemelhante': fronteiras raciais no colonialismo tardio português em Moçambique (1945-1961). In: HERNANDEZ, Leila Leite; MARCUSSI, Alexandre Almeida (Org.). Ideias e práticas em trânsito: poderes e resistências em África (séculos XIX-XX). São Paulo : Intermeios, 2020 . 382p. ISBN: 9786586255126.
    • SOUZA, Caio Fabiano Lopes do Valle . 'Tirarei medicina quando terminar os sete meses de cadeia': identidade e resistência pelo trabalho no sul de Moçambique (1945-1970) Revista Ars Histórica , v. I , p. 189 - 214 , 2020. ISSN: 2178244X.
    • SOUZA, Caio do Valle . Res. Azeytonas em brasa: autores para degustar {vivos}, v. 1, p. 27 - 34, 2024.
    • SOUZA, Caio do Valle ; SANTOS, Gabriele de Novaes . Por que o Brasil também é Moçambique, ontem e hoje . Nexo , São Paulo , 26 jun. 2019.
    • SOUZA, Caio do Valle . 100 anos de samba e a origem negra da música latina . Calle2 , São Paulo , 09 dez. 2016.
    • SOUZA, Caio do Valle . Sete obras para entender golpes de Estado no Brasil . Calle2 , São Paulo, Brasil , 29 abr. 2016.
    • VALLE, Caio do . Obama é o segundo: americano negro já foi presidente . Revista Aventuras na História (Editora Abril) , São Paulo , 01 jan. 2009.
  • Trabalhos em Anais: 4
    • SOUZA, Caio Fabiano Lopes do Valle . A virilidade imperialista na caça em África: violência contra animais, 'raça' e gênero como signos do poder colonial tardio português. In: 32º Simpósio Nacional de História , 2023 , São Luís. Anais do 32º Simpósio Nacional de História: Democracia e Direitos Humanos: Desafios para uma História Profissional. : Associação Nacional de História - ANPUH, 2023.
    • SOUZA, Caio Fabiano Lopes do Valle . Um espelho na busca por (auto)reflexos: representações do Brasil no jornal popular moçambicano Voz Africana (1962-1964). In: 31° Simpósio Nacional de História: história, verdade e tecnologia (ANPUH) , 2021 , Rio de Janeiro. Caderno de resumos do 31° Simpósio Nacional de História: história, verdade e tecnologia. São Paulo : ANPUH-Brasil, 2021. p. 1027 - 1027.
    • SOUZA, Caio Fabiano Lopes do Valle . Voz Africana: uma comunidade de leitores negros durante o colonialismo tardio em Moçambique. In: Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020. Caderno de Resumos - Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020. Departamento de História, FFLCH-USP. , 2020 , São Paulo. Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020, 2020, São Paulo (on-line). Caderno de Resumos - Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020. : Departamento de História, FFLCH-USP, 2020. p. 185 - 186.
    • SOUZA, Caio Fabiano Lopes do Valle . Cartas de Moçambique: relatos de opressão colonial entre 1962 e 1967. In: V EPEGH - Encontro de Pesquisa na Graduação em História , 2016 , São Paulo. Anais do V Encontro de Pesquisa na Graduação em História EPEGH. São Paulo : PET-HISTÓRIA/FFLCH-USP, 2016. p. 405 - 428.
    • SOUZA, Caio Fabiano Lopes do Valle . Um espelho na busca por (auto)reflexos: representações do Brasil no jornal popular moçambicano Voz Africana (1962-1964). 2021 (Simposio)
    • SOUZA, Caio do Valle . Voz Africana: uma comunidade de leitores negros durante o colonialismo tardio em Moçambique. 2020 (Seminário)
    • SOUZA, Caio do Valle . A agência dos alunos na construção do aprendizado sobre história. 2018 (Conferência)
    • SOUZA, Caio do Valle . Entre o cimento, o caniço e as machambas: estratégias das camadas subalternas urbanas do distrito de Lourenço Marques entre c. 1945 e c. 1967. 2017 (Comunicacao)
    • SOUZA, Caio do Valle . Diásporas e migrações. 2018 (Outra)
    • SOUZA, C. F. L. V. . Cartas de Moçambique: relatos de opressão colonial entre 1962 e 1967. 2016 (Simposio)
    • Nome do projeto: LABCITE - Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. F. L. V. , SANTOS, C. S. , ALVIM, Y. J. , INGLES, S. C. K. , KLEPA, R. , PIGNATARI, R. P. , SILVA, M. J. O. , CLOSS, J. G. V. , SILVEIRA, J. G. , OLIVEIRA, I. B. , ALENCAR, D. S. , BERNARDINO JUNIOR, C. , SCARPITTA, C. D. , SILVA, M. R. B. , HADDAD, T. A. S. , SCOPACASA, R. , PALMEIRA, M. , DANTES, M. A. M. , ALVIM, M. C. S. , MARQUES, I. C. , QUEIROZ, F. A. , PATACA, E. , GONCALVES, C. , SIQUEIRA, R. M. , LEON, Y. I. .
      Descrição: Desde 21 de novembro de 2013, o LABCITE - Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DH/FFLCH) é composto por pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa e tem como principal missão fomentar o conhecimento na área de história das ciências. Para o grupo, é fundamental reconhecer que as ciências, a técnica e a tecnologia não são simplesmente proezas de indivíduos isolados da sociedade, mas sim que cientistas e laboratórios são coletivos situados, munidos de agência e historicidade e inequivocamente integrados à sociedade tal perspectiva analítica é conhecida como Estudos CTS (ciência-tecnologia-sociedade) e busca explorar as vastas redes de colaboração e influência entre as comunidades científicas e a sociedade. A organização deste grupo de pesquisa é uma das formas de aglutinação e produção de conhecimento coletivo, dedicada a uma área, intrinsecamente interdisciplinar, com espaço de crescimento para integrar temas, pesquisas e ações em âmbito nacional e internacional. A centralidade que a análise dos processos históricos imbricados no desenvolvimento dos campos científicos, das disciplinas, técnicas e tecnologias, traz para a compreensão do desenvolvimento científico é enorme. O Labcite promove diversas atividades para o aprofundamento das discussões em torno do tema, buscando atuar por meio de ações voltadas para a pesquisa e produção acadêmica, para a divulgação científica, para a promoção de iniciativas em prol da preservação documental e para a organização de acervos históricos de áreas científicas diversas. São organizados eventos abertos à comunidade acadêmica, como reuniões periódicas e seminários, nacionais e internacionais, amplamente divulgados. As reuniões contam com pesquisadores e estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica, e objetivam discutir a produção científica pertinente ao escopo do grupo.
    • Nome do projeto: Cartas de Moçambique: relatos de opressão colonial entre 1962 e 1967 (2015 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. F. L. V. , HERNANDEZ, Leila Leite .
      Descrição: Iniciação científica realizada no âmbito do Departamento de História, sob a orientação da professora doutora Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez
    • Nome do projeto: Itinerâncias: a circulação de atores e saberes e os poderes e resistências em África (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. F. L. V. , Vinícius Novaes Ricardo , Rafael de Azevedo Silva , Thaís Tanure de Oliveira Costa , Maria Júlia Viana Matoso , Gabriel Felipe Silva Bem , Maria do Rosário Gomes da Silva , Amanda Ribeiro dos Santos , Iceu Carlos Sitoe , João Rafael Chió Serra Carvalho , HERNANDEZ, Leila Leite , Josilene Silva Campos , Márcia Cristina Pacito Fonseca Almeida , Rafaél Antônio Nascimento Cruz , Rosana Andréa Gonçalves , Helena Wakim Moreno , Angela Fileno da Silva , Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua , SANTOS, Gabriele de Novaes , MARCUSSI, A. A. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa "Itinerâncias: a circulação de atores e saberes e os poderes e resistências em África" dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas na área de História, com temáticas vinculadas às realidades políticas e culturais criadas pelo euroimperialismo no continente africano, bem como ao pensamento e à prática política africana e negra elaborados em resposta à dominação imperial europeia. O recorte cronológico prioritário abrange o período do colonialismo europeu na África, estendendo-se entre meados do século XIX até a década de 1970. Interessam ao grupo também práticas e ideias políticas ligadas ao euroimperialismo no continente em períodos anteriores a meados do século XIX (o período ?pré-colonial?), bem como os impactos e legados do eurocolonialismo sobre as sociedades africanas no período pós-colonial. O grupo toma como fundamento teórico conceitos ligados à sobreposição de práticas e ideias políticas e culturais europeias e africanas, procurando compreender a complexidade das realidades engendradas pelo eurocolonialismo e em reação a ele. Pretende-se evitar interpretações baseadas em esquemas binários e dicotômicos, como aqueles que caracterizaram não apenas a ideologia colonial europeia como também algumas vertentes do pensamento nacionalista africano de meados do século XX. Busca-se, pelo contrário, analisar as ambiguidades e a fluidez de fronteiras identitárias e culturais que são características das "histórias entrelaçadas" engendradas pelo euroimperialismo, investigando como os poderes e as resistências articuladas nessas realidades tensionaram e mobilizaram fronteiras políticas e culturais.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Comunicação Social
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Arquivo Público do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Estágio
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Bolsista de IC/FFLCH
    • SA O ESTADO DE SAO PAULO:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2015 ).
        Outras informações: Repórter
    • Empresa Folha da Manhã:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Repórter
    • Editora Abril:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Repórter
    • Universidade Municipal de São Caetano do Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Escola Villare:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Monitor, professor assistente de Ensino Médio
    • Colégio Poliedro São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Corretor de redações pré-vestibular
    • Rede Decisão:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - 2022 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio de História
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio de História
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2024 - Atual ).
        Outras informações: Professor de História de Fund. II e Médio