Não autenticado |

Karina Uehara

    • Mestre em Letras (2016), na área de Literatura Portuguesa, pela Universidade de São Paulo. Na pesquisa de mestrado, estudou a poesia de Adília Lopes, poetisa portuguesa contemporânea, sob o prisma da zooliteratura. Graduou-se em Letras com habilitação em Português/ Italiano e formação específica em Literatura (2010) na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/ Assis. Foi professora de Literatura - portuguesa e brasileira - no curso pré-vestibular 1ª Opção da UNESP/ Assis e possui experiência docente no ensino básico (Fundamental II - 6º ao 9º ano).

       

      Links:    

    • UEHARA, K. . A força das imagens na poesia de Giuseppe Ungaretti. O Poema Moderno: Leituras e Intersecções, v. , p. 149 - 166, 2014.
    • UEHARA, K. . palavras em menos (poemas) . Revista Desassossego , São Paulo , 01 jun. 2014.
    • UEHARA, K. . O Fênomeno Poético de Giuseppe Ungaretti: dizer o indizível. In: IV Seminário Leituras da Modernidade: entornos da poesia , 2012 , Assis. IV Seminário Leituras da Modernidade: entornos da poesia. : , 2012. p. 271 - 283.
    • UEHARA, K. . Uma nova autoria feminina chamada Adília Lopes: (re)velando os animais em Obra. In: X Seminário de Estudos Literários: Cultura e Representação , 2010 , Assis. X Seminário de Estudos Literários: Cultura e Representação. : , 2010.
    • UEHARA, K. . Os animais em Obra: um estudo sobre o bestiário de Adília Lopes. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP (2ª fase) , 2010 , Marília. XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 2010.
    • UEHARA, K. . (Des)vendando os animais de Adília. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2009 , São José do Rio Preto. XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 2009.
    • UEHARA, K. . O Fenômeno Poético de Giuseppe Ungaretti: dizer o indizível. In: IV Seminário Leituras da Modernidade: entornos da poesia , 2012 , Assis. IV Seminário Leituras da Modernidade: Entornos da Poesia. : , 2012.
    • UEHARA, K. . Uma nova autoria feminina chamada Adília Lopes: (re)velando os animais em Obra. In: X Seminário de Estudos Literários: Cultura e Representação , 2010 , Assis. X SEL Seminário de Estudos Literários: Cultura e Representação. : , 2010.
    • UEHARA, K. . Da ausência se faz verso: os gatos de Adília Lopes. 2015 (Comunicacao)
    • UEHARA, K. . 'Os gatos, os queridos gatos, sempre ao pé' de Adília Lopes. 2015 (Seminário)
    • UEHARA, K. . Patas, garras e rastros: marcas de animais em Dobra, de Adília Lopes. 2014 (Seminário)
    • UEHARA, K. . Lesma como lema: os animais na poesia de Adília Lopes. 2012 (Seminário)
    • UEHARA, K. . O Fenômeno Poético de Giuseppe Ungaretti: Dizer o Indizível. 2012 (Seminário)
    • UEHARA, K. . Os animais em Obra: um estudo sobre o bestiário de Adília Lopes. 2010 (Congresso)
    • UEHARA, K. . Uma nova autoria feminina chamada Adília Lopes: (Re)velando os animais em Obra. 2010 (Seminário)
    • UEHARA, K. . Os animais em Obra: um estudo sobre o bestiário de Adília Lopes. 2010 (Congresso)
    • UEHARA, K. . Iluminado os aspectos animalescos de Adília Lopes. 2010 (Seminário)
    • UEHARA, K. . (Des)vendando os animais de Adília. 2009 (Congresso)
  • Organização de eventos: 1
    • UEHARA, K. . Comissão de Recepção dos Alunos Ingressantes de 2008. 2008 ()
    • Nome do projeto: Patas, garras e rastros: marcas de animais na poesia de Adília Lopes (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UEHARA, K. , POMA, P. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo olhar para a poesia de Adília Lopes, poetisa portuguesa contemporânea, sob o prisma da zooliteratura, analisando as quatro principais imagens de animais de sua poética ? gatos, cães, peixes e serpentes. A investigação das várias significações que eles podem adquirir nos poemas adilianos também possibilitará compreender a proposta de desierarquizar a relação com e entre os animais (seja através da relação afetiva, da empatia ou da compaixão). A poetisa problematiza o lugar que os animais ocupam no mundo cotidiano e propõe uma revalorização desses seres. Ela não exclui o diferente, mas o reconhece. Pensar sobre o lugar de importância que os ?animais escritos? têm na obra adiliana tece novos olhares não só sobre essa poética, mas também sobre a relação que se faz, ao longo desses anos, entre os animais e os seres humanos.
    • Nome do projeto: Poesia Portuguesa Contemporânea (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UEHARA, K. , POMA, P. .
      Descrição: Este projeto pretende investigar os poetas portugueses contemporâneos a partir da década de 40. Pretende analisar o modo de criação estética e as reverberações que o texto, enquanto objeto artístico, revela do mundo histórico- social português, em especial as proximidades e/ou afastamentos referentes a ditadura salazarista. O corpus escolhido para pesquisa, além de manter os autores vinculados ao projeto anterior - autores, em especial os poetas Sophia de Mello Breyner Andresen e Herberto Helder, cujo imaginário se constrói numa linhagem muito diferenciada em relação aos seus pares - inclui o poeta-crítico Joaquim Manuel Magalhães, Rui Belo, Luis Quintais e Manuel de Freitas.
    • Nome do projeto: Por Detrás das Máscaras Animalescas de Adília (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: UEHARA, K. , Oliveira, A.M.de .
      Descrição: O projeto de pesquisa proposto analisará a presença do bestiário na Obra (2000), da poetisa Adília Lopes, a qual reúne todos os sues livros publicados até o ano da edição. Após a leitura dos poemas, serão selecionados aqueles nos quais aparecem figuras de animais, montando-se, com isso, uma antologia. Ao término da pesquisa, cada poema em questão terá recebido uma breve análise, que servirá de base para a elaboração de um índice sumário dos animais das obras de Adília. Tal percurso analítico terá por finalidade sondar as possibilidades de significação dos animais presentes na obra considerada.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Por detrás das máscaras animalescas de Adília
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2016 ).
        Outras informações: Mestranda
    • Escola HeiSei:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Ministra aulas de Língua Portuguesa (contemplando as quatro frentes da disciplina: interpretação textual, estudos gramaticais, produção de texto e literatura) para o Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professora Horista
    • EMEIF Alides Celeste Razzaboni Carpentieri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Auxílio na Área Administrativa; Auxílio em sala de aula.
        Outras informações: Estagiária
    • Curso Pré-Vestibular 1ª Opção / UNESP-Assis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de Literatura ? Bolsista PROEX; Responsável por ministrar aulas de Literatura Brasileira e Portuguesa. Em 2009, foi coordenadora intermediária entre o corpo discente/docente do projeto de extensão ?Curso Pré-Vestibular 1ª Opção?.
        Outras informações: Professora
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Foi professora de literatura, bolsista PROEX, no projeto de extensão: Curso Pré-Vestibular 1ª Opção. E foi pesquisadora de Iniciação Científica, bolsista FAPESP. O projeto "Por detrás das máscaras animalescas de Adília" foi orientado pela Profª Drª Ana Maria Domingues de Oliveira.
        Outras informações: Graduanda