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Solange Labbonia

    • Professora Assistente II de Língua Espanhola e Linguística na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), campus de Chapecó, desde 2012. Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Unesp (Universidade Júlio de Mesquita Filho), campus de São José do Rio Preto, SP e Mestrado em Letras pela mesma universidade. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP (FFLCH). Participa do grupo de pesquisa do CNPQ Aquisição, aprendizagem e processamento de primeira e segundas línguas, atuando na linha Ensino de língua: prática pedagógica e formação docente. Atua principalmente nos seguintes ramos: Ensino de Língua Espanhola para brasileiros, Gramática Contrastiva (Português/Espanhol), Sintaxe (ordenação dos constituintes).

       

      Links:    

    • Aquisição, aprendizagem e processamento de primeira e segundas línguas (dentro do grupo Ensino de Língua: prática pedagógica e formação docente)
    • LABBONIA, Solange . O desnudamento da ficcionalidade em um capítulo de Ulisses, de James Joyce. Revista UNILAGO , v. 4 , p. 4 - 10 , 2010. ISSN: 16769228.
    • LABBONIA, Solange ; NUNES, Nayna Gasparotti ; CORA, Larissa Thomaz . As veredas dissimulativas do enigma discursivo em Mosaico (São José do Rio Preto) , v. 03 , p. 41 - 56 , 2003. ISSN: 16786254.
    • LABBONIA, Solange . Aluna do Ibilce interpreta obras de ficção e fantasia a partir de textos de Julio Cortázar . Universia , internet , 01 abr. 2004.
    • LABBONIA, Solange ; BALSANELO, Pamela ; BERNARDI, A. . Língua e cultura espanholas na ONG Verde Vida. In: II SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS , 2012 , Chapecó. Anais do SEPE. : , 2012.
    • LABBONIA, Solange ; TREVISAN, C. ; ALVES, Tatiana . Ritmos e letras: aprendendo espanhol com músicas. In: III SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS , 2013 , Chapecó. Anais do SEPE. : , 2013.
    • OLIVEIRA, Ana. ; LABBONIA, Solange . Coração Desordenado. Chapecó : LEW , 2016 (Orelha)
    • Falquete, Cléber Junio ; LABBONIA, Solange . Prefácio. São José do Rio Preto : THS Editora , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • LABBONIA, Solange . Monografia final da Iniciação Científica. 2004 (Outra)
    • LABBONIA, Solange . Monografia Final do Estágio Básico. 2003 (Outra)
    • GONZALEZ, N. M. ; LABBONIA, Solange . Integrante do Grupo de discussão 'Estudos descritivos e comparados do espanhol e do português do Brasil e suas aplicações', no Fórum de pesquisadores da ABH.. 2014 (Outra)
    • LABBONIA, Solange ; TREVISAN, C. . Apresentação do pôster ?Estudo contrastivo das preposições em português e em espanhol?. 2015 (Outra)
    • LABBONIA, Solange . Debatedora da sessão ?Cortázar y el cine?. 2015 (Conferência)
    • LABBONIA, Solange . Debatedora da sessão 'Cortázar y el cine'.. 2015 (Outra)
    • LABBONIA, Solange ; TREVISAN, C. . Pôster: Estudo contrastivo das preposições em português e em espanhol. 2015 (Outra)
    • LABBONIA, Solange . A ordem dos constituintes oracionais SVO na interlíngua de brasileiros aprendizes de espanhol. 2014 (Comunicacao)
    • LABBONIA, Solange . O mundo dos letrados. 2014 (Conferência)
    • LABBONIA, Solange ; GRAVINA, A. ; CASAGRANDE, S. . Mesa-redonda: Desafios metodológicos na pesquisa em aquisição da linguagem e nos estudos sincrônicos/diacrônicos de sintaxe. 2015 (Congresso)
    • LABBONIA, Solange ; DIONIZIO, A. R. . 'A ordem dos constituintes oracionais SVO na interlíngua de brasileiros aprendizes de espanhol'. 2013 (Outra)
    • LABBONIA, Solange . La gramática contrastiva: una herramienta clave en las clases de español para brasileños. 2013 (Conferência)
    • LABBONIA, Solange . 'A formação prática de professores de espanhol na UFFS e suas contribuições para a melhoria do ensino público de ELE'. 2013 (Conferência)
    • LABBONIA, Solange ; de PAULA, Luciano Melo ; LAINO, Maria José ; VACCARO, Santo Gabriel ; STUBE, A. D. . Mesa-redonda: 'A prática como componente curricular numa universidade brasileira: relatos de experiência'. 2013 (Outra)
    • LABBONIA, Solange ; BALSANELO, Pamela ; BERNARDI, A. . Língua e cultura espanholas na ONG Verde Vida. 2012 (Comunicacao)
    • LABBONIA, Solange ; BALSANELO, Pamela ; BERNARDI, A. . O ensino de língua em diferentes espaços educativos. 2012 (Comunicacao)
    • LABBONIA, Solange . Ver a si como outro: experiências e desafios do professor nativo de Português como Língua Estrangeira. 2012 (Conferência)
    • LABBONIA, Solange . A Proposta Curricular de Santa Catarina e o Ensino da Língua Estrangeira. 2012 (Seminário)
    • LABBONIA, Solange . El neofantástico como desestabilizador de fronteras. 2012 (Comunicacao)
    • LABBONIA, Solange . O neofantástico em. 2009 (Comunicacao)
    • LABBONIA, Solange ; NUNES, Nayna Gasparotti . Um estudo comparativo entre o realismo maravilhoso e a literatura fantástica a partir de contos de três autores: Jorge Luis Borges, Ruben Darío e Julio Cortázar. 2005 (Outra)
    • LABBONIA, Solange . Construção e deturpação do real no conto "La noche boca arriba" (1969), do autor argentino Julio Cortázar. 2006 (Comunicacao)
    • LABBONIA, Solange . Os jogos temporais e as passagens entre realidades em três contos de Julio Cortázar. 2005 (Comunicacao)
    • LABBONIA, Solange . Da teoria à prática literária em um conto de Julio Cortázar. 2003 (Comunicacao)
    • LABBONIA, Solange . VI SEL - Seminário de Estudos Literários. 2005 (UNESP - Programa de Pós- graduação em Letras)
    • LABBONIA, Solange ; LAINO, Maria José ; VACCARO, Santo Gabriel ; de PAULA, Luciano Melo . Viagem a Buenos Aires: XV Congreso de Promoción de la Lectura y el Libro, VIII Congreso Internacional Orbis Tertius e 38º Feria del Libro de Buenos Aires. 2012 (UFFS)
    • LABBONIA, Solange ; LAINO, Maria José ; VACCARO, Santo Gabriel ; de PAULA, Luciano Melo ; CAMBRUSSI, Morgana ; FERREIRA, Eric Duarte ; MARINHO, Marcelo . II Semana Acadêmica de Letras da UFFS - Campus de Chapecó. 2012 (UFFS)
    • LABBONIA, Solange ; VACCARO, Santo Gabriel ; FINGER, C. ; FLAIN, A. . V semana Acadêmica do curso de Letras da UFFS, campus Chapecó. 2014 (UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul)
    • LABBONIA, Solange ; TIRLONI, L. P. . I Sarau Cultural "Día de los Muertos".. 2015 (UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul)
    • GEBRA, F. ; LABBONIA, Solange ; FERREIRA, Eric Duarte ; VACCARO, Santo Gabriel ; PINHEIRO, D. ; HORST, C. ; STUBE, A. D. . III Semana Acadêmica do curso de Letras da UFFS - Chapecó. 2013 (UFFS)
    • LABBONIA, Solange . Para no estar pez: expresiones idiomáticas en español. 2013 (UFFS - Unmiversidade Federal da Fronteira Sul)
    • LABBONIA, Solange ; NUNES, Nayna Gasparotti . Um estudo comparativo entre o realismo mágico e a literatura fantástica a partir de contos de três autores: Jorge Luis Borges, Ruben Dario e Julio Cortázar. 2005 (UNESP)
    • LABBONIA, Solange . Como fazer resenhas. 2007 (UNILAGO)
    • LABBONIA, Solange . Normas para trabalho acadêmico. 2007 (UNILAGO)
    • LABBONIA, Solange ; Winter, Ligia Maria . Como lidar com o hipertexto e evitar a superinterpretação. 2007 (UNILAGO)
    • LABBONIA, Solange . Interpretação textual e literatura no Enade. 2008 (Unilago)
    • LABBONIA, Solange . Língua Portuguesa aplicada ao curso de Direito. 2008 (Unilago)
    • LABBONIA, Solange . Nivelamento acadêmico de leitura, interpretação e produção de textos e raciocíno lógico. 2008 (Unilago)
    • LABBONIA, Solange . O neofantástico: uma teoria da desestabilização. 2008 (Unilago)
    • LABBONIA, Solange . Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. 2009 (UNILAGO)
    • LABBONIA, Solange . Tópicos de análisis contrastivo entre las lenguas española y portuguesa: formas y usos de los artículos.. 2009 (UNILAGO)
    • LABBONIA, Solange . Variedades fonéticas de la lengua española: ejercicios para brasileños. 2009 (UNILAGO)
    • LABBONIA, Solange . Introducción a la fonética española. 2010 (UNILAGO)
    • LABBONIA, Solange . Encuentro Hispano-Temático I: Variedad del español ríoplatense y el lunfardo.. 2010 (UNILAGO)
    • LABBONIA, Solange . Técnicas de Leitura e Interpretação Textual. 2010 (UNILAGO)
    • LABBONIA, Solange . Literatura Marginal: dos mimeógrafos aos guetos. 2007 (UNILAGO)
    • Nome do projeto: Dimensão estética e fronteiras conceituais do fantástico (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LABBONIA, Solange , ÁLVAREZ, Roxana Guadalupe Herrera , vários .
      Descrição: Análise e interpretação de obras que se inserem em alguma das vertentes do fantástico, bem como discussão e reavaliação de paradigmas conceituais e temáticos.
    • Nome do projeto: Monitoria de Língua Espanhola (2012 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: LABBONIA, Solange , SANTIN, Carla Regina .
      Descrição: O projeto de monitoria do curso de Letras constitui-se em mais um espaço de aprendizagem proporcionado aos alunos de graduação, com vistas ao aperfeiçoamento do processo educacional e à melhoria da qualidade de ensino. O objetivo da monitoria é estimular o desempenho acadêmico dos alunos, o contato mais direto com a prática docente e com o fazer científico, por meio da participação sistemática e orientada em atividades de ensino e pesquisa. O aluno monitor disponibiliza 12 horas semanais para desenvolver atividades de leituras, fichamentos, resumos, exercícios, seleção e montagem de materiais e auxílio aos demais alunos matriculados nas disciplinas de Língua Espanhola cujos Componentes Curriculares o monitor já tenha estudado e sido aprovado durante o curso. O monitor realiza reuniões semanais com o orientador, para que juntos montem um plano de pesquisa das referidas disciplinas, assim como pensem em estratégias de ensino e aprendizagem da língua espanhola.
    • Nome do projeto: A ordem dos constituintes oracionais SVO na interlíngua de brasileiros aprendizes de espanhol (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LABBONIA, Solange , INVITTI, E. M. , DONIZETE, A. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é verificar como ocorre a ordenação dos constituintes SVO (Sujeito, Verbo, Objeto) nas produções escritas de alunos brasileiros e propor estratégias de ensino que corrijam e evitem sentenças agramaticais ou estranhas a um nativo de língua espanhola. Faremos uma comparação das descrições teóricas já realizadas, referente à ordenação dos constituintes SVO nas línguas espanhola e portuguesa do Brasil (CONTERAS, 1978; SORIANO, 1993; KATO, 2000; BERLINCK, 1997; PEZATTI, 1997) com algumas produções escritas dos alunos matriculados nas disciplinas de Língua Espanhola do curso de Graduação em Letras da UFFS ? campus Chapecó no segundo semestre de 2013. Baseados na hipótese de que esse tema é abordado somente de maneira implícita nos materiais e nas aulas de Língua Estrangeira, faremos também uma análise dos materiais didáticos e das gramáticas de espanhol para estudantes brasileiros a fim de verificar e descrever se e como esse assunto é tratado. Além disso, pesquisaremos como outros professores tratam tal tema em sala de aula e apresentaremos propostas de atividades, de recursos e de materiais que poderão auxiliar os professores e os alunos. Uma de nossas hipóteses é de que há Interferências das estruturas da LM dos alunos em suas produções e, como suporte teórico em relação a esse tema, recorreremos às Teorias de Gramática Contrastiva, Gramática de Erros e Interlíngua (ALVAREZ, 2012; DURÃO, 2004; CORDER, 1967, 1971, 1981; SELINKER, 1992).
    • Nome do projeto: Projeto de monitoria de Língua Espanhola (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LABBONIA, Solange , SANTIN, C. R. .
      Descrição: Projeto de monitoria para atender alunos do curso de Letras Português- Espanhol da UFFS (Chapecó) matriculados nas disciplinas de Estudos da Língua Espanhola de I a IV. Dentre asatribuições da monitora, destacamos: 1. Auxiliar os alunos matriculados nas referidas disciplinas, esclarecendo eventuais dúvidas, auxiliando na resolução de exercícios e realização de trabalhos e promovendo aprofundamento teórico; 2. Auxiliar o professor na pesquisa e catalogação bibliográfica, visando ao suporte das atividades da disciplina para a qual foi selecionado; 3. Auxiliar correção de textos dos alunos, a critério do professor; 4. Criar e gerenciar um blog com dados de interesse para a área de língua espanhola (; 5. Elaborar, junto ao professor orientador e ofertar aos alunos matriculados nas disciplinas atendidas por esse projeto de monitoria oficinas quinzenais com 1h de duração, com temas diversos
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria de Língua Espanhola (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LABBONIA, Solange , SANTIN, C. R. .
    • Nome do projeto: Ritmos e Letras: aprendendo espanhol com músicas (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LABBONIA, Solange , ALVES, Tatiana , TREVISAN, C. .
      Descrição: O gênero discursivo ?música? têm sido abordado nas aulas de língua estrangeira a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, devido aos seus diversos benefícios na aprendizagem, dentre eles a motivação, a diminuição do filtro afetivo, a ativação da memória sensitiva, a memorização, a melhoria da pronúncia, a aquisição de léxico, a possibilidade de trabalho com as estruturas morfossintáticas e com temas culturais, além de ser um texto autêntico, que propicia o conhecimento de algumas variedades sociolinguísticas. Por todos esses benefícios, o presente projeto objetiva analisar e propôr atividades e tarefas de usos da música nas aulas de língua espanhola como língua estrangeira. O público-alvo do projeto é constituído por cerca de 50 alunos, com idades entre 10 e 17 anos, atendidos pelo Verde Vida Programa Oficina Educativa, uma entidade sem fins lucrativos (ONG) que desenvolve atividades sócio-educativas e ambientais com adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município de Chapecó, SC. Duas bolsistas do PET (Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes ?Assessoria Linguística e Literária da UFFS, campus de Chapecó, SC) ministram uma oficina semanal, com duração de 1h na ONG. Semanalmente, as bolsistas e a coordenadora se reúnem para discutir a oficina anterior e elaborar o relatório, preparar as próximas oficinas e discutir os textos teóricos sobre lingüística aplicada, Análise do Discurso, Sociolinguística, Interculturalidade, Intertextualidade e uso da música nas aulas de língua estrangeira, que servem de base para a prática docente do projeto. Os resultados ainda são parciais, mas já se percebe maior motivação e interesse pela língua e cultura espanholas por parte dos alunos, diminuição de alguns preconceitos, aquisição de léxico, conhecimento de algumas estruturas morfossintáticas e melhoria da pronúncia na língua estrangeira. Como tarefa final do projeto propõe-se a elaboração de um CD amador de áudio, com músicas cantadas e escritas parafraseadas e parodiadas pelos alunos.
    • Nome do projeto: Língua, cultura e interação: o Teletandem na aprendizagem autônoma de língua estrangeira (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LABBONIA, Solange , TIRLONI, L. P. , DIAZ, A. M. , RODLLAR, G. .
      Descrição: Com o objetivo de inserir estudantes latino-americanos em situações reais de uso da língua e de promover intercâmbio cultural e profissional, o presente projeto reúne acadêmicos brasileiros (estudantes de espanhol) e mexicanos (estudantes de português) que desejam ampliar seus conhecimentos em língua estrangeira. Tais encontros são monitorados e realizados através do Skype, com temas variados e estabelecidos pelos próprios estudantes de acordo com suas necessidades e objetivos. O projeto promove para além dos conhecimentos linguísticos uma integração multicultural entre estudantes anglofalantes e hispanofalantes de nossa América Latina, ademais de propiciar redes de cooperação com o México, através do CELE (Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras), da UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México), o que posteriormente pode vir a resultar em ações favoráveis para a implantação de futuros intercâmbios entre a UFFS e a UNAM. Com essa parceria, espera-se promover uma experiência única de aprendizagem, inserindo os educandos em situações reais de uso do idioma que desejam aprender e/ou aprimorar bem como proporcionar diálogo e troca de conhecimentos entre Brasil e México. .
    • Nome do projeto: Estudo comparativo dos usos das preposições em português e em espanhol (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LABBONIA, Solange , TREVISAN, C. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa diz respeito ao estudo dos usos contrastivos das preposições no português e no espanhol e tem como principal justificativa a carência de materiais publicados a respeito desse assunto e a necessidade de explorar tal tema na sala de aula de espanhol como língua estrangeira, já que muitas vezes o ensino das preposições nas aulas de ELE não considera a língua materna dos alunos brasileiros, o que pode gerar muitas interferências. Primeiramente, analisaremos como o tema das preposições é tratado em manuais de gramática normativa (tanto em língua portuguesa quanto em língua espanhola), a seguir analisaremos o que nos trazem as gramáticas de usos de ambas as línguas e por fim, analisaremos alguns livros didáticos de espanhol como LE. Estudar tal tema nas duas línguas possibilitará uma descrição comparativa dos usos das preposições (para tanto recorreremos às teorias de Gramática Contrastiva) com o propósito final de desenvolver atividades para alunos e professores brasileiros de espanhol como língua estrangeira, levando em conta as proximidades e peculiaridades de cada uma dessas línguas.
    • Nome do projeto: Língua e Cultura Espanholas na ONG Verde Vida (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LABBONIA, Solange , BALSANELO, Pamela , BERNARDI, A. .
      Descrição: Projeto de parceria entre o PET - Programa de Educação Tutorial Conexão de Saberes ?Assessoria Linguística e Literária da UFFS? e a ONG "Verde Vida?, instituição não governamental e sem fins lucrativos que atende adolescentes de 13 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social. O projeto envolve duas bolsistas que preparam e ministram as aulas de língua e cultura espanholas semanalmente para 15 alunos.
  • Outras produções técnicas: 3
    • LABBONIA, Solange . Reflexões e práticas sobre o ensino e a aprendizagem de ortografia da língua Portuguesa. 2004 - Oficina
    • LABBONIA, Solange . Duas teorias do fantástico: J. Cortázar e T. Todorov. 2004 - Estágio de iniciação científica
    • LABBONIA, Solange . Estudos sobre o conto de Julio Cortázar. 2003 - Estágio básico
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Escola de Informatica e Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
    • Escola de Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
    • Cursinho pré-vestibular:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de gramática e redação
    • Mundo das Línguas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de espanhol
    • União das Faculdades dos Grandes Lagos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: As disciplinas ministradas e a carga horária total variam de um ano para outro.
    • Agro-Fauna - comércio de Insumos Agrícolas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Aulas de espanhol para os funcionários da empresa, visando prepará-los para realizar negociações no Mercosul.
        Outras informações: Professora de Língua Espanhola
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Fundação CASA - São José do Rio Preto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Curso "Espanhol para Recepção" ministrado na Fundação CASA, para meninos internados, com duração de 32 horas.
        Outras informações: Professora de Língua Espanhola
    • Centro de Estudos de Línguas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Educação. Local: Escola Estadual Francisco Marques Pinto, Nova Granada, SP. Dias de aulas: 52. Pontos para classificação na diretoria de ensino: 0,312
        Outras informações: CTA
    • Casa do Brasil - Grupo Figa:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros (maioria de nacionalidade mexicana) no Instituto e em empresas como Dupont, Sabic, Debrech, Insitum, etc.
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa (LE)
    • Universidade Federal da Fronteira Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professora Assistente II