Não autenticado |

Ricardo Nogueira de Castro Monteiro

    • MONTEIRO, R. N. C. . As Artes do Corpo. São Paulo : Editora do Pueri Domus - Escolas Associadas, 2001 . 32p. ISBN: 8574810738.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 4
    • MONTEIRO, R. N. C. ; LOPES, Marcos . Homologies entre musique et poésie : analyse d'une chanson brésilienne du XVIIIe siècle Nouveaux Actes Sémiotiques (Limoges) , v. XVII , p. 11 - 30 , 2004. ISSN: 11467673.
    • MONTEIRO, R. N. C. ; LOPES, Marcus . Sincretismo e semi-simbolismo na canção: análise de uma modinha brasileira do século XVIII Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , v. 9 , p. 403 - 423 , 2003. ISSN: 15194175.
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e Musicais no Gênero Martelo Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , v. VIII , p. 203 - 234 , 2002. ISSN: 15194175.
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Métrica como Ferramenta para a Análise da Canção: Feitio de Oração, de Francisco Alves a Beth Carvalho Revista da ANPOLL , v. 6/7 , p. 175 - 254 , 1999. ISSN: 14147564.
    • MONTEIRO, R. N. C. . Nier le miroir : la construction sémiotique de simulacres d'âge dans la musique de masse brésilienne. Les âges de la vie, v. , p. 325 - 346, 2008.
    • MONTEIRO, R. N. C. . Por um estudo do signo cancional: transformações de unidades lítero-melódicas no processo de construção de sentido da canção. Faculdade de música Carlos Gomes: retrospectiva acadêmica, v. 1, p. 179 - 197, 2005.
    • MONTEIRO, R. N. C. . As muitas vozes da canção: uma análise semiótica de Yesterday. Semiótica: objetos e práticas, v. , p. 43 - 59, 2005.
    • MONTEIRO, R. N. C. . A construção do sentido no repente: relações entre as estruturas lingüísticas verbais e musicais do gênero 'martelo'. Língua: uma questão de regras e de usos? - Seleção de textos proferidos durante o V ENAPOL, v. V, p. 157 - 168, 2003.
    • MONTEIRO, R. N. C. . Mano a Mano . VIVER - mente & cérebro , EDIOURO/Duetto, São Paulo - SP , 01 jun. 2005.
    • MONTEIRO, R. N. C. . A syncretic approach to the analysis of international songs: discourse variations and structural invariations in the process of translation. In: 10th International Congress on Musical Signification - ICMS10 , 2008 , Vilnius. 10th International Congress on Musical Signification - Before and After Music: Programme & ABstracts. Kaunas : Kauno Technologijos Universitetas, 2008. p. 60 - 61.
    • MONTEIRO, R. N. C. . Eficácia Simbólica e parâmetros de estruturação na canção de massa brasileira: a canção "Faz Tempo". In: II II Congresso Internacional da ABES (Associação Brasileira de Estudos Semióticos) , 2005 , São Paulo. II Congresso Internacional da ABES - Brasil: Identidade e Alteridade. : , 2005. p. 37 - 37.
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e Musicais no Gênero Martelo . In: VIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas , 2002 , São Paulo. Caderno de discussão do centro de pesquisas sociossemióticas. São Paulo : PUCSP, 2002.
    • MONTEIRO, R. N. C. . O sentido na canção: articulação de unidades lítero-melódicas de significação no processo de geração de sentido cancional. In: 1.o Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais , 2005 , Curitiba - PR. Anais do 1.o Simpósio Internacional de COgnição e Artes Musicais. Curitiba - PR : Editora do Departamento de Artes da UFPR, 2005. p. 274 - 280.
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Simbiose entre Letra e Música: um estudo das relações semi-simbólicas que organizam o texto lítero-musical na canção através da análise da Cantiga de Santa Maria n.o 100 . In: 51.o Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL 2003) , 2003 , Taubaté - SP. 51.o Seminário do GEL - Programação Geral e Caderno de Resumos. Taubaté - SP : Editora da UNITAU, 2003. p. 355 - 355.
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e Musicais no Gênero Martelo . In: V ENAPOL - Encontro dos Alunos de Pós-Graduaçãp em Lingüística da USP , 2002 , São Paulo. V ENAPOL - Programação e Caderno de Resumos. São Paulo : Editora da FFLCH - USP, 2002. p. 63 - 64.
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e Musicais no Gênero 'Martelo'. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL , 2002 , Gramado. ANPOLL - Boletim Informativo. São Paulo : Editora da ANPOLL, 2002. p. 327 - 328.
    • MONTEIRO, R. N. C. . Sampa - Ópera - Samba. São Paulo : SESC-SP , 2008 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Pelos Qu4tro Cantos do Brasil. Belo Horizonte : NovoDisco Brasil , 2000 (Lançamento de CD)
    • LIMA, João Gabriel de ; MONTEIRO, R. N. C. . A Fazenda da Utopia - Artigo da Revista VEJA, comentando o trabalho de Ricardo Monteiro junto ao Projeto Monitores Corais. São Paulo : Editora Abril , 1990 (Concessão de Entrevista)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Matéria Jornalística sobre trabalho realizado - 'Curso de Regência na Comunidade Yuba'- Jornal 'Hoje'- Mirandópolis - SP. Mirandópolis - SP : Jornal 'Hoje' , 1990 (Concessão de Entrevista)
    • MONTEIRO, R. N. C. . CD 'Dois', de Cássio Gava - participação como instrumentista. : , 2001 (Lançamento de CD)
    • MONTEIRO, R. N. C. . CD 'Rapsódia Paulistana', de Cássio Gava: participação como instrumentista. São Paulo - SP : Dabliú Discos , 1997 (Lançamento de CD)
    • MONTEIRO, R. N. C. . CD 'Caixa Mágica', com 13 canções arranjadas e orquestradas por Ricardo Monteiro. São Paulo - SP : Produção Independente , 1998 (Lançamento de CD)
    • MONTEIRO, R. N. C. . CD 'Minha Luz', da cantora Yula Gabriela, com 3 canções de autoria de Ricardo Monteiro. São Paulo - SP : Produção Independente , 1998 (Lançamento de CD)
    • MONTEIRO, R. N. C. . CD 'Augusto dos Anjos por Othon Bastos', com trilha sonora de Ricardo Monteiro. Rio de Janeiro - RJ : Luz da Cidade , 1999 (Lançamento de CD)
    • DAVILA, M. ; MONTEIRO, R. N. C. . Saara ou Ceará?. São Paulo : Editora da Folha de São Paulo - Revista da Folha , 2001 (Concessão de Entrevista)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Consultoria com relação à publicação do case de Educação Corporativa do Banco Real. 2008 (Consultoria)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Consultoria em Semiótica aplicada ao marketing direto - Banco Itaú. 2008 (Consultoria)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Estudos Semióticos. 2007 (Parecer)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Seleção de Periódicos SciELO Brasil. 2007 (Parecer)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Banco Itaú. 2007 (Consultoria)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Banco Itaú. 2006 (Consultoria)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Semiótica aplicada ao marketing e à comunicação - case Credicard Itaú. 2007 (Consultoria)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Semiótica aplicada ao marketing e à comunicação - case Credicard. 2006 (Consultoria)
    • MONTEIRO, R. N. C. ; Perdigão, Dulce . Sociossemiótica aplicada ao setor de desenvolvimento de produtos - case Johnson&Johnson. 2005 (Consultoria)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Assessor Pedagógica para a área de Música. 2005 (Assessoria)
    • MONTEIRO, R. N. C. . O Olhar comprometido - observações. 2008 (Outra)
    • MONTEIRO, R. N. C. . "Desafinado": a interação dos elementos verbais e musicais na construção do sentido na canção. 2008 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A syncretic approach to the analysis of international songs: discourse variations and structural invariations in the process of translation. 2008 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Música Popular Brasileira e Identidades de Gênero. 2007 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . O Sincretismo na canção: as figuras de expressão e seu papel no processo de geração de efeitos de sentido em Desafinado, de Tom Jobim e Newton Mendonça. 2007 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Semiótica aplicada ao Marketing e à Comunicação Empresarial. 2007 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. ; TOLENTINO, Eduardo ; BASKERVILLE, Nelson . A tradução de "Camino Real", de Tennessee Williams. 2007 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Da canção ao videoclipe: análise do texto sincrético audiovisual A Minha Alma , do grupo O Rappa. 2007 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Semiótica e Lévi-Strauss. 2007 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . AS FIGURAS DE EXPRESSÃO NOS TEXTOS SINCRÉTICOS E SEU PAPEL NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE SENTIDO. 2006 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Relations between verbal and musical structures in the traditional art of poetical improvisation of Brazilian minstrels. 2004 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Denying the mirror: the semiotic construction of age simulacra in Brazilian mass music. 2004 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Globalization in the present and in the past: the 'Cantigas de Santa Maria', or a case of cultural clash in Middle Age Europe. 2004 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Palestra sobre o tema 'Poetas e Modinhas'. 2003 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Simbiose entre letra e música: um estudo das relações semi-simbólicas que organizam o texto lítero-musical na canção. 2003 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Questões Semióticas na Canção 'Yesterday'. 2003 (Seminário)
    • MONTEIRO, R. N. C. . As Artes do Corpo. 2003 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . O sincretismo na canção: da pluralidade das figuras de expressão verbais e musicais à unicidade do conteúdo cancional. 2003 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. ; LOPES, Marcus . Sincretismo e semi-simbolismo na canção: análise de uma modinha brasileira do século XVIII. 2003 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . IX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 2003 (Outra)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Linguagem da Canção: Relações entre as Estruturas Sonoras de ordem Verbal e Musical na Cantiga de Santa Maria n.o 100. 2003 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Semiótica da Canção: Caetano Veloso - Esse Cara. 2003 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Semiotização da estrutura melódica cancional: intensão e extensão na lógica do encadeamento cancional. 2003 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Simbiose entre Letra e Música: um estudo das relações semi-simbólicas que organizam o texto lítero-musical na canção através da análise da Cantiga de Santa Maria n.o 100. 2003 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Poetas e Modinhas. 2003 (Conferência)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e Musicais no Gênero 'Martelo'(5). 2003 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e Musicais no Gênero 'Martelo'(4). 2002 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e Musicais no Gênero 'Martelo'(3). 2002 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e Musicais no Gênero 'Martelo'(2). 2002 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . A Construção do Sentido no Repente: Relações entre as Estruturas Lingüísticas Verbais e Musicais no Gênero 'Martelo'(1). 2002 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Atirei o Pau no Gato: Uma Investigação sobre a Geração de Sentido no Discurso Musical. 2001 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Análise do Discurso Musical: Uma Abordagem Semiótica. 1997 (Comunicacao)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Palestra 'Poetas e Modinhas', inserida no projeto Novos Olhares sobre a Literatura, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil. 2003 Rádio Cultura AM 1200 KHz
    • MONTEIRO, R. N. C. . Poetas e Modinhas. 2003 Rádio Cultura AM 1200 KHz
    • MONTEIRO, R. N. C. . Entrevista sobre a Palestra 'Poetas e Modinhas', veiculada pela Rádio Cultura FM. 2003 Rádio Cultura FM 103,3 MHz
    • MONTEIRO, R. N. C. . Programa Flash - Entrevista com Amaury Jr. . 1993 Rede Bandeirantes
    • MONTEIRO, R. N. C. . Programa Metrópolis - Entrevista de Ricardo Monteiro sobre Grupo Barravento. 1993 RTC - Rádio e Televisão Cultura
    • MONTEIRO, R. N. C. ; BARNABE, Arrigo . Programa Supertônica. 2007 Radio Cultura FM
    • MONTEIRO, R. N. C. . Curso de Semiótica Musical (Ano 1). 2000 (Voice - Centro de Educação Musical e Desenvolvimento Artístico)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Curso de Semiótica Musical (Ano 2). 2001 (Voice - Centro de Educação Musical e Desenvolvimento Artístico)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Curso de Semiótica Musical (Ano 3). 2002 (Voice - Centro de Educação Musical e Desenvolvimento Artístico)
    • MONTEIRO, R. N. C. . História da Música Brasileira - Módulo 'Música Popular'. 2003 (Núcleo de Ação Educativa do Centro Cultural São Paulo)
    • MONTEIRO, R. N. C. . História da Música no Brasil - Módulo 'Música Folclórica'. 2003 (Núcleo de Ação Educativa do Centro Cultural São Paulo)
    • MONTEIRO, R. N. C. . História da Música Popular Brasileira. 2004 (Núcleo de Ação Educativa do Centro Cultural São Paulo)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Técnicas Conceituais e Sinestésicas de Argumentação. 2007 (Credicard Itaú (Banco Itaú Cartões))
    • MONTEIRO, R. N. C. . Yes! Nó temos Braguinha - e muito mais!. 2007 (SESC Ipiranga)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Palestra "Música Popular Brasileira - Conceitos e Preconceitos". 2008 (Biblioteca Temática de Música Cassiano Ricardo - Espaço Itamar Assunção)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Palestra "Desafinado: a interação dos elementos verbais e musicais na construção do sentido da canção". 2008 (FFLCH-USP)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Palestra "Artesãos do som". 2008 (Universidade Anhembi Morumbi)
    • MONTEIRO, R. N. C. . Workshop "Cantando a felicidade". 2008 (Universidade Anhembi Morumbi)
    • MONTEIRO, R. N. C. . As Artes do Corpo. 2000 (Bibliográfica)
    • Nome do projeto: Projeto Música no CEU (2004 - 2005
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: DOURADO, Henrique Autran , SIMÕES, Ricardo , BERNARDES, Branco , FARIAS, Roberto , MONTEIRO, R. N. C. .
      Descrição: O Projeto Música no CEU visa incentivar a produção e instrução musical nos 21 Centros de Educação Unificada espalhados pela periferia da cidade de São Paulo, sendo uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A função desempenhada no projeto em questão é a de Regente de Banda (Big Band), locada na unidade CEU Ipiranga (Meninos).
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Música - Especialização: Composição
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1991
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Sociedade de Ensino Superior Mozarteum:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 1994 ).
        Outras informações: Profesor de Regência e Canto Coral para os alunos do curso de Licenciatura em Música.
        Outras informações: Professor de Regência e Canto Coral
    • Colégio INDAC - Escola de Arte e Ciência Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 1988 ).
        Outras informações: Professor de Música (canto e interpretação) para o curso regular de teatro.
        Outras informações: Professor de Canto e Interpretação Musical
    • St. Paul´s School - Fundação Anglo-Brasileira de Educação e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 1990 ).
        Outras informações: Professor de Educação Musical para alunos dos níveis fundamental e médio, ministrando o curso em inglês (com o cargo de 'Music Teacher'), seguindo a orientação geral da Escola Britânica, a qual se propõe a oferecer um ensino bilingüe (inglês/português) a seus alunos.
        Outras informações: Professor de Música
    • Coral da Universidade de São Paulo - CORALUSP:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor de Percepção e Teoria Musical em curso livre oferecido para os coralistas do CORALUSP.
        Outras informações: Professor de Percepção e Teoria Musical
    • Voice - Centro de Treinamento Musical e Aprendizado Artístico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2007 ).
        Outras informações: Professor de Semiótica Musical e História da Música para os alunos do curso de 'Master Class' (curso intensivo de formação musical); Regente e Diretor (musical e teatral) do grupo de Teatro Musical mantido pela escola.
        Outras informações: Professor de Semiótica Musical e Canto Coral
    • SBT - Sistema Brasileiro de Televisão:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1996 - 1996 ).
        Outras informações: Colaborador (free-lancer), convidado pela direção do programa para a confecção (roteiro, direção e produção musical)de um quadro especial, o 'Coral da Praça'. Este constituía um quadro musical humorístico protagonizado pelo próprio elenco do programa 'A Praça é Nossa', o mais tradicional e longevo programa de humor da televisão brasileira. Os quadros eram escritos especialmente para os humoristas da casa (Ronald Golias, Roney Rios - a "Velha Surda" -, Jorge Lafon - a "Vera Verão" -, entre outros). Devido ao sucesso do quadro, o mesmo contou ainda com mais duas edições, totalizando 3 programas diferentes, os quais foram ao ar a 06/07, 10/08 e 31/08/1996.
        Outras informações: Roteirista, Diretor e Produtor Musical
    • Faculdade Anhembi Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Professor do Curso de Pós-Graduação na área de Capacitação Docente em Música Brasileira, lecionando as disciplinas 'Arranjo' e 'Prática Vocal Coletiva' (2003-2004) e "História da Música Popular Brasileira: uma abordagem semiótica".
        Outras informações: Professor de Pós-Graduação
    • Casa da Solidariedade:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1997 - 1997 ).
        Outras informações: Professor de coral infanto-juvenil para os alunos da "Casa da Solidariedade", unidade I (Campos Elíseos), instituição de ensino destinada a um público de crianças moradoras de cortiços na área central de São Paulo. Realizado um trabalho essencialmente com repertório de música popular brasileira.
        Outras informações: Arte-Educador (coral infantil)
    • Centros de Educação Unificada da Prefeitura de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Prestador de serviço a exercer a função de Regente de Banda no Projeto Música no CEU da Prefeitura Municipal de Sâo Paulo, atuando no CEU Ipiranga (Meninos).
        Outras informações: Regente de Big Band
    • Faculdade de Música Carlos Gomes:
      • Tipo de vínculo: Outro (2004 - 2007 ).
        Outras informações: Professor das disciplinas Linguagem e Estruturação Musical e História da Música Popular Brasileira no curso de pós-graduação em música popular brasileira da Faculdade de Música Carlos Gomes. Vínculo institucional: na qualidade de prestador de serviço.
        Outras informações: Professor do curso de pós-graduação em música
    • Carollo Consulting:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - Atual ).
        Outras informações: Consultor para a Área de Semiótica, tendo atuado junto aos seguintes clientes: Credicard, Credicard Itaú, Credicard Citi e Banco Itaú. Os jobs abarcaram os seguintes setores: mala direta (Credicard, Credicard Itaú, Credicard Citi), venda direta, telemarketing (Credicard Itaú), comunicação interna, ouvidoria (Banco Itaú).
        Outras informações: Consultor para a Área de Semiótica
    • Universidade Anhembi Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Apreciação Musical, Música Popular no Século XX e Projeto Interdisciplinar no curso de Produção Musical; Professor de Pesquisa e Método nos cursos de Design Digital, Design de Moda, Negócios da Moda, Design de Games, Produção Musical e Artes; Professor de Design Sonoro para os cursos de Design Digital e Design de Games; Professor de Atividades Complementares para o curso de Design Digital; Professor de pós-graduação da disciplina Metodologia e Pesquisa para o curso de cinema, vídeo e fotografia.
        Outras informações: Professor
    • NCMonteiro Consultoria, Assessoria e Participações:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
        Outras informações: Sócio da empresa e Consultor para a área de Semiótica. A empresa presta consultoria em marketing e outros serviços.
        Outras informações: Consultor para a Área de Semiótica
    • Tópicos del Seminario:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
    • Pueri Domus Escola Experimental Ltda:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Assessor Pedagógico para a área de Música