Não autenticado |

Joana Marques Ribeiro

    • Doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2020) e integrante do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens - fase 3 (CNPq) da FFLCH-USP. Mestre em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2011) e possui graduação em Letras (licenciatura plena em Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo (2006). Desenvolve trabalho na área da educação ministrando aulas de língua portuguesa na rede particular de ensino para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, estudos comparados, linguagens, cinema, leitor, formação de leitores, mediação de leitura.

       

      Links:    

    • RIBEIRO, Joana Marques ; SOUZA, K. P. C. . Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo: a casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar. LITERARTES , v. 15 , p. 123 - 148 , 2021. ISSN: 23169826.
    • NANNINI, P. B. R. ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva ; RIBEIRO, Joana Marques . Leitura em cena: Vivências em sala de aula com livro de imagens Literartes , v. 1 , p. 82 - 101 , 2014. ISSN: 23169826.
    • RIBEIRO, Joana Marques . Entre olhares: relações entre literatura e cinema Literartes , v. 1 , p. 92 - 110 , 2013. ISSN: 23169826.
    • RIBEIRO, Joana Marques ; Alves, Syntia Pereira . Memória e mito entrelaçados em "O Labirinto do Fauno" Aurora (PUCSP. Online) , v. 11 , p. 41 - 53 , 2011. ISSN: 19826672.
    • RIBEIRO, Joana Marques . Enigma e revelação: literatura, conhecimento e (trans)formação do leitor. Literaturas de recepção infantil e juvenil e linguagens do imaginário, v. 1, p. 206 - 232, 2020.
    • RIBEIRO, Joana Marques . Entre o visível e o invisível: a narrativa fantástica e a formação do leitor literário contemporâneo. Comparativismo hoje [recurso eletrônico]: as literaturas e culturas de língua portuguesa., v. 1, p. 171 - 182, 2018.
    • RIBEIRO, Joana Marques ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Seguindo o coelho: Reflexões sobre processos de metamorfose na construção da narrativa fantástica. Fantástico e seus arredores: figurações do insólito, v. 1, p. 466 - 479, 2017.
    • RIBEIRO, Joana Marques ; LOPES, Cristiano Camilo ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre olhares e linguagens: a construção da metáfora na literatura e no cinema. Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas, v. 1, p. 1 - 206, 2016.
    • RIBEIRO, Joana Marques . PELAS VEREDAS DO OLHAR: RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E CINEMA. Texto e tela: Ensaios sobre literatura e cinema, v. 1, p. 277 - 294, 2014.
    • RIBEIRO, Joana Marques ; ALMEIDA, Rivanildo do Nascimento . Metamorfoses e Experimentação: Leitura, Literatura e Cinema na Sala de Aula. In: IV Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - I Seminário Internacional de Práticas de Mediação de Leitura , 2014 , Florianópolis. 6º. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil [de Santa Catarina] ? SLIJ/. Florianópolis : , 2014. p. 371 - 381.
    • RIBEIRO, Joana Marques . "Entre teia de lembranças e vãos do esquecimento: notas sobre memória e reconstrução na narrativa literária". In: XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2011 , São Paulo. XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2011.
    • RIBEIRO, Joana Marques . Margens, fronteiras e travessias em Guimarães Rosa e Milton Hatoum: reflexões sobre a atividade crítica comparativista entre Literaturas de Língua Portuguesa. In: X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa "Literatura e vida social" , 2010 , São Paulo. X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa "Literatura e vida social". : , 2010.
    • RIBEIRO, Joana Marques . Caminhos e percalços do olhar aventureiro: reflexões sobre a leitura e o leitor em nossa contemporaneidade. In: V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo , 2010 , São Paulo. V EPOG. : , 2010.
    • RIBEIRO, Joana Marques . Reiteração e recriação do mito: imagens do labirinto propostas em "O Labirinto do Fauno". In: A Literatura Infantil e Juvenil no Brasil e o insólito: trânsitos e leituras num gênero em construção - VII Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional (SePEL - Instituto de Letras da UERJ) , 2011 , Rio de Janeiro. Insólito, mitos, crenças e lendas - A literatura infantil e juvenil no Brasil: trânsitos e leituras num gênero em construção. IIV Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional (SePEL - Instituto de Letras da UERJ). Rio de Janeiro : Dialogarts, 2011. p. 83 - 91.
    • RIBEIRO, Joana Marques ; THOMAZ, Nathália Xavier . O espaço lúdico em "Labirinto - A Magia do Tempo". In: A Literatura Infantil e Juvenil no Brasil e o insólito: trânsitos e problemáticas num gênero em construção - VII Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional (SePEL - Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ) , 2011 , Rio de Janeiro. Insólito, mitos, lendas, crenças - A literatura infantil e juvenil no Brasil e o insólito: trânsitos e leituras num gênero em construção - IIV Painel Reflexões do sobre o Insólito na Narrativa Ficcional (SePEL Instituto de Letras da UERJ). Rio de Janeiro : Dialogarts, 2011. p. 65 - 74.
    • RIBEIRO, Joana Marques . A construção do maravilhoso e do insólito no filme "O Labirinto do Fauno" (2006), de Guillermo Del Toro. In: Olhares sobre o Maravilhoso e o Insólito na Literatura Infantil-Juvenil - VI Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional (SePEL / Instituto de Letras da UERJ) , 2010 , Rio de Janeiro. O insólito e seu duplo. VI Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional (SePEL Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Rio de Janeiro : Dialogarts, 2010. p. 123 - 136.
    • RIBEIRO, Joana Marques . "O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo" - Um estudo das relações entre Literatura Infantil e múltiplas linguagens. In: IV EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP , 2009 , São Paulo. IV Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH - USP. : , 2009.
    • RIBEIRO, Joana Marques . "Os desafios do intelectual: o percurso do olhar pelo labirinto" - Uma análise do filme "O Labirinto do Fauno" de Guillermo Dl Toro. In: VIII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - Universidade de São Paulo FFLCH - USP) , 2008 , São Paulo. VIII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2008.
    • RIBEIRO, Joana Marques . 'Da metamorfose do mundo à metamorfose do ser: literatura, conhecimento e (trans)formação do leitor. 2021 (Congresso)
    • RIBEIRO, Joana Marques . Transpassando o limiar: leituras de 'A hora da estrela', de Clarice Lispector, na sala de aula. 2021 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques ; LOPES, Cristiano Camilo ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Literatura para a infância e juventude: reflexões sobre a formação do leitor. 2019 (Simposio)
    • RIBEIRO, Joana Marques . Metamorfoses do olhar: reflexões sobre a formação do leitor literário contemporâneo. 2019 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques . A formação do leitor literário contemporâneo: da sala de aula para a transgressão poética do espaço público. 2018 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques . Metamorfoses do olhar: a narrativa fantástica e a formação do leitor literário contemporâneo. 2018 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques . Metamorfoses do olhar: a narrativa fantástica no cinema. 2016 (Conferência)
    • RIBEIRO, Joana Marques . Olhares sobre a infância e a cidade: leitura e literatura, da sala de aula para a transgressão poética do espaço público. 2016 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques . Metamorfoses e experimentação: a leitura da narrativa fantástica na sala de aula. 2017 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques . Entre o visível e o invisível: a narrativa fantástica e a formação do leitor literário contemporâneo. 2016 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Seguindo o coelho: Reflexões sobre processos de metamorfose na construção da narrativa fantástica. 2016 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques . A narrativa fantástica e a formação do leitor literário: uma análise das obras 'A árvore dos desejos', de William Faulkner, e 'A árvore vermelha', de Shaun Tan.. 2015 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques ; ALMEIDA, Rivanildo do Nascimento . Metamorfoses e Experimentação: Leitura, Literatura e Cinema na Sala de Aula. 2014 (Seminário)
    • RIBEIRO, Joana Marques . Feira de Livros: Leituras e Viagens. 2014 (Congresso)
    • RIBEIRO, Joana Marques . O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo. 2013 (Conferência)
    • RIBEIRO, Joana Marques . "Pelas veredas do olhar: relações entre literatura e cinema". 2011 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques . "Entre teia de lembranças e vãos do esquecimento: notas sobre memória e reconstrução na narrativa literária". 2011 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Joana Marques . "Margens, fronteiras e travessias em Guimarães Rosa e Milton Hatoum: reflexões sobre a atividade crítica comparativista entre Literaturas de Língua Portuguesa". 2010 (Congresso)
    • RIBEIRO, Joana Marques . "Caminhos e percalços do olhar aventureiro: reflexões sobre a leitura e o leitor em nossa contemporaneidade". 2010 (Congresso)
    • RIBEIRO, Joana Marques ; THOMAZ, Nathália Xavier . "O percurso de Alice pelos labirintos da linguagem de Lewis Carroll". 2010 (Congresso)
    • RIBEIRO, Joana Marques . Reiteração e recriação do mito: imagens do labirinto propostas em "O Labirinto do Fauno". 2010 (Simposio)
    • RIBEIRO, Joana Marques ; THOMAZ, Nathália Xavier . O espaço lúdico em "Labirinto - A Magia do Tempo". 2010 (Simposio)
    • RIBEIRO, Joana Marques . "O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo" - Uma análise das relações entre Literatura Infantil e múltiplas linguagens. 2009 (Congresso)
    • RIBEIRO, Joana Marques . A construção do maravilhoso e do insólito no filme "O Labirinto do Fauno". 2009 (Simposio)
    • RIBEIRO, Joana Marques . "Os desafios do intelectual: o percurso do olhar pelo labirinto" - Uma análise do filme "O Labirinto do Fauno" de Guillermo Del Toro. 2008 (Congresso)
    • RIBEIRO, Joana Marques . XIII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2013 (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • CUNHA, Maria Zilda da ; RIBEIRO, Joana Marques . II Mo(n)stra Fantástica de Literatura e Cinema. 2017 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP)
    • CUNHA, Maria Zilda da ; RIBEIRO, Joana Marques . V Encontro Internacional do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens - Narrativas e enigmas da arte: fios da memória, frestas e arredores da ficção. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • RIBEIRO, Joana Marques . XII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • LOPES, Cristiano Camilo ; RIBEIRO, Joana Marques ; MEDEIROS, Juliana Pádua Silva . Entre olhares e linguagens: a construção da metáfora na literatura e no cinema. 2014 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • Nome do projeto: Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Joana Marques , CUNHA, Maria Zilda da , BASEIO, M. A. , FILHO, J. N. G. , SILVA, T. V. , OLIVEIRA, M. C. M. C. X. , THOMAZ, N. X. , RAMOS FILHO, R. M. , BRANDAO, A. L. , MARTINS, A. C. , GUIMARAES, M. L. , LEOCADIA, P. , SOUSA, S. P. G. , OLIVEIRA NETO, E. L. , CARDOSO, L. A. , BORGES JUNIOR, J. D. , MEDEIROS, J. P. S. , LOPES, C. C. , SPENGLER, M. L. P. , DEBUS, E. , HOGRAEFE, R. , SILVA, R. B. .
      Descrição: Estudar as produções literárias para crianças e jovens, considerando sua relação com a cultura, com a história e a evolução social. Perspectiva que nos leva a pesquisar os liames que a literatura infantil estabelece com as outras artes, com as produções culturais, neste mundo representado por novos e diferentes meios de linguagens, novas mídias e diferentes suportes.
    • Nome do projeto: Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens - fase 3 (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Joana Marques , THOMAZ, Nathália Xavier , CUNHA, Maria Zilda da , MEDEIROS, Juliana Pádua Silva , LOPES, Cristiano Camilo , NANNINI, P. B. R. , BASEIO, M. A. , OLIVEIRA NETO, E. L. , VALENZUELA, S. T. , IANNACE, R. , MENNA, L. R. M. C. , RIBEIRO FILHO, P. C. .
      Descrição: Considerando as condições de leitura em nosso país, os desafios com que se deparam os professores, a imersão da criança e do jovem no universo cultural midiático, as mídias que concorrem com as letras, faz-se necessário aprimorar instrumentais teóricos e analíticos para seleção de obras e para leitura crítica. O objetivo deste grupo em sua primeira fase foi refletir sobre as temáticas contemporâneas, a literariedade e qualidade estética dos textos, uma vez que compartilhamos a hipótese de ser a literatura uma forma de conhecimento da realidade. Na segunda fase, o grupo desenvolve com maior detalhamento estudos sobre as linguagens do imaginário, os diálogos que a literatura estabelece com outras expressões a artísticas (Cinema, Pintura, Hipermídia), além de organizar instrumentais para o trabalho pedagógico com a formação de leitor literário. Nesta terceira fase, o grupo desenvolve reflexões que norteiam a problemática das noções de autoria e autor, tangenciadas por teorias do século XX, detendo-se na ficção contemporânea Infantil e Juvenil, em seus desafios e processos compositivos, a metaficção e linguagens em diferentes suportes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens - fase 2 (2013 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Joana Marques , CUNHA, Maria Zilda da , MEDEIROS, Juliana Pádua Silva , LOPES, Cristiano Camilo , BASEIO, M. A. , FILHO, J. N. G. , SILVA, T. V. , OLIVEIRA, M. C. M. C. X. , THOMAZ, N. X. , RAMOS FILHO, R. M. , BRANDAO, A. L. , MARTINS, A. C. , GUIMARAES, M. L. , LEOCADIA, P. , SOUSA, S. P. G. , OLIVEIRA NETO, E. L. , CARDOSO, L. A. , VALENZUELA, S. T. , PRANDO, F. , MENDES, M. , ARALDO, A. , IANNACE, R. , BOMBONATO, J. , REIS, F. , MOTA, E. , MENNA, L. R. M. C. , RIBEIRO FILHO, P. C. .
      Descrição: Considerando as condições de leitura em nosso país, os desafios com que se deparam os professores, a imersão da criança e do jovem no universo cultural midiático, as mídias que concorrem com as letras, faz-se necessário aprimorar instrumentais teóricos e analíticos para seleção de obras e para leitura crítica. O objetivo deste grupo em sua primeira fase foi refletir sobre as temáticas contemporâneas, a literariedade e qualidade estética dos textos, uma vez que compartilhamos a hipótese de ser a literatura uma forma de conhecimento da realidade. Nesta segunda fase, o grupo desenvolve com maior detalhamentos estudos sobre as linguagens do imaginário, os diálogos que a literatura estabelece com outras expressões a artísticas (Cinema, Pintura, Hipermídia), além de organizar instrumentais para o trabalho pedagógico com a formação de leitor literário.
    • Nome do projeto: Diálogos híbridos na formação do leitor: teoria, prática e experimentação. (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RIBEIRO, Joana Marques , CUNHA, Maria Zilda da , BASEIO, M. A. , SILVA, T. V. , OLIVEIRA, M. C. M. C. X. , THOMAZ, N. X. , RAMOS FILHO, R. M. , BRANDAO, A. L. , MARTINS, A. C. , GUIMARAES, M. L. , LEOCADIA, P. , SOUSA, S. P. G. , OLIVEIRA NETO, E. L. , CARDOSO, L. A. , VALENZUELA, S. T. , ARALDO, A. , BORGES JUNIOR, J. D. , MEDEIROS, J. P. S. , LOPES, C. C. , HOGRAEFE, R. , GREGORIN FILHO, J. N. , BERNARDO, R. .
      Descrição: O projeto propõe um trabalho voltado ao desenvolvimento de salas de aula laboratoriais, cujo objetivo é trabalhar experimentalmente o diálogo e a interação entre artes e linguagens híbridas, vislumbrando a formação do leitor literário. Tais salas estarão voltadas para a capacitação de professores, agentes culturais, pesquisadores, líderes educadores, que, de uma maneira geral, operam com a formação de leitores no atual contexto cultural, em que as linguagens híbridas e o diálogo interartes predominam. A proposta consiste em ampliar e desenvolver os repertórios de linguagens dos participantes com reflexões teóricas e experimentações realizadas em salas de aula-laboratório, equipadas com recursos adequados, isto é, com recursos de áudio-visual e aparelhos multimídia. Nessas classes laboratoriais, os professores e outros profissionais poderão, por meio de oficinas específicas, não só refletir teoricamente sobre o diálogo interartes e entre linguagens, mas também ter a oportunidade de vivenciar na prática o diálogo de linguagens. Propor, por meio de estudos de caso, mapeamento de interações artísticas e, principalmente, experimentação de diálogos e interações híbridas, com vistas ao trabalho em salas de aulas.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em Letras (Português/Espanhol)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Bacharelado em Letras (Português/Espanhol)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
  • Atuação Profissional: 7
    • Cursinho da Poli - Instituto do Grêmio Politécnico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2003 ).
        Outras informações: professor plantonista de português
    • Cursinho Pró-usp (pré-vestibular e vestibulinho):
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Produção de material didático (apostilas) e de simulados. Correção de redações.
        Outras informações: professor de português (gramática literatura)
    • Universitário - Sistema Educacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Correção de redações
        Outras informações: professor de português (gramática e redação)
    • Colégio Caetano Álvares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Literatura do Ensino Médio, professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e professor de produção de texto do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Realização de projetos de leitura com foco em literatura e múltiplas linguagens.
        Outras informações: professor de língua portuguesa (EFII e EM)
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Colégio São Domingos - Associação Cultural São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Literartes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Membro da Equipe Editorial (Comissão de Publicação).