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Aristoteles Barcelos Neto

    • Museólogo e antropólogo, atua na área de etnologia dos povos indígenas das Terras Altas e Baixas da América do Sul, com ênfase em suas artes, rituais e cosmologias. Desde 2007 é professor e coordenador de pós-graduação na Sainsbury Research Unit for the Arts of Africa, Oceania and the Americas (University of East Anglia). Membro do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos e do Grupo de Antropologia Visual, ambos da Universidade de São Paulo, e do International Council of Museums (ICOM-UNESCO). Recebeu o Prêmio CNPq-ANPOCS de Melhor Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Coordenou projetos de coleções etnográficas para museus no Brasil, Portugal, Alemanha e França; dirigiu e produziu filmes etnográficos na Amazônia e nos Andes. Foi professor visitante no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor visitante na UNICAMP no âmbito do convênio Newton Fund-FAPESP.

       

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    • Etnologia Comparada: Andes e Amazonia
    • BARCELOS NETO, A. . Apapaatai: rituais de máscaras no Alto Xingu. Sao Paulo : Editora da Universidade de Sao Paulo, 2008 . 310p. ISBN: 9788531410666.
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    • BARCELOS NETO, A. . Com os índios Wauja: objectos e personagens de uma colecção amazónica. Lisboa : Museu Nacional de Etnologia, 2004 . 120p. ISBN: 9727761879.
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    • BARCELOS NETO, A. . Fort Samaipata: Mojocoyas and Inca Cultures. Art & Place: Site-Specific Art of the Americas, v. , p. 243 - 245, 2013.
    • BARCELOS NETO, A. . Church of Our Lady of the Pilar. Art & Place: Site-Specific Art of the Americas, v. , p. 180 - 182, 2013.
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    • BARCELOS NETO, A. . Atujuwá, masques géants d'Amazonie. Índios no Brasil, v. , p. 161 - 162, 2011.
    • BARCELOS NETO, A. . L'art céramique wauja du Haut-Xingu. Índios no Brasil, v. , p. - , 2011.
    • BARCELOS NETO, A. . A origem da arte e o gosto estético entre os Wauja do Alto Xingu. Sujeito, saberes e práticas sociais, v. , p. 89 - 136, 2012.
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    • BARCELOS NETO, A. . Le réveil des grands masques du Haut-Xingu: Iconographie et transformation. Masques des hommes, visages des dieux, v. , p. - , 2011.
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    • BARCELOS NETO, A. . Panelas que cantam e que devoram: a cerâmica wauja. Os índios, nós, v. , p. - , 2000.
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    • BARCELOS NETO, A. . Os povos indígenas da Bahia e o colecionismo . A Tarde. Suplemento Cultural , Salvador , 04 mar. 2000.
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    • BARCELOS NETO, A. . A arte gráfica dos índios do Alto Xingu: uma introdução . A Tarde. A Tarde Cultural , Salvador , 22 jan. 1994.
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  • Trabalhos em Anais: 17
    • BARCELOS NETO, A. . Apapaatai: defaced masks and the commerce of cultures. In: Fifth Sesquiannual Meeting of the Society for the Anthropology of Lowland South America , 2008 , Oxford. Fifth Sesquiannual Meeting of the Society for the Anthropology of Lowland South America (for the session "Amazonian people?s visual and material worlds "). : Salsa, 2008. p. 1 - 1.
    • BARCELOS NETO, A. . Touching God in the Peruvian Andes: senses, images and conflicts over re-conversion (for the invited session: "The Cultures of Christian Conversion", Melanesian Interest Group). In: 107th Annual Meeting of the American Anthropological Association , 2008 , San Francisco. Inclusion, Collaboration & Engagement. Arlington : American Anthropological Association, 2008. p. 158 - 158.
    • BARCELOS NETO, A. . O comércio cultural entre aldeias indígenas e museus europeus: sobre a posse e venda de rituais no Alto Xingu. In: XXX Reunião Anual da ANPOCS , 2006 , Caxambu. Anais da XXX Reunião Anual da ANPOCS. : , 2006.
    • BARCELOS NETO, A. . Objetos em transe: divinação, milagre e ritual nos Andes e na Amazônia. In: Andes, Amazônia e suas transformações: comparações, conexões, fronteiras entre as terras altas e baixas da América do Sul , 2006 , Saint Andrews. . : , 2006.
    • BARCELOS NETO, A. . O (in)visível e o (im)perecível: sobre a temporalidade de alguns objetos rituais nos Andes e na Amazônia. In: Tradução e Percepção: Ciências Sociais em Diálogo , 2006 , São Paulo. . : , 2006.
    • BARCELOS NETO, A. . O (in)visível e o (im)perecível: sobre a temporalidade de alguns objetos rituais nos Andes e na Amazônia. In: O (in)visível, o (in)imaginável e o (in)audível. Percepção e Tradução nas Ciências Sociais , 2005 , São Paulo. . : , 2005.
    • BARCELOS NETO, A. . As máscaras wauja e o problema amazônico das transformações. In: 24ª Reunião Brasileira de Antropologia/ABA , 2004 , Recife. . : , 2004.
    • BARCELOS NETO, A. . Da doença aos rituais de produção: o caso wauja. In: V Reunião de Antropologia do Mercosul , 2003 , Florianopolis. V Reunião de Antropologia do Mercosul - Livro de resumos. Florianopolis : UFSC, 2003.
    • BARCELOS NETO, A. . Pelo caminho das cobras: economias visuais e processos ontológicos na Amazônia. In: 23ª Reunião Brasileira de Antropologia , 2002 , Gramado. Resumos da 23ª Reunião Brasileira de Antropologia. : , 2002.
    • BARCELOS NETO, A. . Os desenhos de Arakuni: arte, mito e ontologia no Alto Xingu. In: IV Reunião de Antroopologia do MERCOSUL , 2001 , Curitiba. IV Reunião de Antroopologia do MERCOSUL. Curitiba : UFPR, 2001. p. 56 - 56.
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    • BARCELOS NETO, A. . Estudos de Antropologia estética no Alto Xingu, 1950-1995. In: XX Reunião Brasileira de Antropologia/ABA , 1996 , Salvador. XX Reunião Brasileira de Antropologia/ABA. Salvador : Associação Brasileira de Antropologia, 1996.
    • BARCELOS NETO, A. . O grafismo xinguano: seus motivos de composição decorativa. In: XLVII Reunião da SBPC , 1995 , São Luís. XLVII Reunião da SBPC: Resumos. São Paulo : SBPC, 1995.
    • BARCELOS NETO, A. . Documentação e pesquisa da coleção etnográfica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA. In: XIII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA , 1994 , Salvador. XIII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA: Resumos. Salvador : Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-UFBA, 1994.
    • BARCELOS NETO, A. . Organização de coleções. In: Simpósio Internacional: O Processo de Comunicação nos Museus de Arqueologia e Etnologia , 1992 , São Paulo. Ciências em Museus. Belém : Museu Paraense Emílio Goeldi/CNPq, 1993. p. 136 - 136.
    • BARCELOS NETO, A. . Yawari: um ritual funerario no tempo das Pleiades. Belem : UFBA , 2011 (Ensaio fotográfico)
    • BARCELOS NETO, A. . "Etnografias Visuais de Rituais Amerindios - resenhas dos filmes Ritual da Vida e Do Sao Francisco ao Pinheiros". Campos Revista de Antropologia Social. Curitiba : Departamento de Antropologia UFPR , 2007 (Resenha)
    • BARCELOS NETO, A. ; BUHLER, Maira ; MACEDO, V. ; MARRAS, Stelio A ; RAMOS, D. ; SZTUTMAN, Renato . "Abaete, rede de antropologia simetrica: entrevista com Marcio Goldman e Eduardo Viveiros de Castro". Revista Cadernos de Campo USP. Sao Paulo : Departamento de Antropologia USP , 2006 (Entrevista)
    • BARCELOS NETO, A. ; Colaço Janine ; CUNHA, M. C. ; Maia, Ugo ; PAES, Francisco ; PEREIRA, Francirosy . Africa, Acre, Chicago: entrevista com Manuela Carneiro da Cunha. Sao Paulo : Departamento de Antropologia USP , 2007 (Entrevista)
    • BARCELOS NETO, A. . Resenha do filme "Tambogrande: Mangos, Murder, Mining". Journal of Latin American and Caribbean Anthropology. Miami : University of Essex / Wiley-Blackwell , 2009 (Resenha)
    • BARCELOS NETO, A. . "Atujuwá: masques et thérapie rituelle". In Brésil indien: les arts des amérindiens du Brésil, Luís Donizette Grupioni (org.). .. Paris : Réunion des Musées Nationaux , 2005 (Verbete)
    • BARCELOS NETO, A. . "Chamanisme et rituel en Amazonie: les masques wauja" / "Xamanismo e ritual na Amazônia: as máscaras wauja". In Wauja: la dance des grands masques amazoniens, Emmanuel Désveaux (org.), Edição bilíngüe. Paris : Musée du quai Branly , 2005 (Opúsculo)
    • BARCELOS NETO, A. . "La danse des masques wauja en France" / "A dança das grandes máscaras wauja na França". In Wauja: la danse des grands masques amazoniensEmmanuel Désveaux (org.). Edição bilíngüe. Paris : Musée du quai Branly / Festival de Radio France et Montpellier , 2005 (Opusculo)
    • BARCELOS NETO, A. . "Dádivas da oleira navegante. Ensaio fotográfico sobre a cerâmica wauja". São Paulo : Revista Cadernos de Campo - Departamento de Antropologia - USP , 2004 (Ensaio fotográfico)
    • BARCELOS NETO, A. . Resenha do livro "Art and Agency: an Anthropological Theory". Revista Cardenos de Campo/USP. São Paulo : Departamento de Antropologia/USP , 2003 (resenha)
    • BARCELOS NETO, A. . Resenha do livro "Kusiwa: pintura corporal e arte gráfica wajãpi". Revista de Antropologia/USP). São Paulo : Departamento de Antropologia USP , 2002 (resenha)
    • BARCELOS NETO, A. . "Cobras-canoa, peixes-clarinete, homens-formiga: uma história visual de perigos e transformações na Amazônia". Verbete para a Enciclopedia BARSA. Rio de Janeiro : Barsa Planeta Internacional , 2001 (Verbete)
    • BARCELOS NETO, A. . "A origem do grafismo wauja" - Veberte para a Enciclopedia BARSA. Rio de Janeiro : Barsa Planeta Internacional , 2001 (Verbete)
    • BARCELOS NETO, A. . "Wauja". Verbete bilingue (portugues e ingles) para a Enciclopedia do Povos Indigenas - Instituto Socioambiental. São Paulo : Instituto Socioambiental , 2002 (Verbete)
    • BARCELOS NETO, A. ; ATHAYDE, S. M. . "A carta de Caminha e as Artes Indígenas". Catalogo da exposicao homonima no Museu de Arte da Bahia. Salvador : Museu de Arte da Bahia , 2001 (Catálogo de exposição)
    • BARCELOS NETO, A. . Índios do Brasil Central. Salvador : UFBA , 1994 (Catálogo de exposição. Circulação restrita)
    • BARCELOS NETO, A. . Arte e mito no Alto Xingu: coleções etnográficas do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia. Salvador : CADCT; MAE/UFBA , 1999 (Catálogo de coleções)
    • BARCELOS NETO, A. . Parecer para o CNPq. 2008 (Parecer)
    • BARCELOS NETO, A. . Parecer para a CAPES. 2012 (Parecer)
    • BARCELOS NETO, A. . Coleção de máscaras wauja - Musee du quai Branly. 2005 (Parecer)
    • BARCELOS NETO, A. . Shacshas del Señor de la Soledad: etnografia de un ritual en los Andes Centrales. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Wauja: la danse des grands masques amazoniens - Festival de Radio France et Montpellier/ Musee du quai Branly. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Artes visuais na Amazônia indígena: uma abordagem comparativa a partir dos complexos de máscaras. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Levantamento das coleções xinguanas do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. 1995 (Outra)
    • BARCELOS NETO, A. . Levantamento das coleções xinguanas do Museu Antropológico da UFG e estudo das práticas museológicas e museográficas. 1994 (Outra)
    • BARCELOS NETO, A. . Coleção de plumária amazônica para o Jardim Zoo-botânico de Stuttgart. 1999 (Outra)
    • BARCELOS NETO, A. ; MELLO, M. I. . Coleção Etnográfica Aristoteles Barcelos e Maria Ignez Mello. 1998 (Outra)
    • BARCELOS NETO, A. . Estudo das concepções museográficas do Hall of South American Indians - Americam Museum of Natural History. 1998 (Outra)
    • BARCELOS NETO, A. . Levantamento de coleções de índios do Nordeste no Museu Nacional-UFRJ. 1999 (Outra)
    • BARCELOS NETO, A. . Levantamento de coleções de índios do Nordeste no Museu Goeldi. 1999 (Outra)
    • BARCELOS NETO, A. . Levantamento de coleções brasileiras no Museu de Etnologia de Berlim. 2000 (Outra)
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    • BARCELOS NETO, A. . As festas de apapaatai: por uma abordagem etnopolítica do xamanismo e do ritual Waurá. 1999 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Projeto para formação de coleção etnográfica da área cultural do Alto Xingu, Amazônia Meridional - CADCT e MAE/UFBA. 1997 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . De objetos, corpos e ornamentações gráficas: a arte enquanto experiência social entre os índios Waurá do Alto Xingu. 1997 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Coleções pataxó: dois séculos de história e comunicação interétnica no sul da Bahia. 1999 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Cultura material amazônica: sociologias e cosmologias nativas. Projeto para fomação de coleções sistemáticas para o Museu Nacional de Etnologia de Portugal. 1999 (Assessoria)
    • BARCELOS NETO, A. . O sistema de objetos e a arte gráfica waurá: para uma etnografia das representações estético-simbólicas no Alto Xingu. 1996 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Arte gráfica dos povos Aruak do Alto Xingu: Waurá e Mehináku. 1995 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Dicionário etnohistórico dos motivos gráficos da arte xinguana. 1994 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Documentação e pesquisa da coleção etnográfica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA. 1993 (Elaboracao_de_projeto)
    • BARCELOS NETO, A. . Coloquio do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP. Conferencia A flauta-jaguar e o tambor-anaconda do Alto Xingu: um comentario wauja a ontologia politica do sensivel.. 2016 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Jornada Plantas Sagradas (UNICAMP). Usos sagrados e profanos de psicoativos entre indígenas da Amazônia brasileira: o tabaco, o rapé e o caxiri. 2016 (Simposio)
    • BARCELOS NETO, A. . A flauta-jaguar e o tambor-anaconda do Alto Xingu: um comentario wauja a ontologia politica do sensivel. UFBA. 2016 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Seminario de Museologia Social, Universidade Lusófona. Sobre a classificação e mapeamento dos patrimonios culturais imateriais no Peru e no Brasil. 2016 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . Seminario de Ciencias Sociais UNIFESP/Danzas para Mamacha Carmen. 2015 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Seminário Permanente História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes/Ritual e religião material em Ancash e Cusco: uma abordagem da antropologia visual. 2015 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . Danzas para Mamacha Carmen. Rituales de máscaras en los Andes Peruanos. 2015 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Artes indígenas: visões dos Andes e da Austrália/Danzas para Mamacha Carmen: rituais de mascaras do Cusco. 2015 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . As colecções etnográficas wauja de Lisboa e Paris e a curadoria das artes indígenas da Amazónia. 2016 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Atujuwa: objetos perigosos em coleções de museus, ou do museu como zona de contato cosmopolítico. 2014 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Atujuwa: objetos perigosos em coleções de museus, ou do museu como zona de contato cosmopolítico. 2014 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Atujuwa e outros objetos perigosos em colecoes de museus, ou da curadoria do multinaturalismo e perspectivismo amerindio. UNICAMP. 2014 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Semana Santa nos Andes. UEFS. 2014 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Os programas de pos-graducao em museologia e artes no Reino Unido. MAE-UFBA. 2014 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Mascaras rituais andinas e amazonicas: teoria etnografica e comparacao - UNIFESP. 2014 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Curating Amerindian perspectivism and multinaturalism: Wauja concepts in museum exhibitions. 2014 (Simposio)
    • BARCELOS NETO, A. . O tempo das matérias e a economia dos sentidos: perspectivas para a comparação Andes-Amazonia. 2008 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . O tempo das matérias e a economia dos sentidos: perspectivas para a comparação Andes-Amazonia. 2008 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . O tempo das matérias e a economia dos sentidos: perspectivas para a comparação Andes-Amazonia. 2008 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Apapaatai: mask rituals in Amazonia. 2007 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . From illness to ritual: the empowerment of chiefs and things in Wauja cosmopolitics. 2009 (Comunicacao)
    • BARCELOS NETO, A. . Andes ? Amazonia: some comparative problems. 2008 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . ?What is religion? It is to adore images?: imagining mediation and immanence in the Peruvian Andes. 2009 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . Re-inventing idolatry as alterity process: Pentecostals in Catholic Peru. 2009 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . Re-inventing idolatry as alterity process: Pentecostals in Catholic Peru. 2009 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Arakuni: the serpent with his body covered in songs. 2011 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Arakuni: the serpent with his body covered in songs. 2011 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Re-inventing idolatry as alterity process: Pentecostals and their socio-cosmological map in Catholic Peru. 2010 (Simposio)
    • BARCELOS NETO, A. . A serpente de corpo repleto de canções: um tema amazônico sobre a arte do trançado. 2010 (Comunicacao)
    • BARCELOS NETO, A. . Heroic ?saints?, immanent images: Caboclos and Romans in South America. 2010 (Comunicacao)
    • BARCELOS NETO, A. . Máscaras e a objetivação de personagens rituais nos Andes e na Amazônia. 2012 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . Patrimônio imaterial na África, Oceania e Américas: presenças e ausências. 2012 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Do sacrifício e sua imagem: transformações andinas da Semana Santa. 2012 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Do sacrifício e sua imagem: transformações andinas da Semana Santa. 2012 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Plástica e performance de máscaras rituais na América do Sul indígena: repensando sistemas mito-músico-coreográficos. 2012 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Arakuni: a origem do grafismo e da tecnologia do trançado. Sobre o visual e o sonoro na imaginação conceitual da cultura material amazônica. 2011 (Simposio)
    • BARCELOS NETO, A. . "What is religion? It is to adore images": re-inventing idolatry as alterity process in Catholic Peru. 2009 (Simposio)
    • BARCELOS NETO, A. . Tabac: plante de guérrison et d'enseignement - Tabac, rêve et divination parmi les chamanes wauja. 2006 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Metodología de la Investigación en Antropología del Arte. 2005 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Wauja: los rituales de las grandes máscaras amazónicas. 2005 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Rituais de máscaras e aerofones no Alto Xingu: o exemplo wauja. 2004 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Antropologia e Turismo - Comparações entre Canadá e Brasil. 2003 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Museu indígenas no Brasil. 2003 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . A colecção/exposição como sistema de interpretação. 2003 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . Formação de colecções etnográficas. 2003 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . Os Índios do Alto Xingu. 1998 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. ; FREIRE, L. A. . Arte gráfica dos povos indígenas do Alto Xingu. 1995 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Concepções de beleza e fealdade no grafismo wauja. 2000 (Simposio)
    • BARCELOS NETO, A. . Arte, filosofia e cosmologia nas Terras Baixas da América do Sul: diálogo sobre modelos teórico-metodológicos e analíticos para o estudo das sociedades indígenas amazônicas. 1999 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . Pesquisa etnológica no âmbito dos museus: novas perspectivas sobre o grafismo wauja. 1999 (Seminário)
    • BARCELOS NETO, A. . VIII Atelier do Movimento Internacional para uma Nova Museologia. A transmissão da herança indígena nas Américas. 1999 (Simposio)
    • BARCELOS NETO, A. . Doença e xamanismo entre os índios Waurá: do perspectivismo cosmológico ao ritual. 1999 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . História e organização social no Alto Xingu. 1999 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Xamãs do Xingu: desenhos e pinturas. 1999 (Conferência)
    • BARCELOS NETO, A. . Documentação e pesquisa da coleção etnográfica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA. 1994 (Comunicacao)
    • BARCELOS NETO, A. . Índios do Brasil Central. 1994 (MAE/UFBA)
    • BARCELOS NETO, A. ; AGOSTINHO, P. . Xingu: um olhar fotográfico, 1965-1969. 1994 (MAE/UFBA)
    • BARCELOS NETO, A. . Representações gráficas entre os índios Waurá e Kamayurá do Alto Xingu. 1996 (MAE/UFBA)
    • BARCELOS NETO, A. ; GANTOIS, A. M. . Wauja: índios ceramistas do Xingu. 1998 (MAE/UFBA)
    • BARCELOS NETO, A. ; RIBEIRO, B. ; GANTOIS, A. M. ; CORSINO, C. . Amazônia urgente: cinco séculos de ecologia e história. 1993 (CNPq)
    • BARCELOS NETO, A. ; MENDONÇA, S. . Paleopatologia: o estudo da doença no passado. 1994 (FIOCRUZ)
    • BARCELOS NETO, A. ; COSTA, R. . Índios na Bahia. 1996 (ANAI)
    • BARCELOS NETO, A. ; USP, I. ; GANTOIS, A. M. . Fui médico, rebelde, soldado. Vida e Obra de João Guimarães Rosa. 1996 (Academia de Letras da Bahia)
    • BARCELOS NETO, A. ; ATHAYDE, S. . A carta de Caminha e as artes indígenas. 2001 (Fundação Brasil 500 anos / Fundação Cultural do Estado da Bahia)
    • BARCELOS NETO, A. ; BRITO, Joaquim Pais de ; ABREU, R. . Os índios, nós. 2000 (Museu Nacional de Etnologia)
    • BARCELOS NETO, A. . A arte dos sonhos: desenhos do Xingu. 2003 (Instituto Português de Museus)
    • BARCELOS NETO, A. ; BRITO, Joaquim Pais de . Com os Índios Wauja: objectos e personagens de uma colecção amazónica. 2003 (União Européia/Instituto Português de Museus)
    • BARCELOS NETO, A. . A arte dos sonhos: desenhos do xingu. 2004 (SESC)
    • BARCELOS NETO, A. ; DESVEAUX, Emmnauel . Wauja: la danse des grands masques amazoniens. 2005 (Musée du quai Branly / Festival de Radio France et Montpellier)
    • BARCELOS NETO, A. . Yawari:um ritual funerário no tempo das Plêiades. 2005 (LISA-FAPESP)
    • BARCELOS NETO, A. ; BARBOSA, Andrea ; HIKIJI, Rose Satiko ; CUNHA, Edgar Teodoro da . Simpósio Internacional Tradução e Percepção: Ciências Sociais em Diálogo. 2006 (FAPESP e USP)
    • BARCELOS NETO, A. . Image, Word, Music: an Art Debate on Religious Mediation (Interdisciplinar Symposium Social Anthropology and Art History). 2009 (Sainsbury Research Unit and Groupe de Recherche International Anthropologie et Histoire de l'Art (Musee du quai Branly, Paris))
    • BARCELOS NETO, A. . The (dis)empowerment of things in Amazonian cosmopolitics: an anthropological workshop. 2009 (Sainsbury Research Unit)
    • BARCELOS NETO, A. . World-Christianity and Socio-Cosmological Transformations in the Andes and Amazonia (Symposium). 2010 (Joint Initiative for the Study of Latin-America and the Caribbean (JISLAC) and Sainsbury Research Unit (SRU-UEA))
    • SILVA, F. ; BARCELOS NETO, A. . Tecnologia, arte e patrimônio na Amazônia: abordagens críticas sobre aquisição e transformação de conhecimentos. 2011 (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP)
    • BARCELOS NETO, A. ; Santos, E. ; Schavelzon, S. . Estudos Andinos no Brasil: Seminário Multidisciplinar. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • HESLOP, A. ; MACK, J. ; BARCELOS NETO, A. ; HOOPER, S. ; MITCHELL, V. ; CLARKE, J. . Basketry: Making Human Nature. 2011 (Sainsbury Centre for Visual Arts)
    • SEKULES, V. ; BARCELOS NETO, A. . The Lab Art: Changing Landscapes. 2012 (Sainsbury Centre for Visual Arts)
    • BARCELOS NETO, A. ; HOOPER, S. . International Symposium Exhibiting Concepts, Experiencing Meanings: Current and Future Curatorial Challenges. 2014 (Sainsbury Research Unit for the Arts of Africa, Oceania and the Americas)
    • BARCELOS NETO, A. ; VIDAL, L. . Artes Indígenas. 2003 (MASP)
    • BARCELOS NETO, A. . Antropologia da Arte e da Estética. 2004 (Mestrado em Artes)
    • BARCELOS NETO, A. ; VIDAL, L. . Artes Indígenas. 2001 (MASP - Museu de Arte de São Paulo)
    • BARCELOS NETO, A. . Documentação e pesquisa da coleção etnográfica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA. 1994
    • BARCELOS NETO, A. . O grafismo xinguano: seus motivos de composição decorativa. 1995
    • BARCELOS NETO, A. . Arte gráfica xinguana: contribuição a partir do estudo de coleções etnográficas. 1996
    • BARCELOS NETO, A. . Arte e cosmologia waurá. 1999
    • BARCELOS NETO, A. . De objetos, corpos e ornamentações gráficas: a arte enquanto experiência social entre os índios Waurá do Alto Xingu. 1998
    • BARCELOS NETO, A. . Coleções botocudo, pataxó e maxakali: estudo curatorial. 2001
    • BARCELOS NETO, A. . Projeto para formação de coleção etnográfica da área Cultural do Alto Xingu - Parque Indígena do Xingu, Amazônia Meridional. 1998
    • BARCELOS NETO, A. . Doença, sonho e imagem: experiências de contato com seres extra-humanos (índios Wauja). 2002
    • BARCELOS NETO, A. . I Relatório científico anual do projeto As festas de apapaatai (FAPESP). 2001
    • BARCELOS NETO, A. . II Relatório científico anual do projeto As festas de apapaatai (FAPESP). 2002
    • BARCELOS NETO, A. . IV Relatório científico anual de pesquisa As festas de apapaatai (FAPESP). 2003
    • BARCELOS NETO, A. . I Relatório científico anual de pesquisa de Pós-Doutorado (FAPESP). 2004
    • BARCELOS NETO, A. . V Relatório do Projeto As festas de Apapaatai (FAPESP). 2004
    • BARCELOS NETO, A. . II Relatório científico anual de Pós-Doutorado. 2006
    • BARCELOS NETO, A. . III Relatório científico anual do projeto As festas de apapaatai (FAPESP). 2003
    • Nome do projeto: Projeto para formação de coleção etnográfica da área cultural do Alto Xingu, Amazônia Meridional (1997 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. , GANTOIS, A. M. , MELLO, Maria Ignez Cruz .
      Descrição: Este projeto visava a formação de uma coleção sistemática de artefatos da cultura material wauja.
    • Nome do projeto: Coleções pataxó: dois séculos de história e comunicação interétnica no sul da Bahia (1999 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. .
      Descrição: Esse projeto, vinculado à Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI) e ao Programa de Pesquisa Povos Indígenas do Nordeste (PINEB/UFBA), objetivou um levantamento e um estudo etnohistórico da cultura material dos índios sul da Bahia. A fase brasileira do projeto foi concluída com visitas de estudos ao Museu Nacional (UFRJ), Museu Paraense Emílio Goeldi (CNPq) e MAE (USP). A fase alemã foi iniciada no Museu de Etnologia de Berlim, mas ainda não teve seu prosseguimento nos museus de Dresden, Stuttgart e Leipzig como previsto. O projeto deverá ser retomado futuramente.
    • Nome do projeto: De objetos, corpos e ornamentações gráficas: arte como experiência social entre os índios Waurá do Alto Xingu (1997 - 1998
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. .
      Descrição: Este projeto permitiu a formação de uma coleção iconográfica de desenhos e pinturas com vistas a fundamentar o estudo das relações entre arte, cosmologia, xamanismo, estilo e ritual.
    • Nome do projeto: A cosmética do universo na arte waurá: experiência artística e discurso cosmológico no Alto Xingu (1997 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. .
      Descrição: O objetivo desse projeto era realizar uma etnografia da cultura visual wauja a partir das suas categorias cosmológicas.
    • Nome do projeto: Cultura material amazônica: sociologias e cosmologias nativas (1999 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. , BRITO, Joaquim Paes de , ABREU, Rogerio , MORAIS, Carla .
      Descrição: Esse projeto, incorporado ao projeto museológico Os índios, nós do Museu Nacional de Etnologia de Portugal, resultou na formação de uma coleção etnográfica sistemática, composta de 567 artefatos dos índios Wauja, para esse museu. Concebi e coordenei o projeto em todas as suas etapas, desde a seleção e documentação da peças em campo até o seu agenciamento alfandegário e posterior recepção das peças em Lisboa. Essa imensa coleção teve um papel absolutamente central na minha tese de doutorado (Apapaatai: rituais de máscaras no Alto Xingu, USP, 2004) e na montagem da exposição Os índios, nós. Trata-se da maior e mais bem documentada coleção xinguana de artefatos coletados em contextos rituais.
    • Nome do projeto: As festas de apapaatai: por uma abordagem etnopolítica do ritual e do xamanismo waurá (2000 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. .
      Descrição: O objetivo central deste projeto de doutorado é a elaboração de uma etnografia do ritual e do xamanismo Waurá, entendidos como modos de ação e representação fundamentais da socialidade desse grupo xinguano. O objetivo não é o estudo de todo e qualquer ritual, mas de um tipo de estrutura que envolve xamanismo e ritual de modo interdependente: as festas de apapaatai, que são feitas no sentido de curar o doente e potencializar de maneira positiva as relações com as alteridades "sobrenaturais". O enfoque abrangerá basicamente a passagem da doença ao ritual, vistos como domínios contínuos, e tendo o xamanismo como mediador epistemológico.
    • Nome do projeto: Artes visuais na Amazônia indígena: um estudo comparativo a partir dos complexos de máscaras (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é elaborar uma síntese etnográfica inter-regional (Alto Xingu, Piemonte Andino e Noroeste Amazônico) sobre os processos em que as artes visuais, a partir dos complexos de máscaras, se tornam agentes sociais. A comparação será inicialmente conduzida a partir da descrição e análise de três estruturas transformativas e de realização do ritual -- mito-música-dança; mito-iconografia-personagem ritual; artefato-parente-personagem ritual --, observadas nas regiões supra referidas, e cujo valor heurístico é extraído diretamente das teorias nativas sobre o ritual e sobre as experiências visual e estética. Como resultados, espera-se 1. refinar a descrição e os modelos de análise para os rituais de máscaras e aerofones na Amazônia indígena; 2. contribuir para o debate sobre o estatuto ontológico da arte para as teorias nativas da socialidade.
    • Nome do projeto: Projeto Temático FAPESP A experiência do filme na antropologia (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. , SZTUTMAN, Renato , SATIKO, Rose , NOVAES, Sylvia Maria Caiuby , LOPES, Paula M , BARBOSA, Andrea , KIM, Joon Ho .
      Descrição: Este projeto temático centra-se em duas vertentes. Uma delas trata da reflexão acerca das relações entre a Antropologia, a Fotografia e o Cinema, relação que se inicia nos primórdios da invenção da máquina fotográfica, do cinematógrafo e da própria disciplina antropológica. Se os encontros iniciais entre antropologia e estas novas técnicas de reprodução da imagem marcam as primeiras descobertas das possibilidades de contato e contágio, cem anos mais tarde as tensões são tantas quanto as efetivas aproximações entre as áreas. Um dos objetivos deste projeto é, pois, refletir sobre as experiências de apropriação mútua entre elas a partir da teoria antropológica, e também experimentar as possibilidades deste encontro, por meio da realização de filmes etnográficos e ensaios fotográficos. A segunda vertente está mais ligada ao que se convencionou chamar de Antropologia da Arte. Trata-se nesta segunda linha de pesquisa de perceber a realização audiovisual no âmbito da produção de conhecimento antropológico como expressão de um diálogo entre a teoria antropológica clássica e outros campos da própria antropologia como o da antropologia da arte e a etnoestética, bem como com campos vizinhos como os das artes visuais e cênicas.
    • Nome do projeto: Projeto Temático FAPESP Alteridades, expressões culturais do mundo sensível e construções da realidade (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. , ERMEL, Priscilla Barak , SCHREIBER, Yara , BARROS, Denise Dias , CASTRO, Rita , KIM, Joon Ho , BARBOSA, Andrea , MARRAS, Stelio A , LOPES, Paula M , MENEZES, Paulo , NOVAES, Sylvia Maria Caiuby , HIKIJI, Rose Satiko , PEREIRA, Francirosy , PAES, Francisco , BUHLER, Maira , LEITE, Miriam Moreira , MATEUZI, Milena .
      Descrição: Trata-se de uma problematização da atividade interpretativa do pesquisador e dos sujeitos pesquisados. O primeiro busca compreender e traduzir os universos sociais que pesquisa (culturas, grupos sociais, etc.) através de diferentes mídias; os últimos, por sua vez, procuram se apropriar de algumas tecnologias de comunicação, o que certamente traz conseqüências para a construção de suas próprias representações. Nosso interesse é trazer a antropologia da arte para uma nova abordagem em que sejam privilegiados não apenas os produtos artísticos, mas o seu próprio fazer e imaginar. O enfoque está no agente que cria, assim como nos processos que levam a formas de expressão inseridas em contextos culturais específicos.
    • Nome do projeto: Wauja: la danse des grands masques amazoniens (2004 - 2005
      Natureza: Outra
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. , BRASSEUR, Sandrine , WAURÁ, Yanahin , DÉSVEAUX, Emmanuel , TREBAULT, Julie , LECLERCQ, Sophie , TAYLOR, Annechristine , CERRUTI, Helene .
      Descrição: O projeto consistiu na aquisição de uma coleção de máscaras para o Musée du quai Branly e na adaptação cênico-coreográfica de um ritual de máscaras wauja para o Festival de Radio France et Montpellier
    • Nome do projeto: Beyond the basket: construction, order and understanding (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. , HESLOP, A. , CLARKE, J. , MACK, J. , MITCHELL, V. , HOOPER, S. .
      Descrição: Basketry has been practised for millennia and is one of the oldest human technologies. Its immediate importance lies in the provision of mats, containers, traps and barriers, all of which have been central to culture, whether nomadic or sedentary and whether based on an economy of hunting and gathering or herding and cultivation. Beyond its practical uses, basketry has arguably been even more influential on our lives, since it relies on the relationship of number, pattern and structure. It thus provides a paradigm for disciplines such as mathematics and engineering and for the organisation of social and political life. The research explores the development of basketry in human culture over ten thousand years, and focuses on various parts of the world both in the past but particularly on the anthropological records relating to recent and current production in Amazonia, Andes, Central Africa and Papua New Guinea. The aim is to identify both the mechanical traditions of making and the ways in which basketry is implicated in wider patterns of understanding: such things as order and metaphor.
    • Nome do projeto: Ritual masquerades in the Andes: a visual ethnography (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. .
      Descrição: The ritual masquerades of South Peru are transformative performance. Following a visual and historical anthropology approach to ritual, this study investigates how dance, the expressive form of historical consciousness, works as a meaning-giver both to masks, as physical objects, and to Andean cosmology.
    • Nome do projeto: Upper Xingu ritual objects and iconography: the Wauja Arawak case (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. .
      Descrição: The project is dedicated to the study of two large Xinguano ethnographic collections comprising 1163 drawings done by the Wauja Indians between 1978 and 2004. The first collection, which contains 448 artworks, was created by Vera Penteado Coelho in the years 1978 and 1980, and now belongs to the Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. With a number of 715 artworks, the second collection was created by Barcelos Neto in the years 1998, 2000, 2001, 2002 and 2004. Both collections combined are, for their age, size and systematicity, the most important assembling of this kind of material for Brazilian Amazonia. They constitute an invaluable material for the study and knowledge of Amazonian visual cultures, ontology of images, indigenous creativity and exchange strategies with the outside world.
    • Nome do projeto: Ritual, cosmology and material religion in the Peruvian Andes (2005 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARCELOS NETO, A. .
      Descrição: This project is a visual anthropology approach to Andean thoughts and practices towards the ritual embodiment of Christian divinities in the Departamento of Ancash (Northern Peru) from 1900 to the present. The primary focus is on the socio-cosmological life of Ancashino ritual objects with a special focus on their material, sensorial and aesthetic properties. Andean ritual objects are active characters in all ritual contexts, where music, dance and drama activate their miraculous properties as much as food consumption, pilgrimage, sacrifice and gift donation. Ritual performance will be captured by a film narrative focusing on the interplay between the collective production of the rituals, the life around shrines/temples and the biographical dimension of religious and ritual experience. A second narrative dimension involves the contestation of Andean images? mystic powers by the Pentecostals missions and recent converts.
    • Graduacao:
      • Curso: Museologia
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Bahia
        Título: Arte gráfica xinguana: contribuição a partir do estudo de coleções etnográficas
        Ano de conclusão: 1996
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Laboratoire d'Anthropologie Sociale du Collège de France
        Ano de conclusão: 2007
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1993 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador do Programa de Pesquisas Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB), Grupo de Pesquisa do CNPq UFBA.0176.
        Outras informações: Pesquisador associado
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1997 - 2002 ).
        Outras informações: Pesquisador associado e membro do Núcleo de Estudos "Musica, Arte e Sociedade na América Latina e no Caribe (MUSA), Grupo de Pesquisa do CNPq UFSC.0162.
        Outras informações: Pesquisador associado
    • Wilhelma Der Zoologisch Botanisch Garten:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - 2000 ).
        Outras informações: Executor de projeto etnológico-museológico
    • Museu Nacional de Etnologia:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - 2003 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Associação Nacional de Ação Indigenista:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2005 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Musée Du Quai Branly:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Laboratoire d'Anthropologie Sociale du Collège de France:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Pesquisador visitante
    • Bulletin of Latin American Research:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Journal of the Society for Latin American Studies (United Kingdon). A Blackwell publication ISSN 0261-3050
    • Journal of Material Culture:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Edited by the Department of Anthropology, University College London. A SAGE publication ISSN: 1359-1835
    • University of East Anglia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Lecturer in the Arts and Anthropology of the Americas
        Outras informações: Docencia e pesquisa
    • Programa de Pos-Graduacao em Antropologia Social - UFSCar:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Professor colaborador
    • Contexto (Mossoró):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Pontificia Universidad Catolica del Peru:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Realização da pesquisa de campo intitulada "Shacshas del Señor de la Soledad: Etnografia de un Ritual en los Andes Centrales"
        Outras informações: Pesquisador visitante
    • Gradhiva - Revue d'Anthropologie et d'Histoire des Arts:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Revista de Antropologia (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista CPC (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • International Council of Museums:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Membro