Não autenticado |

Lya Valeria Grizzo Serignolli

    • Pós-doutorado em Letras Clássicas, Latim (FFLCH, Universidade de São Paulo, 2018-2023): Horácio e as Musas: a Construção da Memória sob Augusto. Bacharel (2011), Mestre (2013) e Doutora (2017) em Letras Clássicas, Latim (DLCV FFLCH-USP). Doutorado (FFLCH-USP, Fapesp, 2017): Baco, o Simpósio e os Poetas (menção honrosa no Prêmio Tese Destaque Usp 2018). Estágio DR (King's College London, BEPE-Fapesp 2016), visiting research student: Bacchus in Horace. Estágio DR (Princeton University, BEPE-Fapesp 2016), visiting student research collaborator (VSRC): Bacchus and the Patrons of Poetry in Augustan Rome. Mestrado (FFLCH-USP, Fapesp 2013): Imagines Amoris. As figurações de Amor em Roma do final da República ao Período Augustano. Estágio MS (King's College London, BEPE-Fapesp 2012), visiting research student: Amor in Horace's Odes. Iniciação Científica (FFLCH-USP, Fapesp 2010): Imagines Amoris. Bacharel em Direito, Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1994). Mestrado, Letras Clássicas, Grego (FFLCH-USP, CAPES, em andamento). Pesquisadora participante do Núcleo de pesquisa (DLCV, FFLCH-USP): Imagens da Antiguidade Clássica (IAC) e LATTIM. Membro do Institute of Classical Studies (ICS), London, UK. Linhas de pesquisa: poesia augustana; epigrama helenístico; imagens; poética; memória.

       

      Links:    

    • Serignolli, L. . Hércules Musarum: poética e patronagem no encerramento dos Fastos de Ovídio Revista do GEL , v. 20 , p. 211 - 240 , 2023. ISSN: 1984591X.
    • FERREIRA, L. R. ; FRASCI, B. ; Serignolli, L. . Resenha de A Representação e seus Limites. Pictura Loquens, Poesis Tacens. MARTINS, Paulo. São Paulo: EDUSP, 2021. 368 pp. ISBN: 978-65-5785-007-7 CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos , v. 10 , p. 1 - 6 , 2022. ISSN: 21761779.
    • Serignolli, L. . A Metonímia Segundo os Gramáticos e Rétores Latinos CLASSICA - REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS , v. 31 , p. 89 - 110 , 2018. ISSN: 21766436.
    • Serignolli, L. . Uma pintura do deus Amor: poética e retórica em Propércio 2.12 LETRAS CLÁSSICAS (USP) , v. 19 , p. 82 - 109 , 2015. ISSN: 23583150.
    • Serignolli, L. . Bacchus, Augustus and the poet in Horace Odes 3.25. Augustan Poetry. New Trends and Revaluations, v. 1, p. 275 - 306, 2019.
    • Serignolli, L. . A Mescla Genérica na Epístola VII das Heróides de Ovídio. O gênero em diferentes abordagens discursivas, v. , p. 164 - 173, 2011.
    • Serignolli, L. . Militia Amoris: Uma Figura do Amor. Algumas Visões da Antiguidade, v. 2, p. 221 - 229, 2011.
    • Serignolli, L. . Baco, o Simpósio e os Poetas. In: VII Seminário de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP , 2015 , São Paulo. VII Seminário de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP. : Universidade de São Paulo, 2015. p. 0 - 0.
    • Serignolli, L. . Líber nas relações entre poetas e patronos em Horácio. In: XX Congresso da SBEC. Público e Privado na Antiguidade , 2015 , Mariana. XX Congresso da SBEC. Público e Privado na Antiguidade. Caderno de Programação e Resumos. : Universidade Federal de Ouro Preto, 2015. p. 1 - 99.
    • Serignolli, L. . Bacchus and the wine and water-drinkers in Horace. In: V Colóquio Internacional 'Visões da Antiguidade Clássica'. Augustan Poetry. New Trends and Revaluations , 2015 , São Paulo. Augustan Poetry. New Trends and Revaluations. Caderno de Resumos. São Paulo : IAC/PPGLC/FFLCH/USP, 2015. p. 18 - 19.
    • Serignolli, L. . Epiphanies of Bacchus and Phantasia in Horace's Odes 2.19. In: 14TH FIEC CONGRESS , 2014 , Bordeaux. 14 Congrès de La FIEC. Bordeaux : Université Bordeaux Montaigne, 2014. p. 1 - 20.
    • Serignolli, L. . Liber, Augustus, and Tiberius. In: Commemorating Augustus , 2014 , Leeds. Commemorating Augustus. A bimillenial re-evaluation. Leeds : University of Leeds, 2014. p. 1 - 44.
    • Serignolli, L. . Amor no epodo 11 de Horácio. In: III Colóquio 'Visões da Antiguidade , 2012 , São Paulo. Revista do IEEE América Latina. São Paulo : DLCV/PPGLC/FFLCH/USP; IAC, 2012. p. 1 - 17.
    • Serignolli, L. . A Presença de Amor na Tópica Elegíaca Seruitium Amoris. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos , 2011 , Rio de Janeiro. Antiguidade: Performance e Recepção. Belo Horizonte : SBEC, 2011.
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris nas Elegias de Propércio, Ovídio e Tibulo.. In: II Colóquio Visões da Antiguidade , 2011 , São Paulo. Vertentes da Ékphrasis. São Paulo : IAC/PPGLC/FFLCH/USP, 2011. p. 1 - 32.
    • Serignolli, L. . A Mescla Genérica na Epístola VII das Heróides de Ovídio. In: III EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da Usp , 2011 , São Paulo. III EPED - O gênero em diferentes abordagens discursivas. Livro de Resumos.. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2011. p. 1 - 151.
    • Serignolli, L. . Militia Amoris: uma Figura do Amor. In: I Colóquio: Visões da Antiguidade. , 2010 , São Paulo. I Colóquio: Visões da Antiguidade. Caderno de Resumos. : , 2010.
    • Serignolli, L. . Um Hino ao Amor na Fedra de Sêneca. In: II EPED 2010 - Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2010 , São Paulo. II EPED 2010 - Caderno de Resumos. : , 2010.
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris. In: IV Seminário de Pesquisa em Letras Clássicas , 2009 , São Paulo. IV Seminário de Pesquisa em Letras Clássicas - Livro de Resumos. São Paulo : Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas FFLCH - USP, 2009.
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris: O Discurso Imagético na Elegia Erótica Romana. In: I EPED - I Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. , 2009 , São Paulo. I EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos, 2009. Caderno de Resumos. : , 2009.
    • Serignolli, L. . O Éthos do Amor Épico-elegíaco: uma Imago. In: SIICUSP - 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica. , 2009 , São Paulo. 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica. Caderno de Resumos. : , 2009.
    • Serignolli, L. . A Trajetória do Café. São Paulo : All Print , 2006 (Revisão de livro)
    • Martins, P. ; Serignolli, L. . Letras Clássicas, v. 19, n.. 1. Écfrase II e outras visualidades. São Paulo : FFLCH / USP , 2015 (Edição de periódico)
    • Martins, P. ; Serignolli, L. . Letras Clássicas, v. 18, n.. 1. Écfrase. São Paulo : FFLCH / USP , 2014 (Edição de periódico)
    • Serignolli, L. . O Significado da Bruxaria. São Paulo : Madras , 2003 (Tradução)
    • Serignolli, L. . Antonio Manuel: Interview with Lúcia Carneiro and Ileana Pradilla. Chipre : Pharos Art , 2005 (Tradução)
    • Serignolli, L. . Parecer ad hoc. Illinois Classical Studies. ISSN: 0363-1923. 2024 (Parecer)
    • Serignolli, L. . Parecer ad hoc. Revista de Pós-Graduação em Letras Olho d􏰀'água􏰁. ISSN: 2177-3807. 2022 (Parecer)
    • Serignolli, L. . Parecer ad hoc. Classica. Revista Brasileira de Estudos Clássicos. ISSN: 0103-4316. 2021 (Parecer)
    • Serignolli, L. . Baco e o Simpósio. Museus da Alemanha e Áustria (relatório de visita técnica. DR/FAPESP. proc. 2013/07303-9). 2017 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Cupidos nas Coleções Gregas e Romanas de Museus da Itália, França e Inglaterra. (relatório de visita técnica. BEPE-MS/FAPESP). 2012 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Baco e o Simpósio. The British Museum, London (relatório de visita técnica. DR/FAPESP. proc. 2015/21921-2). 2016 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Baco e o Simpósio. Museus e Sítios Arqueológicos de Nápoles, Roma e Pompeia. (relatório de visita técnica. BEPE.DR/FAPESP. proc. 2015/21921-2). 2016 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Baco e o Simpósio. Yale University Art Gallery, New Haven (relatório relatório de visita técnica. BEPE.DR/FAPESP. proc. 2016/11825-9). 2016 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Baco e o Simpósio. Museum of Fine Arts, Boston (relatório de visita técnica. BEPE.DR/FAPESP. proc. 2016/11825-9). 2016 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Baco e o Simpósio. The Metropolitan Museum, New York (relatório de visita técnica. BEPE.DR/FAPESP. proc. 2016/11825-9). 2016 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Bacchus/ Liber in Greek and Roman Coins. Department of Coins and Medals. The British Museum, London (relatório de visita técnica. DR/FAPESP. proc. 2013/07303-9). 2014 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Cupid in a Pompeian wall painting. Department of Greece and Rome. The British Museum, London (relatório de visita técnica. MS/FAPESP). 2012 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Cupid in Greek and Roman Coins. Department of Coins and Medals. The British Museum, London (relatório de visita técnica. MS/FAPESP). 2012 (Relatorio_tecnico)
    • Serignolli, L. . Os deuses da poesia erótica romana. 2019 (Conferência)
    • Serignolli, L. . Aedes Herculis Musarum: poética e patronagem nos Fastos de Ovídio. 2019 (Conferência)
    • Serignolli, L. . Horace Odes 1.5. 2012 (Seminário)
    • Serignolli, L. . Amor no Epodo 11. 2012 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris: A figuração de Amor do Final da República ao Período Augustano. 2011 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . The Tiger Rider Mosaic. 2012 (Seminário)
    • Serignolli, L. . Horace Odes 1.30. 2012 (Seminário)
    • Serignolli, L. . Horácio e as Musas: a Construção da Memória sob Augusto. 2017 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Bacchus and the Patrons of Poetry in Horace. 2016 (Seminário)
    • Serignolli, L. . A painting of Bacchus from Casa del Centenario in Pompeii. 2016 (Seminário)
    • Serignolli, L. . Bacchus and Genre in Horace. 2016 (Seminário)
    • Serignolli, L. . Bacchus and Augustus in Horace Odes 3.25. 2016 (Conferência)
    • Serignolli, L. . Líber nas relações entre poetas e patronos em Horácio. 2015 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Baco, o Simpósio e os Poetas. 2015 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Bacchus and the wine and water-drinkers in Horace. 2015 (Conferência)
    • Serignolli, L. . Epiphanies of Bacchus and Phantasia in Horace's Odes 2.19. 2014 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Liber, Augustus, and Tiberius. 2014 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Bacchus and Euidentia in Horace's Odes 2.19. 2013 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Propertius 2.34: the elegiac language of Love.. 2012 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Introduction to Roman Love Elegy. 2012 (Conferência)
    • Serignolli, L. . A presença de Amor na Tópica Elegíaca Seruitium Amoris. 2011 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris nas Elegias de Propércio, Ovídio e Tibulo. 2011 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . A Mescla Genérica na Epístola VII das Heróides de Ovídio. 2011 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . As imagens de Amor na Elegia Romana. 2010 (Conferência)
    • Serignolli, L. . Um Hino ao Amor na Fedra de Sêneca. 2010 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Militia Amoris: uma Figura do Amor. 2010 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . O Éthos do Amor Épico-elegíaco: uma Imago. 2009 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris: o Discurso Imagético na Elegia Erótica Romana. 2009 (Comunicacao)
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris. 2009 (Comunicacao)
    • Martins, P. ; Henrique Verri Fiebig ; Amato, R. S. S. ; Dibbern, C. H. ; BORGHI, G. ; Serignolli, L. . The Structures of Influence in Roman Poetry - Seminars with Kirk Freudenburg. 2013 (DLCV - FFLCH - USP)
    • Martins, P. ; Serignolli, L. ; Neto, J. A. O. ; HASEGAWA, A. . V Colóquio Internacional Visões da Antiguidade. Augustan Poetry. New Trends and Revaluations. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • Martins, P. ; Amato, R. S. S. ; Serignolli, L. ; Fiebig, H. V. ; Dibbern, C. H. ; Rodolpho, M. ; BORGHI, G. ; PEREIRA, M. ; GORAB, F. . IV Colóquio Internacional Visões da Antiguidade. Enargeia and evidentia under the spotlights. 2013 (DLCV - FFLCH - USP)
    • Serignolli, L. . Em Busca do Gênero Lírico nas Odes de Horácio. 2018 (DLCV FFLCH-USP)
    • Serignolli, L. . Um Percurso pelo Gênero Épico na Eneida de Virgílio. 2019 (DLCV FFLCH-USP)
    • Serignolli, L. . Baco, o Simpósio e o Poeta. 2019 (DLCV FFLCH-USP)
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris. Relatório 1 (IC/ FAPESP). 2009
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris. Relatório Final (IC/ FAPESP. proc. 2009/01886-7). 2010
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris: As Figurações de Amor do Final da República ao Período Augustano. Relatório 1 (MS/ FAPESP. 2010/13461-8). 2012
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris. As figurações de Amor em Roma do Final da República ao Período Augustano. Relatório final (MS/ FAPESP. proc. 2010/13461-8). 2013
    • Serignolli, L. . Baco, o Simpósio e os Poetas. Relatório 1 (DR/ FAPESP. proc. 2013/07303-9). 2014
    • Serignolli, L. . Bacchus in Horace, King's College London. Final Report (BEPE-DR/FAPESP. proc. 2015/21921-2). 2016
    • Serignolli, L. . Amor in Horace's Odes, King's College London. Final Report (BEPE-MS/ FAPESP. proc. 2012/10577-0). 2012
    • Serignolli, L. . Baco, o Simpósio e os Poetas. Relatório final (DR/ FAPESP. proc. 2013/07303-9). 2017
    • Serignolli, L. . Bacchus and the Patrons of Poetry in Augustan Rome. Final report (BEPE-DR/FAPESP. proc. 2016/11825-9). 2016
    • Serignolli, L. . Baco, o Simpósio e os Poetas. Relatório 5 (DR/ FAPESP. proc. 2013/07303-9). 2017
    • Serignolli, L. . Horácio e as Musas: a construção da memória sob Augusto. Relatório final. 2023
    • Serignolli, L. . Baco, o Simpósio e os Poetas. Relatório 2 (DR/ FAPESP. proc. 2013/07303-9). 2015
  • Projetos de Pesquisa: 11
    • Nome do projeto: A imagem das palavras e a palavra das imagens (2011 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , Martins, P. , Lopes, C. G. , Boschiero, I. C. , Rodolpho, M. , Tonidandel, S. D. , Conceição, G. M. , Fiebig, H. V. , Dibbern, C. H. , Amato, R. S. S. .
      Descrição: O projeto de pesquisa em questão está inserido na Linha de Pesquisa Discurso Teórico Greco-Latino do PPGLC do DLCV da FFLCH/USP. Seus objetivos são: 1) O mapeamento terminológico-conceitual das práticas artísticas plásticas e pictóricas da Antiguidade Clássica Greco-Romana, observando suas especificidades, diferenças e semelhanças, sob uma perspectiva diacrônica de suas aplicações e usos lingüísticos. 2) O levantamento e a análise de textos gregos e latinos que se referenciam a partir das homologias entre as artes visuais e as artes letradas. 3) A compilação e interpretação de mecanismos cognitivos, aplicados às artes visuais e textuais que se sustentem a partir da visualização perceptiva física ou anímica. 4) A leitura e a tradução de textos e tratados que pautem as práticas fisiognômicas na Antiguidade grega e romana. 5) A descritividade e a narratividade ecfrástica em chave genérica diversa. 6) Reflexão e análise da figuração discursiva histórica e poética
    • Nome do projeto: Imagines Amoris (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , Martins, P. .
      Descrição: A pesquisa de Iniciação Científica Imagines Amoris (FAPESP 2010) propõe o estudo das figurações de Amor/Cupido em elegias de Propércio, Ovídio (Amores) e Tibulo. De natureza interdisciplinar, a pesquisa privilegia a análise das imagens de Amor na poesia desses autores, procurando dialogar com as artes do mesmo período.
    • Nome do projeto: Imagines Amoris. As figurações de Amor em Roma do Final da República ao Período Augustano. (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , Martins, P. .
      Descrição: A projeto de Mestrado "Imagines Amoris" (FAPESP 2013) propõe o estudo das figurações de Amor/Cupido em poemas de Catulo, Virgílio, Horácio, Tibulo, Propércio e Ovídio. De caráter interdisciplinar, a pesquisa privilegia a análise e a tradução das passagens em que se apresentam as imagens de Amor/Cupido na poesia desses autores, procurando dialogar com as artes do mesmo período.
    • Nome do projeto: Baco, o Simpósio e o Poeta (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , Martins, P. .
      Descrição: Recentemente, tem aumentado o interesse acadêmico na figura do Baco romano, que até então não havia recebido tanta atenção dos pesquisadores quanto o Dioniso Grego. Novos estudos mostram como os poetas Augustanos expandiram o repertório dionisíaco, apresentando Baco como modelo para poetas e autoridades políticas, produzindo assim novas metáforas e alegorias atreladas às transformações culturais, sociais e políticas da transição para o período Augustano. Horácio reserva ao deus do vinho um lugar de destaque em suas Odes e Epodos, sem esquecê-lo em suas Sátiras e Epístolas, apresentando, assim, diversas facetas do deus em diferentes gêneros. O objetivo desta pesquisa é investigar as figurações de Baco e a poética dionisíaca em Horácio, procurando interpretar o sentido de possíveis metáforas e alegorias associadas aos seus papeis como herói deificado, divindade simpótica e orgiástica e patrono da poesia. No primeiro capítulo, tentarei sintetizar alguns dos principais aspectos das figurações de Baco na transição para o período Augustano, dando particular atenção ao seu papel como herói deificado. Procurarei demonstar particularmente como esse deus torna-se um modelo divino para autoridades como Marco Antônio e Augusto, e quais metáforas - especialmente políticas e bélicas - poderiam ser depreendidas dessas associações. Os capítulos seguintes serão dedicados à poética dionisíaca em Horácio, levando em consideração: a persona Dionisíaca de Horácio, o êxtase dionisíaco como impulso poético, e o simpósio - presidido por Líber - como um cenário metafórico em que a persona poética relaciona-se com os seus amantes, patronos, com outros poetas e com sua audiência; um lugar onde o vinho combina-se bem com política, guerra, amor, amizade e com a arte da poesia. O capítulo final discutirá as relações entre Baco, engenho e a arte da poesia em Horácio.
    • Nome do projeto: As artes na Antiguidade Clássica (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , Martins, P. , Neto, J. A. O. , Fiebig, H. V. , Dibbern, C. H. .
      Descrição: Visa o projeto a observação, discussão e mapeamento dos conceitos de ars picturae/téchne graphé e ars sculpturae/téchne plastiké nos autores do mundo helênico e latino. Sob a perspectiva da metodologia, o projeto assume duas possibilidades: a) a primeira diz respeito à leitura e à exegese de obras pictóricas e escultóricas da Antiguidade Clássica, tomando por base equipamento conceitual das artes plásticas e pictóricas contemporâneas a fim de que tenhamos clareza dos valores hoje em voga aplicados aos objetos artísticos antigos, como reflexos de uma recepção transtemporal, operados pela percepção atual da obra; b) a segunda se atém ao modo ou aos modos de como os antigos as observaram e de como as associaram às outras artes, mormente, àquelas utilizadas para descrevê-las, a saber, a arte poética e a arte retórica. O projeto em questão preocupa-se também em integrar conhecimentos de níveis diversos, desde a Iniciação Científica ao Pós-Doutorado, além de buscar o diálogo interdisciplinar, integrando outras áreas do conhecimento, ligadas ao grande núcleo, Estudos Clássicos, que congrega a Filosofia Antiga, a História Antiga, a Arqueologia Clássica e a Filologia Clássica. O Projeto conta com apoios institucionais individualizados a partir de bolsas de fomento à pesquisa da: FAPESP, CNPq e Capes.
    • Nome do projeto: Imagens da Antiguidade Clássica (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , Martins, P. , Boschiero, I. C. , Rodolpho, M. , Henrique Verri Fiebig , Dibbern, C. H. .
      Descrição: A finalidade da pesquisa é o estudo e a tradução de textos antigos greco-latinos que versem acerca da produção imagética (verbal e não-verbal) na Antigüidade Clássica, além da observação dos desdobramentos dessa doutrina nas artes visuais como conseqüência da teorização, é preocupação também a aferição das teorias retórico-poéticas em confinidade com as da pintura, da escultura e da numismática.
    • Nome do projeto: O Eros de Meleagro (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , Martins, P. .
      Descrição: Este projeto tem por fim investigar as figurações de Eros nos epigramas de Meleagro, tendo em vista convenções de gêneros poéticos, as circunstâncias sociais, culturais e políticas do período em que os poemas foram produzidos e a audiência a que eram destinados. A pesquisa irá demonstrar como Eros é determinante na caraterização da persona do poeta, nas relações entre os personagens e na organização do livro de epigramas eróticos da Guirlanda de Meleagro. Veremos também que sua natureza, fortemente associada às experiências do amante, corresponde a aspectos relevantes da cultura helenística, também presentes em outras artes do período em que os poemas foram produzidos.
    • Nome do projeto: Horácio e as Musas: a Construção da Memória sob Augusto (2017 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , Martins, P. .
      Descrição: A pesquisa Horácio e as Musas: a Construção da Memória sob Augusto tem por fim investigar as figurações das Musas (Camenas) em Horácio e suas associações com os gêneros poéticos, com a patronagem da poesia e com a construção da memória de Augusto. Para a análise, serão usadas fontes textuais antigas gregas e latinas, evidências da cultura material e pesquisas recentes sobre as Musas, poética e memória cultural na área de Estudos Clássicos. Os poemas selecionados serão traduzidos e as figurações das Musas analisadas, tendo em vista convenções de gêneros poéticos, as circunstâncias sociais, culturais e políticas do período em que os poemas foram produzidos e a audiência a que eram destinados. A pesquisa irá preencher uma lacuna nos estudos de poética latina e de memória cultural romana, demonstrando como essas divindades atuam nos poemas de Horácio no que diz respeito ao tratamento dado à persona do poeta e à composição poética; e como se ligam à perpetuação do legado de Augusto como líder por meio da poesia.
    • Nome do projeto: Bacchus in Horace (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , FITZGERALD, W. .
      Descrição: Dionysus and his gifts have long been associated with the capacity of making poetry . Archilochus suggests that wine is not only a subject of poetry, but also an aid to composition, boasting about his ability to lead the dithyramb of Dionysus when his wits are thundered by wine. In classical Greece this god was a patron of dithyramb, tragedy and comedy. As a god of Delphi , he was associated with Apollo, and as a mountain god with the Muses . The celebration of Bacchus was a favourite topic in Augustan poets , who treated this god as a source of ingenium and of the secret knowledge that the poets possessed. As a god of wine, poetry and symbol of libertas, Bacchus plays a significant role in Horace?s sympotic poetry. The Odes and Epodes are sources of examples of the representations of Bacchus in poetry; while the Epistles, Satires and Ars Poetica touch on some key issues in dionysiac poetics. The research ?Bacchus in Horace? explores the representations of Bacchus with focus on the dionysiac poetics in four themes associated with this god in Horace: politics, war, love and the poet?s craft. The main task is to observe how Horace uses the dionysiac repertoire, adapting the deity to new interests in question. This research will provide a sound platform for the study of Bacchus in Latin poetry, covering issues of poetic inspiration and sympotic celebration in Horace.
    • Nome do projeto: Amor in Horace's Odes (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , FITZGERALD, W. .
      Descrição: This project aims to research the images of Love personified (Puer/Iocus/Cupido) in Horace Odes 1.2, 1.19, 1.32, 2.8, 3.27, 4.1 e 4.13. It discusses issues of poetic genres in Horace, focusing on the associations between the image of Cupid and choices of meter, subject matter and style in the Odes.
    • Nome do projeto: Bacchus and the Patrons of Poetry in Augustan Rome (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Serignolli, L. , FELDHERR, A. .
      Descrição: Bacchus (Liber/ Lyaeus/ Lenaeus) plays different roles in Augustan poetry, being often depicted as a sympotic and orgiastic divinity, a patron of poetry and a deified hero. This research will analyze the associations between Bacchus and patronage in Augustan poetry, approaching issues of sympotic celebration and Dionysiac poetics. I will be particularly interested in Liber as an allegory for the powers of the real patrons of poetry in Augustan Rome. More specifically, I will investigate: how the relationship between poets and patrons unfolds through the identification with - or the mediation of - the ambivalent Bacchus. I will also look at the symposium (presided over by Liber) as a metaphorical setting for the relationship of amicitia between poets and patrons. Friendship (amicitia) among the participants of a symposium presupposed libertas, which was also a prerogative of the poet. Libertas has strong political connotations in the Roman Republic. In the sense of freedom of speech, as we shall see, it is also a technical word of poetic genres. Bacchus, as tongue-loosener, provides libertas at the symposium, which can have different implications, and this is one of the reasons why this god became a relevant figure for the Augustan poets, who struggled to reconcile panegyric with free speech.
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris (Projeto IC-FAPESP. proc. 2009/01886-7). 2009 - Projeto de ic aprovado pela fapesp
    • Serignolli, L. . Imagines Amoris. As Figurações de Amor do Final da República ao Período Augustano (Projeto MS/FAPESP. proc. 2010/13461-8). 2011 - Projeto de mestrado aprovado pela fapesp
    • Serignolli, L. . Baco, o Simpósio e os Poetas (Projeto DR/ FAPESP. proc. 2013/07303-9). 2013 - Projeto de doutorado aprovado pela fapesp
    • Serignolli, L. . Bacchus and the Patrons of Poetry in Augustan Rome (Projeto BEPE-DR/FAPESP. proc. 2016/11825-9). 2016 - Projeto de pesquisa no exterior (bepe) aprovado pela fapesp
    • Serignolli, L. . Amor in Horace's Odes, King's College London (Projeto BEPE-MS/ FAPESP. proc. 2012/10577-0). 2012 - Projeto de pesquisa no exterior (bepe) aprovado pela fapesp
    • Serignolli, L. . Bacchus in Horace, King's College London (Projeto BEPE-DR/FAPESP. proc. 2015/21921-2). 2015 - Projeto de pesquisa no exterior (bepe) aprovado pela fapesp
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Latim
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Imagines Amoris
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Instituição Toledo de Ensino
        Ano de conclusão: 1994
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Curso: Letras - Grego
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Kings College - Strand Campus:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Princeton University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Visiting student research collaborator
    • Cel Lep Jardim America:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Rede Internacional de Televisão:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Tradutora Nível II