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Cristiano Gimenez

    • Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado e Bacharel em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua com os seguintes temas: Semiologia Gráfica, Cartografia Tátil, Cartografia Escolar, adaptação de variáveis gráficas, inclusão de deficientes visuais e educação.

       

      Links:    

    • SENA, C. C. R. G. ; GIMENEZ, C. . CARTOGRAFIA INCLUSIVA: A EXPERIÊNCIA DE OURINHOS. Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar, v. 1, p. 436 - 443, 2012.
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . Elaboração e avaliação de mapas táteis para pessoas com deficiência visual. 2016 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; SILVA, D. F. S. . O pensamento complexo em Edgar Morin e o ensino de Geografi. 2016 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . Tactile Thematic Quantitative Maps. 2013 (Conferência)
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . A Semiologia Gráfica e a Cartografia Tátil. 2012 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . Cartografia temática quantitativa tátil - práticas e desafios. 2011 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . A importância da Cartografia Tátil e a experiência do Grupo de Cartografia Tatil da UNESP/Ourinhos. 2010 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . Mapas adaptados no paradigma da inclusão social: desenvolvimento de mapas temáticos quantitativos. 2011 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; SILVA, D. F. S. ; SENA, C. C. R. G. . A maquete como representação didática no ensino de climatologia urbana: um trabalho de inclusão com estudantes portadores de deficiência intelectual. 2011 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; MACHADO, A. S. ; SENA, C. C. R. G. . A Cartografia Tátil no aprendizado de Geografia por deficientes visuais: o uso de recursos diversificados para o aprendizado do conceito de escala. 2011 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . A utilização de prototipagem rápida por impressoras 3D na elaboração de produtos cartográficos táteis. 2013 (Congresso)
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . Os primeiros desafios do grupo de Cartografia Tátil da UNESP/Ourinhos. 2011 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; JORDAO, B. G. F. . A aplicação da Cartografia Tátil no ensino de Geografia Física: Construção e Avaliação da maquete topográfica de Ourinhos - SP. 2011 (Simposio)
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . A Cartografia Quantitativa para deficientes visuais. Avaliação de adaptações em variáveis gráficas.. 2013 (Outra)
    • GIMENEZ, C. ; SENA, C. C. R. G. . O uso da Semiologia Gráfica pela Cartografia Tátil. 2012 (Congresso)
    • GIMENEZ, C. . VI Semana de Geografia da UNESP Ourinhos. 2010 (Geografia - UNESP/OURINHOS)
    • GIMENEZ, C. . II Simpósio da Conservação do Solo e Água. 2011 (Geografia - UNESP/OURINHOS)
    • GIMENEZ, C. ; SILVA, D. F. S. . Mapas táteis para o ensino de Geografia no paradigma da inclusão. 2016 (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP))
    • GIMENEZ, C. . Mapas táteis para o ensino de Geografia no paradigma da inclusão. 2015 (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP))
    • Nome do projeto: Formação de professores tutores para o Atlas Municipal Escolar de Ourinhos (2005 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GIMENEZ, C. , ZACHARIAS, A. A. .
      Descrição: Formalizado através de uma parceria com o Núcleo de Ensino da UNESP/Ourinhos, a Delegacia Regional de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos-SP e o Centro de Educação Continuada em Educação em Matemática, Científica e Ambiental ? (CECEMCA/núcleo de Rio Claro) o objetivo geral deste projeto de pesquisa científica, tecnológica e, também, de extensão universitária, é a Elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos/SP e a Formação de Professores Tutores como propostas para o estudo da localidade. E para que o objetivo geral alcance a meta desejada, o escopo do Projeto será executado em quatro etapas, com objetivos específicos, diferenciadas e indissociáveis entre si, envolvendo diferentes tipos de linguagens e representação gráfica para a leitura e percepção da dinâmica do lugar, da paisagem e espaço municipal, a saber. Na 1a ETAPA caberá a ?Elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP?, propriamente dita, envolvendo portanto a linguagem analógica. Portanto: a) O Atlas Municipal de Ourinhos terá como enfoque quatro recortes temáticos, com informações específicas sobre o município: o Geográfico, o Histórico, o Ambiental e o Cartográfico; b) será destinado aos alunos de 6a a 9a séries do Ensino Fundamental, portanto diferentes possibilidades de leituras: leitura gráfica (mapa), leitura iconográfica (fotos) e a leitura textual (informações escritas); c) as representações bidimensionais serão elaboradas segundo a teoria da Representação Gráfica - (La Grafique) -, tendo como princípio as duas modalidades de leitura apresentadas por Zacharias (2006): a Leitura Bidimensional (x,y) e a Leitura Iconográfica com Legenda de Coleção de Mapas. Pensando, no apoio ao ensino-aprendizagem, em sala de aula, a 2o ETAPA constará da ?Elaboração um Kit Didático? com: a) Atlas Digital Interativo com Mapas Multimídias e Vôos Panorâmicos 3D (linguagem digital) e; b) Documentários, em DVD, sobre o Município de Ourinhos (linguagem cinematográfica).
    • Nome do projeto: Elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos e a formação de professores tutores: propostas para o estudo da localidade (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIMENEZ, C. , ZACHARIAS, A. A. .
      Descrição: Formalizado através de uma parceria com o Núcleo de Ensino da UNESP/Ourinhos, a Delegacia Regional de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos-SP e o Centro de Educação Continuada em Educação em Matemática, Científica e Ambiental ? (CECEMCA/núcleo de Rio Claro) o objetivo geral deste projeto de pesquisa científica, tecnológica e, também, de extensão universitária, é a Elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos/SP e a Formação de Professores Tutores como propostas para o estudo da localidade. E para que o objetivo geral alcance a meta desejada, o escopo do Projeto será executado em quatro etapas, com objetivos específicos, diferenciadas e indissociáveis entre si, envolvendo diferentes tipos de linguagens e representação gráfica para a leitura e percepção da dinâmica do lugar, da paisagem e espaço municipal, a saber. Na 1a ETAPA caberá a ?Elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP?, propriamente dita, envolvendo portanto a linguagem analógica. Portanto: a) O Atlas Municipal de Ourinhos terá como enfoque quatro recortes temáticos, com informações específicas sobre o município: o Geográfico, o Histórico, o Ambiental e o Cartográfico; b) será destinado aos alunos de 6a a 9a séries do Ensino Fundamental, portanto diferentes possibilidades de leituras: leitura gráfica (mapa), leitura iconográfica (fotos) e a leitura textual (informações escritas); c) as representações bidimensionais serão elaboradas segundo a teoria da Representação Gráfica - (La Grafique) -, tendo como princípio as duas modalidades de leitura apresentadas por Zacharias (2006): a Leitura Bidimensional (x,y) e a Leitura Iconográfica com Legenda de Coleção de Mapas. Pensando, no apoio ao ensino-aprendizagem, em sala de aula, a 2o ETAPA constará da ?Elaboração um Kit Didático? com: a) Atlas Digital Interativo com Mapas Multimídias e Vôos Panorâmicos 3D (linguagem digital) e; b) Documentários, em DVD, sobre o Município de Ourinhos (linguagem cinematográfica). Dada
    • Nome do projeto: O uso das linguagens analógica, digital, cinematográfica e tátil na elaboração do Atlas Municipal de Ourinhos (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GIMENEZ, C. , ZACHARIAS, A. A. , Mello, M. C. O. .
    • Nome do projeto: Mapas temáticos no paradigma da inclusão: Cartografia Quantitativa Tátil (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIMENEZ, C. , SENA, C. C. R. G. .
      Descrição: A linguagem Cartográfica tem características próprias e se apresenta eminentemente de forma visual. Refletindo sobre sua importância, é possível ver o mapa (um de seus principais instrumentos) acompanhando a história do homem, e por isso é necessário questionar-se sobre o uso do mapa por aqueles que não podem enxergar. Dentro das diversas ramificações da Cartografia, existe a Cartografia temática quantitativa, que é aquela que analisa um tema, mostrando como se dá sua divisão espacial (e/ou temporal) de acordo com as diferentes proporções existentes do objeto de estudo. Este trabalho com quantidades admite ainda vários métodos de representação e a utilização de diferentes tipos de variáveis, que serão testadas aqui de acordo com as possibilidades de adaptação no âmbito de uma Cartografia que não leve em conta em primeiro lugar a visão, e sim o tato (Cartografia tátil ) . A adaptação tátil de mapas quantitativos levará em conta a utilidade do produto final, por esse motivo o trabalho ocorrerá em parceria com deficientes visuais (cegos e portadores de baixa visão), trabalhando por mais um passo rumo ao estabelecimento do paradigma da inclusão, onde toda a sociedade se sinta responsável pelas adaptações na educação, nas linguagens, na arquitetura etc. para todos seus membros, admitindo que, se são necessárias adaptações, é porque ela não se construiu de forma a abarcar a todas as pessoas e sim, a uma questionável maioria.
    • Nome do projeto: Cartografia Escolar Inclusiva (2010 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GIMENEZ, C. , SENA, C. C. R. G. , JORDAO, B. G. F. .
      Descrição: O projeto refere-se a Cartografia escolar com ênfase a inclusão de estudantes com deficiência na educação básica, com o objetivo de construir e avaliar um conjunto de recursos didáticos adaptados que serão utilizados no Atlas Escolar Municipal de Ourinhos além de organizar um acervo a ser disponibilizado para consulta de estudantes de graduação e pós graduação, professores e pesquisadores, bem como a comunidade. O projeto pretende discutir como a utilização de recursos adaptados em sala de aula pode contribuir para a melhoria na qualidade de ensino em geral, considerando a diversidade de estudantes que frequentam a escola.
    • Nome do projeto: Transposições de representações cartográficas utilizadas no tema "Geografia da população brasileira" para a Cartografia Tátil (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIMENEZ, C. , MARTINELLI, M. .
      Descrição: O movimento de inclusão se caracteriza por uma responsabilização da sociedade nas adaptações necessárias para que as pessoas com deficiência possam experimentar o modo de vida característico do recorte espacial e temporal em que vivem. O ambiente escolar é um dos locais onde devem ser feitas essas adaptações, tanto na estrutura física, quando dentro das aulas. A Geografia encontra nos estudantes com deficiência visual o público com maior dificuldade de aprendizado, já que, além de conceitos contidos em textos, recorre frequentemente a representações gráficas, como gráficos e mapas. A Cartografia Tátil é a ciência que se desdobra sobre essas adaptações táteis e pode dar aos deficientes visuais o acesso a um agigantado mundo de possibilidades que desenvolvam sua cognição, facilitem o acesso aos lugares e permitam o conhecimento dos inúmeros fatores sócio econômicos que ajudam entender a realidade que vivemos. Dentro do contexto da Geografia, o recorte aqui escolhido foi a Geografia da População Brasileira.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: CARTOGRAFIA TEMÁTICA QUANTITATIVA TÁTIL: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino), Estágio supervisionado para alunos de Pós-Graduação na graduação.
        Outras informações: Estágio Docente