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Camila Amaral Pereira

    • Doutoranda pela USP

       

      Links:    

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    • PEREIRA, C. A. . Trabalho e Emprego: Apontamentos sobre suas diferenças conceituais.. 2011 (Seminário)
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    • PEREIRA, C. A. . Entrevista na TV Imigrantes Teófilo Otoni. 2018 Mídia eletrônica
    • MOURA, M. ; VIEIRA. Leandro ; IBIURUNA. Danilo ; GOUDARD. Gustavo ; MENDONÇA. Y. ; PEREIRA, C. A. . VI SIMPOSIO DE ECONOMIA E DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA (UFU). 2012 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • PEREIRA, C. A. ; MENDONÇA. Y. ; VIEIRA. Leandro . X Jornada PET - Plano de carreira: Você e seu futuro Profissional. 2012 (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX) da Universidade Federal de Uberlândia)
    • MENDONÇA. Y. ; IBIURUNA. Danilo ; MOURA, M. ; VIEIRA. Leandro ; PEREIRA, C. A. . IV Semana Acadêmica de Relações Internacionais e XIII Seminário de Economia: Desenvolvimento Econômico e Social e as Relações Internacionais da América Latina. 2012 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • MOURA, M. ; IBIURUNA. Danilo ; MENDONÇA. Y. ; PEREIRA, C. A. ; VIEIRA. Leandro . "Desenvolvimento Sustentável". 2012 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • PEREIRA, C. A. ; MOURA, M. ; VIEIRA. Leandro . Abertura financeira e vulnerabilidade externa no Brasil e em outros países latino-americanos. 2013 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • IBIURUNA. Danilo ; MOURA, M. ; VIEIRA. Leandro ; PEREIRA, C. A. ; MENDONÇA. Y. . Cine PET. 2013 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • PEREIRA, C. A. . Aprendendo Excel. 2013 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • PEREIRA, C. A. . Minicurso STATA e microdados. 2013 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • PEREIRA, C. A. . mINICURSO: simulação baseada em agentes com aplicações nas Ciências Sociais. 2013 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • PEREIRA, C. A. . Proseando: Instituições, desigualdades e desenvolvimento no Brasil: Uma análise em perspectiva histórica. 2013 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • PEREIRA, C. A. . Mercado de trabalho para economistas. 2017 (UFVJM)
    • PEREIRA, C. A. . Conjuntura Econômica: falando sobre a região mineira. 2016 (UFVJM)
    • PEREIRA, C. A. . A importância do esporte na vida do universitário. 2016 (UFVJM)
    • PEREIRA, C. A. . Economia solidária na região do Mucuri: Você conhece o banco lisa?. 2017 (UFVJM)
    • PEREIRA, C. A. . Conjuntura Econômica: uma análise da politica monetária nos últimos tempos no Brasil. 2017 (ufvjm)
    • PEREIRA, C. A. . Falando sobre educação na E. E. Dr. Antonio: Qual o seu sonho grande?. 2017 (Escola Estadual Dr. Antonio)
    • PEREIRA, C. A. . Organização do evento: I Roda de conversa sobre a importância da prática de atividade física. 2017 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK)
    • PEREIRA, C. A. . Organização doo evento cientifico: Conjuntura econômica: uma análise da política monetária nos últimos tempos no Brasil. 2017 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK)
    • PEREIRA, C. A. ; MAIA, U. . Proseando: "Cartografias do desenvolvimento - a economia e o território". 2013 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • PEREIRA, C. A. . A história de Governador Valadares. 2017 (Escola Estadual Dr. Antonio)
    • PEREIRA, C. A. . Curso na modalidade palestra: Conjuntura econômica: uma análise da política monetária nos últimos tempos no Brasil. 2017 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK)
    • PEREIRA, C. A. . Curso na modalidade palestra: Falando sobre a educação: qual seu sonho grande?. 2017 (Escola Estadual Dr. Antonio)
    • PEREIRA, C. A. . Curso na modalidade palestra: Conjuntura econômica: falando sobre a região mineira. 2016 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK)
    • PEREIRA, C. A. . Curso na modalidade palestra: Economia solidária na região do Mucuri: você conhece o banco Lisa?. 2017 ()
    • PEREIRA, C. A. . Ministrante do curso: Controle direto:o caso da YPF. 2012 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • PEREIRA, C. A. . Curso: oficina 'Mercado de trabalho para economistas'. 2017 (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK)
    • PEREIRA, C. A. ; SCHMIDT, T. ; MUNIZ, W. . Economia Solidária - Cartilha Sensibilização INCOP. 2012 (Cartilha popular (material informativo))
  • Projetos de Pesquisa: 12
    • Nome do projeto: O papel das crises no modo de produção capitalista como possibilidade de sua superação (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , CAMILA SOUZA , Pio, J.G , GRADE, M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa busca evidenciar na obra de Karl Marx, essencialmente em O Capital , a construção da teoria das crises, como inerente ao capital e portanto construída ao longo de toda sua obra, nesse sentido, ao que parece, o principal objetivo da obra de Karl Marx é, no estudo das contradições do modo de produção capitalista, evidenciar as possibilidades de construção de sua superação
    • Nome do projeto: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) Conexões de Saberes (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , CAMILA SOUZA , Pio, J.G , GRADE, M. , MAIA, U. .
      Descrição: Trata-se de um programa de pesquisa, ensino e extensão que articula três os projetos a seguir: 1. Participação Popular e cidadania em debate ; 2. Leitura crítica da mídia e produções audiovisuais comunitárias ; 3. Construindo uma economia solidária: conexões necessárias Objetivo: oferecer uma formação diferenciada aos estudantes com uma visão humanística, integral e social: a melhoria do ensino de graduação; a formação acadêmica ampla de todos os estudantes dos cursos; a interdisciplinaridade; a atuação coletiva; o planejamento e a execução de um programa diversificado de atividades acadêmicas em grupos que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. Construir uma relação qualitativa entre a universidade e os espaços populares, possibilitando uma interação de retroalimentação construindo competências com compromissos sociais.
    • Nome do projeto: INCOP: Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , CAMILA SOUZA , RUFINO, Sandra , ARAUJO. F , FILHO. Wagner Curi , GUIMARÃES. Irce Gomes .
      Descrição: O Programa da INCOP propõem ações para o desenvolvimento da Economia Solidária na academia, nas regiões entorno dos 3 campi da Universidade Federal de Ouro Preto - microrregião de Ouro Preto (Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos) e João Monlevade - por meio criação e estruturação da incubadora para sensibilização e a formação de discentes, pesquisadores, docentes, técnicos administrativos, trabalhadores e profissionais para a organização autogestionária, da incubação de empreendimentos de Economia Solidária, do fomento e apoio à construção de redes e arranjos políticos, econômicos e culturais para o desenvolvimento local e sustentável, do desenvolvimento de pesquisas na universidade e da mobilização e participação nos fóruns de Economia Solidária em Minas Gerais e Brasil.
    • Nome do projeto: CONSTRUINDO SOLIDARIEDADES: mapaeamento de empreendimentos sociais na região de Mariana e Ouro Preto (MG) (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , CAMILA SOUZA , GRADE, M. , MAIA, U. , RUFINO, Sandra , MUNIZ, W. .
      Descrição: O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas abriga os cursos de Ciências Econômicas, Administração, Comunicação Social/Jornalismo e Serviço Social, nasceram como resultados da ampliação universitária constituída pelo Programa de Expansão das Universidades Federais - REUNI, ao qual a UFOP aderiu, e se efetivam através da Resolução CUNI nº 854 de 14 de dezembro de 2007. Este Instituto constitui-se, assim, em um Campus Avançado da UFOP, situado na cidade de Mariana, Estado de Minas Gerais. Mariana, cidade do estado mineiro, uma das primeiras a serem constituídas no país, abriga uma acentuada diversidade de monumentos históricos, entre praças, casas, igrejas, obras de arte e outros. Abriga, nesse sentido, a história do Brasil em si, da própria constituição do povo brasileiro, visto que é marcada historicamente pela presença dos negros, trazidos no período do auge da escravidão neste território, que hoje é composto também de mulatos, índios, mamelucos e portugueses. Atualmente é composta por quatro grupos sociais: o primeiro, moradores tradicionais que elaboram uma imagem de si como ?boas famílias? e herdeiras das tradições, residem na parte histórica da cidade, são detentoras dos espaços políticos, econômicos e sociais de Mariana; o segundo grupo, trabalhadores das mineradoras, que aportaram na cidade a partir da década de 60, residem nas regiões periféricas onde usufruem de parcos espaços de lazer e de um comércio organizado por elas próprias e também pelas mineradoras. População trazida para a região pelas mineradoras; terceiro grupo: são os migrantes do rural, que se fixaram nos bairros mais pobres da cidade, como o Cabanas, Prainha e Santo Antonio e um quarto grupo são os remanescentes dos escravos e quilombolas, que no tempo do Brasil colônia produziam a riqueza social. Mariana nasce no Brasil colônia e carrega em si a história da fase do ouro, cujo auge deu-se no século XVIII, porém a decadência desse período já no século XIX mostrava-se vigorosa. No século XX, em sua segunda-metade, a região experimenta um segundo período de crescimento ligado às companhias mineradoras e também a uma garimpagem artesanal feita pela população mais pobre, que domina o processo extrativo do ouro e de outras pedras preciosas. Ambos esses processos mantêm-se ainda hoje, embora em decadência e marcados por conflitos sociais e ambientais. Assim, convive na região hoje, o casario, o turismo cultural e também ecológico em função de existir nela uma atraente natureza entrecortada por uma vastidão de cachoeiras e rios, e sítios arqueológicos e históricos. Por outro lado, visualiza-se a degradação ambiental e social promovida pelos longos séculos de extrativismo mineral. O quadro de alunos matriculados no ICSA em sua maioria é proveniente desta região e de municípios circunvizinhos, que possuem uma configuração histórica, social e política semelhante a da cidade de Mariana. Grande parte desses alunos residem em comunidades populares urbanas. Ressaltamos que a UFOP em seu processo seletivo de ingresso mantém institucionalmente um Programa de Ingresso voltado ao estudante oriundo da escola pública, o que garante 30% dos alunos ingressantes oriundos das comunidades populares. Em função desse quadro econômico, social e cultural que envolve a região onde se localiza o município de Mariana, e nele o ICSA/UFOP, um projeto de pesquisa e extensão que espacializa esse universo social organizativo que é o universo de onde provém os alunos. É também nele vamos buscar levantar suas potencialidades, geograficizando-o, para construir dinâmicas sociais e reforçar as existentes, permitindo que o saber universal acadêmico dos alunos e dos professores voltem-se para esses espaços permitindo conexões qualitativas como caminhos de mão-dupla que se retro-alimentem. Busca-se mapear esse universo social levantar potencialidades, compreendê-lo teoricamente para isso há um refer
    • Nome do projeto: A construção social dos mercados na perspectiva da Nova Sociologia Econômica (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , SINGULANO, M.A. .
      Descrição: O projeto de pesquisa aborda a temática da construção social dos mercados conforme a perspectiva analítica da Nova Sociologia Econômica. A partir da análise de obras selecionadas, produzidas no escopo da Nova Sociologia Econômica, busca-se identificar as principais estratégias teórico-metodológicas definidas pelos autores, criando uma sistematização das possibilidades analíticas concernentes à temática da construção social dos mercados .
    • Nome do projeto: Projeto VEJA Moradia Unicamp (2015 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , SILVA, Leandro Cavalcanti , ALMEIDA, Ana Cristina Alves , VELOSO, R. M. .
      Descrição: O Projeto VEJA (Vivência Educacional de Jovens e Adultos) está sediado na Moradia Estudantil da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas, há mais de dez anos, desde a sua fundação. O objetivo do projeto é ser um espaço de educação de jovens e adultos que abandonaram seus estudos e agora desejam retomá-los. É também uma forma de dar um retorno para a sociedade que sustenta a universidade. Atualmente temos duas turmas, uma para o ensino fundamental e outra para o médio. Contamos com educadores que são alunos da Unicamp nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. As aulas ocorrem no CV1 de segunda a sexta feira, das 19 às 22h.
    • Nome do projeto: Custo de vida de Teófilo Otoni: análise dos principais itens da cesta básica (2017) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , SBARAI, N. .
      Descrição: Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução dos preços na cidade de Teófilo Otoni/MG entre março de 2017 a março de 2018. Para tanto, estamos coletando os principais itens da cesta básica nos supermercados da cidade, leia-se Epa, Coelho Diniz, Tia Teca e Simões. A fim de mensurarmos o Índice do Custo de Vida (ICV) semestral, utilizaremos como metodologia de referência, o Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) e serão feitos procedimentos estatísticos para construir o ICV municipal.
    • Nome do projeto: Boletins de Conjuntura Econômica (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , SBARAI, N. , FERREIRA, R. R. , BARBOSA, Flavia Felix .
      Descrição: O objetivo geral do projeto é coletar e sistematizar dados secundários relativos aos indicadores econômicos de modo a permitir a elaboração e apresentação semestral de um boletim de conjuntura econômica que se transforme em referência empírica para as demais discussões teóricas proporcionadas pelo Curso de Ciências Econômicas da UFVJM. Tal objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: 1. Possibilitar a discentes e docentes envolvidos a oportunidade de produzirem material técnico na forma de boletins de conjuntura econômica que sirvam tanto como referências às discussões dos próprios alunos do curso, quanto para futuras ações em consonância com as demandas da comunidade externa, integrando assim a esfera da extensão. 2. Permitir que professores e alunos participantes executem as atividades de pesquisa científica em um grupo valorizando, no que se refere à esfera do ensino, novas metodologias de desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem, de modo a incuti-los a perspectiva da indissociabilidade da tríade universitária; 3. Incentivar os discentes envolvidos a participarem ativamente do processo de pesquisa em economia aplicada, a partir da percepção de que conhecimento em ciências econômicas se faz pela união indissociável entre abstração teórica e observação empírica, atentando-se constantemente às necessárias mediações históricas e sociais; 4. Contribuir com a redução dos índices de retenção e de evasão do curso de ciências econômicas, mantendo não só os discentes ligados ao projeto ? mas toda a comunidade do curso ? em recorrente contato com aqueles os aspectos mais tangíveis do debate econômico e cuja tentativa de compreensão é principal fonte de interesse pelo curso. Espera-se assim que o projeto consiga aproximar a observação científica da realidade, à prática profissional adequada sob a tutela da sólida formação teórica, de modo que o discente participante consiga, desde as séries iniciais do curso, dominar as habilidades intrínsecas a práxis da ciência que por ele começa a ser desvelada.
    • Nome do projeto: Economia vai à Escola: sair da universidade para compreender a realidade local (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , SBARAI, N. , NOGUEIRA, A. L. , MATHIAS, A. M. , SILVA, D. N. , SILVA, A. B. .
      Descrição: O trabalho realizado por um grupo de estudantes de Ciências Econômicas da UFVJM/TO teve por objetivo realizar uma roda de conversa no mês de agosto de 2016, com os estudantes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas na cidade de Teófilo Otoni, dialogando sobre quais as expectativas, perspectivas e significados em relação ao Ensino Superior. Tal investigação se deu no sentido de analisar se estes estudantes pretendiam ingressar no ensino superior e quais os motivos para este ingresso e a escolha do curso, buscou-se a ênfase da importância em se estudar numa instituição pública e valorizar a universidade federal da região.
    • Nome do projeto: Alimentos bons, limpos e justos: ampliação e qualificação da participação da Agricultura Familiar brasileira no movimento Slow Food (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , GRADE, M. .
      Descrição: Este projeto será desenvolvido por uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores e alunos de Universidades Federais e por profissionais especialistas da Rede Slow Food no Brasil, além de contar com a supervisão do Slow Food Internacional e do MDA. Sob uma perspectiva acadêmica, este é um projeto eminentemente de extensão, já que se propõe a realizar ações junto a atores sociais diretamente envolvidos nessa temática, entre os quais: agricultores familiares, jovens rurais, técnicos e outros beneficiários da sociedade civil. Este projeto tem como objetivo central construir caminhos e viabilizar alternativas que assegurem a reprodução social da agricultura familiar, por meio do empoderamento de seus atores, almejando a transformação social e a inclusão socioeconômica.
    • Nome do projeto: Formação de preços de alimentos orgânicos: uma análise microeconômica para a região da Grande Florianópolis (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , GRADE, M. .
      Descrição: Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução dos preços de alimentos orgânicos na Grande Florianópolis, através de coleta de preços dos principais alimentos orgânicos com certificação comercializados na Grande Florianópolis. Esta pesquisa será feita em Supermercados que comercializam alimentos orgânicos, como uma de suas dimensões; outra em feiras de alimentos orgânicos. Busca-se definir preços médios praticados tanto por supermercados quanto em feiras, na busca por balizar os preços destes alimentos. Também será encontrada a variação de preços nos supermercados e nas feiras em cada mês e ao longo do tempo. Pode-se ainda comparar preços praticados nos supermercados e preços praticados em feiras. A partir dessa série de dados poderemos indicar preços básicos dos alimentos para disponibilizarmos aos consumidores e produtores de orgânicos na grande Florianópolis Ao final objetiva-se criar referências de preços de alimentos orgânicos na grande Florianópolis e um Boletim trimestral.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa da Catédra José Bonifácio - USP (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, C. A. , CASTELHANO, A. P. M. S. , DALLARI, P. B. A. , AMORIM, J. A. A. .
      Descrição: A Cátedra José Bonifácio (CJB) é um programa de apoio à pesquisa instituído pela Universidade de São Paulo com a finalidade de recolher, produzir e disseminar conhecimento sobre a Ibero-América. Instalada no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e gerida pelo Centro Ibero-americano (CIBA), a CJB desenvolve um amplo conjunto de atividades e reúne pesquisadores em torno de lideranças sociais e políticas deste espaço de integração. O Grupo de Pesquisa tem por objetivo promover a reflexão sobre temas relacionados ao espaço ibero-americano em sua atualidade, considerando-se os elementos de identidade comuns às sociedades dos países ibéricos e latino-americanos, entre as quais a brasileira, bem como a intensificação do quadro de relacionamento entre essas sociedades. A produção do Grupo de Pesquisa se reflete nas coletâneas publicadas anualmente pela CJB, de livre acesso em http://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/category/relacoes-internacionais
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Instituto de Ensino Superior Brasileiro
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: CIÊNCIAS ECONÔMICAS
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto
        Título: Benedito Valadares e a Industrialização de Minas Gerais (1933-1945)
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Desenvolvimento Econômico
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Educacional da Lapa
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Faculdade de Direito Vale do Rio Doce
        Ano de conclusão: 2017
    • Universidade Federal de Ouro Preto:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisador temporário, contratado mediante aprovação em concurso público e treinamento
        Outras informações: Pesquisador temporário
    • Leituras de Economia Política (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Estudante de Mestrado
    • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Professora Substituta
    • Congresso SINTEGRA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Revisora cientifica do Congresso VI SINTEGRA Diamantina- UFVJM.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).