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Roberto Carlos Pignatari

    • Graduação em Filosofia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (2009). Mestrado (2014) e Doutorado (2019) em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP, onde desenvolveu estudos de Pós-Doutorado com base nos projetos de pesquisa pessoal I e II adiante nominados, sob a supervisão do Prof. Dr. Lorenzo Mammì [nos quais trabalhou uma nova tradução do Itinerarium mentis in Deum de Boaventura de Bagnoregio, em formato bilíngüe; bem como traduções de trechos do Commentarius in Sententiarum I e da De mysterio Trinitatis (Quaestiones Disputatae I), igualmente de Boaventura]. Membro sócio da Società Italiana Karl Jaspers, bem como da Karl Jaspers Society of North America. 1) Áreas de concentração: Filosofia da Antiguidade Tardia/Medieval Latina (Agostinho de Hipona; Boaventura de Bagnoregio); Filosofia Contemporânea (Edmund Husserl; Karl Jaspers; Fenomenologia e filosofias da existência); Teoria do Conhecimento/Epistemologia; Ontologia. 2) Áreas de concentração e atuação teológicas: Patrística Latina; Séculos XI-XIII (influência do pensamento agostiniano; movimentos valdense e franciscano); Reforma Protestante (herança agostiniana nas teologias luterana e reformada); Teologia do Novo Testamento (Escritos Joaninos). 3) Projetos de pesquisa pessoal: I - Imediaticidade e simultaneidade na ontologia de Agostinho e de Boaventura; II - Esse est quod primo cadit in intellectu: esboço de uma história da ontologia em autores com influência agostiniana (Boaventura - Calvino - Malebranche - Rosmini/Gioberti - Moretti-Costanzi); III - Ontologia descritiva e teologia: imediaticidade, perenidade e linguagem do sagrado a partir do lebenswelt em Husserl e das grenz-situationen em Jaspers. 4) Interfaces em Filosofia do Direito: a) Possibilidades de aproximação entre as teorias existencial-hermenêutica e marxista revisionista do Direito, a partir das ontologias da facticidade e do ser social.

       

      Links:    

    • PIGNATARI, R. C. . DEUS QUAERENS - Introdução à metafísica da interioridade de Santo Agostinho nas leituras de São Boaventura e Heidegger. São Paulo/SP : Edições Fons Sapientiae, 2015 . 128p. ISBN: 9788563042248.
    • PIGNATARI, R. C. . PLENITUDO PRINCIPII - O itinerário da mente em Deus nos diálogos de Santo Agostinho. São Leopoldo RS : Editora Oikos, 2015 . 303p. ISBN: 9788578435325.
    • PIGNATARI, R. C. . Resenha de FALQUE, Emmanuel. Hors Phénomène - Essai aux confins de la phénoménalité, Paris: Hermann Éditeur, 2021, 473 p. Translatio. Caderno de Resenhas do GT História da Filosofia Medieval e a Recepção da Filosofia Antiga , v. XIV , p. 63 - 72 , 2023. ISSN: 21768765.
    • PIGNATARI, R. C. . Resenha de FALQUE, Emmanuel. Saint Bonaventure and the Entrance of God into Theology, Franciscan Institute Publications, NY, 2018, 364 p. Translatio. Caderno de Resenhas do GT História da Filosofia Medieval e a Recepção da Filosofia Antiga , v. XIII , p. 10 - 19 , 2022. ISSN: 21768765.
    • PIGNATARI, R. C. . Notas sobre a possibilidade de reflexos agostinianos na conceituação de teofania em João Escoto Erígena ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. II , p. 162 - 177 , 2021. ISSN: 14143917.
    • PIGNATARI, R. C. . Ser e Interioridade: Jaspers e Heidegger em diálogo com Agostinho Civistas Augustiniana , v. 06 , p. 69 - 128 , 2017. ISSN: 21827141.
    • PIGNATARI, R. C. . CREDERE ET INTELLEGERE: a articulação fé-intelecção como fundamento da ascensão intelectual no De liberto arbitrio II de Agostinho de Hipona Ética e Filosofia Política , v. I , p. 6 - 43 , 2015. ISSN: 14143917.
    • PIGNATARI, R. C. . DESVELA-ME A TI MESMO - Leitura heideggeriana do Mito da Caverna Lumen (São Paulo) , v. 15 , p. 69 - 81 , 2009. ISSN: 15161285.
    • PIGNATARI, R. C. . Livre-arbítrio e vontade no período inicial do pensamento de Agostinho. Atas das conferências de Santo Agostinho, v. , p. 09 - 28, 2020.
    • PIGNATARI, R. C. . Resenha de AGOSTINHO, Sto. A Cidade de Deus - Vol. 1, São Paulo: Paulus, 2023 . Revista de Estudos Agostinianos , São Paulo/SP - Curitiba/PR , 01 mar. 2024.
    • PIGNATARI, R. C. . SILÊNCIO IMEDIATO: mística e linguagem primitiva no pensamento de Wittgenstein. In: I Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo - USP , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos do I Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da USP - 16 a 20 de setembro de 2013. São Paulo : Secretaria do Departamento de Filosofia, 2013. p. 112 - 113.
    • PIGNATARI, R. C. . Comentário às Sentenças de Pedro Lombardo I - Tradução e análise. : , 2022 (Tradução)
    • PIGNATARI, R. C. . Sobre o Mistério da Trindade I de Boaventura de Bagnoregio: tradução e análise. : , 2021 (Tradução)
    • PIGNATARI, R. C. . A doutrina da Eucaristia no Breviloquium de São Boaventura. : , 2009 (Publicado em Doctor Seraphicus - Studi Bonaventuriani)
    • PIGNATARI, R. C. . Teologia do Novo Testamento - Rudolf Bultmann. São Paulo : Teológica , 2003 (Revisão literária e vocabular [teológica])
    • PIGNATARI, R. C. . Os Grandes Teólogos do Século Vinte - Battista Mondin. São Paulo : Teológica , 2003 (Revisão literária e vocabular [filosófico-teológica])
    • PIGNATARI, R. C. . Agostinho, Sto. A cidade de Deus (resenha). 2023 (Outra)
    • PAIVA, G. B. V. ; SOTE, R. ; PIGNATARI, R. C. . Carta aos Efésios 1, 1 - 15 - Exposição analítica e comentário exegético. 2023 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Interioridade e sociabilidade em Sto Agostinho. 2023 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Commentarius in Sententiarum I de Boaventura de Bagnoregio - Tradução e Análise. 2022 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Do Credere ad Intellegere ao Sola Fides - Notas sobre a presença do pensamento agostiniano nas teologias protestante e reformada. 2022 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . Itinerarium mentis in Deum III e V, 1-4 de Boaventura de Bagnoregio - Tradução e análise. 2022 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Simultaneidade e imediaticidade nas formas transcendentais da temporalidade na presença do absoluta em Husserl - Projeto Pós-Doc. 2022 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . ?Ninguém pode ser feliz senão elevando-se com o coração? - Aproximações e dissensões nas possibilidades de uma visão sinótica entre a ascensão da alma em Plotino e o itinerário da mente em Boaventura. 2022 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . O pensamento de Boaventura de Bagnoregio entre a fidelidade agostiniana e o embate aristotélico.. 2022 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . 83 Questões Diversas de Agostinho de Hipona - Questão 65: tradução, comparativos e comentários. 2022 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . O argumento único de Anselmo: escopo conceitual agostiniano, redefinição de Boaventura e paralelos posteriores. 2022 (Seminário)
    • PIGNATARI, R. C. . Apontamentos para uma análise sinótica da ascensão intelectual em Plotino e Boaventura a partir do tratado Sobre As Três Hipóstases Prinicipiais [Enéada V, 1 (10)]. 2021 (Seminário)
    • PIGNATARI, R. C. . De mysterio Trinitatis I de Boaventura de Bagnoregio: tradução e análise - Pós-Doutorado - Prof. Lorenzo Mammì. 2021 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Ser e razões eternas: o pensamento agostiniano do Itinerarium mentis in Deum de Boaventura de Bagnoregio. 2021 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . 83 Questões Diversas de Agostinho de Hipona - Questão 60: tradução, comparativos e comentários. 2021 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . Notas sobre a possibilidade de reflexos agostinianos na conceituação de teofania em João Escoto Erígena. 2020 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Questão 46 - De ideis [83 Questões Diversas de Agostinho de Hipona]: exposição. 2020 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . 83 Questões Diversas de Agostinho de Hipona - Questão 58: tradução, comparativos e comentários. 2020 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . PRIMO DEFIGAT ASPECTUM IN IPSUM ESSE - Ontologismo crítico a partir de Boaventura e Agostinho - Esboço Projeto Pós-Doutorado - Prof. Lorenzo Mammì. 2019 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . 83 Questões Diversas de Agostinho de Hipona - Questão 53: tentativa de tradução parcial, comparativos e comentários. 2019 (Comunicacao)
    • COSTA, A. D. ; PIGNATARI, R. C. . 83 Questões Diversas de Agostinho de Hipona - Questão 44: tentativa de tradução, comparativos e comentários. 2018 (Seminário)
    • PIGNATARI, R. C. . 83 Questões Diversas de Agostinho de Hipona - Questão 52: tentativa de tradução, comparativos e comentários. 2018 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . 'Eis que o Reino de Deus está entre vós' - Notas sobre a presença do pensamento marxista na reflexão teológica latino-americana.. 2018 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . SI DEUS, EST - Interioridade e iluminação na interpretação do argumento único anselmiano em Boaventura de Bagnoregio. 2009 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Facere in corde meo coram te in confessione - Notas sobre a possibilidade das Confissões como epicentro do pensamento agostiniano (1ª. parte). 2017 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . Formação e partilha: notas acerca da possibilidade de uma escola (pedagogia) relacional. 2016 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . De Trinitate de Agostinho de Hipona - Livro IX: análise e exposição. 2016 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Ecce Trinitas - Confissões XIII: análise e exposição. 2016 (Seminário)
    • PIGNATARI, R. C. . 83 Questões Diversas de Agostinho de Hipona - Questões 33 e 34: tentativa de tradução, comparativos e comentários. 2016 (Seminário)
    • PIGNATARI, R. C. . Santo Agostinho, São Boaventura e Heidegger. 2016 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . O argumento único anselmiano em São Boaventura. 2016 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . Ser e interioridade: Jaspers e Heidegger em diálogo com Agostinho. 2016 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . Credere et intellegere - A articulação fé-intelecção como fundamento da ascensão intelecutual no De libero arbitrio de Agostinho de Hipona. 2015 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Fenomenologia e antecipação do ser na antropologia transcendental de Karl Rahner. 2014 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . A presciência divina no Breviloquium de Boaventura de Bagnoregio. 2013 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . Ascensão diálética como iconicidade suprema da tradição platônica. 2013 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . A ascensão do conhecimento humano nos diálogos de Agostinho de Hipona (relatório de qualificação - mestrado). 2013 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . De Ordine, livros I e II: leitura e análise interpretativa. 2012 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Enéada V, 3 (10), de Plotino: leitura e análise interpretativa. 2012 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Imaginare e ascensão intelectual no De quantitate Animae de Agostinho de Hipona. 2012 (Seminário)
    • PIGNATARI, R. C. . De Libero Arbitrio, Livro II: análise e elucidação. 2012 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . SILÊNCIO IMEDIATO - Mística e linguagem primitiva no pensamento de Wittgenstein. 2012 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Itinerários ascensionais do conhecimento humano na antiguidade clássica. 2011 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . A onto(teo)logia em Hegel a partir da leitura heideggeriana. 2011 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Imaginação e ascensão do conhecimento no De quantitate Animae de Agostinho de Hipona. 2011 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . O pioneirismo da obra de Jorge Bertolaso Stella na tradição reformada brasileira. 2005 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . A importância da obra de Jorge Bertolaso Stella para o diálogo inter-religioso e para uma teologia das religiões não-cristãs. 2005 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Palavra de Deus, palavra humana - João 1.1-18. 2002 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Almeida Revista e Corrigida e Vulgata (Figueiredo/Matos Soares/Zioni): perfil comparativo estilístico-linguístico. 1999 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Análise do uso das traduções em equivalência formal e parafrásticas nas liturgias reformadas e na EBD. 1999 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Análise comparativa e perfil linguístico da Edição Pastoral e versões TEB - LEB (Ed. Loyola). 1998 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . A função da homilia/prédica no rito romano e nas liturgias reformadas. 1999 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Repertório vocabular e uso litúrgico das traduções bíblicas brasileiras. 1997 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . Exegeses protestantes e católico-romanas de Romanos 1.20. 1999 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . "O menino é pai do homem" - O papel do Seminário Teológico de São Paulo na transformação da IPI do Brasil. 2005 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . A coragem de ser ouvinte da Palavra - Filosofia da religião com base no eixo tillichiano-rahneriano. 2008 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Noções introdutórias de filosofia grega antiga. 1996 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Considerações sobre escatologia e esperança à luz do eixo tillichiano-rahneriano. 2005 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . A natureza do livre-arbítrio e a vontade em Agostinho de Hipona. 2011 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . Heidegger e Foucault: aproximações e dissensões a partir da fenomenologia husserliana. 2010 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Dianoia e Hypographen no livro VI da República de Platão. 2010 (Seminário)
    • PIGNATARI, R. C. . SIMULTÂNEO E AUSÊNCIA - Esboço de uma análise fenomenológica da simultaneidade em consciência. 2008 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . O ANSEIO DO CORAÇÃO - Lutero e a condição humana. 2008 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . A Doutrina da Eucaristia no Breviloquium de Boaventura de Bagnoregio. 2008 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . Mística e Especulação I. 2008 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . AS CIFRAS DO JOGO - Esboço de aproximação entre os jogos de linguagem de Wittgenstein e as cifras da transcendência de Jaspers. 2008 (Outra)
    • PIGNATARI, R. C. . DESVELA-ME A TI MESMO - Interpretação heideggeriana da Alegoria da Caverna. 2009 (Conferência)
    • PIGNATARI, R. C. . O VERBO SE FEZ SILÊNCIO - Mística Medieval e as Cifras da Transcendência de Karl Jaspers. 2008 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . Espiritualidade Ecumênico-Lógica e Meio Ambiente. 2007 (Comunicacao)
    • PIGNATARI, R. C. . O De Trinitate de Sto Agostinho e as possibilidades de uma eclesiologia libertária, inclusiva e horizontalizante. 2021 Canal Web - Youtube
    • PIGNATARI, R. C. . Interioridade e sociabilidade em Sto Agostinho. 2023 Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo - ESMPSP
    • PIGNATARI, R. C. . O Itinerário da mente em Deus de São Boaventura: aspectos filosófico-teológicos e sua contribuição para uma espiritualidade de compromisso. 2021 Canal Web - Youtube
  • Organização de eventos: 1
    • PIGNATARI, R. C. ; MAMMI, L. ; PEIXOTO CAMARGO, J. M. . Simpósio sobre as Confissões de Agostinho. 2017 ()
    • PIGNATARI, R. C. . Projeto Logos Clarear - Módulo II: Noções de Linguística/Estilística e de leitura/interpretação/redação de textos filosóficos. 2008 (Apostila)
    • PIGNATARI, R. C. . Noções introdutórias de Homilética. 1996 (Apostila)
    • Nome do projeto: Fé e Razão nos séculos XI - XIV: Abelardo, Boaventura de Bagnoregio, Tomás de Aquino e Guilherme de Ockham (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. , Prof. Dr. Roque Frangiotti .
      Descrição: Participação no desenvolvimento de atividade específica do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval do UNIFAI, coordenado pelo Prof. Dr. Roque Frangiotti. O título remete à temática ampla do projeto delineada pelo Prof. Frangiotti, cabendo-me a pesquisa relativa a Tomás de Aquino e Boaventura de Bagnoregio. Para tanto, tentarei partir dos textos mais evidentes a respeito - Suma contra os Gentios e Recondução das Ciências à Teologia, respectivamente - para avançar no que tange ao tratamento diferencial que a relação entre fé e razão recebe no pensamento dos autores, com a finalidade de ilustrar a receptividade do aristotelismo como: 1) ponto de partida estruturante da sistematização do saber (Tomás de Aquino); ou 2) instrumental de apoio conducente na sintetização filosófico-teológica (Boaventura)
    • Nome do projeto: Projeto Logos Clarear (2008 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. , Profa. Ms. Alcina Molina , BARBOSA, P. D. L. F. , OLIVEIRA, M. .
      Descrição: O Projeto Logos Clarear foi estruturado para os alunos iniciantes dos cursos de graduação do Centro Universitário Assunção - UNIFAI, apresentado inicialmente em 02 (dois) módulos temáticos, com aulas semanais aos sábados. O módulo ministrado pela Profa. Martha Oliveira, posteriormente pela Profa. Alcina Molina, explorava as áreas de Ortografia/Morfologia/Sintaxe/Produção de Textos, além de Literatura Brasileira e Portuguesa. O módulo por mim ministrado abordava noções e conceitos basilares nas áreas de Linguística, Estilística e Leitura/Interpretação de Textos Filosóficos, com apresentação do aparato teórico enfatizado em seu aspecto instrumental auxiliar, objetivando o manejo e familiarização na leitura, interação e assimilação dos textos de Filosofia em seus vários formatos e estilos, finalidades e propostas, construções e estruturas. Propôs-se o aprofundamento dos elementos componentes dos estilos de argumentação e exposição de ideias que se firmaram, nas várias escolas e correntes de pensamento, como marcos referenciais da produção textual filosófica, perpassando um panorama da história das ideias e pensamentos como literatura com características próprias, peculiares à sua intencionalidade e especificadas em seu registro escrito. Procuramos apoiar os alunos na identificação das diversas funções da linguagem, com relação à sua forma estrutural e mote conducente/axial (emotiva; denotativa/referencial; conativa/apelativa; fática ou factual/descritiva; metalinguística), bem como na apreensão da especificidade do texto filosófico do ponto de vista de sua(s) forma(s) literária(s). Igualmente, procuramos incentivar e capacitar instrumentalmente os alunos a exercitarem as atitudes de leituras receptiva, investigativa e interativa ante a escrita filosófica, levando-os a identificar a preocupação essencial perpassada pelos autores nos textos, assimilá-la e aprofundá-la enquanto leitores filósofos, e desenvolverem suas próprias textualizações a partir das leituras efetuadas
    • Nome do projeto: DESVELA-ME A TI MESMO - Interpretação heideggeriana da Alegoria da Caverna (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. .
      Descrição: Projeto pessoal de pesquisa inserido nas atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Contemporânea do UNIFAI. Num primeiro momento, meu projeto intenta verificar e demarcar a proposta heideggeriana de releitura do itinerário metafísico ocidental, máxime sua leitura das duas "quedas": 1) platônica (e aristotélica) em relação ao questionamento do ser, para se transformar em logos do ente; e 2) agostiniano-escolástica no tocante à experiência fática primeva do cristianismo em suas origens. Tal releitura, ensejada no período pré-Sein und Zeit e neste culminando em explicitada propositura, tem por influência maior o âmbito cristão e a figura de Kierkegaard em sua angústia e existencialidade anti-hegeliana. Num segundo momento, tento delinear como a releitura heideggeriana conduz e apresenta à refundamentação da ontologia fenomenológica a partir da hermenêutica da facticidade, no bojo do lebenswelt e pelo "ir-às-coisas-mesmas", o que traduz a mundanidade do existente humano enquanto Dasein. Em conclusão, procuro evidenciar como Heidegger, ao lançar mão de texto áureo da filosofia ocidental, termina por "inverter" o ensinamento soteriológico da Alegoria da Caverna, para trazer a aletheia à vivência da angst em de-cisão e possibilidade autêntica - escuta e resposta ao desverlar-se do Ser. Produzi texto de esboço introdutório, o qual encontra-se disponibilizado, desde 2012, em gruposdeestudounifai.wordpress.com. Posteriormente, a temática do esboço foi deslocada para intentar maior elucidação entre a hermenêutica da facticidade heideggeriana (e sua ontologia fenomenológica) e as correntes que perfazem o que tem sido denominado de mística medieval, centrando-se no pensamento de São Boaventura, e intitulando-se ITINERÁRIO PARA SENDAS SEM FIM - Exaurição da metafísica e verdade na hermenêutica heideggeriana da quadratura do mundo (Aproximações e paralelos entre Heidegger e São Boaventura a partir de "Augustinus und der Neuplatonismus")
    • Nome do projeto: AS CIFRAS DO JOGO - Esboço de aproximação entre os jogos de linguagem de Wittgenstein e as cifras da transcendência de Karl Jaspers (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. , MAZZUCCO, P. D. J. M. .
      Descrição: Projeto pessoal inserido nas atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura e Mística (área Filosofia da Religião) do UNIFAI, sob a coordenação do Prof. Dr. José Maurício Mazzucco. Meu projeto tem como intuito verificar as possibilidades de aproximação entre dois pensamentos que, renunciando ao construto idealista hegeliano, bem como rejeitando a retomada da metafísica nos termos tradicionais, propõem-se uma filosofia descritiva do real em sua apresentação do mundo - Lebensform (Wittgenstein) e em sua vivência no mundo - Lebenswelt (Jaspers). Num primeiro momento, elucida-se a terapêutica linguística proposta por Wittgenstein, evidenciando seu empenho em trazer o significado dos eventos ao uso imediato da linguagem no cotidiano, a compor os Jogos de Linguagem. Numa segunda etapa, intenta-se reconstituir a ontologia descritiva da existência humana a que se propõe Jaspers, ressaltando sua ênfase nas situações-limites como iluminadoras das Cifras da Transcendência que dão sentido à vida no mundo. A primeira parte do texto que produzi foi disponibilizada no site de estudos do UNIFAI à época (www.unifai.edu.br/gruposdeestudo), bem como no meu blog www.blig.ig.com.br/robertopignatari - ratio seraphici. Disponibilizado, desde 2012, em gruposdeestudounifai.worpress.com
    • Nome do projeto: Aristotelismo e exemplarismo na teologia sacramental de Boaventura de Bagnoregio (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. , Prof. Dr. Roque Frangiotti .
      Descrição: Projeto pessoal inserido nas atividades do Grupo de Pesquisa em Filosofia Medieval, do UNIFAI, coordenado pelo Prof. Dr. Roque Frangiotti. Meu projeto objetiva verificar em que acepção Boaventura se vale da noção de transubstanciação, então recém-formulada, e a desenvolve no quadro geral de sua cristologia encarnacional. Tal utilização compõe exemplo de como a filosofia aristotélica é trabalhada, dentro da síntese seráfica, em consonância à metafísica exemplarista que sustenta a visão boaventuriana do universo. Produzi o texto introdutório A Doutrina da Eucaristia no Breviloquium de São Boaventura - 1ª Parte, disponibilizado no site de estudos do UNIFAI à época (www.unifai.edu.br/gruposdeestudo), bem como no meu blog www.blig.ig.com.br/robertopignatari - ratio seraphici. Disponibilizado, desde 2009, no site italiano Doctor Seraphicus - Studi Bonaventuriani (www.sites.google.com/site/doctorseraphicus1/08-studi-bonaventuriani/articoli-su-di-me). E, desde 2012, encontra-se disponibilizado em gruposdeestudounifai.wordpress.com
    • Nome do projeto: Mística e Especulação (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. , MAZZUCCO, P. D. J. M. .
      Descrição: Projeto pessoal inserido no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Literatura e Mística (área de Filosofia da Religião), no UNIFAI, sob a coordenação do Prof. Ms. José Maurício Mazzucco. Meu projeto procura averiguar como as noções de ausência e imediaticidade, em paralelo às de intuição e temporalidade (essenciais em correntes filosóficas contemporâneas, como o pensamento de Bergson e Bachelard, bem como a fenomenologia husserliana expressa nas Investigações Lógicas e nas Lições sobre a consciência interna do Tempo), e em contraponto ao transcendentalismo predominante em várias correntes de pensamento a partir do século XVIII, tangenciam a forma mística de expressão do absoluto e sagrado. O esboço projetado é dividido em duas partes: I - Ausência e simultaneidade perene; II - Paralelos histórico-conceituais. Produzi texto introdutório que foi disponibilizado, à época, no site do UNIFAI (www.unifai.edu.br/gruposdeestudo), bem como no blog www.blig.ig.com.br/robertopignatari - ratio seraphici. Disponibilizado, desde 2012, em gruposdeestudounifai.wordpress.com
    • Nome do projeto: Agostinho e Heidegger: ser e interioridade à luz da fenomenologia da vida religiosa (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. .
      Descrição: Projeto pessoal com vistas a possibilitar, no âmbito de graduação, a iniciação em pesquisas de aprofundamento e estudos avançados, no qual, retomando as linhas axiais de estudos desenvolvidos entre 2007-2011, no próprio Programa de Estudos e Pesquisas do UNIFAI, pretendo investigar como a leitura fenomenológica que Heidegger efetua do pensamento de Agostinho, ao mesmo tempo em que lança novas luzes sobre um tema clássico (interioridade agostiniana), permite igualmente uma melhor compreensão do projeto heideggeriano de refundamentação da ontologia, possibilitando um exercício do ver fenomenológico em diálogo com a tradição cristã do pensamento, bem como uma prática hermenêutica de grande escopo historial, através da leitura acadêmica rigorosa de textos referenciais da filosofia ocidental. Iniciaremos com a caracterização, em suas linhas gerais, da noção essencial e originária da interioridade na obra de Agostinho, tendo por base as Confissões em seu livro X, capítulo 1, cujo mote inicial irá nos fornecer o fio estrutural de nosso estudo. Aludiremos ainda aos tratados A Verdadeira Religião e A Trindade, porém tão-somente como elementos corroborantes à definição consolidada na abertura do livro X das Confissões. Ao mesmo tempo, verificaremos elementos da herança grega de tal noção-base, em suas origens e em seu posterior condicionamento teológico; e ainda a constituição da interioridade como o locus Dei vivencial no/ao ser humano, no resgate de sua inversão fundamental (da metafísica tal qual definida na tradição aristotélica, para a ontologia da interioridade). Tomaremos então, num segundo momento, a leitura fenomenológica do livro X das Confissões, que Heidegger leva a efeito, sobretudo, no já citado seminário de 1921 intitulado Agostinho e o neoplatonismo, procurando evidenciar, de início, seu ponto crítico em relação ao esquecimento do ser que, na herança neoplatônica, permeia ainda o discurso do pensamento agostiniano, porém apontando, num segundo momento, à sua superação dentro do mesmo movimento de iluminação do ver interior, aproximado da intentio fenomenológica que visualiza a essência no dar-se/mostrar-se do fenômeno. Por fim, procuraremos os pontos de contato e diálogo possíveis entre as duas correntes de pensamento, na tentativa de visualizar como a simultaneidade da interioridade e iluminação divina agostinianas (fundamento ontológico, ao mesmo tempo que epistemológico, da investigação filosófica), mostra-se, pela via fenomenológica da leitura heideggeriana, no vivido factual da existência, que intima e interioriza à luz (fenômeno), na imediação do ser que se dá a conhecer a quem o busca. O projeto deverá ser apresentado, objetivando a formação de grupo de estudo no âmbito do PEP - UNIFAI, no início do primeiro semestre de 2019
    • Nome do projeto: Recepção e presença da Ratio Anselmi no protestantismo contemporâneo (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. , Prof. Dr. Roque Frangiotti .
      Descrição: Projeto pessoal inserido nas atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval, do UNIFAI, sob a coordenação do Prof. Dr. Roque Frangiotti. Meu projeto pretende elucidar como o argumento único de Anselmo de Aosta é relido criticamente e recepcionado dentro da teologia protestante contemporânea, por intermédio das obras de Karl Barth, Paul Tillich e Wolfhart Pannenberg. Iniciei o desenvolvimento de tal pesquisa visando a programação da I Semana de Filosofia do UNIFAI, realizada no período de 05 a 09 de outubro de 2009, em alusão ao nono centenário da morte de Anselmo
    • Nome do projeto: III - Ontologia descritiva e teologia: imediaticidade, perenidade e linguagem do sagrado a partir do lebenswelt em Husserl e das grenz-situationen em Jaspers (2008 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. .
      Descrição: Projeto pessoal de pesquisa, iniciado a partir do desenvolvimento do projeto anterior As Cifras do Jogo (vide descrição neste currículo). Minha tentativa se dá no sentido de verificar as possibilidades de se expor acerca do sagrado, no amplo campo aberto e permeado pela fenomenologia existencial em sua ontologia do relato imediato (descrição das vivências da/na mundanidade, e da/na antepredicação da realidade, através do pensamento husserliano expresso, respectivamente, nas Investigações Lógicas e em Experiência e Juízo), bem como em sua transposição perene das situações vivenciais limítrofes, através da linguagem primordial responsiva (expostas por Jaspers em Psicologia das Visões de Mundo; e em Filosofia)
    • Nome do projeto: I - Imediaticidade e simultaneidade na ontologia de Agostinho e de Boaventura (2007 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. .
      Descrição: Projeto pessoal, desenvolvido a partir das pesquisas originárias (2007) do meu Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado junto ao UNIFAI para obtenção do Bacharelado em Filosofia. Minha tentativa se dá no sentido de elucidar como a síntese seráfica de Boaventura, agostiniano mais que Agostinho, herda de sua raiz, não somente a ipseidade própria ao Vere Esse (o Idipsum divino), que o manifesta como o dado primordial e fundante em absoluto, mas (em decorrência e sobretudo) a presença, em correlação e imediação, do Ser supremo junto à simultaneidade do conhecimento humano acerca do esse, em sua interioridade enquanto locus Dei, bem como no binômio illuminatio/abstractio, trabalhado por Boaventura com base em sua recepção do pensamento aristotélico
    • Nome do projeto: Espelhos translúcidos - Interface e relações em biunivocidade entre filosofia e teologia a partir dos Escritos Joaninos (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. .
      Descrição: Dentro do que se convencionou chamar de "virada teológica" na fenomenologia francesa dos anos 90 até o presente, pretendemos reexaminar as relações presentes no par logos/pistis (fé/crer e razão/inteligir) e na tríade phos/skotia/eorekon (luz/obscuridade/visão) constantes dos textos joaninos do NT, à luz das obras de Jean-Luc Marion, Claude Romano, Anthony Kelly e, sobretudo, Emmanuel Falque, cujos textos procuram encaminhar o reequacionamento das relações entre filosofia e teologia na interface entre finitude humana e transfenomenalidade [em diálogo com toda a herança fenomenologica franco-germânica, desde os textos fundantes husserlianos (Ideen I) e heideggerianos (ST parágrafo 7º), até o "Dieu sans l'Être" marioniano]. Como resultante textual, intentamos a elaboração de um comentário ao evangelho e à 1ª epístola joaninos em sua exegese originária e de escopo, bem como em sua interpretação fenomenológica falqueana.
    • Nome do projeto: II - Esse est quod primo cadit in intellectu: esboço de uma história da ontologia intitulada essencialista em autores de inspiração cristã, e filosofia agostiniana (Boaventura - Calvino - Malebranche - Rosmini/Gioberti - Michele Sciacca) (2008 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. .
      Descrição: Projeto pessoal de pesquisa, desenvolvido a partir do projeto anterior Mistica e Especulação (vide descrição neste currículo). Minha tentativa se dá no sentido de expor, no âmbito da postura conhecida como ontologista, e tendo por base autores de inspiração cristã, como o pensamento agostiniano possibilitou o surgimento de uma investigação que, tomando por dado primordial e fundante o ser enquanto primeiro conhecido, possibilita pensar o Vere Esse como absoluto instituinte do perfazimento/itinerário intelectual da realidade presente (o esse criatural), pontuado temporalmente com base na reversibilidade illuminatio/abstractio ("Si Deus est Deus, Deus est" - Boaventura); na presença divina íntima como: a) certeza primeira (interioridade enquanto locus Dei - Calvino), e b) na imediação relacional absoluta por ocasião do conhecimento humano ("Nous voyons toutes choses en Dieu" - Malebranche); e, por fim, na "síntese primitiva" do esse simpliciter como primeiro lógico e primeiro ontológico do realismo italiano pós-Hegel (Rosmini/Gioberti, Moretti-Costanzi)
    • Nome do projeto: Teologias do Corpo e da Ressurreição: desenvolvimentos e diálogos inter-religiosos contemporâneos a partir das atuais exegeses protestantes e católicas. (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIGNATARI, R. C. , FURTADO, J. F. , MOREIRA, S. , GIANASTÁCIO, V. .
      Descrição: Visando reconstituir o traçado histórico da teologia da ressurreição a partir das obras de Ladislaus Boros e Karl Rahner, pretendemos examinar o estado atual dos estudos a respeito, interfaciando com os recentes desenvolvimentos acerca da teologia do corpo, tomando como base para a análise contemporânea as obras trabalhadas no contexto da leitura popular e de libertação da Bíblia (Leonardo Boff, Juan Segundo), bem como os recentes trabalhos de Andrés Queiruga, Francisco Gopegui, José Pagola e Anthony Kelly, visando obter projeções e delineamentos para melhor e maior alcance da referida temática nos trabalhos em comunidades de base e nos estudos em âmbito eclesial; como também alcançar possibilidades de diálogo com matrizes religiosas não cristãs, quanto à corporeidade e à vivência da ressurreição em suas perspectivas de libertação e esperança.
    • PIGNATARI, R. C. . Husserl e a filosofia como ciência rigorosa. 1984 - Dissertação
    • PIGNATARI, R. C. ; FIGUEIREDO, V. B. ; PIZA, A. T. . Dasein e inautenticidade - Parágrafos 26 e 27 de Ser e Tempo. 1984 - Seminário
    • PIGNATARI, R. C. . "O poeta come amendoim" de Mário de Andrade. 1985 - Análise crítica
    • PIGNATARI, R. C. . Arte e Filosofia. 1984 - Dissertação
    • PIGNATARI, R. C. . A existência cristã na teologia de Calvino. 1998 - Dissertação
    • PIGNATARI, R. C. . Visão e cegueira no capítulo 9 do Evangelho de João. 1999 - Dissertação
    • PIGNATARI, R. C. . Espiritualidade no compromisso (a partir da obra homônima de Johan Konings). 2000 - Dissertação/resenha crítica
    • PIGNATARI, R. C. . O uso do termo "luz" nos escritos joaninos. 2005 - Dissertação
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia (Licenciatura Plena)
        Nome da Instituição: Centro Universitário Assunção
        Título: DEUS QUAERENS - A metafísica da interioridade agostiniana nas leituras de Boaventura de Bagnoregio e Heidegger
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Teologia
        Nome da Instituição: Seminário Teológico Presbiteriano Independente São Paulo - STSP-IPI
        Título: E O VERBO SE FAZ DIÁLOGO - Homilia, prédica dialogal e sacramentalidade nos modelos litúrgicos protestantes brasileiros e nas CEBs
        Ano de conclusão: 1999
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1989
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
        Status do curso: Incompleto
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Ministério Público do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • UNIFAI (Centro Universitário Assunção):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Pessoal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Não há vinculação
    • Universidade de São Paulo -Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador em Regime de Pós-Graduação Strictu Sensu, no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no nível de Mestrado (2010-2014) e Doutorado (2014-2019). Atualmente desenvolve estudos de Pós-Doutorado (2020-2025), sob a orientação e supervisão do Prof. Dr. Lorenzo MammÌ, com atuações no Grupo de Estudos de Latim Medieval - GELM (http://www.filosofia.fflch.usp.br/publicações/cepame/gelm), coordenado pelo Prof. Mammì e cuja pesquisa atual (2014-2025) encontra-se centrada na tradução das 83 Questões Diversas de Agostinho de Hipona, para a qual contribuiu na vertência de 8 questões. Como parte de sua pesquisa Pós-Doc, apresentou traduções de trechos do Commentarius in Sententiarum I, e da De mysterio Trinitatis (Quaestionis Disputatae), ambos de Boaventura de Bagnoregio; bem como trechos do Itinerarium mentis in Deum, também de Boaventura e do qual trabalha (igualmente como parte do Pós-Doc) uma nova tradução integral, em edição bilíngue. Como atividade institucional e de disseminação do Pós-Doutorado, foi responsável pela orientação e ministração do seminário de iniciação científica O argumento único de Anselmo: escopo conceitual agostiniano, redefinição de Boaventura e paralelos posteriores, constante de 12 (doze) encontros para leituras e apresentações expositivas de textos diversos relacionados, realizados entre 11 de abril e 27 de junho de 2022, dentro do Programa de Iniciação Científica do Depto de Filosofia.
        Outras informações: Pesquisador (sem vínculo empregatício)
    • Não-Institucional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).