Não autenticado |

Juliana Vieira Wahl Pereira

    • Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição (2017). Desenvolveu pesquisa de mestrado tendo temas como: direitos reprodutivos, gênero, raça e sexualidade no Uruguai, a partir de uma etnografia em centros de saúde sexual e reprodutiva antes e durante a pandemia da COVID-19. Na graduação realizou dois intercâmbios acadêmicos, o primeiro na Universidad de la República (Uruguai) e o segundo, com bolsa mérito USP, na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre desigualdade, poder e políticas públicas. Foi pesquisadora assistente no projeto "Efetividade dos movimentos sociais nas políticas públicas em perspectiva comparada" com bolsa CNPq, sob a orientação da Dra Maria do Carmo Alves Albuquerque no Centro Brasileiro de Análises e Planejamento (CEBRAP). É pesquisadora associada do NUMAS (Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença) assim como do grupo de estudos coordenado pela Profª Dra. Heloísa Buarque de Almeida na FFLCH/USP. Trabalhou como analista de políticas sociais no Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) atuando como pesquisadora sobre a participação social na saúde no Conselho Estadual de Saúde do Estado do Espírito Santo. Atualmente é consultora técnica na Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher (COSMU) no Ministério da Saúde, trabalhando na área de políticas de saúde sexual e reprodutiva.

       

      Links:    

    • WAHL, J. V. . Novos sujeitos políticos e agenciamentos sociais em saúde: o caso da lei de aborto no Uruguai. In: VI Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia Social (ALA) , 2020 , Montevidéu. VI Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia Social (ALA). : , 2020.
    • PEREIRA, J. V. W. . Conservadorismos e agenciamentos sociais em saúde em um contexto de aborto legal. In: 32ª Reunião Brasileira de Antropologia , 2020 , Rio de Janeiro. Anais da 32ª Reunião Brasileira de Antropologia. : , 2020.
    • WAHL, Juliana . Lei de aborto no Uruguai: entre uma agenda pró-vida e direitos reprodutivos. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS , 2020 , Remoto. Lei de aborto no Uruguai: entre uma agenda pró-vida e direitos reprodutivos. : , 2020.
    • PEREIRA, J. V. W. . Saúde da mulher brasileira: uma perspectiva integrada entre vigilância e atenção à saúde - Número Especial | Mar.2023. Brasília : Ministério da Saúde , 2023 (Boletim Epidemiológico)
    • PEREIRA, J. V. W. . Para além da aprovação: disputas e conflitos contemporâneos sobre a lei de aborto legal no Uruguai- uma perspectiva etnográfica. 2019 (Congresso)
    • PEREIRA, J. V. W. . Marcadores sociais da diferença e a Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez no Uruguai: uma etnografia do atendimento em um hospital de Montevidéu. 2019 (Congresso)
    • PEREIRA, J. V. W. . Disputas contemporâneas em relação à descriminalização do aborto - o caso uruguaio. 2019 (Outra)
    • PEREIRA, J. V. W. . Seis anos após a aprovação da Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez no Uruguai: uma etnografia do atendimento em um hospital de Montevidéu. 2019 (Congresso)
    • PEREIRA, J. V. W. . Violencia de género en América Latina, una mirada desde Brasil. 2016 (Simposio)
    • WAHL, J. V. . Descontruindo Mitos sobre o Aborto Podcast Justificando. 2020
    • WAHL, J. V. ; SOUZA, MARCELLE . Por que defender que o aborto seja legalizado?. 2020 UOL
    • WAHL, J. V. . Uruguay: Abortar con ley y un gobierno anti-derechos. 2021 Blog Socorristas en Red
    • WAHL, J. V. . Mulheres na Pandemia Episódio 19 - Mulheres pela legalização do aborto. 2020 Youtube e Rádio
    • WAHL, Juliana . Conhecer lei é essencial para exigir aborto legal, dizem ativistas da AL... - Veja mais em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/08/26/conhecer-lei-e-essencial-para-exigir-aborto-legal-dizem-ativistas-da-al.html?cmpid=copiaecola. 2020 UOL
    • PEREIRA, J. V. W. . XI Semana de Ciências Sociais da USP. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • PEREIRA, J. V. W. . Etapa Estadual da 5ª Conferência de Saúde Mental do Estado do Espírito Santo. 2022 (Conselho Estadual de Saúde)
    • PEREIRA, J. V. W. . Direitos sexuais e reprodutivos, o tema do aborto no Brasil e na América Latina. 2017 (Repertório didático para aulas de sociologia no ensino médio. les/usp)
    • Nome do projeto: Estudo, organização e divulgação do acervo de fontes históricas indígenas e de literatura histórica, antropológica e arqueológica do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, J. V. W. , SANTOS, E. N. .
      Descrição: As atividades do CEMA/USP geraram um considerável acervo digital de fontes históricas indígenas e de textos históricos, antropológicos e arqueológicos sobre os povos ameríndios da Mesoamérica e dos Andes Centrais. Esse material está relativamente organizado, mas, por não estar descrito e catalogado em uma base de dados, sua consulta se faz muito trabalhosa e a existência do próprio acervo não pode ser divulgada para a comunidade acadêmica por meio de nosso site. Através desse projeto busca-se, portanto, a organização detalhada e a abertura desse acervo digital de fontes ameríndias e de textos históricos, antropológicos e arqueológicos para a comunidade acadêmica em geral, para que sua existência possa ser conhecida e para que suas obras componentes possam ser usadas em pesquisas e estudos de graduação e pós-graduação, impulsionando ainda mais o fortalecimento dos estudos sobre os povos ameríndios da Mesoamérica e Andes Centrais em nosso país. Os resultados das atividades dos bolsistas serão reunidos em um banco de dados, disponibilizado no site do CEMA. Sobre a formação do estudante, terão um contato bastante completo com as fontes históricas ameríndias e com os estudos especializados na Mesoamérica e Andes Centrais, que vai desde um contato inicial de reconhecimento, passa pela obtenção de informações sobre tais escritos e pela organização de um banco de dados, e chega até a divulgação dessas informações para a comunidade acadêmica. Essas atividades resultarão na aquisição de aprendizados teórico-conceituais (como o conceito de fonte histórica ameríndia) e práticos (como a produção e divulgação de ferramentas de pesquisa na Internet) por parte do bolsista. Além disso, os estudantes-bolsistas serão incentivados, ao final de seu estágio, a produzirem textos de sua própria autoria sobre algum subconjunto dessas fontes ou da literatura especializada com a qual trabalharam ou também a apresentarem os resultados de seu trabalho nos grupos de estudo do CEMA/USP e em outros eventos científicos.
    • Nome do projeto: Efetividade dos movimentos sociais nas políticas públicas em perspectiva comparada (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, J. V. W. , ALBUQUERQUE, M. C. A. , NASCIMENTO, E. C. .
      Descrição: A pesquisa visou avaliar a efetividade dos movimentos sociais sobre as políticas públicas, mediante a análise das interações desses com o Estado, nos setores de direitos humanos, criança e adolescente e saúde no Brasil pós 1990. Nesse sentido, buscou contribuir para a compreensão dos padrões de combinações causais entre os repertórios de ação e organizacional de movimentos sociais, as capacidades estatais e as coalizões de defesa e de seus resultados nas políticas públicas correlatas. A crescente associação no país entre participação e políticas públicas tornou central para analistas o problema da efetividade, ou seja, mensurar quais impactos a participação têm produzido nas políticas públicas e na ação dos governos. Tal literatura, no entanto, focou nas Instituições Participativas e ignorou os efeitos dos movimentos sociais e de suas relações com o Estado na produção das políticas.As teorias dos movimentos sociais e as abordagens de políticas públicas, isoladamente, também não oferecem arcabouço teórico-analítico capaz de responder em que incidem os movimentos na produção das políticas. Diferentemente, esta proposta parte de uma perspectiva de integração disciplinar dessas abordagens. A metodologia deste projeto se define pelo método comparativo de estudos de casos e a sua unidade analítica são eventos de interação socioestatal nos processos de políticas públicas.
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de Práticas Inovadoras para a Qualificação da Participação Social na Saúde (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, J. V. W. , FRAGA, A. C. , FRAGA, A. O. .
      Descrição: A participação social no contexto da saúde foi estabelecida a partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e regulada pela lei nº 8.142/90, com a criação dos conselhos e conferências de saúde nas três esferas de governo. Atualmente, estima-se que existam conselhos municipais de saúde em todos os 5568 municípios brasileiros. Entretanto, apesar da grande capilaridade destas instituições, parece existir uma dificuldade em implementar ações coletivas de mobilização e fiscalização qualificadas nestes espaços, pois o processo decisório tem sido insuficiente segundo a bibliografia científica, assim como a partir da aproximação ao conselho estadual de saúde do estado do Espírito Santo. O Conselho Estadual de Saúde (CES) é um órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. É por meio do CES que a participação da sociedade na gestão do SUS é garantida, já que além de gestores, prestadores de serviços e trabalhadores do SUS, as entidades representantes da sociedade civil representam os usuários do sistema único de saúde neste espaço. O presente projeto busca, a partir da realização de pesquisas, atividades educativas, e de comunicação, dar visibilidade às ações e manifestações do colegiado do conselho estadual de saúde para a população, em especial, aos usuários do SUS, assim como aprimorar estratégias de controle e fiscalização da execução da política estadual de saúde
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Estagiária de processos de patrimônio imaterial.
        Outras informações: Estagiária
    • Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisadora em pesquisa quantitativa
    • Revista Direito e Sexualidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Analista de políticas sociais
    • Ministério da Saúde:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Trabalha no eixo de saúde sexual e reprodutiva na Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher
        Outras informações: Consultora técnica