Ana Lucia Mandacarú Lobo
-
Resumo
-
Doutora em História pela École Pratique des Hautes Etudes - EPHE Sorbonne, Paris, sob orientação do Prof. Jacques Le Rider, historiador e germanista. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1993) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001), sob orientação do Prof. Francisco Murari Pires. Na área de História , desenvolve sua pesquisa nas seguintes áreas: antiguidade, mitologia grega, sonhos e representações, filologia e historiografia alemãs, teoria da História, século XIX, Leopold von Ranke, Gustav Droysen, Barthold Niehbur, Sigmund Freud. Na área da Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Educação, atua nas seguintes áreas: relações sociais e dificuldades de aprendizagem; desenvolvimento da personalidade; psicanálise; complexo de Édipo; Totem e Tabu; Interpretação dos Sonhos; teoria psicanalítica.
-
-
Livros publicados: 2
- LOBO, A. L. M. . Freud: A presença da Antiguidade Clássica. São Paulo : Humanitas/ FAPESP, 2004 . p. ISBN: .
- LOBO, A. L. M. ; MACHADO, Mazzolini Beatriz Pinheiro . Programa de Avaliação Ramain-Thiers. São Paulo : Casa do Psicólogo Livraria e Ditora, 1996 . p. ISBN: 8585141808.
-
Artigos completos publicados em periódicos: 2
- LOBO, A. L. M. . Freud face à l'antiquité grecque: la cas du Complexe d'Oedipe Anabases (Toulouse) , v. 8 , p. 153 - 185 , 2008. ISSN: 17744296.
- LOBO, A. L. M. . A questão do Diferente no processo de inclusão Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia , v. 20 , p. - , 2002. ISSN: 01038486.
-
Capítulos publicados: 2
- Pires. F.M. ; Pascal Payen ; Lima. L.C. ; Rede, M. ; Suano, M. ; Palmeira. M.S. ; Lanna, M. ; Cezar, T. ; LOBO, A. L. M. ; Albanese, G. . Wie es eigentlich gewesen ist; Wie es eigentlich geschehen ist. A percepção Rankenaa da história frente às vicissitudes da subjetividade em Freud.. Antigos e Modernos. Diálogos sobre a escrita da história., v. 2, p. 402 - 428, 2009.
- LOBO, A. L. M. ; PAYEN, Pascal . La question historique de l'unité : l'herméneutique de droysen face à Hegel et Ranke. Johann Gustav Droysen. L'avènement du paradigme herméneutique dans les Sciences Humaines, v. I, p. 77 - 87, 2009.
-
Trabalhos em Anais: 4
- LOBO, A. L. M. . Freud und das Klassiche Altertum. In: Blickwechsel , 2003 , São Paulo - Parati - Petrópoli. Blickwechsel - XI ALEG Kongress. : , 2003.
- LOBO, A. L. M. ; PINTO, Leda Mendes de Oliveira ; FRANCESCO, Elda Cantisani Di ; ALVES, Maria Silvia ; MALUF, Maria Irene de Matos . La implantation d'un projet social: CAAPpA - Centre d'appuy et Recherche psicopédagogique. In: 7a. Biennale de Éducatio et de Formation , 2004 , Lyon. Apprendre soi-même; Connaître le monde. : INRP - Institut National de Recherche Pédagogique, 2004.
- LOBO, A. L. M. ; MALUF, Maria Irene de Matos ; FRANCESCO, Elda Cantisani Di ; VIEIRA, Patrícia ; ALVES, Maria Silvia ; PINTO, Leda Mendes de Oliveira ; HUNGRIA, Maria Lygia ; FERNANDES, Wilma . Psicopédagogie et aprentissage: nouvelles aproches. In: Biennale d'éducation et de la formation , 2002 , Paris. Connaître et agir. : INRP - Institut National de Recherche pédagogique, 2002.
- LOBO, A. L. M. ; CECÍLIA, Gasparian Maria . Eticidade, Moralidade e as Sinapses Sociais. In: Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, I Encontro Latino Americano de Psicopedagogia , 2000 , São Paulo. Psicopedagogia: avanços Teóricos e Práticos. : Vetor Editora Pedagógica Ltda., 2000.
-
Trabalhos técnicos: 1
- LOBO, A. L. M. ; PINTO, Leda Mendes de Oliveira ; ALVES, Maria Silvia ; FRANCESCO, Elda Cantisani Di ; MALUF, Maria Irene de Matos ; VIEIRA, Patricia . NAPPp - Núcleo de Apoio e Pesquisa Psicopedagógica. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
-
Apresentações de Trabalho: 5
- LOBO, A. L. M. . O olhar de Medusa e o Complexo de Édipo. 1997 (Comunicacao)
- LOBO, A. L. M. . Ética, aprendizagem e formação profissional. 2000 (Comunicacao)
- LOBO, A. L. M. . Metapsicologia freudiana e a sociopsicomotricidade. 2000 (Conferência)
- LOBO, A. L. M. ; ALVES, Maria Silvia ; FRANCESCO, Elda Cantisani Di ; MALUF, Maria Irene de Matos ; PINTO, Leda Mendes de Oliveira . Psicopédagogie et l'aprentissage. 2002 (Comunicacao)
- LOBO, A. L. M. ; FRANCESCO, Elda Cantisani Di ; ALVES, Maria Silvia ; PINTO, Leda Mendes de Oliveira ; MALUF, Maria Irene de Matos . Psicopedagogie et l'aprentissage: un projet social. 2004 (Conferência)
-
Formação Acadêmica: 4
-
Graduacao:
-
Curso: Psicologia
Nome da Instituição: Universidade Paulista
Ano de conclusão: 1993
-
Curso: Psicologia
-
Mestrado:
-
Curso: História Social
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2001
-
Curso: História Social
-
Doutorado:
-
Curso: Histoire, textes et documents.
Nome da Instituição: École Pratique des Hautes Études
Título: Tempo, História e Psicanálise. diálogos entre Ranke, Droysen e Freud.
Ano de conclusão: 2012
-
Curso: História Social
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Título: O regime historiográfico freudiano: entre o tempo histórico e o tempo psíquico
Ano de conclusão: 2004
Status do curso: Incompleto
-
Curso: Histoire, textes et documents.
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de conclusão: 1996
-
Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 3
-
Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
-
Consultório Particular:
-
Tipo de vínculo: Livre (1998 -
2006
).
Outras informações: Autônoma
-
Tipo de vínculo: Livre (1998 -
2006
).
-
École Pratique des Hautes Études:
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2012
).
Outras informações: Pesquisadora
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2012
).
-
Universidade de São Paulo: