Não autenticado |

Marcus Renato Alves Araujo

    • Doutorr em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências; mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação em Filosofia pela mesma instituição. Foi pesquisador visitante na University of Miami, College of Arts and Sciences (2019/2020), sob orientação do Prof. Otávio Bueno. Tem experiência em Filosofia, principalmente nas seguintes áreas: Filosofia da Ciência, Epistemologia, Filosofia da Linguagem, Lógica e Ética. Atualmente, trabalha na Seção de Pós-Graduação do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-UNESP).

       

      Links:    

    • ARAÚJO, M. R. A. . Subdeterminação Empírica de Teorias e Realismo Científico. In: XVII Encontro Nacional da ANPOF , 2016 , Aracaju. XVII Encontro Nacional da ANPOF. : , 2016.
    • ARAÚJO, M. R. A. . Sobre a impossibilidade de experimentos conclusivamente refutadores. In: XI encontro nacional de filosofia da anpof , 2004 , Salvador - Bahia. XI encontro nacional de filosofia da anpof. Santa Catarina : Editus, . p. 314 - 315.
    • ARAÚJO, M. R. A. . Subdeterminação e escolha de teorias. 2017 (Conferência)
    • ARAÚJO, M. R. A. . Subdeterminação Empírica de Teorias e Realismo Científico. 2016 (Congresso)
    • ARAÚJO, M. R. A. . Analiticidade e verdades necessárias a posteriori. 2006 (Conferência)
    • ARAÚJO, M. R. A. . Analiticidade e verdades necessárias a posteriori.. 2007 (Conferência)
    • ARAÚJO, M. R. A. . Sobre a impossibilidade de experimentos conclusivamente refutadores. 2004 (Conferência)
    • ARAÚJO, M. R. A. . A fundamentação da moral. 2011 (Conferência)
    • ARAÚJO, M. R. A. . XXII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP. 2019
    • De Negri, A. ; ARAÚJO, M. R. A. . IX Congresso Internacional da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências - RBCE. 2014 (Rede Brasileira de Cooperação em Emergências - RBCE)
    • De Negri, A. ; VIANA, A. L. D. ; ARAÚJO, M. R. A. . 1º Seminário da Rede Internacional de Conhecimento em torno às Ciências do Planejamento e Organização Assistencial (health care delivery sciences). 2014 (Hospital do Coração)
    • De Negri, A. ; ARAÚJO, M. R. A. . I Encontro de Pesquisa Qualitativa HCor. 2013 (Hospital do Coração)
    • De Negri, A. ; ARAÚJO, M. R. A. . Jornada sobre Planejamento Sanitário e da Oferta de Serviços, Redes e Regiões. 2014 (Hospital do Coração)
    • Nome do projeto: Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas Regionais de Atenção Integrada a Saúde/Regiões de Saúde (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, M. R. A. , De Negri, A. .
      Descrição: Promoção de uma abordagem sistêmica complexa ao propor um planejamento de resposta as necessidades sociais em saúde e sua determinação social, mediante a configuração de modelos de serviços correspondentes a escala e perfil resolutivo requerido pelas necessidades populacionais.
    • Nome do projeto: Subdeterminação Empírica de Teorias e Realismo Científico (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, M. R. A. , PLASTINO, C. E. .
      Descrição: Não obstante o realismo e o antirrealismo científico se apresentarem na literatura filosófica em diferentes versões, é razoável afirmar que os defensores do realismo sustentam que o objetivo da ciência é fornecer uma descrição verdadeira ou aproximadamente verdadeira do mundo e que as entidades inobserváveis postuladas pelas teorias maduras existem de fato. Os antirrealistas, por sua vez, defendem que o objetivo da ciência consiste em oferecer uma descrição verdadeira de certa parte do mundo, a saber, a ?observável?. Em relação à parte ?inobservável? do mundo, os antirrealistas sustentam que não faz diferença se o que a ciência diz é verdadeiro ou não acerca desse domínio. O presente projeto de pesquisa delineia uma investigação que terá como foco justamente o debate entre o realismo e o antirrealismo científico. Nossa abordagem desse debate terá como ponto de partida uma análise crítica do problema da subdeterminação empírica de teorias. Procuraremos, nesse contexto, investigar se a defesa do realismo fica comprometida levando-se em consideração a aceitação dessa tese. Além de uma investigação dos diferentes referenciais que sustentam uma ou outra dessas posturas, nosso trabalho terá como escopo de análise uma recente formulação do problema da subdeterminação fornecida pelo filósofo americano Kyle Stanford em 2006, o chamado Problema das Alternativas não Concebidas. Argumentaremos que embora o trabalho de Stanford forneça uma crítica forte a um dos pilares da defesa do realismo científico, a Inferência da Melhor Explicação, sua proposta não fornece evidência suficiente para afirmar que a subdeterminação seja um obstáculo recalcitrante para a defesa do realismo científico. Procuraremos, para esse fim, apresentar uma concepção modificada do realismo científico que se afigura imune às críticas de Stanford.
    • Nome do projeto: Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, M. R. A. , VIANA, A. L. D. .
      Descrição: No momento atual de implementação do Sistema Único de Saúde, dentre os desafios mais urgentes está a expansão e adequação da oferta, com regionalização e consolidação de redes de atenção à saúde, visando ampliar o acesso, a efetividade e eficiência de ações e serviços de saúde. Os significados e as relações existentes entre regiões e redes de atenção indicam que o avanço do processo de regionalização pode interferir positivamente no acesso às ações de serviços de saúde. Faz-se necessário, portanto, identificar as condições que favorecem ou dificultam a regionalização nos estados e a conformação das redes de atenção à saúde, para compreensão de possíveis entraves à diminuição das desigualdades na universalização da saúde no Brasil. A pesquisa sobre as políticas, o planejamento e a gestão das regiões e redes de saúde no Brasil tem como principal objetivo avaliar, sob a perspectiva de diferentes abordagens teóricometodológicas, os processos de organização, coordenação e gestão envolvidos na conformação de regiões e redes de atenção à saúde, e seu impacto para melhoria do acesso, efetividade e eficiência das ações e serviços no SUS (conforme Linha 5 da Chamada MCTI/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/Decit Nº 41/2013). Os objetivos específicos incluem avaliações sobre a coordenação e a organização das regiões e redes de saúde, estudos sobre os fluxos de demanda e estruturação da oferta, o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) nas políticas, regiões e redes de saúde e a realização de estudos temáticos, que subsidiarão a consecução dos três objetivos anteriores. A investigação será desenvolvida utilizando-se majoritariamente abordagens qualitativas de pesquisa avaliativa, utilizando técnicas como as de grupos focais, entrevistas, análise documental e estudo de casos em regiões de saúde selecionadas. De forma complementar adotará métodos e instrumentos quantitativos para alguns de seus aspectos e dimensões, como questionários estruturados ou planilhas para o processamento e análise das informações empíricas e instrumentos de avaliação prévalidados. A estruturação de uma rede de pesquisa sobre política, planejamento e gestão das regiões e redes de saúde no Brasil deverá promover articulações e parcerias entre diferentes instituições e pesquisadores localizados em todas as regiões do país e atuantes nas áreas e linhas de pesquisa correspondentes aos temas, objetos e objetivos aqui propostos. A principal contribuição científica da pesquisa deverá ser a produção de análises sobre os diversos condicionantes (territoriais, econômicos, culturais, sociais, histórico-estruturais, políticos-institucionais, informacionais, normativos e tecnológicos) para a conformação das políticas, do planejamento e da gestão das regiões e redes (temáticas) de atenção à saúde no Brasil.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: fillosofia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Goiás
        Título: Linguagem e realidade: Aspectos da concepção semântica de verdade de Alfred Tarski
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Goiás
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • secretaria de cultura de goiania:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professor da disciplina "Cultura e Sociedade" no Curso de Formação de Agentes Culturais
        Outras informações: Professor
    • Faculdade de Caldas Novas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade Sul-Americana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professor
    • Prefeitura Municipal de Goiânia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Assistente Administrativo
    • ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2017 ).
        Outras informações: Atuou como Especialista Pleno de Projetos do LIGRESS-HCor (Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde) na elaboração, desenvolvimento e acompanhamento do projeto Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas Regionais de Atenção Integrados à Saúde/Regiões de Saúde. O projeto foi realizado nos estados do Pará, Amazonas e Espírito Santo e teve como foco apoiar o desenvolvimento de capacidades institucionais para a gestão regional do SUS, potencializando competências dos gestores estaduais e municipais. O público-alvo foram gestores e profissionais das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, equipe técnica do Ministério da Saúde e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde ? COSEMS que, por meio de um processo de Formação em Ação, foram orientados paulatinamente na construção dos planos regionais para os estados integrantes do projeto. De modo indireto, foram beneficiados os movimentos sociais, os conselheiros de saúde e as populações dos Estados que receberão as intervenções do projeto. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), por meio de cooperação entre o HCor e o Ministério da Saúde, o qual disponibilizou uma plataforma digital de ensino a distância para os participantes do curso de Formação em Ação.
        Outras informações: Especialista Pleno de Projetos
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • University of Miami:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Visiting Scholar no College of Arts and Sciences, na University of Miami (EUA)
        Outras informações: livre