Não autenticado |

Mariana Kuntz de Andrade e Silva

    • Professora de Língua Alemã e Ensino da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), atuando na graduação e pós-graduação. Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pesquisa na área de ensino de alemão como língua estrangeira (2016-2020). Mestre na área de Letras, no Programa de Pós-graduação em Língua e Literatura Alemã da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pesquisa na área de ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira. Bacharel e Licenciada pela mesma instituição, com habilitação em Português e Alemão, e intercâmbio com bolsa na Universidade de Leipzig. Membro do grupo de pesquisa Zeitgeist: língua alemã em contextos universitários.

       

      Links:    

    • Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários
    • KUNTZ DE ANDRADE E SILVA, MARIANA . Becker, Christine: Kulturbezogenes Lernen in asynchroner computervermittelter Kommunikation. Tübingen: Narr Francke Attempto, 2018 (Giessener Beiträge zur Fremdsprachendidaktik). - ISBN 978-3-8233-8207-2. 346 Seiten. - 64,00. INFO DAF. INFORMATIONEN DEUTSCH ALS FREMDSPRACHE , v. 47 , p. 141 - 144 , 2020. ISSN: 07249616.
    • SILVA, MARIANA KUNTZ ANDRADE E ; ROVERAN, HENRIQUE ELIAS . Perguntas e respostas: o uso da plataforma Yahoo Clever! como ferramenta de ensino de alemão como língua estrangeira PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO) , v. 24 , p. 48 - 77 , 2020. ISSN: 14141906.
    • SILVA, MARIANA KUNTZ DE ANDRADE E . Authenticity of materials and foreign language teaching PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO) , v. 20 , p. 1 - 29 , 2017. ISSN: 14141906.
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Ensino remoto, interação e autenticidade: relato de algumas possibilidades. Ensinar Alemão em Tempos de (Pós) Pandemia Impactos e Construção de Novos Saberes, v. 1, p. 509 - 519, 2023.
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Materiais didáticos no ensino de Alemão como Língua Estrangeira para público universitário. In: Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos , 2016 , São Paulo. Anais do Iº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. São Paulo : ABEG, 2016. p. 224 - 232.
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Post-Methoden-Ära und Verwendung authentischer Texte - mögliche Beziehungen. In: XV Congresso da ALEG - Associação Latinoamericana de Estudos Germanísticos , 2014 , Curitiba. Caderno de Resumos do XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos. Curitiba : Quadrioffice, 2014. p. 322 - 323.
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Die Pandemie in der fundamentalen Krise des Kapitals: Globale Inflation, Platzen der jüngsten globalen Finanzblase und sozialer Zerfall in der Besonderheit Brasiliens unter Bolsonaros Regierung.. São Paulo : Zero à esquerda , 2023 (Tradução)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. ; UTIDA, Y. C. . Das Wachstum und die Krise der brasilianischen Wirtschaft im 21. Jahrhundert als Krise der Arbeitsgesellschaft: Commodity-Blase, fiktives Kapital und Wert-Abspaltungs-Kritik. São Paulo : Sinal de Menos , 2021 (Tradução)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Parecer científico para a revista Pandaemonium Germanicum. 2019 (Parecer)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Parecer científico para a revista Pandaemonium Germanicum. 2018 (Parecer)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Parecer científico para a revista Pandaemonium Germanicum. 2017 (Parecer)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. ; VETTER, A. ; UPHOFF, D. ; ARANTES, P. C. ; PEREIRA, R. C. . Produção de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de línguas adicionais: teoria e prática. 2022 (Seminário)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. ; MARIANO, T. V. ; WUCHERPFENNIG, N. . Zeitgeist GT Rezeption: percurso, concepção, criação. 2021 (Conferência)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Participação no ensino de línguas com o auxílio da internet: quebrando paredes. 2019 (Comunicacao)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . O texto como uma janela para outra cultura: explorando o conceito de participação no ensino de alemão como língua estrangeira. 2017 (Comunicacao)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Authentic and non-authentic texts and critical thinking: a comparative analysis. 2017 (Comunicacao)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras: reflexões sob a perspectiva da participação. 2014 (Comunicacao)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Post-Methoden-Ära und Verwendung authentischer Texte - mögliche Beziehungen. 2014 (Comunicacao)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Autenticidade de materiais e livros didáticos: uma análise comparativa. 2014 (Comunicacao)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . A importância da autenticidade para a abordagem comunicativa no ensino de línguas estrangeiras. 2013 (Comunicacao)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Duplicação de Verbos Finitos em Português Brasileiro. 2012 (Simposio)
    • ANDRADE E SILVA, M. K. . Igual, mas diferente: a tradução literária. 2009 (Simposio)
    • Nome do projeto: Duplicação de Verbos Finitos em Português Brasileiro (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE E SILVA, M. K. , NUNES, J. M. .
      Descrição: O objetivo do projeto foi descrever e analisar, no quadro da Teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981), a estrutura de sentenças do português brasileiro caracterizadas pela ocorrência de duas instâncias do mesmo verbo, como nos exemplos em (1), que contêm duas instâncias verbais flexionadas da mesma maneira (tempo, pessoa e modo): (1) a. Que o João fez o que devia, fez. b. Que a Maria viajou, viajou. Mais especificamente, buscou-se verificar o grau de semelhança entre estas construções e as sentenças com duplicação de verbos não-finitos (como em (2)) analisadas por Bastos (2001,2009),a fim de verificar se elas poderiam receber a mesma análise. (2) a. Lavar o carro, o João lavou.
    • Nome do projeto: Igual, mas diferente: a tradução literária (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE E SILVA, M. K. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica com orientação da Prof. Dr. Tinka Reichmann, discute questões sobre a literalidade ou não-literalidade da tradução literária, com base na tradução de um conto de Marie Luise Kaschnitz
    • Nome do projeto: Enter Your Future (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ANDRADE E SILVA, M. K. , FERREIRA, M. D. A. .
      Descrição: Projeto de intercâmbio em Varsóvia, Polônia, para a realização de trabalho voluntário em escolas de Ensino Médio. O trabalho consistiu na realização de palestras e atividades com os alunos que visavam a promoção da cultura brasileira no exterior e uma conscientização dos alunos às diferenças interculturais.
    • Nome do projeto: Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE E SILVA, M. K. , ARAUJO, F. R. , MENDES, E. H. , ARAUJO FILHO, M. A. A. , CASPARY, R. L. F. , RIBEIRO, L. S. , SILVEIRA, A. C. N. , LEDEL, L. C. , NOGUEIRA, F. G. S. , OLIVEIRA, P. S. X. , AQUINO, M. C. , MARIANO, T. V. , FERREIRA, M. V. , PEREIRA, R. C. , WUCHERPFENNIG, N. , VETTER, A. , ARANTES, P. C. , UPHOFF, D. , NUNES, E. C. R. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários reúne pesquisadoras e pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior, tais como UERJ, UNICAMP, USP, UFC, UFPR, UFRJ, interessada(o)s i) na investigação e elaboração de materiais didáticos de Alemão como Língua Estrangeira (ALE)/ Deutsch als Fremdsprache (DaF), abrangendo questões linguísticas em ambientes educacionais e tecnológicos de aprendizagem; ii) na reflexão a respeito sobre a formação de professores de ALE/DaF, interrogando saberes e suas aplicações sócio-institucionais, oferecendo contribuições para a área de Germanística ao propor diretrizes curriculares e propostas didático-pedagógicas e políticas linguísticas para o ensino-aprendizagem de ALE/DaF em contexto brasileiro.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Habilitação em Português e Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
  • Atuação Profissional: 4
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • AIESEC - Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Colégio Vértice:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - Atual ).
        Outras informações: Professor