Não autenticado |

Lívia Márcia Tíba Rádis Baptista

    • Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1990), licenciatura em Espanhol pela Faculdade de Educação (1991), mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística e Lingüística Aplicada e Análise do Discurso, dedicando-se aos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeira, com ênfase para o espanhol, formação de professores, análise do discurso e produção de textos.É membro dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Ensino e aprendizagem do Espanhol (FEUSP), GEPLA (UFC) e integrante do Centro de Estudios del Discurso (CED), grupo vinculado ao Departamento de Tradução e Filologia da UPF, Barcelona.

       

      Links:    

    • Formação de professores de espanhol
    • Estudo da heterogeneidade enunciativa e da autoria
    • Produção escrita em espanhol
    • Práticas e estratégias de textualização
    • Lingüística Aplicada
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Eres Fernández ; Callegari, M.V ; Kanashiro, Daniela ; Flavian, eugenia ; Rinaldi, S. ; Vieira, M.E ; BAPTISTA, L. M. T. R. . Verbos, Preposições e mudanças de sentido: contrastes espanhol-português.. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 2009 . 240p. ISBN: 9788504016.
    • Gradvohl Rivas, I. ; Firmo, F.S. ; Vita, C.P. ; Rossi, M.A.M. ; Biondo, M.G.P. ; Munhoz, S.C.N. ; BAPTISTA, L. M. T. R. . Español esencial. São Paulo : Santillana Moderna, 2008 . 388p. ISBN: 9788516060558.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Callegari, M.V ; Rinaldi, S. ; Flavian, eugenia ; Vieira, M.E ; Kanashiro, Daniela . Acércate - Juventud. São Paulo : Atica, 2007 . 56p. ISBN: 9788508108473.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Callegari, M.V ; Rinaldi, S. . Colección Acércate - Comunicación. São paulo : Atica, 2007 . 56p. ISBN: 9788508108497.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Milani, E.M ; Gradvohl Rivas, I. ; Sabino, W. ; Lacerda, R.D . Listo Español a través de textos. : Santillana/Moderna, 2005 . 343p. ISBN: 8516046389.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Eres Fernández ; Callegari, M.V ; Rinaldi, S. ; Vieira, M.E . Expresiones idiomáticas: valores y usos. : , 2004 . p. ISBN: .
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Manobras e estratégias de autoria: a singularidade do sujeito na produção escrita em língua espanhola Sínteses (UNICAMP) , v. 01 , p. 78 - 88 , 2006. ISSN: 16781295.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . La disponibilidad léxica y la enseñanza del español Site do Centro Alpha , v. , p. - , 2005. ISSN: .
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Tratándose de expresiones idiomáticas, no te rompas la cabeza ni busques cinco pies al gato! Revista redELE , v. 1 , p. - , 2006. ISSN: 15714667.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Eres Fernández ; Callegari, M.V ; Vieira, M.E ; Rinaldi, S. . La fraseología: entre el lenguaje real y la clase de ELE Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 01 , p. 37 - 58 , 2005. ISSN: 01031813.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Análisis de errores y producción escrita de español lengua extranjera Signum. Estudos de Linguagem , v. 5 , p. 245 - 276 , 2002. ISSN: 15163083.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 01 , p. 107 - 123 , 2003. ISSN: 01031813.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Teorias lingüísticas e aquisição e aprendizagem de línguas Todas as Letras (São Paulo) , v. 02 , p. 77 - 85 , 2000. ISSN: 15171000.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Análise discursiva da indeterminação do agente nos editoriais do jornal argentino La Nación Estudos Acadêmicos Unibero , v. 11 , p. 75 - 94 , 2000. ISSN: 14143577.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Diferentes papéis e diferentes rumos para a investigação e a prática pedagógica Lumen (São Paulo) , v. 05 , p. 79 - 87 , 1999. ISSN: 15161285.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . A linguagem em permanente alteridade no percurso dialógico de Bakhtin Lumen (São Paulo) , v. 04 , p. 63 - 67 , 1998. ISSN: 15161285.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Autoria, ensino e produção escrita em língua estrangeira. Ensino de linguas: questões práticas e teóricas, v. 01, p. - , 2008.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; FALCAO, M. V. N. ; NASCIMENTO, M. V. F. . Avaliação formativa no ensino de língua estrangeira: perspectivas e desafios.. Avaliação Educacional: sentidos e finalidades, v. , p. 187 - 207, 2008.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Língua e cultura no ensino de espanhol a brasileiros: contribuições para a formação de professores. Textos em Lingüística Aplicada Tela 3 (CD), v. 01, p. - , 2006.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Língua, cultura e formação de professores. Vários olhares sobre o espanhol - Considerações sobre a língua e a literatura, v. , p. 93 - 109, 2005.
  • Trabalhos em Anais: 28
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; BAPTISTA, L. M. T. R. . LA EVALUACIÓN DEL PROCESO EN LA ENSEÑANZA: CARACTERÍSTICAS Y PROCEDIMIENTOS. In: XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol , 2009 , João Pessoa. XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol -Anais. João Pessoa : Realize, 2009.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Algunas cuestiones en torno a las nuevas tecnologías, literacidad y formación de profesores. In: I Congreso Internacional de Antropología Audiovisual e Investigación en Tecnologia Educativa , 2009 , Madri. I Congreso Internacional de Antropología Audiovisual e Investigación en Tecnologia Educativa. Madri : RUTE, 2009.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Imágenes y creencias en el aula de español lengua extranjera. In: VII Simposio Internacional de Comunicación Social y Lingüística Aplicada , 2001 , La Habana. VII Simposio Internacional de Comunicación Social y Lingüística Aplicada. : , 2001.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Estudo das políticas lingüísticas implantadas no Brasil no século XX e sua relação com o ensino regular das línguas espanhola e inglesa. In: Simposio Internacional de Comunicación Social y Lingüística Aplicada , 2003 , La Habana. Anales del VIII SimposioInternacional de Comunicación Social y Lingüística Aplicada. La Habana : , 2003.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; BAPTISTA, L. M. T. R. . Consideraciones a respecto de los textos, géneros y enseñanza de Español. In: I Congresso Nordestino de Espanhol , 2008 , Recife. Anais do I Congresso Nordestino de Espanhol. Recife : Editora Universitaria de Pernambuco, 2008.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Souza.L.A.K ; IRINEU, L. M. ; ABREU, K.F. ; SILVA, L. G. ; FURTADO, R. N. M. . Aportaciones de la didáctica de lenguas a partir de la enseñanza de los géneros discursivos. In: I Congresso Nordestino de Espanhol , 2008 , Recife. Cuaderno de resúmenes expandidos. : , 2008.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . El trabajo con la escritura en la clase de ELE: la microrredacción. In: I Congresso Nordestino de Espanhol , 2008 , Recife. Cuaderno de resúmenes expandidos. : , 2008.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; FALCAO, M. V. N. . Autoria e posicionamento na produção textual escrita de futuros professores de língua. In: V Seminário sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura e IV Colóquio de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura , 2007 , Campina Grande. V Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. Campina Grande : Bagagem, 2007.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Os novos PCNs para o ensino médio:concepções de língua, cultura e ensino. In: I Congresso Latino-americano de formação de professores de línguas/I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas , 2006 , Florianopólis. I Congresso Latino-Americano sobre formação de professores de línguas. : , 2006.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Representações e crenças sobre língua,cultura e ensino na formação de identidades e práticas. In: 16 INPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2007 , São Paulo. 16ºINPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. : , 2007.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; ABIO, G. . ?Vos, vosotros o ustedes? Estudio de las variedades de lengua en los manuales de E?LE para la enseñanza media en Brasil. In: Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul (CIPLA) , 2006 , João Pessoa. Língua(s) e povos: unidade e diversidade. João Pessoa : Ideia, 2006.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Competência sociolingüística, ensino de espanhol e formação de professores. In: XX Jornadas de Estudos Lingüísticos , 2004 , João Pessoa. XX Jornadas de Estudos Lingüísticos. : , 2005.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Língua e cultura: contribuições para a formação de professores. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2004 , SP. VII CBLA. : , 2004.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Língua, cultura e formação de professores. In: III Jornadas de Estudos Hispânicos , 2004 , Londrina. Varios olhares sobre o espanhol. : , 2004. p. 93 - 109.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Panorama do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos , 2002 , Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. : , 2002.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; ALLI, E. . Vamos al grano y salgamos de apuros: las expresiones idiomáticas no son un lío. In: X Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del español a lusohablante , 2003 , São Paulo. X Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del español a lusohablantes. : , 2002.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; ALLI, E. . Jugar con la lengua. O, diciéndolo de otro modo: aprender es divertido. In: X Seminario de dificultades específicas de la enseñanza del Español a lusohablantes , 2003 , São Paulo. X Seminario de dificultades. : , 2002.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . La enseñanza de español en el contexto oficial brasileño. In: X Congresso de Professores de Espanhol , 2003 , Natal. X Congresso de Professores. : , 2003.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Una propuesta didáctica para la enseñanza de las expresiones idiomáticas. In: X Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol , 2003 , Natal. X Congresso Brasileiro. : , 2003.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Política lingüística e ensino de Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola no Brasil do século XX. In: I Seminário de Mtodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2002 , São Paulo. I Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. : , 2002.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Bastos, Neusa .O ; Faccina, R.L.S ; Hanna, V.L.H. . Século XX Interculturalismo no ensino de línguas materna e estrangeiras: Inglês e Espanhol. In: VIII Simposio Internacional de Comunicación Social , 2003 , Santiago de Cuba. VIII Simposio Internacional de Comunicación Social. : , 2003. p. 1233 - 1237.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . As expressões idiomáticas no ensino de espanhol a brasileiros. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem (ECLAE) , 2003 , João Pessoa. As expressões idiomáticas no ensino de espanhol a brasileiros. : , 2003.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Imagens em jogo no ensino-aprendizagem do espanhol língua estrangeira. In: IX EPLE , 2002 , Londrina. Anais do IX eple. : , 2001.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Discurso, identidade e/ou identificações. In: Simpósio Discurso, Identidade e Sociedade , 2001 , Rio de Janeiro -PUC. Anais do Simpósio Discurso, Identidade e Sociedade. : , 2001. p. 100 - .
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . La investigación y la práctica pedagógica. In: VIII Congreso Brasileño de profesores de español , 2001 , Vitória- Espírito Santo. Universo Hispánico. Lengua.Literatura.Cultura.. : , 1999. p. 517 - 520.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Dialogismo, dialética e ficção no horizonte de Dom Quixote. In: V EPLLE , 2001 , Assis. Anais do V EPLLE. : , 1998. p. 88 - .
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Compreensão escrita em língua estrangeira:da teoria à prática não se está muito longe. In: V EPLLE , 2001 , Assis. Anais do V EPLLE. : , 1998. p. 84 - .
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . A perspectiva cultural e o ensino de línguas estrangeiras. In: Simpósio de pesquisa da Faculdade de Educação da USP , 2000 , São Paulo. Anais do Simpósio de pesquisa da FEUSP. : , 2001. p. 134 - .
    • Eres Fernández ; González, N.T.M ; BAPTISTA, L. M. T. R. ; Junior Petrolini, C.D ; Junger, CSV ; ALLI, E. . Orientações curriculares para o ensino médio. 2006 (Parecer)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Coleção Vale - ensino fundamental. 2001 (Parecer)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Revisão e leitura crítica de material didático. 2002 (Outra)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; FURTADO, R. N. M. . Estudo das práticas letradas e literacidad/letramento crítico:impactos na formação do professor de espanhol do curso semi-presencial de Letras da UAB/UFC. 2009 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Algunas cuestiones en torno a las nuevas tecnologías, literacidad y formación de profesores. 2009 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Autoria, sujeito e enunciação:algumas relações. 2008 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . A questão intercultural e o ensino de línguas materna e estrangeiras. 2002 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Século XX- Interculturalismo no ensino de línguas materna e estrangeiras: Inglês e Espanhol. 2002 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Imagens em jogo no ensino/aprendizagem do espanhol língua estrangeira. 2001 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . A perspectiva cultural e o ensino de línguas estrangeiras. 2001 (Simposio)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Discurso, identidade e/ou identificações. 2001 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Uma interpretação da leitura à luz da análise do discurso. 2000 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Pesquisa etnográfica e ensino de línguas. 2000 (Conferência)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . O discurso sobre o sentido de uma língua. 2000 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Um relato etnográfico: relato das imagens sobre a língua. 2000 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Relações nem sempre amigáveis entre quem pesquisa e ensina. 1999 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Leitura, reducionismo, exclusão e interdisciplinaridae. 1999 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Dialogismo, dialética e ficção no horizonte de Dom Quixote. 1998 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Compreensão escrita em aula de espanhol língua estrangeira: da teoria à prática não se está muito longe.... 1998 (Comunicacao)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; LEURQUIN, E. V. L. F. . FLAEL Forum de Linguistica Aplicada e Ensino de Línguas. 2008 (UFC)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Massilia Maria Lira Dias . Curso de atualização para professores de espanhol do Brasil. 2008 (Universidade Federal do Ceará e Universidad de Alcalá de Henares)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Metodologia do ensino da língua espanhola. 2004 (Universidade Estadual do Piaui)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Metodologia do ensino da língua espanhola. 2007 (Universidade Estadual do Piauí)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; FALCAO, M. V. N. ; FARIAS, O. M. . Introdução à análise do discurso: um percurso epistemológico e analítico. 2007 (Universidade Federal do Ceará - Centro de Humanidades)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Contribuição da Lingüística Aplicada para a formação do professor de línguas com ênfase para o espanhol. 2007 (Universidade Federal do Ceará- Centro de Humanidades)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; FALCAO, M. V. N. . Pesquisa em Língua Espanhola. 2007 (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - FALE)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Metodologia do ensino de espanhol. 2008 (Universidade Estadual do Piauí)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Lingüística aplicada, enseñanza y aprendizaje del E/LE. 2008 (Universidade Federal do Ceará e Universidade de Alcalá de Henares)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . Aspectos didácticos en la enseñanza de la expresión escrita y del léxico. 2008 (Universidade Federal do Ceará e Universidade Alcalá de Henares)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Massilia Maria Lira Dias . Curso de atualização para professores de espanhol do Brasil. 2008 (Universidade Federal do Ceará e Universidade Alcalá de Henares)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. . El trabajo con la escritura en la clase de ELE:la microrredacción. 2008 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; ABREU, K.F. ; IRINEU, L. M. ; FURTADO, R. N. M. ; Souza.L.A.K ; Germani, L. . Aportaciones de la didáctica de lenguas a partir de la enseñanza de los géneros discursivos. 2008 (Universidade Federal de Pernmabuco)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Gradvohl Rivas, I. ; Sabino, W. ; ALLI, E. . Listo Español a través de textos. 2005 (Livro didático)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Callegari, M.V ; Vieira, M.E ; Rinaldi, S. ; Eres Fernández . Expresiones idiomáticas: valores e usos. 2004 (Material paradidático)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; Milani, E.M . CD Rom Listo Práctica de gramática y pruebas de "vestibular". 2005 (Material didático)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; FALCAO, M. V. N. . Compreensão e produção de textos em espanhol IB. 2008 (Material didático)
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; FALCAO, M. V. N. ; FURTADO, R. N. M. . Compreensão e produção de textos em espanhol IIB. 2009 (Material didático)
    • Nome do projeto: Pesquisa: estudo contrastivo de expressões idiomáticas - esp (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Eres Fernández , Vieira, M.E , Callegari, M.V , Rinaldi, S. , Adja Barbieri Durão , BAPTISTA, L. M. T. R. .
      Descrição: Projeto desenvolvido sem financiamento pelo Grupo de Pesquisa Ensino/aprendizagem de Espanhol, cadastrado no CPNq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFC/USP) - Integrante / Maria Eta Vieira (USP- Integrante / Simone Rinaldi (USP)- Integrante / Marília Vasques Callegari (USP) - Integrante / Isabel Gretel María Eres Fernández (USP)- Coordenador.
    • Nome do projeto: Estudo contrastivo de regência verbal em espanhol e português (2004 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Eres Fernández , Vieira, M.E , Callegari, M.V , Rinaldi, S. , BAPTISTA, L. M. T. R. .
      Descrição: Pesquisa e análise do sistema verbal espanhol no que tange à regência dos verbos mais usuais da língua em contraste com a regência apresentada pelos mesmos verbos na língua portuguesa.. Integrantes: Isabel Gretel María Eres Fernández (USP)- Coordenador / Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFC)- Integrante / Maria Eta Vieira (USP) - Integrante / Marília Oliveira Vasques Callegari (USP)- Integrante / Simone Rinaldi (USP)- Integrante / Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão (UEL) - Integrante / Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro (USP)- Integrante.
    • Nome do projeto: Compreensão de textos de Espanhol como Língua Estrangeira à luz dos princípios da Análise do Discurso (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, M. V. F. , SILVA, E. L. , FURTADO, R. N. M. , COSTA, R. C. , BAPTISTA, L. M. T. R. .
      Descrição: As pesquisas realizadas pelo grupo Discurso e ensino de espanhol como língua estrangeira terão como foco as questões relacionadas ao processo de ensino, aprendizagem e aquisição do espanhol a/por professores e alunos luso-falantes. Portanto, se interessará em explicitar as relações entre as diferentes teorias de ensino, aprendizagem e aquisição e sua aplicação em contextos diversos; a possível relação entre a prática docente e as concepções de ensino, aprendizagem e aquisição; a elaboração e desenho de atividades didáticas; a avaliação; a aquisição das diferentes competências; a aquisição da escrita e desenvolvimento da competência leitora; a autoria e a produção textual.
    • Nome do projeto: Refacção textual, autoria e produção escrita em língua estrangeira (espanhol) (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, M. V. F. , SILVA, E. L. , FURTADO, R. N. M. , COSTA, R. C. , BAPTISTA, L. M. T. R. .
      Descrição: O projeto "Refacção textual, autoria e produção escrita em língua estrangeira (espanhol)" visa possibilitar aos alunos graduandos e pós-graduandos do curso de Letras um aprofundamento teórico em torno de questões relacionadas com a aquisição da escrita em língua estrangeira (espanhol), a partir de uma perspectiva discursivo-lingüística que considera como fundamentais as contribuições da Análise do Discurso de linha francesa e das teorias enunciativas. Neste sentido, se interessa pelo estudo da aquisição da competência escrita em disciplinas de graduação em língua espanhola do curso de Letras (Habilitação Português-Espanhol) da Universidade Federal do Ceará e em promovê-la no âmbito da formação dos licenciados. Assume-se como pressuposto o fato de que no processo de ensino, aprendizagem e aquisição da escrita, além dos fatores cognitivos, há outros que devem ser examinados como elementos que o condicionam. Entre esses elementos, estão as relações entre o texto e a exterioridade lingüística; relações que se devem a complexa natureza pragmática, lingüística e discursiva de produção e recepção de textos seja em língua materna, seja em língua estrangeira/segunda língua.Sendo assim, faz-se necessário aprofundar a análise dessas relações na sala de aula, no que tange aos cursos de graduação, a fim de proporcionar aos graduandos uma formação lingüístico-discursiva; formação essa que orientará, sem dúvida, sua futura prática. Com este propósito, pretendemos, por meio da refacção textual empregada nas aulas de produção de texto, investigar as diferentes reformulações da ordem da língua e do discurso agenciadas pelos alunos e elaborar parâmetros avaliativos para essa produção que sejam condizentes com uma perspectiva lingüístico-discursiva para o ensino de línguas.
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; NASCIMENTO, M. V. F. . Compreensão e Produção Escrita em Espanhol IB. 2008 - Material didático institucional
    • BAPTISTA, L. M. T. R. ; FURTADO, R. N. M. ; NASCIMENTO, M. V. F. ; PONTES, V. O. . Compreensão e produção de textos em espanhol IIB. 2009 - Material didático institucional
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Espanhol
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação
        Ano de conclusão: 1991
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2005
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Pompeu Fabra
        Ano de conclusão: 2009
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Instituto Cervantes
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Outro (2000 - 2003 ).
        Outras informações: Professora assistente de Língua e Literaturas espanhola e Hispano-americana Professora assistente de Prática e Supervisão de Estágios em Língua Espanhola
        Outras informações: Outro (especifique) Assistente I
    • Universidade / Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professora Titular I
    • Faculdades Associadas do Ipiranga:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 1999 ).
        Outras informações: Professor assistente
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - Atual ).
        Outras informações: De 2006 a 2008 - Chefia de Departamento de Letras Estrangeiras da UFC.Membro do Conselho de Centro de Humanidades.
        Outras informações: professor adjunto II
    • Universidade de Santo Amaro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Professor auxiliar de ensino
    • Instituto de Cultura Hispânica:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 1998 ).
        Outras informações: Professor
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 1996 ).
        Outras informações: Monitora de língua espanhola
    • Escola Estadual de Segundo Grau Rui Bloem:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1991 - 1994 ).
        Outras informações: Professora act
    • Entretextos (UEL):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).