Não autenticado |

Patrícia Paula da Silva

    • Atualmente é estudante de doutorado (último semestre) no Programa de Pós Graduação em Geografia Humana na Universidade de São Paulo/PPGH-USP. Foi bolsista CAPES e realizou atividades de monitoria no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE-USP nas disciplinas "Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia e Material Didático" e "Ensino de Geografia na Educação Básica". Também atuou como coordenadora do projeto institucional CAEG - "Construindo uma política interdisciplinar de acolhimento dos estudantes cotistas na FFLCH/USP". Como professora substituta do Instituto Federal de São Paulo/IFSP-Campus Campinas atuou como docente no curso de pós-graduação Lato Sensu em formação docente: "Educação para inserção social", ministrando a disciplina "Teorias dos movimentos sociais" e orientando trabalhos de conclusão de curso. Possui o título de bacharel e licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina -UEL (2008). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo -USP (2012). Durante o mestrado, participou da Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino/PAE-USP, na disciplina Geografia do Turismo, supervisionado pela Profa. Dra. Regina A. de Almeida. Atuou como Supervisora da disciplina de Geografia no Programa de Incentivo à Formação Universitária na Zona Leste de São Paulo - Pró-Universidade (Cursinho Pré-Vestibular Popular), desenvolvido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) em parceria com a Fundação Tide Setubal. Atuou como professora substituta no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Campus São José, ministrando aulas de Geografia para cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e de Educação Ambiental para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com ênfase em Química. Participou e desenvolveu projetos de pesquisa e extensão. Orientou e participou de bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso. Atua como professora de Geografia desde o ano de 2009 e possui experiência em Cursos Pré-vestibular, ensino médio e fundamental, além de ter atuado como professora de Francês. Nas áreas de pesquisa e extensão atua principalmente nos seguintes temas: Espaço rural - reestruturação do mercado de trabalho e expansão agroindustrial no Norte do Paraná; Geografia Cultural; Religiões e Cultura afro-brasileiras; Educação Ambiental; Diversidade religiosa, étnica e de gênero; Educação no contexto neoliberal; Educação Ambiental e Educação Emancipadora freiriana.

       

      Links:    

    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A territorialização dos complexos agroindustriais avícolas e a sua formação em rede: O caso Big frango Geonordeste (UFS) , v. 20 , p. 133 - 150 , 2010. ISSN: 15186059.
  • Trabalhos em Anais: 25
    • JESUS, C. R. ; SILVA, Patrícia Paula da . A questão racial na Escola Pública: Oficinas práticas de empoderamento feminino. In: 1° Seminário de Educação e Formação Docente (SedFor) do IFSP Campinas ? 06, 07 e 08 de julho e 2021 , 2021 , On line. 1° Seminário de Educação e Formação Docente (SedFor) do IFSP Campinas ? 06, 07 e 08 de julho e 2021. : , 2021. p. 151 - 158.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; GIROTTO, E. D. . O NOVO PERFIL DE ESTUDANTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DA USP POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA E CURRÍCULO. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA , 2021 , On line. XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA,. Campina Grande - PB : Editora Realize, 2021.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; GIROTTO, E. D. . Os desafios para estudantes e professores universitários do século XXI e a contribuição da educação emancipadora de Paulo Freire. In: 14 Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Políticas, linguagens e trajetórias , 2019 , Campinas. 14 Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Políticas, linguagens e trajetórias. : , 2019.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha ; EVELISE MICHELE NUNES PIEVE . A INTERFACE ENTRE O ENSINO DE GEOGRAFIA E A NARRATIVA LITERÁRIA. In: 12° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, com o tema: Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: reformas curriculares em questão , 2013 , João Pessoa -PB. 12° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, com o tema: Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: reformas curriculares em questão. : , 2013.
    • SILVA, Patrícia Paula da . A espacialização das festas afro-brasileiras em Itu. In: V EPOG - Encontro de pós-graduandos da FFLCH/USP , 2010 , Sao Paulo. V EPOG - Encontro de pós-graduandos da FFLCH/USP. : , 2010.
    • SILVA, Patrícia Paula da . A ESPACIALIZAÇÃO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS EM ITU/SP. In: VI EPOG - Encontro de pós-graduandos da FFLCH/USP , 2011 , São Paulo. Anais do VI Encontro de pós-graduandos da FFLCH/USP. : , 2011.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A importancia da analise da influência do Jornal de Londrina nas representações socio-espaciais da população do município de Londirna.. In: XVIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Cientifica. , 2009 , Londrina. XVIII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Cientifica.. : , 2009.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . Territorialização dos complexos avícolas e a sua formação em rede: o caso big frango.. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária - Formação e contemporaneidade da diversidade sócio-espacial no campo. , 2009 , São Paulo. XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária - Formação e contemporaneidade da diversidade sócio-espacial no campo.. : , 2009.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A TERRITORIALIZAÇAO DOS COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS AVÍCOLAS: O CASO BIG FRANGO. In: XVII Encontro Anual de Iniciação Científica , 2008 , Foz do Iguaçú. XVII Encontro Anual de Iniciação Científica. : , 2008.
    • SILVA, Patrícia Paula da . Os desafios na prática docente.. In: IV Encontro de ensino de Geografia - IV Mostra de estagio supervisionado , 2007 , Londrina. IV Encontro de ensino de Geografia - IV Mostra de estagio supervisionado. : , 2007.
    • SILVA, Patrícia Paula da . A utilização de técnicas de memorização noensino fundamental: estudos de caso em duas turmas da rede estadual de Londrina. In: IV Encontro de ensino de Geografia - IV Mostra de estagio supervisionado , 2007 , Londrina. IV Encontro de ensino de Geografia - IV Mostra de estagio supervisionado. : , 2007.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A territorialização dos Complexos Agroindustriais Avícolas no Norte do Paraná. In: Encontro Nacional de Geógrafos , 2008 , São Paulo. Encontro Nacional de Geógrafos. : , 2008.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A IMPORTANCIA DA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO JORNAL DE LONDRINA NAS REPRESENTAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA. In: XXIV Semana de Geografia da UEL III Seminário de Geografia do Norte do Paraná: Pensando o passado e projetando o futuro: 50 anos de Geografia em Londrina. , 2008 , Londrina. XXIV Semana de Geografia da UEL III Seminário de Geografia do Norte do Paraná: Pensando o passado e projetando o futuro: 50 anos de Geografia em Londrina.. : , 2008.
    • LUZ, Ana Paula Vançam da ; PLAZZI, Bernardo Guimarães ; GONÇALVEZ, Fernando ; CARDOSO, Mariana Rossi ; SILVA, Patrícia Paula da . O trabalho de campo como intrumento de ensino. In: III ENCONTRO DE ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORÃNEIDADE , 2006 , LONDRINA. III ENCONTRO DE ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORÃNEIDADE. : , 2006.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A modernização agrícola e as transformações no espaço rual nos municípios de Maria Helena e Xambrê. In: III Simpósio Internacional de Geografia Agrária IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária , 2007 , LONDRINA. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA -. : , 2007.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A reorganização do espaço rural da Mesorregião Noroeste Paranaense. In: XXII Semana de Geografia , 2006 , Londrina. XXII SEMANA DE GEOGRAFIA. : , 2006.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . As transformações do espaço rural da Mesorregião Noroeste Paranaense. In: 1º Simpósio Nacional: o rural e o urbano no Brasil , 2006 , SÃO PAULO. 1º SIMPÓSIO NACIONAL O RURAL E O URBANO NO BRASIL. : , 2006.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A modernização do espaço rural e as estratégias de sobrevivência do trabalhador agrícola. In: XVI ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPQ , 2007 , MARINGA. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). : , 2007.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A constituição do mercado de trabalho no espaço rural da Mesorregião Noroeste Paranaense. In: XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária , 2006 , RIO DE JANEIRO. XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária - Perspectivas Teórico-Metodológicas da Geografia Agrária. : , 2006. p. 1 - 29.
    • EVELISE MICHELE NUNES PIEVE ; SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . O espaço rural brasileiro nos livros didáticos de geografia. In: III Encontro de Ensino de Geografia: Desafios do Ensino de Geografia na Contemporâneidade , 2006 , Londrina. III Encontro de Ensino de Geografia: Desafios do Ensino de Geografia na Contemporâneidade. : , 2006.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . Estrutura ocupacional e dinâmica populacional da mesorregião noroeste do Paraná. In: XV Encontro Anual de Iniciação Científica - VI Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa , 2006 , Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). : , 2006.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; GRATÃO, Lúcia Helena Batista . Páginas de fundo teórico metodológico no Atlas Digital Urbano Ambiental de Londrina. In: I Seminário Temático de Geografia do norte do Paraná - XXI Semana de Geografia da UEL , 2005 , Londrina. O Brasil frente aos arranjos espaciais do Século XXI. : , 2005.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ARCHELA, Rosely Sampaio ; GRATÃO, Lúcia Helena Batista . Paisagem valorizada de Londrina. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica , 2005 , Guarapuava. Anais do EAIC. : , 2005.
    • SILVA, Patrícia Paula da ; ANTONELLO, Ideni Terezinha . A reconstrução do mercado de trabalho no espaço rural e o ensino de Geografia. In: II Encontro de Ensino de Geografia , 2005 , Londrina. Anais - O saber e o ensino de Geografia em foco. : , 2005.
    • SILVA, Patrícia Paula da . Considerações preliminares sobre as mudanças no mercado de trabalho na mesorregião noroeste do Paraná. In: I Seminário Temático de Geografia do norte do Paraná - XXI Semana de Geografia da UEL , 2005 , Londrina. Anais - O Brasil frente aos arranjos espaciais do Século XXI. : , 2005.
    • SILVA, Patrícia Paula da . A Geografia das religiões-afro brasileiras. 2014 (Conferência)
    • SILVA, Patrícia Paula da . A Geografia das religiões-afro brasileiras. 2013 (Conferência)
    • SILVA, Patrícia Paula da ; LUZ, Ana Paula Vançam da ; PLAZZI, Bernardo Guimarães ; GONÇALVEZ, Fernando ; CARDOSO, Mariana Rossi . III Encontro de Ensino de Geografia: Desafios do Ensino de Geografia na Comtemporaneidade.. 2006 (Outra)
    • SILVA, Patrícia Paula da . Mostra sobre Instrumentos de Climatologia. 2005 (Outra)
    • SILVA, Patrícia Paula da . A Ciência no século XVIII. 2004 (Outra)
    • SILVA, Patrícia Paula da . XX Semana de Geografia da UEL. 2004 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SILVA, Patrícia Paula da . III Simpósio Internacional de Geografia Agrária IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária "Jornada Orlando Valverde" Campesinato em Movimento. 2007 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SILVA, Patrícia Paula da . III encontro de Ensino de Geografia: Desafios do Ensino de Geografia na Contemporâneidade. 2006 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)
    • ADOLFO, Sérgio Paulo ; Giselda Melo Nascimento ; CAROLINA DOS SANTOS BEZERRA PEREZ ; SILVA, Patrícia Paula da . Material Didático Alternativo. 2007 (Projeto de extensão)
    • Nome do projeto: Análise sociológica das opiniões de jovens do ensino médio integrado do IFSC ? Câmpus São José sobre temas polêmicos: conservadorismo X progressismo. (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Patrícia Paula da , GOSS, Karine Pereira , BITENCOURT, Fernando G. .
      Descrição: Por meio desse projeto pretende-se investigar as opiniões dos estudantes dos cursos médios integrados do IFSC Câmpus São José a respeito de temas polêmicos que têm dividido a opinião pública brasileira em momentos recentes, tais como: união homoafetiva, legalização do aborto, redução da maioridade penal, entre outros. Além de conhecer a opinião dos estudantes sobre esses temas, tem-se como objetivo mapear os fatores que influenciam na manifestação dessas opiniões, tais como: religião, escolaridade e profissão dos pais, renda familiar mensal, região de moradia, sexo, posição política dos estudantes e dos pais, entre outros. Uma das hipóteses da pesquisa é a de que estudantes oriundos de famílias católicas e evangélicas (praticantes) tendem a manifestar posições conservadoras sobre determinados temas, enquanto aqueles que não possuem esse vínculo religioso demonstram maior tolerância a respeito de comportamentos e/ou práticas sociais que fogem ao padrão estabelecido socialmente. Numa primeira etapa da pesquisa será formulado e aplicado um questionário aos estudantes, através do qual se procurará verificar suas opiniões a respeito dos temas acima citados, bem como serão levantados dados referentes à sua religião, escolaridade, renda dos pais etc. Numa segunda etapa serão selecionados estudantes para a realização de entrevistas em grupos de discussão, a fim de que possam ser observadas suas posições entre os grupos de pares.
    • Nome do projeto: Oficina de História, cultura e realidade das populações afrobrasileira e indígenas (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Patrícia Paula da , BITENCOURT, F. G. , GOSS, K. P. .
      Descrição: A Oficina consiste em encontros semanais de 2 horas e meia cada um (durante 3 meses), com palestras de profissionais especializados e ativistas sobre as temáticas que envolvem a história, a cultura e a realidade das populações afrobrasileiras e indígenas. Além do fornecimento de informações acerca dessas temáticas, a Oficina visa promover a sensibilização de profissionais que atuam na educação em seus diferentes níveis: professores, servidores e graduandos, para trabalhar com questões relacionadas a esses grupos formadores do Estado-nação brasileiro. A Oficina enquadra-se na lei 11.645 que prevê como obrigatório o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados. O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Esse é um tema muito importante que proporcionará a formação de docentes capazes de abordar aspectos fundamentais para que a educação no Brasil possa efetivamente tornar-se inclusiva. Há, portanto, necessidade de capacitação tanto para os docentes do IFSC. quanto para aqueles que atuam em escolas públicas estaduais e municipais.
    • Nome do projeto: Atuação dos alunos da Escola de Educação Básica Cecília Rosa Lopes na redução de enchentes e impactos ambientais no Bairro Forquilhinhas, São José ? SC ? Conscientização e reaproveitamento do lixo (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Patrícia Paula da , Patricia Paula da Silva , LIZ, J. .
      Descrição: A Escola de Educação Básica Cecília Rosa Lopes está situada no bairro Forquilhinhas, município de São José-SC, onde são recorrentes enchentes e inundações. O bairro possui cerca de 16.796 habitantes, cujo crescimento populacional se estabeleceu de maneira intensa. As construções de casas e apartamentos foram surgindo aceleradamente às margens do rio Forquilhas, que corta o bairro. Desse modo, acumulou-se a precarização das redes de saneamento básico e o aumento da quantidade de resíduos sólidos separados e armazenados de maneira incorreta, contribuindo assim para os problemas de enchentes, alagamentos e poluição na região. A conscientização da comunidade local quanto à coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento pode aliviar o excesso de lixo nos dutos de drenagem diminuindo as chances de enchentes. Desse modo, o projeto visa a conscientização dos alunos e das alunas, da referida escola, sobre a relação entre o descarte inadequado de lixo e as enchentes ocorridas em seu bairro, bem como formá-los como monitores e monitoras para expandir os conhecimentos sobre o assunto à comunidade do bairro, à comunidade escolar e aos pais estabelecendo uma rede. Para tanto, os alunos e as alunas participam de palestras com especialistas no assunto e fazem oficinas de reutilização de resíduos sólidos trazidos de suas casas e encontrados na escola. Os professores e as professoras tratam o tema em suas respectivas disciplinas de maneira que os alunos e as alunas percebam sua interdisciplinaridade e complexidade.
    • Nome do projeto: Oficina de História, cultura e realidade das populações afrobrasileira e indígenas (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Patrícia Paula da , GOSS, Karine Pereira .
      Descrição: A Oficina consiste em encontros semanais de 2 horas e meia cada um (durante 3 meses), com palestras de profissionais especializados e ativistas sobre as temáticas que envolvem a história, a cultura e a realidade das populações afrobrasileiras e indígenas. Além do fornecimento de informações acerca dessas temáticas, a Oficina visa promover a sensibilização de profissionais que atuam na educação em seus diferentes níveis: professores, servidores e graduandos, para trabalhar com questões relacionadas a esses grupos formadores do Estado-nação brasileiro. A Oficina enquadra-se na lei 11.645 que prevê como obrigatório o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados. O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Esse é um tema muito importante que proporcionará a formação de docentes capazes de abordar aspectos fundamentais para que a educação no Brasil possa efetivamente tornar-se inclusiva. Há, portanto, necessidade de capacitação tanto para os docentes do IFSC. quanto para aqueles que atuam em escolas públicas estaduais e municipais.
    • Nome do projeto: Atuação dos alunos da Escola de Educação Básica Cecília Rosa Lopes na redução de enchentes e impactos ambientais no Bairro Forquilhinhas, São José ? SC ? Conscientização e reaproveitamento do lixo (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Patrícia Paula da , Patricia Paula da Silva , LIZ, J. .
      Descrição: A Escola de Educação Básica Cecília Rosa Lopes está situada no bairro Forquilhinhas, município de São José-SC, onde são recorrentes enchentes e inundações. O bairro possui cerca de 16.796 habitantes, cujo crescimento populacional se estabeleceu de maneira intensa. As construções de casas e apartamentos foram surgindo aceleradamente às margens do rio Forquilhas, que corta o bairro. Desse modo, acumulou-se a precarização das redes de saneamento básico e o aumento da quantidade de resíduos sólidos separados e armazenados de maneira incorreta, contribuindo assim para os problemas de enchentes, alagamentos e poluição na região. A conscientização da comunidade local quanto à coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento pode aliviar o excesso de lixo nos dutos de drenagem diminuindo as chances de enchentes. Desse modo, o projeto visa a conscientização dos alunos e das alunas, da referida escola, sobre a relação entre o descarte inadequado de lixo e as enchentes ocorridas em seu bairro, bem como formá-los como monitores e monitoras para expandir os conhecimentos sobre o assunto à comunidade do bairro, à comunidade escolar e aos pais estabelecendo uma rede. Para tanto, os alunos e as alunas participaram de palestras com especialistas no assunto e fizeram oficinas de reutilização de resíduos sólidos trazidos de suas casas e encontrados na escola. Os professores e as professoras tratam o tema em suas respectivas disciplinas de maneira que os alunos e as alunas percebam sua interdisciplinaridade e complexidade.
    • Nome do projeto: Construindo uma política interdisciplinar de acolhimento dos estudantes cotistas na FFLCH/USP (2021 - 2021
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, Patrícia Paula da , GIROTTO, E. D. , GARCIA, S. G. .
      Descrição: O projeto tem como principal objetivo elaborar uma política interdisciplinar de acolhimento aos estudantes cotistas da FFLCH/USP. Para tanto, busca articular diferentes pesquisas já realizadas na unidade sobre o perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes pelo sistema de cotas na USP, criando um banco de dados que possibilite analisar as mudanças ocorridas no perfil dos estudantes da unidade desde a adoção das cotas sociais e raciais.
    • SILVA, Patrícia Paula da . Mostra sobre Instrumentos de Climatologia. 2005 - Mostra
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: A espacialização das festas afro-brasileiras em Londrina-PR
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Instituto Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Professora Substituta
    • Colégio Objetivo São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2020 ).
        Outras informações: Professora do ensino médio
    • Colégio SAA - SP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Professora do ensino médio
    • Colégio Via Sapiens:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professora do ensino fundamental e médio
    • Cursinho Popular do Núcleo de Consciência Negra-USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Geografia
    • Cursinho Popular da Poli-USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de Geografia
    • Boletim Paulista de Geografia - BPG:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).