Não autenticado |

Tatiana Piccardi

    • Possui graduação em Letras Modernas - Português/Inglês - pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2005). Possui licenciatura plena em Letras (Português e Inglês) pela Facudade de Educação da mesma Universidade (1985), tendo exercido a docência desde então. Conduziu, com suporte de bolsa Fapesp, pesquisa a respeito das relações entre linguagem, identidade, voluntariado e trabalho, em nível de pós-doutorado, no Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, entre 2007 e 2012. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, em particular no que se refere aos estudos sobre texto e discurso. Atua principalmente nos seguintes temas: linguagem e saúde, linguagem e trabalho, linguagem e ideologia, linguagem e identidade, linguagem e educação. Os estudos sobre linguagem e saúde e linguagem e educação relacionam-se a sua experiência como cofundadora e voluntária na AHPAS - Associação Helena Piccardi de Andrade Silva, instituição de apoio a crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Com auxílio de Bolsa do Programa da Fapesp Jovem Pesquisador em Centro Emergente, conduziu projeto intitulado "Abordagens Pragmáticas sobre a Linguagem", na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp, câmpus Guarulhos (SP), de maio/2011 a abril/2014. De 2019 a 2021, como pesquisadora colaboradora do GENAM (Grupo de Estudos e Pesquisa Literatura, Narrativa e Medicina) da USP, foi responsável por projeto intitulado "A arte de narrar para sobreviver: impactos das narrativas de pacientes e familiares na construção do saber médico (com foco no contexto da oncologia pediátrica, em São Paulo-SP, Brasil)". Desde 2016, é professora com dedicação exclusiva no IFSP - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, onde desenvolve atividades e projetos de pesquisa, ensino e extensão no Ensino Médio e no curso de Licenciatura em Letras.

       

      Links:    

    • Relações Linguagem e Trabalho - Grupo Atelier
    • Relações Linguagem e Saúde, linha de pesquisa em desenvolvimento pelo GENAM, Grupo de Estudos de Narrativa Médica
    • GT Linguagem e identidade: abordagens pragmáticas
    • PICCARDI, T. . A arte de narrar para sobreviver: impactos das narrativas de pacientes e familiares na construção do saber médico (com foco no contexto da oncologia pediátrica, em São Paulo-SP, Brasil). Curitiba : CRV, 2022 . 218p. ISBN: 9786525120.
    • PICCARDI, T. . A identidade do voluntário no mundo do trabalho - construção de um novo perfil. São Paulo : Anna Blume, 2012 . 133p. ISBN: 9788539104260.
    • PICCARDI, T. . Ensaio de Helena 2. edição bilingue. São Paulo : Alles Trade, 2010 . 134p. ISBN: 9788589854603.
    • PICCARDI, T. . Ensaio de Helena. São Paulo : Nobel - Marco Zero, 2006 . 64p. ISBN: 8527903962.
    • PICCARDI, TATIANA . Corpos que faltam REVISTA DESASSOSSEGO , v. 13 , p. 318 - 321 , 2021. ISSN: 21753180.
    • PICCARDI, TATIANA . The Art of Narrating for Survival: The Impact of Narratives from Patients and Family Members on the Construction of Medical Knowledge in the Context of Pediatric Oncology, São Paulo, Brazil THE INTERNATIONAL JOURNAL OF HEALTH, WELLNESS AND SOCIETY , v. 11 , p. 121 - 135 , 2021. ISSN: 21568960.
    • PICCARDI, T. . O gênero do discurso 'narrativa de doença' REVISTA METALINGUAGENS , v. 7 , p. 23-50 - , 2020. ISSN: 23582790.
    • PICCARDI, T. . Por que 'literatura como remédio'? Acertos e dasacertos ao 'instrumentalizar-se' a literatura REVISTA METALINGUAGENS , v. 5 , p. 171 - 177 , 2019. ISSN: 23582790.
    • PICCARDI, T. . Efeitos da narrativa na vivência transexual: a história de Susan Grey VIA ATLÂNTICA (USP) , v. 29 , p. 173 - 187 , 2016. ISSN: 15165159.
    • PICCARDI, TATIANA . O que o doente faz quando fala? A narrativa do doente sob uma perspectiva pragmático-discursiva DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online) , v. 32 , p. 801 - 817 , 2016. ISSN: 1678460X.
    • PICCARDI, T. . USOS DA FÓRMULA ?SUSTENTABILIDADE? NA ÁREA DA SAÚDE: O EXEMPLO DAS PRÁTICAS DO VOLUNTARIADO EM HOSPITAIS The ESPecialist. Pesquisa em Línguas para Fins Específicos. Descrição, Ensino e Aprendizagem , v. 35 , p. 57 - 69 , 2014. ISSN: 23187115.
    • PICCARDI, T. . Transformando sofrimento em narrativa e narrativa em uma nova vida Revista Internacional de Humanidades Médicas , v. 3 , p. 1 - 11 , 2014. ISSN: 22545859.
    • PICCARDI, T. . Estilo e autoria em relatos de dor Matraga (Rio de Janeiro) , v. 20 , p. 221 - 238 , 2013. ISSN: 14147165.
    • PICCARDI, T. . O não reconhecimento do outro em interlocuções entre médicos e pacientes The Especialist (PUCSP - online) , v. 33 , p. 192 - 202 , 2012. ISSN: 23187115.
    • SOUZA-E-SILVA, M. C. P. ; PICCARDI, T. . Linguagem, comunicação e trabalho: a comunicação na prática médica Tempus: Actas de Saúde Coletiva , v. ano VI , p. 209 - 222 , 2012. ISSN: 19828829.
    • PICCARDI, T. . Identidades em transformação nos discursos do voluntariado Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 39 , p. 921 - 929 , 2010. ISSN: 14130939.
    • PICCARDI, T. . A morte como categoria política: o caso TAM Calidoscópio (UNISINOS) , v. 8 , p. 147 - 153 , 2010. ISSN: 16798740.
    • PICCARDI, T. . Relatos de pais enlutados: a dor posta em discurso Revista Alpha (Patos de Minas) , v. ano 9 , p. 129 - 137 , 2008. ISSN: 15186792.
    • PICCARDI, T. . O discurso do voluntariado como discurso da esfera do trabalho Intercâmbio (CD-ROM) , v. XVII , p. 544 - 558 , 2008. ISSN: 1806275X.
    • PICCARDI, T. . Resenha de EAGLETON, T. After Theory Gragoatá (UFF) , v. 18 , p. 327 - 333 , 2005. ISSN: 14139073.
    • PICCARDI, T. . O sujeito da AD: um conceito em transformação Intercâmbio (CD-ROM) , v. XV , p. s/n - , 2006. ISSN: 1806275X.
    • PICCARDI, T. ; BALOCCO, A. E. . Book review Eagleton, T (2003) - The orthodoxy of cultural theory under attack Revista da ANPOLL , v. 20 , p. 251 - 261 , 2006. ISSN: 14147564.
    • PICCARDI, T. . Resenha de MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001. Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 8 , p. 198 - 208 , 2005. ISSN: 14151928.
    • PICCARDI, T. . O estudo do sentido no Brasil: a língua em uso como critério de análise Filologia e Lingüística Portuguesa , v. 6 , p. 331 - 356 , 2004. ISSN: 15174530.
    • PICCARDI, T. . Polifonia na petição trabalhista: as diferentes faces do sujeito trabalhador Polifonia (UFMT) , v. 8 , p. 235 - 255 , 2004. ISSN: 0104687X.
    • PICCARDI, T. . A voz do trabalhador no universo do trabalho: processos anafóricos na constituição do sujeito na petição trabalhista Filologia e Lingüística Portuguesa , v. 5 , p. 219 - 245 , 2002. ISSN: 15174530.
    • PICCARDI, T. . A caminho de uma pragmática social ou emancipatória (resenha de MEY, J. - Pragmatics, an introduction) Gestão e Desenvolvimento Universidade São Francisco , v. 4 , p. 117 - 118 , 1999. ISSN: .
    • PICCARDI, T. . Ideologia: dificuldades para definição do termo no discurso científico (resenha de EAGLETON, T. - Ideology: an introduction) Revista Educação e Ensino Universidade São Francisco , v. 5 , p. 145 - 147 , 2000. ISSN: .
    • PICCARDI, T. . Análise discursiva de texto empresarial de cunho jornalístico Revista Gestão e Desenvolvimento , v. 3 , p. 109 - 132 , 1998. ISSN: .
    • CARELLI, F. B. ; POMPILIO, C. E. ; PLAPLER, H. ; PICCARDI, T. . O que o doente faz quando fala? A narrativa do doente de uma perspectiva pragmático-discursiva. Na saúde e na doença: fronteiras entre humanidades e ciência, v. 1, p. 173 - 188, 2020.
    • ROCHA, D. ; DEUSDARA, B. ; ARANTES, P. ; PESSOA, M. ; PICCARDI, T. . O gênero do discurso "narrativa de doença". Em discurso 2: Pesquisando com gêneros discursivos., v. 2, p. 13 - 30, 2020.
    • DEFENDI, C. ; VICENTE, R. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; PICCARDI, T. . A arte de narrar para sobreviver: impactos das narrativas de pacientes e familiares na construção do saber médico. Discurso e literatura em múltiplos olhares, v. 1, p. 20 - 25, 2020.
    • PICCARDI, T. ; FANTI, M. G. C. ; BRANDAO, H. . Estratégias discursivas para construção do sentido: o caso Monica Lewinsky e a fila no supermercado. Discurso: tessituras de linguagem e trabalho, v. 1, p. 1 - 224, 2017.
    • COELHO, N. N. ; CUNHA, M. Z. ; BASEIO, M. A. F. ; PICCARDI, T. . Relações entre literatura infantil e saúde: Lúcia Góes "brinca de médico". Tecendo literatura: entre vozes e olhares, v. , p. 457 - 469, 2015.
    • PICCARDI, T. . Illness or Impairment? Human Frailty as a Guiding Axis. Chronicity Enquiries - making sense of chronic illness, v. , p. 159 - , 2013.
    • PICCARDI, T. . Research on Curative Speech Acts Observed through a Long-Term Initiative Involving Young Cancer Patients and Grieving Parents in São Paulo, Brazil. Making Sense of Suffering: Theory, Practice, Representation, v. 1, p. 103 - 110, 2011.
    • PICCARDI, T. . Reconstrução da identidade em relatos de pais enlutados. Linguagem e exclusão, v. 7, p. 63 - 75, 2010.
    • PICCARDI, T. . Vozes institucionais e não-institucionais em confronto no discurso do voluntariado. Estudos do discurso: diferentes perspectivas, v. , p. - , 2009.
    • PICCARDI, T. . Sociolingüística (verbete). Dicionário de termos literários, v. , p. - , 2002.
    • PICCARDI, T. . O nome do doente: poder e identidade nas práticas de saúde no Brasil . Blog Ecce Medicus , site , 08 ago. 2012.
    • PICCARDI, T. . Polêmica vírgula do "e" . Revista Língua Portuguesa , São Paulo , 19 dez. 2006.
    • PICCARDI, T. . A difícil arte de elaborar manuais de usuário de informática . Gerência da Informação , , 01 jan. 1993.
    • PICCARDI, T. . Tecnologia interativa em sala de aula: de que dialogismo está se falando afinal? . Informativo da Universidade São Francisco , Bragança Paulista , 01 mai. 2000.
    • PICCARDI, T. . O trabalho voluntário e o sentido de justiça e igualdade . Revista Polêmica , , . .
    • PICCARDI, T. . O hedonismo ingênuo (ou irresponsável) de Michel Onfray . Revista Polêmica , , . .
    • PICCARDI, T. . Turning Suffering into Narrative: Narratives as Speech Acts with Healing Effects: A Case Study. In: Making Sense of Suffering - 3rd Global Conference , 2012 , Salzburg. 3rd Global Conference - Making Sense of Suffering. : , 2012.
    • PICCARDI, T. . Speech Act and Medical Practice - Effects of the Physician Speeches to the Patient. In: 2nd Global Conference - The Patient , 2012 , Praga. 2nd Global Conference - The Patient. : , 2012.
    • PICCARDI, T. . Illness or impairment? Human frailty as mainspring. In: 10th Global Conference - Health, Illness and Disease , 2011 , Oxford. 10th Global Conference - Helath, Illness and Disease. : , 2011.
    • PICCARDI, T. . O não reconhecimento do outro em interlocuções entre médicos e pacientes: simulacro e ethos na prática médica. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso , 2010 , Rio de Janeiro. Anais II Fórum Internacional de Análise do Discurso. : , 2010.
    • PICCARDI, T. . RELATOS DE PAIS ENLUTADOS: SUBJETIVIDADES QUE SE CONSTITUEM PELA AFIRMAÇÃO DA DOR. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura , 2008 , . Encontro Internacional de Texto e Cultura. : , 2008.
    • PICCARDI, T. . Voluntariado e mundo do trabalho: relações e contradições apreendidas em discurso. In: VI Congresso Internacional da Abralin , 2009 , João Pessoa. Anais - VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa : Idéia, 2009. p. 2860 - 2869.
    • PICCARDI, T. . Relatos de pais enlutados: a força ilocucionária em narrativas de dor e exclusão. In: I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade , 2008 , Campinas. Caderno de Resumos - I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade. Campinas : Universidade Estadual de Campinas, 2008. p. 34 - 34.
    • PICCARDI, T. . Relatos de pais enlutados: subjetividades que se constituem pela afirmação da dor. In: Encontro Internacional de Texto e Culltura , 2008 , Fortaleza. Caderno de Resumos - Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza : Universidade Federal do Ceará, 2008. p. 401 - 401.
    • PICCARDI, T. . Vozes institucionais e não institucionais em confronto no discurso do voluntariado. In: VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal ? ENIL e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso , 2008 , São Paulo. VIII Enil - Caderno de Resumos. : , 2008. p. 88 - 88.
    • PICCARDI, T. . Como se articulam as diferentes vozes do discurso empresarial institucional a fim de construir a identidade da empresa e legitimar sua ideologia?. In: 10o. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2000 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2000.
    • PICCARDI, T. . Vozes institucionais e não-institucionais em confronto no discurso do voluntariado. In: VIII Enc.Nac. de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e II Enc.Intern. de Análise Crítica do Discurso , 2007 , . VIII Enil Caderno de Resumos. : , 2007. p. 88 - 88.
    • PICCARDI, T. . Emoção e construção da identidade no discurso do voluntariado em saúde e assistência social. In: 16o. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2007 , São Paulo. 16o. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Linguagem em Atividades. : , 2007. p. 29 - 29.
    • PICCARDI, T. . O discurso do voluntariado como discurso da esfera do trabalho. In: 16o. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2007 , São Paulo. 16o. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Linguagem em Atividades. : , 2007. p. 64 - 64.
    • PICCARDI, T. . O Sujeito da AD: um conceito em transformação. In: 15o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2005 , São Paulo. 15o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Caderno de Resumos em CD ROM. : , 2005.
    • PICCARDI, T. ; ADÃO, Sônia . A argumentação confrontada no discurso empresarial privado e público. In: Congreso Internacional La Argumentación , 2002 , Buenos Aires. Actas del Congreso Internacional La Argumentación. Buenos Aires : Editora da Universidade de Buenos Aires, 2002. p. 980 - 986.
    • PICCARDI, T. . A representatividade discursiva da voz do trabalhador no discurso jurídico trabalhista. In: 14o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2004 , São Paulo. 14o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Caderno de Resumos em CD ROM.. : , 2004.
    • PICCARDI, T. . A representatividade discursiva da voz do trabalhador no universo do trabalho: a petição trabalhista como expressão máxima dessa voz.. In: 13o. InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada). LAEL/PUC-SP. , 2003 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2003. p. 181 - .
    • PICCARDI, T. ; ADÃO, Sônia . A argumentação confrontada no discurso empresarial privado e público. In: Congreso Internacional La Argumentación , 2002 , Buenos Aires. Caderno de Resumos. : , 2002. p. 112 - 113.
    • PICCARDI, T. . Análise de textos empresariais de cunho institucional: implicações ideológicas (introdução). In: II Congresso Nacional Abralin , 1999 , Florianópolis. Caderno de Resumos. : , 1999. p. 149 - 149.
    • PICCARDI, T. . Análise de textos empresariais de cunho institucional: implicações ideológicas. In: 9o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 1999 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 1999. p. 29 - 29.
    • PICCARDI, T. . A representatividade discursiva da voz do trabalhador no universo do trabalho. In: 50o. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL , 2002 , São Paulo. Revista do GEL 2002. : , 2002. p. 280 - 280.
    • PICCARDI, T. . Revista Metalinguagens, v. 9, n. 1, 2022. Literatura, Narrativa, Medicina: Saúde e Doença nas Letras, nas Artes e na Vida. São Paulo : IFSP , 2022 (Organização)
    • POLETTO, J. ; PICCARDI, T. . Prefácio. Curitiba : Ed. UTFPR , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • FERREIRA, D. M. M. ; PICCARDI, T. ; SILVA, D. N. E. . Preciso acordar antes de dormir. São Paulo : Miró Editorial , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • PICCARDI, T. ; Rajagopalan, K. ; FERREIRA, D. M. M. . Filosofia da linguagem ordinária: breve histórico e influências atuais. São Paulo : Parábola , 2010 (Tradução)
    • PICCARDI, T. . Posfácio à segunda edição de Ensaio de Helena. São Paulo : Alles Trade , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • PICCARDI, T. ; FREITAS, E. C. ; SCARIOT, V. D. S. . Ethos e imagem de si no discurso político de um governador do RS. 2020 (Parecer)
    • PICCARDI, T. . O corpo transexual em animações e quadrinhos - uma análise psicossocial. 2019 (Parecer)
    • PICCARDI, T. . Uma análise da linguagem médica - por uma paciente linguista. 2020 (Parecer)
    • PICCARDI, T. . 12o. Prêmio Escola Voluntária. 2012 (Assessoria)
    • PICCARDI, T. . Parecer elaborado para a Revista DELTA. 2008 (Parecer)
    • PICCARDI, T. . Parecer elaborado para a Revista DELTA. 2006 (Parecer)
    • PICCARDI, T. . 9o. Encontro de Atividades Científicas da Universidade Norte do Paraná. 2006 (Parecer)
    • PICCARDI, T. . Pragmática e narrativa em saúde (ou ?A dimensão ética: quando falar é agir?). 2017 (Outra)
    • PICCARDI, T. . Linguagem e saúde - o papel da escuta empática. 2017 (Comunicacao)
    • MELEMENDJIAN, M. ; PICCARDI, T. . Acesso ao tratamento a crianças e adolescentes com câncer: ações integradas de assistência social e educação em prol da cura do câncer infanto-juvenil. 2013 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Quem disse que contar e ouvir histórias não é trabalhar? Prática médica em consulta e o papel das narrativas. 2013 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Turning suffering into narrative: narrative as a speech act with curative effects - a case study. 2013 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . O NÃO RECONHECIMENTO DO OUTRO EM INTERLOCUÇÕES DIÁRIAS: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA MÉDICA. 2009 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Speech act and medical practice: effects of the physician's speech to. 2012 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Quando falar é curar, quando falar é adoecer: relações entre linguagem, corpo e saúde. 2012 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Os discursos da sustentabilidade como discursos hegemônicos. 2012 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Turning suffering into narrative and narrative into a new life. 2013 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Transformando sofrimento em narrativa e narrativa em uma nova vida. 2013 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Sustentabilidade em saúde: o exemplo das práticas do voluntariado em saúde e assistência social. 2011 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Sustentabilidade em saúde: o exemplo das práticas do voluntariado em saúde e assistência social. 2011 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Research on Curative Speech Acts Observed through a Long-Term Initiative Involving Young Cancer Patients and Grieving Parents in São Paulo, Brazil. 2010 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . O corpo que não adoece: cultura, poder e identidade em políticas públicas na área de saúde no Brasil. 2010 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . IDENTIDADES EM TRANSFORMAÇÃO NOS DISCURSOS DO VOLUNTARIADO. 2009 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . Voluntariado e mundo do trabalho. 2009 (Congresso)
    • PICCARDI, T. . Voluntariado e mundo do trabalho: relações e contradições apreendidas em discurso. 2009 (Comunicacao)
    • PICCARDI, T. . 16o. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Linguagem em Atividades. 2007 (PUC - SP)
    • PICCARDI, T. ; Rajagopalan, K. . I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade. 2008 (Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Estudos da Linguagem)
    • PICCARDI, T. . Sessão Coordenada - Estudos Discursivos na Esfera do Trabalho. 2009 (PUC-SP Programa de Estudos Pós-graduados em Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem)
    • PICCARDI, T. ; FERREIRA, D. M. M. ; ZAIDAN, J. . Sessão de Comunicações: A Pragmática Social em diferentes pesquisas sobre a linguagem. 2009 (Faculdade de Letras UFRJ)
    • PICCARDI, T. . O corpo que não adoece - arte e saúde em diálogo pela saúde integral. 2010 (Poiesis ? Organização Social de Cultura e Museu Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura)
    • PICCARDI, T. ; MENDES, S. ; Rodrigues, M. ; RIBEIRO, A. . Sessão coordenada: A noção de ethos da perspectiva da AD francesa: reflexões sobre sua construção em diferentes campos discursivos. 2010 (Unversidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
    • FANTI, M. G. C. ; CADILHE, A. ; BASTOS, C. ; PAIVA, M. V. S. ; VALERIO, P. S. ; PICCARDI, T. . Simpósio Linguagem e Atividade em Práticas de Saúde. 2013 (LAEL PUC-SP e Universidade Cruzeiro do Sul)
    • PICCARDI, T. . A experiência de ter câncer na adolescência - bate-papo com jovens em tratamento. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus Boituva e AHPAS Associação Helena Piccardi de Andrade Silva)
    • PICCARDI, T. . Fórum AHPAS de Mobilidade e Saúde. 2015 (AHPAS - Associação Helena Piccardi de Andrade Silva)
    • PICCARDI, T. ; TELLES, M. . Movendo a Vida ? II Fórum AHPAS pela integralidade do tratamento de crianças e adolescentes com câncer. 2020 (AHPAS - Associação Helena Piccardi de Andrade Silva (Grupo de Estudos Saudar))
    • PICCARDI, T. . Semana de Letras IFSP São Paulo. 2023 (Instituto Federal de São Paulo - câmpus São Paulo)
    • PICCARDI, T. . Semana de Letras IFSP São Paulo. 2022 (Instituto Federal de São Paulo - câmpus São Paulo)
    • PICCARDI, T. . 16o.InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Linguagem em Atividades. 2007 (PUC -SP)
    • PICCARDI, T. . Como elaborar e redigir relatórios. 1995 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Redação para secretárias: como redigir corretamente. 1994 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Como fazer uma ótima redação empresarial. 1994 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Como elaborar resumos. 1994 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Redação e racionalização da produção documental. 1994 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. ; PICCARDI, A. G. . Técnicas de comunicação oral no trabalho. 1994 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Como elaborar e redigir manuais de usuário de informática. 1993 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Como elaborar e redigir relatórios. 1992 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Como elaborar e redigir relatórios. 1993 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Como elaborar e redigir relatórios. 1994 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Como fazer uma boa redação empresarial. 1992 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Técnicas de redação empresarial e utilidades gramaticais. 1992 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . Técnicas de redação de manuais. 1992 (Cenadem - Centro Nacional de Desenv. do Gerenciamento da Informação)
    • PICCARDI, T. . O uso da linguagem nas práticas de saúde. 2015 (Hospital Infantil Darcy Vargas)
    • PICCARDI, T. . GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA A ESCRITA IBERDROLA-BRASIL. 2012 (Apostila)
    • PICCARDI, T. . Curso de Redação. 1988 (Apostilas)
    • SILVA, L. M. A. ; PICCARDI, T. . Formulação Estratégica (apostila e conteúdo digital de disciplina da pós-graduação lato sensu em Administração aos funcionários do Banco do Brasil. Realização Fundação Instituto de Administração). 2008 (Apostilas e conteúdo digital)
    • Nome do projeto: A ARTE DE NARRAR PARA SOBREVIVER: IMPACTOS DAS NARRATIVAS DE PACIENTES E FAMILIARES NA CONSTRUÇÃO DO SABER MÉDICO (COM FOCO NO CONTEXTO DA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA, EM SÃO PAULO-SP, BRASIL) (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PICCARDI, T. , CARELLI, F. B. .
      Descrição: São frequentes os relatos de pessoas doentes e seus familiares que dizem ter encontrado alívio para a dor e o sofrimento no ato de narrar a própria história. São também frequentes os casos em que, após um evento traumático, a narrativa surge como o lenitivo mais acessível. Nesses casos, a narrativa parece ser bem mais do que uma possibilidade estrutural da linguagem, parece ser um fenômeno estruturante, que garante expressão coerente e significativa em contextos nos quais a linguagem deixa de ser o lugar privilegiado de construção do sentido e cede lugar ao corpo doente ? ou ferido ? que, inteiro, fala. A hipótese que levantamos é a de que a doença, no processo de narrar, pode deixar de ser o referente observável nos textos, o ?ele? ao qual ?eu? e ?tu? apontam, e passar a ser elemento constitutivo do sujeito que enuncia, referente vivido no corpo, numa estranha simbiose que pode dar margem à construção de um sentido positivo para a dolorosa experiência. A arte de narrar para sobreviver pode se dar de inúmeras formas, e estas formas podem variar de paciente para paciente, de doença para doença, e podem variar durante as fases pelas quais passa o paciente no processo de adoecer/curar-se. Averiguar os movimentos de linguagem nesse tipo de narrativa, compreender melhor suas consequências no sujeito doente e o impacto dessas narrativas na construção do saber médico no contexto da oncopediatria constituem o eixo desta pesquisa. Este projeto vem cooperar para o incremento e consolidação da recente linha de pesquisa da USP intitulada Literatura e outras formas do saber, que propõe o estudo comparativo entre a produção literária dos países de língua portuguesa e outras formas de produção do conhecimento, nas suas manifestações artísticas, históricas e políticas. A inovação é a recente inclusão, dentro do que se pode chamar de ?produção do conhecimento, nas suas manifestações artísticas, históricas e políticas?, da produção do conhecimento médico, cujo estudo vem se consolidando com a formação, em dezembro de 2011, de grupo de pesquisa com dedicação específica ao tema, intitulado GENAM ? Grupo de Estudos e Pesquisa Literatura, Narrativa e Medicina. Este projeto pretende também cooperar com a ampliação da oferta de disciplinas regulares e de extensão no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), assim como com a ampliação das possibilidades de projetos de iniciação científica.
    • Nome do projeto: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NOS DISCURSOS DO VOLUNTARIADO EM SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: IMPLICAÇÕES DO TRABALHO VOLUNTÁRIO NO MUNDO DO TRABALHO (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PICCARDI, T. .
      Descrição: O objetivo central desta pesquisa é analisar como se dá a construção da identidade nos discursos do voluntariado em saúde e assistência social hoje, no estado de São Paulo. Para tal, serão analisados discursos representativos de formações discursivas importantes na área, buscando-se compreender melhor, da perspectiva do lingüista/analista do discurso, que sentidos estão sendo construídos, que identidades se constituem nessas formações e quais as implicações sociais desses processos discursivos. Consideramos a ação voluntária como forma de trabalho social e, portanto, integrante do mundo trabalho. Assim, será parte do desenvolvimento desta pesquisa alinhavar as diferenças centrais entre trabalho remunerado e trabalho voluntário, diferenças tais que determinam as especificidades dos discursos analisados e das respectivas construções identitárias. O escopo teórico utilizado é fruto do diálogo entre a Análise do Discurso francesa e a Pragmática, nos pontos em que, para ambas, língua significa atividade de um sujeito falante inserido em um contexto sócio-histórico. Dentro da tradição da AD francesa, ressaltamos as teorias de Dominique Maingueneau (2006, 2005, 2003, 1984). Na tradição de uma Pragmática preocupada com o social, destacamos Jacob Mey (2001). No que se refere à construção da identidade no discurso, destacamos Kanavillil Rajagopalan (2006, 2004, 2003), cujos estudos se localizam no âmbito geral da Pragmática e, em especial, da lingüística crítica.
    • Nome do projeto: ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PICCARDI, T. .
      Descrição: Desde Austin (1975), considerado o precursor do que atualmente chamamos de pragmática social (Mey, 2001; 2001a), os estudos pragmáticos, em seu conjunto, têm tido por objetivo procurar responder à pergunta: o que os falantes de fato fazem ao falar? Tais estudos se sustentam em uma perspectiva filosófica (Austin, 1975; 1993; Wittgenstein, 1953) que desconstrói o mito da linguagem neutra e representacional e enfatiza a agência dos sujeitos em situação de fala. Em contextos comunicacionais de complexidade crescente, originados como efeitos da globalização, nos quais o multilinguismo (seja dialetal, seja sociocultural) passa a ser a regra e não a exceção, olhar a linguagem da perspectiva pragmática pode ajudar a deslocar os sentidos do que seja língua e linguagem e promover as bases para um entendimento da comunicação humana em que a agência do sujeito, imbuído de uma competência não idealizada - ou competência truncada (Blommaert, Collins e Slembrouck, 2005) - passa a ser central. O projeto ?Abordagens pragmáticas sobre linguagem?, no curso de Letras da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos), visa a contribuir para a consolidação da área de estudos da linguagem no recente centro desta universidade paulista, oferecendo as bases teóricas para a compreensão dos efeitos da fala em contextos comunicacionais de alta complexidade. Tal implantação estende ao curso de Letras/Unifesp o trabalho do grupo ?Linguagem e Identidade: Abordagens Pragmáticas?, conduzido pelo Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan, especialista em semântica e pragmática das línguas naturais, no IEL/Unicamp, do qual esta pesquisadora faz parte.
    • Nome do projeto: ABORDAGENS PRAGMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM (2011 - 2014
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: PICCARDI, T. .
      Descrição: O projeto visa a contribuir para a consolidação da área de estudos da linguagem na EFLCH/Unifesp (SP), oferecendo as bases teóricas para a compreensão dos efeitos da fala em contextos comunicacionais de alta complexidade.
    • Nome do projeto: Monitoria de Língua Inglesa: Aprender ensinando (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PICCARDI, T. , BARBOSA, A. .
      Descrição: Projeto de monitoria para o aperfeiçoamento do idioma por meio do compartilhamento de conhecimentos e cooperação com alunos em estágios anteriores de aprendizagem.
    • Nome do projeto: Educação para a solidariedade e a cidadania (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PICCARDI, T. , DIVERSOS, A. , BRESSAN, H. .
      Descrição: Objetivou desenvolver nos alunos participantes conhecimentos sobre o terceiro setor e sua participação como agente parceiro do Estado em ações de educação, saúde e assistência social. Objetivou também sensibilizar sobre a importância da solidariedade como construtora de um país mais justo e equânime.
    • Nome do projeto: Projeto de Ensino - Inglês como língua global - glossário de termos técnicos em inglês (2016 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PICCARDI, T. , BEZERRA, M. .
      Descrição: Aprimorar o conhecimento de inglês técnico e compartilhar com a comunidade glossário desenvolvido para atender a necessidades dos alunos do câmpus de Boituva do IFSP.
    • Nome do projeto: Educação em Movimento: saúde e cidadania a crianças e adolescentes em tratamento de câncer e seus cuidadores (2011 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PICCARDI, T. , AUDUJAS, T. .
      Descrição: O Programa Educação em Movimento é projeto que está sendo desenvolvido e implementado pela AHPAS (www.ahpas.org.br), instituição do terceiro setor de apoio sociofamiliar a crianças e adolescentes em tratamento de câncer. O objetivo do programa é promover a cidadania e a educação para a saúde aos jovens pacientes e cuidadores. O projeto inova porque as atividades se desenvolvem dentro dos sete veículos da AHPAS, durante os trajetos de ida aos hospitais e retorno a casa.
    • Nome do projeto: Aprender ensinando em contexto de vulnerabilidade: praticando noções básicas de tecnologia com adolescentes em tratamento de câncer (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PICCARDI, T. , CUARELLI, G. .
      Descrição: O projeto Aprender ensinando em contexto de vulnerabilidade: praticando noções básicas de tecnologia com adolescentes em tratamento de câncer constitui-se de um conjunto de ações que visam a desenvolver entre os membros participantes (alunos do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFSP e adolescentes em tratamento de câncer atendidos pelo Instituto Heleninha) a troca de conhecimentos especializados e de vida. Os conhecimentos especializados serão ofertados pelos estudantes do IFSP que vierem a se integrar a este projeto por meio de oficinas realizadas para os adolescentes atendidos pelo Instituto Heleninha. As oficinas são a ação central deste projeto. Os conhecimentos de vida serão ofertados por ambas as partes, na medida em que o contato entre realidades diferentes promoverá necessariamente uma compreensão mais ampla da realidade humana, que inclui o lidar com doenças graves em situação de vulnerabilidade e a importância da solidariedade para o bom convívio social. Consideram-se dois pontos fundamentais como base deste projeto: a importância de se mostrarem opções de estudo e trabalho que estimulem a juventude a buscar caminhos dignos e produtivos (daí a relevância das oficinas); e a importância da adolescência como uma fase de vida crucial para o desenvolvimento da empatia e da solidariedade. O local de realização das oficinas e ações correlatas será a sede do Instituto Heleninha, que possui espaço provido com computadores onde os jovens atendidos são recebidos para desenvolverem diferentes atividades educativas. O Instituto Heleninha é uma organização do terceiro setor de assistência social a crianças e adolescentes em tratamento de câncer e suas famílias. O serviço mais importante oferecido gratuitamente é o transporte especializado para o tratamento. Além desse serviço essencial, a instituição realiza ações de cultura e educação para os atendidos e seus pais ou cuidadores, realizadas no espaço social. Tal espaço é coordenado por pedagoga do Instituto Heleninha que será parte deste projeto, auxiliando os alunos do IFSP em tudo o que for necessário para a condução das oficinas.
    • PICCARDI, T. . AHPAS - 10 ANOS EM MOVIMENTO PELA CRIANÇA E PELO ADOLESCENTE COM CÂNCER. 2010 - Criação de texto
    • PICCARDI, T. ; AUDUJAS, T. . Cartilha do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. 2017 - Criação de texto
    • PICCARDI, T. ; PICCARDI, A. G. ; AUDUJAS, T. . Um bolo especial. 2016 - Criação de texto
    • PARKIN, K. ; NICOL, M. ; MOSCHELLA, A. ; PICCARDI, T. . Mandela Retrato Autorizado. 2007 - Revisão da tradução
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Modernas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2012
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo/FFLCH
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade São Francisco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2000 ).
        Outras informações: Professor assistente
    • Redata Organização da Informação:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1995 ).
    • Fundação Faculdade de Educação - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: O cargo de professor tutor é uma atividade relacionada ao Projeto Construindo Sempre ? Aperfeiçoamento de Professores (ensino médio e fundamental - 5ª a 8ª séries) do Programa de Educação Continuada para professores da rede pública estadual, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e Universidade de São Paulo.
        Outras informações: professor tutor
    • Universidade Ibirapuera:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2003 ).
    • Centro Universitário Fieo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professor convidado
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2011 ).
        Outras informações: Colaboração no Grupo de pesquisa Atelier, locado no LAEL/PUC-SP, que desenvolve estudos sobre o tema Relações Linguagem e Trabalho. É coordenado pelas professoras doutoras Maria Cecília Perez Souza-e-Silva (PUC-SP) e Helena H.N. Brandão (FFLCH-USP).
        Outras informações: pesquisador convidado
    • Universidade de São Paulo/FFLCH:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Escola Superior Diplomática:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Aulas de gramática da língua portuguesa para candidatos ao concurso do Instituto Rio Branco de ingresso à carreira diplomática.
        Outras informações: autônomo
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2012 ).
        Outras informações: O resultado mais importante desta atuação foi a publicação do livro intitulado A Identidade do Voluntário no Mundo do Trabalho: Construção de um Novo Perfil (São Paulo, Anna Blume/Fapesp, 2012)
        Outras informações: pesquisador colaborador nível pós-doutorado
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2009 ).
        Outras informações: professor convidado
    • Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - PUC-SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Disciplina ministrada: Análise do discurso em contextos profissionais - leitura e escrita.
        Outras informações: professor convidado
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2014 ).
        Outras informações: colaborador bolsista
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Im:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Via Litterae:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Universidade Metropolitana de Santos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professor de cursos à distância (graduação e pós-graduação em Letras).
        Outras informações: professor
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - Atual ).
        Outras informações: Além das atribuições intrínsecas ao cargo ligadas a ensino, pesquisa e extensão no Ensino Médio e na área de Letras e Linguística, atua na interfase linguagem X saúde como pesquisadora do IFSP no GENAM/USP (Grupo de Estudos e Pesquisa Literatura, Narrativa e Medicina). Entre as atribuições específicas, destacam-se: membro do conselho editorial da Editora do IFSP e membro do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) do IFSP.
        Outras informações: RDE
    • AHPAS - Associação Helena Piccardi de Andrade Silva:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - Atual ).
        Outras informações: Membro fundador, responsável atualmente pelo Grupo de Estudos Saudar (http://www.ahpas.org.br/grupo-de-estudos-saudar/).
        Outras informações: voluntário
    • Caderno de Estudos Linguísticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Pesquisas e Práticas Psicossociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Revista Metalinguagens:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Editora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (CONED):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Instituto Heleninha:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).