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Priscila Yanagihara Shimizu

    • Possui bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e licenciatura mesma Universidade (2014). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da FFLCH da Universidade de São Paulo (2018) e doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP. Atualmente é professora de artes no Colégio Dante Alighieri.

       

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  • Apresentações de Trabalho: 2
    • SHIMIZU, P. . Shin-hanga: estampas de paisagem de Hiroshi Yoshida. 2019 (Comunicacao)
    • SHIMIZU, P. . A temporalidade nas gravuras de Hiroshi Yoshida. 2018 (Simposio)
    • SHIMIZU, P. . Xilogravura e Monotipia. 2011 (Serviço Social do Comércio de Campinas (SESC))
    • Takiguti, Karina ; Yatsugafu, Monica ; SHIMIZU, P. . Mokuhanga - Demonstração de Impressão de Xilogravura Japonesa. 2015 (Atelier Paulista)
    • Takiguti, Karina ; SHIMIZU, P. ; Yatsugafu, Monica ; Bello, Yma ; Fernandes, Bruno . Introdução à Moku-hanga. 2018 (Oficinas Culturais Oswald de Andrade)
    • SHIMIZU, P. ; Takiguti, Karina ; Yatsugafu, Monica . Demonstração de Impressão de Xilogravura Japonesa. 2015 (SP Estampa)
    • Nome do projeto: Projeto de Intervenção Artística - Faltou Dizer (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SHIMIZU, P. , MONTAGNANA, M. L. , HADA, B. S. , SHOROZONO, D. K. , NECHIO, G. .
      Descrição: Bolsa Aluno-artista do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp.
    • Nome do projeto: Gravura Japonesa: Referências, Influências e História (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SHIMIZU, P. , Silva, Ivanir Cozeniosque .
    • Nome do projeto: Jogos e Cultura Lúdica (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SHIMIZU, P. , KISHIMOTO, T. M. .
    • Nome do projeto: Conceitos estéticos trans-temporais e espaciais: a tradição cultural da cópia e a arte contemporânea no Japão (2018- ) (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SHIMIZU, P. , CORDARO, M. N.H. , Okano, M. , Avancino, Atilio , GIANNOTTI, M. , Tacasey, Herman , Sene, Joel , Miyashiro, Rafael , Nakamura, Mariany , Kawahara, Yuko .
      Descrição: Iniciado em agosto de 2018, este projeto de pesquisa tem por objeto discutir as estéticas ? origens, teorias e práticas ? da cópia e da arte contemporânea japonesa. No final do século XIX, o Japão foi identificado pelo Ocidente como uma nação de copiadores, quando introduziu tecnologia estrangeira, resultando em rápida industrialização e avanço econômico. Ausência de originalidade e autenticidade, questões de deslocamentos e circulações de objetos artísticos e suas relações diacrônicas serão fonte de diálogo com a produção contemporânea. As conexões entre os tópicos serão, portanto, trans-temporais e trans-espaciais, considerando também possível produção relacionada ao Brasil. O referencial teórico terá como ponto de partida as obras: The Culture of Copying in Japan: Critical and historical perspectives, organizada por Rupert Cox, e Japanese Art after 1945: Scream against the sky, de Alexandra Monroe, a serem acrescidas com outras fontes bibliográficas. Os encontros são mensais, com apresentações de resultados de pesquisas individuais em texto escrito e discussões em grupo. Ao final pretende-se publicar livro impresso ou eletrônico com todos os projetos reunidos e editados. Palavras-chave: arte; arte contemporânea japonesa; estética japonesa; cópia; Brasil-Japão.
    • Nome do projeto: Circulações, transferências e hibridismos: Japão e Ocidente. (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SHIMIZU, P. , Okano, M. , NISHIE, K. , BARRETO, L. Y. , DELAGRACIA, G. .
      Descrição: Os objetos e os homens deslocaram entre Japão e Ocidente provocando transferências de técnicas, temáticas e modos de pensar o mundo. Isso ocorreu principalmente em quatro momentos: com os portugueses no século XVI;com os holandeses na Era Edo (1603­1868); na Era Meiji (1868­1912), fase em que o Japão absorve vigorosamente a cultura ocidental; e pós Segunda Guerra Mundial, com a absorção do elementos culturais americanos. O Ocidente recebe influência japonesa no final do século XIX, marcado pelo movimento denominado Japonismo e as preferências contemporâneas pela arte pop japonesa. No que se refere ao deslocamento entre o Brasil e o Japão, a imigração tem início em 1908 e tem tido uma representatividade na arte brasileira e conta com uma produção de obras que refletem a tradição japonesa aliada às suas experiências do lado tropical. Esta fase do projeto que é uma continuidade do projeto anterior, foca os artistas nipo­brasileiros, alimentado também pela curadoria da Exposição Olhar InComum realizado entre dia 16 de março a 26 de junho de 2016 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O projeto pretende contribuir no entendimento dos deslocamentos interculturais, quando um elemento atravessa a fronteira oriente­ocidente, instaura novas mediações e produz traduções ou ainda transcriações, conforme Haroldo de Campos.
    • Nome do projeto: A arte da catástrofe e a cultura japonesa (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SHIMIZU, P. , CORDARO, M. N.H. , Okano, M. , Avancino, Atilio , Miyashiro, Rafael , Kawahara, Yuko , BARRETO, L. Y. .
      Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa do Grupo de Estudos Arte asiática (GEAA), iniciado em janeiro de 2020, tem por objetivo o estudo da ?arte da catástrofe?, uma busca para analisar e compreender o significado dos acontecimentos desastrosos de grandes proporções. Existem os desastres naturais como terremotos, tsunamis e maremotos ou aqueles causados pelo homem, como é o caso da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, e também uma combinação dos dois, que podem ser verificadas no caso de terremoto e acidente nuclear de Fukushima e na recente epidemia do novo coronavírus. O cientista político Mikuriya Takashi especifica a mudança de paradigma no Japão entre os dois acontecimentos: do sengo, longo período do pós-guerra, ao saigo, pós-desastre de Fukushima. Em alguns casos, a arte pode ser a representação do horror, dor, estupor, desesperança, mas também pode refletir a ressignificação de valores, resistência crítica ou ressurgimento de sentimentos como, por exemplo, a solidariedade. Visões e pontos de vista de outros países com experiências trágicas também poderão ser incorporados e relacionados com o Japão. Palavras-chave: arte contemporânea; estética japonesa; tradição cultural; arte da catástrofe; comunicação e linguagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (9) Doutorado: (3) .
    • Graduacao:
      • Curso: Artes Visuais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Artes Visuais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: Variações da Gravura Japonesa: Referências em Movimento
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Estética e História da Arte
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Artes Visuais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Photoarts Gallery:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Administrativo do Estúdio
    • Pontão de Cultura - A Cultura lúdica e a formação do brincante:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Bolsista da Pré-iniciação científica
    • Escola Santa Tereza:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professra de Artes E.F I e II e E.M
    • Colégio Pedra Angular:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Professra de Artes do E.F II
    • Colegio Dante Alighieri:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - Atual ).
        Outras informações: Professra de Artes e STEAM-S do E.F.I