Não autenticado |

Vinícius da Cunha Bisterço

    • Graduado em História pela Universidade de São Paulo e mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição, com pesquisa realizada acerca da presença da marginalidade social nos contos de João Antônio e nos filmes de Ozualdo Candeias. Realiza Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo acerca da produção cinematográfica do cineasta paulista João Batista de Andrade durante os anos finais da ditadura militar brasileira (1979-1985). Áreas de interesse de estudo envolvem história brasileira, literatura, cinema e as relações entre cultura e sociedade.

       

      Links:    

    • BISTERÇO, V. C. . Disputa e conflito entre indivíduos socialmente marginalizados na cidade de São Paulo: uma análise do conto ?Malagueta, Perus e Bacanaço? (1963), de João Antônio, e do filme A Margem (1967), de Ozualdo Candeias TEMPORALIDADES , v. 12 , p. 664 - 680 , 2020. ISSN: 19846150.
    • BISTERÇO, V. C. . Utopia e destruição, ruína e progresso: a condição de marginalidade social no filme A Margem (1967), de Ozualdo Candeias EM TEMPO DE HISTÓRIAS , v. 1 , p. 354 - 368 , 2020. ISSN: 23161191.
    • BISTERÇO, V. C. . Roberto Arlt, Lima Barreto e a modernidade periférica REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , v. , p. 102 - 118 , 2018. ISSN: 25258133.
    • BISTERÇO, V. C. . O espaço amnésico: uma reflexão sobre o conto "Abraçado ao meu rancor". 80 anos de João Antônio, v. , p. 273 - 284, 2018.
    • BISTERÇO, V. C. . Viração noite adentro: a maladragem no conto 'Malagueta, Perus e Bacanaço'. In: V EPEGH , 2017 , São Paulo. V Anais EPEGH. : , 2017.
    • BISTERÇO, V. C. . Do conto 'Malagueta, Perus e Bacanaço' (João Antônio, 1964) ao filme o Jogo da Vida (Maurice Capovilla, 1977): diálogos entre literatura e cinema através da história. 2021 (Seminário)
    • BISTERÇO, V. C. . Um e nenhum: uma análise do curta-metragem Zézero (1974) de Ozualdo Candeias. 2019 (Conferência)
    • BISTERÇO, V. C. . Personagens à margem na literatura e no cinema: João Antônio e Ozualdo Candeias. 2019 (Seminário)
    • BISTERÇO, V. C. . Ambivalências da malandragem: um estudo dos contos de João Antônio. 2019 (Seminário)
    • BISTERÇO, V. C. . Identificação e distanciamento estético no filme Era o Hotel Cambridge de Eliane Caffé. 2018 (Outra)
    • BISTERÇO, V. C. . Roberto Arlt e Lima Barreto: leitores da cidade moderna. 2018 (Congresso)
    • BISTERÇO, V. C. . O espaço amnésico: uma reflexão sobre o conto 'Abraçado ao meu rancor' de João Antônio. 2017 (Comunicacao)
    • BISTERÇO, V. C. . Palestra sobre livros da FUVEST: Vidas Secas de Graciliano Ramos. 2016 (Conferência)
    • BISTERÇO, V. C. . Palestra sobre livros da FUVEST: O Cortiço de Aluísio Azevedo. 2016 (Conferência)
    • BISTERÇO, V. C. . Palestra sobre livros da FUVEST: Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. 2016 (Conferência)
    • BISTERÇO, V. C. . Os malandros no conto 'Malagueta, Perus e Bacanaço' de João Antônio. 2016 (Comunicacao)
    • BISTERÇO, V. C. . Viração noite adentro: malandros e metrópole no conto 'Malagueta, Perus e Bacanaço' de João Antônio. 2016 (Simposio)
    • BISTERÇO, V. C. . Figurações da malandragem: uma proposta de aproximação entre João Antônio e Nelson Pereira dos Santos. 2016 (Comunicacao)
    • PINTO, Julio Pimentel ; CASTRO, Sheila Virgínia ; SILVA, Michelly Cristina ; PRADO, Fernanda ; TARIFA, Letícia ; ARNOULT, Thiago ; LUIZ, Carolina ; SILVA, Ana Carolina ; SEIFFERT, Andreya ; BISTERÇO, V. C. . I Seminário Literatua e História: Diálogos e Contaminações. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • BISTERÇO, V. C. ; MENDES, J. R. C. G. . Cineclube Carlos Reichenbach. 2013 (Independente)
    • Nome do projeto: Literatura e cinema no Brasil contemporâneo (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BISTERÇO, V. C. , ARRUDA, Ariadne. , GIORGI, Beatriz , SOARES, Dharla , NOR, Gabriela Ruggiero , BARDI, Giovana Leme , HIGA, Larissa , BARBOSA, Mayara , GINZBURG, Jaime. .
      Descrição: Objetivos gerais: Examinar textos literários e filmes brasileiros recentes, produzidos entre 2000 e o presente, tendo como horizonte principal a reflexão sobre relações entre temas, formas e contextos. Relacionar produções da literatura e do cinema, tendo em vista questões histórico-políticas fundamentais. Objetivos específicos: Estudar, no corpus selecionado, os seguintes tópicos: narração, violência, fantasmagoria, ruína, tortura, êxtase e terror, entre outros. Refletir, em termos teóricos, sobre relações entre corpo, dor e linguagem. Desenvolver trabalhos críticos em uma perspectiva pautada por uma aproximação entre ética e estética. Relacionar as obras estudadas com elementos do contexto social brasileiro..
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Viração noite adentro: os malandros e a metrópole no conto "Malagueta, Perus e Bacanaço" de João Antônio
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).