Não autenticado |

Clovis Pereira dos Santos

    • Possui graduação em Bacharelado Em História FFLCH pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Licenciatura em História - Faculdade de Educação pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da cultura, cultura, psicanálise, ensino de historia e cinema.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 2
    • SANTOS, C.P. . CLIO & PSIQUÉ: Lacan para Historiadores. São Paulo : Ed. do Autor BN - DIGITAL & Casimiro Ed., 2010 . 200p. ISBN: 9788591015603.
    • SANTOS, C.P. . THÂNATOS E CIVILIZAÇÃO: A Morte, entre a Psicanálise e a História da Cultura. São Paulo : ANNABLUME Ed., 2012 . 220p. ISBN: 9788539103744.
    • PEREIRA, C. ; SANTOS, C.P. . Acerca da Necessária Coragem para Levar à Cultura Reflexões sobre seu mais Persistente e Polêmico Tabu: PEDOFILIA - [publ. Qualis A1] Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Impresso) , v. 11 , p. 339 - 342 , 2008. ISSN: 14154714.
    • SAVIANI, D. ; SANTOS, C.P. . CONTRIBUIÇÃO LACANIANA AOS CONCEITOS DE TEMPORALIDADE EM HISTÓRIA Jornada HISTEDBR , v. 2 , p. 1 - 28 , 2011. ISSN: 21778892.
    • SANTAELLA, L. ; CESAROTTO, O. ; SANTOS, C.P. ; LEITE, E. F. ; HSGAIL, F. . UMA HISTÓRIA CULTURAL PARA O FETICHISMO - O capitalismo como perversão. Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura, v. 1, p. 109 - 130, 2012.
    • SANTOS, C.P. . HISTÓRIA E PSICANÁLISE: As Mentalidades através da Metapsicologia de Freud e Lacan e um Possível Caso Medieval. RELAÇÕES DE PODER, EDUCAÇÃO E CULTURA NA ANTIGÜIDADE E IDADE MÉDIA, v. 1, p. - , 2006.
    • SANTOS, C.P. ; PEREIRA, C. . Visões do Fim - Faces da Morte . LEITURAS DA HISTÓRIA , Editora , 01 jan. 2010.
    • SANTOS, C.P. . O EU É UM OUTRO: QUESTÕES DE IDENTIDADE-ALTERIDADE PARA AS HUMANIDADES . Revista Leitura Flutuante , SÃO PAULO , 23 ago. 2011.
    • SANTOS, C.P. . O Fetichismo da Mulhercadoria . Revista Leitura Flutuante , São Paulo , 01 jan. 2009.
    • EDITORIAL FOVEST/FOLHA SP ; SANTOS, C.P. . História em Vídeo: Forest Gump (o cinema no ensino de história) . Folha de São Paulo - Cad. Fovest seçao: Anote aí , São Paulo , 28 nov. 1996.
    • EDITORIAL FOVEST/FOLHA SP ; SANTOS, C.P. . História em Vídeo: de Malcon X a Apocalypse Now (o cinema no ensino de história) . Folha de São Paulo - Cad. Fovest seçao: Anote aí , São Paulo , 31 out. 1996.
    • EDITORIAL FOVEST/FOLHA SP ; SANTOS, C.P. . História em Vídeo: Roteiro de Filmes para Historia do Brasil - De Carlota Joaquina a Lamarca (o cinema no ensino de história) . Folha de São Paulo - Cad. Fovest seçao: Anote aí , São Paulo , 17 out. 1996.
    • SANTOS, C.P. . POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA? . O Guia do Professor , WH - Ed. de Educação Ltda SP , 06 jun. 1998.
    • SANTOS, C.P. . O que não querem as Mulheres . psilacanise , São Paulo , 01 jun. 2003.
    • SANTOS, C.P. . O Desenho e o Desejo . Revista Leitura Flutuante , São Paulo , 01 dez. 2009.
    • SANTOS, C.P. . Paranóia ou Modernizaçao: Crise Social e Guerrilha na América Latina . Atualidades Universitário , sao paulo , 01 jan. 1997.
    • LOMBARDI,J. ; SANTOS, W. ; SANTOS, C.P. . CONTRIBUIÇÃO LACANIANA AOS CONCEITOS DE TEMPORALIDADE EM HISTÓRIA. In: X - Jornada Nacional do HISTDBR: História da Educação - intelectuais, Memória , 2011 , Vitória da Coquista. Jornada HISTEDBR. Campinas : UNICAMP, 2011. p. 1 - 30.
    • SANTOS, C.P. . MYTHS AND CULTURE - An Way for Education. Nova Iorque : Readscout REDSCOUT | Sam Raeburn | Snr. Strategist | T 646.336.6028 | M 917.664.3556 , 2011 (Artigos completos publicados em sites institucionais)
    • AVILA, M. P. ; SANTOS, C.P. . Discutindo Gênero: Identidades e Sexualidades em Movimento - A QUESTÃO DOS PAPEIS TRADICIONAIS DE GÊNERO NA ATUALIDADE. 2014 (Conferência)
    • SANTOS, C.P. ; CESAROTTO, O. . Clínica da Cultura - Café Lacaniano de 19 outubro, 2013. 2013 (Conferência)
    • SANTOS, C.P. . Simpósio Temático: Etnicidades e Expressões Sócio Culturais. 2011 (Simposio)
    • SANTOS, C.P. . O Cinema de Ridley Scott: Problemas e Possibilidades para o Ensino de História. 2004 (Conferência)
    • SANTOS, C.P. . O RSI Lacaniano no Ensino de História. 2011 (Comunicacao)
    • SANTOS, C.P. . O PARADIGMA INDICIÁRIO: ANALOGIAS ENTRE A PRAXIS DO DIREITO E A PESQUISA HISTORIOGRÁFICA. 2009 (Conferência)
    • SANTOS, C.P. . O DECLÍNIO DA IMAGO PATERNA - UMA QUESTÃO. 2011 (Conferência)
    • SANTOS, C.P. . O FEMININO: DAS FORMAÇÕES DA CULTURA À PÓS-MODERNIDADE. 2006 (Conferência)
    • SANTOS, C.P. . PSICOLOGIA DO DISCURSO RELIGIOSO HAGIOGRÁFICO. 2004 (Conferência)
    • SANTOS, C.P. . PSICOLOGIA E RELIGIOSIDADE NA VIDA DE SÃO FRUTUOSO DE BRAGA. 2004 (Conferência)
    • SANTOS, C.P. ; CESAROTTO, O. ; DOMINGUES, L. E. . CAFÉ LACANIANO (Livraria da Vila): PSICOLOGIA DAS MASSAS & INTOLERÂNCIA. 2014 YOUTUBE
    • SANTOS, C.P. ; HSGAIL, F. ; CESAROTTO, O. . CAFÉ LACANIANO (Livraria da Vila); CLÍNICA DA CULTURA. 2013 Youtube
    • CESAROTTO, O. ; SANTOS, C.P. . Ciclo de Cinema e Debates: As Patologias do Capitalismo (mini curso de Cinema & Ensino). 2003 (CESPUC - Centro de Estudos Em Semiótica e Psicanálise da PUC/SP)
    • CESAROTTO, O. ; SANTOS, C.P. . 2 º Ciclo de Cinema e Debates: As Patologias do Capitalismo (minicurso Cinema & Ensino). 2005 (CESPUC - Centro de Estudos Em Semiótica e Psicanálise da PUC/SP)
    • CESAROTTO, O. ; SANTOS, C.P. . Ciclo de Cinema e Debates: Inconsciente e Significação - O Iluminado/ Kubrick/1980. 2006 (CESPUC - Centro de Estudos Em Semiótica e Psicanálise da PUC/SP)
    • CESAROTTO, O. ; SANTOS, C.P. . Ciclo de Cinema e Debates: Deus é Inconsciente - O Sétimo Selo/ Bergman/1956. 2002 (CESPUC - Centro de Estudos Em Semiótica e Psicanálise da PUC/SP)
    • SANTOS, C.P. . INTRÓITO PÓS MODERNO: O CARNAVAL DAS ORIGENS PAGÃS AO DISCURSO DO CAPITALISTA. 2011 (CESPUC - Centro de Estudos Em Semiótica e Psicanálise da PUC/SP)
    • SANTOS, C.P. . CONSTRUÇÃO DO CONSUMIDOR / FORMAÇAO DO CIDADÃO: O Conflito entre Ensino e Publicidade na cultura "pós-moderna". 2011 (PUC/SP - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - COGEAE)
    • SANTOS, C.P. ; NASCIMENTO, B. . Caminhos da História: Reflexões sobre a Resistência da Cultura Afro Brasileira. 2011 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • LEITE, M. P. S. ; SANTOS, C.P. . Lacan - Uma Introdução: História da Cultura e Psicanálise. 2007 (Conexão Lacaniana - cursos on-line)
    • LEITE, M. P. S. ; SANTOS, C.P. . Além do Édipo, O Último Ensino de Lacan - Fundamentos da Metapsicologia. 2007 (Conexão Lacaniana - cursos on-line)
    • LEITE, M. P. S. ; SANTOS, C.P. . Deus é a Mulher - A Feminilidade em Lacan. 2009 (Conexão Lacaniana - cursos on-line)
    • SANTOS, C.P. . O Ensino Fundamental de História através dos mitos. 2001 (Colégio COC - SBC)
    • SANTOS, C.P. . Cinema e História: O Meio e as Mensagens. 2003 (Colégio COC - SBC)
    • CESAROTTO, O. ; SANTOS, C.P. . Ciclo de Cinema e Debates: As Patologias do Capitalismo. 2003 (CESPUC - Centro de Estudos Em Semiótica e Psicanálise da PUC/SP)
    • CESAROTTO, O. ; SANTOS, C.P. . Ciclo de Cinema e Debates: Deus é Inconsciente - O Sétimo Selo/ Bergman/1956. 2002 (CESPUC - Centro de Estudos Em Semiótica e Psicanálise da PUC/SP)
    • SANTOS, C.P. . 'INTRÓITO' PÓS MODERNO: O CARNAVAL DAS ORIGENS PAGÃS AO DISCURSO DO CAPITALISTA. 2011 (PUC/SP - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - COGEAE)
    • SANTOS, C.P. . CONSTRUÇÃO DO CONSUMIDOR / FORMAÇAO DO CIDADÃO: O Conflito entre Ensino e Publicidade na cultura "pós-moderna". 2011 (PUC/SP - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - COGEAE)
    • SANTOS, C.P. . EDUCAR PARA NÃO PUNIR - Foucault e o Ensino - Subsídios Teóricos ao Estágio em História. 2011 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • SANTOS, C.P. . O ESPELHO E A LOUSA - Lacan e o Ensino - Subsídios Teóricos ao Estágio em História. 2011 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • SANTOS, C.P. . HÁ O INCONSCIENTE - Freud e o Ensino - Subsídios Teóricos para o Estágio em História. 2011 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • SANTOS, C.P. . EDUCAÇÃO EM PARALAXE - Zizek e o Ensino - Subsídios Teóricos para o Estágio em História. 2011 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • CESAROTTO, O. ; SANTOS, C.P. . 2 º Ciclo de Cinema e Debates: As Patologias do Capitalismo. 2005 (CESPUC - Centro de Estudos Em Semiótica e Psicanálise da PUC/SP)
    • CESAROTTO, O. ; SANTOS, C.P. . Ciclo de Cinema e Debates: Inconsciente e Significação - O Iluminado/ Kubrick/1980. 2006 (CESPUC - Centro de Estudos Em Semiótica e Psicanálise da PUC/SP)
    • SANTOS, C.P. ; PACHECO, Antonio de Pádua . História Antiga: Grécia. 2006 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. ; PACHECO, Antonio de Pádua . História Antiga: Roma. 2006 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. ; PACHECO, Antonio de Pádua . História Geral: Alta Idade Média. 2006 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. ; PACHECO, Antonio de Pádua . História Geral: Baixa Idade Média. 2006 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. ; PACHECO, Antonio de Pádua . História Geral: Conflitos Árabes-Israelenses. 2006 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. ; PACHECO, Antonio de Pádua . História Geral: A Crise do Socialismo. 2006 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. . Guia do Professor - Ensino de história - Universitário 1ª série 2º bim. 1997 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. . Guia do Professor - Ensino de história - Universitário 1ª série 3º bim. 1997 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. . Guia do Professor - Ensino de história - Universitário 2ª série 2º bim. 1997 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. . Guia do Professor - Ensino de história - Universitário 2ª série 3º bim. 1997 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. . Guia do Professor - Ensino de história - Universitário 3ª série 2º bim. 1997 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. . Guia do Professor - Ensino de história - Universitário 3ª série 2º bim. REVISÃO. 1997 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. . Guia do Professor - Ensino de história - Universitário 3ª série 3º bim. 1997 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. . Guia do Professor - Ensino de história - Universitário 3ª série 3º bim REVISÃO. 1997 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. ; MORAES, M. . Resolução Comentada FUVEST. 1999 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • SANTOS, C.P. ; MILLER, V. . Resolução Comentada VUNESP. 1999 (Material didático apostilado para ensino médio e pré-vestibular)
    • Nome do projeto: LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE A INTOLERANCIA - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFÂNCIA E CIDADANIA LEI CNPq/USP (2006 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, C.P. , IOKOI, Z. M. G. , NOVINSKY, A. .
      Descrição: O LEI é constituído por pesquisadores que trabalham diferentes realidades espaço-temporais e múltiplos recortes teórico-metodológicos, com vistas a uma pluralidade temática que, certamente, dinamizará os debates sobre a Intolerância. Os objetivos desses estudos devem permitir uma outra forma de relacionamento entre os homens pautados pela Tolerância. Os pesquisadores estão vinculados ao Laboratório através de projetos de pesquisas individuais ou coletivos, e também pelo trabalho de recuperação de acervos espalhados por diferentes regiões e países. Além de se projetar como um núcleo de estudos, o LEI também organiza um centro de documentação e uma biblioteca, especializados nos temas da intolerância étnica e política, direitos humanos, racismo, diversidade cultural, dentre outros assuntos pertinentes aos seus objetivos. Atualmente o LEI conta com uma biblioteca especializada (10.000 títulos) sobre o tema da Intolerância religiosa, política e cultural e com um conjunto de aproximadamente 100.000 documentos em microfilmes.
    • Nome do projeto: DIVERSITAS Núcleo de Estudos das Diversidades, das Intolerâncias e dos Conflitos (2011 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, C.P. , IOKOI, Z. M. G. , BAIRON, Sérgio , BARROS, Diana Luz , BOM MEIHY, J. C. Sebe , QUEIROZ, Renato .
      Descrição: O Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, das Intolerâncias e dos Conflitos, é um órgão integrado da Universidade de São Paulo (USP), vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Funcionando como órgão de apoio à pesquisa, à difusão de conhecimentos e a prestação de serviços à comunidade. Constituem seus objetivos: (a) promover e estimular a agregação de estudiosos e pesquisadores, dos mais diferentes campos do conhecimento científico, voltados para o estudo das diversidades, da intolerância e dos conflitos e para a problemática da violação dos direitos humanos e da vida no planeta; (b) estimular a realização de pesquisas interdisciplinares, criando, para tanto, condições materiais e institucionais favoráveis; (c) promover encontros, sob a forma de conferências, seminários, colóquios e congressos; (d) organizar banco de dados e de documentação, destinados a subsidiar estudos e pesquisas acadêmicos, bem como as instituições e os movimentos de defesa dos direitos humanos e dos animais; (e) fomentar a divulgação de resultados de pesquisas, de bibliografias especializadas, de boletins e outros informes assemelhados; (f) prestar serviços à comunidade, sob a forma de cursos, promoção de eventos, assessoria e consultoria cientifica; (g) associar-se com entidades nacionais ou internacionais, de finalidades assemelhadas, visando promover a pesquisa, a divulgação de atividades e a prestação de serviços à comunidade.
    • Nome do projeto: CENTRO DE ESTUDOS EM SEMIÓTICA E PSICANÁLISE - CESPuc CNPq/PUC/UFSCar (2003 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, C.P. , Oscar Cesarotto , SANTAELLA, L. .
      Descrição: Grupo de Pesquisas em Semióticas aplicadas à Cultura. Nele desenvolvem-se atividades de ensino e divulgação pensados desde as mídias em que podem ocorrer. Assim, o estudo, produção e crítica sobre Cinema, Internet, Revistas e Livros acontecem regularmente em oficinas, palestras e laboratórios dirigidos aos alunos da Especialização em Semiótica Psicanalítica e demais interessados.
    • Nome do projeto: POLEMOI.ORG: PORTAL E REVISTA ELETRÔNICA (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, C.P. , CESAROTTO, O. , LEITE, E. F. .
      Descrição: Criação e Manutenção de um Portal/Revita Eletrônica para pesquisadores e estudantes cujos objetos de pesquisa orbitem a cultura e suas várias re-presentações. Adotando os sistemas OJS (open journal system) e Moodle, Polemoi.org fornecerá meios para divulgação de trabalhos, tanto quanto a compreensão dos processos de publicação, editoração e revisão textua, essenciais à formação de jovens pesquisadores/educadores.
    • Nome do projeto: CLÍNICA INTERDISCIPLINAR DA CULTURA: TEORIA e ENSINO DE HISTÓRIA (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, C.P. .
      Descrição: Projeto ganhador de 7 Bolsas: 4 FAPESB, 1 CNPq e 2 ICB(UESC), para IC. Nele busca-se levar aos pesquisadores, estudantes e professores da UESC/BA o conhecimento acerca dos recursos das novas teorias em história e ensino de história, em particular aquelas orientadas pela psicanálise, no trato dos temas comuns às humanidades. Para tanto, além das pesquisas teóricas, há que se produzir uma inédita revista interdisciplinar eletrônica na universidade (REVISTA POLEMÓS). Pautada por temas contempoâneos polêmicos e abordagens históricas agregando pesquisadores de várias áreas, a revista abrirá, também, espaço às publicações discentes de graduação e pós graduação.
    • SANTOS, C.P. . Curso de Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura na plataforma Moodle. 2007 - Criação de curso de ensino a distância ead - plataforma moodle
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em História - Faculdade de Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
      • Curso: Bacharelado Em História FFLCH
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Mestrado:
      • Curso: Comunicação e Semiótica
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1991 - 1996 ).
        Outras informações: Professor não concursado da rede pública de ensino, trabalhando em diversas escolas de ensino médio e fundamental em disciplinas de história, geografia e língua portuguesa.
        Outras informações: Professor ACT
    • Colégio e Curso Universitário Pré Vestibulares:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1994 - 1999 ).
        Outras informações: Autoria do material didático utiliado pelas franquias de todo o país, elaboração de provas simuladas e de vestibulares. Seleção e treinamento de professores, bem como o ministério das aulas de História do Brasil e Geral para os cursos pré-vestibulares
        Outras informações: Professor, Autor e Coordenador de História
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2014 ).
        Outras informações: Desdobrado do curso congênere da Universidade de Bolonha (concepção original e coordenação do historiador/semioticista Umberto Eco), este curso está entre os mais procurados no COGEAE/PUC. Nele desenvolvem-se pesquisas nas áreas de Teoria e Metodologia das Ciências Sociais seu Ensino e Pesquisa, Semiótica Psicanalítica e Crítica da Cultura. U. Eco. Carlo Ginzburg, J. Lacan, C. Pierce, S. Freud e Slavoj Zizek são os principais pensadores tomados por referência teórica.
        Outras informações: professor convidado
    • Universidade Estadual de Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: ADJUNTO DE ENSINO DE HISTÓRIA do curso de LICENCIATURA EM HISTÓRIA no DFCH - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC - BA.
        Outras informações: PROFESSOR ADJUNTO
    • Colégio COC São Bernardo do Campo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 2011 ).
        Outras informações: Docente das disciplinas de História do Brasil, Geral e Atualidades
        Outras informações: Professor do Ensino Médio e Pré-Vestibular
    • REVISTA LEITURA FLUTUANTE ISSN 2175-7291:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: http://www.pucsp.br/cespuc/ Revista Eletrônica do Curso de Semiótica Psicanalítica da PUC SP/ CESPuc - Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálíse.