Não autenticado |

Fabiana Pegoraro Soares

    • Pós-doutoranda bolsista USP no Programa de Pesquisa - Revisão do Plano Diretor Participativo do Campus USP Capital Butantã. Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa de Geografia Política, Planejamento e Recursos Naturais, sob orientação do Prof. Dr. Wagner Costa Ribeiro. Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia Política e Meio Ambiente do Laboratório de Geografia Política do Departamento de Geografia da USP. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de São Paulo (1998) e Mestrado em Geografia (Geografia Física), também pela Universidade de São Paulo (2008), na área de Geomorfologia, sob orientação da Profa. Dra. Cleide Rodrigues. Além disso, é graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009). Atualmente é pesquisadora no IEE/USP e coordenadora de Geografia de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio no Colégio Rio Branco (SP). Possui mais de 25 anos de experiência na área de educação, atuando como docente e na formação de professores.Contato: fabianapegorarosoares@gmail.com ou fabianapegoraro@usp.br

       

      Links:    

    • Geografia Política e Meio Ambiente
    • Educação Ambiental
    • Ensino de Geografia
    • LEITE, M. L. T. ; ESPINDOLA, I. B. ; SOARES, F. P. . Las aguas transfronterizas de la Cuenca del Plata (América del Sur) desde la perspectiva de la Agenda 2030 AGUA Y TERRITORIO , v. 22 , p. 215 - 228 , 2023. ISSN: 23407743.
    • SOARES, F. P. ; CAMARGO, L. M. ; MELO, M. M. . Agenda 2030, ODS e Educação Hídrica: Revisão Sistemática da Literatura e Análise Bibliométrica REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , v. 43 , p. 01 - 13 , 2023. ISSN: 22362878.
    • SOARES, F. P. ; SILVA, C. S. C. ; LOPES, H. B. . Aprendizagem baseada em projetos em um contexto de pandemia: um exemplo de aplicação EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , v. 32 , p. e15 - , 2022. ISSN: 19818106.
    • SOARES, F. P. ; RIBEIRO, W. C. . Geração Z: desafios da educação para a sustentabilidade GEOINGÁ: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 14 , p. 52 - 75 , 2022. ISSN: 2175862X.
    • SOARES, F. . A influência do Banco Mundial e da OCDE na educação básica no Brasil e no ensino de geografia GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , v. 24 , p. 15 - , 2020. ISSN: 22364994.
    • SOARES, F. . Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Geografia Escolar: exemplos de aplicação REVISTA TERRAE DIDATICA , v. 15 , p. 1 - 7 , 2019. ISSN: 19804407.
    • SOARES, F. P. . Atores da Geografia escolar: a BNCC, os professores e os estudantes de educação básica. Educação geográfica: possibilidades e desafios contemporâneos, v. 1, p. 61 - 82, 2024.
    • SOARES, F. P. . Educação ambiental e capacitação para os recursos hídricos na bacia do Prata. Fronteiras e águas transfronteiriças na bacia do Prata, v. , p. 63 - 79, 2023.
    • LEITE, M. L. T. ; ESPINDOLA, I. B. ; SOARES, F. P. ; VILLAR, P. C. . Águas subterrâneas, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - novos aportes para a gestão de águas. Gestão de Recursos Hídricos: abordagens inovadoras, v. , p. 75 - 89, 2022.
    • SOARES, F. P. . A BNCC de Ciências Humanas e a importância da formação do professor crítico. Professor S/A: o trabalho docente e a formação de professores em tempos de acumulação flexível., v. , p. 47 - 56, 2022.
    • SOARES, F. P. . Water Resources and Sustainability in the La Plata Basin: Challenges for Transboundary Environmental Education and Training. In: IV South America International Conference , 2024 , Budapest. IV. South America International Conference Defense and Security in South America: Theoretical Frameworks and Practice - Book of Abstracts. Budapest : Hispanisztika Alapítvány Szeged, 2024. p. 33 - 33.
    • SOARES, F. P. . O papel da educação escolar na formação de jovens ativistas pelo meio ambiente. In: XI Encontro Nacional da ANPPAS , 2023 , Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional da ANPPAS. Curitiba : UFPR, 2023. p. 01 - 23.
    • SOARES, F. P. . As bases da Base: as ideologias à frente do processo de construção da BNCC e do Novo Ensino Médio. In: XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege) , 2023 , Palmas. Anais do XV Enanpege. Palmas : Realize, 2023. p. 1 - 11.
    • SOARES, F. P. . Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Ensino de Geografia. In: Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia , 2022 , Goiânia. Anais do XI Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia ? número 5. Goiânia : Nepeg, 2022. p. 500 - 511.
    • SOARES, F. P. . Cadê a Geografia que estava aqui? Reflexões sobre a BNCC de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio. In: XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2021 , João Pessoa. Anais do XIV ENANPEGE. Campina Grande : Realize, 2021. p. 01 - 15.
    • SOARES, F. . A influência dos órgãos econômicos internacionais na educação básica no Brasil. In: XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2019 , Quito. Hacia Geografías de la Integración y la Diversidad: Memorias del XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina. Quito : Centro de Publicaciones PUCE, 2019. p. 808 - 809.
    • LEITE, M. L. T. ; SOARES, F. P. ; ESPINDOLA, I. B. . Challenges for the management and governance of the Guarani Aquifer considering the 2030 Agenda and the Sustainable Development Goals. Ciudad de México : Red del Agua UNAM , 2021 (Artigo completo em publicação digital)
    • SOARES, F. P. . A educação ambiental e para os ODS na BNCC de Geografia. 2024 (Congresso)
    • SOARES, F. P. . Water Resources and Sustainability in the La Plata Basin: Challenges for Transboundary Environmental Education and Training. 2024 (Conferência)
    • SOARES, F. P. . Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos projetos escolares: uma proposta de integração. 2023 (Conferência)
    • SOARES, F. P. . O papel da educação escolar na formação de jovens ativistas pelo meio ambiente. 2023 (Congresso)
    • SOARES, F. P. . O uso do blog como ferramenta educativa: um exemplo na área de Geografia. 2009 (Congresso)
    • SOARES, F. P. ; CARAMEZ, A. . Debate regrado como estratégia de aprendizagem. 2016 (Congresso)
    • SOARES, F. P. . Projetos de Estudo do Meio como Prática de Aprendizagem Relacional. 2018 (Congresso)
    • SOARES, F. P. . Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Ensino de Geografia. 2022 (Congresso)
    • SOARES, F. P. ; TIRADO, F. ; HOLL, J. . Contemporary Brazil: the Bolsonaro effect and the pandemic from a transdisciplinary perspective. 2022 (Conferência)
    • SOARES, F. P. . A influência dos órgãos econômicos internacionais na educação básica no Brasil. 2019 (Congresso)
    • SOARES, F. P. . Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Geografia Escolar: exemplos de aplicação. 2019 (Simposio)
    • SOARES, F. P. ; CAMARGO, L. M. ; MELO, M. M. . A Educação Hídrica no contexto da Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.. 2021 (Congresso)
    • SOARES, F. P. . Formação de Professores para a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2021 (Seminário)
    • SOARES, F. P. . Cadê a Geografia que estava aqui? Reflexões sobre a BNCC de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio. 2021 (Congresso)
    • SOARES, F. P. ; ESPINDOLA, I. B. . Interseccionalidades entre Relações Internacionais e Meio Ambiente. 2021 (Conferência)
    • SOARES, F. P. . A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2021 (Conferência)
    • SOARES, F. P. . Políticas Internacionais para a Educação Ambiental: 50 anos de discussões institucionais. 2021 (Seminário)
    • SOARES, F. P. . Covid-19 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2020 (Conferência)
    • SOARES, F. P. . Políticas Internacionais para a Educação Ambiental. 2021 (Conferência)
    • SOARES, F. P. . Cartografia Morfológica de Detalhe de Sub-bacia do Alto Jacareí. 2006 (Seminário)
    • VALERIANI, T. ; SOARES, F. P. . Guerra entre Rússia e Ucrânia: entenda como o conflito pode cair no Enem. 2022 Web
    • DIAZ, L. ; SOARES, F. P. . Professora lista 5 dicas para não se perder na hora de estudar atualidades. 2022 Guia do Estudante
    • SPAGNA, J. ; SOARES, F. P. . Censo Demográfico: o levantamento que mede e impacta a realidade do Brasil. 2022 Guia do Estudante
    • SOARES, F. P. . Estagnação e retrocesso marcam ODS da ONU no Brasil. 2022 Rádio Brasil Atual
    • AFONSO, L. ; SOARES, F. P. . Professores destacam questões curiosas que já caíram no Enem. 2023 BrasilEscola UOL
    • KOTSCHO, M. ; SOARES, F. P. . COP28: mudanças climáticas são pauta também na educação. 2023 Blog UOL
    • GONCALVES, A. ; SOARES, F. P. . Como a guerra na Ucrânia pode ser cobrada na redação e vestibular?. 2022 R7 Educação
    • SOARES, F. P. . Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos projetos escolares: uma proposta de integração. 2023 (Sicredi Ouro Verde MT)
    • SOARES, F. P. . Integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) à prática escolar. 2024 (Universidade de São Paulo - USP-Escola)
    • SOARES, F. P. . Educando para um futuro sustentável: os ODS/ONU na sala de aula. 2021 (Colégio Rio Branco)
    • SOARES, F. P. ; NIGRO, C. ; TARABOLA, L. ; PELEGRINI, A. . Mapas de Focos nas Redes: guia para 2021 e 2022. 2021 (Curadoria de materiais didáticos)
    • Nome do projeto: Educação ambiental, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a BNCC de Geografia - anos finais (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, F. P. , RIBEIRO, W. C. .
      Descrição: Discussões acerca da importância da educação ambiental ocorrem, em âmbito internacional e institucional, há cerca de cinquenta anos. As orientações se dão a partir da ONU, sobretudo de duas de suas agências, a UNESCO e o PNUMA, que ao longo do tempo incentivaram diversos programas voltados à questão. Desde o final da década de 1990, o discurso dessas instituições tomaram um viés de educação para o desenvolvimento sustentável e, desde o lançamento da Agenda 2030, em 2015, se voltou à educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma das questões acordadas internacionalmente é que a educação ambiental não deve se restringir ao âmbito e idade escolar, devendo ocorrer também no meio não formal e atingir todas as faixas etárias. Nesse sentido, o Brasil tem, desde 1996, o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) e, desde 1999, a Lei nº 9795, que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental. No âmbito escolar brasileiro, a educação ambiental foi prevista como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) porém, o mesmo não ocorre diante da atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador do currículo brasileiro aprovado em 2018. Dessa maneira, é preciso uma análise aprofundada da BNCC para a identificação das tendências das políticas voltadas à educação ambiental no Brasil atual, sendo objetivo desta pesquisa analisar diferentes correntes da educação ambiental, sobretudo as adotadas institucionalmente, e de que maneira seus preceitos estão presentes na educação básica do Brasil, etapa do ensino fundamental ? anos finais, por meio da BNCC de Geografia.
    • Nome do projeto: Plano Diretor Participativo do Campus USP Capital Butantã (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, F. P. , RIBEIRO, W. C. , FRACALANZA, A. P. , PRADO, L. H. S. .
      Descrição: A elaboração de seu Plano Diretor, de forma participativa e baseado no conhecimento, é o que o Campus USP Capital Butantã planeja fazer ao longo do ano de 2024. A partir de uma série de oficinas presenciais e consultas públicas, espera-se ouvir a comunidade, identificar e discutir os problemas e potenciais do Campus, além de propor soluções. A proposta é que todos parem para pensar em como deve ser a Cidade Universitária nos próximos dez anos. O Plano Diretor Participativo do Campus USP Capital Butantã parte de um conjunto de princípios básicos: responsabilidade ambiental com inclusão social, transição energética justa, adaptação às mudanças climáticas, inovação e qualidade. Ele aborda sete eixos temáticos: mobilidade, energia, água, resíduos, patrimônio, convivência e áreas verdes e fauna. Para cada eixo, foi criado um Grupo de Trabalho formado por professores, estudantes, servidores administrativos, pesquisadores, técnicos, representantes eleitos pela comunidade USP e outras pessoas interessadas em participar. Os grupos são responsáveis pela elaboração de uma leitura crítica do Campus, apontando os principais problemas e identificando potencialidades, e pela elaboração e consolidação de propostas. As Oficinas e as Consultas Públicas farão com que haja avanço nessa leitura e depois, na elaboração de soluções para o Campus na próxima década.
    • Nome do projeto: Expandindo a cooperação internacional e a capacitação em matéria de recursos hídricos (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, F. P. , RIBEIRO, W. C. , ESPINDOLA, I. B. , LEITE, M. L. T. , BRITO, A. G. S. , BARBOSA, H. C. , CHIQUETTO, J. B. , CAMARGO, L. M. , SILVA, L. P. B. , MELO, M. M. , VIEIRA, M. P. A. , RIBEIRO, T. Z. , PEREIRA, C. M. T. , BARBOSA, F. D. .
      Descrição: O projeto destaca a importância da capacitação para o estabelecimento e fortalecimento de processos de cooperação internacional em matéria de recursos hídricos. A questão da capacidade no setor de água é um tópico transversal essencial e no que cerne aos ODS e a Agenda 2030, têm-se que um dos maiores desafios relatados para incorporação nas instituições foi a falta de capacidade. Diante de questões complexas por resolver, é necessário fortalecer a educação, formação, sensibilização e estimular a criação de redes internacionais de aprendizagem, acelerando assim a implementação das melhores práticas no setor. É possível aumentar a conscientização sobre como melhorar a água e o saneamento por meio do fortalecimento da educação. O tema também inclui a importância da ciência e tecnologia na solução dos problemas hídricos, aplicando soluções de ponta e disseminando dados ambientais, incluindo orientações sobre o uso desses materiais na implementação e desenvolvimento de políticas públicas. A formação profissional, a difusão da ciência e tecnologia e a integração com as políticas públicas, o desenvolvimento e a troca de experiências entre os diferentes países são pontos fundamentais na busca de soluções para os problemas da água e no alcance dos ODS. Isso, combinado com outras ações, pode ajudar na implementação do ODS-6 (sobretudo em cooperação internacional e apoio à capacitação de países em desenvolvimento), vinculado ao ODS-4 (educação) e ao ODS-17 (parcerias e meios de implementação). Co-coordenação do projeto: Fabiana Pegoraro Soares; Isabela Battistello Espindola e Maria Luísa Telarolli Leite.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A regionalização do Brasil e a caracterização da região sudeste nos livros didáticos de geografia para a sexta série.
        Ano de conclusão: 1998
      • Curso: Licenciatura Plena em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Física)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Instituto de Energia e Ambiente - Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Colégio Pentágono:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2018 ).
        Outras informações: Coordenadora de Geografia. Profa de EF2 e EM.
    • EMEF Plácido de Castro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1999 - 2010 ).
        Outras informações: Professora titular de ensino fundamental 2
    • Escola Experimental Pueri Domus/Associação Crescer Sempre:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de Geografia - EM
    • Colégio Dimensão:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de Geografia - EF2
    • Colégio Rio Branco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadora de área
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2022 ).
        Outras informações: Membro do grupo de pesquisa: "Geografia Política e Meio Ambiente" do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, formalizado pelo CNPQ conforme consta em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1731
        Outras informações: Pesquisadora
    • Linhas Críticas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Colégio Interlagos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 1999 ).
        Outras informações: Professora de Geografia de Educação Básica
    • EE Manoel Tabacow Hidal:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1998 ).
        Outras informações: Professora de Geografia de Educação Básica
    • Ravista Geonorte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • GEOUSP: espaço e tempo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Instituto de Energia e Ambiente - Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora