Não autenticado |

Neide Luzia de Rezende

    • Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação na Faculdade de Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, ensino de literatura, leitura literária, leitura e formação do professor. Integra o GT Literatura e Ensino da ANPOLL.

       

      Links:    

    • Linguagem e Educação
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; RODELLA, Gabriela ; SOUZA, M. C. . Literatura e ensino: pesquisas e perspectivas didáticas. São Paulo : Alameda Editorial, 2021 . 304p. ISBN: 9786559660711.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; ALFREDO, M. ; BARZOTTO, Valdir . Bibliotecas, Leitores e Formação de Professores. Libolo (Angola)/ São Paulo (Br : Biblioteca Maria Carolina / Humanitas, 2017 . 156p. ISBN: 978857732.
    • SALGUEIRO, M. A. D. ; REZENDE, Neide Luzia de ; Rita Jover-Faleiros . Leitura de Literatura na escola. São Paulo : Alameda Editorial, 2013 . 166p. ISBN: 9788579340642.
    • ROUXEL, A. ; LANGLADE, G. ; REZENDE, Neide Luzia de . Leitura Subjetiva e Ensino de Literatura. São Paulo : Alameda Editorial, 2013 . 208p. ISBN: 9788579391347.
    • SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa ; REZENDE, Neide Luzia de ; BONFIM, M. N. B. . Ensino de Língua Portuguesa: entre documentos, discursos e práticas. São Paulo : Humanitas, 2012 . 308p. ISBN: 9788577321810.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A Semana de Arte Moderna. São Paulo : Ática, 2006 . 80p. ISBN: 8508103131.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; SIQUEIRA, Idméa Semeghini ; RIOLFI, Claudia Rosa . Linguagem e Educação: implicações técnicas, éticas e estéticas. São Paulo : Associação Editorial/Humanitas, 2006 . 204p. ISBN: 8577320030.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Coleção Princípios - A Semana de Arte Moderna. São Paulo : Ática, 1993 . p. ISBN: .
    • PINTO, FRANCISCO NETO PEREIRA ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE . LEITURA SUBJETIVA DE LITERATURA E LEITURA LITERÁRIA: ENTREVISTA COM NEIDE REZENDE HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9 , p. 273 - 278 , 2022. ISSN: 23588322.
    • PANTALENA, Raquel ; REZENDE, NEIDE . REMIÇÃO DE PENA PELA LEITURA EM AMBIENTES PRISIONAIS FEMININOS: REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS ACADÊMICOS (2019-2022) Interdisciplinar , v. 37 , p. 45 - 62 , 2022. ISSN: 19808879.
    • LEAL, R. P. ; REZENDE, Neide Luzia de . REMIÇÃO DE PENA PELA LEITURA EM AMBIENTES PRISIONAIS FEMININOS: REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS ACADÊMICOS (2019-2022) Interdisciplinar , v. 37 , p. p. 45-62 - 62 , 2022. ISSN: 19808879.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . LEITORES EM DIFERENTES TEMPOS: A RECEPÇÃO DO CONTO FELICIDADE CLANDESTINA, DE CLARICE LISPECTOR Interdisciplinar , v. 35 , p. 41 - 56 , 2021. ISSN: 19808879.
    • REZENDE, NEIDE . Da análise técnica à leitura literária: abordagens da literatura na escola GRAPHOS (JOÃO PESSOA) , v. 22 , p. 12 - 26 , 2020. ISSN: 15161536.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; GOMES, C M ; CRUZ, M F B . ENTREVISTA COM NEIDE LUZIA DE REZENDE REFLEXÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO BRASIL Revista Pontos de Interrogação , v. 10 , p. 263 - 274 , 2020. ISSN: 21788952.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; PINTO, FRANCISCO NETO PEREIRA . APRESENTAÇÃO EntreLetras (Online) , v. 11 , p. 1 - 6 , 2020. ISSN: 21793948.
    • SOARES, SARAH VERVLOET ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE . A LEITURA LITERÁRIA DE A HORA DA ESTRELA: UM PERCURSO DE ENCONTROS E DESCOBERTAS GRAPHOS (JOÃO PESSOA) , v. 21 , p. 116 - 134 , 2019. ISSN: 15161536.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . O ensino de literatura sob o viés da licenciatura LITERATURA E SOCIEDADE (USP) , v. 1 , p. 114 - 124 , 2018. ISSN: 14132982.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas Estudos Avançados , v. 32 , p. 93-106 - 106 , 2018. ISSN: 01034014.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; SOUZA, Maria Celeste . DO ENSINO ESCOLAR DA ESCRITA DE TEXTOS NARRATIVOS Revista Linha D´Água , v. 31 , p. 143 - 158 , 2018. ISSN: 22364242.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; DOMINGUES, C. . Entrevista com a pesquisadora Neide Luzia de Rezende LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 18 , p. HTML - , 2017. ISSN: 19847238.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; OLIVEIRA, G. R. . Entre a identificação e o distanciamento: práticas e impressões de leitura ficcional dos jovens e o ensino de literatura DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 18 , p. 159 - 171 , 2016. ISSN: 19802552.
    • GIMENES, ALESSANDRA MARIA MOREIRA ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE . A educação e a escola: princípios de formação em três contos de Machado de Assis MACHADO DE ASSIS EM LINHA , v. 9 , p. 101 - 115 , 2016. ISSN: 19836821.
    • BUENO, BELMIRA OLIVEIRA ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Formador de leitores, formador de professores: a trajetória de Max Butlen Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP , v. 41 , p. 543 - 564 , 2015. ISSN: 16784634.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; OLIVEIRA, G. R. . UM SUJEITO LEITOR PARA A LITERATURA NA ESCOLA. ENTREVISTA COM ANNIE ROUXEL Revista Teias (UERJ. Online) , v. 16 , p. 280 - 294 , 2015. ISSN: 19820305.
    • HATAGIMA, Gustavo ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; MORAES, D. Z. . As Práticas de Leitura Literária e a Literatura Infantil no Acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço ? EFES: Resultados e Análises Preliminares de um Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária Revista de Cultura e Extensão , v. 14 , p. 45 - 57 , 2015. ISSN: 21756805.
    • OLIVEIRA, G. R. ; REZENDE, Neide Luzia de . Aula de literatura no ensino médio: escombros do texto ou leitura literária? Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 17 , p. 13 - 24 , 2015. ISSN: 19806913.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; SOARES, Mei Hua . Literatura Marginal-periférica e educação literária Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura , v. 13 , p. 109 - 119 , 2011. ISSN: 19808879.
    • SALGUEIRO, M. A. D. ; REZENDE, Neide Luzia de . ENSINO DE LITERATURA: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES (2001-2010)? DLCV (UFPB) , v. 8 , p. 37 - 58 , 2011. ISSN: 16796101.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência Linha d'Agua , v. 23 , p. 47 - 61 , 2010. ISSN: 01033638.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Projeto na Licenciatura: a dupla dimensão Revista MELP (Online) , v. 4 , p. 1 - 8 , 2009. ISSN: 21761736.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Um homem sem profissão: Autobiografia, memórias, diário confessional de Oswald de Andrade. Revista de Letras (São Paulo) , v. 43 , p. 109 - 124 , 2003. ISSN: 01013505.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A presença da cidade em Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade Todas as Letras (São Paulo) , v. 4 , p. 41 - 50 , 2002. ISSN: 15171000.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Livro resenhado: Marta Marín, Lingüística y ensenãnza de la lengua. Buenos Aires: Aiqué, 1999. 303 p. Cadernos de Pesquisa , v. , p. 251 - 252 , 1999. ISSN: .
    • REZENDE, Neide Luzia de . Livro resenhado: Nádia Batella Gotlib, Tarsila do Amaral, a modernista. São Paulo: Editora Senac, 1998. Magma (São Paulo) , v. 6 , p. 117 - 119 , 1999. ISSN: 01046330.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; PASCHOA, A. . Entrevista com Davi Arrigucci Jr. Magma (São Paulo) , v. 4 , p. 11 - 25 , 1997. ISSN: 01046330.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A problematização da alteridade em A Menor mulher do mundo, de Clarice Lispector Quaderni Ibero Americani , v. 81-82 , p. 51 - 58 , 1997. ISSN: .
    • REZENDE, Neide Luzia de . Alguns procedimentos técnico-narrativos das primeiras experiências literárias de Mário de Andrade Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 42 , p. 191 - 198 , 1997. ISSN: 00203874.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A problematização da alteridade no conto 'A menor mulher do mundo', de Clarice Lispector Magma (São Paulo) , v. 3 , p. 37 - 44 , 1996. ISSN: 01046330.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Introdução: trajetória de um grupo de pesquisa. Literatura e ensino: pesquisas e perspectivas didáticas, v. , p. 9 - 22, 2021.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Da abordagem técnica para a leitura literária: questões de didática da literatura. Ensino da literatura no contexto contemporâneo, v. , p. 75 - 96, 2021.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Chère Annie. Autobiographies de chercheur·se·s, lecteur·ice·s, scripteur·ice·s, v. , p. 355 - 389, 2019.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; OLIVEIRA, G. R. . Leituras literárias em grupo:experiências, desafios e objetivos. Literatura, leitura e educação, v. , p. 231 - 256, 2017.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . A dimensão de formação na literatura infantil. Bibliotecas, leitores, formação de professores, v. , p. 109 - 118, 2017.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Tempo e ritmo nas atividades escolares de linguagem. Professor de Português: como se forma, trabalha e entende sua prática, v. , p. 113 - 125, 2015.
    • OLIVEIRA, G. R. ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Lieux et temps de pratiques de lecture de jeunes lecteurs à São Paulo. Les temps et les lieux de la lectures, v. , p. 87 - 116, 2015.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A percepção de escola em narrativas de Machado de Assis, Oswald de Andrade e Graciliano Ramos. (Auto)Biografia, Literatura e História, v. , p. 280 - 296, 2014.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A formação do leitor na escola pública brasileira: um jargão ou um ideal?. Memórias da Borborema 4 - Discutindo a literatura e seu ensino, v. 4, p. 37 - 54, 2014.
    • REZENDE, Neide Luzia de . O ensino de literatura e a leitura literária. Leitura de literatura na escola, v. , p. 99 - 112, 2013.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Prefácio. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábito de leitura e prática de ensino, v. 1, p. 13 - 20, 2013.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Apresentação ao leitor brasileiro. Leitura subjetiva e ensino de literatura, v. 1, p. 7 - 18, 2013.
    • REZENDE, Neide Luzia de . "Um filme falado" problematiza a História. Cinema e Contemporaneidade, v. , p. 107 - 122, 2012.
    • Gláucia Maria Bastos MARQUES ; SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa ; REZENDE, Neide Luzia de . O professor leitor: implicações na prática docente. Ensino de Língua Portuguesa: entre documentos, discursos e práticas, v. , p. 179 - 192, 2012.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Gêneros confessionais. Literatura infantil em gêneros, v. , p. 78 - 89, 2012.
    • REZENDE, Neide Luzia de . O ideal de formação pela literatura em conflito com as práticas de leitura contemporâneas. Literatura, crítica, leitura, v. , p. 275 - 293, 2011.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Leitura literária na escola: para além da ficção midiática. Licenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagem., v. v.1, p. - , 2009.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; FREDERICO, Enid Yatsuda ; MACHADO, Maria Zélia Versiani . Conhecimentos de Literatura. Linguagens, códigos e suas tecnologias, v. 1, p. 49 - 86, 2006.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Sobre o Modernismo. Jornal de Resenhas, v. 3, p. 2434 - 2434, 2002.
    • REZENDE, Neide Luzia de . As implicações das modalidades narrativas ficcionais para o ensino. LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES TÉCNICAS, ÉTICAS E ESTÉTICAS, v. , p. 151 - 167, 2006.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; PASCHOA, A. . Entrevista. Outros achados e perdidos, v. , p. 341 - 374, 1999.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; ARIAS, A. . Coronación: les élements symboliques. Littérature latino-américaine d'aujourd'hui, v. , p. - , 1980.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Ensinar Literatura. Entrevista com Neide Luzia de Rezende . Sepé , Porto Alegre - RS , 28 mai. 2020.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Literatura - Desafios para o professor . Na Ponta do Lápis , CENPEC - São Paulo , 21 jul. 2017.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Oswald, as mulheres e seu tempo . Globolivros , , 11 jul. 2011.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Sobre vanguardas e periferias . Época , São Paulo , 17 set. 2007.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Testes de Literatura Brasileira . Guia do Estudante Especial - Editora Abril , São Paulo , 30 dez. 1900.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A ficção juvenil contemporânea e o mercado escolar . D.O. Leitura , São Paulo , 07 jul. 2002.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Sobre o Modernismo . Jornal de Resenhas - Folha de S. Paulo , São Paulo , 13 jul. 2002.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Um mergulho no abismo - Livro resenhado: Thomas Bernhard, Perturbação. (Trad. Hans Peter Welper e José Laurenio de Melo). Rio de Janeiro: Rocco, 1999. 234 p. . Jornal da Tarde , São Paulo , 22 nov. 1999.
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; RODELLA, Gabriela ; SOARES, S. V. . Les souvenirs des lectures des étudiants de Lettres comme dispositif pour réfléchir sur l?enseignement de la littérature à l'école primaire et au secondaire. In: 20es Rencontres des Chercheurs et Chercheuses en Didactique de la Littérature , 2019 , Rennes. Actes des Rencontres 20es Rencontres des Chercheurs et Chercheuses en Didactique de la Littérature. : , 2019.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Literatura na escola: a questão do valor na ficção voltada para crianças e jovens. In: I Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia , 2014 , Belém. I Simpósio de Literatura Infantojuvenil e formação de leitor na amazônia. Belém : UFPA, 2014. p. 16 - 24.
    • GALLIAN, Claudia V. ; REZENDE, Neide Luzia de . O que é um bom professor: a perspectiva dos alunos na formação inicial. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formaçãode Professores , 2011 , Águas de Lindoia. Livro de Resumos. : , 2011. p. 186 - .
    • REZENDE, Neide Luzia de ; TINOCO, Robson Coelho . DIDÁTICA DA DIMENSÃO ESTÉTICA DA LEITURA. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2012 , Maringá. Caderno de Resumos. : , 2012.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; ARANTES, P. . Diálogos Antropofágicos. In: Diálogos Antropofágicos com Neide Luzia de Rezende e Paulo Arantes , 2011 , São Paulo. Diálogos Antropofágicos com Neide Luzia de Rezende e Paulo Arantes. : , 2011.
    • CITELLI, A. O. ; RAMOS, P. E. ; REZENDE, Neide Luzia de . Outras linguagens na aula de Língua Portuguesa. In: IX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , 2010 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2010.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; TINOCO, Robson Coelho . Leitura, escola e recepção dialógica: ler o mundo nas (inter)representações sócio-estéticas das novas linguagens. In: I SIELP - I Simpósito Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , 2011 , Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia : UFU - ILEEL, 2011. p. 95 - 95.
    • REZENDE, Neide Luzia de ; TINOCO, Robson Coelho ; MAZANATTI, V. L. . O aluno e o professor: literatura e formação. In: IX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , 2010 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2010.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A literatura na escola diante das novas práticas culturais e dos novos paradigmas de ensino. In: XII SILEL Simpósio Nacional de Letras e Linguística II Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2009 , Uberlândia. Resumo das Comunicações do XII SILEL. : , 2009.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Tempo e Experiência na Leitura Literária. In: 1o. CIELLI Colóqui Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2010 , Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. : , 2010.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Reflexões sobre o gênero memorial na formação dos professores: interface entre Educação e Letras. In: I Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: letramento e representação , 2006 , São Paulo. Práticas escritas na escola [recurso eletrônico] : letramento e representação Manoel Luiz Gonçalves Corrêa (Org.). : CONVÊNIO CAPES-COFECUB; USP/ Unicamp/ Université Stendhal Grenoble 3 (FR), 2005.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Estágio Supervisionado: algumas reflexões. In: III Colóquio Nacional de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura , 2006 , Currais Novos. Caderno de Resumos - II Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. : , 2006.
    • REZENDE, Neide Luzia de . O memorial no âmbito dos gêneros confessionais. In: II Simpósio Internacional sobre práticas escritas na escola: letramento e representação , 2006 , São Paulo. Práticas escritas na escola: letramento e representação II (Dados eletrônicos). : , 2006. p. 321 - 330.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Memória e diário como gêneros estruturadores da ficção e de composições de si: o caso de Oswald de Andrade. In: II CIPA Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica , 2006 , Salvador. ANAIS II CIPA Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica. : , 2006. p. 1 - 14.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Memória e diário como gêneros estruturadores da ficção e de composição de si: o caso de Oswald de Andrade. In: II CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica , 2006 , Salvador. Anais II CIPA. Salvador : EDUNEB, 2006. p. 181 - 182.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A fição juvenil contemporânea e o mercado escolar. In: VIII Congresso Internacional de Literatura Comparada , 2002 , Belo Horizonte. VIII Congresso Internacional da Abralic. : , 2002.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A contribuição de Oswald de Andrade para a narrativa contemporânea.. In: Congresso Internacional Todas as Letras , 2001 , São Paulo. Congresso Internacional Todas as Letras. : , 2001.
    • REZENDE, Neide Luzia de . Dépendance et littérature en Amérique Latine: Coronación, de José. In: Littérature Latino-Américaine d`aujourd'hui , 1978 , Cerisy-La Salle. Litérature Latino-Américaine d'aujourd'hui. Paris : Editions Cerisy/Union Génerales, 1978.
    • REZENDE, Neide Luzia de . A ficção juvenil e o mercado escolar. In: Mediações - VIII Congresso Internacional ABRALIC 2002 , 2002 , Belo Horizonte. Mediações. Belo Horizonte : ABRALIC, 2002. p. 220 - .
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; SANTOS, D. M. O. . A leitura didática é um conceito didático?. Tocantins : UFT - Universidade Federal do Tocantins , 2020 (Tradução)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; SOARES, S. V. . Reescrita e escrita de invenção. Campinas : Mercado de Letras , 2021 (Tradução)
    • MARTIN, Vima Lia ; REZENDE, Neide Luzia de . Editorial. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. São Paulo : Alamedfa Editorial , 2013 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Autobiografia de leitor e identidade literária. São Paulo : Alameda Editorial , 2013 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Aspectos metodológicos do ensino da literatura. São Paulo : Parábola , 2013 (Tradução)
    • SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa ; BONFIM, M. N. B. ; REZENDE, Neide Luzia de . Apresentação. São Paulo : Humanitas , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ROUXEL, A. ; LANGLADE, G. ; REZENDE, Neide Luzia de . Apresentação ao leitor brasileiro. São Paulo : Alameda Editorial , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • REZENDE, Neide Luzia de . O professor de português e a literatura - relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino. São Paulo : Alameda Editorial , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; OLIVEIRA, G. R. . PRÁTICAS DE LEITURA: QUAIS RUMOS PARA FAVORECER A EXPRESSÃO DO SUJEITO LEITOR?. São Paulo : Fundação Carlos Chagas , 2012 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Apresentação. São Paulo : feusp - EDM - Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A transmissão cultural sitiada: as metamorfoses da cultura comum na escola. São Paulo : Fundação Carlos Chagas , 2009 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; BULGARELLI, M. . ZYGMUNT BAUMAN: ENTREVISTA SOBRE A EDUCAÇÃO. DESAFIOS PEDAGÓGICOS E MODERNIDADE LÍQUIDA. São Paulo : Fundação Carlos Chagas , 2009 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Vãs querelas e verdadeiros objetivos do ensino do ensino de literatura na França. São Paulo : FEUSP , 2007 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; POMPEU, Fernanda . Oswald de Andrade: um homem de profissão. : , 1991 (Roteiro de Vídeo)
    • REZENDE, Neide Luzia de . É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?. São Paulo : Autores Associados , 2006 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Efeitos da concorrência sobre a atividade dos estabelecimentos escolares. São Paulo : Autores Associados , 2005 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A Escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa. São Paulo : Editora autores Associados , 2003 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Apresentação. : , 2001 (Introdução a website)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Relações fecundas entre pesquisa e formação docente: elementos para um programa. São Paulo : Sutores Associados/FCC , 2005 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Pronunciamento Latino-Americano no Fórum Mundial de Educação. Campinas : Editora Autores Associados , 2000 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo!. Campinas : Editora Autores Associados , 2003 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Oswald Andrade - Alma. : Globo , 1990 (Orelha de Livro)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Caderno de Projetos. : , 2001 (Brochura)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Da resignação ao consentimento? Privatização da educação básica e média no Chile. São Paulo : Cadernos de Pesquisa, n.100 , 1997 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Piaget e Vigotsky: novos argumentos para uma controvérsia. São Paulo : Cadernos de Pesquisa, n.105 , 1998 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem. São Paulo : Cadernos de Pesquisa, n.108 , 1999 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. São Paulo : Editora Autores Associados , 2001 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; AMOROSO, M. B. ; MOULIN, N. . O Novecento. in: Giorgio B. SQUAROTTI (org.). Literatura Italiana. Linhas. Problemas. Autores. São Paulo : Nova Stella/Inst. Ital. de Cultura/EDUSP , 1989 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Aborto e anticoncepção na interação da consulta médica: um estudo de caso. In: Albertina de Oliveira Costa (org.). Direitos tardios. Saúde, Sexualidade. São Paulo : FCC/Editora 34 , 1997 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; RODELLA, Gabriela ; ALVES, Maria Claudia Rodrigues . Módulo 1, 2, 3, 4, Literatura. São Paulo : CENP - Coordenadoria de Normas pedagógicas , 2004 (fascículos)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. São Paulo : Cadernos de Pesquisa, n.97 , 1996 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Pontos fortes e fracos dos novos consensos sobre educação. São Paulo : Cadernos de Pesquisa, n.101 , 1997 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Universidade latino-americana: da casela vazia ao cenário socialmente sustentável. São Paulo : Cadernos de Pesquisa, n. 101 , 1997 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . O cenário político e educacional dos anos 90: a nova fragmentação. São Paulo : Cadernos de Pesquisa, n.100 , 1997 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Situação e desafios da pós-graduação na América Latina. São Paulo : Cadernos de Pesquisa, n.105 , 1998 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. São Paulo : Editora Autores Associados , 2001 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Entre o desejo e a norma: a despenalização do aborto no Uruguai, 1934-1938. In: Albertina de Oliveira COSTA (org.). Direitos tardios. Saúde, Sexualidade e reprodução na América Latina. São Paulo : FCC/Editora 34 , 1997 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Prefácio In: Dante ALIGHIERI, A Divina Comédia. Inferno. (Trad. e notas Italo Eugenio Mauro). São Paulo : Editora 34 , 1998 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Os filhos de Jocasta. Porto Alegre : L&PM , 1986 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Joan Miró. A cor dos meus sonhos. São Paulo : Estação Liberdade , 1989 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Dicionário dos estilos arquitetônicos. São Paulo : Martins Fontes , 1994 (Tradução)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Afeto e representação. Para uma psicanálise dos processos cognitivos. São Paulo : Editora 34 , 1998 (Tradução)
    • ROJO, R ; BARBOSA, J ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Assessoria Área de Linguagens (aspectos literários). 2021 (Assessoria)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; FREDERICO, Enid Yatsuda ; MACHADO, Maria Zélia Versiani . Orientações Curriculares para o Ensino Médio. 2006 (Assessoria)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; BARBOSA, J ; ROJO, R . BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Língua Portuguesa. 2018 (Assessoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Revista Brasileira de Literatura Comparada. 2014 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Revista Olh@res. 2012 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Criação & Crítica. 2012 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Programa Municipal de Fomento Cia. Antropofágica. 2012 (Assessoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . 1o. Seminário de Pesquisa sobre Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2012 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Recredenciamento de disciplina de pós-graduação. 2008 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Credenciamento de Disciplina de Pós-Graduação. 2009 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Educação: Teoria e Prática. 2010 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Revista Educação e Pesquisa. 2011 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; MARCELLO, R. . Relatório VI Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da Feusp. 2007 (Relatorio_tecnico)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Revista Educação e Pesquisa. 2011 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Revista Educação e Pesquisa. 2008 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . REvista Educação e Pesquisa - parecer de mérito. 2008 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Programa Municipal de Fomento Cia. Antropofágica (Abaporu). 2011 (Consultoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Reconhecimento de diploma de mestre estrangeiro. 2011 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Feusp. 2010 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Formação de Professores para o Ensino Fundamental: instituições formadoras e seus currículos no Espírito Santo. 2009 (Assessoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer para revista Educação: teoria e prática. 2010 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer para Recredenciamento junto à CERT. 2010 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Comitê Técnico-Científico do II Congresso Nacional das Licenciaturas. 2009 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Feusp. 2009 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer de mérito sobre artigo submetido à apreciação da revista educação e Pesquisa. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Leitura Crítica III: A produção de texto no vestibular da fuvest 2007. 2008 (Assessoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Leitura Crítica II: A produção de texto no vestibular da Fuvest 2007. 2007 (Assessoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer de mérito referente a concessão de estágio remunerado não obrigatório. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer de mérito de projeto de pesquisa inscrito no processo seletivo da FEUSP. 2008 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer de mérito para credenciamento de professor CERT. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Relatório de Atividades para Renovação de Contrato em RDIDP. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Participação na Comissão Científica do Simpósio Internacional Livro Didático: educação e história. 2007 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer sobre relatório final de Iniciação Científica. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer de mérito sobre Concessão de estágio remunerado. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer sobre Artigo Revista Educação e Pesquisa. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Leitura crítica de projeto I: A produção de texto no vestibular da Fuvest 2007. 2007 (Assessoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa Revista da Faculdade de Educação da USP. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer de mérito sobre Estágio remunerado. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer sobre relatório de aluno do Programa Institucional de Iniciação Científica. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer artigo Cadernos de Pesquisa. 2007 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer artigo Educação e Pesquisa. 2005 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer artigo Educação e Pesquisa. 2005 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer artigo Cadernos de Pesquisa. 2006 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Parecer artigo Educação e Pesquisa. 2005 (Parecer)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Relatório de Atividdes para Renovação de Contrato como Professor Assistente MS-2. 2000 (Relatorio_tecnico)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Relatório de Atividdes para Renovação de Contrato em RDIDP. 2002 (Relatorio_tecnico)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Videoconferência PEC-Municípios - Produção de Textos: desenvolvendo a proficiência escritora. 2004 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Consultoria Exame Nacional de Cursos. 2003 (Consultoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Consultoria Exame Nacional de Cursos. 2002 (Consultoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Assessoria PEC-FOR-PROF. 2002 (Assessoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . SAEB - Sistema de Avaliação do Ensino Básico - 1995. 1996 (Consultoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Seleção de livros de literatura para o acervo das bibliotecas das escolas estaduais de 2o. Grau. 1996 (Consultoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Programa Pró-Universitário. 2004 (Assessoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Assessoria PEC-FOR-PROF. 2003 (Assessoria)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Consultoria Sistema de Avaliação do Livro Didático. 1996 (Consultoria)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; OLIVEIRA, G. R. ; SOARES, S. V. . Les souvenirs des lectures des étudiants de Lettres comme dispositif pour réfléchir sur l'enseignement de la littérature à l'école primaire et secondaire. 2019 (Comunicacao)
    • SOUZA, Maria Celeste ; REZENDE, Neide Luzia de . AS PROPRIEDADES DA MÍMESIS VERTIDAS NO ENSINO DA ESCRITA DE NARRATIVAS. 2019 (Simposio)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . O ensino superior e seu desenvolvimento. 2018 (Conferência)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . Avaliação e acreditação das Instituições do Ensino Superior. 2018 (Conferência)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE . A pedagogia e a formação universitária dos profissionais do ensino superior. 2018 (Outra)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; RIOLFI, C. R. ; BARZOTTO, Valdir ; NONATO, S. ; PIETRI, Emerson de . XVII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2018 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; DIAS, Ana Crélia . Literatura na escola: entre o canônico e o não-canônico. 2015 (Simposio)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Por uma abertura da escola pra o texto do leitor. 2014 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A percepção de escola em narrativas de Machado de Assis, Oswald de Andrade e Graciliano Ramos. 2014 (Congresso)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A leitura individual como atividade escolar: por uma didática da leitura subjetiva. 2014 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . O tempo da leitura e o ritmo da escola. 2014 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Elementos de formação na literatura para crianças. 2014 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A formação do leitor na escola pública brasileira: um jargão ou um ideal?. 2013 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Literatura em escola de tempo integral. 2013 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Literatura e escola: a questão do valor na ficção voltada para crianças e jovens. 2013 (Conferência)
    • OLIVEIRA, G. R. ; REZENDE, Neide Luzia de . La lecture littéraire spontanée vs la demande de lecture scolaire chez des licéens à São Paulo. 2014 (Comunicacao)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; OLIVEIRA, G. R. . Une brèche pour la lecture dans l'adversité. 2014 (Comunicacao)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A formação do leitor na escola pública brasileira: um jargão ou um ideal?. 2013 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; SOUZA, Antonio Paulino de ; MORAES, D. Z. . Didática e metodologia de ensino. 2009 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; SALGUEIRO, M. A. D. ; Rita Jover-Faleiros . X Seminário de Metodologia do Ensino de Literatura. 2011 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; ROUXEL, A. ; ANDRADE, Ludmila. T. de . O papel das metodologias para a produção de dados para as pesquisas em linguagem e educação. 2012 (Conferência)
    • GALLIAN, Claudia V. ; REZENDE, Neide Luzia de . O que é um bom professor: a perspectiva dos alunos na formação inicial. 2011 (Comunicacao)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Concepções de Leitura. 2011 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; TINOCO, Robson Coelho . Leitura, escola e recepção dialógica: ler o mundo nas (inter)representações sócio-estéticas das novas linguagens. 2011 (Simposio)
    • REZENDE, Neide Luzia de . O ideal de formação pela literatura em conflito com as práticas contemporâneas. 2009 (Comunicacao)
    • REZENDE, Neide Luzia de . 1º CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4º CELLI - Colóquio de EstudosLinguísticos e Literários. 2010 (Simposio)
    • REZENDE, Neide Luzia de . O que se ensina quando se ensina literatura?. 2010 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Produção textual em situação de heterogeneidade cultural. 2008 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . O ideal de Formação pela Literatura. 2009 (Comunicacao)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A literatura na escola diante das novas práticas culturais e dos novos paradigmas de ensino. 2009 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A literatura na escola diante das novas práticas culturais e dos novos pradigmas de ensino. 2009 (Simposio)
    • REZENDE, Neide Luzia de . O ideal de formação pela literatura em conflito com práticas de leitura contemporâneas. 2009 (Comunicacao)
    • REZENDE, Neide Luzia de . XII SILEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguística. 2009 (Simposio)
    • REZENDE, Neide Luzia de . PCNs e Ensino de Línguas: do papel à sala de aula. 2009 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; LAJOLO, Marisa Philbert . Demandas para o ensino de literatura na escola hoje. 2008 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Ficção juvenil contemporânea e o mercado escolar. 2002 (Simposio)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A sedução do enredo: que literatura para a escola?. 2007 (Congresso)
    • REZENDE, Neide Luzia de . II Feira Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 2005 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . I Encontro de Educadores de Campinas. 2005 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . I Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2002 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de . II Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2003 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de . III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2004 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de . IV Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2005 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; RODELLA, Gabriela . XVII FALE - Fórum Acadêmico de Letras. 2006 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . 11o. Congresso - 2o. Congresso Internacional - IP-PUC. 2006 (Congresso)
    • REZENDE, Neide Luzia de . I Encontro de Docência no Ensino Superior. 2006 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . V Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2006 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de . IV Semana da Educação - Ensinar e Aprender: Formação, Percursos e Projetos. 2006 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . II Simpósio Internacional sobre práticas escritas na escola: letramento e representação. 2006 (Simposio)
    • REZENDE, Neide Luzia de . II CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. 2006 (Congresso)
    • REZENDE, Neide Luzia de . III Colóquio Nacional de Professores de Metodologia de Ensino de Língua. 2006 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Alguns padrões da narrativa contemporânea mediante o estudo da prosa ficcional de Oswald de Andrade. 2001 (Simposio)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Diálogo de Literatura e Outros Sites na Escola. 2001 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Il Modernismo nella letteratura brasiliana. 1996 (Conferência)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Aula pedagógica. 1998 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A Semana de Arte Moderna. 1998 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Revistas acadêmicas: entre o profissionalismo e a militância. 1998 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A ficção juvenil contemporânea e o mercado escolar. 2001 (Seminário)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Dépendance et littérature en Amérique Latine: Coronación, de José Donoso.. 1978 (Comunicacao)
    • REZENDE, Neide Luzia de . O Modernismo e a prosa modernista: Mário e Oswald de Andrade. 1998 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Nosso contexto: reflexões sobre língua e literatura. 1998 (Outra)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; NACKED, W. . Olhar da USP. 2006 TV USP
    • Dominique Lima ; TINOCO, Robson Coelho ; REZENDE, Neide Luzia de . Ler para crer. 2013 Correio Braziliense - revista web
    • REZENDE, Neide Luzia de . Educação: novos paradigmas para o ensino de língua portuguesa. 2014 blogspot
    • REZENDE, Neide Luzia de ; SOUZA, Maria Celeste ; RUSSO, Loreta ; SOARES, Mei Hua ; SANTOS, Priscila . Abrace uma Carreira. 2016 Rádio e Web
    • REZENDE, Neide Luzia de ; DOMINGUES, C. ; DEBUS, Eliane . Entre livros e leituras: pelas dobras da leitura literária na Educação Básica. 2017 web
    • REZENDE, Neide Luzia de . ?Diálogos na USP ? Os Temas da Atualidade?.. 2017 rádio e web
    • REZENDE, NEIDE . Escritoras criticam lista do vestibular da usp só com livros de mulheres. 2023 Folha de São Paulo
    • REZENDE, Neide Luzia de ; BARZOTTO, Valdir ; BELINTANE, Claudemir ; SIQUEIRA, Idméa Semeghini . II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2003 (Faculdade de Educação da USP)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; BARZOTTO, Valdir ; RIOLFI, Claudia Rosa ; BELINTANE, Claudemir ; SIQUEIRA, Idméa Semeghini . III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2004 (USP)
    • BELINTANE, Claudemir ; REZENDE, Neide Luzia de ; SIQUEIRA, Idméa Semeghini ; RIOLFI, Claudia Rosa ; BARZOTTO, Valdir . IV Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2005 (USP)
    • BEZERRA, M. A. ; RAFAEL, E. L. ; REZENDE, Neide Luzia de ; PIETRI, E. ; BELINTANE, Claudemir . IV Colóquio de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. 2007 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; BELINTANE, Claudemir ; RIOLFI, Claudia Rosa ; SEMEGHINISIQUEIRA, Idméa ; PIETRI, E. ; BARZOTTO, Valdir . VI Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Encontros com Jean Verrier. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Encontro com Ligia Chiappini. 2006 (Universidade de São Paulo)
    • GHANEN, E. ; REZENDE, Neide Luzia de . VI Semana de Educação - Identidade e Diversidade. 2008 (Faculdade de Educação USP)
    • SCHAPOCHNIK, N. ; REZENDE, Neide Luzia de . Monteiro Lobato: dentro da história, dentro da escola. 2008 (Universidde de São Paulo)
    • PIETRI, E. ; BARZOTTO, Valdir Heitor ; SIQUEIRA, Idméa Semeghini ; REZENDE, Neide Luzia de ; RIOLFI, Claudia Rosa ; SANTOS, S. Nonato G. . VII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2008 (FEUSP)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; SANTOS, S. Nonato G. ; BARZOTTO, Valdir Heitor ; RIOLFI, Claudia Rosa ; ALVES, Maria Claudia Rodrigues ; BELINTANE, Claudemir ; SIQUEIRA, Idméa Semeghini ; PIETRI, E. . IX SMELP - IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2010 (Faculdade Educação - FEUSP)
    • DIAS, Maria Heloísa M. ; PITERI, Sonia Helena de O. ; REZENDE, Neide Luzia de . I simpósio sobre ensino de línguas e ensino de literatura "Texturas do Saber". 2010 (Unesp)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; SALGUEIRO, M. A. D. ; Rita Jover-Faleiros . I Jornada de Literatura e Educação. 2012 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • RIZZI, Maria Christina ; Rosely Figaro ; REZENDE, Neide Luzia de . IV Jornada das Licenciaturas da USP. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; emerson de pietri ; FERNANDES, Isabel G. ; BARZOTTO, Valdir H. . Diálogos entre Linguagens, Educação e Formação de Professores. 2012 ()
    • REZENDE, Neide Luzia de ; SIQUEIRA, Idméa Semeghini ; BARZOTTO, Valdir . XII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2013 (Faculdade de Educação da USP)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; BARZOTTO, Valdir ; SANTOS, S. Nonato G. ; SIQUEIRA, Idméa Semeghini ; PIETRI, E. ; RIOLFI, Claudia Rosa . XIII SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • Rita Jover-Faleiros ; SALGUEIRO, M. A. D. ; REZENDE, Neide Luzia de . II Jornada de Literatura e Educação. 2014 (UNIFESP)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; ALFREDO, M. ; ISSAC, A. M. . II Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa do Libolo. 2017 (Biblioteca Maria Carolina)
    • SOUZA, Maria Celeste ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE . I Colóquio Linguagens na Educação. 2017 (Secretaria da Educação de Franco da Rocha)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; XYPAS, C. . II SIMPÓSIO da RIEAS: CLARIFICAÇÃO EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA DAS PESQUISAS. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; CAMUNDA, B. ; AFONSO, José . I Encontro Internacional de Pedagogia. 2018 (Escola Superior Pedagógica do Namibe)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; BARZOTTO, Valdir ; RIOLFI, Claudia Rosa ; NONATO, S. ; PIETRI, Emerson de . XVII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2018 (Faculdade de Educação USP)
    • PIETRI, Emerson de ; RIOLFI, Claudia Rosa ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; NANCI, K. A. F. . XVIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP. 2019 (Faculdade de Educação da USP)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; ALONSO, Claudia Rodrigues ; SOUZA, Maria Celeste . III Colóquio Linguagens na Educação / XXXI Semana da Educação Paulo Freire. 2019 (Prefeitura de Santos - Secretaria de Educação)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; LEITE, M. S. . II Colóquio Linguagens na Educação. 2018 (Secretaria Municipal de Educação da Praia Grande)
    • REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; OLIVEIRA, G. R. ; Rita Jover-Faleiros ; ANNIBAL, S. F. ; MEDEIROS, V. L. C. ; SOARES, S. V. . V JORNADA DE LITERATURA E EDUCAÇÃO. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • PIETRI, Emerson de ; REZENDE, NEIDE LUZIA DE ; BARZOTTO, Valdir ; RIOLFI, C. R. ; NONATO, S. . XXII SMELP. 2023 (Faculdade de Educação da USP)
    • REZENDE, Neide Luzia de . VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2009 (USP)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Curso sobre Sagarana, no âmbito do curso monográfico sobre Guimarães Rosa sob responsabilidade da professora Giulia Lanciani. 1996 (Terza Università de Roma)
    • REZENDE, Neide Luzia de . A contribuição de Oswald de Andrade para a narrativa contemporânea. 2001 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Pró-Uni Programa de Reforço Escolar para o Ensino Médio. 2004 (Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; NEMI NETO, Joao ; FECHIO, Rosana . Minicurso de língua materna. 2005 (Universidade de São Paulo)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; DIETZSCH, Mary Julia . Curso de Verão. 2000 (USP)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; FINAZZI-AGRO, E. . Sul Modernismo Brasiliano. 1996 (Università La Sapienza)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; RODELLA, Gabriela . Projetos sobre Literatura Brasileira. 2006 (USP)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; MORAES, Amaury Cesar ; OLIVEIRA, G. R. ; SOARES, Mei Hua ; oliveira, sandra ferreira ; lima, sandra ; cipolini, arlete ; BULGARELLI, M. . LEITURAS NA ESCOLA (1): DIMENSÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; SAMPAIO (Maria Imaculada) ; SABADINI (Aparecida A.) . Psicologia e Educação: queixa escolar e processo de escolarização. 2012 (Secretaria Municipal de Santo André)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Atividades de leitura e de escrita como expressão da subjetividade. 2017 (Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT)
    • REZENDE, Neide Luzia de ; REIS, M. G. M. . As práticas teatrais e o texto dramático na formação docente: reflexão e ação. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • LEITE, M. S. ; REZENDE, Neide Luzia de . A poesia na escola: uma formação para professores. 2019 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (USP))
    • GUIMARAES, A. F. ; REZENDE, Neide Luzia de . Leituras literárias e práticas de escrita na escola: dimensões teóricas e práticas. 2018 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (USP))
    • REZENDE, Neide Luzia de ; OLIVEIRA, G. R. ; SOARES, Mei Hua ; Leonaldo Batista dos Santos ; oliveira, sandra ferreira ; lima, sandra ; cipolini, arlete . Leituras na escola (2): Dimensões teóricas e práticas. 2010 (FEUSP)
    • REZENDE, Neide Luzia de . Relatório Procad - Missão de Trabalho Pau dos Ferros. 2011
    • REZENDE, Neide Luzia de ; ANDRADE, Maria Lúcia V de Oliveira ; BARZOTTO, Valdir Heitor . Literatura. 2004 (Apostilas)
    • Nome do projeto: Website da disciplina Metodologia do Ensino de LP (2002 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , RODELLA, Gabriela , MONTI, Tony .
      Descrição: Projeto financiado pela pró-reitoria de graduação, destinado à publicação de trabalhos de curso dos alunos da licenciatura, em forma de projetos e relatórios.Visa a oferecer material didático de apoio a professores em geral.
    • Nome do projeto: Ensino de Literatura e leitura literária: por uma mudança de paradigmas no ensino (2000 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , OLIVEIRA, G. R. , Alessandra Maria Moreira Gimenes , GUIMARAES, A. F. , SOUZA, M. C. , ICHILEVICI, V. , FRANCIS, D. , SANTOS, D. M. O. , SILVA, M. R. , SOARES, S. V. , GUERRA, R. , OLIVEIRA, J. , PANTALENA, Raquel , SILVA, R. M. , CAMPANHOLO, P. O. , LODETTI, V. Y. .
      Descrição: Retomar a discussão sobre o conceito de literatura e suas implicação no ensino de literatura.Conhecer melhor as teorias sobre a articulação das diferentes manifestações culturais, tanto num plano nacional quanto local, para repensar a apropriação dessas manifestações no ensino. Atualizar e aprofundar o conhecimento dos diferentes sistemas semióticos, buscando entender melhor a especificidade do verbal nesse sistema e em particular da literatura com vistas a potencializar a utilização desses diferentes sistemas no ensino/aprendizagem.Buscar subsídios para entender melhor a relação entre prática social e prática escolar, de modo a preservar a característica de prática social da leitura da literatura e de outras manifestações culturais legítimas, ainda que submetidas à prática escolar.Atualizar e aprofundar a questão teórica e metodológica da história da literatura e de sua instrumentalização no ensino, sobretudo no que se refere à seleção de obras e métodos de abordagem.
    • Nome do projeto: Docência na Educação Básica: Saberes e Representações dos Professores e Alunos de Cursos de Licenciatura (2007 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , PENIN, S. , BARRETTO, E. S. S. , BOTO, C. , MOURA, M. O. .
      Descrição: Esta proposta de investigação constitui um dos estudos que integram o Projeto Temático "Trabalho docente na perspectiva de professores e estudantes da licenciaturas", que, por sua vez, faz parte do Programa de Estudos sobre Representações Sociais. Além de desenvolver parte de pesquisa comum sobre as representações sociais dos estudantes de Licenciatura sobre o trabalho docente, da qual participam 25 universidades do Brasil e do exterior, este projeto amplia o escopo da análise. Toma também como objeto de estudo talntos os saberes propostos nesses cursos, estabelecidos em suas estruturas curriculares e projetos pedagógicos, quanto as representações dos próprios sprofessores dos cursos de licenciatura sobre a formação e a docência, e busca ainda aprofundar questões relativas aos aspectos teórico-metodológicos da abordagem.
    • Nome do projeto: Disciplinas da licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa: saberes e práticas na formação docente (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , BARZOTTO, Valdir Heitor , BELINTANE, Claudemir , FARIA, Vanessa Fabiola Silva de , RIOLFI, Claudia Rosa , SIQUEIRA, Idméa Semeghini , PIETRI, E. , BONFIM, M. N. B. , SANTOS, S. Nonato G. , SANTOS, Veraluce L. dos , FREITAS, Alessandra Cardozo de , SOUZA, Gilton S. de , SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa , SOUZA, Antonio Paulino de , joão de deus vieira barros , Margarete Fátima Sales e Silva , Débora Trevizo , Divimary Borges , Rita Maria Decarli Bottega , Marcelo Dias , Diego Navarro , Adriana Santos Batista , Daniela Aparecida Eufrásio , Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro , Francisca Maria Soares dos Reis .
      Descrição: Descrição: Esta pesquisa se constitui um contexto de cooperação entre a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN, com vistas à consolidação dos Programas de Pós-Graduação destas últimas, conforme prevê o Edital Procad-NF N 08/ 2008 da CAPES. Tem como objetivo último compreender algumas das representações sobre o que seja a formação do professor de Língua Portuguesa e seu ensino-aprendizagem hoje. Para tal fim, toma como objeto de investigação a disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP), visando a identificar seus traços definidores. Tem como procedimentos adotados e referências teóricas apoio na Etnografia e Análise do Discurso..
    • Nome do projeto: A leitura de jovens em idade escolar (2008 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , SOARES, Mei Hua , OLIVEIRA, G. R. , Leonaldo Batista dos Santos , Vanessa Cristina Cunha , FILANDRA, M. P. .
      Descrição: Afirma-se que o aluno não lê, entretanto sabe-se que o jovem de hoje se encontra em contato com diferentes suportes de informação. Por isso, pergunta-se ?o que lê o aluno??, levando-se em conta esses diferentes suportes e não só o livro impresso, pois cremos que por trás dessa ?constatação? ? o aluno não lê ? existe um pressuposto restritivo: limita-se à leitura de livro impresso a concepção sobre leitura. Nessa pesquisa qualitativa e etnográfica, busca-se entender também qual a natureza das informações e conhecimentos que esses novos/outros suportes permitem, tendo como universo de referência o ensino escolar. Sobre isso, reside uma hipótese: a de que esses novos suportes tanto ?armazenam? informações e conhecimentos de modo fragmentado quanto ?orientam? a uma leitura também fragmentada, o que dá uma impressão de não-leitura. Assim, uma vez que o jovem não lê o que a escola propõe, ele simplesmente ?não lê?. Por outro lado, do ponto de vista do jovem, essa situação parece aumentar o abismo entre a cultura escolar e aquela aparentemente adquirida fora da escola. Portanto, o interesse da pesquisa é investigar o que o jovem frui como cultura, com foco na cultura literária, confrontando-a com a atual cultura escolar, procurando ver se há intersecções e como elas se mostrariam profícuas para o ensino, tendo em vista uma perspectiva contemporânea de formação a ser também discutida a partir de estudos recentes sobre leitura (Langlade e Rouxel, 2004; Rouxel, 1996; Chartier, 2001; Jouve, 2002) e de documentos oficiais. Para proceder a esse cruzamento entre cultura do aluno e cultura escolar (Chervel,1990; Vidal, ), esta será pesquisada por meio da análise dos documentos que a subsidiam, da observação da sala de aula e das entrevistas com os professores. Para a pesquisa de caráter quantitativo, contar-se-á com a participação de alunos do curso de licenciatura, das disciplinas de Metodologia de Língua Portuguesa e Metodologia de Ciências Sociais dos dados de caráter sócio
    • Nome do projeto: Editoria e Atualização da Revista MELP digital (2011 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , SANTOS, S. Nonato G. , emerson de pietri , BARZOTTO, Valdir H. .
      Descrição: Publicação digital da Revista MELP, coordenada pelos professores da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Cada número da revista é coordenado por um professor e estampa trabalhos - projetos, artigos, relatórios - realizados na disciplina. A revista encontra-se no seu 6o. número.
    • Nome do projeto: Memória da Formação de Professores de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de São Paulo: O acervo do EFES - Estágio de Formação do Educador em Serviço (1984-1996) (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , MORAES, D. Z. , HATAGIMA, Gustavo .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar, organizar e catalogar o acervo de documentos do EFES ? Estágio de Formação do Educador em Serviço, de modo a inserir na memória da universidade um projeto pioneiro de formação de professores realizado no curso de Letras. O acervo está depositado na FEUSP, junto à disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sob a responsabilidade da professora Neide Luzia de Rezende, e se refere às atividades do grupo de professores universitários e do ensino fundamental e médio, envolvidos no Projeto do EFES. Esse projeto se organizou como um programa de formação-pesquisa mantido pela linha ?Literatura e Educação?, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, liderado pela Profa. Dra. Ligia Chiappini M. Leite, entre os anos de l984 e l996. O Estágio de Formação do Educador em Serviço foi concebido como uma proposta de intervenção na rede de ensino, com o intuito de aproximar a pesquisa acadêmica da prática docente. Passou por três fases, desde a criação de grupos de estudos de teorias, até a implementação de convênios, assessorias nos Programas estaduais e municipais de Formação de Professores. Entre l992 e l996, o grupo produziu uma grande pesquisa de campo, buscando compreender as práticas de leitura de textos e escrita em escolas públicas e uma particular de São Paulo. O acervo compreende: atas de reuniões, projetos enviados às agências de pesquisa, documentos sobre as assessorias e convênios, documentação do Projeto financiado pelo CNPq e pela Fapesp," A Circulação de Textos na Escola", diários de campos das observações realizadas pelos pesquisadores. O estudo dos documentos produzidos no âmbito do EFES tem a função de resgatar um momento crucial da história da disciplina escolar de Língua e Literatura, em que se verifica uma série de apropriações de saberes universitários no meio escolar, além de ser o momento de estruturação e delimitação do campo de pesquisa e de atuação da área de metodologia d
    • Nome do projeto: Blog de Literatura Infantil (2012 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de .
      Descrição: Os textos publicados neste blog foram escritos pela turma do 1º. Semestre de 2012 da disciplina Texto e imagem: a literatura infantil na escola, do curso de Pedagogia da FEUSP. As resenhas, solicitadas como trabalho da disciplina, experimentaram várias versões; elaboradas e reelaboradas pelos autores, foram editadas por esta professora. http://literaturaparacriancas.wordpress.com/.O blog continuará a ser alimentado pelas produções dos alunos de 2013 da mesma disciplina.
    • Nome do projeto: Aprender e ensinar a diversidade por meio da leitura literária como força transformadora da comunidade (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , PIERUCCINI, I. , NASCIMENTO, I. S. , COSTA, R. Y. A. , LOPES, R. M. M. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo fortalecer ações de mediação de leitura literária já desenvolvidas na comunidade e em escolas pelos ?Escritureiros?, grupo de jovens agentes mediadores de leitura vinculados à Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, contribuindo para sua sistematização na forma de metodologias sociais compartilháveis e replicáveis por outros grupos. A biblioteca foi instalada em 2008 no bairro Colônia, Parelheiros (extremo sul de São Paulo), pelo Ibeac (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário). Além de fortalecer ações já existentes, o projeto contribuirá para a criação e o desenvolvimento de novas iniciativas na comunidade e nas escolas envolvidas, como ainda se propõe a coletar subsídios advindos da formação leitora comunitária para a reflexão e a proposição na área de formação de professores leitores e mediadores de leitura na educação básica. Propõe a integração interdisciplinar entre duas grandes áreas da educação ? Políticas Públicas, Gestão e Estrutura da Escola e Metodologia e Didática, por meio de uma parceria entre dois departamentos da FEUSP (Faculdade de Educação): os departamentos de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) e Metodologia do Ensino e Educação Comparada (EDM), ambos da FEUSP, representados respectivamente pelas docentes Iracema Santos do Nascimento e Neide Luzia de Rezende. Em seu desenvolvimento, contará com a participação de estudantes de graduação vinculados às disciplinas ministradas pelas duas docentes, estudantes de pós-graduação e outros docentes convidados, como também de colaboradores externos. Atualmente, a professora Neide é responsável pelas disciplinas ?Texto e imagem: a literatura infantil na escola? e ?Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa?; a professora Iracema é responsável pelas disciplinas ?Relações de Gênero e Educação? e ?Coordenação do Trabalho na Escola?. Como alguns dos pressupostos teóricos que embasam a proposta, destacam-se contribuições advindas dos campos de estudos da Gestão Escolar Democrática, dos Estudos de Gênero, da Sociologia da Leitura, da Didática da Leitura e da Sociologia do Improvável. Em termos de atividades diretas na comunidade, serão realizadas: - oficinas de mediação de leitura para professores de 5 unidades escolares com as quais a bibliotecária comunitária já tem parceria; - oficinas de gênero (questões das mulheres, identidade de gênero e orientação sexual) para professores e estudantes (temas demandados pelas escolas aos jovens mediadores); - participação na organização da Felipa (Feira Literária de Parelheiros). O desenvolvimento de tais comunidades exige formação compartilhada entre os estudantes de graduação da USP e os jovens mediadores da comunidade, o que está previsto na proposta. O registro e a sistematização dos trabalhos são necessários não só pela exigência do edital, como pelo compromisso de oferecer a outros grupos interessados as metodologias geradas. O projeto possui grande potencial de replicação, pois a biblioteca comunitária em questão integra uma rede regional de bibliotecas comunitárias e escolares (região metropolitana de São Paulo), denominada LiteraSampa, que, por sua vez, faz parte de uma articulação nacional, a RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias), em conexão com diversos países na América Latina. Além disso, faz parte da proposta a sistematização das metodologias desenvolvidas para que possam ser compartilhadas com outros grupos interessados em replicá-las em seus locais, com as adaptações necessárias a seus contextos. No campo de articulações acadêmicas, o projeto ainda integrará as ações da RIEAS (Rede Interinstitucional sobre Êxito Escolar e Ascenção Social), da qual as docentes Neide e Iracema fazem parte. Convém destacar que o grupo local envolvido, os Escritureiros, já recebeu algumas premiações, dentre elas o Prêmio Viva a Leitura (Ministério da Cultura, 2015
    • Nome do projeto: Textos autobiográficos de leitores (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , OLIVEIRA, G. R. .
      Descrição: Este projeto é desenvolvido junto com o projeto Memórias de Leitura, coordenado pela profa. Dra. Gabriela Rodella de Oliveira, da Universidade Federal do Sul da Bahia, iniciado no câmpus Teixeira de Freitas e agora com continuidade em Porto Seguro. Neste recorte, coordenado pela profa. Dra. Neide Luzia de Rezende, parte-se de um corpus já constituído de textos autobiográficos de leitor coletados de 2012 a 2017 junto a estudantes da Pedagogia na Faculdade de Educação e de Licenciatura em Letras na Universidade de São Paulo (FE-USP), e de 2016 a 2017. O presente projeto pretende construir categorias para identificar aspectos da formação desses leitores em seu ambiente familiar, na escola básica e no ensino superior. A coleta tem continuidade quando esta professora ministra suas disciplinas na Licenciatura (alunos de Letras) e na Pedagogia (disciplina optativa sobre literatura para crianças).
    • Nome do projeto: Aprender e ensinar a diversidade por meio da leitura literária como força transformadora da comunidade (2018 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , PIERUCCINI, I. , NASCIMENTO, I. S. , PERROTTI, E .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo fortalecer ações de mediação de leitura literária já desenvolvidas na comunidade e em escolas pelos ?Escritureiros?, grupo de jovens agentes mediadores de leitura vinculados à Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, contribuindo para sua sistematização na forma de metodologias sociais compartilháveis e replicáveis por outros grupos. A biblioteca foi instalada em 2008 no bairro Colônia, Parelheiros (extremo sul de São Paulo), pelo Ibeac (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário). Além de fortalecer ações já existentes, o projeto contribuirá para a criação e o desenvolvimento de novas iniciativas na comunidade e nas escolas envolvidas, como ainda se propõe a coletar subsídios advindos da formação leitora comunitária para a reflexão e a proposição na área de formação de professores leitores e mediadores de leitura na educação básica. Propõe a integração interdisciplinar entre duas grandes áreas da educação ? Políticas Públicas, Gestão e Estrutura da Escola e Metodologia e Didática, por meio de uma parceria entre dois departamentos da FEUSP (Faculdade de Educação): os departamentos de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) e Metodologia do Ensino e Educação Comparada (EDM), ambos da FEUSP, representados respectivamente pelas docentes Iracema Santos do Nascimento e Neide Luzia de Rezende. Em seu desenvolvimento, contará com a participação de estudantes de graduação vinculados às disciplinas ministradas pelas duas docentes, estudantes de pós-graduação e outros docentes convidados, como também de colaboradores externos. Atualmente, a professora Neide é responsável pelas disciplinas ?Texto e imagem: a literatura infantil na escola? e ?Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa?; a professora Iracema é responsável pelas disciplinas ?Relações de Gênero e Educação? e ?Coordenação do Trabalho na Escola?.
    • Nome do projeto: Aprender e ensinar a diversidade por meio da leitura literária como força transformadora da comunidade (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , PIERUCCINI, I. , NASCIMENTO, I. S. , PERROTTI, E , LOPES, R. M. M. .
      Descrição: Este projeto amplia o escopo de atuação da proposta desenvolvida com apoio do Aprender 1, quando foi realizado junto a escolas estaduais de Parelheiros, em parceria com a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura. A partir dessa experiência, na fase 2 pretendemos ampliar o trabalho para o distrito do Campo Limpo, onde já temos manifestação de interesse por parte de 24 unidades escolares da rede municipal. Tem como objetivo principal contribuir para a promoção da leitura literária e de sua mediação com foco em diversidade humana nas escolas e em seus territórios, fortalecendo iniciativas já existentes e apoiando a implementação de ações nas unidades que queiram dar início a esse tipo de trabalho. Propõe integração entre as áreas da Educação e da Biblioteconomia. Contará com a participação de estudantes de graduação (Biblioteconomia e Pedagogia) e pós-graduação de duas unidades (FEUSP e ECA). Dará continuidade às ações em Parelheiros, dessa vez acompanhando o desenvolvimento da Sala de Leitura na EE Ernestino Lopes da Silva, cuja instalação inicial se deu na fase 1. Ampliará significativamente seu campo de atuação pelo envolvimento de 24 unidades escolares municipais. Tais unidades também indicaram a existência de potenciais parceiros locais na execução do projeto, como bibliotecas públicas e comunitárias, saraus, fábrica de cultura, além de artistas e educadoras(es) sociais. A partir do eixo estruturante (leitura literária e diversidade), serão realizadas como atividades diretas na comunidade: - formação de professores sobre mediação no ensino da leitura literária;- formação de mediadores de leitura que atuam em espaços não escolares; - oficinas sobre constituição de acervos literários com foco em diversidade; - apoio à realização da VII Felizs (Feira Literária da Zona Sul);- apoio à constituição inicial de acervos literários em uma escola;- acompanhamento da implantação e consolidação da Sala de Leitura da EE Ernestino Lopes da Silva (Parelheiros).
    • Nome do projeto: A Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascenção Social (RIEAS) (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REZENDE, Neide Luzia de , OLIVEIRA, G. R. , TORRES, B. , XYPAS, C. , GAMA, R. P. , PINHEIRO, R. A. .
      Descrição: A Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascenção Social (RIEAS) surge com a proposta de reunir pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento que assumam como objeto de estudo e pesquisa o êxito escolar, empoderamento e ascensão social pelos estudos de pessoas de origem popular, a partir de diferentes encaminhamentos teóricos e/ou metodológicos. Portanto, nasce com acentuado enfoque interdisciplinar na medida em que as pesquisas produtos dos integrantes da RIEAS, por diferentes caminhos, dialogam entre si quando se fizer oportuno, mas que reconhece como legitimo os heterogêneos encaminhamentos de análise, singulares abordagens e seus decorrentes resultados, desde que mantenham em seus percursos metodológicos e construção analítica o rigor cientifico necessário para se constituírem em contribuição cientifica com o objetivo de enriquecer o entendimento do objeto em questão, qual seja, êxito escolar, empoderamento e ascensão social pelos estudos de pessoas de origem popular.
  • Outras produções técnicas: 4
    • REZENDE, Neide Luzia de . Oswald: um homem de profissão. 1990 - Pesquisa e roteiro de vídeo
    • REZENDE, Neide Luzia de . III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - Literatura e Escola: Formação de Professores - Literatura no Ensino Médio: Experiência no Pró-Universitário. 2004 - Minicurso
    • REZENDE, Neide Luzia de . II Semana da Educação - Alfabetização, Biblioteca e Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2004 - Coordenação de sessão
    • REZENDE, Neide Luzia de . Oficina Cultural Oswald de Andrade. 1990 - Coordenação de pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Instituto de Ensino Superior Senador Fláquer:
      • Tipo de vínculo: Outro (1987 - 1989 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Fundação Armando Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Outro (1989 - 1990 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Centro Hispano Brasileiro de Cultura Faculdade Ibero Americana:
      • Tipo de vínculo: Outro (1993 - 1993 ).
        Outras informações: Professor Responsável (provisório)
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro (1993 - 1993 ).
        Outras informações: Professor Auxiliar de Ensino
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1998 - Atual ).
        Outras informações: De maio de 1998 a maio de 2003, o enquadramento funcional era de Professor Mestre.
        Outras informações: Professor doutor
    • Fundação Carlos Chagas:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Linha d' Água:
      • Tipo de vínculo: Livre (1985 - 1986 ).
        Outras informações: Revista da Associação de Professores de Língua e Literatura - APLL
    • Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas):
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1995 ).
        Outras informações: Editora Assistente
    • Magma (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2000 ).
        Outras informações: Revista dos alunos de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH-USP)
    • Revista MELP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Revista da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP. O primeiro número foi publicado impresso, sendo que os números seguintes em formato digital. Cada núemro da revista é organizado por um dos professores, em sistema de rodízio. A revista é dirigida a alunos de licenciatura e a professores de língua portuguesa. Os trabalhos publicados decorrem de produções textuais (relatórios, projetos, artigos) dos alunos de licenciatura da disciplina.
    • Revista Fronteira Digital:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo. A revista pertence ao Departamento de Letras da Universidade do Estado do Mato Grosso
    • Educação & Docência:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 2179- 6149Membro do Conselho Editorial A revista pertence ao Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista 9UNESP) Julio de Mesquita Filho, Câmpus de S. José do Rio Preto
    • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Disciplina de pós-graduação com carga horária reduzida (12h) - 1 crédito
        Outras informações: Professor Visitante
    • Via Atlântica (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2019 ).
        Outras informações: Editor de número - n. 28 - Dossiê Literatura e Educação
    • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2023 ).
        Outras informações: Assessoria na área de Linguagens, aspectos literários, para formação de professores e revisão do Currículo da Cidade.