Não autenticado |

Paula da Costa Souza

    • Atualmente é Professora Adjunta de ensino superior na Universidade Federal de Alfenas e membro do Grupo de Pesquisa de Estudos Hispânicos. Possui graduação em Letras Português (Bacharelado)/Espanhol (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo, instituição superior onde também realizou os estudos de Mestrado e Doutorado. Foi contemplada pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela agência de fomento CAPES, o que lhe permitiu aprofundar seus estudos e conhecimento de língua catalã na Universitat de Girona (Espanha).

       

      Links:    

    • Estudos da Língua Espanhola: História, Descrição e Ensino
    • Ensino de Espanhol, Formação de professores de espanhol e políticas linguísticas.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • SOUZA, P. C. . A perífrase ir+infinitivo nas gramáticas do português e do catalão Revista de Lexicografía , v. 19 , p. 217 - 232 , 2013. ISSN: 11344539.
    • ALMEIDA, D. M. V. ; SOUZA, P. C. . Marcadores digressivos do espanhol e a preservação da face na interação oral. Múltiplas perspectivas do trabalho de face nos estudos da linguagem, v. 1, p. 185 - 206, 2018.
    • ALMEIDA, D. M. V. ; SILVA, E. R. ; SOUZA, P. C. . Enfoques y metodologías de enseñanza.. Prática de Ensino de Língua Espanhola., v. , p. 1 - 21, 2015.
    • SOUZA, P. C. ; ALMEIDA, D. M. V. . Os conectores para além do texto: propostas de atividades para o Ensino Médio. Formación de profesores de lengua española: una reflexión sobre las prácticas docentes, v. 1, p. 71 - 82, 2013.
    • SOUZA, P. C. . La concordança negativa: contribucions de Bernat Metge. In: XVI Seminario Académico APEC. Horizontes de Brasil. Escenarios, intercambios y diversidad. , 2011 , Barcelona. Horizontes de Brasil ? Escenarios, Intercambios y Diversidad. : , 2011.
    • SOUZA, P. C. . A categoria de aspecto e as perífrases de ir + infinitivo: o catalão e o português. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2008 , São Paulo. Anais do I Simelp. : , 2008.
    • SOUZA, P. C. . ?Reconstrução do panorama histórico catalão e português na Era Filipina por meio da análise de poemas?. In: XVII Fórum Acadêmico de Letras (FALE) , 2006 , São Paulo. Cadernos de Pesquisa na Graduação em Letras. Coletânea de trabalhos apresentados no XVII Fórum Acadêmico de Letras ? FALE. São Paulo : Paulistana, 2006.
    • SOUZA, P. C. . LÍNGUA E RESISTÊNCIA: QUESTÕES E CASOS REPRESENTATIVOS DESTA RELAÇÃO. : , 2023 (artigo de periódico)
    • SOUZA, P. C. . Parecer Ad Hoc Revista Entre Parênteses. 2023 (Parecer)
    • SOUZA, P. C. . Parecer Ad Hoc III COPED. 2022 (Parecer)
    • SOUZA, P. C. . Parecer Revista Estudos Linguísticos e Literários. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. C. . II Colóquio de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (CoPeD). 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. C. . Parecer Ad hoc Revista Trem de Letras. 2021 (Parecer)
    • SOUZA, P. C. . Parecer Ad hoc Revista Intertexto. 2020 (Parecer)
    • Simonis, D. ; SOUZA, P. C. . Língua. Lonely Planet Barcelona. 2011 (Consultoria)
    • Simonis, D. ; SOUZA, P. C. . Language. Lonely Planet Espanha. 2011 (Consultoria)
    • BAO, S. ; SOUZA, P. C. . Language. Lonely Planet Argentina. 2011 (Consultoria)
    • BAO, S. ; Glesson, B. ; SOUZA, P. C. . Language. Lonely Planet Buenos Aires. 2012 (Consultoria)
    • BAO, S. ; SOUZA, P. C. . Language. Lonely Planet México. 2013 (Consultoria)
    • SOUZA, P. C. . Parecer ad hoc para dois artigos científicso da revista Trem de Letras. 2018 (Parecer)
    • MATUI, L. C. ; SOUZA, P. C. . O Papel da Memória Coletiva e Unidade Nacional na Construção da Identidade Latino-americana do Sujeito Brasileiro. 2019 (Congresso)
    • SOUZA, P. C. . Literatura de Cordel. 2013 (Conferência)
    • SOUZA, P. C. . A perífrase ir+infinitivo: um contraste entre o catalão e o português. 2009 (Congresso)
    • SOUZA, P. C. . La concordança negativa: contribucions de Bernat Metge. 2011 (Seminário)
    • SOUZA, P. C. . La perífrasi ir+infinitiu en les gramàtiques del portuguès i del català. 2011 (Congresso)
    • SOUZA, P. C. . A categoria de aspecto e a perífrase ir + infinitivo: o catalão e o português. 2008 (Simposio)
    • SOUZA, P. C. . I Encontro Internacional de Língua, Literatura e História: a Península Ibérica na Era Medieval e Projeções para o século XVI. 2017 (UNIFAL-MG)
    • SOUZA, P. C. ; BRESSAN, V. R. . Encontro Nacional em Saúde, Educação e Justiça: diálogos com o sistema prisional e APAC. 2022 (UNIFAL-MG)
    • RIBEIRO, F. A. ; ALMEIDA, D. M. V. ; SOUZA, P. C. . XI Encuentro de Profesionales del Español de Minas Gerais. VI Seminario APEMG. I Seminario del Grupo de Investigación en Estudios Hispánicos de la UNIFAL-MG. 2014 (Universidade Federal de Alfenas)
    • SOUZA, P. C. . Llengua i cultura catalanes: Nivell I. 2008 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • SOUZA, P. C. . Llengua i cultura catalanes: Nivell I. 2009 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • SOUZA, P. C. . Mini-curso de espanhol. 2008 (Faculdade de Educação)
    • SOUZA, P. C. . Mini-curso de catalão - Nível Elemental. 2010 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • SOUZA, P. C. . Curso de redacción en lengua española. 2013 ()
    • SOUZA, P. C. . Tópicos de gramática histórica española. 2013 (Universidade Federal de Viçosa)
    • SOUZA, P. C. . O catalão no contexto românico: de sua gênese à atualidade. 2008 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • SOUZA, P. C. . Mini curso de Língua catalã. 2013 ()
    • SOUZA, P. C. . Llengua i cultura catalanes: nivell bàsic. 2008 (Extensão)
    • Nome do projeto: Cursinho Preparatório para o ENEM (2013 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, P. C. , RIBEIRO, F. A. , BORGES, R. R. , MARIANO, A. S. .
      Descrição: Descrição: O Cursinho Preparatório para o Enem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG tem como objetivo preparar alunos e egressos do Ensino Médio para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio. Pretende, ainda, preparar jovens e adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, para a realização desse exame com vistas à Certificação de Conclusão do Ensino Médio conforme legislação vigente. A partir de 2012, a Pró-Reitoria de Extensão propôs o realinhamento das atividades do Cursinho, incluindo a participação de docentes da UNIFAL-MG, a fim de redimensiona-lo tendo como eixo as matrizes de referência, propostas pelo Inep, bem como as competências e habilidades de cada matriz de referência, as quais são avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Justifica-se essa reorganização pelo fato de a UNIFAL-MG, desde 2010, a exemplo de outras instituições de ensino superior, ter adotado o Enem como exame de ingresso para os cursos de graduação nos três campi (Alfenas, Poços de Caldas e Varginha). Assim, a reorganização objetiva adequar o cursinho a fim de que possa estar condizente com a estrutura do atual Enem. Dito isso, ressalte-se o fato de serem incluídos, entre os cursistas do Pré-vestibular, o jovem ou o adulto, que não tendo concluído o Ensino Médio, poderão, por meio do Enem, obter também a Certificação de Conclusão do Ensino Médio. À partir, iniciaram-se atividades extracurriculares como plantão de dúvidas e Curso de Redação a Distância, incluindo, gradativamente, objetos de conhecimento que antes não eram abordados no cursinho, vinculados às áreas do conhecimento Filosofia, Sociologia, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação Física e Arte. Tais objetos, ainda que incipientemente, serão abordados durante os seminários e painéis integrados, na realização de redações e mesmo durante as aulas com temáticas afins. Em linhas gerais, o Cursinho Preparatório para o Enem está organizado em consonância com as quatro Matrizes de Referência. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
    • Nome do projeto: AÇÕES DIALÓGICAS NO PRESÍDIO e APAC DE ALFENAS: EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, P. C. , GIROTTO, V. C. , NISHIWAKI, A. R. .
    • Nome do projeto: MINI CURSO DE LÍNGUA CATALÃ : ELS PERIPATÈTICS DE MERLÍ (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, P. C. .
    • Nome do projeto: IMERSÃO LINGUÍSTICO-CULTURAL PORTUGUÊS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, P. C. .
    • Nome do projeto: Programa Ações Dialógicas em Saúde, Educação e Justiça: APAC e sistema prisional (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, P. C. .
    • Nome do projeto: Investigações de aprendizagem em línguas estrangeiras (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, P. C. .
      Descrição: O presente projeto pretende integrar as três bases do saber acadêmico: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Para tanto, abre campos de investigação em pesquisa linguística, especialmente na área de Linguística Aplicada, que se alinham às disciplinas de graduação Seminário de Pesquisa I e, Seminário de Pesquisa II, bem como as optativas Temas Transversais I: conversação em Língua Espanhola e Temas Transversais II: conversação em Língua Espanhola.Articulado, ainda, ao projeto de Extensão Imersão Linguístico-cultural: português e línguas estrangeiras, o presente projeto de pesquisa visa a recolher, categorizar e analisar os dados coletados por meio das atividades desenvolvidas nas duas versões do projeto de Extensão, a saber, em 2019 e 2022. Os referidos dados consistem em relatórios preenchidos pelos participantes dos projetos em forma de relatório aprovado pelo CEP da UNIFAL-MG, conforme CAEE 00857518.0.0000.5142. Os resultados obtidos a partir de diversos trabalhos e propostas de análise são uma forma de contribuir para uma aprendizagem de línguas estrangeiras com mais autonomia e descentralizada da concepção limitante que confere ao conhecimento de uma língua a exclusividade do conhecimento de seu sistema gramatical. Para tanto, privilegia um conceito em que a competência gramatical (ou competência linguística) é, na realidade, uma subcompetência, ao lado de outras, a saber: competência discursiva, competência sociolinguística e competência estatégica. Como objetivo amplo, os trabalhos que se desenvolvem a partir deste projeto devem proporcionar aos discentes a reflexão crítica e a organização do trabalho científico, em seus diversos tipos textuais, especialmente os pertencentes ao gênero acadêmico.
    • Nome do projeto: CinEmoción (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, P. C. , VASCONCELOS, R. N. .
      Descrição: Projeto destinado ao público feminino carcerário da cidade de Alfenas que permite a expressão por meio de cine-debates e oficinas temáticas.
    • Graduacao:
      • Curso: licenciatura em espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Letras Português/Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O pretérito perifrástico do catalão no contexto românico
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universitat de Girona
        Ano de conclusão: 2011
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: professora de espanhol
    • Colégio Nossa Senhora das Graças:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: professor de espanhol
    • Faculdades Integradas Torricelli:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: professor mestre
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: professora de espanhol
    • Universidade Federal de Alfenas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Catalonia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: professora de catalão