Não autenticado |

Andresa Fabiana Batista Guimarães

    • Graduação em Letras (Licenciatura com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP), mestrado e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela FFLCH - Universidade de São Paulo. Pós-doutoranda em Ensino de Literatura, na Faculdade de Educação da USP, sob supervisão da Profa. Dra. Neide Luzia de Rezende. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura, Espanhol e Arte (EBTT) no IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas. Ministrou aulas de Língua Portuguesa e Literatura na Fundação Anglo Brasileira de Educação e Cultura de São Paulo (Saint Paul's British School). Foi educadora no Instituto Acaia onde desenvolveu projetos de leitura com crianças de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Foi supervisora de ensino da Fundação Bradesco, atuando no desenvolvimento de currículo da Educação Básica e na formação de professores. Na área acadêmica, atualmente trabalha com a recepção da literatura no ensino médio (teorias da recepção). No mestrado e doutorado trabalhou com análise crítica dos procedimentos literários comparando-os com as artes plásticas, sobretudo nas obras de José Saramago e Ernesto Sábato. Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa e Literatura para o curso internacional IB (International Baccaleaureate) e IGCSE- Cambridge. Participa do Grupo de Estudos Linguagens na Educação (FEUSP) coordenado pelas Profas. Dras. Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodela de Oliveira. O link para o grupo é: http://linguagensnaeducacao.fe.usp.br/

       

      Links:    

    • GUIMARAES, A. F. B. . José Saramago e as relações interartes Cultura Crítica , v. 1 , p. 63 - , 2010. ISSN: 19810911.
    • GUIMARAES, A. F. B. . Afinal o que é e onde está a periferia? Uma análise dos contextos periféricos e canônico de Sábato e Saramago Revista de Hispanistas , v. , p. - , 2002. ISSN: .
    • GUIMARAES, A. F. B. . Los procesos de referencilidad: la expresion de la realidad en Saramago y la expresion dela irrealidad en Borges . Revista Todas as Letras , São Paulo , . .
    • GUIMARAES, A. F. B. . A recepção da literatura em um contexto bilíngue: uma prática no Ensino Médio. In: Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2016 , SAO PAULO. Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. : , 2016.
    • GUIMARAES, A. F. B. . A Ficção Pós-Moderna: um diálogo entre José Saramago e Valter Hugo Mãe. In: XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC , 2015 , Belém. XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. : , 2015.
    • GUIMARAES, A. F. B. . José Saramago: uma proposta de leitura. In: Congresso Internacional Abralic , 2008 , São Paulo. Tessituras, Interações, Convergências. : , 2008.
    • GUIMARAES, A. F. B. . JOSÉ SARAMAGO: A (RE)CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA E AS RELAÇÕES INTERARTES. In: III CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2014 , Maringá, PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. : , 2014.
    • GUIMARAES, A. F. B. . As relações interartes entre José Saramago e Ernesto Sábato. In: Encontro Regional da ABRALIC , 2007 , São Paulo. Encontro Regional da ABRALIC - Literatura, Artes, Saberes. : , 2007.
    • GUIMARAES, A. F. B. . Análise comparativa de alguns procedimentos literários nos romances Ensaio sobre a Cegueira e Informe sobre Cegueira. In: 1º Encontro de Pós Graduandos do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada , 2005 , São Paulo. Anais do 1º Encontro de Pós Graduandos do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. : , 2005.
    • GUIMARAES, A. F. B. . Ernesto Sábato e o argentino. In: Grupo de Estudos Linguisticos , 2004 , Campinas. Anais do 52º Seminários do Grupo de Estudos Linguisticos. : , 2004.
    • GUIMARAES, A. F. B. . As marcas do surrealismo nos romances Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago e Informe sobre Ciegos de Ernesto Sábato. In: IX Congresso Internacional da Abralic , 2004 , Porto Alegre. Anais do IX Congresso Internacional da Abralic. : , 2004.
    • GUIMARAES, A. F. B. . La internet y la interdiscipliriedad- Una posibilidad de trabajo en las clases de ELE con 50 alumnos o más en el aula. In: XI Seminario de Dificultades Especificas de la Ensenanza del Espanol a Lusohablantes , 2003 , São Paulo. Anais do XI Seminario de Dificultades Especificas de la Ensenanza del Espanol a Lusohablantes. : , 2003.
    • GUIMARAES, A. F. B. . O feminino em José Saramago. In: XI Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 1999 , Presidente Prudente. Anais do XI Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. Presidente Prudente : Unesp, 1999.
    • GUIMARAES, A. F. B. . Los espacios urbanos en la novela Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago e Informe sobre Ciegos de Ernesto Sábato?. In: VI Jornadas de Literatura Comparada , 2003 , Córdoba. Anais das VI Jornadas de Literatura Comparada. : , 2003.
    • GUIMARAES, A. F. B. . A leitura literária e recepção da literatura brasileira em um contexto bilíngue. 2018 (Simposio)
    • GUIMARAES, A. F. B. . O leitor: da teoria literária ao leitor empírico. 2018 (Conferência)
    • GUIMARAES, A. F. B. . O leitor de poesia: da fruição ao olhar analítico. 2018 (Comunicacao)
    • GUIMARAES, A. F. B. . A poesia na sala de aula. 2018 (Simposio)
    • GUIMARAES, A. F. B. . A leitura literária e a recepção da literatura em um contexto bilingue. 2017 (Comunicacao)
    • GUIMARAES, A. F. B. . A leitura literária e a recepção da literatura em língua portuguesa: um olhar para o ensino bilíngue e o contexto socioeconômicoA leitura literária e a recepção da literatura em língua portuguesa: um olhar para o ensino bilíngue e o contexto socioeconômico. 2017 (Comunicacao)
    • GUIMARAES, A. F. B. . A recepção da literatura em um contexto bilíngue: uma prática no Ensino Médio. 2016 (Comunicacao)
    • GUIMARAES, A. F. B. . A ficçao pós-moderna: um diálogo entre José Saramago e Valter Hugo Mãe. 2015 (Comunicacao)
    • GUIMARAES, A. F. B. . O olhar e o feminino em José Saramago. 1999 (Comunicacao)
    • GUIMARAES, A. F. B. . O trabalho e o trabalhador aos olhos de José Saramago. 2011 (Comunicacao)
    • GUIMARAES, A. F. B. . José Saramago: a reconstrução da memória e o diálogo interartes. 2014 (Congresso)
    • GUIMARAES, A. F. B. . Panorama teórico das relações interartes. 2012 (Conferência)
    • GUIMARAES, A. F. B. . As marcas do surrealismo nos romances Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago e Informe sobre Ciegos de Ernesto Sábato. 2003 (Congresso)
    • GUIMARAES, A. F. B. . As relações interartes entre José Saramago e Ernesto Sábato. 2007 (Congresso)
    • GUIMARAES, A. F. B. . José Saramago: uma proposta de leitura. 2008 (Congresso)
    • GUIMARAES, A. F. B. . I Colóquio Linguagens na Educação: O lugar da literatura na educação escolar. 2017 (Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo)
    • GUIMARAES, A. F. B. ; REZENDE, N. L. . Leituras literárias e práticas de escrita na escola: dimensões teóricas e práticas. 2018 (Faculdade de Educação - FEUSP)
    • GUIMARAES, A. F. B. . A importância da literatura na formação do jovem. 2012 (Atitude Terra - Novas Atitudes por um mundo melhor)
    • GUIMARAES, A. F. B. . Trabalhando os gêneros textuais. 2008 (Fundação Bradesco)
    • Nome do projeto: Leituras literárias e práticas de escrita na escola: dimensões teóricas e práticas (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GUIMARAES, A. F. B. , REZENDE, N. L. .
      Descrição: Na perspectiva dos estudos sobre leitura e ensino de literatura, o leitor tornou-se um objeto importante de reflexão teórica. A questão central de toda reflexão sobre a leitura literária é a da liberdade concedida ao leitor pelo texto. Como aponta Compagnon (2012), os estudos recentes da recepção interessaram-se pela maneira como uma obra afeta o leitor, ?um leitor ao mesmo tempo passivo e ativo, pois a paixão do livro é também ação de lê-lo. A análise da recepção visa o efeito produzido no leitor, individual ou coletivo e sua resposta ao texto considerado como estímulo.? (p.145). Desta forma, o objetivo é traçar um panorama dos estudos acerca do leitor, buscando delinear a importância dele para a leitura literária.
    • Nome do projeto: A recepção da literatura brasileira em um contexto bilingue (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUIMARAES, A. F. B. .
      Descrição: Objetivamos, neste projeto, analisar a prática de leitura literária e a recepção da literatura em língua portuguesa (obras literárias de literatura portuguesa e brasileira) dentro de um contexto de leitura em que os alunos foram alfabetizados em língua inglesa e são representantes de um contexto socioeconômico diferenciado.
    • Nome do projeto: Viver a arte: Música, Literatura, Teatro e Dança (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GUIMARAES, A. F. B. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo geral promover experiências estéticas e culturais por meio do estudo das linguagens (música e literatura), teatro e da dança, ampliando o repertório cultural, artístico, político e social da vida dos participantes; e, possibilitando a autorrealização e autovalorização no conjunto grupal das participações.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Instituto Acaia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Desenvolvo projetos de leitura com crianças de 11 a 17 anos da comunidade que fica próxima ao Ceagesp/São Paulo
        Outras informações: Educador
    • Universidade de Coimbra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Estágio doutoral para realização de pesquisa bibliográfica e encontros de discussão científica no Instituto de Língua e literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
        Outras informações: Pesquisador
    • Centro Universitário Campo Limpo Paulista:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Lecionou no curso de Pós-graduação Lato Sensu Docência em Educação Profissional Técnica de Nível médio e em Educação superior com Ênfase em Enfermagem, as seguintes disciplinas: - Metodologia do Ensino de Enfermagem I - Metodologia do Ensino de Enfermagem II - Pesquisa em Educação I
        Outras informações: Professor convidado
    • Faculdade Tecnologia de Carapicuiba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Lecionou, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), a disciplina Comunicação e Expressão.
        Outras informações: Professor Substituto
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação Anglo Brasileira de Educação e Cultura de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2018 ).
        Outras informações: Professor
    • Revista Magma:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professor EBTT Português/Espanhol
    • ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Andresa Fabiana Batista Guimarães foi avaliador(a) do relatório final de iniciação científica intitulado "A INSERÇÃO DA CRIANÇA NA CULTURA INSTITUCIONAL", de autoria do(a) pesquisador(a) Juliana Maria Tozzo, sob a orientação do(a) Prof(a). Dr(a). Marcos Garcia Neira, no Programa Institucional de Iniciação Científica - (vigência: 2017/2018), junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.