Não autenticado |

Fernando Gonçalves Marques

    • Doutorando em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP), com título de mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Experiência em trabalhos de pesquisa e análise de políticas públicas, coordenando a construção e gestão de banco de dados, análise de dados de finanças públicas, surveys e informações estatísticas utilizadas na elaboração de índices e indicadores. Seus interesses principais são avaliação de políticas sociais e finanças públicas. Possui conhecimento avançado de softwares de análise estatística (R, STATA e SPSS).

       

      Links:    

    • RIGOUT, F. ; MARQUES, F. G. . REDE CUCA IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS. : , 2017 . p. ISBN: 9788594370006.
    • MARQUES, F. G. . Por uma auditoria na Administração Pública . Gazeta Mercantil , , 22 abr. 2005.
    • MARQUES, F. G. . Políticas Públicas e Processo Decisório: uma nova interpretação sobre a formação do sistema de saúde brasileiro. In: II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política , 2011 , São Carlos. II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política. : , 2011.
    • MARQUES, F. G. . ?Discretionary transfers from the Federal Government to the Brazilian municipalities: pork barrel or public policies?? Artigo apresentado no Annual Meeting of the Midwest Political Science Association (MPSA), Chicago, IL, USA.. 2018 (Congresso)
    • MARQUES, F. G. . ?Quasi-experimental Impact Assessment: Evaluating Urban Centers of Culture, Art, Science and Sports in Brazil? Artigo apresentado na 13ª European Evaluation Society Biennial Conference.. 2018 (Conferência)
    • MARQUES, F. G. . Assembléia Nacional Constituinte e a política de saúde no Brasil. Artigo apresentado no workshop 'Política e Políticas Públicas' realizado no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. 2010 (Outra)
    • MARQUES, F. G. . Estabilidades e mudanças nas políticas públicas: a formação do SUS na Constituinte de 87/88. Artigo apresentado no Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo. 2011 (Seminário)
    • MARQUES, F. G. . Políticas Públicas e Processo Decisório: uma nova interpretação sobre a formação do sistema de saúde brasileiroArtigo apresentado no II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, São Carlos, SP, Brasil. 2011 (Outra)
    • FERRARI, D. A. ; MARQUES, F. G. . ?Political Causes of the Central Government?s Transfers to States in Brazil: Analyzing Data, 1997-2011?Artigo apresentado com Diogo Ferrari no Annual Meeting of the Midwest Political Science Association (MPSA), Chicago, IL, USA. 2012 (Congresso)
    • MARQUES, F. G. . Health Care Reform: Analyzing the Brazilian Case Poster apresentado no Annual Meeting of the Midwest Political Science Association (MPSA), Chicago, IL, USA. 2013 (Congresso)
    • MARQUES, F. G. . Brazilian Federalism and Public Policies Artigo apresentado no Summer School on Federalism, Regionalism and Public Policies, organizado pelo European Cosortium for Political Research (ECPR), Edinburgh, Scotland, UK. 2010 (Outra)
    • MARQUES, F. G. . A Constituinte e a Universalização do Sistema de Saúde Brasileiro: regras do processo decisório? Artigo apresentado no V Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. 2009 (Seminário)
    • MARQUES, F. G. . 2016C2 - Brazilian Studies - Brazilian Politics and Society. 2016 (Pontifícia Universidade Católica - PUC SP)
    • MARQUES, F. G. . 2016C1 - Brazilian Studies - Brazilian Politics and Society. 2016 (Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: Dicionário de Políticas Públicas Fundap (2010 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, F. G. , MALUF, M. M. , CAVALHEIRO, L. F. M. M. , NOGUEIRA, M. A. , GIOVANNI, G. .
      Descrição: O Dicionário, publicado em forma impressa pela Imprensa Oficial do Estado (1ª Edição) e Editora Vunesp (2ª Edição), conta com mais de 290 verbetes que explicam conceitos relativos a políticas públicas, constituindo-se em um valioso instrumento para a ampliação do campo de estudos e pesquisas sobre o tema.
    • Nome do projeto: Projeto de Reestruturação da Pesquisa de Avaliação dos Serviços prestados no Complexo Médico do Hospital das Clínicas (2013 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, F. G. , ARAUJO, L. C. C. M. N. , LIMA, M. H. C. , COSTA, M. I. S. , CAYRES, A. Z. F. , VIEIRA, J. A. L. , NAGAFUCHI, T. .
      Descrição: A equipe Fundap foi responsável pelo desenho da metodologia de coleta dos dados, elaboração do questionário, definição da estratégia de atuação dos pesquisadores, treinamento dos entrevistadores, supervisão dos trabalhos de campo, fornecimento de solução tecnológica (PDAs), processamento e análise de banco de dados, produção de indicadores e elaboração de relatórios analíticos (336 relatórios). Ao total foram mais de 33 mil pessoas entrevistadas em 12 meses de pesquisa.
    • Nome do projeto: Programa AvaliaSP (2009 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, F. G. , ARAUJO, L. C. C. M. N. , LIMA, M. H. C. , COSTA, M. I. S. , CAYRES, A. Z. F. , CORREIA, B. L. , SHIMURA, M. N. S. , NAGAFUCHI, T. , CARNEIRO, F. O. S. .
      Descrição: O Programa AvaliaSP consiste em desenvolver pesquisas (surveys) que permitam aos gestores públicos avaliar, monitorar e reorientar políticas públicas. O trabalho da Equipe Fundap consiste na definição da metodologia de pesquisa, elaboração da ferramenta de coleta de dados, realização da pesquisa, concepção dos indicadores e produção dos relatórios analíticos. Ao total foram mais de 50 mil entrevistas realizadas nos últimos 5 anos. Principais Clientes: Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério Público do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, dentre outros.
    • Nome do projeto: Busca Ativa do Programa São Paulo Solidário (Fases I e II) (2012 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, F. G. , ARAUJO, L. C. C. M. N. , CAYRES, A. Z. F. , CORREIA, B. L. .
      Descrição: O projeto teve como objetivo a localização das pessoas em condição de extrema pobreza, tendo como referencial o Índice de Pobreza Multidimensional - IPM do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O trabalho da equipe Fundap contemplou o desenho da metodologia, adaptação do questionário, elaboração da estratégia de atuação nos municípios participantes da pesquisa, treinamento dos entrevistadores, supervisão dos trabalhos de campo, fornecimento de solução tecnológica (PDAs), processamento e análise de banco de dados, produção de indicadores e elaboração de relatórios analíticos (538 relatórios). Ao total, mais de um milhão de famílias entrevistadas em 538 municípios do Estado de São Paulo.
    • Nome do projeto: A Assembléia Nacional Constituinte e a Política de Saúde no Brasil (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, F. G. .
      Descrição: O sistema de saúde brasileiro teve início na primeira metade do século XX estruturado em um modelo diretamente vinculado ao sistema previdenciário. Ao longo do tempo, este modelo sofreu ampliações e ajustes incrementais. Entretanto, no final do século XX, passou por uma mudança estrutural. Foi transformado em um serviço público como direito de cidadania a ser garantido, pelo Estado, de forma universal e gratuita. A Assembléia Nacional Constituinte (ANC) de 1987/88 pode ser considerada um momento crucial da decisão por esta reforma. Portanto, esta se torna o ponto chave para a análise da mudança de paradigma na política de saúde. Este trabalho examina a transformação do sistema de saúde brasileiro de um modelo de base contributiva para um modelo universal gratuito, tendo como referência analítica a influência das instituições entendidas aqui como regras do processo decisório, instituições governamentais e políticas anteriores
    • Nome do projeto: Transferências Voluntárias do Governo Federal para os Municípios: barganha política ou políticas públicas? (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, F. G. .
      Descrição: O objetivo da pesquisa é abordar as relações de distribuição de recursos entre os entes federativos brasileiros, de modo a discutir as proposições que a literatura da ciência política apresenta, acerca da lógica que define a distribuição de transferências discricionárias do governo central para os municípios brasileiros, e propondo uma nova maneira de abordar o assunto. Até o momento, as principais contribuições do trabalho foram mostrar que, examinando os dados disponíveis sobre transferências de convênios para os municípios, no período de 2002 a 2012, é possível afirmar que não há indícios de que as transferências sejam direcionadas para um público específico de eleitores, sejam eles os core voters ou os swing voters. Tampouco se pode dizer que as transferências de convênios foram continuamente distribuídas de modo a beneficiar os Prefeitos do mesmo partido do Presidente. Como resultado de testes empíricos, a pesquisa demonstra que, apesar de totalmente ignoradas pelos autores que examinaram as transferências voluntárias para os municípios brasileiros, as regras de contrapartidas estabelecidas nas Leis de Diretrizes Orçamentárias afetam a forma como são distribuídos tais recursos. Por fim, o referido trabalho mostra que as transferências de convênios produziram um efeito de redução na desigualdade de recursos disponíveis para os municípios aplicarem em políticas públicas.
    • Graduacao:
      • Curso: Administração Pública
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fundação do Desenvolvimento Administrativo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2016 ).
        Outras informações: Atuação na área de avaliação de políticas pública. Realiza trabalhos de pesquisa e análise de políticas públicas, coordenando a construção e gestão de banco de dados, análise de dados de finanças públicas, surveys e informações estatísticas utilizadas na elaboração de índices e indicadores
        Outras informações: Técnico em Planejamento e Gestão
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Tutor EAD do curso de especialização Gestão Pública da Unifesp no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
        Outras informações: Tutor
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professor convidado para ministrar aulas no curso "Brazilian Politics and Society".
        Outras informações: Professor
    • PLAN Eval:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2019 ).
        Outras informações: Responsabilidades do Cargo: Coordenar a execução de projetos em andamento e colaborar para a obtenção de novos trabalhos. Responsabilizar-se pela análise dos dados, produção de conteúdo (instrumentos e relatórios), supervisão do trabalho dos pesquisadores e consultores associados. Executar as componentes mais complexas da pesquisa de campo e das revisões documentais. Colaborar na elaboração de propostas técnicas e financeiras, viabilizando a aquisição de novos contratos.
        Outras informações: Coordenador de Avaliação
    • Fundação Getúlio Vargas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador | FGV EESP Clear ? Centro Regional para Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona | http://www.theclearinitiative.org Pesquisador | C-MICRO ? Centro de Estudos em Microeconomia Aplicada | http://cmicro.fgv.br
        Outras informações: Pesquisador - Clear C-Micro EESP