Não autenticado |

Igor Rafael de Paula

    • Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação (FE-USP) da Universidade de São Paulo (USP-SP). Mestre em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH), Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras (FFLCH) da Universidade de São Paulo-SP (USP-SP), bolsista do PPGH-USP, concedida pelo CNPq, membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Didática da Geografia (GEPED), da Faculdade de Educação (FE-USP) e da Rede Latino Americana de Didática em Geografia (REDLADGEO). Professor de Ensino Médio e Ensino Fundamental Anos Finais e Educador Popular. Desde 2018 possui experiência em docência na Educação Básica em escolas públicas e privadas, e em cursinhos populares no município de São Paulo. Possui graduação em Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal-MG), e foi membro do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (Geres) e pesquisador bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais em 2014 e 2016.

       

      Links:    

    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . A conquista: geografia - 9º Ano (Livro do Professor). São Paulo : FTD, 2022 . 288p. ISBN: 9788596035248.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . A conquista: geografia - 9º Ano (Livro do Aluno). São Paulo : FTD, 2022 . 288p. ISBN: 9788596035231.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . A conquista: geografia - 8º Ano (Livro do Professor). São Paulo : FTD, 2022 . 304p. ISBN: 9788596035224.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . A conquista: geografia - 8º Ano (Livro do Aluno). São Paulo : FTD, 2022 . 304p. ISBN: 9788596035217.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . A conquista: geografia - 7º Ano (Livro do Professor). São Paulo : FTD, 2022 . 256p. ISBN: 9788596035200.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . A conquista: geografia - 7º Ano (Livro do Aluno). São Paulo : FTD, 2022 . 256p. ISBN: 9788596035194.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . A conquista: geografia - 6º Ano (Livro do Professor). São Paulo : FTD, 2022 . 240p. ISBN: 9788596035187.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . A conquista: geografia - 6º Ano (Livro do Aluno). São Paulo : FTD, 2022 . 240p. ISBN: 9788596035170.
    • CABALLERO, S. ; BORELLI, P. ; DE PAULA, I.R. . Ensino Médio e precarização do trabalho docente nas escolas privadas Revista GIZ , v. Out./23 , p. https://revista - giz.sinprosp.or , 2023. ISSN: 25256394.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 10 , p. 294 - 322 , 2020. ISSN: 22363904.
    • DE PAULA, I.R. . Alfenas e a formação do bairro Pinheirinho: segregação socioespacial, especulação imobiliária e direito à cidade. A produção do espaço segregado em Alfenas-MG, v. 1, p. 65 - 107, 2021.
  • Trabalhos em Anais: 14
    • DE PAULA, I.R. . Análise da Geografia Política na Revista Brasileira de Geografia do IBGE, de 1939-2006. In: II Simpósio Integrado Unifal-MG , 2017 , Alfenas-MG. Anais Evento: II Simpósio Integrado Unifal-MG. : , 2017.
    • DE PAULA, I.R. ; SANTOS, H. F. . Reestruturação espacial do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba via modernização da agricultura: materialidades e relações entre campo moderno e economia urbana. In: IV Simpósio Nacional de Pequenas Cidades (IV SINAPEQ). Cidades pequenas: dinâmicas, escalas e rede urbana , 2016 , Ituiutaba. Anais IV SINAPEQ. : , 2016.
    • DE PAULA, I.R. ; CORREA, J. S. . Em cartaz: a guerra dos super-herois pelo mercado na indústria cultural do cinema. In: Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade luso-brasileiro-alemão - Lubral 2016 , 2016 , Poços de Caldas-MG. Caderno de Resumos Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade luso-brasileiro-alemão - Lubral 2016. : , 2016.
    • DE PAULA, I.R. ; SANTOS, H. F. . O discurso ambiental dominante e o uso corporativo do território: Uma discussão a partir da expansão do setor sucroenergético e suas implicações. In: II SIMGEO - II Simpósio Mineiro de Geografia/IV Seminário de Pós-Graduação , 2016 , Juiz de Fora. Anais - II SIMGEO. : , 2016.
    • DE PAULA, I.R. ; SANTOS, H. F. . Agricultura científica globalizada e oligopolização do setor sucroenergético brasileiro. In: XXIII ENGA - Encontro Nacional de Geografia Agrária - Ajuste espacial x soberania(s): a multiplicidade das lutas e estratégias de reprodução no campo , 2016 , São Cristóvão-SE. Anais - XXIII ENGA. : , 2016.
    • DE PAULA, I.R. ; PEREIRA, S. C. . A segregação socioespacial na escola da Geografia que se ensina. In: 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia: As políticas curriculares e o Ensino de Geografia , 2016 , Campinas-SP. ANAIS - 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia. : , 2016.
    • DE PAULA, I.R. ; PEREIRA, S. C. . A Educação Geográfica na Escola Estadual Padre José Grimminck, Alfenas-MG: para quê(M) serve a Geografia que se ensina?. In: 4ª Jornada Científica da Geografia - Dez anos de curso de Geografia em Alfenas: Realidade, desafios e perspectivas para a próxima década , 2016 , Alfenas-MG. Anais - 4ª Jornada Científica da Geografia. : , 2016.
    • ALVES, G. M. R. ; SOUSA JUNIOR, S. A. B. ; DE PAULA, I.R. ; FERREIRA, N. M. ; GASPAR JUNIOR, L. A. . Análise química preliminar de um depósito de manganês no município de Conceição Aparecida (MG).. In: Geosudeste 2015 - 14º Simpósio de Geologia do Sudeste, 8º Simpósio do Cretáceo do Brasil, VI Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra , 2015 , Campos do Jordão. Anais - Geosudeste 2015. : , 2015.
    • DE PAULA, I.R. ; CORREA, J. S. ; SOUZA, F. D. ; ESTEVES, T. V. . Mídia e Cultura: Representações da cultura de massa na tela da (EP)TV Sul de Minas. In: II Workshop de Geografia Cultural: Da cultura material ao simbolismo cultural , 2015 , Alfenas-MG. Anais do 2º WORKSHOP DE GEOGRAFIA CULTURAL: Da cultura material ao simbolismo cultural. : , 2015. p. 71 - 98.
    • DE PAULA, I.R. . Dos campos do discurso aos discursos sobre o campo: uma análise crítica sobre o discurso publicitário agrário-ambiental. In: XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária - Agentes, processos, conflitos e conteúdos do espaço agrário brasileiro , 2014 , Natal-RN. Anais do XXII ENGA - Agentes, processos, conflitos e conteúdos do espaço agrário brasileiro. : , 2014. p. 1275 - 1290.
    • DE PAULA, I.R. ; PEREIRA, S. C. . Olhando do lado de cá: Uma análise crítica do discurso ambiental presente no livro didático. In: Seminário de Iniciação Científica - SIC/2014 , 2014 , Alfenas-MG. Seminário de Iniciação Científica - SIC/2014. : , 2014.
    • DE PAULA, I.R. ; PEREIRA, S. C. . Sinal verde (vermelho) nas escolas: OLivro didático como instrumento para novas visões (ou não) no campo ambiental. In: IV Encontro Regional de Ensino de Geografia - Formação de Professores de Geografia: políticas e práticas curriculares , 2014 , Campinas-SP. Anais IV Encontro Regional de Ensino de Geografia - Formação de Professores de Geografia: políticas e práticas curriculares. : , 2014.
    • DE PAULA, I.R. ; BRAZ, J. S. ; MACIEL, D. J. S. . Apropriações e contradições - Um estudo sobre os megaeventos no Brasil: Quem será o Campeão?. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos- A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos , 2014 , Vitória-ES. Anais do VII CBG. : , 2014.
    • DE PAULA, I.R. ; PENIDO, M. O. . O Desenvolvimento Sustentável e as intencionalidades do discurso publicitário empresarial verde. In: I Simpósio Mineiro de Geografia: Das diversidades à articulação geográfica , 2014 , Alfenas-MG. I Simpósio Mineiro de Geografia ? Alfenas 26 a 30 de maio de 2014. : , 2014. p. 245 - 259.
    • DE PAULA, I.R. . Trabalhando a Educação Geográfica ao Direito à Cidade na escola: Para que tem servido nossa Geografia?. : , 2017 (Trabalho de Conclusão de Curso)
    • CASTELLAR, S. M. V. ; MARANGAO, C. R. ; DE PAULA, I.R. . Cartografia Escolar e Pensamento Espacial para pensar a Condição Social na Cidade. 2018 (Outra)
    • DE PAULA, I.R. ; MARANGAO, C. R. ; CASTELLAR, S. M. V. . Cartografia Escolar e Pensamento Espacial: Uma Proposta Relacional?. 2018 (Outra)
    • DE PAULA, I.R. ; SANTOS, H. F. . Agricultura científica globalizada e oligopolização do setor sucroenergético brasileiro. 2016 (Congresso)
    • DE PAULA, I.R. ; SANTOS, H. F. . O discurso ambiental dominante e o uso corporativo do território: Uma discussão a partir da expansão do setor sucroenergético e suas implicações. 2016 (Simposio)
    • DE PAULA, I.R. ; PEREIRA, S. C. . A Educação Geográfica na Escola Estadual Padre José Grimminck, Alfenas-MG: Para quê(m) serve a Geografia que se ensina?. 2016 (Outra)
    • DE PAULA, I.R. ; PEREIRA, S. C. . Olhando do lado de cá: Uma análise crítica do discurso ambiental presente no livro didático. 2014 (Seminário)
    • DE PAULA, I.R. ; PEREIRA, S. C. . Sinal verde (vermelho) nas escolas: OLivro didático como instrumento para novas visões (ou não) no campo ambiental. 2014 (Outra)
    • DE PAULA, I.R. . Dos campos do discurso aos discursos sobre o campo: uma análise crítica sobre o discurso publicitário agrário-ambiental. 2014 (Congresso)
    • DE PAULA, I.R. ; BRAZ, J. S. ; MACIEL, D. J. S. . Apropriações e contradições - Um estudo sobre os megaeventos no Brasil: Quem será o Campeão?. 2014 (Congresso)
    • DE PAULA, I.R. ; PENIDO, M. O. . O Desenvolvimento Sustentável e as intencionalidades do discurso publicitário empresarial verde.. 2014 (Simposio)
    • DE PAULA, I.R. ; SOUZA, F. D. ; CORREA, J. S. ; ESTEVES, T. V. . Mídia e Cultura: Representações da cultura de massa na tela da (EP)TV Sul de Minas. 2015 (Outra)
    • GASPAR JUNIOR, L. A. ; SOUSA JUNIOR, S. A. B. ; ALVES, G. M. R. ; DINIZ, D. T. ; SILVA, L. F. B. ; SILVA, E. L. ; BRAZ, J. S. ; SOLDANO, F. B. ; BATISTA, W. J. ; SOUZA, P. H. G. ; DE PAULA, I.R. ; NASCIMENTO, T. S. ; NASCIMENTO, C. L. ; MANTUANI, P. N. . Mapeamento geológico e geoquímico de um depósito de manganês no município de Conceição da Aparecida (MG). 2015 (Outra)
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . Fundamentos e Práticas no Ensino de Geografia - Cartografia e Pensamento Espacial no Ensino - Parte II. 2019 UNIVESP - TV
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . Fundamentos e Práticas no Ensino de Geografia - Cartografia e Pensamento Espacial no Ensino - Parte III. 2019 UNIVESP - TV
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . Fundamentos e Práticas no Ensino de Geografia - Noção de Orientação e Ponto de Vista. 2019 UNIVESP - TV
    • PEREIRA, S. C. ; DE PAULA, I.R. ; SILVA, A. P. ; SALLES, T. A. . Colóquios Geográficos do PPGEO UNIFAL-MG - A Função Social da Educação e o Ensino Remoto. 2020 PPGEO-UNIFAL-MG
    • DE PAULA, I.R. . Análise da Geografia Política na Revista Brasileira de Geografia do IBGE, de 1939-2006. 2017 Meio Digital
    • DE PAULA, I.R. ; VIEIRA, T. M. . Reunião - Seções Regional da AGB Minas Gerais. 2014 I Simpósio Mineiro de Geografia - Das diversidades à articulação geográfica
    • ALVES, F. D. ; DE PAULA, I.R. . II Workshop de Geografia Cultural: Da cultura material ao simbolismo cultural. 2015 (Universidade Federal de Alfenas)
    • VALE, A. R. ; ALVES, F. D. ; DE PAULA, I.R. . V Encontro da Rede de Estudos Agrários:As faces da agricultura familiar na diversidade do rural brasileiro.. 2015 (Universidade Federal de Alfenas)
    • PEREIRA, S. C. ; DE PAULA, I.R. . IV Semana do PIBID. 2014 (Universidade Federal de Alfenas)
    • DE PAULA, I.R. ; VALE, A. R. ; CHINEN, H. S. ; SILVA, C. R. . II Unifal de Portas Abertas. 2016 (Universidade Federal de Alfenas-MG)
    • CASTELLAR, S. M. V. ; JULIASZ, P. C. S. ; DE PAULA, I.R. ; MARANGAO, C. R. ; DUARTE, R. G. . X Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares e I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • PORTO, G. C. S. ; DE PAULA, I.R. . 4ª Jornada Científica da Geografia ? Unifal-MG - Dez Anos do Curso de Geografia em Alfenas: realidade, desafios e perspectivas para a próxima década. 2016 (Unifal-MG)
    • DE PAULA, I.R. . A questão ambiental e o ensino de Geografia - instrumentos e reflexões para a construção de novas visões. 2014 (Universidade Federal de São João del Rei)
    • CASTELLAR, S. M. V. ; DE PAULA, I.R. . Coleção Expandir - Geografia - Editora FTD. 2020 (Livro didático)
    • Nome do projeto: Análise da Geografia Política na Revista Brasileira de Geografia do IBGE, de 1939-2006 (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DE PAULA, I.R. , ALVES, F. D. .
      Descrição: A Geografia, em sua gênese científica no século XIX, esteve fortemente ligada às decisões políticas e aos desdobramentos destas na Europa. O Imperialismo e os embates entre Estados-Nações prevaleceram de uma contribuição importante das teorias de Geografia Política e Geopolítica Clássicas. Até mesmo antes do século XIX, a Geografia enquanto saber estratégico das relações sociais-espaciais, figurou como eixo central do planejamento político e de setores privilegiados, garantindo, por meio de estudos, diagnósticos, planos e projetos, arquitetar meios de controle, conquista ou melhor jurisdição de seus territórios. Neste sentido, enxergando a Geografia Política como principal motor da Geografia, procuraremos compreender o comportamento político e geográfico das publicações da Revista Brasileira de Geografia (RBG) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correlacionando conjunturas de escalas e tempos diferentes com o discurso presente nas publicações desde Governos do ano de 1939 até 2006.
    • Nome do projeto: Trabalhando a Educação Geográfica ao Direito à Cidade na escola: Para que tem servido nossa Geografia? (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DE PAULA, I.R. , PEREIRA, S. C. .
      Descrição: O ensino de Geografia, assim como a própria educação brasileira, passa por um momento crítico que requer reflexão por parte dos professores em formação, assim como aqueles já estabelecidos nas escolas e nas universidades. O estágio supervisionado pode ser entendido como uma ferramenta que ligue a escola à universidade não apenas em termos contratuais e legais, mas no sentido de se criar projetos que visem contribuir para o cotidiano escolar, a fim de melhorar o ensino e criar mecanismos de animosidade e emancipação da equipe escolar. Neste sentido, compreendendo a escola como reflexo da sociedade que ela atende e a sociedade, reflexo da educação recebida, procuramos examinar o contexto de formação dos bairros Pinheirinho e Santa Clara, principais bairros atendidos pela escola, e, depois, o processo de construção da própria escola, buscando resgatar os sentidos e as lutas coletivas por direitos sociais básicos, dando outra ênfase à consciência espacial dos sujeitos daquela escola, que se enxergam como indivíduos inferiores e segregados ao restante da cidade de Alfenas, já que vivem num espaço marcado pelo tráfico de drogas e a prostituição. Depois disso, portanto, trabalhamos com um projeto com parcerias que trabalhará a Educação Geográfica ao Direito à Cidade, para retrabalhar a Geografia e a escola como reconstrução da consciência e da história de cada sujeito, no objetivo de oferecer a compreensão espacial-cidadã, e construir um saber geográfico que ofereça autonomia e motivação para produção da resistência e a ampliação de horizontes (Trabalho de Conclusão de Curso).
    • Nome do projeto: Olhando do lado de cá: Uma análise crítica do discurso ambiental presente no livro didático (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DE PAULA, I.R. , PEREIRA, S. C. .
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica - PIBICT/FAPEMIG O pós 2ª Guerra Mundial retorna à sociedade, em escala global, novas dinâmicas e manobras no campo político-econômico, fazendo aflorar binariamente, além de uma tensão e competitividade geopolítica, uma reestruturação produtiva que aumentou o poder de alteração dos ambientes. Em detrimento do progresso, agentes reuniram-se expandindo e incentivando o consumo, acarretando em mal-estar para sociedades tradicionais que não compactuam com o modo de vida imposto pelo capitalismo. Surgem, portanto, de um lado, movimentos sociais lutando contra o novo modelo de civilização e seus efeitos ambientais, e de outro, um discurso hegemônico que se quer apropriar das lutas e da emergência do tema para criar novos mercados. Neste sentido, sendo a Geografia a ciência que estuda a relação homem-ambiente e suas implicações dinâmicas e distributivas no espaço, e, o Ensino de Geografia a vertente dessa ciência que se preocupa em compreender como se tem feito o pensamento Geográfico nas escolas e instituições de ensino, propusemos com este trabalho entender qual o discurso ambiental trazido pelo livro-didático melhor avaliado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014 a ver como a questão ambiental é trabalhada em um importante instrumento de ensino-aprendizagem.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Alfenas
        Título: Trabalhando a Educação Geográfica ao Direito à Cidade na escola: Para que tem servido nossa Geografia?
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Alfenas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Educador - Licenciatura em Ciências
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - 2021 ).
        Outras informações: (Período Determinado)
        Outras informações: Professor de Ensino Médio e Técnico
    • Colégio Objetivo - São Paulo/SP:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental Anos Finais
    • Colégio Santo Américo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental Anos Finais