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Maria Eugênia Martins Barcellos

    • Graduada em Letras (Licenciatura) Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) por três anos no Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL). Foi, por dois anos e meio, monitora de Inglês no Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC) da Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente, é mestranda no programa de Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (USP), já tendo sido bolsista da CAPES. Foi, por um ano e meio, ministrante do curso de extensão "A gramática e a linguística em sala de aula" oferecido pela FFLCH-USP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Variação e Mudança e Percepção. Atualmente, é professora substituta de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para Ensino Médio Integrado ao Técnico e Ensino Superior do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Guarulhos.

       

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  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • GOMES, C. A. ; MELO, M. A. L. S. ; BARCELLOS, M. E. M. . DINÂMICA DA VARIAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA EM CONTEXTO DE EXCLUSÃO SOCIAL REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 14 , p. 127 - 143 , 2016. ISSN: 16788931.
    • BARCELLOS, M. E. M. . Efeitos da origem do ouvinte na percepção de (AN). 2019 (Simposio)
    • BARCELLOS, M. E. M. . 'Eu sou a Juli[ɐ̃:]na e tenho 25 [ɐ̃:]nos': Percepções sociolinguísticas de (AN) e origem do participante'. 2019 (Comunicacao)
    • BARCELLOS, M. E. M. . A paulist[ɐ̃:]nidadede (AN). 2018 (Comunicacao)
    • BARCELLOS, M. E. M. . O falar paulist[ɐ̃:]no e os significados sociais de (AN). 2018 (Comunicacao)
    • GOMES, C. A. ; BARCELLOS, M. E. M. . Mesma gramática?: uma reflexão sobre a comparação de dados de formas verbais de 3ª. pessoa do plural em duas amostras de fala da variedade carioca.. 2017 (Comunicacao)
    • BARCELLOS, M. E. M. . Transmissão de Padrões Sociolinguísticos em Situação de Ruptura Social: um Estudo sobre Concordância de 3ª Pessoa do Plural. 2016 (Seminário)
    • BARCELLOS, M. E. M. . TRANSMISSÃO DE PADRÕES SOCIOLINGUÍSTICOS EM SITUAÇÃO DE RUPTURA SOCIAL: um estudo sobre concordância de 1ª e 3ª pessoas do plural. 2015 (Seminário)
    • BARCELLOS, M. E. M. . Transmissão de Padrões Sociolinguísticos em Situação de Ruptura Social. 2014 (Seminário)
    • Nome do projeto: O papel da gramática tradicional e da reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARCELLOS, M. E. M. , LOPES, I. C. , FREITAS, M. A. , REZENDE, C. , SILVA, K. A. M. , VIVANCO, K. C. , SHIMODA, L. T. , FERREIRA, L. F. , FERNANDEZ, J. S. P. .
      Descrição: O objetivo central do curso é fomentar a reflexão sobre as possibilidades de descrição linguística que, em tese, ajudariam no tratamento das dificuldades dos alunos.
    • Nome do projeto: Curso de Línguas Aberto à Comunidade (2014 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARCELLOS, M. E. M. , TILIO, R. C. .
      Descrição: O Projeto tem como objetivo promover cursos de línguas para a comunidade, proporcionando um espaço onde os graduandos em Letras da UFRJ pratiquem o ensino de modo reflexivo, consciente e qualitativo, sob a orientação dos docentes desta instituição.
    • Nome do projeto: Alunos Contadores de Histórias (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARCELLOS, M. E. M. , VIANA, V. P. , MOTTA, S. S. , FONSECA, R. A. , SILVA, R. S. .
      Descrição: O projeto visa a oferecer aos estudantes um espaço de aprendizado e transformação, desenvolvendo a atividade lúdica de contação de histórias para crianças, adolescentes e familiares atendidos no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Título: Transmissão de Padrões Sociolinguísticos em Situação de Ruptura Social: um Estudo sobre Concordância de 3ª Pessoa do Plural
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Curso de Línguas Aberto à Comunidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Monitor do Curso de Inglês
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Aluno Bolsista
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Bolsista do CNPq pelo Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL), orientada pela Profª Drª Christina Abreu Gomes.
        Outras informações: Aluno Bolsista
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Prof. Subst. de Língua Portuguesa e Inglês