Não autenticado |

Vania Maria Gorgulho Braz

    • Possui Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo/USP-ECA -2006 (Publicidade e Propaganda: difusão de conceitos e valores sóciopoliticos-culturais-midiáticos). Desenvolve pesquisas fundamentadas em Ciências da Comunicação, enquanto estudos de Comunicação midiática e difusão, bem como em modelos da Sociossemiótica e Semiótica das Culturas (Greimas e Pais, 1993). Possui publicações científicas (Qualis/CAPES em periódicos: Nacional e Internacional) em Publicidade e Propaganda, enquanto Comunicação Midiática com ênfase na difusão de valores do Desenvolvimento Integrado Sustentável e seus Impactos sóciopoliticos-econômicos-ambientais e culturais; consumo contemporâneo, consumo na Web 2.0; capitalização Social e Indicadores Sociais; estruturas de poder; ideologia. Possui, também, Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo/USP- FFLCH 2000, com pesquisas em discursos sociais não-literários, com ênfase em Análise do Discurso e estudos sobre: significação; produção de sentidos; ideologia e relações de poder (2000). Possui Formação complementar: estágio internacional em: 1.Tecnologias da Informação e da Comunicação: Séminaire de Doctorat: Software STABLEX: Toulose/ França- Maison de La Recherche; Université de Toulose le Mirail- 'Pour une approche quantitative' -1999; 2. Sociossemiótica Francesa: Université du Paris IV - Sorbone Paris/França 1999 ; Université Lumière Lyon II -Lyon/França - 1999; Département d'Anthropologie et du Centre de Recherches et d'Etudes Anthropologiques ; Université du Paris- Institut National de la Langue Française : Paris/França 1999. Atua também como Pesquisadora da FFLCH/USP (Sociossemiótica e Semiótica das Culturas em Publicidade e Propaganda). É membro de Banca da Escala Permanente de Docentes Doutores da Universidade de São Paulo/USP para sessões de Defesa de Mestrado e Doutorado, desde 2003. Membro da Sociedade Brasileira dos Professores de Linguística- SBPL (1ª Tesoureira). Avaliadora Institucional MEC/INEP de Ensino a Distância - EAD. Possui 19 anos de experiência em Ensino, Pesquisa, Extensão do Ensino Superior; 6 anos em Pós-Graduação Strito Sensu Multidisciplinar: experiência Docente, de Orientação e Pesquisa. Possui, também, experiência em Direção e Administração em IES: coordenação geral de curso de Pós-Graduação Strito Sensu (Mestrado em Educação) e Lato Sensu; Direção Acadêmica de IES; coordenação de cursos de Graduação (5 anos); Atualmente, presta consultoria e assessoria em projetos institucionais em Comunicação Organizacional Integrada e Responsabilidade Social de Organizações. Atua em Ações de Voluntariado: implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente nas matrizes curriculares das IES do Município de Mogi das Cruzes (Rede de Proteção e defesa aos direitos da criança e do adolescente de Mogi das Cruzes /FMDCA Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente). Atuou, por 23 anos, no Ensino Básico (Fundamental e Médio) da Rede Estadual e Rede Privada.

       

      Links:    

    • Organização do Pensamento
    • Comunicação Empresarial
    • Semiótica; Tecnologias da Informação e Educação
    • SEMIÓTICA E LINGÜÍSTICA GERAL
    • Atualização Pedagógica e organização técnico-burocrático-administrativo
    • Desenvolvimento e controle de projetos técnico e pedagógicos
    • Educação e Desenvolvimento
    • GORGULHO, Vania . Difusão da Sustentabilidade e Implicações capitalistas:repercussões da ideologia de consumo Revista Brasileira de Lingüística , v. 15 , p. 113 - 119 , 2007. ISSN: 01026798.
    • GORGULHO, Vania . Desenvolvimento Sustentável e Publicidade: discurso e geração de sentidos Acta Semiotica et Linguistica , v. 12 , p. 113 - 119 , 2007. ISSN: 01024264.
    • GORGULHO, Vania . Discurso Publicitário e Sustentabilidade do Ambiente: Visões Sociossemióticas Acta Semiotica et Linguistica , v. 11 , p. 115 - 123 , 2006. ISSN: 01024264.
    • GORGULHO, Vania . Responsabilidade Socioambiental: Difusão de Valores e Visões de Mundo Revista Brasileira de Lingüística , v. 14 , p. 67 - 73 , 2006. ISSN: 01026798.
    • GORGULHO, Vania . Análise do Discurso Publicitário no Domínio do Desenvovimento Sustentável (da Sustentabilidade) Acta Semiotica et Linguistica , v. 14 , p. 19 - 25 , 2006. ISSN: 01024264.
    • GORGULHO, Vania . Propaganda da Sustentabilidade: interdiscursividade e seus sujeitos in Revista Brasileira de Lingüística/ São Paulo:3ª Margem Editora Revista Brasileira de Lingüística , v. 13 , p. 113 - 114 , 2005. ISSN: 01026798.
    • GORGULHO, Vania . Discurso e Retórica das Instituições: gerenciamento do processo educacional in Revista de Estudos Lingüísticos, GEL/USP - Número XXXIV - 2005 - versão Eletrônica: http://www.gel.org.br ( versão original em CD-ROOM. Org. Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de Sâo Paulo- Vol 1 (1978) Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. vol.1 , p. 1 - 4 , 2005. ISSN: 14130939.
    • GORGULHO, Vania . Discurso e Retórica das Instituições: gerenciamento do processo educacional. In ACTA SEMIOTICA ET LINGVISTICA. Revista Internacional de Semiótica e Lingüística. Sociedade Brasileira de Professores de Lingüística (SBPL). Terceira Margem Editora Acta Semiotica et Linguistica , v. 10 , p. 203 - 210 , 2004. ISSN: 01024264.
    • GORGULHO, Vania . Formação em Serviço: Credibilidade, Adesão e Eficácia Acta Semiotica et Linguistica , v. 1 , p. 71 - 84 , 2004. ISSN: 01024264.
    • GORGULHO, Vania . Reflexões sobre a prática pedagógica: 1. O processo da Comunicação: funcionamento da linguagem e a articulação do raciocínio Seminários de Atualização da Ubc Etm , v. , p. - , 2003. ISSN: .
    • GORGULHO, Vania . Estudos sobre o discurso político educacional brasileiro: a construção de alguns significados de valor no discurso político educacional brasileiro e aspectos de doutrinação: uma análise sociossemiótica 51º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos , v. , p. - , 2003. ISSN: .
    • GORGULHO, Vania . Incongruências do ato ilocucional 'eu provo'no discurso científico: uma abordagem sociossemiótica Revista Brasileira de Linguiística , v. 12 , p. 219 - 219 , 2003. ISSN: 01026798.
    • GORGULHO, Vania . Incongruências do ato ilocucional 'eu provo'no discurso científico: uma abordagem sociossemiótica Revista Brasileira de Lingüística , v. 12 , p. 219 - 224 , 2003. ISSN: 01026798.
    • GORGULHO, Vania . Ideologia Jurídica Revista Brasileira de Linguiística , v. 11 , p. 119 - 119 , 2001. ISSN: 01026798.
    • GORGULHO, Vania . Ideologia Jurídica Revista Brasileira de Lingüística , v. 11 , p. 119 - 124 , 2001. ISSN: 01026798.
    • GORGULHO, Vania . A Legitimidade do Justo no Discurso do Tribunal do Júri: Análise Sociossemiótica Acta Semiotica et Linguistica , v. 9 , p. 29 - 39 , 2000. ISSN: 01024264.
    • GORGULHO, Vania . O cinismo localizado do poder e as práticas jurídicas da modernidade Revista Brasileira de Linguiística , v. 10 , p. 71 - 71 , 1999. ISSN: 01026798.
    • GORGULHO, Vania . O cinismo localizado do poder e as práticas jurídicas da modernidade Revista Brasileira de Lingüística , v. 10 , p. 71 - 76 , 1999. ISSN: 01026798.
    • GORGULHO, Vania . Formação em Serviço: Credibilidade, Adesão e Eficácia. In A Teia do Saber - Um Novo Olhar Sobre a Formação do Professor. A Teia do Saber - Um Novo Olhar Sobre a Formação do Professor, v. , p. 71 - 84, 2004.
    • GORGULHO, Vania . Discurso e Retórica das Instituições: gerenciamento do processo educacional in Revista de Estudos Lingüísticos, GEL/USP - Número XXXIV - 2005 - versão Eletrônica: http://www.gel.org.br ( versão original em CD-ROOM. Org. Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de Sâo Paulo- Vol 1 (1978) . Revista de Estudos Lingüísticos, GEL/USP - , Campinas/SP , 01 jul. 2005.
    • GORGULHO, Vania . Conhecimentos Científicos, Técnicos e Subjetivos Necessários ao Professor. Revista Educando em Mogi. Edição Especial. outubro de 2005- ano IV -n. 24 - Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria de Comissão Social . Revista Educando em Mogi - Edição Especia , Mogi das Cruzes-SP , 01 out. 2005.
  • Trabalhos em Anais: 35
    • GORGULHO, Vania . 'Diversidade Cultural e o discurso da Educação na contemporaneidade'. In: I Encontro de Estudos em Educação da Universidade Braz Cubas , 2002 , Mogi das Cruzes. I Encontro de Estudos em Educação da Universidade Braz Cubas. : , 2002.
    • GORGULHO, Vania . A construção de Alguns Significados de Valor no Discurso Político-Educacional Brasileiro e Aspectos de Doutrinação: Uma Análise Sociossemiótica. In: 51º Seminário do GEL , 2003 , Taubaté. 51º Seminário do GEL. : , 2003.
    • GORGULHO, Vania . Análise Sociossemiótica da Efetividade do Processo Civil Brasileiro. In: 50ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência): Ciência Educação e Investimento , 1998 , Natal/RN. Ciência Educação e Investimento. : , 1998.
    • GORGULHO, Vania . Análise Sociossemiótica da Efetividade do Processo Civil Brasileiro. In: 50ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) , 1998 , Natal/RN. 50ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). : , 1998.
    • GORGULHO, Vania . Aspectos Polissêmicos da Enunciação do Termo Ocorrência. In: I Colóquio Cuba/Brasil de Terminologia - Lexico, Cultura e Desenvolvimento; Léxico, Cultura e Desarrollo , 1998 , Havana/Cuba. I Colóquio Cuba/Brasil de Terminologia. : , 1998.
    • GORGULHO, Vania . Aspectos Polissêmicos da Enunciação do Termo Ocorrência "Justiça". In: I Colóquio Cuba/Brasil de Terminologia , 1998 , Habana/Cuba. I Colóquio Cuba/Brasil de Terminologia. : , 1998.
    • GORGULHO, Vania . Análise Sociossemiótica da Efetividade do Pprocesso Civil Brasileiro. In: XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo-GEL , 1998 , São José do Rio Preto. XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo-GEL. : , 1998.
    • GORGULHO, Vania . Discursos Institucionais: interferências culturais como condição de Produção de Sentidos - uma abordagem sociossemiótica. In: Comunicação Individual- XV Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná (CELLIP) , 2001 , Curitiba. XV Seminário do Centro de Estudos Linguísticos. : , 2001. p. 184 - .
    • GORGULHO, Vania . Análise Sociossemiótica das Práticas Jurídicas da Modernidade. In: I ENAPOL I Encontro dos Alunos da Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo , 1998 , São Paulo. Caderno de Resumos do ENAPOL. : , 1998.
    • GORGULHO, Vania . A construção de Alguns Significados de Valor no Discurso Político-Educacional Brasileiro e Aspectos de Doutrinação: uma análise Sociossemiótica. In: Comunicação Coordenada - 51º Seminário do GEL: Estudos Sobre o Discurso Político-Educacional Brasileiro , 2003 , Taubaté/SP. Caderno de Resumos do GEL. : , 2003.
    • GORGULHO, Vania . Análise Sociossemiótica do 'Cinismo Localizado do Poder (Foucault) e as Práticas Jurídicas da Modernidade.. In: XII Seminário CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paranádo Paraná , 1998 , Foz do Iguaçu/PR. lLinguagem e Literatura: Pluralidade ibero-Americana. : , 1998.
    • GORGULHO, Vania . Educação e Publicidade: Semiótica dos Discursos Institucionais. In: 53º Seminário do GEL , 2005 , Campinas. Caderno de Resumos do GEL. : , 2005. p. 26 - 32.
    • GORGULHO, Vania . Estudos sobre o discurso político educacional brasileiro: a construção de alguns significados de valor no discurso político educacional brasileiro e aspectos de doutrinação: uma análise sociossemiótica. In: 50º. Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos - Estudos , 2003 , . Caderno de Resumos do Gel. : , 2003.
    • GORGULHO, Vania . Discurso e Retórica das Instituições:gerenciamento do processo educacional- UNICAMP. In: 52º Seminário do GEL. Seminário da Educação , 2004 , Campinas. Caderno de Resumos. : , 2004. p. 161 - 161.
    • GORGULHO, Vania . Simpósio: A mídia no Discurso Institucional da Educação: uma análisse Sociossemiótica. In: 52º Seminário do GEL , 2005 , . Caderno de Resumos do GEL. : , 2005.
    • GORGULHO, Vania . Educação Cooperativa. In: Encontro de Docentes da Universidade Braz Cubas: Projeto:'Os educadores e os desafios do século XXI'. Parceria com Diretorias de Ensino Mogi/SuzanoTema: Educação Cooperativa: uma leitura sociossemiótica do discurso de parcerias' , 2002 , Mogi das Cruzes. Projeto:'Os educadores e os desafios do século XXI'. Parceria com Diretorias de Ensino Mogi/SuzanoTema: Educação Cooperativa: uma leitura sociossemiótica do discurso de parcerias'. : , 2002. p. 10 - 16.
    • GORGULHO, Vania . Responsabilidade Social e Educação. In: I Fórum de Educação da Região do Alto Tietê: questões emergentes da educação básica , 2006 , Mogi das Cruzes. I Fórum de Educação da Região do Alto Tietê: questões emergentes da educação básica. : , 2006. p. 20 - 26.
    • GORGULHO, Vania . Cibercultura e o Novo Ser Cultural do Século XXI. In: Mesa Redonda - I Encontro de Estudos em Educação: Educação, Linguagens e Tecnologia no contexto cultural do Alto Tietê , 2002 , Mogi das Cruzes. Diversidade Cultural e o Discurso da Educação na Contemporaneidade. : , 2002. p. 16 - 22.
    • GORGULHO, Vania . condições de produção de informação, significação e ideologia do processo educacional institucional. In: Mesa Redonda: II Encontro do Mestrado: Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação , 2005 , . Semiótica da Educação: condições de produção de informação, significação e ideologia do processo educacional institucional. : , 2005. p. 22 - 28.
    • GORGULHO, Vania . Linguagem e Poder: a gênese da ideologia das relações de poder. In: Seminários de Atualização: Desafios da Contemporaneidade , 2002 , Mogi das Cruzes. Desafios da Contemporaneidade. : , 2002. p. 12 - 18.
    • GORGULHO, Vania . Discursos Institucionais:condições de produção de informação e significação. In: Mesa Redonda - 3º CONGRED - Congresso Regional de Educação , 2001 , Mogi das Cruzes. Caderno de Resumos - Congresso Regional de Educação "Educação e Realidade Brasileira: perspectivas para o desenvolvimento social". : , 2001. p. 161 - 167.
    • GORGULHO, Vania . A Mídia no Discurso Institucional da Educação: uma análise sociossemiótica.. In: 53º Seminário do GEL - Programação e Caderno de Resumos , 2005 , São Carlos/SP. Caderno de Resumos do GEL. : , 2005.
    • GORGULHO, Vania ; GRUMBLATT . Relatório de Avaliação Institucional. In: Programa de Capacitação do Banco da Avaliadores do SINAES (BASis)INEP/MEC- como Avaliador Institucional , 2007 , Curitiba. Relatório de Avaliação Institucional. : , 2007.
    • GORGULHO, Vania . Discurso Publicitário: Sustentabilidade Do Ambiente E Valores Capitalistas. In: ANPOLL , 2006 , . Caderno de Resumos. : , .
    • GORGULHO, Vania . Discurso e Retórica das Institucionais: gerenciamento do processo educacional. In Anais do 52º Seminário do GEL. Programação e Caderno. UNICAMP - Instituto de Estudos da Linguagem. In: 52º Seminário do GEL , 2004 , Campinas/sp. Anais do 52º Seminário do GEL- Caderno de Resumos. Campinas : Unicamp, . p. 421 - 421.
    • GORGULHO, Vania . Educação, Tecnologias e Difusão: implicações sociossemióticas sobre valores capitalistas in Anais do XVII SEMINÁRIO DO CELLIP-Caderno de Resumos. In: XVII SEMINÁRIO DO CELLIP- CENTRO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ , 2005 , Guarapuava/PR. Caderno de Resumos. Guarapuava : Unicentro, 2005. p. 241 - 241.
    • GORGULHO, Vania . A Mídia no Discurso Institucional da Educação: uma análise sociossemiótica. In Anais do 53º Seminário do GEL. Programação e Caderno de Resumos. In: 53º Seminário do GEL , 2005 , São Carlos. A Mídia no Discurso Institucional da Educação: uma análise sociossemiótica. São Carlos : Universidade Federal de São Carlos, 2005. p. 25 - 25.
    • GORGULHO, Vania . Incongruências do ato ilocucional 'eu provo'no discurso científico: uma abordagem sociossemiótica. In: XIII ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística , 2002 , São Paulo. . São Paulo - SP : Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2002.
    • GORGULHO, Vania . Análise sociossemiótica da efetividade do processo civil. In: XLVI Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos , 1998 , São Paulo. . São Paulo - SP : Grupo de Estudos Lingüísticos, 1998.
    • GORGULHO, Vania . Análise sociossemiótica da efetividade do processo civil brasileiro. In: 50º. SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência , 1998 , São Paulo. . São Paulo - SP : Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1998.
    • GORGULHO, Vania . Análise sociossemiótica do cinismo localizado do poder e das práticas jurídicas da modernidade. In: I ENAPOL - Encontro de alunos da Pós-Graduação em Lingúística , 1998 , São Paulo. . São Paulo - SP : Encontro de alunos da Pós-Graduação em Lingúística, 1998.
    • GORGULHO, Vania . Aspectos polissêmicos da Enunciação do Termo-ocorrência Justiça. In: I Colóquio Cuba/Brasil de Terminologia: Lexico, cultura y desarollo , 1998 , Cuba. . Habana - Cuba : Universidad de la Habana, 1998.
    • GORGULHO, Vania . Análise sociossemiótica do cinismo localizado do poder e das práticas jurídicas da modernidade. In: XII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná , 1998 , Paraná. . Paraná : Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 1998.
    • GORGULHO, Vania . Incongruências do ato ilocucional 'eu provo'no discurso científico: uma abordagem sociossemiótica. In: XVII ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística , 2002 , São Paulo. . São Paulo : Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2002.
    • GORGULHO, Vania . Dos discursos e o processo educacional brasileiro; valores subjacentes: Discursos Institucionais: condições de produção de informação e ideologia. In: 3º. CONGRED - Congresso Regional de Educação , 2001 , Mogi das Cruzes. . Mogi das Cruzes - SP : Universidade Braz Cubas, 2001.
    • GORGULHO, Vania . FMDCA Fórum Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente: Frente de Articulação ECA/IES. 2008 (Relatorio_tecnico)
    • GORGULHO, Vania . Faculdade de ECOTURISMO - Projeto Pedagógico. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Gestão em Responsabilidade Socioambiental. 2007 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Inclusão do deficiente físico. 2006 (Parecer)
    • GORGULHO, Vania . Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI da Faculdade do Clube Náutico Mogiano. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Estatuto do Núcleo de Apoio Técnico Científico do Programa do Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação da Universidade Braz Cubas em Mogi das Cruzes/SP; a pedido da Coordenação Geral. 2004 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Formulários da Avaliação Interna da Faculdade do Clube Náutico Mogiano para o setor administrativo, Docente e Discente. 2004 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Capítulo da Tese de Pós-Doutorado: Interdiscursividade e Negociação dos Lugares Sociais no Contexto da Sustentabilidade apresentado ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo; Área de Concentração: Relações Públicas, Propaganda e Turismo, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo- ECA/USP- Supervisor: Prof. Dr. Ivan Santo Barbosa à Escola de Comunicação e Arte. 2005 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Relatório parcial de Pesquisa do Pós-Doutorado: Marketing Ambiental: do discurso da sustentabilidade ao consumerismo dos valores ecológicos - Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo; Área de Concentração: Relações Públicas, Propaganda e Turismo, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo- ECA/USP. Supervisor: Prof. Dr. Ivan Santo Barbosa. 2005 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Estatuto do Centro de Estudos Semióticos em Educação do Programa do Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação da Universidade Braz Cubas em Mogi das Cruzes/SP; a pedido da Coordenação Geral. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Marco Lógico do Planejamento Estratégico da Faculdade do Clube Náutico Mogiano em Mogi das Cruzes/SP; dossiê para parceria Náutico-Portugal . 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Projeto de Natação: Resgatar a Natação Mogiana do Clube Náutico Mogiano-categoria esporte amador implementado em Mogi das Cruzes em plena Expansão. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Projeto de Regulamentação do Projeto de Avaliação Interna da Faculdade do Clube Náutico Mogiano de acordo com a lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004 que Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, apresentado ao Conaes/MEC em 31 de março de 2005. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Projeto de Avaliação Interna da Faculdade do Clube Náutico Mogiano de acordo com a lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004 que Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, apresentado ao Conaes/MEC em 31 de março de 2005. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Elaboração do Projeto de Responsabilidade Social pró formação do Comitê para a Responsabilidade Social da Faculdade do Clube Náutico Mogiano . 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Elaboração do Projeto do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão Universitária e/ou Cultural da Faculdade Bandeirantes de Suzano/SP . 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Elaboração do Projeto de Capacitação Pedagógica - na categoria educação básica: Formação Continuada: gestão e atuação docente no ensino-aprendizagem. público alvo: gestores e docentes do ensino básico das escolas parceiras da Empresa Veracel Celulose S/A- Bahia/ Eunápolis. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Elaboração do Regimento do Núcleo de Apoio Técnico Científico (Natec) do Programa do Mestrado: Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação da Universidade Braz Cubas. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Performance Artístico-Cultural FECISMA: Performance Teatral com alunos do 2º Grau - Projeto Entre Luzes e Sombras da Trajetória Humana percorre camuflada a inexorável Conjunção dos Elementos - Uma Proposta de Emulação para se repensar o Homem. Foi assistida pela equipe de produção da TV-E (Educativa do RJ) e pelo professor Fredric Litto da Escola do Futuro/USP. 1993 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Projetos de Redação Forense/Empresarial/Publicitária/Científica/Jornalística na Textus -OM Coml. Ltda. 1990 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Implantação do Projeto: Organização do Pensamento no ensino fundamental e Médio do Colégio são Marcos - Mogi das Cruzes. 1984 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . I Jornada Acadêmica da Faculdade Adélia Camargo Corrêa - Guarujá /SP - Semana de 14 a 18 de maio: autoria, planejamento, execução e Coordenação do e. 2001 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Projeto Pedagógico (Elaboração) Autorização do Curso de Secretariado Executivo Bilingüe da Faculdade Adélia Camargo Correa - 2800h. Aprovado pelo MEC. 2000 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Projeto NATEC ( Núcleo de Apoio Técnico Científico) do Programa de Pós-Graduação da UBC em integração com graduação e outros. Objetivos: subsídios tecnológicos para a pesquisa acadêmica: discussão, execução, registro e a divulgação do conhecimento científico no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologia da Universidade Braz Cubas, com regimento próprio. Março de 2002- Em vi. 2002 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . Projeto Pedagógico (Elaboração) Autorização do curso de Letras da Faculdade Bandeirantes de Educação Superior; Curso de Licenciatura - 2800h. Aprovado pelo MEC de acordo com a portaria Nº 1.699, assinada pelo Ministro da Educação: Paulo Renato de Souza em 7/06/2002, publicada em o Diário Oficial n. 109 - 10/06/2002 - sessão I - PP. 6 e 7. Menção MEC para o Projeto: B. 2002 (Elaboracao_de_projeto)
    • GORGULHO, Vania . I CEL - Ciclo de Estudos Lingüísticos da Faculdade Bandeirantes de Suzano (1º Semestre). 2003 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . I SIMPOL - I Simpósio de Letras da Faculdade Bandeirantes de Suzano (2º. semestre). 2003 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Mesa Redonda: Semiótica da Educação: condições de produção de significação, informação e ideologia do processo educacional e inclusão. 2005 (Comunicacao)
    • GORGULHO, Vania . Diversidade Cultural e o Discurso da Educação na Contemporaneidade. 2002 (Comunicacao)
    • GORGULHO, Vania . Responsabilidade Social e Educação. 2004 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Desafios da Contemporaneidade: Linguagem e Poder. 2002 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Dos Discursos e o Processo Educacional Brasileiro: valores subjacentes. 2001 (Comunicacao)
    • GORGULHO, Vania ; BONINI, Luci Mendes de Melo ; PRADOS, Rosália Maria Netto . Dos dircursos e do processo educacional brasileiro: valores subjacentes. Universidade Braz Cubas. 2001 (Congresso)
    • GORGULHO, Vania . Conferência: integração ECA ao Ensino, Pesquisa e Extensão por Estratégias Midiáticas. 2005 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Mesa Redonda : Conhecimentos Científicos, Técnicos e Subjetivos Necessários ao Professor. Outubro/2005. 2005 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Palestra sobre Na Era da Qualidade Total na Hoechst do Brasil S/A - Semana Segurança no Trabalho . 1994 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Palestra sobre O Mundo Infanto-Juvenil Brasileiro na UMC - Universidade de Mogi das Cruzes a convite do Centro de Ciências Humanas - VI Semana de Estudos . 1988 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Palestra sobre A Era da Qualidade A Era da Qualidade na UBC - Universidade Braz Cubas a convite do Centro de Estudos Sociais na 1ª Semana do Secretariado pela Textus-OM . 1995 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Palestra sobre Redação no Mundo das Exatas na UMC - Universidade de Mogi das Cruzes a convite do Departamento de Matemática (Semana das Exatas) . 1991 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Palestra sobre o Projeto O.P. (Organização do Pensamento) na UBC - Universidade Braz Cubas a convite do Departamento de Pedagogia - Mogi das Cruzes - 1987 e 1989. 1989 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Palestra sobre o Projeto de Organização do Pensamento na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) a convite do Departamento de Letras. 1985 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Palestra sobre sobre Humanização do Homem - EEPG Raul Brasil - Suzano . 1981 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Os educadores e os desafios do século XXI - Encontro de Docentes da Universidade Braz Cubas em parceria com a Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes e Suzano. 2002 (Comunicacao)
    • GORGULHO, Vania . Comunicação Individual - 50º. Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos. 2002 (Comunicacao)
    • GORGULHO, Vania . Palestra sobre Semiótica e Psicanálise. 1997 (Conferência)
    • GORGULHO, Vania . Mesa Redonda: Diversidade Cultural e o discurso da Educação na contemporaneidade. 2002 (Outra)
    • GORGULHO, Vania . Programa de Mestrado- Coordenação Científica do I Encontro em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação- O Progresso Da Ciência no Alto Tietê. 2004 (Universidade Braz Cubas - Pós- Graduação - Prograna de Merstrado/UBC)
    • GORGULHO, Vania . I Ciclo de Estudos Linguìsticos - CEL. 2003 (Faculdade Bandeirantes de Suzano- UNISUZ)
    • GORGULHO, Vania . II Ciclo de Estudos Linguìsticos - CEL. 2004 (Faculdade Bandeirantes de Suzano/UNISUZ)
    • GORGULHO, Vania . I Simpósio de Letras. 2003 (Faculdade Bandeirantes de Educação Superior- UNISUZ)
    • GORGULHO, Vania . I Jornada Acadêmica. 2001 (Faculdade do Guarujá (antiga Faculdade Adélia Camargo Corrêa))
    • GORGULHO, Vania . Projeto CORES - GT Saúde: Oficinas: orientação em Saúde (Comunidade). 2003 (Faculdade do Clube Náutico Mogiano -FCNM)
    • GORGULHO, Vania . Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. 2003 (Faculdade Bandeirantes de Suzano/UNISUZ)
    • GORGULHO, Vania . Festival de Música. 1981 (Escola Politécnica)
    • GORGULHO, Vania . Curso de Extensão: Organização do Pensamento na UBC - Universidade Braz Cubas a convite do Departamento de Letras - Semana de Letras . 1995 (Departamento de Letras)
    • GORGULHO, Vania . Curso de Extensão: Organização do Pensamento na UBC - Universidade Braz Cubas a convite do Departamento de Direito Público - Curso de Direito - Ciclo de Estudos de Direito Público/96 - Tema: Expressão Oral no Tribunal do Júri - Ciclo de Estudos de Direito Público (1º e 2º Semestres). 1996 (Curso de Direito)
    • GORGULHO, Vania . Relatório Parcial de Pesquisa de Pós Doutorado. 2006
    • GORGULHO, Vania . Relatório Final de Pós-doutorado:. 2006
    • GORGULHO, Vania . Organização do Pensamento - Faculdades Adélia Camargo Corrêa. 1999 (Projeto de pesquisa)
    • GORGULHO, Vania . Organização do Pensamento - Colégio São Marcos. 1996 (Projeto de pesquisa)
    • Nome do projeto: Projeto de Organização do Pensamento (2000 - 2002
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: GORGULHO, Vania .
      Descrição: Projeto inserido nas áreas de Ciências Aplicadas e Humanidades que busca ser um processo de estímulo cognitivo à aprendizes do Ensino Médio e Superior que busca subsídios trabalhar os dois hemisférios do cérebro associando razão e sensibilidade nas ações humanas. Tem por objetivo investigar formas de trazer para a rotina das vivências do pensar ordinário o potencial cognitivo para resolver problemas comuns e extraordinários a partir da busca pelo autoconhecimento, desenvolvimento cultural a partir do domínio de saberes multididciplinares que dêem suporte para o raciocínio de qualidade.
    • Nome do projeto: Atualização da Atuação de Secretariado Bilíngue no Curso de Secretariado Executivo Bilingüe (2001 - 2002
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: GORGULHO, Vania .
      Descrição: Formação de uma Rede de contatos especializados dentro de Empresas Locais: intecâmbios de tecnologia organizacional e relacionamento
    • Nome do projeto: Análise do discurso pedagógico e do processo educacional brasileiro (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAIS, Cidmar Teodoro , BONINI, Luci Mendes de Melo , PRADOS, Rosália Maria Netto , ALVAREZ, S. M. , GORGULHO, Vania .
      Descrição: Abordagem de discursos sociais não-literários, numa perspectiva sociossemiótica, estuda os universos de discurso científico, tecnológico, político, jurídico, jornalístico, publicitário, pedagógico, religioso, burocrático, seu modo de existência e produção no contexto sociocultural brasileiro contemporâneo, examina os processos de cognição e semiose, sujeitos, relações de enunciação, estruturas de poder, valores sustentados, relações entre racionalidade e sensibilidade, condições de produtividade e eficácia, busca elaborar tipologia discursiva
    • Nome do projeto: Tecnologias da Informação no processo ensino-aprendizagem (2006 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GORGULHO, Vania .
      Descrição: Pesquisa sobre como as tecnologias da informação estão transformando o processo ensino aprendizagem, fazendo surgir formas de comunicação que possam transformar modos de análise e ação, de conhecer, de trabalhar, de educar. Busca pela compreensão da linguagem hipermídia em sua natureza semioticamente híbrida na construção de aplicativos e materiais didáticos. Investigação da relação entre os processos do onhecimento, a tecnologia da informação e o material didático em diferentes suportes: analógicos, eletrônicos e digitais. Análise das condições de resistência da integração dos meios de comunicação de massa à sistemática do ensino formal.
    • Nome do projeto: Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAIS, Cidmar Teodoro , BONINI, Luci Mendes de Melo , PRADOS, Rosália Maria Netto , ALVAREZ, S. M. , GORGULHO, Vania .
      Descrição: Abordagem de discursos sociais não-literários, numa perspectiva sociossemiótica, estuda os universos de discurso científico, tecnológico, político, jurídico, jornalístico, publicitário, pedagógico, religioso, burocrático, seu modo de existência e produção no contexto sociocultural brasileiro contemporâneo, examina os processos de cognição e semiose, sujeitos, relações de enunciação, estruturas de poder, valores sustentados, relações entre racionalidade e sensibilidade, condições de produtividade e eficácia, busca elaborar tipologia discursiva
    • Nome do projeto: pesquisa (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAIS, Cidmar Teodoro , BONINI, Luci Mendes de Melo , PRADOS, Rosália Maria Netto , ALVAREZ, S. M. , GORGULHO, Vania .
      Descrição: : Semiótica da Educação: Abordagem do discurso pedagógico e do processo educacional no contexto social brasileiro contemporâneo, no âmbito dos discursos sociais não-literários, numa perspectiva sociossemiótica, estuda os universos de discurso pedagógico, científico, tecnológico, político, jurídico, burocrático-administrativo, da política científica e tecnológica, seu modo de existência e produção no quadro institucional público e privado, examina os processos de cognição e semiose, sujeitos, objetos de valor, relações de enunciação, estruturas de poder, condições de produtividade e eficácia, axiologia, sistemas de valores e sistemas de crenças sustentados, relações entre racionalidade e sensibilidade, condições de produtividade e eficácia, buscando elaborar tipologia discursiva..
    • Nome do projeto: Projetos de cursos de Pós-Graduação (2004 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GORGULHO, Vania .
      Descrição: Projetos Pedagógicos de cursos lato sensu
    • Nome do projeto: Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (2003 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: GORGULHO, Vania .
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa: Semiótica, Sociossemiótica e Semiótica das Culturas - Liderança: Prof. Dr. Cidmar Teodoro Pais/FFLCH/USP (1996 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GORGULHO, Vania .
      Descrição: Pesquisa sobre discursos sociais não-literários; ênfase em Desesenvolvimento Sustentável; análise das condições de produção de informação, significação e ideologia; difusão de valores do Desenvolvimento Sustentável
    • Nome do projeto: Pós-doutorado: discurso publicitário: análise semiótica do discurso publicitário no domínio da sustentabilidade (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAIS, Cidmar Teodoro , BARBOSA, Ivan Santo , GORGULHO, Vania .
      Descrição: Estudos e pesquisas do modo de existência e produção do discurso da publicidade e propaganda em abordagens da semiótica e da análise do discurso no âmbito da sustentabilidade do ambiente.
    • Nome do projeto: Os discursos da publicidade e da propaganda na cultura brasileira: abordagem semiótica (2004 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAIS, Cidmar Teodoro , BARBOSA, Ivan Santo , BONINI, Luci Mendes de Melo , PRADOS, Rosália Maria Netto , ALVAREZ, S. M. , GORGULHO, Vania .
      Descrição: Estudo dos processos de produção de significação, informação, ideologia, da estrutura, funcionamento e mudança no eixo da história dos universos de discurso da publicidade e da propaganda, no âmbito dos processos semióticos verbais, não-verbais e sincréticos, de suas relações com os processos socioculturais; aborda o modo de existência e produção desses discursos, sua articulação com outros universos de discurso, as condições e mecanismos de produtividade e eficácia e, em abordagem sociossemiótica, examina elementos e problemas de sua inserção em uma semiótica das culturas
    • Nome do projeto: : "Discursos sociais não literários no contexto sociocultural brasileiro contemporâneo: uma abordagem sociossemiótica" (1999 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAIS, Cidmar Teodoro , PRADOS, Rosália Maria Netto , DICK, M. V. P. A. , TRINDADE, L. M. S. , GELAS, B. , GORGULHO, Vania .
      Descrição: Abordagem de discursos sociais não-literários, numa perspectiva sociossemiótica, estuda os universos de discurso científico, tecnológico, político, jurídico, jornalístico, publicitário, pedagógico, religioso, burocrático, seu modo de existência e produção no contexto sociocultural brasileiro contemporâneo, examina os processos de cognição e semiose, sujeitos, relações de enunciação, estruturas de poder, valores sustentados, relações entre racionalidade e sensibilidade, condições de produtividade e eficácia, busca elaborar tipologia discursiva..
    • Nome do projeto: Doutorado: A Legitimidade do Justo no Discurso do Tribunal do Juri: uma abordagem Sociosemiótica (1996 - 2000
      Natureza: Outra
      Integrantes: PAIS, Cidmar Teodoro , GORGULHO, Vania .
      Descrição: Análise Sociossemiotica dos microsistemas de valor e relações de poder subjacentes no Discurso Jurídico no âmbito do Tribunal do Júri.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de Mogi das Cruzes
        Título: AVALOVARA DE OSMAN LINS
        Ano de conclusão: 1972
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo ECA/USP
        Ano de conclusão: 2006
      • Nome da Instituição: Universite Lumiere Lyon 2
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de Mogi das Cruzes
        Ano de conclusão: 1973
    • Universidade de Mogi das Cruzes:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Faculdade Adélia Camargo Corrêa:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade Braz Cubas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1990 - 2006 ).
        Outras informações: 1ª fase: De 1990 a 1998 Graduação; 2ª fase: de 2001 a 2006 Pós-Graduação Stricto Sensu
    • FACULDADE BANDEIRANTES DE ENSINO SUPERIOR:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Faculdade do Clube Náutico Mogiano:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1996 - Atual ).
        Outras informações: Doutorado: de 1996 a 2000; Pós-Doutorado: 2004 a 2006; Integrando a equipe dos projetos de pesquisa da FFLCH/USP: Área: Semiótica, Sociossemiótica e Semiótica das Culturas. Coordenador do Projeto: Prof. Titular Dr. Cidmar Teodoro Pais
        Outras informações: Pesquisador
    • Revista Brasileira de Lingüística:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - Atual ).
        Outras informações: Secretária
    • Acta Semiotica et Linguistica:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - Atual ).
        Outras informações: Conselho Editorial
    • Politécnica de Suzano- Escola de 1º e 2º Graus:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1982 - 1985 ).
        Outras informações: Coordenação Pedagógica
        Outras informações: Administração-Coordenação Pedagógica
    • Ministério de Educação e Cultura/INEP/BASis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-BASis- Portaria MEC nº 1.751 - ; Avaliador de Instituições de Educação; selecionado pelo CTAA/INEP/MEC;
        Outras informações: Avaliador da Edu Sup- Segmento: institucional
    • Sociedade Hebraico Brasileira Renascença, Brasil.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Convidada a participar, como Coordenadora Geral do Centro de Pós-Graduação da Instituição, de um processo de Gestão-Auditoria do sistema vigente de oferta do Strito Sensu e Lato Sensu , bem como para avaliar as condições de andamento das pesquisas para efeito de levantamento de dados para Projeto Institucional de reorganização do sistema junto ao MEC
        Outras informações: Coordenadora Geral do Centro de Pós-Graduação