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Bruno Ribeiro da Silva Pereira

    • Antropólogo e cientista social (bacharel e licenciado), formado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutorando em Antropologia Social pelo programa de pós-graduação do Departamento de Antropologia da USP (PPGAS-USP), programa no qual também realizou o mestrado (2015-2017).Na pesquisa de doutorado, busca reconstruir parte da trajetória do artista Henrique Felipe da Costa como uma forma de se compreender aspectos e circulações entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo durante as décadas de 1930 a 1950.Sua pesquisa de mestrado buscou tomar as trajetórias dos sambas ( músicos, música, consumo, produção e imaginário) na cidade de São Paulo durante os anos de 1938 e 1945 como mapeadoras e promotoras de um certo tipo de modernidade urbana em um contexto de intensas reformas urbanas. Integrante do grupo de pesquisa/CNPq Coletivo ASA- Artes, Saberes e Antropologia- (coletivoasa.dreamhosters.com). Tem interesse nas seguintes áreas: Antropologia e História, Antropologia Urbana, Antropologia das populações afro-brasileiras, Cultura Popular e Samba. Também possui experiência como professor na educação básica.

       

      Links:    

    • PEREIRA, B. R. S. ; FIDALGO, M. ; MARTINS, M. A. . Movimento do Aprender: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: 2ºano do Ensino Médio. São Paulo : SESI, 2023 . p. ISBN: 9786559381005.
    • PEREIRA, B. R. S. ; FIDALGO, M. ; MENDES, D. . Movimento do Aprender: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: 1ºANO do Ensino Médio:. São Paulo : SESI, 2023 . p. ISBN: 9786559381074.
    • PEREIRA, B. R. S. ; MENDES, D. ; FIDALGO, M. ; MARTINS, M. A. . Orientações didáticas do Movimento do aprender: Sociologia: 2º ano do Ensino Médio. São Paulo : Editora SESI, 2021 . p. ISBN: 9786588434734.
    • PEREIRA, B. R. S. ; FIDALGO, M. ; MENDES, D. ; MARTINS, M. A. . Orientações didáticas do movimento do aprender: Sociologia: 1º ano do Ensino Médio. São Paulo : SESI, 2020 . p. ISBN: 9788550413068.
    • PEREIRA, B. R. S. . Henricão vai ao Rio: Samba, memória e formação afro-paulista no Rio de Janeiro das décadas de 1930 e 1940 REVISTA DO ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO , v. 2 , p. 147 - , 2022. ISSN: 19836031.
    • PEREIRA, B. R. S. . Planos, práticas e projetos: relatos de espaço do samba sobre as reformas urbanas paulista e carioca (1938-1945). II Seminário Internacional Espaços Narrados, v. , p. 694 - 714, 2019.
    • PEREIRA, B. R. S. . O samba e as reformas na modernização urbana de São Paulo . NEXO , , 29 abr. 2021.
    • PEREIRA, B. R. S. . Quem parte leva saudades de alguém que ficou chorando de dor . Jornal da USP , , 10 fev. 2021.
    • PEREIRA, B. R. S. . Alteridade e branquidade em palco: imagens noticiosas dos múltiplos teatros paulistas. In: XIV Reunião de Antropologia do Mercosul , 2023 , Niterói. Anais XIV RAM. : , 2023.
    • PEREIRA, B. R. S. . Figurações raciais urbanas: os anos iniciais da formação dramatúrgica de Henrique Felippe da Costa. In: 45º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS , 2021 , . ANAIS DO 45º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. : , 2021.
    • PEREIRA, B. R. S. . A modernização de São Paulo caiu no samba: reflexões do samba paulista sobre a metrópole no século XX (1938-1945). In: 22º SIICUSP , 2014 , São Paulo. Resumos 22 ºSIICUSP. : , 2014.
    • PEREIRA, B. R. S. . Duas Imagens da Avenida São João: do traçado do urbanismo à batida do samba. In: XI Reunión de Antropología del Mercosul , 2015 , Montevidéu. Actas del congreso: XI Reunião de Antropologia do Mercosul. : , 2015.
    • PEREIRA, B. R. S. ; BERBEL, G. S. ; MACHINI, M. L. F. . Manual de etnografia. : , 2015 (Verbete)
    • PEREIRA, B. R. S. ; MACHINI, M. L. F. . Invenção do Cotidiano. : , 2016 (Verbete Enciclopédia de Antropologia)
  • Trabalhos técnicos: 2
    • PEREIRA, B. R. S. . Parecer Ad hoc para Revista Ponto Urbe. 2021 (Parecer)
    • PEREIRA, B. R. S. . Parecer Ad hoc para Revista Interdisciplinar de trabalhos sobre as Américas. 2020 (Parecer)
    • PEREIRA, B. R. S. . Coberto pelo manto da lua: Colorações do popular no início do século XX. 2023 (Comunicacao)
    • PEREIRA, B. R. S. . Alteridade e branquidade em palco: imagens noticiosas dos múltiplos teatros paulistas. 2023 (Congresso)
    • PEREIRA, B. R. S. . Henrique Felip(p)e da Costa: artista paulista, praça celebrada e rua esquecida. 2022 (Comunicacao)
    • PEREIRA, B. R. S. . Colecionismos Corporais: imagens de identidade e alteridade racial a partir do arquivo pessoal do artista Henricão (1908-1984). 2022 (Comunicacao)
    • PEREIRA, B. R. S. . Por onde anda Henricão? Memória e esquecimento na trajetória de Henrique Felippe da Costa. 2021 (Seminário)
    • PEREIRA, B. R. S. . Só vendo que beleza: Reflexões e relatos de Henricão sobre a vida cultural carioca e paulistana (1930-1950). 2021 (Seminário)
    • PEREIRA, B. R. S. . Figurações raciais urbanas: os anos iniciais da formação dramatúrgica de Henrique Felippe da Costa. 2021 (Congresso)
    • PEREIRA, B. R. S. . O bairro do Bixiga e a Cultura Popular: narrativas e histórias (século XIX até 1970). 2020 (Conferência)
    • PEREIRA, B. R. S. . Carnaval: práticas de espaço e mapeamentos da modernidade. 2019 (Outra)
    • PEREIRA, B. R. S. . A modernização de São Paulo caiu no samba: reflexões do samba paulista sobre a metrópole do século XX. 2014 (Seminário)
    • PEREIRA, B. R. S. . XI Reunião de Antropologia do Mercosul. 2015 (Associação Uruguaia de Antropologia Social)
    • PEIXOTO, F. A. ; GIOVANNI, J. R. ; PEREIRA, B. R. S. ; MACIEL, D. B. ; WALDMAN, T. C. . Colóquio Michel de Certeau [em uso]. 2016 (PPGAS)
    • PEREIRA, B. R. S. . Segundo Encontro de Música Popular Brasileira: O samba além dos 100 anos. 2017 ()
    • PEREIRA, B. R. S. ; OLIVEIRA, F. G. ; GALANTE, R. ; SANTOS, D. V. ; BOSI, T. ; BARONETTI, B. . Terceiro Encontro de Música Popular. 2019 (Encontro de Música Popular)
    • PEREIRA, B. R. S. ; WALDMAN, T. C. . 'Entre o Planalto e a Várzea: retóricas pedestres e imaginários urbanos'' (roteiro de memória). 2019 (DPH/SMC)
    • PEREIRA, B. R. S. ; FIDALGO, M. ; MENDES, D. ; MARTINS, M. A. . Sesi: sociologia: regular: ensino médio: 1ª série: caderno 1 (aluno). 2020 (Livro didático)
    • PEREIRA, B. R. S. ; FIDALGO, M. . Sesi: sociologia: regular: ensino médio: 2ª série: caderno 03 (aluno). 2020 (Livro didático)
    • PEREIRA, B. R. S. ; FIDALGO, M. . Sesi: sociologia: regular: ensino médio: 2ª série: caderno 4 (professor). 2020 (Livro didático)
    • PEREIRA, B. R. S. ; MENDES, D. ; FIDALGO, M. . Sesi: sociologia: regular: ensino médio: 1ª série: caderno 2 (professor). 2020 (Livro didático)
    • Nome do projeto: A modernização de São Paulo caiu no samba: Reflexões do samba paulista sobre a metrópole do século XX (1938-1945) (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, B. R. S. , PEIXOTO, F.A. .
      Descrição: O presente trabalho tem por objetivo buscar as reflexões do samba paulista (e de seus praticantes) sobre a modernização de São Paulo, aqui pensada a partir das reformas urbanas ocorridas durante a gestão do prefeito Prestes Maia (1938-1945). Para tanto, buscou-se mapear os trajetos desses sambistas pela metrópole nascente na tentativa de entender as diferentes práticas de espaço desses também modernizadores. Nesse mapeamento, esta pesquisa encontrou, aproximou e depois contrastou duas imagens de cidade: aquela pensada e inscrita no espaço pelos sambistas paulistas através de sua circulação cotidiana, e aquela projetada e implantada pelo prefeito. As continuidades e descontinuidades encontradas entre essas duas ?imagens? iluminam dimensões importantes do processo de modernização de São Paulo, colocando lado a lado saberes e práticas de modo geral examinados separadamente.
    • Nome do projeto: Artes, Saberes e Antropologia (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, B. R. S. , CAVALCANTI, L. , ZUKER, F. O. , SPIRA, V. , BRITO, T. F. S. , WALDMAN, T. C. , ZORZI, M. V. G. , VALENTINI, L. , MUNIAGURRIA, L. A. , PEIXOTO, F.A. , GOYATA, J. V. , GIOVANNI, J. R. , SILVA, I. O. P. , PEDROSIAN, E. A. , CARVALHO, D. V. , BISPO, A. A. , MACIEL, D. B. .
      Descrição: O coletivo ASA artes, saberes e antropologia, criado em 2009 no Departamento de Antropologia da FFLCH/ USP, é um grupo que reúne pesquisadores de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós- Doutorado, aproximados em função de uma perspectiva etnográfica e de uma abordagem pragmática da vida social, que privilegia as formas e estilos das práticas, quer dizer a poética social. As principais linhas de atuação do grupo são: Práticas e imaginários urbanos; Expressão artística, memória e experiência social; Artes e saberes da (e para a) Antropologia.
    • Nome do projeto: Só vendo que beleza: Reflexões e relatos de Henricão sobre a vida cultural carioca e paulistana (1930-1950) (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, B. R. S. , PEIXOTO, F. A. .
      Descrição: A pesquisa busca construir uma biografia etnográfica do artista negro Henrique Felipe da Costa (1908-1984). Henricão, como era como era conhecido, foi intérprete, compositor, ator de teatro e cinema. Sua carreira foi construída entre SP e RJ, principalmente entre as décadas de 1930 e 1950. Assim, pretende-se construir uma biografia que possa ser pensada enquanto uma lente para reflexão acerca da áreas de atuação desse artista (rádio, cinema e teatro), sobretudo no que essas áreas informam sobre as cidades pelas quais passou. Aqui, tomamos os fazeres artísticos enquanto produtos e produtores das cidades.
    • Nome do projeto: Artes e semânticas da criação e da memória (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, B. R. S. , PEIXOTO, F.A. , BISPO, A. A. , GOYATA, J. V. , SPIRA, V. , MURILO, A. , GALDINO, P. , LIPPI, L. .
      Descrição: O termo criar liga-se, desde sua etimologia, a produzir e erguer (do latim creo, criare), associando-se também a aumentar e crescer (crescere). Os significados do verbo em português se expandem na direção de nutrir e alimentar, instruir e educar, e também de cultivar (que combina os sentidos de alimentação e instrução). Criar relaciona-se ainda à criatividade, ao engenho e à invenção imaginativa. A elasticidade da noção, seus múltiplos sentidos, usos e derivações, convertem-na em um operador potente capaz de auxiliar a sondar, e a colocar em contato, zonas e domínios nem sempre associados: a criação intelectual e artística, em suas diversas expressões; a criação de filhos (no interior da família); dos animais (?de criação?), de plantas e hortas. Devido ao seu enraizamento complexo e ao intuito de explorar, empiricamente, o seu campo semântico ampliado, em função de diferentes eixos empíricos - objetivo deste projeto coletivo, que envolve diversos eixos temáticos -, é que o termo mostra-se preferível a outros como ?imaginação?, mais frequentemente mobilizado sobretudo quando se trata da consideração das ideias e das produções artísticas. Cabe destacar que se a noção de criação interessa a este projeto em função de sua amplitude semântica e de sua capacidade de conectar domínios, a memória figura intimamente associada a ela, vista como arte composicional mais próxima da invenção poética do que da história pois que subverte o tempo das sucessões e da cronologia, movimentando-o de outro modo. Trata-se assim de reaver a noção de memória, interrogando-a como problema, e não postulando-a, defendendo-a ou resgatando-a como conjunto de conteúdos a serem preservados. Artes da criação e da memória, indica o título do projeto, porque se trata de examinar e refletir sobre os modos sinuosos e as astúcias da memória que, tomando a forma de inscrições espaciais, percursos temporais, expressões imagéticas, materiais e narrativas, é forjada entre acúmulos e perdas, lembranças e esquecimentos, em ritmo marcado por repetições e diferenças. Os pesquisadores envolvidos no projeto debruçam-se sobre contextos diversos em função de problemas comuns
    • Nome do projeto: Cartografias Cruzadas: os caminhos do samba e os traçados do Plano de Avenidas em São Paulo (1938-1945) (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, B. R. S. , PEIXOTO, F. A. .
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo mapear as ?práticas de espaço? do samba em São Paulo entre os anos de 1938 e 1945. Tal período é marcado pela continuação da implantação do projeto urbanístico Plano de Avenidas, cujo foco recaía sobre a remodelação do sistema viário da cidade. O mapeamento do cruzamento dessas duas formas de práticas, o caminhar do samba e o traçado da remodelação urbana, nos permite vislumbrar uma certa paisagem cotidiana. Essa paisagem é também dotada de sons, informantes, à sua maneira, de modos de fazer a metrópole e de nela fazer-se presente. Assim, surge, entre os barulhos e ruídos característicos da cidade moderna, um samba interessado em constituir-se como moderno e participante de tal universo. No contexto do Estado Novo (1937-1945) e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os praticantes do samba que nos relatam suas práticas, produzem, a seu modo, articulações políticas e incursões tático-estratégicas em territórios outros. Dessa forma, relatam uma paisagem cotidiana, produto e produtora de uma nova cidade, sob uma perspectiva bastante específica: a da circulação. Em busca de um lugar comum para a constituição de uma trajetória individual ou da participação no centro da cidade enquanto habitante de um bairro, as investidas do samba em direção às diferentes centralidades do período são formas de saberes próprios que são aqui tomados como ferramentas para a compreensão de uma modernização que caminha não apenas do planalto à várzea, mas também da várzea ao planalto.
    • CHALCRAFT, J. ; MORAIS, S. S. ; PEREIRA, B. R. S. . Sexta do mês: Antropologia e Patrimônio Imaterial. 2016 - Mediação de debate
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Física Computacional
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Cadernos de Campo (USP. 1991):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
    • Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2023 ).
        Outras informações: Professor de Sociologia e Filosofia
        Outras informações: Professor Educação Básica III
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Facilitador/Tutor virtual