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Luciana Sanchez Mendes

    • É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas sub-representadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Obteve seu doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8 / Vincennes Saint-Denis (2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), na USP e na Universiteit Leiden. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2) (2022-2025) e do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj (2023-2025). Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas. Como divulgadora da Linguística, coordena o Programa de Extensão Café com Linguística desde 2018 e faz a gerência do perfil @gramatimemes do Instagram.

       

      Links:    

    • Semântica Formal
    • Descrição e Análise de Línguas Sub-representadas
    • Processamento Linguístico em Língua Materna
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    • KENEDY, E. ; SANCHEZ-MENDES, L. . GEPEX - 10 anos. Rio de Janeiro : Autografia , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Membro das bancas de (Re)credenciamento de docentes do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, para atuação no quadriênio 2025-2028. 2024 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Membro do banco de assessores da PROPPI no EDITAL PIBIC / CNPq/ UFF 2024/2025 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2024 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Cadernos de Estudos Linguísticos. 2024 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o 13 Semantics of Under-represented Languages of the Americas (SULA). 2024 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista externo na autoavaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da USP. 2024 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Cadernos de Linguística. 2024 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Membro adhoc do Comitê Assessor de Pesquisa da PROPPI/UFF, na área de Linguagens, Letras e Artes, do edital PIBIC na vigência de 2023/2024. 2023 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o Semantics and Linguistic Theory (SALT 34). 2024 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Revel. 2024 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Linguística. 2023 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Revista de Estudos da Linguagem (UFMG). 2023 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o Simpósio Temático ST 33 - Semântica e suas interfaces do XIII Congresso Internacional da Abralin. 2023 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Membro adhoc do Comitê Assessor de Pesquisa da PROPPI/UFF, na área de Linguagens, Letras e Artes, do edital PIBIC na vigência de 2022/2023. 2022 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Membro adhoc do Comitê Assessor de Pesquisa da PROPPI/UFF, na área de Linguagens, Letras e Artes, do edital PIBIC na vigência de 2023/2024. 2023 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias. 2023 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Glossa. 2023 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o Semantics and Linguistic Theory (SALT 33). 2023 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem. 2022 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Glossa. 2022 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Consultora Ad Hoc Fapesp. 2017 (Consultoria)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Avaliadora Ad Hoc PIBIC (UFF). 2022 (Consultoria)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Consultora Ad Hoc CNPq. 2022 (Consultoria)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o Call for Abstracts SALT(ED) Workshop About Code of Conduct Semantics and Linguistic Theory (SALT 32). 2022 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o 13th Workshop on Formal Linguistics. 2021 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Virtual de Estudos da Linguagem. 2021 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Linguística Rio. 2021 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Cadernos de Estudos Linguísticos (CEL). 2021 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Cadernos de Estudos Linguísticos (CEL). 2020 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Diadorim - volume 'Análises Semânticas das Línguas Naturais'. 2020 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Letras (UFPR). 2020 (Parecer)
    • SANCHEZ MENDES, LUCIANA . Parecerista ad hoc na Revista Scripta. 2020 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o Sinn und Bedeutung 25 - Workshop on the Semantics of Understudied Languages and Linguistic Fieldwork. 2020 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Gragoatá (UFF). 2020 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o SULA 11 (Semantics of Under-Represented Languages in the Americas). 2020 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista DELTA (Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada). 2019 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na avaliação de artigos para publicação na obra 'ESTUDOS SOBRE O PORTUGUÊS EM USO'. 2019 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Cadernos de Estudos Linguísticos (CEL). 2019 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc na Revista Diacrítica ? Volume ?Linguística Experimental e Variedades do Português?. 2019 (Parecer)
    • SANCHEZ MENDES, LUCIANA . Parecerista ad hoc da Revista do GELNE. 2018 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ah hoc da Revista Forma y Función. 2018 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc da Revista Gragoatá (UFF). 2018 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc da Revista Linguística (UFRJ). 2018 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc da Revista Revista de Estudos da Linguagem (UFMG). 2017 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2017 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Membro da Comissão Científica e Parecerista na Seleção de Resumos do I CITAM. 2018 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc da Revista Estudos Linguísticos e Literários. 2017 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc da revista Cadernos de Estudos Linguísticos (CEL). 2017 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc da Revista Caderno de Letras (UFF). 2017 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc da Revista Letras (UFPR). 2017 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc da Revista de Estudos da Linguagem (UFMG). 2016 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista ad hoc da Revista Linguística (UFRJ). 2016 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Membro da Comissão Científica e Parecerista na Seleção de Resumos do XIX Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística. 2016 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Membro da Comissão Científica e Parecerista na Seleção de Resumos do Congresso Abralin em Cena Libras. 2016 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Wapixana. 2014 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Elaboração de Material para o Ensino de Língua (Oficina com Professores Wapixana). 2014 (Consultoria)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2014 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2013 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2013 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2011 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2009 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2008 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2007 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2006 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o Workshop on Morphology and Interpretation. 2014 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Mesária no XI ENAPOL (encontro/organização de evento). 2008 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Parecerista na seleção de resumos para o SULA 8 (Semantics of Under-Represented Languages in the Americas). 2014 (Parecer)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Mesária no IX ENAPOL (encontro/organização de evento). 2006 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Pesquisas no campo da linguagem em diálogo com a sociedade?,. 2024 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; VIEIRA, MARCUS V. R. ; AZEVEDO, E. ; MONTEIRO, F. T. ; LEAL, W. N. . Oficina Pesquisa em Semântica Formal: descrição, análise e aplicação ao ensino. 2024 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de campo para análise linguística em semântica formal. 2024 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, LUCIANA . Reflexões do componente semântico para o ensino de língua: o elo entre gramática e texto. 2024 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . The role of formal semantics for the language teaching. 2024 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Contribuições da Semântica Formal para o ensino de língua materna: o módulo semântico como elo entre gramática e texto. 2024 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; POLAKOF, A. C. . Expressive interpretation of Exclamative Indefinites in Brazilian Portuguese and Rioplatense Spanish. 2023 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Mesa Redonda Linguística na Internet. 2023 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . The role of cognitive salience for counting: a case study in two Arawakan languages. 2023 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; POLAKOF, A. C. . Expressive interpretation of exclamative Indefinites in Brazilian Portuguese and Rioplatense Spanish. 2023 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; POLAKOF, A. C. . Exclamative Indefinites in Brazilian Portuguese and Rioplatense Spanish. 2023 (Comunicacao)
    • VIVANCO, K. C. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Referential reading of indefinites with an exaggerated prosody in Brazilian Portuguese. 2017 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Estudos formalistas dos advérbios no Português (e além) ? perspectivas teóricas e metodológicas. 2023 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Poster of Project @gramatimemes. 2023 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; FREITAG, R. M. K. ; DE CONTO, L. ; LIMA, R. J. . Memes (in Portuguese). 2023 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Linguística Gerativa e a abordagem formalista na análise linguística. 2022 (Conferência)
    • POLAKOF, A. C. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Can nominal intensifiers be expressives in Rioplatense Spanish and Brazilian Portuguese?. 2022 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . O papel dos estudos semânticos no ensino de Língua Portuguesa. 2022 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . MESA-REDONDA 2: MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS PARA O ENSINO DE SEMÂNTICA, VARIAÇÃO E MORFOLOGIA. 2022 (Congresso)
    • POLAKOF, A. C. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Usos expressivos de intensificadores em Espanhol Rioplatense e Português Brasileiro. 2022 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Usando memes da internet para entender a estrutura da variação linguística. 2022 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Linguística gerativa. 2021 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Investigação Linguística do Significado: uma introdução à Semântica Formal. 2021 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . O esquecimento das línguas do Brasil. 2021 (Conferência)
    • DE CONTO, L. ; RIGATTI, P. C. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Roda de conversa 'Linguística na Tela' no Abralin em Cena 16. 2021 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Flavors of intensity and emphasis: the case of ?muito? in Brazilian Portuguese. 2021 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Flavors of intensity and emphasis: the case of ?muito? in Brazilian Portuguese. 2021 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Questões de Linguística Histórica na Internet: uma abordagem a partir de memes. 2020 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Fazer pesquisa em Teoria e Análise Linguística. 2021 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . De Frente com Cientistas Online. 2021 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Linguagem em diálogo com a sociedade: teoria e análise linguística. 2020 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; KENEDY, E. . The Processing of Degree Modification in Karitiana: a pilot experimental study. 2020 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Semântica Gramatical - aplicações recentes / Semântica e Línguas Indígenas. 2020 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, E. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Utilizando noções semântica na sala de aula: relatos e propostas para a educação básica. 2019 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Utilizando noções semântica para o ensino de língua portuguesa: o caso das orações adjetivas. 2019 (Comunicacao)
    • QUADROS GOMES, A. P. ; SANCHEZ MENDES, LUCIANA . Mass-count distinction in Ticuna. 2017 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; QUADROS GOMES, A. P. . Mass-count distinction in Terena. 2017 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Modificação de Grau em Português Brasileiro: a marcação de confirmação. 2019 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; SIMONASSI, G. . A Produção Escrita de Alunos Surdos. 2019 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Reduplication in LIbras: teasing apart distributive effects. 2018 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Linguística e o Ensino de Língua (Indígenas). 2018 (Conferência)
    • SILVA, F. R. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Cancellation of Exhaustivity in Focused Sentences: an experimental study. 2018 (Comunicacao)
    • SIMONASSI, G. ; SANCHEZ-MENDES, L. . A Expressão de Duração em Verbos de Trajetória em Libras. 2018 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Gerativismo e Semântica. 2018 (Conferência)
    • MACEDO, A. L. S. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Degree Modification in Tetun. 2018 (Outra)
    • DONAZZAN, M. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Decomposing Distribution Across Dimensions: evidence from Libras. 2018 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Linguística Gerativa e Semântica Formal. 2018 (Conferência)
    • DONAZZAN, M. ; SANCHEZ-MENDES, L. . A first glance to reduplication and distributivity in Libras. 2018 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; XAVIER, A. N. ; SEGALA, R. R. . Ways of Expressing Pluractionality in Libras. 2016 (Comunicacao)
    • SIMONASSI, G. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Classes dos Verbos em Libras. 2017 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; SEGALA, R. R. ; XAVIER, A. N. . A Reduplicação Verbal em Libras. 2017 (Comunicacao)
    • QUADROS GOMES, A. P. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Intensification: a cross linguistic perspective. 2016 (Outra)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; SEGALA, R. R. ; XAVIER, A. N. . Pluractionality in Libras. 2016 (Comunicacao)
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    • SANCHEZ-MENDES, L. . Degree Constructions in Brazilian Portuguese and in Karitiana: a challenge to universal parameters. 2016 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Institucionalização do estudo de Línguas Indígenas. 2016 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Construção de Grau em Karitiana e em Português Brasileiro: desafios para uma proposta de universais semânticos. 2015 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. ; XAVIER, A. N. . A Expressão da Pluracionalidade em Libras. 2015 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Operadores distributivos adverbiais em português brasileiro. 2015 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A distinção contável-massivo em Wapichana: uma descrição preliminar. 2015 (Comunicacao)
    • MÜLLER, A. ; SANCHEZ-MENDES, L. . The Meaning of Pluractionality in Karitiana. 2007 (Comunicacao)
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    • SANCHEZ-MENDES, L. . Modificadores de Grau em Wapixana: um estudo preliminar. 2014 (Comunicacao)
    • QUADROS GOMES, A. P. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Degree modification in Brazilian Portuguese and in Karitiana. 2014 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais: um estudo de caso. 2006 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . O advérbio kandat da língua Karitiana. 2008 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Verbal Classes in Karitiana: Evidence for Telic and Atelic Distinction. 2014 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Estágios no Exterior - Cotutela em Paris. 2014 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Degree modification in Karitiana: Evidence for scalar properties of gradable predicates. 2014 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Distinção Télico-Atélico e as Classes Acionais em Karitiana. 2013 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Degree Modification on the Adjectival and on the Verbal Domain in Karitiana. 2013 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Indefinite Phrases with Prosodic Prominence in Brazilian Portuguese. 2013 (Comunicacao)
    • Müller, A. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Plurality and its kinds: number-neutrality, pluractionality, and VP plurality in Karitiana. 2013 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo em Linguística (Palestra sobre o filme 'The Linguists'. 2013 (Conferência)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Modificação de Grau de Adjetivos em Karitiana. 2013 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . As Estruturas Escalares dos Predicados Graduáveis em Karitiana. 2013 (Comunicacao)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Semântica de Graus em Karitiana. 2012 (Conferência)
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    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Modificação de Grau no Domínio Verbal em Karitiana. 2011 (Comunicacao)
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    • SANCHEZ-MENDES, L. . Não admitiram o erro: 7 personalidades que pediram desculpas do pior jeito. 2022 Portal Terra
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    • OLIVEIRA, M. R. ; KENEDY, E. ; FERES, B. S. ; PEREIRA, T. ; ROSARIO, I. C. ; RIBEIRO, P. F. N. ; TEIXEIRA, A. C. M. ; ABRACADO, J. ; TEIXEIRA, L. ; SANCHEZ-MENDES, L. ; LOPES, M. G. ; SILVA, N. P. S. E. ; SILVA, S. D. . X Congresso Internacional da Abralin. 2017 (Universidade Federal Fluminene)
    • OLIVEIRA, M. R. ; KENEDY, E. ; FERES, B. S. ; PEREIRA, T. ; ROSARIO, I. C. ; RIBEIRO, P. F. N. ; TEIXEIRA, A. C. M. ; ABRACADO, J. ; TEIXEIRA, L. ; SANCHEZ-MENDES, L. ; LOPES, M. G. ; SILVA, N. P. S. E. ; SILVA, S. D. . XX Instituto de Verão da Abralin. 2017 (Universidade Federal Fluminense)
    • PILATI, E. ; MINUSSI, R. ; BARBOSA, J. ; ABREU, K. ; TEIXEIRA, A. ; SANCHEZ-MENDES, L. ; QUADROS GOMES, A. P. ; MAIA, M. . III Encontro Nacional sobre Ensino de Língua Portuguesa. 2020 (UERJ, UFF, UFRJ, IFF)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Posling de Portas Abertas. 2024 (Universidade Federal Fluminense)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . II Workshop do Gepex. 2024 (Universidade Federal Fluminense)
    • TEIXEIRA, A. C. M. ; MELO, E. A. S. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Sabimon - Sábado de Monitoria. 2022 (Universidade Federal Fluminense)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Aspectos Sintáticos e Semânticos de Línguas Indígenas Brasileiras. 2014 (Universidade Federal de Roraima)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Trabalho de Campo e Semântica Formal. 2017 (Universidade de Brasília)
    • SANCHEZ MENDES, LUCIANA . Introdução à Semântica da Língua Portuguesa. 2018 (Universidade Federal Fluminense)
    • SANCHEZ MENDES, LUCIANA . Introdução à Semântica Formal. 2019 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A semântica dos modificadores e o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MÜLLER, A. ; QUADROS GOMES, A. P. ; BERTUCCI, R. ; MARTINS, N. P. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Semântica e Ensino - Os adjetivos no PB. 2020 (Associação Brasileira de Linguística)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Ensino de Semântica. 2020 (PET - UFPE)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A semântica dos modificadores e o ensino de orações subordinadas adjetivas. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • SANCHEZ MENDES, LUCIANA . Semântica e Ensino: atividades de interpretação com conjuntos. 2020 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • QUADROS GOMES, A. P. ; SANCHEZ-MENDES, L. . Aspectos semânticos da língua portuguesa. 2022 (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Ensino de Gramática: Reflexões Semânticas - A semântica dos modificadores e o ensino de orações subordinadas adjetivas. 2023 (Associação Brasileira de Linguística)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A semântica dos modificadores e o ensino de orações subordinadas adjetivas. 2022 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Variação Semântica: pluracionalidade e quantificação. 2005
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Quantificação Adverbial em Karitiana. 2008
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Quantificação Adverbial em Karitiana. 2009
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Expressão de Grau em Karitiana. 2010
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Expressão Adverbial da Quantificação de Grau em Karitiana. 2011
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Modificação de Grau em Karitiana. 2013
    • SANCHEZ-MENDES, L. . A Modificação de Grau em Karitiana. 2014
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Variação Semântica: pluracionalidade e quantificação. 2006
    • Nome do projeto: A Expressão de Grau em Karitiana (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar a modificação de grau no domínio verbal exercida pelo advérbio do Karitiana 'pitat' 'muito'. Pretende-se fazer uma comparação com os advérbios de frequência, como 'kandat' 'muitas vezes'. Essas operações estão intrinsecamente relacionadas, sendo expressas em algumas línguas pelo mesmo advérbio, como o 'muito' do português. Pretende-se, portanto, utilizar essa investigação como suporte para uma comparação e análise teórica da distinção entre quantificação de frequência e quantificação sobre graus nas línguas naturais.
    • Nome do projeto: Variação Semântica: a expressão da quantificação em Karitiana (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. .
      Descrição: Este projeto de mestrado pretende investigar a expressão da quantificação sobre eventos em Karitiana. Algumas características da língua apoiam a tese de que a língua possui apenas quantificação do tipo nominal: (i) ausência da marca singular/plural nos nomes, (ii) ausência de classificadores e (iii) ausência de quantificadores nominais como 'todo' e 'algum'. Karitiana parece ser uma língua em que existe apenas quantificação de tipo adverbial. Karitiana é, portanto, uma língua interessante para se estudar a expressão da quantificação de uma perspectiva tipológica. Mais especificamente, esse estudo pode colaborar para uma compreensão maior de fenômenos como a pluralidade de eventos e a atuação de quantificadores adverbiais colaborando para uma caracterização tipológica e um maior conhecimento das línguas americanas e/ou línguas ainda pouco estudadas.
    • Nome do projeto: A Semântica das Estruturas Comparativas em Português e em Karitiana: um Estudo Translinguístico (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. , Müller, A. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é fazer uma investigação das construções de grau, em especial das sentenças comparativas, em duas línguas: a língua portuguesa e a língua Karitiana (língua indígena brasileira do tronco Tupi, família Arikém, falada em Rondônia). A pesquisa adota o paradigma da Semântica Formal associado a uma abordagem translinguística que combina descrição e análise de fenômenos gramaticais específicos em certas línguas com uma tentativa de postulação de universais linguísticos. O projeto é inspirado no trabalho de Beck et al. (2009) sobre as construções comparativas em 14 línguas. No entanto, os dados das sentenças comparativas e correlatas em português e em Karitiana representam um desafio para as generalizações apresentadas no trabalho. Este projeto tem dois principais objetivos. Primeiramente, contribuir com a descrição e análise das sentenças comparativas e correlatas em português e em Karitiana. Segundo, contribuir com as propostas tipológicas para as sentenças comparativas (como de Beck et al. 2009) aumentando a sua base empírica, contribuindo, ao mesmo tempo, com a repercussão do português e das línguas indígenas brasileiras.
    • Nome do projeto: Variação semântica nas línguas nativas do Brasil: a expressão verbal e nominal da noção de número (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. , Müller, A. , SANTOS, K. V. , CARVALHO, A. M. , MELLO, L. N. , FRUTOS, L. .
      Descrição: O projeto estuda a variação semântica dentro do paradigma da Lingüística Formal. Assume não só a existência de parâmetros sintáticos, mas também a possibilidade de existência de parâmetros semânticos. Enfoca a expressão da noção de número nas línguas nativas brasileiras e tenta focalizá-las numa tipologia semântica das línguas naturais.
    • Nome do projeto: Documentação, Descrição e Revitalização de Línguas Indígenas em Roraima (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. , LANES, E. J. , CRUZ, M. O. S. , SANTOS, M. G. .
      Descrição: O projeto se constitui em uma ação de pesquisa e implementação de ações no sentido de, ao mesmo tempo, documentar e valorizar as línguas indígenas no Estado de Roraima. Com uma proposta de ação baseada na pesquisa de questões linguísticas e de estratégias de valorização das línguas indígenas, passando pela produção adequada de materiais de ensino de segunda língua, o projeto tem o intuito de promover a pesquisa com línguas indígenas no Estado.
    • Nome do projeto: Operadores Distributivos Adverbiais em Português Brasileiro: uma análise semântica (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. .
      Descrição: O objetivo deste trabalho é investigar o significado de operadores distributivos do português brasileiro formados por reduplicação de numeral do tipo 'de um em um', 'um por um', 'um atrás do outro'. O primeiro passo a ser seguido é investigar qual é o estatuto morfossintático dessas expressões. De um ponto de vista tipológico, esses operadores, chamados na literatura de numerais distributivos, podem ser adjuntos adnominais ou adjuntos adverbiais (GIL, 1982). Segundo Gil (1982), todas as línguas apresentam algum tipo de numeral distributivo adverbial enquanto que nem todas possuem numerais distributivos adnominais. Em seguida, a investigação enfoca o significado desses operadores segundo o panorama teórico da Semântica Formal. Na literatura sobre o tema, discute-se pelo menos duas leituras principais das sentenças com numerais distributivos. Por exemplo, em georgiano, uma língua cuja distributividade foi amplamente estudada nos estudos de Gil (GIL, 1982, 1988), a sentença Orma k?acma samsami čanta caiɣo 'Dois homens três-três mala carregou' pode ser adequadamente utilizada para descrever dois tipos de situações: (i) um ou mais carregamentos de três malas para cada homem (distribuição sobre o NP sujeito); ou (ii) um número indefinido de carregamentos de mala, com três malas por carregamento (distribuição sobre o predicado). Este trabalho pretende se há alguma outra leitura em sentenças desse tipo em português brasileiro além das atestadas para outras línguas. A pesquisa é relevante porque coloca os dados do português brasileiro em uma perspectiva tipológica que assume universais semânticos nas línguas naturais.
    • Nome do projeto: Aspecto e Pluracionalidade em libras (2014 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. , XAVIER, A. N. , SEGALA, R. R. , SIMONASSI, G. .
      Descrição: A tese principal explorada nesta pesquisa é a de que a duplicação no número de mãos de sinais da libras tipicamente produzidos com uma mão expressa pluracionalidade. Este projeto já avançou na investigação da relação entre a direcionalidade dos verbos e a seleção das leituras disponíveis dos predicados pluracionalizados em libras. Neste momento, a pesquisa está centrada em investigar outros recursos que a língua pode apresentar para expressar pluracionalidade, tais como expressões faciais e repetição do movimento. Além disso, o estudo enfoca qual a interação entre pluracionalidade e aspecto verbal, contribuindo com os estudos da semântica verbal dessa língua.
    • Nome do projeto: Construções Comparativas em Karitiana e em Português Brasileiro (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. , GOMES, T. G. , FIALHO, M. C. R. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende investigar as construções de grau nas línguas naturais do ponto de vista da Semântica Formal. Mais especificamente, procura compreender o estatuto sintático e semântico das sentenças comparativas em português e em Karitiana (uma língua indígena do tronco Tupi, família Arikén) falada por 320 pessoas em uma comunidade de mesmo nome. Partindo do pressuposto de que as construções comparativas representam estruturas semânticas fundamentais que todas as línguas naturais devem possuir, o presente projeto propõe investigar a forma como essas duas línguas em particular expressam essa noção.
    • Nome do projeto: Café com Linguística (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. .
      Descrição: O objetivo deste programa é oferecer espaços de debate em um ambiente mais descontraído dentro da universidade. O intuito é atrair novos pesquisadores por meio de uma sessão no modelo de uma mesa redonda, mas com caráter mais relaxado. Estão previstos encontros sobre temas diversos que estão relacionados com a Linguística, tais como línguas subrrepresentadas faladas no Brasil e língua de sinais brasileira (libras), além de temas teóricos abrangentes, tais como Aspecto, Aquisição da Linguagem, e assim por diante. Os temas selecionados até o momento são de interesse dos professores executantes e de seus orientandos. Outros temas poderão ser adicionados conforme o desenvolvimento do programa.
    • Nome do projeto: Modificação de Grau em Português Brasileiro: estudo experimental (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar a modificação de grau em português brasileiro enfocando os usos dos adjuntos para marcação de intensidade, qualidade e confirmação. Em PB, um mesmo adjunto, como muito, pode apresentar, além da leitura prototípica de intensidade ? como em muito alto ? uma semântica associada a qualidade ? como em muito homem ? e confirmação ? como em foi muito golpe. As metas estabelecidas por esse projeto são: (i) fornecer uma análise semântica unificada para esses usos com base na proposta da Semântica Escalar (KENNEDY, MCNALLY, 2005; DOETJES, 2012); (ii) obter e comparar os dados psicométricos do processamento de cada tipo modificação de escala via rastreamento ocular.
    • Nome do projeto: A semântica da modificação de grau em PB: interpretações de qualidade e de confirmação (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. .
      Descrição: Este é um projeto de pesquisa que tem como objetivo investigar usos de modificadores intensificadores expressando qualidade e confirmação em exemplos como ele é muito homem e foi muita greve. Os advérbios intensificadores em português vêm sendo investigados por uma variedade de estudos recentes (GUIMARÃES, 2007; QUADROS GOMES, 2011, 2018; QUADROS GOMES e SANCHEZ-MENDES, 2015, PIRES DE OLIVEIRA e SOUZA, 2018, entre outros). No entanto, o uso desses modificadores em domínios nominais e verbais com leitura de qualidade e confirmação ainda é um tema a ser investigado. A perspectiva teórica adotada nesta pesquisa é a Semântica Formal, mais especificamente uma proposta de investigação do significado que é guiada por tipos que assume graus em sua denotação (cf. KENNEDY, 1999; KENNEDY e MCNALLY, 2005). Segundo essa abordagem, predicados graduáveis têm uma variável de grau de tipo d e denotam relações de indivíduos e graus numa escala, que corresponde à medida na qual os graus são ordenados. Segundo o enfoque escalar, os predicados que recebem intensificação podem ser associados a escalas de tipos diferentes, segundo sua relação com o contexto e existência de pontos fechados em sua escala (cf. KENNEDY e MCNALLY, 2005). A tipologia escalar tem sido útil para explicar a distribuição de diferentes modificadores, como Kennedy e McNally (2005) mostraram para o inglês, mas também a própria interpretação dos sintagmas modificadores, como Quadros Gomes e Sanchez-Mendes (2015) mostraram para o português e o Karitiana. O objetivo do projeto é assumir a proposta de estudos que apontam que a estrutura escalar influencia na interpretação de modificadores de grau e de que a escalas associadas a substantivos e verbos é de natureza diferente das escalas adjetivais prototípicas (cf. Doetjes, 2008). O resultado esperado principal é apresentar uma entrada lexical única para muito que dê conta de todos os seus usos.
    • Nome do projeto: Modificação de grau em línguas naturais: marcação de intensidade, qualidade e confirmação (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. , VIEIRA, M. V. R. , MONTEIRO, F. T. , LEAL, W. N. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar a modificação de grau em línguas naturais enfocando os usos dos adjuntos para marcação de intensidade, qualidade e confirmação em português brasileiro (PB), espanhol rio-platense e Karitiana (língua Tupi falada em Rondônia, Brasil). Em PB, um mesmo adjunto, como muito, pode apresentar, além da leitura prototípica de intensidade como em muito alto uma semântica associada a qualidade como em muito homem e confirmação como em Foi muito golpe. Em espanhol rio-platense, o emprego de confirmação também foi atestado (POLAKOF, SANCHEZ-MENDES, 2022) em sentenças como Fue muy golpe de estado. Já em Karitiana, os usos de qualidade parecem ser os mais produtivos. Embora pita possa ser traduzido por muito em expressões como sea pita (muito bonito), há usos como taso pita que se assemelha a nosso caso de muito homem em português brasileiro (SANCHEZ-MENDES, 2014). As metas estabelecidas por esse projeto são: (i) fornecer uma análise semântica unificada para os usos desses intensificadores nas três línguas com base na proposta da Semântica Escalar (KENNEDY, MCNALLY, 2005; DOETJES, 2012); (ii) obter e comparar os dados psicométricos do processamento de cada tipo modificação de escala via rastreamento ocular a fim de verificar se diferença de processamento entre escalas lexicais e contextuais.
    • Nome do projeto: Modificação de Grau nas Línguas Naturais (2018 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHEZ-MENDES, L. , VIEIRA, M. V. R. , MONTEIRO, F. T. , LEAL, W. N. .
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar os modificadores de grau nas línguas naturais seguindo a proposta da Semântica Escalar (Kennedy e McNally, 2005; Doetjes, 2012). Seu intuito principal é analisar os modificadores em naturais, em especial em línguas sub-representadas, bem como averiguar modificadores inovadores do português brasileiro. O projeto contempla ainda pesquisas sobre a aquisilção desses itens por falantes de português.
    • SANCHEZ-MENDES, L. . 1o Treinamento de Corretores - Correção On-Line. 2013 - Treinamento de banca
    • SANCHEZ-MENDES, L. . Correção On-Line das Provas de Redação do SARESP 2012. 2013 - Banca de correção
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - bacharelado (Português/Lingüística)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Iniciação Científica em Linguística - Variação Semântica: Pluracionalidade e Quantificação
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Letras - Licenciatura em Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Leiden University
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Roraima
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • CPV Educacional:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Atividades de revisão de material didático e correção de redações
        Outras informações: Revisor
    • Faculdade FIA de Administração e Negócios:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal de Roraima:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Magistério Superior
    • CADERNOS DE LETRAS DA UFF:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professora Colaboradora Externa do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLIND
        Outras informações: Professora Colaboradora
    • Revista Linguística (UFRJ):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista de Estudos da Linguagem (UFMG):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Estudos Linguísticos e Literários (UFBA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Cadernos de Estudos Linguísticos (CEL):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Caderno de Letras (UFF):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Revista Letras (UFPR):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista do GELNE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • Revista Forma y Función:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • Revista Gragoatá (UFF):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Diacrítica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Revista Scripta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Revista Diadorim:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadora de Disciplina Português VII
    • Glossa-A Journal Of General Linguistics:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Virtual de Estudos da Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - 2024 ).
    • Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).