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Alice Martins Villela Pinto

    • Pós-Doutoranda do Departamento de Antropologia Social da USP com pesquisa sobre relações entre audiovisual e fazer musical junto ao Projeto Temático Fapesp: O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia (Unicamp / USP). Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP (2015). É mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2009) e possui graduação em Ciências Sociais pela UNICAMP (2004). Realizou pesquisa junto aos Asuriní do Xingu (PA) entre 2005 e 2015 investigando temas como a performance no ritual indígena, noções de imagem, fotografia, audiovisual e produção de imagens. Integra o GRAVI - Grupo de Antropologia Visual/USP, o NAPEDRA - Núcleo de Antropologia, Performance e Drama/USP e o PAM - Pesquisas em Antropologia Musical/ USP. Realizou estágio de pesquisa junto ao EREA - Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne/ LESC/ CNRS/ Université Paris X Nanterre, Paris, França (entre agosto de 2013 e julho de 2014). É membro da Rede de Apoio ao Povo Kariri-Xocó.

       

      Links:    

    • Antropologia da Performance
    • Antropologia das Formas Expressivas
    • Etnomusicologia
    • Antropologia Visual
    • VILLELA, ALICE . Filmes e vídeos como formas de conhecimento: desenvolvimentos atuais e possibilidades futuras GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 6 , p. 1 - 9 , 2021. ISSN: 25253123.
    • VILLELA, ALICE . Imagem, imitação, presentificação: ambiguidade e agência das imagens produzidas pelas tecnologias dos brancos Horizontes Antropológicos (online) , v. 26 , p. 139 - 164 , 2020. ISSN: 18069983.
    • VILLELA, ALICE ; GRUNVALD, V. ; TONI, F. C. ; MUNIAGURRIA, L. A. . O musicar como trilha para a etnomusicologia REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS , v. 73 , p. 17 - 26 , 2019. ISSN: 2316901X.
    • VILLELA, ALICE . Fotografia e (des) encontro: a narrativa fotográfica do contato oficial dos Asuriní do Xingu e suas versões GIS- Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia , v. 3 , p. 159 - 176 , 2018. ISSN: 25253123.
    • VILLELA, A. . O retorno dos antigos: compartilhamento do acervo fotográfico de Renato Delarole com os Asuriní do Xingu Revista Mundaú , v. 3 , p. 70 - 86 , 2017. ISSN: 25263188.
    • WUNDER, ALIK ; VILLELA, ALICE . (In)visibilidades e poéticas indígenas na escola: atravessamentos imagéticos Teias (Rio de Janeiro) , v. 18 , p. 14 - 32 , 2017. ISSN: 19820305.
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    • VILLELA, A. ; GRUNVALD, V. . Alguns apontamentos sobre fotografia, magia e fetiche. A experiência da imagem na etnografia, v. , p. 205 - 228, 2016.
    • VILLELA, A. . Quando a imagem é a pessoa ou a fotografia como objeto patogênico.. Entre Arte e Ciência. A Fotografia na Antropologia., v. 1, p. 109 - 121, 2015.
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    • VILLELA, A. . Mito e xamanismo em narrativas fílmicas ameríndias. In: EIAV- Encontro Internacional de Antropologia Visual , 2014 , São Paulo. ENCONTRO INTERNACIONAL DE ANTROPOLOGIA VISUAL. : , 2014.
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    • VILLELA, A. ; WUNDER, A. ; SOARES, M. ; GURIAM, M. ; ANDRADE, A. G. S. ; CUNHA, K. ; ALMEIDA, F. ; FERNANDES, D. M. ; FERREIRA, A. ; ALEXANDRE, D. ; BIZARI, E. ; CRISTINA, E. ; ASSUNCAO, S. ; OLIVEIRA, W. ; OLIVEIRA, S. ; VALENTE, V. ; DIAS, N. ; BREDARIOL., F. . (In)visibilidades e poéticas indígenas. Campinas, SP : Revista ClimaCom Cultura Científica , 2016 (Publicação artística e coletiva em periódico)
    • VILLELA, A. . Pesquisa para a série documental 'Deuses que dançam: Orixás no Brasil'. 2017 (Consultoria)
    • VILLELA, A. . Pesquisa para a série Documental: 'Taquaras, Tambores e Violas'. 2017 (Consultoria)
    • VILLELA, A. ; MULLER, R. A. P. ; LORENZ, Sônia . Elaboração do AHE Belo Monte - Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). 2009 (Consultoria)
    • VILLELA, A. ; LORENZ, Sônia . Levantamento para o Plano de Manejo do Parque Estadual do Jaraguá Módulo populações indígenas Guarani Mbya do Jaraguá Aldeias Tekoa Ytu e Tekoa Pyau. 2010 (Consultoria)
    • VILLELA, A. ; MULLER, R. A. P. . Elaboração do PBA- Plano Básico Ambiental do UHE Belo Monte. 2010 (Consultoria)
    • LORENZ, Sônia ; VILLELA, A. . LEVANTAMENTO PARA O PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ MÓDULO-POPULAÇÕES INDÍGENAS GUARANI MBYA DO JARAGUÁ ALDEIAS TEKOA YTU E TEKOA PYAU. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • VILLELA, A. . Relatoria da primeira oficina de Gestão Territorial Indígena dos Povos Arara da Volta Grande do Xingu, Juruna da TI Paquiçamba e Juruna do Km 17. 2016 (Relatorio_tecnico)
    • LORENZ, Sônia ; VILLELA, A. . Complementação dos estudos de impacto ambiental e sociocultural para a construção da Ferrovia Transordestina- Componente Indígena Xukuru. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • MULLER, R. A. P. ; LORENZ, Sônia ; VILLELA, A. ; RIBEIRO, Fábio ; POCCIA, Mirella . AHE Belo Monte Estudos de Impacto Ambiental (EIA)e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) Componente Indígena. Estudos Socioambientais nas TIs: Arara, Koatinemo, Kararaô, Cachoeira Seca, Apyterewa e Araweté/ Ig. Ipixuna. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • MULLER, R. A. P. ; VILLELA, A. . "Documentação e Transmissão dos Saberes Tradicionais dos Asuriní do Xingu". 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • VILLELA, ALICE . Conversa com Alice Villela: filme em questão. 2021 (Conferência)
    • VILLELA, ALICE . Taquaras, tambores e violas: fazeres musicais em narrativas audiovisuais. 2020 (Congresso)
    • VILLELA, ALICE . Canto, imersão e experiência: reflexões sobre um experimento audiovisual sobre o Toré Kariri-Xocó. 2021 (Seminário)
    • VILLELA, ALICE ; SOUZA, E. C. ; LEANDRO, A. . Paulo Freire: como tema enredo de Carnaval do Bloco Cupinzeiro. 2019 (Outra)
    • VILLELA, ALICE . Fazer musical, fazer audiovisual e fazer político entre os Kariri-Xocó, Alagoas. 2020 (Seminário)
    • VILLELA, ALICE . A temática indígena na escola. 2020 (Conferência)
    • VILLELA, ALICE . Como filmar a música e os modos de fazer musical?. 2020 (Conferência)
    • VILLELA, ALICE . Possibilidades de uma etnografia virtual por meio de artefatos de documentação: nas trilhas das pesquisas com os Kariri-Xocó. 2020 (Outra)
    • VILLELA, ALICE . Canto, imersão e experiência: Notas sobre um ensaio audiovisual acerca da experiência musical no Toré dos Kariri-Xocó. 2020 (Congresso)
    • VILLELA, A. . Como filmar a música e os modos de fazer musical. 2019 (Conferência)
    • VILLELA, A. . A temática indígena na escola: (In) visibilidades, imagens e experiências. 2019 (Conferência)
    • VILLELA, A. . Por uma antropologia musical. 2019 (Conferência)
    • VILLELA, A. . Música e cinema em contexto indígena. 2019 (Conferência)
    • VILLELA, A. . Aula Inaugural do Curso Antropologia e Música. 2019 (Conferência)
    • VILLELA, A. . Performances da autenticidade? na construção de representações audiovisuais acerca do patrimônio imaterial brasileiro. 2019 (Congresso)
    • VILLELA, A. . Taquaras, Tambores e Violas: instrumentos, artesãos e fazeres musicais locais em narrativas audiovisuais. 2019 (Conferência)
    • VILLELA, A. ; ROMERO, H. . Artesãos, instrumentos musicais e performances participativas em narrativas audiovisuais. 2019 (Outra)
    • VILLELA, A. . O bloco do Cupinzeiro. 2019 (Congresso)
    • VILLELA, A. . ?Como filmar a música?: questões e experiências do uso do audiovisual na pesquisa sobre fazer musical?.. 2018 (Congresso)
    • VILLELA, A. . ?Taquaras, tambores e violas: relações entre musicar e localidade na construção de narrativas audiovisuais?. 2018 (Seminário)
    • VILLELA, ALICE ; ROMERO, Hidalgo . How to film participatory performances? Audiovisual production as translation of musical experience. 2018 (Simposio)
    • VILLELA, ALICE . De quem é essa história?: Negociações e desafios na filmagem da construção do meião do tambor de crioula em São Luís do Maranhão. 2018 (Congresso)
    • VILLELA, A. . A temática indígena: invisibilidades, diversidade e experiências. 2018 (Conferência)
    • VILLELA, A. ; LOPES, H. R. . Quando a roda acontece: o audiovisual como tradução da experiência na performance musical participativa. 2018 (Seminário)
    • VILLELA, A. . Imagens do povo Asuriní: entre fotografias e grafismos. 2017 (Outra)
    • VILLELA, A. . Olhares em diálogo: visibilidades e possibilidades no encontro com imagens produzidas por indígenas. 2017 (Conferência)
    • VILLELA, A. . Invisibilidades, diversidade e experiências indígenas. 2016 (Conferência)
    • VILLELA, A. . Quando a imagem é a pessoa ou a fotografia como objrto patogênico. 2016 (Conferência)
    • VILLELA, A. . O negativo e o positivo: a fotografia entre os Asuriní do Xingu. 2016 (Conferência)
    • VILLELA, A. . A temática indígena na escola. 2016 (Conferência)
    • VILLELA, A. . Quando a imagem é a pessoa ou a fotografia como objeto patogênico. 2016 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . O vídeo como encontro: a visita dos Kariri-Xocó aos Xucuru-Kariri mediada pela câmera. 2016 (Congresso)
    • VILLELA, A. . Mostra de Antropologia Visual: vídeo etnográfico 'Acontecências'. 2014 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . Mito, xamanismo e ficção em narrativas fílmicas ameríndias. 2014 (Congresso)
    • VILLELA, A. . Fotografia, morte e memória entre os Asuriní do Xingu, Pará, Brasil.. 2015 (Congresso)
    • VILLELA, A. . Nouvelles images chez les Asuriní du Xingu (Brésil) : conceptions et usages. 2014 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . Nouvelles images chez les Asuriní du Xingu (Brésil) : conceptions et usages. 2014 (Seminário)
    • VILLELA, A. . O espectro da 'perda da cultura' e a criatividade Asuriní: apropriações do audiovisual. 2014 (Congresso)
    • VILLELA, A. . Mythe et fiction dans les productions filmiques amérindiennes. 2014 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . AGÊNCIA E PERIGO NA PRODUÇÃO DE IMAGENS: A FOTOGRAFIA COMO OBJETO PATOGÊNICO. 2012 (Congresso)
    • VILLELA, A. . Ayngava, oreayngava: a percepção Asuriní da imagem audiovisual. 2012 (Congresso)
    • VILLELA, A. . Narrativas que ?fazem existir?: aproximações entre a produção de imagens no contexto do xamanismo e no audiovisual. 2011 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . Construindo imagens etnográficas: uma abordagem reflexiva da experiência do campo entre os Asuriní. 2011 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . Do sentido no campo para os sentidos da imagem: a experiência no ritual indígena Asuriní do Xingu. 2011 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . Acontecências: um olhar entre a Antropologia e as Artes. 2009 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . Do ponto de vista da audiência: performance ritual Asuriní em contexto. 2008 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . Produzindo um encontro etnográfico: jovens e velhos na performance ritual Asuriní. 2009 (Comunicacao)
    • VILLELA, A. . Performance para ?branco? ver: os jovens no ritual Asuriní e a ?restauração? das ações performáticas. 2008 (Congresso)
    • VILLELA, A. ; MULLER, R. . Os jovens Asuriní do Xingu e o mundo dos brancos. 2008 (Congresso)
    • VILLELA, A. ; MULLER, R. . Corpos novos e velhos: ritual e dança Asuriní em contexto. 2007 (Congresso)
    • VILLELA, A. . Seminário Nacional: "Políticas Públicas para as Culturas Populares". 2005 (Secretaria da Identidade Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e Instituto Pólis)
    • VILLELA, A. . A Base de Alcântara e as Populações Remanescentes de Quilombo do Maranhão. 2003 (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/ UNICAMP)
    • VILLELA, A. . Fórum dos Povos Indígenas e Marcha Indígena: "500 anos de resistência". 2000 (CIMI- Conselho Indigenistas Missionário e Organizações Indígenas)
    • DAWSEY, J. C. ; MULLER, R. ; VILLELA, A. ; ABREU, C. C. ; FERREIRA, F. C. B. ; HIKIJI, R. S. G. ; MONTEIRO, M. F. M. ; MORAES, M. V. M. ; Müller, Regina ; PASSOS, J. L. U. F. ; RAMOS, D. P. ; SILVA, R. A. ; LYRA, L. F. R. P. ; SCHRITZMEYER, A. L. P. . EIAP- Encontro Internacional de Antropologia e Performance. 2011 (NAPEDRA/ USP)
    • VILLELA, A. ; WUNDER, A. ; XOCO, R. A. A. K. . Os Kariri-Xocó na retomada por suas terras. 2016 (CPEI - IFCH - UNICAMP e Rede de Apoio aos Kariri-Xocó)
    • VILLELA, A. . Oficina de cantos Rojão do Povo Kariri-Xocó. 2016 (Rede de Apoio ao Povo Kariri-Xocó)
    • VILLELA, A. . Mostra de Filmes do II SIPA. 2018 (LAGRIMA - Unicamp)
    • VILLELA, A. . Mostra de Filmes do IX ENABET. 2019 (ABET - Associação Brasileira de Etnomusicologia)
    • VILLELA, A. ; MUNIAGURRIA, L. A. ; GRUNVALD, V. . Seminário Interno Musicar Local. 2018 (Projeto Temático: O Musicar Local, novas trilhas para a etnomusicologia)
    • VILLELA, A. . 1ª Conferência Nacional de Cultura: Estado e Sociedade Construindo Políticas Públicas de Cultura. 2005 (Ministério da Cultura)
    • VILLELA, A. . Capacitação de jovens do MST como mediadores de leitura. 1999 (Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança)
    • VILLELA, A. ; GRUNVALD, V. . Música, audiovisual e política. 2018 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • VILLELA, A. ; TINOCO, S. M. . Elaboração de material didático na escola kwatinemo. 2007 (CNPq)
    • VILLELA, A. ; MULLER, R. A. P. . Educação Indígena Diferenciada. 2006 (Secretaria Municipal de Educação de Altamira- SEMEC)
    • VILLELA, A. . Cultura Popular para Educadores do MST. 2005 (Diretório Central dos Estudantes- DCE/ UNICAMP)
    • VILLELA, A. . Relatório de Iniciação Científica. 2004
    • MULLER, R. ; VILLELA, A. . Relatório do projeto ?Cerâmicas e Trançados, Música e Dança dos Asuriní do Xingu?. 2008
    • VILLELA, A. . Relatório Científico do projeto de mestrado: A dança nos rituais Asuriní do Xingu. 2008
    • VILLELA, A. . Relatório Científico Final (mestardo): Das Acontecências: Experiência e Performance no ritual Asuriní. 2009
    • DAWSEY, J. C. ; MULLER, R. A. P. ; VILLELA, A. ; CARVALHAES, A. G. ; FERREIRA, F. C. B. ; HIKIJI, R. S. G. ; LYRA, L. F. R. P. ; ABREU, C. C. ; MENEZES, C. V. B. ; MONTEIRO, M. F. M. ; NESPOLI, E. ; PASSOS, J. L. U. F. ; RAMOS, D. P. ; SCHRITZMEYER, A. L. P. ; SILVA, R. A. . Relatorio Científico do Projeto Temático: Antropologia da Performance: Drama, Estética e Ritual. 2009
    • alunos da escola kwatinemo ; VILLELA, A. ; TINOCO, S. M. ; MULLER, R. . "A história de Jaykani". 2008 (Material didático)
    • alunos da escola kwatinemo ; VILLELA, A. ; TINOCO, S. M. ; MULLER, R. . "A história de Wajaré". 2008 (Material didático)
    • Nome do projeto: O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLELA, A. , HIKIJI, R. S. G. , Reily, S. , Toni, F.C. .
      Descrição: O Projeto Temático visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.
    • Nome do projeto: Visualidades e Visibilidades: encontros com o povo Asuriní do Xingu (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VILLELA, A. , WUNDER, A. , ASURINI, T. , AMARAL, C. R. , ASURINI, M. .
      Descrição: O projeto promoveu duas oficinas com integrantes do Povo Asuriní do Xingu. Os objetivos foram divulgar e expandir outros saberes na Universidade.
    • Nome do projeto: Documentação e Transmissão dos Saberes Tradicionais dos Asuriní do Xingu (2006 - 2007
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VILLELA, A. , MULLER, R. A. P. , NESPOLI, E. , SILVA, F. A. , COELHO, R. F. .
      Descrição: Entre 1976 e 1982, foram realizadas filmagens, gravações em fitas K7 e fotografias sobre diversos aspectos da cultura Asuriní, especialmente aqueles relacionados a rituais e arte gráfica. Nesse período também foi reunida a maior parte dos objetos de cultura material. Na década de 1990, deu-se continuidade ao trabalho de documentação dos rituais e vivência cotidiana através da produção de vídeos e gravações de áudio em fitas de rolo. O projeto pretendeu digitalizar e organizar e catalogar o acervo de fitas K7, VHS, Betacam, fitas de rolo, fotografias e outros relacionados à cultura Asuriní, resultou em 75 horas de vídeo em VHS, Betacam e Super 8, 30 horas de áudio em fita K7, 4,5 horas de áudio em rolo, 113 grafismos, 437 slides e 275 negativos e ampliações em preto-e-branco. A partir deste material elaborou-se um kit editado de 1 CD-ROM, 5 horas de vídeo em DVD, 8 horas de áudio em CD e um catálogo impresso descrevendo o material constante do kit e informações sobre o acervo e o projeto. Devolução do material para a aldeia Asuriní por meio da incorporação do material à escola indígena Kwatinemu.
    • Nome do projeto: Cerâmicas e Trançados, Música e Dança dos Asurini do Xingu (2006 - 2008
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VILLELA, A. , MULLER, R. , SILVA, F. A. , RODRIGUES, G. E. F. , MELCHERT, A. C. L. .
      Descrição: Este projeto é coordenado pela Profa. Dra. Regina Polo Müller, da UNICAMP. O mesmo visa incrementar a produção artística de objetos trançados e cerâmicos dos Asurini do Xingu e contribuir para a transmissão dos saberes tradicionais entre as gerações. Serão desenvolvidas ações de registro e transmissão de saberes tradicionais através da utilização de material visual e sonoro incorporado ao material didático da escola indígena.
    • Nome do projeto: A experiência do filme na antropologia (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLELA, A. , HIKIJI, R. S. G. , FERREIRA, F. C. B. , Caiuby Novaes, S. , Morgado, P .
      Descrição: Este projeto temático centra-se em duas vertentes. Uma delas trata da reflexão acerca das relações entre a Antropologia, a Fotografia e o Cinema, relação que se inicia nos primórdios da invenção da máquina fotográfica, do cinematógrafo e da própria disciplina antropológica. Se os encontros iniciais entre antropologia e estas novas técnicas de reprodução da imagem marcam as primeiras descobertas das possibilidades de contato e contágio, cem anos mais as tensões são tantas quanto as efetivas aproximações entre as áreas. Um dos objetivos deste projeto é, pois, refletir sobre as experiências de apropriação mútua entre elas a partir da teoria antropológica, e também experimentar as possibilidades deste encontro, por meio da realização de filmes etnográficos e ensaios fotográficos. A segunda vertente está mais ao que se convencionou chamar de Antropologia da Arte. Trata-se nesta segunda linha de pesquisa de perceber a realização audiovisual no âmbito da produção de conhecimento antropológico como expressão de um diálogo entre a teoria antropológica a e outros campos da própria antropologia como o da antropologia da arte e a etnoestética, bem como com campos vizinhos como os das artes visuais e cênicas. (AU)
    • Nome do projeto: Antropologia da performance: drama, estética e ritual (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLELA, A. , RAMOS, D. P. , SCHRITZMEYER, A. L. P. , HIKIJI, R. S. G. , NESPOLI, E. , PASSOS, J. L. U. F. , LYRA, L. F. R. P. , ABREU, C. C. , CARVALHAES, A. G. , FIORI, A. L. , DAWSEY, J. C. , MULLER, R. .
      Descrição: Esta proposta de projeto temático tem uma história originária. Ela surge como um desdobramento da própria história do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (Napedra) - um dos grupos de estudo e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP - num momento de articulação entre diversos grupos de pesquisa no Brasil voltados aos estudos de performance na Antropologia, com destaque à inclusão recente, como membros do Napedra, de professores e alunos do Instituto de Arte (IA), da Unicamp. Nessa interface, onde se encontram pesquisadores do IA (Unicamp), que aprofundam o seu diálogo com a Antropologia, e os do PPGAS (USP), que buscam conhecimentos em estudos de performance, configura-se uma proposta de projeto temático. Cremos que o processo interdisciplinar de elaboração deste projeto temático evoca o próprio surgimento da Antropologia da performance, nos anos de 1960 e 1970, quando Richard Schechner, um diretor de teatro virando antropólogo, faz a sua aprendizagem antropológica com Victor Turner, um antropólogo que, na sua relação com Schechner, torna-se aprendiz do teatro. De início, pois, observa-se uma afinidade entre o grupo do IA e os membros originários do Napedra: a elaboração de uma constelação bibliográfica em tomo dos estudos de performance de Victor Turner e Richard Schechner. Os projetos individuais apresentados neste projeto temático podem ser vistos como desdobramentos, ou ecos criativos, do diálogo entre Schechner e Turner. Apresentam-se como tranças - uma das noções sugestivas de Schechner - reunindo e, até mesmo, tensionando linhas de estudo a respeito de drama, estética e ritual. São estas as três linhas mestras a partir de qual o projeto temático se constitui. Trata-se de diferentes perspectivas para análise de fenômenos da performance. Os projetos certamente não deixam de revelar tendências quanto às formas de abordar os seus objetos. Escolhas são feitas em relação ao modo de articular as diferentes linhas e perspectiva
    • VILLELA, A. . Cultura Popular e Arte-Educação para crianças. 2004 - Curso de longa duração
    • VILLELA, A. . Contação de Histórias para crianças. 2003 - Curso de extensão- longa duração
    • MULLER, R. A. P. ; VILLELA, A. . "Documentação e Transmissão dos Saberes Tradicionais dos Asuriní do Xingu". 2006 - Projeto de extensão
    • MULLER, R. A. P. ; VILLELA, A. . "Cerâmicas e Trançados: Música e Dança dos Asuriní do Xingu". 2007 - Projeto de extensão
    • VILLELA, A. . Montagem da exposição: "Saúde das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro". 2000 - Montagem de exposição
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Artes
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Antropologia Social
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ USP
        Ano de conclusão: 2015
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Secretaria Municipal de Educação de São paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Consultoria para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na implantação dos CECI's- Centro de Educação e Cultura Indígena nas aldeias Guarani de São Paulo
        Outras informações: Consultoria Antropológica
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Museu do Índio- FUNAI RJ:
      • Tipo de vínculo: Outro (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Bolsa de pesquisa junto ao Museu do Índio do Rio de Janeiro (FUNAI) para desenvolvimento do projeto Promoart- Promoção do Artesanato indígena junto aos Asuriní do Xingu.
        Outras informações: bolsista de pesquisa
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2015 ).
        Outras informações: Doutoranda em Antropologia Social
    • Secretaria de Educação de Campinas, SP:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Formadora da Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Curso ministrado: A temática indígena na escola 56h total.
        Outras informações: contrato de autônomo
    • Revista da Tulha - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Revista de Antropologia (USP. Impresso) ( 003-4770):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • Revista R@U- Revista de Antropologia da UFSCar:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Revista Mediações (UEL):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Proa - Revista de Antropologia e Arte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Bolsista Fapesp