Não autenticado |

Suélen Maria Rocha

    • Suélen Maria Rocha é doutora em Letras pelo Programa de pós-graduação Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob orientação da profa. Dra. Eliane Lousada. Realizou entre 2018-2019 um semestre de doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra, sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Dolz, com bolsa CAPES/PDSE. É mestre pelo Programa em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela mesma instituição. É graduada em Letras com habilitação em Português (bacharel) e Francês (bacharel e licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Fez intercâmbio durante o ano de 2008, onde estudou literatura francesa na Université Paris VIII Saint Denis, na França. De 2009 a 2014 foi monitora-docente do curso de francês língua estrangeira, no curso de extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Neste contexto, atuou como tutora dos professores iniciantes de francês como língua estrangeira. É membro do grupo de pesquisa ALTER-AGE CNPq (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações - Aprendizagem, gêneros e ensino). Trabalhou como professora assistente nas disciplinas de português e francês na Universidade de Guelph, Canadá, no primeiro semestre de 2013. Atualmente é docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de formação de professores, tendo ministrado várias oficinas para o público de professores de língua estrangeira. Suas pesquisas e publicações abordam o ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira, os gêneros textuais, a produção escrita, o estilo nos textos e, mais recentemente, tem dedicado seus estudos no trabalho docente, buscando inovações nas formações dos professores iniciantes.

       

      Links:    

    • Estudos linguísticos e didáticos
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas: dos estudos teóricos às práticas didáticas. Curitiba : Appris, 2018 . 305p. ISBN: 9788547315115.
    • ROCHA, S. M. . Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira : por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem. São Paulo : FFLCH/USP, 2016 . 296p. ISBN: 9788575062845.
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor TEXTURA - ULBRA , v. 22 , p. 216 - 249 , 2020. ISSN: 23580801.
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira Calidoscopio (UNISINOS) , v. 18 , p. 328 - 350 , 2020. ISSN: 16798740 .
    • ROCHA, S. M. ; AÑEZ, Renata ; MELAO, P. A. . Le fait divers et le récit de voyage: deux genres textuels pour le développement de la production écrite en FLE Le Français dans le Monde. Recherches et Applications , v. 1 , p. 86 - 96 , 2015. ISSN: 09946632.
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Coerções e liberdades textuais: o relato de viagem na aprendizagem do FLE Eutomia (Recife) , v. 1 , p. 581 - 603 , 2014. ISSN: 19826850.
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . Gêneros textuais e escrita criativa: Intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira Raído (Online) , v. 6 , p. 37 - 54 , 2012. ISSN: 19844018.
  • Capítulos publicados: 8
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . Verbalizações sobre obstáculos e desenvolvimento de capacidades praxiológicas: um dispositivo de formação de professores de francês com o uso do método da autoconfrontação. Da didática de língua(s) ao seu ensino: Estudos de homenagem ao professor doutor Joaquim Dolz, v. 1, p. 353 - 381, 2023.
    • ROCHA, S. M. . La place de la créativité et du style dans la production écrire en FLE. Pratiques et réflexions sur l'enseignement du français: Douze ans de la Journée de Formation, v. 1, p. 175 - 196, 2023.
    • ROCHA, S. M. ; GIMENEZ, J. O. ; MIOTTO, F. H. . Produção do gênero resenha de filme em Podcast: proposta colaborativa para o ensino do oral em FLE. Gêneros orais e ensino de línguas: propostas de pesquisa e dispositivos didáticos, v. 1, p. 17 - 35, 2023.
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. ; BARROS, F. S. . Compreender a « parte linguageira » do trabalho de francófonos no Brasil: um estudo a partir dos verbos mais utilizados em situações profissionais. Práticas da língua francesa na Argentina e no Brasil: dos contextos acadêmicos aos contextos profissionais, v. 1, p. 161 - 179, 2022.
    • ROCHA, S. M. . Contraintes et libertés textuelles dans les récits de voyage des apprenants de FLE (Suélen Maria Rocha) Chapter. Les genres textuels en langues étrangères : entre théorie et pratique, v. VIII, p. 177 - 205, 2019.
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. . Le français dans les pratiques professionnelles. État des apprentissages et pratiques professionnelles du français au Brésil Estado das aprendizagens e práticas profissionais do francês no Brasil, v. , p. 19 - 37, 2018.
    • LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. ; FAZION, F. . Práticas educativas e pluralidade linguística e cultural em cursos de francês: um panorama dos materiais didáticos utilizados em dois contextos da Universidade de São Paulo. Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas: Práticas de ensino e políticas llinguísticas, v. , p. 25 - 61, 2016.
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. . Gêneros orais, projetos didáticos de gêneros e mobilidade estudantil: perspectivas para ensinar a agir em francês como língua estrangeira. Gêneros orais no ensino, v. 1, p. 321 - 356, 2015.
    • ERNICA, M. ; LOUSADA, E. G. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; TONELLI, J. R. A. ; TOGNATO, M. I. R. ; BEATO-CANATO, A. P. M. ; SILVA, A. A. P. ; ROCHA, S. M. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. . Notas de leitura: Homenagem a Anna Rachel Machado . Cadernos Cenpec, periódico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária , Cadernos CENPEC , 01 ago. 2012.
    • ROCHA, S. M. . UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DE LEITURA EM FRANCÊS NA UNIVERSIDADE. In: XII SELISIGNO e XIII SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL: Entre as nuances da língua e da literatura - Semana de Arte Moderna: 100 anos , 2022 , Londrina. Caderno de resumos. : , 2022. p. 38 - .
    • ROCHA, S. M. . Le dire sur la régulation des apprentissages pour construire les savoirs professionnels. In: 7.º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD): L'activité langagière : recherche et pratiques didactiques dans un monde multilingue , 2021 , Donostia - San Sebastián. MINTZAIRA JARDUERA: IKERKETAK ETA PRAKTIKAK MUNDU ELEANIZTUN BATEAN. Donostia - San Sebastián : , 2021. p. 277 - 279.
    • ROCHA, S. M. . Mise en mots des obstacles et construction des savoirs professionnels pour enseigner le français langue étrangère. In: Deuxième colloque du DIDACTIfen Didactique et formation des enseignants , 2020 , Liège. Identifier, modéliser et surmonter les obstacles liés à l?apprentissage. : , 2020. p. 178 - 179.
    • ROCHA, S. M. . A construção das capacidades praxeológicas dos professores iniciantes de francês como língua estrangeira. In: XI Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (XI EPED) , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos e Programação. : , 2019. p. 68 - 69.
    • ROCHA, S. M. . Os dizeres dos professores iniciantes de FLE sobre os obstáculos vividos na implementação de uma sequência didática. In: VIII Encontro do grupo Alter-Age , 2019 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2019.
    • ROCHA, S. M. . Como os professores iniciantes de FLE representam seus obstáculos ao implementar uma sequência didática?. In: IV Colóquio Internacional de clínica da Atividade (CICA) , 2019 , Bragança Paulista. IV Colóquio Internacional de clínica da Atividade (CICA). : , 2019. p. 9 - 10.
    • ROCHA, S. M. . Mise en mots des obstacles : quelles solutions les enseignants de FLE trouvent-ils pour les surmonter ?. In: XXII Congrès Brésilien des Professeurs de Français , 2019 , Brasília. Le français en action: variations et créations. : , 2019. p. 152 - 152.
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . La formation des enseignants à l?approche des genres textuels : une expérience à partir du genre lettre de réclamation en format numérique.. In: 1er colloque du DIDACTIfen Didactique et formation des enseignants: Les disciplines enseignées : des modes de penser le monde , 2019 , Liège. Les disciplines enseignées : des modes de penser le monde. Liège : Liège Université, 2018. p. 98 - 99.
    • LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. . Formes extériorisées du langage intérieur dans des entretiens avec des professionnels de l'éducation: traces d'un développement potentiel.. In: 7ème Séminaire International Vygotski , 2018 , Genebra. 7ème Séminaire International Vygotski - Vygotski en débat.. : , 2018. p. 44 - 44.
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e estilo nos textos: uma experiência de ensino e aprendizagem da produção escrita em francês língua estrangeira. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL) , 2013 , São Paulo. Linguagens, teorias e práticas. : PUC-SP/ UNICSUL, 2013. p. 235 - 236.
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e estilo:intersecções possíveis no ensino e na aprendizagem da produção escrita em FLE. In: V Encontro de Pesquisas do Francês , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos. : FFLCH/USP, 2013. p. 34 - 34.
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e prática de escrita criativa em FLE. In: IV Encontro de Pesquisas do Francês , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos. : FFLCH/USP, 2012. p. 27 - 28.
    • ROCHA, S. M. . A aprendizagem da produção escrita em FLE : uma proposta de análise do desenvolvimento das capacidades de linguagem. In: I Encontro sobre ensino-aprendizagem do centro de línguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitário , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos. : Centro de Línguas FFLCH/USP, 2012. p. 75 - 76.
    • ROCHA, S. M. . Le genre récit de voyage en français langue étrangère : une étude sur l?apprentissage et le développement des capacités langagières des apprenants. In: XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês: Réfléchir, séduire, construire - Le français pour l'avenir , 2013 , Niterói. cahier de résumés. : Aliança Francesa de Niterói, 2013. p. 100 - 100.
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e escrita criativa em francês língua estrangeira. In: I SIMPÓSIO SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO CEFET/RJ Línguas estrangeiras e ensino: múltiplos contextos, múltiplos olhares , 2011 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. : Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras, 2011. p. 78 - 78.
    • ROCHA, S. M. . Blogues de viagem: análise de textos e produções textuais de alunos. In: IV Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP Discurso em suas pluralidades teóricas , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos. : FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS, 2012. p. 50 - 50.
    • ROCHA, S. M. . O TRABALHO DE ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO ?RELATO DE VIAGEM?. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino UFRJ , 2012 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. : Faculdade de Educação ? UFRJ, 2012. p. 96 - 97.
    • ROCHA, S. M. . O Modelo Didático como instrumento para o trabalho do professor. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino , 2012 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. : Faculdade de Educação ? UFRJ, 2012. p. 95 - 96.
    • ROCHA, S. M. ; HERNANDES, R. M. R . Lumière, caméra, action: Les courts métrages pour enseigner le FLE. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2011 , Curitiba. (IN)FORMER POUR TRANSFORMER. Le français pour tous: défis politiques et didactiques. : Fédération Brésilienne des Professeurs de Français, 2011. p. 168 - 168.
    • ROCHA, S. M. . Genres textuels et style dans la production écrite des élèves de FLE. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2011 , Curitiba. (IN)FORMER POUR TRANSFORMER. Le français pour tous: défis politiques et didactiques. : Fédération Brésilienne des Professeurs de Français, 2011. p. 88 - 88.
    • ROCHA, S. M. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. ; MELAO, P. A. . Aprendizagens e desafios de se trabalhar o ensino de gêneros textuais: uma experiência em um curso de francês língua estrangeira. In: 4e Rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif: Activités, langues et textes - leur dynamique et ses effets , 2013 , Genebra. Livret des abstracts. : Université de Genève, 2013. p. 99 - 99.
    • ROCHA, S. M. . L'enseignement et l'apprentissage de la production écrite en FLE: une étude sur le genre et le style. In: 4e Rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif , 2013 , Genebra. Livret des abstracts. : Université de Genève, 2013. p. 94 - 94.
    • ROCHA, S. M. . Prática da escrita criativa em FLE. In: III Encontro de Pesquisas do Francês , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumos. : FFLCH/USP, 2011. p. 28 - 28.
    • ROCHA, S. M. . Gêneros Textuais e Escrita Criativa: Intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como LE. In: IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória , 2011 , São Paulo. Anais do IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória. : Universidade Cruzeiro do Sul, 2011. p. 150 - 150.
    • ROCHA, S. M. . Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem. In: X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação , 2014 , São Paulo. Caderno de Textos e Programa. : Faculdade de Educação da USP, 2014. p. 98 - 99.
    • ROCHA, S. M. . O gênero relato de viagem como instrumento de aprendizagem de alunos e professores de francês. In: Colóquio linguagem e trabalho docente , 2012 , São Paulo. Caderno de Programa e Resumos do Colóquio Linguagem e trabalho docente. : , 2012. p. 36 - 37.
    • ROCHA, S. M. . Prática de escrita criativa em francês língua estrangeira. In: 18o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumos do 18o INPLA. : , 2011. p. 43 - .
    • GUIMARÃES-SANTOS, L. ; ROCHA, S. M. ; MELAO, P. A. . Genres textuels et le modèle didactique. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2012, Curitiba.. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2012 , Curitiba. (IN)FORMER POUR TRANSFORMER - le français pour tous : défis politiques et didactiques - XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2012, Curitiba. Curitiba : FBPF/APFPR, 2012.
    • ROCHA, S. M. . Antoine Culioli: Por uma linguística da linguagem. Campinas : Mercado de Letras , 2022 (Tradução)
    • ROCHA, S. M. . Apresentação: Mulher do interior. São Paulo : Libertinagem , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. . Ensinar a compreensão oral: um projeto de engenharia didática. Campinas : Mercado de Letras , 2020 (Tradução)
    • SUMIYA, A. H. ; DAMASCENO, M. ; ROCHA, S. M. . Ensinar o debate regrado sobre as (des)igualdades entre os sexos no primário: evolução da distribuição da fala entre os(as) participantes.. São Paulo : Linha d'água , 2020 (Tradução)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas: dos estudos teóricos às práticas didáticas. Curitiba : Appris , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. . Clínica da atividade. Itatiba : Horizontes , 2017 (Tradução)
    • ROCHA, S. M. ; DIAS, A. P. S. ; FAZION, F. ; BUENO, L. ; GUIMARAES, A. M. M. ; SILVA, E. C. ; TONELLI, J. B. ; SUMIYA, A. ; LOUSADA, E. G. . As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Campinas : Mercado de Letras , 2017 (Tradução)
    • ROCHA, S. M. ; MELAO, P. A. ; SANTOS, T. J. F. . TV PUC: Programa Teodiversidade entrevista Clive Thomson da Universidade de Guelph, Canadá. : , 2012 (Tradução)
    • ROCHA, S. M. . Revista Entretextos. 2022 (Parecer)
    • ROCHA, S. M. . XXX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EAIC 2021). 2021 (Parecer)
    • ROCHA, S. M. . Revista Non Plus. 2015 (Parecer)
    • ROCHA, S. M. . Coconstrução de saberes do métier de professor de língua estrangeira. 2023 (Seminário)
    • ROCHA, S. M. . Uma proposta de ensino da leitura de textos acadêmicos em francês na universidade. 2022 (Simposio)
    • ROCHA, S. M. . Sequências didáticas e Itinerários didáticos. 2022 (Conferência)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. H. ; LONGHI, S. D. . Les pratiques professionnelles du français au Brésil. 2022 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. ; FAZION, F. . Articuler didactique et clinique de l?activité : alternatives pour la formation des enseignants. 2021 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . As dificuldades dos professores iniciantes de francês como língua estrangeira ao implementar suas sequências didáticas. 2021 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . O desenvolvimento das capacidades praxeológicas de professores de FLE. 2021 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . Un panorama des pratiques et des apprentissages du français au Brésil. 2021 (Conferência)
    • ROCHA, S. M. ; OLIVEIRA, G. A. ; RODOVALHO, C. ; OLIVEIRA, J. L. L. . O Programa Paraná Fala Francês na UEL. 2021 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Écrire et corriger à l?ère numérique : Quelles tâches? Quelles astuces?. 2021 (Comunicacao)
    • CHARDENET, P. ; LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; DIAZ, A. . Un observatoire des pratiques professionnelles de la langue française pour améliorer les connaissances et leurs transpositions didactiques. 2021 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Gênero e estilo. 2020 (Conferência)
    • ROCHA, S. M. . Sequência didática. 2020 (Conferência)
    • ROCHA, S. M. . Engenharia didática colaborativa em FLE: validação de sequências didáticas pela voz do professor. 2020 (Seminário)
    • ROCHA, S. M. . Os obstáculos epistemológicos e didáticos dos professores de francês como língua estrangeira. 2020 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . Os dizeres dos professores sobre a mediação em aula de FLE. 2020 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Mise en mots des obstacles et construction des savoirs professionnels pour enseigner le français langue étrangère. 2020 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Verbalizações dos obstáculos como fonte de construção dos saberes do métier. 2020 (Seminário)
    • ROCHA, S. M. . Os dizeres dos professores iniciantes de FLE sobre os obstáculos vividos na implementação de uma sequência didática. 2019 (Seminário)
    • ROCHA, S. M. . Mise en mots des obstacles : quelles solutions les enseignants de FLE trouvent-ils pour les surmonter ?. 2019 (Simposio)
    • ROCHA, S. M. . Como os professores iniciantes de FLE representam seus obstáculos ao implementar uma sequência didática?. 2019 (Simposio)
    • ROCHA, S. M. . Índices de desenvolvimento do professor de FLE ao elaborar e implementar uma sequência didática. 2019 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . Professores iniciantes de FLE: uma experiência de ensino por meio de gêneros textuais. 2019 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . A construção das capacidades praxiológicas dos professores iniciantes de francês como língua estrangeira. 2019 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Quelles capacités praxéologiques construisent les enseignants novices de FLE lors d?un enseignement sur les genres?. 2019 (Seminário)
    • ROCHA, S. M. . Dilemas do professor de francês como língua estrangeira na abordagem dos gêneros textuais. 2018 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . La formation des enseignants à l?approche des genres textuels : une expérience à partir du genre lettre de réclamation en format numérique. 2018 (Simposio)
    • ROCHA, S. M. . O ensino do francês por meio de gêneros textuais: o que dizem os professores sore suas sequências didáticas. 2018 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. ; DIAS, A. P. S. . Le français dans les pratiques professionnelles. 2017 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . O professor de FLE e a apropriação dos artefatos elaborados pela engenharia didática. 2017 (Simposio)
    • ROCHA, S. M. . O desenvolvimento do professor de FLE na elaboração e na implementação de seus artefatos/instrumentos didáticos de trabalho. 2017 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem. 2014 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Coerções e liberdades textuais em FLE: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita. 2014 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e estilo nos textos: uma experiência de ensino aprendizagem da produção escrita em francês lcomo língua estrangeira. 2013 (Simposio)
    • ROCHA, S. M. . O gênero relato de viagem na internet: a produção textual em francês como língua estrangeira. 2013 (Simposio)
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e estilo: intersecções possíveis no ensino e na aprendizagem da produção escrita em FLE. 2013 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e estilo: um estudo de relatos de viagem de alunos de FLE. 2013 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . L'enseignement et l'apprentissage de la production écrite en FLE: une étude sur le genre et le style. 2013 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. . Aprendizagens e desafios de se trabalhar o ensino de gêneros textuais: uma experiência em um curso de francês língua estrangeira. 2013 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . Que faire des stéréotypes en salle de FLE/FLS. 2013 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . ?Gênero textual, produção escrita e criatividade: por um desenvolvimento do estilo em FLE. 2012 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . A aprendizagem da produção escrita em FLE: uma proposta de análise do desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2012 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e prática de escrita criativa em FLE. 2012 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . O gênero relato de viagem como instrumento de aprendizagem de alunos e professores. 2012 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. ; ANDRADE, D. B. . Les stéréotypes en salle de classe: que faire de la baguette, du béret et du parfum?. 2012 (Outra)
    • ROCHA, S. M. . Blogues de viagem: análise de textos e produções textuais de alunos. 2012 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Modelos didáticos de gêneros textuais como instrumento para o professor. 2012 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . O modelo didático como instrumento para o trabalho do professor. 2012 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . O trabalho de elaboração da sequência didática do gênero relato de viagem. 2012 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. ; HERNANDES, R. M. R . Internet, une médiathèque virtuelle: comment s'en servir?. 2012 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . Les contributions de la séquence didactique pour la production écrite créative en FLE/FLS. 2012 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e escrita criativa em francês língua estrangeira. 2011 (Outra)
    • ROCHA, S. M. . Prática da escrita criativa em FLE. 2011 (Comunicacao)
    • ROCHA, S. M. . Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como LE. 2011 (Simposio)
    • ROCHA, S. M. . Genres textuels et style dans la production écrite des élèves de FLE. 2011 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. . Prática da escrita criativa em francês língua estrangeira. 2011 (Congresso)
    • ROCHA, S. M. ; TORELLI, L. ; LONGHI, S. D. ; SILVA, E. C. ; GRAZIANO, F. ; FRANCA, J. . Entrevista com Profa. Dra. Maria Sabina Kundman, fundadora dos cursos extracurriculares de francês da FFLCH/USP. 2014 Tenda Cultural Ortega e Gasset
    • ROCHA, S. M. ; BRANDINI, L. T. . Vídeo Institucional - UEL - Francês. 2021 Youtube - canal UEL oficial
    • ROCHA, S. M. . Série: Quem estamos formando? Curso de Letras-Francês. 2023 Rádio UEL
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SANTOS, T. J. F. ; LONGHI, S. D. . IIIe Journée de formation des cours extrauniversitaires de français ?Les arts dans l?enseignement du FLE". 2011 (Departamento de Letras Modernas da USP)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; GUIMARÃES-SANTOS, L. ; LONGHI, S. D. ; SILVA, E. C. . IV Journée de formation des cours extrauniversitaires de français: Les technologies dans l'enseignement du FLE: la multimodalité en question. 2011 (Departamento de Letras Modernas da USP)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; CRUZ, A. C. . Ve Journée de formation des cours extrauniversitaires de français: L'interculturel en action. 2012 (Cursos extracurriculares de francês da FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; MARIZONO, V. Y. M. ; ROCHA, S. M. ; LONGHI, S. D. ; JANCZUR, C. . VI Journée de formation des cours extrauniversitaires de français: L'évaluation dans les processus d'apprentissage. 2012 (Cursos extracurriculares de francês da FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; CHARDENET, P. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. . Séminaire de Formation à la recherche et par la recherche en didactique des langues et des cultures en Amérique Latine. 2013 (AUF Agence Universitaire de la Francophonie e Chaire d'études linguistiques, littéraires et de traduction en français de la FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; LONGHI, S. D. ; TONELLI, J. B. ; TORELLI, L. ; JANCZUR, C. . Rendez-vous avec le français - Encontro com o francês: Jornada de aperfeiçoamento para os alunos dos cursos extracurriculares de francês. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Serviço de cultura e extensão universitária da FFLCH/USP)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. . Colóquio internacional: Analisar o Trabalho Educacional. 2013 (Agence Universitaire de la Francophonie e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . VIII Journée de formation des cours extrauniversitaires de français: De l'écrit à l'oral. 2013 (Área de Estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês)
    • FERREIRA, C. C. ; LIBERATTI, E. ; ROCHA, S. M. . IV TED Talks. 2020 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e Laboratório de Línguas da UEL)
    • ROCHA, S. M. ; OLIVEIRA, G. A. ; RODOVALHO, C. ; OLIVEIRA, J. L. L. . I Ateliers de formation du Programme Paraná Parle Français à l'Université de l'État du Paraná. 2021 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL)
    • ROCHA, S. M. ; OLIVEIRA, G. A. ; RODOVALHO, C. ; NISHI, D. A. . II Ateliers de Formation du Programme Paraná Parle Français de l'UEL. 2021 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL)
    • GREIS, Y. S. S. ; ROCHA, S. M. . Jornada de Estudos sobre Língua Estrangeira, Processos Tradutórios e Desterritorialização. 2022 (Universidade Estadual de Londrina)
    • SOUZA, A. G. F. ; FERREIRA, C. C. ; BRENER, F. M. ; ROCHA, S. M. . V TED Talks das Línguas Estrangeiras. 2022 (Universidade Estadual de Londrina)
    • ROCHA, S. M. ; RODOVALHO, C. ; OLIVEIRA, G. A. ; NISHI, D. A. . III Ateliers de Formation du Programme Paraná Parle Français de l'UEL. 2022 (Universidade Estadual de Londrina)
    • ROCHA, S. M. ; BRANDINI, L. T. . 10ª FEIRA DAS PROFISSÕES: CONHECENDO A UEL. 2022 (Universidade Estadual de Londrina)
    • ROCHA, S. M. ; BRANDINI, L. T. . SESSÕES EDUCATIVAS E DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS NA UEL. 2023 (Festival Varilux e Aliança Francesa)
    • ROCHA, S. M. ; HERNANDES, R. M. R . Internet, une médiathèque virtuelle: comment s'en servir? (IV Journée de Formation du Cours Extracurriculaire de français: pratiques et réflexions 'Les technologies dans l'enseignement du FLE: la multimodalité en question'). 2011 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Serviço de cultura e extensão universitária da FFLCH/USP)
    • ROCHA, S. M. ; HERNANDES, R. M. R . Lumière, caméra, action: Les courts métrages pour enseigner le FLE (XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês). 2011 (Federação Brasileira de Professores de Francês - FBPF)
    • ROCHA, S. M. ; HERNANDES, R. M. R . Lumière, caméra, action: Les courts métrages pour enseigner le FLE (IIIe Journée de Formation des Cours Extrauniversitaires de Français 'Les arts dans l'enseignement du FLE'). 2011 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Serviço de cultura e extensão universitária da FFLCH/USP)
    • ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. . Métamorphose de l?agir : nouveaux sentiers pour l?enseignement-apprentissage du FLE (XVe Colloque pédagogique annuel de l'Alliance Française: Nouveaux usages de la langue, nouvelles formules d'enseignement)). 2014 (Alliance Française de São Paulo)
    • ROCHA, S. M. . Curso extracurricular de francês - nível VI. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Serviço de cultura e extensão universitária da FFLCH/USP)
    • ROCHA, S. M. ; MELAO, P. A. . Evaluer les évaluations: une démarche pour mettre en question les pratiques évaluatives (VIe Journée de Formation). 2012 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Serviço de cultura e extensão universitária da FFLCH/USP)
    • ROCHA, S. M. ; ANDRADE, D. B. . Les stéréotypes en salle de classe: que faire de la baguette, du béret et du parfum. 2012 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Serviço de cultura e extensão universitária da FFLCH/USP)
    • SILVA, E. C. ; ROCHA, S. M. . Nouvelles pratiques sociales: quelle place pour les applications en classe ? ». 2014 (Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. . Pour un flair plus aiguisé: dynamiques favorisant l'autocorrection des productions». 2014 (Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo)
    • ROCHA, S. M. . Créativité et style dans la production écrite en FLE: XIIe Journée de Formation «Créativité et enseignement du FLE. 2015 (Faculté de Philosophie, Lettres et Sciences Humaines de l?Université de São Paulo)
    • ROCHA, S. M. . Canções típicas francesas. 2010 (Escola de Aplicação)
    • ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. . ?10 conseils pour réussir?: un atelier pour l?enseignement des langues étrangères dans la perspective des genres textuels. Cinquième colloque international sur la didactique des langues secondes (CIDLS): Intégrer la langue, la littérature et la culture. 2016 (University of Guelph, University of Toronto Mississauga, University of São Paulo)
    • ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. . J'apprends donc je suis. 2017 (Departamento de Letras Modernas)
    • ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. . Pensar o agir por meio da linguagem: dos gêneros textuais à prática profissional,. 2017 (ABPSEC)
    • ROCHA, S. M. ; TONELLI, J. B. . Aspectos da cultura francófona. 2017 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária)
    • ROCHA, S. M. ; DIAS, A. P. S. . Ateliês de escrita e oralidade em FLE à partir de gêneros textuais. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . Didática do FLE: ensino e aprendizagem à partir de gêneros textuais. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. . Viver e viajar em país francófono. 2018 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH/USP)
    • SILVA, E. C. ; ROCHA, S. M. . Apprendre le FLE au CEL: (re)penser la progression à travers la perspective actionnelle. 2019 (FFLCH/USP e APFESP)
    • ROCHA, S. M. . Introdução à língua francesa e à cultura francófona ? nível 1. 2019 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • ROCHA, S. M. . Dépasser les obstacles d?apprentissage en situation d?urgence. 2020 (Departamento de Letras Modernas da USP e APFESP)
    • STOUDMANN, S. ; MERHAN, M. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. . À la découverte des classes et des fonctions grammaticales. 2021 (Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • ROCHA, S. M. . Comprendre des textes écrits en cours en ligne : Quelles interactions possibles?. 2021 (Universidade Federal de Viçosa (UFV))
    • ROCHA, S. M. . Quelles solutions pour les obstacles d?apprentissage du FLE chez les apprenants brésiliens ?. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • ROCHA, S. M. . Curso extracurricular de francês - nível I. 2009 (Centro de cultura e extensão da FFLCH)
    • ROCHA, S. M. . Curso extracurricular de francês - nível II e III. 2010 (Centro de cultura e extensão da FFLCH)
    • ROCHA, S. M. ; AÑEZ, Renata ; MELÃO, Priscila Aguiar . Ateliês de escrita criativa em FLE. 2012 (Serviço de Cultura e extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • ROCHA, S. M. ; AÑEZ, Renata ; MELAO, P. A. . Ateliês de escrita em francês: descobrindo a publicidade, a notícia e o relato de viagem. 2012 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • ROCHA, S. M. . Je raconte au passé (Rendez-vous avec le français). 2012 (Departamento de Letras Modernas da USP)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; LONGHI, S. D. ; JANCZUR, C. . Projetos de Língua, Linguagem e Cultura Estrangeira: Criação e Dinâmica em Sala de Aula. 2012 (Prefeitura do Município de São Paulo)
    • ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. . Je découvre le Canada à travers les contes (Rendez-vous avec le français). 2013 (Serviço de cultura e extensão universitária)
    • ROCHA, S. M. . Curso extracurricular de francês - nível II, III e IV. 2011 (Centro de cultura e extensão da FFLCH)
    • ROCHA, S. M. . Les expressions idiomatiques en FLE : des formules avec le chat. 2011 (Sequência didática)
    • Nome do projeto: Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l université (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, S. M. , SILVA, E. C. , LOUSADA, E. G. , LONGHI, S. D. , FAZION, F. , CLARO, L. , MENEZES, M. C. .
      Descrição: Ce projet a pour but d identifier et de décrire les politiques linguistiques et culturelles en Amérique Latine, et de les mettre en regard des pratiques éducatives et linguistiques, dans le cadre universitaire. Dans cette description, nous nous attacherons particulièrement à définir la place du français, des langues autochtones et de leurs contacts avec les autres langues et cultures présentes dans les divers contextes latino-américains. Nous souhaitons entre autre mettre en lumière la diversité des pratiques linguistiques des locuteurs, interroger la prise en compte de cette diversité dans les textes officiels régissant la vie des langues, leur statut et leur évolution, et leur enseignement en particulier, et dans les pratiques des enseignants. Cette problématique générale se déclinera en deux volets parallèles dont nous mettrons les résultats en interaction et en synergie dans une phase de synthèse finale. Notre recherche souhaite couvrir le plus de situations possibles en Amérique Latine mais elle ne vise ni à l exhaustivité ni à la contrastivité. Chaque situation observée est prise indépendamment sans a priori d'introduction de données comparables. Nos méthodes de recueil et d analyse de données sont donc volontairement empiriques, qualitatives et les approches variables (cadres théoriques de référence).
    • Nome do projeto: Analyser l'activité de professeurs de français au Brésil en préalable à l'élaboration d'une stratégie et d'une ingénierie de formation professionnelle continue. (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, S. M. , SILVA, E. C. , LOUSADA, E. G. , LONGHI, S. D. , FAZION, F. , FAITA, D. , FELIX, C. , ESPINASSY, L. , AMIGUES, R. , MOUTON, J.C , BARIONI, M. C. , SOARES, F. , BARRICELLI, E. , BUENO, L. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo elaborar uma estratégia de formação profissional de professores de francês a partir do quadro teórico e metodológico proposto pelo grupo ERGAPE (Ergonomie de l?Activité des Professionnels de l?Education), colaborador do projeto..
    • Nome do projeto: Coerções e liberdades textuais em francês como língua estrangeira: por um desenvolvimento do estilo na produção escrita por meio do gênero textual relato de viagem (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, S. M. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Esta dissertação tem por objetivo analisar o desenvolvimento da produção escrita em francês como língua estrangeira, por meio do gênero textual ?relato de viagem?, porém procurando verificar como os alunos desenvolvem suas capacidades de linguagem a partir das restrições e liberdades permitidas pelo gênero escolhido. Nesse sentido, a pesquisa visa a investigar como os alunos se apropriam de características do gênero, mostrando, também, como inserem marcas de subjetividade que podem ser consideradas como estilísticas. Os dados foram coletados em um curso de produção escrita, oferecido pelos cursos extracurriculares de francês do Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Os alunos, situando-se entre o nível A2 e B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CONSEIL DE L?EUROPE, 2001), puderam estudar três diferentes gêneros textuais, dentre eles o relato de viagem. Os aportes teóricos que orientaram esta pesquisa apoiam-se, sobretudo, nos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2009, 2006a, 2008; MACHADO, 2009) e nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004/2010) sobre a utilização dos gêneros textuais como instrumento no ensino e aprendizagem, para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos: capacidade de ação, capacidade discursiva e capacidade linguístico-discursiva. Para atingir os objetivos específicos desta pesquisa, baseamo-nos, paralelamente, nas discussões sobre estilo a partir de alguns autores (BRONCKART, 1999/2009, 2006c; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004/2010; BAKHTIN, 1997; CLOT, 2007; BRANDÃO, 2005a, 2005b; BRAIT, 2005), mas, principalmente, na discussão acerca das coerções e liberdades textuais de Bronckart (2006c). A fim de analisar os textos coletados, além do quadro teórico-metodológico proposto por Bronckart (1999/2009; 2006a), servimo-nos dos estudos de Kerbrat-Orecchioni (2002) e Maingueneau (2001) no que diz respeito às marcas de subjetividade nos textos. Com base em autores que estudam o papel dos gêneros textuais no ensino (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; DOLZ; GAGNON; TOULOU, 2008; LOUSADA, 2002/2010, 2009, 2010; CRISTOVÃO, 2002/2010, 2009), construímos o modelo didático do gênero relato de viagem, elaboramos uma sequência didática (SD) e a aplicamos no contexto referido. Os dois primeiros módulos da SD propuseram atividades que focalizaram as características mais estáveis do gênero. Após esses módulos, uma produção intermediária foi requerida aos alunos, com a intenção de verificar se eles tinham mobilizado as capacidades de linguagem primordiais para a produção desse gênero. Em seguida, no terceiro módulo, selecionamos um texto com o objetivo de explorarmos as liberdades textuais exercidas por seu produtor.
    • Nome do projeto: Identificação e análise de práticas profissionais da língua francesa no Brasil - Un observatoire des pratiques professionnelles de la langue française pour améliorer les connaissances et leurs transpositions didactiques (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, S. M. , LOUSADA, E. G. , LONGHI, S. D. , TONELLI, J. B. , CHARDENET, P. , DIAS, A. P. S. , SUMIYA, A. H. , DIAZ, A. D. , BARROS, F. , AGUIAR, E. , CAMARGO, E. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida pelo projeto mais amplo: Observatoire des apprentissages et des pratiques du français? (OPAF Brasil), que reúne pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Université de Franche Comté (UFC). Financiada pela Embaixada da França, pela Agence universitaire de la Francophonie e apoiada pela agência Campus France, esta pesquisa tem por objetivo específico mapear e descrever as práticas profissionais do francês no Brasil. O objetivo geral é de produzir dados para os operadores do francês no Brasil (sistemas educativos, professores, estabelecimentos de ensino, organismos de cooperação) e pesquisadores em políticas linguísticas
    • Nome do projeto: O desenvolvimento do futuro professor-pesquisador: um percurso através da análise e produção de textos que circulam na situação de trabalho do professor-pesquisador de francês língua estrangeira (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, S. M. , AÑEZ, Renata , MELAO, P. A. , SANTOS, T. J. F. , LOUSADA, E. G. , LONGHI, S. D. , TONELLI, J. B. , FAZION, F. , BEZERRA, C. S. , DIAS, A. P. S. .
      Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida dentro da área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, no departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com duração prevista de dois anos, ela visará a estudar os textos que são produzidos em três instâncias em que atuo na Universidade: i) pelos alunos de Graduação, ao aprenderem a língua francesa; ii) pelos orientandos de IC e Pós-Graduação, ao se constituirem enquanto pesquisadores; iii) pelos monitores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês, ao aprenderem o métier/trabalho de professor. Dois grandes objetivos nortearão este estudo: em primeiro lugar, a análise das características linguístico-discursivas de alguns dos gêneros de textos que circulam nessas situações de aprendizagem e de trabalho, com o intuito de melhor conhecer suas realizações empíricas; em segundo lugar, procuraremos estudar como se dá o desenvolvimento dos alunos e futuros professores e pesquisadores por meio dos textos, orais ou escritos, que produzirão. O quadro teórico-metodológico desta pesquisa é o Interacionismo sociodiscursivo tal como proposto por Bronckart (2006, 2007, 2008), complementado por vários autores e teorias da Análise dos discursos, tais como: Charaudeau (1992), Charaudeau & Maingueneau (2002), Maingueneau (1991, 1993, 1994, 1996, 2001), Kerbrat-Orecchioni (2002), Authier-Revuz (2001), entre outros. Os procedimentos metodológicos que permitirão a realização da pesquisa compreeendem a produção de textos, orais e/ou escritos, por parte dos alunos, dos orientandos e futuros pesquisadores e dos mointores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês
    • Nome do projeto: Estado das aprendizagens e usos profissionais do francês no Brasil (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, S. M. , LOUSADA, E. G. , CHARDENET, P. , SUMIYA, A. , CUNHA, J. C. , DIAS, A. P. S. , THURY, J. P. C. , RIVARD, E. , SILVA, F. S. E. , SANTOS, E. M. .
      Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de aprofundar o conhecimento do estado real da aprendizagem e usos de profissionais do francês no Brasil para permitir aos atores e operadores (universidades estaduais, rede de universidades federais, sistema escolar, Alianças Francesas, Federação Brasileira de Professores de Francês; parceiros de cooperação francófona) a construção de uma política linguística relevante; estabelecer um quadro da situação atual, situando-o em relação aos contextos (histórico, político, econômico). A pesquisa quantitativa e qualitativa se concentrará em dois eixos: i) quem aprende e onde se aprende a língua francesa hoje no Brasil? ii) quem utiliza e onde se utiliza a língua francesa em situações profissionais hoje no Brasil? De acordo com a disponibilidade e o acesso aos dados, a pesquisa poderá basear-se em uma metodologia exaustiva e/ou em amostras locais relacionadas matematicamente à escala global do Brasil (especificando e analisando os problemas de disponibilidade e acesso aos dados).
    • Nome do projeto: Os gêneros textuais no ensino e na aprendizagem do francês na UEL (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, S. M. , FAZION, F. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo melhor compreender os contextos de ensino do francês na UEL e seus respectivos objetos de ensino propostos aos alunos. Algumas pesquisas já apontam que o ensino por meio dos gêneros textuais, a partir de textos autênticos, produzidos em seus contextos reais de comunicação, permite melhor preparar os alunos para agirem nas mais variadas esferas de atividade social de uso da língua francesa: a acadêmica, a profissional e a pessoal. Este estudo, baseado no interacionismo sociodiscursivo e nas propostas de engenharia didática da Escola de Genebra, abarcará a análise de alguns textos de gêneros pertinentes para o público de alunos da UEL, de forma a estudar em profundidade o funcionamento complexo das características contextuais, discursivas e linguísticas-discursivas desses gêneros. Em seguida, tendo a síntese das características dos gêneros, sua didatização será possível, por meio da construção de propostas de sequências didáticas, adaptadas aos contextos de ensino do francês como língua estrangeira na UEL.
    • Nome do projeto: PARANÁ FALA IDIOMAS - PARANÁ FALA FRANCÊS - 3ª ETAPA (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, S. M. , RODOVALHO, C. , NISHI, D. A. , PINTO, F. A. .
      Descrição: A internacionalização das IES paranaenses tem esbarrado, com frequência, na baixa proficiência de docentes, discentes e funcionários em línguas estrangeiras. O programa Paraná Fala Idiomas - Francês visa colaborar para ultrapassar essa barreira oferecendo cursos de francês em nível básico, bem como em nível acadêmico, gratuitos, à comunidade universitária da UEL. Os cursos básicos serão ofertados com vistas a desenvolver habilidades comunicativas iniciais em língua francesa, que possibilitem a aquisição de estruturas linguísticas, discursivas e do léxico utilizados em situações comunicativas cotidianas para a comunicação oral e escrita, bem como sensibilizar para os elementos culturais de países de expressão francesa. Para esses cursos a abordagem privilegiada é a acional (CECRL, 2001/2018). Já os cursos preparatórios podem focar na : i) compreensão e na produção de gêneros orais e escritos necessários à participação da comunidade acadêmica em atividades ligadas à esfera universitária, tais como resumos, resenhas, apresentação oral, diário de leitura, ensaio, dentre outros gêneros pertinentes ao público-alvo; ii) compreensão e de produção de gêneros orais e escritos necessários à participação da comunidade acadêmica em atividades ligadas à esfera acadêmico-científica, tais como projetos, artigos, resumos, apresentação oral e relatórios; iii) compreensão e produção a partir de gêneros textuais escritos, orais e multimodais relacionados às práticas sociais da mobilidade estudantil, intercâmbio e viagens a países francófonos. Para esses cursos, lançaremos mão do uso de sequências didáticas de gêneros acadêmicos inspiradas em pesquisas recentes e exercícios selecionados de livros didáticos de expressão em contexto/uso. O programa também leva em conta a necessidade de formação inicial e continuada dos professores de francês que vão atuar no programa. Por meio de reuniões regulares, os profissionais graduados e o estudante de graduação poderão se beneficiar de sessões de tutoria que auxiliem seu desenvolvimento profissional, por meio de discussões didáticas, preparações de aula, elaboração de atividades e avaliações para os cursos ofertados.
    • Nome do projeto: Aprendizagem e desenvolvimento da escrita do TCC em Letras (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ROCHA, S. M. , SANTOS, T. J. F. , TONELLI, J. B. , SUMIYA, A. H. , PEREIRA, B. A. .
      Descrição: Os obstáculos vividos por nossos estudantes, ao estarem diante de uma atividade inicial de pesquisa são muitos, mas podemos pontuar os mais recorrentes, observados no decorrer das orientações dos trabalhos de conclusão de curso: i) dúvidas quanto aos temas relevantes para a pesquisa na área de Letras-Francês; ii) Dificuldade em ter uma postura científica nos textos; iii) problemas de compreensão de textos tanto em língua materna quanto em língua francesa; iv) dificuldade com a escrita das partes do TCC e com o encadeamento das ideias; v) dificuldade em sintetizar as ideias e estabilizar conceitos do quadro teórico mobilizado; vi) problemas de ordem linguístico-textual, sobretudo com a coesão e a coerência e vii) pouca familiaridade com os gêneros textuais subjacentes às atividades de pesquisa. Com o objetivo melhorar a formação para o letramento acadêmico de nossos estudantes de Letras-francês, propomos um Programa Complementar, que terá como foco o tratamento de obstáculos e o estabelecimento de bases mais sólidas para a realização de uma pesquisa inicial, como é o caso de um trabalho de conclusão de curso. Este Programa terá como pressuposto teórico-metodológico o interacionismo social (VIGOTSKI, 1997), o interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2022; MACHADO et al, 2009), bem como trabalhos empíricos acerca do desenvolvimento e da aprendizagem de gêneros textuais da esfera universitária (SANTOS, 2016; DIAS, LOUSADA, 2018; LOUSADA, DEZUTTER, 2016; MOTTA-ROTH, HENDGES, 2010).
    • Graduacao:
      • Curso: Letras com habilitação em português e francês
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Licenciatura em Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Lettres (littérature française)
        Nome da Instituição: Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis
        Ano de conclusão: 2009
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (EST. LING., LITERÁRIOS E TRAD. EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • University of Guelph:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - 2013 ).
        Outras informações: professor assistente de francês e português
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Cursos Extracurriculares de Francês:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2012 ).
        Outras informações: professora de francês
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadora da área de francês desde agosto de 2022
        Outras informações: Professora adjunta
    • ENTRETEXTOS (UEL):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista AD HOC