Não autenticado |

Frank Viana Carvalho

    • Doutor e Pós-Doutor em Filosofia (Ética e Política) pela Universidade de São Paulo (FFLCH). Possui Graduação em Pedagogia, com Habilitação em Administração Escolar e Supervisão Educacional (1993) e Graduação em Teologia (1988) pelo UNASP. Concluiu o Mestrado em Educação (Metodologias do Ensino e Aprendizagem) pelo UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo (2000), o Mestrado em Filosofia (Ética e Filosofia Política) pela Universidade de São Paulo (2002), o Doutorado em Filosofia pela USP (2008), com período de Pesquisas Doutorais no programa de Doutorado SW na Universidade François-Rabelais (França) com bolsa do CNPq, e completou os estudos de Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2012-2013). Após atuar como professor da Educação Básica, Diretor Escolar, Supervisor Educacional, Coordenador de Cursos Superiores em diferentes instituições públicas e privadas, assumiu a função de Professor Adjunto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque, em 2011. No IFSP-SRQ é atualmente o Diretor Geral, eleito para o período de 2021-2025. No mesmo câmpus foi o Coordenador do NAPNE (Núcleo de Assistência ao Portador de Necessidades Educativas Específicas) em 2012 e 2013, Diretor Acadêmico (2014-2015), Editor-chefe da Revista Científica Eletrônica do Instituto 'Scientia Vitae' (em 2013, 2018 e 2019), Presidente da CPA (Comissão Própria de Avaliação Institucional - 2015 a 2017), Coordenador da Comissão do PDI 2019-2023, e Coordenador da Pós-Graduação em Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza (desde 2019). É o Editor-chefe da Revista Cooperação Online (2004-2017). É co-orientador em Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em instituições públicas e privadas. Autor de livros em Educação e Filosofia, também é palestrante, tendo realizado mais de mil palestras, workshops e cursos em sua carreira. Coordena pesquisas e formação continuada em Metodologias Ativas e Aprendizagem Cooperativa através do Projeto Pedagogia da Cooperação. Tem 33 anos de experiência na área de Educação, e sua atuação, pesquisas, artigos, tese e livros se focam nos seguintes temas e áreas: educação, gestão escolar, ética e filosofia política, psicologia da educação, modernas metodologias do ensino, motivação e pedagogia da cooperação.

       

      Links:    

    • Aprendizagem Cooperativa - Cooperative Learning
    • Ética e Filosofia Política
    • Motivação e Trabalho em Equipe
    • Criatividade e Cooperação
    • CARVALHO, F. V. . Vindiciae contra Tyrannos: o direito de resistir. São Paulo : Discurso Editorial, 2017 . 463p. ISBN: 9788594700063.
    • CARVALHO, F. V. ; ANDRADE NETO, Manoel. . Metodologias Ativas: Aprendizagem Cooperativa, PBL e Pedagogia de Projetos. São Paulo : República do Livro, 2019 . 122p. ISBN: 9788585248024.
    • CARVALHO, F. V. . Trabalho em Equipe, Aprendizagem Cooperativa e Pedagogia da Cooperação. São Paulo : Scortecci, 2015 . 212p. ISBN: 9788536632049.
    • UNGLAUB, E. ; CARVALHO, F. V. . Aprendizagem - Múltiplas Visões sobre o Aprender. Engenheiro Coelho : UNASPRESS, 2011 . 155p. ISBN: 9788589504317.
    • CARVALHO, F. V. . O Paradigma das Cavernas. São Paulo : Scortecci, 2013 . 110p. ISBN: 9788536632049.
    • CARVALHO, F. V. . Uma Aventura de Carro pelos caminhos da América do Sul. Vitória : Ingrafil, 1996 . 108p. ISBN: .
    • CARVALHO, F. V. . Pedagogia da Cooperação. Arthur Nogueira : UNASPRESS, 2000 . 212p. ISBN: 85-87960-6.
    • PEREIRA, MÁRCIO ; PEREIRA, IOHANA BARBOSA ; CARVALHO, FRANK VIANA . IMPORTÃ?NCIA DO PIBID NA FORMAÃ?Ã?O DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÃ?NCIAS BIOLÃ?GICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃ?O PAULO - CAMPUS SÃ?O ROQUE (SP). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 10 , p. 185 - 202 , 2019. ISSN: 2179426X.
    • CARVALHO, F. V. . . Nicolau e O Príncipe SCIENTIA VITAE , v. 8 , p. 1 - 8 , 2019. ISSN: 23179066.
    • PONTES, Fernanda Rodrigues ; CARVALHO, F. V. . O processo de inclusão social através do acesso à leitura SCIENTIA VITAE , v. 7 , p. 1 - 17 , 2019. ISSN: 23179066.
    • JARDIM, A. C. S. ; CARVALHO, F. V. . The Curriculum Integration and Cooperative Learning through the Art and Entrepreneurship Project in the Integrated Technical Course in Administration at a Federal Institute ? Brazil INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMANITIES, SOCIAL SCIENCES AND EDUCATION , v. 4 , p. 23 - , 2017. ISSN: 23490381.
    • CARVALHO, F. V. ; CARVALHO, Delly Danitza Lozano . Homens e Mulheres e o tempo que passam nas Redes Sociais Cooperação On Line , v. 11 , p. 1 - 4 , 2016. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . FHC seria mais FHC se fosse menos FHC Cooperação On Line , v. 1 , p. 1 - 3 , 2005. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . As raízes do contratualismo no Direito Romano e na Idade Média Cooperação On Line , v. 5 , p. 1 - 8 , 2007. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Agostinho e a República Romana Cooperação On Line , v. 6 , p. 1 - 4 , 2008. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Uma Nova Classe de Analfabetos Cooperação On Line , v. 8 , p. 1 - 3 , 2009. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . A Lógica do Impossível na Análise do DNA Cooperação On Line , v. 01 , p. 1 - 5 , 2011. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Alfabetizar e Ensinar Matemática no Brasil Cooperação On Line , v. 05 , p. 1 - 5 , 2014. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. ; JARDIM, A. C. S. ; ALEXANDRE, D. M. . A Integração Curricular e a Aprendizagem Cooperativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: Uma Experiência no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio Cooperação On Line , v. 12 , p. 1 - 13 , 2015. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Por que aprendizagem cooperativa? Cooperação On Line , v. agosto , p. 8 - 10 , 2011. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Do útil e do honesto - uma Análise do Pensamento de Michel de Montaigne - Parte I Cooperação On Line , v. 8 , p. 1 - 7 , 2011. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . A noção de poder soberano: crítica de Hart à Austin Cooperação On Line , v. 8 , p. 1 - 7 , 2012. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Relações Interpessoais no mundo esvaziado pelo instantâneo e descartável Cooperação On Line , v. 3 , p. 1 - 7 , 2009. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Questionando a existência dos (Jardins) Zoológicos Cooperação On Line , v. 9 , p. 1 - 5 , 2012. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . A busca do significado da Educação Cooperação On Line , v. 2 , p. 1 - 3 , 2013. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Definindo Qualidade Cooperação On Line , v. 08 , p. 1 - 4 , 2013. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. ; CARVALHO, Delly Danitza Lozano . A Pedagogia de Projetos Cooperação On Line , v. 2 , p. 1 - 9 , 2009. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Relações de Poder e Governo: o Contratualismo e as suas origens Revista de Educação, Gestão e Sociedade , v. 1 , p. 1 - 9 , 2010. ISSN: 21799636.
    • CARVALHO, F. V. . Estratégias e Recursos de Ensino através da Aprendizagem Cooperativa aplicados aos graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas Scientia Vitae , v. 1 , p. 62 - 77 , 2013. ISSN: 23179066.
    • CARVALHO, F. V. . Representantes do Povo - Uma moderna Teoria da Representação nas Vindiciae contra os Tyrannos Revista Dissertatio de Filosofia , v. 35 , p. 163 - 175 , 2012. ISSN: 19838891.
    • CARVALHO, F. V. . A Filosofia e a Educação Cooperação On Line , v. 4 , p. 5 - 12 , 2007. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . As Guerras de Religião, a Saint-Barthélemy e o pano de fundo da produção monarcômaca. Cooperação On Line , v. 2 , p. 1 - 6 , 2007. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Théodeore de Bèze e o Contratualismo no Du Droit Des Magistrats Cooperação On Line , v. 02 , p. 1 - 5 , 2010. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Avaliação da qualidade aplicada aos Processos Educacionais Acta científica. Ciências humanas , v. 2 , p. 93 - 93 , 2003. ISSN: 15199800.
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia da Aprendizagem Cooperativa Revista da Escola Adventista , v. 06 , p. 09 - 12 , 2000. ISSN: 14154293.
    • CARVALHO, F. V. . Projeto pedagógico Central do Brasil Presença Pedagógica , v. 5 , p. 48 - 57 , 1999. ISSN: 14131862.
    • CARVALHO, F. V. . Devemos usar notas na Avaliação do Ensino? Cooperação On Line , v. 1 , p. 1 - 7 , 2004. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Competição, Vestibular e Aprendizagem Cooperativa Cooperação On Line , v. 3 , p. 1 - 3 , 2005. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Kosovo e Maquiavel Cooperação On Line , v. 6 , p. 1 - 4 , 2004. ISSN: 18075231.
    • CARVALHO, F. V. . Cotas para os Excluídos Pátio - Revista Pedagógica , v. , p. 47 - 48 , 2002. ISSN: 1518305X.
    • CARVALHO, F. V. . Devemos usar notas na avaliação de ensino . Revista da Faculdade Hoyler de Pedagogia e Letras , Vargem Grande SP , 01 out. 2002.
    • CARVALHO, F. V. . Analfabetos do Final do Século . Jornal - Educação em Destaque , Ipatinga SP , 05 mai. 1997.
    • CARVALHO, F. V. . As Vindiciae Contra Tyrannos e os Monarcômacos. In: Encontro Nacional de Filosofia , 2002 , São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filofia. São Paulo : Anpof, 2002. p. 96 - 96.
    • CARVALHO, F. V. . Avaliação da Qualidade aplicada aos Processos Educacionais. : , 2000 (Dissertação)
    • CARVALHO, F. V. ; CARVALHO, Delly Danitza Lozano . Pedagogia de Projetos. : , 2002 (Livro)
    • CARVALHO, F. V. ; BRUTUS, Sthephanus Junius . Vindiciae Contra Tyrannos. : , 2001 (Tradução)
    • CARVALHO, F. V. . Projeto de Implantação da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa no Colégio Ellen G. White. 2000 (Consultoria)
    • CARVALHO, F. V. . Projeto de Implantação da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa na Rede de Escolas da Associação Paulistana da IASD. 1999 (Assessoria)
    • CARVALHO, F. V. ; ANDRADE, César . Elaboração da Proposta Pedagógica. 2000 (Assessoria)
    • CARVALHO, F. V. ; VIANNA, Ilca . Projeto de Autorização do Curso Normal Superior. 2001 (Elaboracao_de_projeto)
    • CARVALHO, F. V. ; LENOTTI, Ana Duarte . Projeto de Reconhecimento do Curso de Letras. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • CARVALHO, F. V. ; VIANNA, Ilca . Projeto de Reconhecimento do Curso de Pedagogia. 2001 (Elaboracao_de_projeto)
    • CARVALHO, F. V. . Construtivismo de Piaget e Vigotsky. 1995 (IASD)
    • CARVALHO, F. V. . Como Ensinar Valores em Educação. 1997 (Escola de Educação criativa)
    • CARVALHO, F. V. . Construtivismo e Educação Cooperativa. 1997 (CEAU)
    • CARVALHO, F. V. . Aprendizagem Cooperativa. 1997 (CADI)
    • CARVALHO, F. V. . Como Ensinar Valores em Educação. 1998 (IASD)
    • CARVALHO, F. V. . Ensino Cooperativo. 1998 (IASP)
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia do Trabalho em Grupo. 1999 (IASP)
    • CARVALHO, F. V. . Metodogia da Aprendizagem Cooperativa. 2000 (IAE)
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. 2000 (IAE)
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. 2001 (UNB)
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. 2001 (Colégio República do Peru)
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. 2001 (IAE)
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. 2001 (IACS)
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. 2001 (Colégio Curitibano)
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. 2003 (IABC)
    • CARVALHO, F. V. . Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. 2003 (IAPE)
    • CARVALHO, F. V. . Construção de Projetos. 2003 (Colégio Objetivo)
    • CARVALHO, F. V. . Formação de Professores de Educação Religiosa. 1990 (Associação Paulista Sul da IASD)
    • CARVALHO, F. V. . Projeto Papel Reciclado. 2013 (Instituto Federal de São Paulo)
    • Nome do projeto: Pedagogia da Cooperação - Ferramentas Pedagógicas para os docentes na área de Biologia (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, F. V. .
      Descrição: Estratégias metodológicas diferenciadas em aprendizagem cooperativa para licenciandos e docentes na área de Biologia.
    • Nome do projeto: Orientação da comunidade em ações de extensão ? Informação e ações pedagógicas e terapêuticas na busca de soluções dos problemas de aprendizagem. (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARVALHO, F. V. .
      Descrição: Projeto de Extensão para ajudar a comunidade com foco em pais de alunos e docentes
    • Nome do projeto: Orientação da comunidade em ações de extensão ? Informação e ações pedagógicas e terapêuticas na busca de soluções dos problemas de aprendizagem. (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, F. V. .
      Descrição: Um projeto de palestras e seminários sobre Problemas de Aprendizagem com enfoque em informação, ações diagnósticas e propositivas para orientação da comunidade acadêmica, educadores e pais em geral do município de São Roque. Este projeto será conduzido por dois docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus são Roque. Entre as principais dificuldades de aprendizagem abordadas, duas terão uma apresentação bastante detalhada com propostas de ações efetivas para a identificação, diagnóstico, tratamento e caminhos de melhora dos níveis de aprendizagem com base nas mais recentes pesquisas da comunidade acadêmica e médica (artigos e livros publicados a partir do ano 2000). Trata-se do TDAH (Transtorno do déficit de aprendizagem e hiperatividade) e da Dislexia (as principais ?dislexias?).
    • Nome do projeto: Ações de Extensão em Alfabetização e Construção de Conceitos em Cidadania e Sustentabilidade na Aldeia Afukuri Kuikuro - Mato Grosso (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARVALHO, F. V. , CARVALHO, L. F. L. , SILVA, D. J. , MOURA, S. L. .
      Descrição: O Projeto 'Ações de Extensão em Alfabetização e Construção de Conceitos em Cidadania e Sustentabilidade' é um evento de extensão fruto de um convite feito pela Secretaria de Educação do Mato Grosso. Objetivos: - Ensinar fundamentos da Língua Portuguesa aos alfabetizandos da Aldeia Afukuri; - Enfatizar o papel da linguagem, respeitando os conteúdos e formas culturais entendidas como ?próprias? da cultura Kuikuro; - Valorizar a expressão e a comunicação entre as culturas; - Ensinar a todos da tribo o adequado tratamento do lixo que está chegando dos núcleos urbanos fruto das trocas, das viagens, do comércio das cidades próximas; - Promover a auto-estima e a valorização da identidade étnica; - Desenvolver confiança e a alegria de se estudar e aprender outro idioma; - Estimular os participantes a se expressarem.
    • Nome do projeto: A PIRÂMIDE DA APRENDIZAGEM: SUAS IMPLICAÇÕES E DESDOBRAMENTOS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, F. V. , JARDIM, A. C. S. , PEREIRA, Márcio. , NOGUEIRA, Maria Júlia Mendes , HADDAD, Silvana , CONDE, Sandro José , ZARPELÃO, Sandro Heleno Morais , Tramontano, Rogério .
      Descrição: O Projeto Pirâmide da Aprendizagem diz respeito a estudos sobre a retenção, compreensão e aprendizagem de conteúdos em diferentes modelos de ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar dados quantitativos que possam ser analisados qualitativamente sobre a capacidade de retenção e aprendizagem quando ocorrida das seguintes maneiras ou formas: auditiva (ouvir), visual (ler/ver), audiovisual (ouvir/ver/ler), associativa (exemplificação), interativa/relacional (duplas e grupos em interação ? audiovisual, diálogo/debate/análise), interativa-educativa (alunos em interação ensinando uns aos outros), vivencial-experiencial (aplicação dos conhecimentos), bem como outros procedimentos análogos à esses caminhos de ensino e aprendizagem.
    • Nome do projeto: Aplicação da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa e do Trabalho em Equipe no Instituto Federal de São (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, F. V. .
      Descrição: Apresentar novos modelos de ensino baseados em cooperação aos licenciandos e mostrar-lhes a maneira de usar essas ferramentos (como diferentes modelos de ensino) e como construí-las e reconstrui-las é um dever na área pedagógica das licenciaturas. E com a ênfase atual na educação brasileira e mundial baseada em padrões (PCNs, ENEM, Provinha Brasil, SARESP, PISA, etc.), os professores em todos os lugares estão à procura de programas e práticas que tenham maior efeito positivo sobre o desempenho do aluno. Certamente esse projeto busca fundamentar a pesquisa com exemplos do mundo real e aplicações para fornecer uma base sólida para novos educadores. Partindo de pesquisas amplamente documentadas sobre os vários modelos de ensino (e seus subsequentes efeitos positivos sobre o sucesso do aluno), pretende-se nesse projeto dar aos licenciandos as ferramentas que eles precisam para terem sucesso em sala de aula. Pretendemos também apresentar as principais abordagens psicológicas e filosóficas para a fundamentação dos modelos, mas este é sobretudo, um projeto prático.
  • Formação Acadêmica: 5
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Adventista de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Adventista de São Paulo
        Título: Questões da Relatividade
        Ano de conclusão: 1993
      • Curso: Teologia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Adventista de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Adventista de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Newbold College Andrews University
        Ano de conclusão: 1996
    • Centro Universitário Adventista de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro (1989 - 1994 ).
    • União Este Brasileira Asd:
      • Tipo de vínculo: Outro (1994 - 1998 ).
        Outras informações: Diretor de Escola de Ensno Fundamental e Médio
        Outras informações: Diretor de Unidade de Ensino
    • Faculdade de Pedagogia de Vargem Grande Paulista:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1998 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Ética Coordenador de Curso
        Outras informações: Coordenador de Curso
    • Universidade Estácio UniRadial:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professor de Filosofia e de outras Disciplinas do Curso de Pedagogia
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Eça de Queiroz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de Filosofia e outras disciplinas dos Cursos de Letras e Pedagogia
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Mário Schenberg:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professor Universitário
    • Faculdade da Aldeia de Carapicuíba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Professor Universitário
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professor Tittular
    • Cooperação OnLine:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Scientia Vitae:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Co-fundador, editor-chefe (2013) e atualmente editor-adjunto.
    • Scientia Vitae:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Cooperação On Line:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
        Outras informações: Editor Chefe da Revista desde a sua criação em 2004.
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, onde atuo como professor e pesquisador desde 2011, fui diretor Acadêmico (2013-2015), dirigiu o NAPNE - Núcleo de Assistência ao Portador de Necessidades Educativas Específicas (2012-2015), a Comissão de Avaliação Institucional (CPA 2015-2018) e a equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional ¿ PDI 2019-2023 do campus São Roque do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, onde também sou o Editor-chefe da Revista Científica Scientia Vitae (ISSN 2317-9066) e coordenador da Pós-Graduação em Metodologia do ensino das Ciências da Natureza (2019 ¿). Antes de ingressar no IFSP, atuei como diretor de Escolas de Ensino Fundamental e Médio (1994-1998) em ES e MG, fui Vice-Diretor de Faculdade, e coordenador de Cursos Superiores (2000-2008) na região metropolitana da grande São Paulo. Tive o privilégio de conseguir a Nota Máxima em Avaliações do INEP-MEC nas Instituições em que trabalhei como gestor educacional em São Paulo.
        Outras informações: Professor