Não autenticado |

Maria Coelho Araripe de Paula Gomes

    • Doutora pelo Programa de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Mestra em Literatura Brasileira pela UFRJ. Possui especialização em Literatura Infanto-Juvenil (2010) e graduação em Letras ambas pela Universidade Federal Fluminense (2006), onde atuou na área de Literatura Brasileira Moderna e Literatura Portuguesa. Também Iniciou os estudos de Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007-). É professora do Colégio de Aplicação da UFRJ no setor de Língua Portuguesa desde 2011, além de desenvolver trabalho artístico como atriz e contadora de histórias desde 2008 . Integra o grupo de pesquisa interinstitucional Literatura e Educação Literária e coordena o projeto de ensino, pesquisa e extensão Sujeitos que narram: estudos de narrativa oral no espaço escolar.

       

      Links:    

    • GOMES, M. C. A. P. . Sentando ao redor do fogo: os clubes de leitura e o valor do encontro na formação do leitor literário Perspectivas em Educação básica , v. 4 , p. 280 - 290 , 2020. ISSN: 25952889.
    • DIAS, A. C. P. ; UZÊDA, André. L. M. ; GOMES, M. C. A. P. . Autor e leitor: identidades do professor de literatura em formação - experiências com o estágio supervisionado em Letras POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 24 , p. 13 - 27 , 2017. ISSN: 22376844.
    • GOMES, M. C. A. P. . Diário de leituras: caminhos de mediação do texto literário no cotidiano escolar . Portal Escrevendo o futuro , https://www.escrevendoofuturo. , 02 ago. 2023.
    • Coelho Araripe De Paula Gomes, Maria . Adiando o fim: os relatos de prática docentes e a educação como ato amoroso de resistência . Revista Na ponta do Lápis , São Paulo , 01 abr. 2022.
    • GOMES, M. C. A. P. . Quando o outro somos nós mesmos . A universidade viva: greve 2012 , Universidade Federal do Ri , 20 out. 2012.
  • Trabalhos em Anais: 2
    • GOMES, M. C. A. P. . Os meninos que carregam água na peneira: protagonismo da infância em GUimarães Rosa. In: 4º Congresso de Letras Artes & Cultura: Linguagem, memória e arte: interfaces , 2013 , São João Del-Rei. 4º Congresso de Letras Artes & Cultura: Linguagem, memória e arte: interfaces. : , 2013. p. 419 - 426.
    • GOMES, M. C. A. P. . A afirmação do instinto e a possibilidade de transcendência nos contos. In: IV SEminário de Literaturas de Língua Portuguesa. Portugal e África , 2004 , Niterói. Revolução, Revoluções. Rio de Janeiro : Léo Christiano Editorial Ltda, 2004.
    • GOMES, M. C. A. P. . A dimensão narradora dos sujeitos:os diários de leitura na formação do leitor literário. 2019 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. ; Sá, Juliana Pereira de . Diários de leitura e autobiografia de leitor: reconhecendo os clássicos dos estudantes. 2018 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. . Práticas de escrevivência: identidade e autoria na formação do leitor literário. 2018 (Conferência)
    • DIAS, A. C. P. ; Coelho Araripe De Paula Gomes, Maria . Leitor e leitores: identidades e autoria nos percursos de formação. 2018 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. . A dimensão narradora dos sujeitos e a escola como espaço de resistência. 2017 (Conferência)
    • GOMES, M. C. A. P. ; DIAS, A. C. P. . Literatura Infantil e Juvenil e contação de histórias: percursos formadores dos sujeitos leitores na escola. 2017 (Conferência)
    • GOMES, M. C. A. P. . Da margem aos cimos: Miguilim, o menino-rosa. 2016 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. . O papel dos Colégios de aplicação na formação docente. 2013 (Conferência)
    • GOMES, M. C. A. P. . Os meninos que carregam água na peneira: protagonismo da infância em Guimarães Rosa. 2014 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. . Protagonismo da infância em Guimarães Rosa. 2015 (Conferência)
    • GOMES, M. C. A. P. . Literatura e contação de histórias. 2013 (Conferência)
    • GOMES, M. C. A. P. . Travessias da memória: mar azul de histórias que só existem quando lembradas. 2013 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. . A narrativa oral como prática de resistência em espaços formais e não-formais de educação. 2013 (Conferência)
    • GOMES, M. C. A. P. ; DIAS, A. C. P. . Experimentações Poéticas. 2012 (Outra)
    • GOMES, M. C. A. P. . Experimentações Poéticas. 2011 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. . Vozes da margem: possibilidades do discurso infantil em Mafalda, de Quino. 2012 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. . Vozes da margem: possibilidades do discurso infantil em Mafalda, de Quino. 2010 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. . Figurativizações da morte em Manuel Bandeira. 2006 (Seminário)
    • GOMES, M. C. A. P. . A afirmação do instinto e a possibilidade de transcendência nos contos Mariana, de Miguel Torga e A catedral de Córdoba, de aquilino Ribeiro. 2004 (Comunicacao)
    • GOMES, M. C. A. P. ; DIAS, A. C. P. . I Conversas em Prática. 2012 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • GOMES, M. C. A. P. ; DIAS, A. C. P. ; MARTINS, G. . II Conversas em Prática. 2013 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • GOMES, M. C. A. P. ; BOLSANELLO, L. ; MADANELO, C. . CAp Literário. 2016 (Colégio de Aplicação UFRJ)
    • SCHEFFEL, M. ; GOMES, M. C. A. P. ; DIAS, A. C. P. . III ENEALL. 2016 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • DIAS, A. C. P. ; GOMES, M. C. A. P. ; GENS, R. ; MARTINS, G. . VIII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2015 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • DIAS, A. C. P. ; ANDRADE, A. ; GOMES, M. C. A. P. ; SCHEFFEL, M. V. . IV ENEALL - ENCONTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA E LITERATURAS. 2017 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
    • DIAS, A. C. P. ; ANDRADE, A. ; SCHEFFEL, M. ; GOMES, M. C. A. P. ; OLIVEIRA, M. F. A. P. S. . V ENEALL: Processos autorais no ensino/ aprendizagem de línguas e literaturas. 2018 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • DIAS, A. C. P. ; ANDRADE, A. ; SCHEFFEL, M. V. ; GOMES, M. C. A. P. ; OLIVEIRA, M. F. A. P. S. . VI ENEALL: Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas - A construção coletiva do trabalho docente. 2019 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • BOLSANELLO, L. ; GOMES, M. C. A. P. ; Fonseca, Raquel ; MADANELO, C. . V CAp Literário. 2018 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • MADANELO, C. ; BOLSANELLO, L. ; GOMES, M. C. A. P. ; Fonseca, Raquel . VI Capliterário. 2019 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • UZEDA, A. L. M. ; Bandeira, Patricia Celia ; MADANELO, C. ; Seabra, Thais ; Coelho Araripe De Paula Gomes, Maria . 9º CAp Literário: Futuro Ancestral. 2023 (UFRJ)
    • JANDRE, J. ; ROSA, A. ; GONCALVES, M. C. ; CORREA, B. ; GOMES, M. C. A. P. . ¨6ª Jornada CESPEB: Formação e práticas docentes: projetos de sociedade em disputa. 2023 (Faculdade de Educação e CAP UFRJ)
    • GOMES, M. C. A. P. ; Fonseca, Raquel ; GABRIEL, C. T. . SEMINÁRIO REVOGA NEM! QUE ENSINO MEDIO QUEREMOS. 2023 (UFRJ)
    • GOMES, M. C. A. P. . Arte de contar historias. 2010 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • GOMES, M. C. A. P. . Literatura e contação de histórias. 2013 (Universidade federal do Rio de Janeiro)
    • GOMES, M. C. A. P. ; MARTINS, G. ; DIAS, A. C. P. ; GENS, R. . As representações da infância no cinema contemporâneo. 2012 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • Nome do projeto: Literatura e educação literária (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, M. C. A. P. , MACHADO, C. J. , DIAS, A. C. P. , SCHEFFEL, M. V. , UZEDA, A. L. M. , SOUZA, R. C. .
      Descrição: O grupo de pesquisa se propõe a discutir questões relativas à educação literária, na perspectiva da formação do leitor na escola básica e na graduação em Letras, levando em conta a urgência da discussão em um momento em que o ensino de literatura passa por significativa necessidade de afirmação e mudança. Partindo da ideia de que a literatura tem como potência maior a multissignificância, e que os sentidos se constroem também em constante diálogo com a experiência do leitor, as pesquisas desse grupo buscam propiciar experiências com leitura de literatura e contribuir para a formação de leitores que se aproximem da obra providos da consciência de que podem se apropriar daquele objeto estético, com ele dialogar e fazê-lo também dialogar com outras leituras feitas. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5906903233650588
    • Nome do projeto: Sujeitos que narram: estudos de narrativa oral no espaço escolar (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, M. C. A. P. .
      Descrição: O projeto ?Sujeitos que narram: estudos de narrativa oral no espaço escolar? tem como objetivo geral investigar as potencialidades da narrativa oral na educação formal, levantando reflexões e realizando ações que valorizem a identidade do professor-narrador e do aluno-narrador, capazes de uma narrativa de si e do outro, numa dimensão não somente artística, mas também social e pedagógica, valorizando o processo criativo na construção do saber e, principalmente, promovendo a interação entre os sujeitos e o conhecimento pelo viés da experiência e, portanto, pelo afeto.
    • Nome do projeto: As escritas subjetivas nos percursos de formação do leitor literário (2017 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GOMES, M. C. A. P. .
      Descrição: Este projeto de ensino tem como objetivo incorporar práticas de leitura e escrita subjetiva como parte de uma didática da literatura que tenha como protagonista a experiência do sujeito leitor diante do texto literário.
    • Nome do projeto: Experimentações Poéticas (2010 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: GOMES, M. C. A. P. , MACHADO, C. J. , DIAS, A. C. P. .
      Descrição: O Projeto Experimentações Poéticas pretende investigar as possibilidades pedagógicas das produções artísticas de caráter performático na escola.
    • Nome do projeto: Poesia e Visualidade (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, M. C. A. P. , PEDROSA, C. M. R. , ALMEIDA, M. , MARTINS, F. , ANDRADE, A. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo a pesquisa sobre o olhar na poesia brasileira, seja em poetas canônicos ou contemporâneos.
    • Nome do projeto: Monitoria da disciplina Literatura Portuguesa (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, M. C. A. P. , BARCELOS, J. C. .
      Descrição: O presente projeto de monitoria consiste no acompanhamento da disciplina de Literatura Portuguesa como monitora dos alunos, além do desenvolvimento de pesquisa na área.
    • Nome do projeto: Literatura e ensino: a formação de leitores na contemporaneidade (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, M. C. A. P. , Martin, Vima Lia de Rossi , SOARES, E. , Rocha, Lara .
      Descrição: Situando-se teoricamente na interface entre literatura e educação, a pesquisa tem por objetivos: 1. investigar a potencialidade da literatura no ensino, tendo em vista a problematização das relações de classe, gênero e raça através da leitura literária, especialmente de textos produzidos por autores dos países de língua oficial portuguesa; 2. refletir sobre os processos de formação de leitores, observando mais especificamente as vinculações entre leitura literária e processos de subjetivação..
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Artes cênicas
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Vernáculas)
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2010
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: -
    • Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2010 ).
        Outras informações: -
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PMVR:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2011 ).
        Outras informações: -
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).