Não autenticado |

Osvando de Melo Marques

    • Doutorando e mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas na linha Literatura e História, com foco nas literaturas não hegemônicas, especialmente a Literatura Chicana e a Afro-estadunidense. Possui pós-graduação lato sensu em Ensino e Aprendizagem de Inglês, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), bem como aperfeiçoamento em TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages), pela Northern Virginia Community College (Woodbridge, Virgínia/EUA). É graduado em Letras, com licenciatura plena em Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como professor efetivo de Português e Inglês, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), câmpus Uberlândia, onde também integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Tem experiência como professor de Inglês e Português no ensino fundamental, médio e superior, e também como coordenador pedagógico e administrador de escola de idioma. Seus interesses de pesquisa incluem as literaturas não hegemônicas, as narrativas literárias em espaços diaspóricos, a literatura pós-colonial/decolonial e os estudos do trauma. Possui certificado de proficiência em inglês da Richard Hugh Fisk Foundation, Brasil (2000) e da University of Michigan, Estados Unidos (2001). De março de 2016 a março de 2018, atuou como coordenador do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, câmpus Patos de Minas. Atualmente, exerce a coordenação do Centro de Idiomas e Relações Internacionais da mesma instituição, no câmpus Uberlândia. É sócio-cofundador da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Abralitec), da qual foi vice-presidente (de 2018 a 2020) e na qual atua, desde 2021, como conselheiro, pela região Sudeste. É também membro da Abei (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses), desde 2019.

       

      Links:    

    • COIMBRA, A. M. ; MARTINS NETO, I. A. ; SQUINCA, J. P. ; Leal, Morgana de Abreu ; MARQUES, O. M. . Takeaway experiences: projetos de língua inglesa para a educação profissional e tecnológica. São Paulo : Pragmatha, 2021 . 137p. ISBN: 9786586926408.
    • MARQUES, O. M. . Espaço Urbano e Letramento na Literatura Chicana Contemporânea: uma Leitura de Under the Feet of Jesus, de Helena María Viramontes. In: Congresso Internacional 2018: Circulação, Tramas e Sentidos na Literatura , 2018 , Uberlândia/MG. Congresso Internacional 2018: Circulação, Tramas e Sentidos na Literatura. : , 2018.
    • MARQUES, O. M. . Language and Literature: Literacy and Space in Under the Feet of Jesus, by Helena Maria Viramontes. In: I Siabralitec - Simpósio Internacional da Associação de Professores de Inglês do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Rede Federal , 2018 , Sapucaia do Sul/RS. I Siabralitec - Simpósio Internacional da Associação de Professores de Inglês do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Rede Federal. : , 2018. p. 47 - 48.
    • MARQUES, O. M. . The Drama of Mexican Farmworkers in the US. In: SPeCTReSS - Social Performance of Cultural Trauma and the Rebuilding of Solid Sovereignties & XII Symposium of Irish Studies in South America , 2017 , São Paulo. SPeCTReSS - Social Performance of Cultural Trauma and the Rebuilding of Solid Sovereignties & XII Symposium of Irish Studies in South America. : , 2017. p. 30 - 30.
    • MARQUES, O. M. . Developing Critical Thinking in the EFL Class. In: VI Seminário de Línguas Estrangeiras , 2005 , Goiânia. Caderno de Programação e Resumos do VI Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia : Gráfica e Editora Vieira, 2005. p. 51 - 51.
    • MARQUES, O. M. . A Tentative Reading of the Political Agenda of Gilbert Imlay's The Emigrants. In: X SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG , 2011 , Belo Horizonte. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DA X SEVFALE. Belo Horizonte : UFMG, 2011. p. 57 - 57.
    • MARQUES, O. M. . Um Fantástico à Moda Antiga: Uma Leitura de The Emigrants (1793), de Gilbert Imlay.. In: II COLÓQUIO VERTENTES DO FANTÁSTICO NA LITERATURA , 2011 , São José do Rio Preto. CADERNO DE RESUMOS DO II COLÓQUIO VERTENTES DO FANTÁSTICO NA LITERATURA. São José do Rio Preto : UNESP, 2011. p. 88 - 89.
    • ARAUJO-SILVA, G. B. ; MARQUES, O. M. . Apresentação do Caderno de Resumos do II Seminário Internacional da Abralitec. Recife/PE : UFRPE , 2019 (Caderno de Resumos)
    • ARAUJO-SILVA, G. B. ; MARQUES, O. M. . Apresentação do Caderno de Resumos do I Seminário Internacional da Abralitec. Sapucaia do Sul/RS : IFSUL , 2018 (Caderno de Resumos)
    • COIMBRA, A. M. ; ARAUJO-SILVA, G. B. ; MARQUES, O. M. ; MARTINS, T. H. B. . Organização do Caderno de Resumos do I Seminário Internacional da Abralitec. Sapucaia do Sul/RS : IFSul , 2018 (Caderno de Resumos)
    • COIMBRA, A. M. ; MARTINS NETO, I. A. ; SQUINCA, J. P. ; MARQUES, O. M. . Practical Approaches to the Teaching and Learning of English in the Brazilian Federal Network's Context. São Carlos/SP : Pedro e João Editores , 2020 (Coletânea de ensaios (em fase de elaboração))
    • MARQUES, O. M. . Introdução à Literatura Chicana. São Carlos/SP : Pedro e João Editores , 2020 (Livro (em fase de finalização))
  • Trabalhos técnicos: 2
    • MARQUES, O. M. ; OLIVEIRA, H. E. R. ; LIMA, M. V. L. ; GARCIA, A. S. . I Concurso Literário e de Imagens 'Do fato para a ficção: a humanização das notícias de jornal'. 2019 (Parecer)
    • MARQUES, O. M. . XVI Semana de Licenciatura e VII Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. 2019 (Parecer)
    • MARQUES, O. M. . A Reading of a Chicana Novel - Helena Maria Viramontes's Under the Feet of Jesus. 2020 (Conferência)
    • MARQUES, O. M. . An Introduction to Chicano/a Literature. 2020 (Conferência)
    • MARQUES, O. M. . Espaço Urbano e Letramento na Literatura Chicana Contemporânea: uma Leitura de Under the Feet of Jesus, de Helena María Viramontes. 2018 (Comunicacao)
    • MARQUES, O. M. . The Drama of Mexican Farmworkers in the US. 2017 (Comunicacao)
    • MARQUES, O. M. . Language and Literature: Literacy and Space in Under the Feet of Jesus, by Helena María Viramontes. 2018 (Comunicacao)
    • MARQUES, O. M. . Cultural Captivities in Gilbert Imlay's The Emigrants (1793). 2004 (Comunicacao)
    • MARQUES, O. M. . A Tentative Reading of the Political Agenda of Gilbert Imlay's The Emigrants. 2011 (Comunicacao)
    • MARQUES, O. M. . Developing Critical Thinking in the EFL Class. 2005 (Outra)
    • MARQUES, O. M. . XVII ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa/XXXII SENAPULLI - Seminário Nacional de Professores Universitários de Literaturas de Língua Inglesa. 2003 (PPGI/ABRAPUI)
    • MARQUES, O. M. . Semana da Família. 2015 (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)
    • MARQUES, O. M. . Semana Nacional do Livro. 2016 (Instituto Federal do Triângulo Mineiro - câmpus Patos de Minas)
    • MARQUES, O. M. . Segunda Oficina IFTM Internacional: Intercâmbio e Cidadania. 2017 (Instituto Federal do Triângulo Mineiro - câmpus Patos de Minas)
    • MARQUES, O. M. . I Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2018 (Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)
    • MARQUES, O. M. ; ARAUJO-SILVA, G. B. ; FERNANDES, G. G. M. ; SQUINCA, J. P. . II Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (II Siabralitec). 2019 (Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Abralitec))
    • MARQUES, O. M. . Culture Fair. 2019 (Centro de Idiomas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - câmpus Uberlândia)
    • MARQUES, O. M. ; CASTRO, Y. A. V. ; BRITO, R. C. G. . Roda de Conversa Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas). 2019 (Instituto Federal do Triângulo Mineiro - câmpus Uberlândia)
    • ARAUJO-SILVA, G. B. ; MARQUES, O. M. . II Live da Abralitec: Decolonizing the Mind: Reading Race in Literature and in the World. 2020 (Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Abralitec)
    • CHAGAS, L. A. ; MARQUES, O. M. . Workshop "Aprendendo Língua Inglesa com Estrangeirismos". 2020 (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)
    • MARQUES, O. M. . Primeira Oficina IFTM Internacional: Intercâmbio e Cidadania. 2016 (Instituto Federal do Triângulo Mineiro - câmpus Patos de Minas)
    • Nome do projeto: IFTM em Verso (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, O. M. , PAULA, A. C. , SOARES, L. , BONTEMPO, I. A. , FARIA, F. I. , DIAS, C. M. S. E. , FREITAS, P. A. R. , FREITAS, M. L. A. , RIBEIRO, G. L. A. , GONCALVES, J. L. L. , SOARES JUNIOR, S. , GOMES, A. D. R. , XAVIER, M. F. S. .
      Descrição: Projeto desenvolvido com estudantes dos cursos de Logística e Eletrotécnica integrados ao ensino médio, visando à valorização da expressão poética por meio da confecção de um livro com poemas elaborados por estudantes desses dois cursos. O projeto objetiva, além da publicação de uma antologia poética, a realização de um sarau literário à comunidade patense, por meio de apresentações artísticas, como a dança, o canto, a recitação e o teatro.
    • Nome do projeto: Cine Cultural CENID (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, O. M. , SOARES, L. , XAVIER, M. F. , GONCALVES, J. L. L. , BORGES, L. A. S. .
      Descrição: Este projeto visa ampliar o conhecimento cultural e linguístico dos discentes do IFTM, bem como dos servidores e da comunidade externa, por meio do uso da linguagem cinematográfica na educação. Pretende-se facilitar o acesso a produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva do jovem e do adulto, a ampliação do seu repertório cultural, o desenvolvimento da sua competência leitora e o diálogo entre o currículo escolar e questões socioculturais atinentes.
    • Nome do projeto: Semana da Família (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, O. M. , PAULA, A. C. , MARQUES, R. , LEITE, M. D. A. T. , BONTEMPO, I. A. , SILVA, M. B. G. , XAVIER, M. F. S. .
      Descrição: A família, como base da formação do indivíduo, tem um papel decisivo no desenvolvimento dos seus filhos e participa diretamente na educação destes. Vivenciamos, nos últimos anos, transformações na estrutura familiar, em decorrência de várias situações econômicas, tecnológicas e culturais. Por sua vez, a escola, além de promover o aprendizado, deve acompanhar tais mudanças, o que pressupõe uma interação efetiva entre a escola e a família. Desse modo, o IFTM, câmpus Patos de Minas, busca aproximar os familiares de seus alunos à comunidade escolar, objetivando concretizar essa interação.
    • Nome do projeto: Construindo Conhecimento: Transporte, Energia e Cultura na América Latina (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, O. M. , MARQUES, R. .
    • Nome do projeto: Escurecendo o pensamento (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, O. M. , CUSTÓDIO, Márcia Moreira , BELIZÁRIO DE OLIVEIRA, Talita Lucas .
      Descrição: Ancorado no pensamento afrocêntrico, o projeto visa à implementação da Lei 10.639/2003, por meio de estudos de obras de autoria negra, no sentido de promover uma educação antirracista. A discussão e a reflexão dessas obras servirão de base para a compreensão de lugar de fala do sujeito negro e não negro e do racismo estrutural que perpassa todas as esferas, inclusive a educação. Como metodologia, o projeto está pautado em duas frentes: 1) análise das obras Memórias da plantação (2019), de Grada Kilomba, O avesso da pele (2020), de Jeferson Tenório, Racismo estrutural (2019), de Silvio de Almeida, e Pequeno manual antirracista (2019) / O que é lugar de fala (2019), de Djamila Ribeiro, com atividades assíncronas, por meio da plataforma Google Classroom, e encontros síncronos, pelas plataformas Google Meet e You Tube; e 2) socialização do estudo, por meio de produção de evento de extensão trimestral. Tendo como público-alvo estudantes, servidores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e membros da comunidade externa, a execução do projeto permitirá uma atuação em prol da formação ontológica do sujeito negro, de uma sociedade mais consciente a respeito do racismo estrutural, mais fundamentada epistemologicamente em relação às questões étnico-raciais e mais comprometida com a educação antirracista..
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, O. M. , CUSTÓDIO, Márcia Moreira , BELIZÁRIO DE OLIVEIRA, Talita Lucas .
      Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi (GEPQuiN) é um colegiado de pesquisadores multicampi, institucionalmente vinculado ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e organiza-se em torno da realização de projetos individuais e coletivos. As atividades são desenvolvidas numa dinâmica de interdependência e complementaridade, buscando qualidade na produção do conhecimento voltada para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. As pesquisas do Grupo articulam-se em torno dos eixos temáticos Cultura, Diversidade, Relações Étnico-raciais e Educação Tecnológica. São objetivos gerais do Grupo: I - Contribuir para o debate teórico e para a geração de conhecimento em suas áreas de interesse; II - Refletir sobre a elaboração de uma educação antirracista, pautada na construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, principalmente de pessoas negras e indígenas; III - Dedicar atenção especial à produção coletiva de pensamento crítico que busque refletir sobre as questões étnico-raciais. São objetivos específicos do Grupo: I - Fomentar projetos de pesquisa, extensão e ensino inerentes aos eixos temáticos de sua linha de pesquisa; II - Estimular a participação em eventos científicos no IFTM e demais instituições, nas áreas de interesse do Grupo; III - Estimular a publicação em periódicos científicos no Brasil e no exterior; IV - Apoiar e estimular a pesquisa de estudantes do Ensino Médio, graduandos e pós-graduandos (em especialização lato sensu, mestrandos, doutorandos, recém-doutores e pós-doutorandos), relacionada especificamente às questões étnico-raciais; V - Interagir com organizações públicas, movimentos sociais, comunidades negras rurais, quilombolas, aldeias indígenas, outras instituições de ensino e pesquisa, redes, núcleos, centros, grupos e pesquisadores que atuem em áreas de interesse comum; VI - Promover publicações científicas e outros produtos, como resultados de trabalhos; VII - Organizar eventos científicos de ensino, pesquisa e extensão; VIII - Prestar capacitação e consultoria em suas áreas de interesse.
    • Nome do projeto: Cenid & Neabi em tela (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, O. M. .
      Descrição: Este projeto visa aprimorar o conhecimento linguístico-cultural dos discentes do IFTM, câmpus Patos de Minas, bem como dos servidores e da comunidade externa, por meio do uso da linguagem cinematográfica na educação, enfatizando as temáticas do Neabi (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas), com base em obras clássicas da literatura mundial, em inglês e/ou espanhol. Busca-se, com isto, facilitar o acesso a produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva do jovem e do adulto, a ampliação do seu repertório cultural, o desenvolvimento da sua competência leitora, a adoção de ações inclusivas e o diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas.
    • Nome do projeto: IFTM em Verso e Outros Gêneros Textuais (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, O. M. , PAULA, A. C. , BONTEMPO, I. A. , MAGALHAES, L. C. F. , MAGALHAES, C. F. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido no IFTM, câmpus Patos de Minas, com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita de textos de diferentes gêneros. Faz parte deste projeto, também, a publicação de uma coletânea com algumas redações produzidas pelos estudantes, além da organização de um evento cultural, em que os próprios discentes estarão encarregados de preparar e executar números artísticos para a comunidade interna e externa do Instituto.
    • Nome do projeto: IFantasia IFTM-Patos: Cultura, Magia e Diversão (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, O. M. , Souza, S. A. .
    • Nome do projeto: Narrativas literárias e identidades nos espaços diaspóricos de língua inglesa (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, O. M. , ANNUNCIACAO, V. C. , MOYANO, T. M. , MOURA, T. L. , PINTO, R. M. , PRUDENTE, P. A. , COELHO, M. R. C. , FURUITI, E. , EUFRAUSINO, C. M. , BATISTA, C. F. , LUSTOZA, B. O. , ALMEIDA, S. R. G. , IZARRA, L. P. Z. , OLIVEIRA, M. F. , DELBIM, G. K. , WOLKOFF, G. G. , REIS, E. L. L. , CARBONIERI, D. , MATEUS, A. M. L. , GUANAES, A. R. N. , CANDIA, M. R. , BOLFARINE, M. , GONCALVES, G. R. , PACHECO, V. A. C. .
      Descrição: Os participantes do grupo estudam os "espaços diaspóricos" de língua inglesa focalizando as narrativas literárias que resultam dos encontros de culturas de diversos grupos étnicos que usam a língua materna (e a do país adotado) como meio de auto-representação. Esses grupos emigraram de sua terra natal ou das ex-colônias inglesas para a "terra mãe" ou escolheram outros países (preferivelmente, mas não necessariamente, de língua inglesa) como "novo lar".Contestando a ideia de deslocamento de Bourdieu de que o imigrante é átopos, um sem-lugar, o objetivo do grupo é analisar as narrativas literárias de vários espaços diaspóricos e grupos étnicos de língua inglesa e questionar comparativamente o utopismo que motivou esses deslocamentos (espaciais, temporais ou psicológicos).
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Português/Inglês)
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo/Universidade Aberta do Brasil
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2016
    • feel free Escola e Pós-avançado de Inglês Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação Universidade Regional de Blumenau:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Dr. Blumenau Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professor de inglês do ensino médio (supletivo)
        Outras informações: Professor
    • R & C Idiomas e Comércio Ltda. ME:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professor de inglês, níveis básico e intermediário
        Outras informações: Professor
    • SDP Colégio Sagrada Família:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professor de inglês do ensino médio
        Outras informações: Professor
    • Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de inglês pré-intermediário
        Outras informações: Professor estagiário de inglês
    • Instituto de Inglês de Araguari/MG:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2002 ).
        Outras informações: Aulas de inglês para os níveis básico, intermediário e avançado
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Instituto Federal do Triângulo Mineiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor EBTT
    • Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1996 - 2003 ).
        Outras informações: Atuei como professor de Ciências e Inglês no ensino fundamental e médio.
        Outras informações: Professor do ensino fundamental e médio
    • CAMINHO ABERTO: REVISTA DE EXTENSÃO DO IFSC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).