Não autenticado |

Silvia Etel Gutierrez Bottaro

    • Graduação em Letras - Espanhol com habilitação tradutor de espanhol - português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre (1991). Doutorado e Mestrado em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (2009 - 2003). Pós-doutorado no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2017 - 2018). Atualmente é professora de língua espanhola na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). '' Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: situações de línguas em contato (espanhol - português), bilinguismo, o português uruguaio/portunhol, variedades de fronteira, políticas linguísticas e ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.

       

      Links:    

    • Línguas em contato: português e espanhol e o processo de aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . O contínuo linguístico na região fronteiriça Brasil ? Uruguai.. Porto Alegre : Revolução Ebook, 2015 . 129p. ISBN: 9788569333227.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Representaciones, actitudes y gestos glotopolíticos en el discurso poético de Andrés Rivero y Fabián Severo: la voz del oprimido portuñol uruguayo REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE) , v. 1 , p. 106 - 122 , 2023. ISSN: 21761485.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . La enseñanza/aprendizaje de los sujetos pronominales en el aula de español como lengua extranjera (ELE) para aprendientes brasileños: teoría y práctica CARACOL (USP) , v. 1 , p. 426 - 453 , 2020. ISSN: 21781702.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . ACTITUDES LINGÜÍSTICAS EN EL PORTUGUÉS URUGUAYO: MARCAS DE UNA IDENTIDAD REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA , v. 10 , p. 107-120 - , 2017. ISSN: 23172738.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . El portugués uruguayo y las marcas de la oralidad en la poesía del escritor uruguayo Agustín R. Bisio ABEHACHE , v. 6 , p. 109 - 129 , 2014. ISSN: 22383026.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; Martín Rodrigues Ivan ; Foglia, Graciela Alicia . Entre a dor e a delícia: a implantação do curso de Letras∕Espanhol na Universidade Federal de São Paulo. Revista Eletrônica do GEPPELE , v. I , p. 48 - 63 , 2013. ISSN: 23180099.
    • FOGLIA, G. A. ; MARTÍN, I. R. ; BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Entre a dor e a delícia: a implantação do curos de letras/espanhol na Universidade Federal de São Paulo Revista Eletrônica do GEPPELE , v. 1 , p. 48 - 63 , 2013. ISSN: 23180099.
  • Capítulos publicados: 3
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . El portuñol/portugués uruguayo (PU) hablado en la región fronteriza Brasil Uruguay: raíces socio-históricas, situación sociolingüística y glotopolítica. O sul e suas fronteiras: linguagem e história, v. 1, p. 21 - 45, 2022.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . El comportamiento del sujeto pronominal en el portugués uruguayo: un cambio lingüístico en curso. Cadê o Pronome que estava aqui? Homenagem a Neide González, v. V.1, p. 25 - 41, 2019.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . O portuñol da fronteira Brasil-Uruguai: um caso de interlíngua. Letras no terceiro milênio - Diálogos transdisciplinares, v. , p. 145 - 162, 2015.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Juana de Ibarbourou y su voz poética femenina de Latinoamérica. . Revista Pandora , São Paulo , 08 mar. 2010.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . La presencia del relativo y la realización del pronombre sujeto en el portugués uruguayo de la región fronteriza Uruguay-Brasil. In: 2º Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur , 2014 , Buenos Aires. Libro de Actas 2º Ciplom - 2º Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur. Buenos Aires : Pabla Diab, 2013. p. 1416 - 1423.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . El fenómeno del bilingüismo en la comunidad fronteriza uruguayo-brasileña de Rivera El fenómeno del bilingüismo en la comunidad fronteriza uruguayo-brasileña de Rivera El fenómeno del bilingüismo en la comunidad fronteriza uruguayo-brasileña de Rivera El fenómeno del bilingüismo en la comunidad fronteriza uruguayo-brasileña de Rivera. In: II Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2002 , São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro de Hispanistas. São Paulo : Humanitas, 2002.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . El entreberado, esa língua que inbentemo aqui: El continuo lingüístico en la zona fronteriza de Brasil y Uruguay. Un caso de interlíngua?. In: I Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2000 , Niterói. Hispanismo 2000. Brasilia : ABH e Consejería de Educación y Ciencia de la Embajada de España en Brasil, 2000. p. 288 - 294.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; ÁLVAREZ, Maria Alicia Gancedo ; GONZÁLEZ, Neide T M . Catálogo Museu Paulista. São Paulo : USP , 2000 (Tradução)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Consultora científica elaborando pareceres sobre propostas de comunicações I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul (CIPLOM). 2010 (Parecer)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Mesa-redonda Ensino/aprendizagem da língua espanhola: ações, projetos e transdisciplinaridade na construção da autonomia discente na programação d. 2023 (Simposio)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. ; RIVERO, A. ; SEVERO, F. . Latinidades enred conversa sobre língua e literatura. 2023 (Congresso)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RIVERO, A. . Charla, Canto y Misturado. 2020 (Outra)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Acciones glotopolíticas y actitudes lingüísticas de los hablantes del portugués uruguayo (PU) de la ciudad de Rivera. 2019 (Comunicacao)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Identidad, actitudes y representaciones del portuñol en la arte poético fronterizo de los escritores uruguayos Andrés Rivero y Fabián Severo?. 2020 (Conferência)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; FOGLIA, G. A. ; Martín Rodrigues Ivan . O CURSO DE LETRAS ? ESPANHOL DA UNIFESP E OS DEZ ANOS DA EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA. 2019 (Simposio)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LOS PRONOMBRES PERSONALES SUJETO EN LA CLASE DE ELE: DE LA TEORÍA A LA PRÁCTICA. 2019 (Simposio)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . O português uruguaio (portunhol) falado na região fronteiriça Uruguai-Brasil: atitudes e ações glotopolíticas.. 2018 (Conferência)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . A realização do sujeito pronominal no portuñol uruguaio: aspectos contrastivos entre o espanhol e português brasileiro. 2017 (Conferência)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . El portuñol hablado en la región fronteriza Uruguay - Brasil : actitudes lingüísticas y marcas de una identidad. 2017 (Conferência)
    • GONZÁLEZ, Neide T M ; BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . 2a Jornada Hispânica de la Unifesp. 2016 (Outra)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Actitudes lingüísticas en el portugués uruguayo: marcas de una identidad. 2016 (Comunicacao)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . O português uruguaio no contínuo linguístico da região fronteiriça Brasil-Uruguai. 2015 (Conferência)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Pesquisa em Foco: El español y el portugués brasileño en situación de contacto lingüístico: desde las fronteras territoriales al ámbito de la enseñanza aprendizaje del español como lengua extranjera. 2014 (Conferência)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Enseñanza del modo subjuntivo en las clase de ELE por medio de crónicas literarias:una propuesta didáctica.. 2013 (Outra)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Aspectos contrastivos entre el PB y E: los sujetos pronominales en español y en el portugués brasileño.. 2013 (Conferência)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . La oposición de los modos verbales indicativo/subjuntivo y su enseñanza en la clase de español LE a brasileños. 2012 (Outra)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . La presencia del relativo y la realización del pronombre sujeto en el portugués uruguayo de la región fronteriza Uruguay-Brasil. 2013 (Congresso)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . El comportamiento del sujeto pronominal en el portugués uruguayo: un ejemplo de cambio lingüístico en curso. 2012 (Congresso)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Identidade linguística dos falantes do português uruguaio. 2010 (Conferência)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Panorama teórico dos estudos de aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras. 2009 (Conferência)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . II Encontro de Comunicação e Letras: Linguagens em transformação. Conmemoración de los diez años del curso de Letras/Español en la Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2007 (Centro de Comunicação e Letras)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . II Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2002 (Associação Brasileira de Hispanistas)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . II Congresso Internacional Todas as Letras:Linguagens. 2003 (Faculdade de Filosofia, Letras e Educação e Programa de Pós-Graduação em Letras)
    • COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins ; BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Oficina Qué hay tras las líneas?. 2011 (Área de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências e Humanas da Universidade Federal de São Paulo)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2015 (APEESP - UFSCAR - UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; Rodrígues Joana de Fátima . III CINTAS/ FITAS POÉTICAS: UM PASSEIO POÉTICO (EM ESPANHOL). 2017 (Escola de Filosofia, Letras, e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Paulo)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; Rodrígues Joana de Fátima . Cintas Poéticas II. 2016 (Escola de Filosofia, Letras, e Ciências Humanas - Unifesp)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; Rodrígues Joana de Fátima . IV CINTAS/ FITAS POÉTICAS: UM PASSEIO POÉTICO (EM ESPANHOL). 2018 (Área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; Rodrígues Joana de Fátima . 100 vezes/veces Benedetti: Entrevista com Hortensia Campanella. 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. ; GONZALEZ, N. M. . Latinidades enred: Uma conversa com a Profa.Dra.Neide González (FFLCH-USP)sobre a trajetória do ensino do espanhol no Brasil: pesquisa, docência e memórias. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • Rodrígues Joana de Fátima ; BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Oficina: Cem Anos de Solidão: orientações para uma boa leitura em companhia dos Buendía. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; VIEIRA, M. A. C. ; RODRIGUES, J. F. . Latinidades enred: Uma conversa com a Profa. Dra. Maria Augusta da Costa Vieira (FFLCH-USP) sobre a trajetória do ensino de literatura em língua espanhola. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. ; CONDE, O. . Larinidades enred: o lunfardo no espanhol argentino: passado, presente e futuro. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. ; KAROLIS, W. ; RIVERO, A. . Latinidades enred (edição especial): V Cintas Poéticas en casa, um encontro poético-musical em espanhol. 2022 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; MARTOS, M. S. ; GALLEGO, J. ; SILVA, A. . OFICINA: Como é e será o cenário laboral para os estudantes do Curso de Letras português/espanhol?. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; SILVA, A. F. ; BARRETO, N. B. R. . Oficina (monitoria) cultural: ritmos musicais hispânicos. 2022 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; MARTOS, M. S. ; SILVA, A. F. . OFICINA (monitoria) FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO/ APRENDIZAGEM DO ESPANHOL. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; MARTOS, M. S. ; GALLEGO, J. ; SILVA, A. F. . OFICINA (monitoria): produção escrita em espanhol. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; PEREIRA, R. T. ; OLIVEIRA, B. S. . OFICINA (monitoria): literatura através da música revisando aspectos fonéticos da língua espanhola. 2022 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; MARTOS, M. S. ; GALLEGO, J. . OFICINA (monitoria): a vida de Gabo, o pretérito perfeito simples (indefinido) e pretérito imperfeito do modo indicativo na língua espanhola. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; PEREIRA, R. T. ; BARRETO, N. B. R. ; SILVA, A. F. ; OLIVEIRA, B. S. . OFICINA (monitoria) de aspectos culturais hispânicos: dia de mortos. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; PEREIRA, R. T. ; BARRETO, N. B. R. ; SILVA, A. F. ; OLIVEIRA, B. S. . OFICINA (monitoria) de aspectos culturais hispânicos: dia de mortos. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • MARTOS, M. S. ; CICOTTI, S. ; RODRIGUES, J. F. ; GALLEGO, J. ; SILVA, A. ; BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . VII JORNADA HISPÂNICA - "Caminhos decoloniais na América Latina:ensino de línguas, literatura e arte. 2021 (EFLCH - UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. . 8A JORNADA HISPÂNICA: O DIREITO AO ESPANHOL - AS VEIAS ABERTAS DE LUTA NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE/8A. J HISPÁNICA ¡EL DERECHO AL ESPAÑO! - LAS VENAS ABIERTAS DE LUCHA EN LA EDUCACIÓN Y EN LA SOCIEDAD. 2022 ()
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. . "LATINIDADES ENRED - AS CONQUISTAS E AS DIFICULDADES DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL: FORMAÇÃO E MERCADO. COM A PALAVRA, OS NOSSOS EGRESSOS". 2022 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. . "LATINIDADES ENRED CONVERSA COM A PROFA. DRA. HELOÍSA PEZZA CINTRÃO (FFLCH - USP): SOBRE A SUA TRAJETÓRIA NOS ESTUDOS DE TRADUÇÃO PORTUGUÊS-ESPANHOL". 2022 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; SANTOS, S. L. S. . Oficina: A problemática do subjuntivo: o que demonstram as diferenças entre o português brasileiro e o espanhol,. 2021 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • DANTAS, R. ; BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Oficina: " (RE)PENSANDO A RELAÇÃO ENTRE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E TECNOLOGIA. 2022 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; CIORLIA, L. ; SANTANA, C. W. . Oficina (monitoria) O ALFABETO DA LÍNGUA ESPANHOLA: HISTÓRIA, PRONÚNCIA, ATUALIZAÇÕES E PRÁTICA ORAL. 2022 (EFLCH, PROEX, UNIFESP)
    • Nobrega Greice ; BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; Rodrígues Joana de Fátima . Oficina: Uma canção, tantas possibilidades. 2022 (EFLCH, UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. ; PAREDES, J. . Latinidades Enred, entrevista: Decolonizando o feminino: conversa com a escritora boliviana Julieta Paredes. 2023 (Eflch - Unifesp)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. ; CHECCIA, C. ; RODRIGUEZ, M. . Latinidades enred entrevista a Cristiane Checchia e Mario R. Rodriguez: A literatura como língua compartilhada, entre a universidade e a prisão,. 2023 (EFLCH)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; Rodrígues Joana de Fátima . "VI CINTAS/FITAS POÉTICAS: Día de soltar los versos en el Campus Guarulhos/Dia de soltar os versos no Campus Guarulhos. 2023 (EFLCH - PROEC- UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. ; CUBA VEGA . Latinidades enred: A identidade afrodescendente nas aulas de espanhol como língua estrangeira". 2023 (EFLCH - PROEC- UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. ; BARBOSA DE LIMA . Latinidades enred: "Latinidades enred: os percursos de trocas entre o português e o espanhol na sala de aula,. 2024 (EFLCH - PROEC- UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. ; Shock Susy . LATINIDADES ENRED conversa com a multiartista argentina Susy Shock. Um encontro com a diversidade trans sudaka". 2024 (EFLCH - PROEC- UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; SOUSA, G. N. E. ; PEREIRA, L. M. ; FURTADO, S. S. . Oficina: atuando com os pronomes pessoais (monitoria).. 2024 (EFLCH - PROEC- UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; SANTANA, C. W. ; DANTAS, R. . Oficina linguística cultural: Así se vosea el Tango! (monitoria). 2023 (EFLCH - PROEC- UNIFESP)
    • CASTALDO, Isabel Contro ; BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Oficina: A formação das relativas especificativas do português brasileiro (PB) e do espanhol (E) e a influência interlinguística dos falantes do português brasileiro". 2023 (EFLCH - PROEC- UNIFESP)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; RODRIGUES, J. F. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . LATINIDADES ENRED ENTREVISTA: JORGE RODRIGUES, QUESTÕES DE INTERCULTURALIDADE NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL. 2023 (Eflch - Unifesp)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Curso Superior Interuniversitario de Actualización para Profesores de Español : Aspectos de la argumentación escrita y oral en la clase de ELE: estudio de los conectores discursivos y pragmáticos. 2010 (Universidade Presbiteriana Mackenzie - Universidad Nacional de Educación a Distancia)
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez . Relatório de pesquisa realizado no Programa de Pós-doutorado (FFLCH) USP. 2019
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; SANDES, Egisvanda Isis de Almeida . Material didáctico de Sintaxe da Língua Espanhola. 2010 (Material didáctico de educação aberta a distância - uab/unimontes)
    • Nome do projeto: O espanhol e o português em situação de contato linguístico: desde as fronteiras territoriais ao âmbito de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez .
      Descrição: Estudo das línguas em contato da região fronteiriça Brasil-Uruguai e de outras situações de contato linguístico, tais como as que se apresenta no âmbito da sala de aula de aprendizes brasileiros de espanhol.
    • Nome do projeto: Projeto de Bolsa Académica de Monitoria em Língua Espanhola (2011 - 2013
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez , FOGLIA, G. A. , Martín Rodrigues Ivan .
      Descrição: O projeto tem como objetivo atuar junto aos alunos do curso de Letras-Espanhol para que os monitores tenham a oportunidade de desenvolver atividades de ensino, dentro de práticas vinculadas, e de estabelecer atividades colaborativas de troca de conhecimento com seus pares. Ao ensinar, estarão aprimorando seus conhecimentos e habilidades por terem que preparar aulas e atividades complementares e, ao mesmo tempo, estarão colaborando com o aprendizado de seus colegas.
    • Nome do projeto: Charlas De Cineclub (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez , Foglia, Graciela Alicia , Martín Rodrigues Ivan , dos Santos Menezez Andreia , Rodrígues Joana de Fátima , DANTAS, R. , Elías Neide , Nobrega Greice .
      Descrição: O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
    • Nome do projeto: Projeto de Bolsa Acadêmica de Monitoria em Língua Espanhola (2015 - 2017
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez , dos Santos Menezez Andreia , DANTAS, R. , Elías Neide , Nobrega Greice .
      Descrição: O projeto de bolsa acadêmica de monitoria em língua espanhola visa dar apoio e atividades extras àqueles que não possuem conhecimento anterior de língua espanhola e que necessitam de auxílio para acompanharem satisfatoriamente as unidades curriculares dessa língua. Por outro lado, a monitoria também objetiva a elaboração de atividades pensadas para aqueles que já possuem um bom nível de conhecimento de espanhol e se interessem em aprofundá-lo. Dessa forma, a monitoria procura atender às diferentes necessidades que apresenta todo o conjunto heterogêneo de alunos do curso de Letras/Espanhol. Nesse sentido, os monitores terão a oportunidade de desenvolver atividades de ensino, dentro de práticas vinculadas, assim como também, estabelecer atividades colaborativas de troca de conhecimento com seus pares. Por um lado, terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades na preparação de aulas e atividades complementares e, por outro, estarão colaborando com o aprendizado de seus colegas.Pretende-se, com este projeto, criar condições que contribuam para que: 1) os alunos-participantes, ingressantes ou em curso que apresentem necessidade de apoio no desenvolvimento das habilidades em língua espanhola, tenham espaço e oportunidade que contemple esta demanda; 2) os alunos-participantes tenham a possibilidade de ampliar seus conhecimentos por meio de atividades colaborativas com outros estudantes; 3) os alunos-participantes sejam motivados à pesquisa e à autonomia acadêmica; 4) os monitores aprofundem seus conhecimentos em língua espanhola; 5) os monitores reflitam sobre a prática docente e aprimorem suas estratégias didáticas.
    • Nome do projeto: Curso de Conversação e Cultura Hispânica. (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez , LINDOSO, C. A. , ALMEIDA, K. .
      Descrição: Com base em uma proposta sugerida no questionário avaliativo feito pelos alunos do Curso de Letras Espanhol no 2 semestre de 2013, a monitoria de Língua Espanhola da Faculdade de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, campus Guarulhos, vem realizando cursos de extensão para o desenvolvimento das habilidades relacionadas à oralidade (Produção e compreensão oral em Espanhol I e II). Devido aos bons resultados nos semestres anteriores, neste 1 semestre de 2016 oferecemos o curso de Conversação em espanhol e cultura hispânica que tem como objetivo principal o desenvolvimento da expressão oral em língua espanhola e aprofundamento do conhecimento da cultura dos povos hispânicos. O mesmo será ministrado pelas monitoras de espanhol, Camila Lindoso e Karine Almeida, sob a coordenação da Profa. Dra. Silvia Etel Gutiérrez Bottaro. Nos encontros serão realizadas atividades voltadas especialmente para os gêneros orais (documentários, filmes, etc.) que tratem aspectos culturais relacionados aos povos da língua espanhola.
    • Nome do projeto: Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos culturais e discursivos (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez , DANTAS, R. , Nobrega Greice , ALMEIDA, K. , SILVA, A. , SILVA, D. S. , SOUZA JUNIOR, J. R. , LOCOSELLI, L. F. , MENEZES, A. D. .
      Descrição: Analisar produtos da cultura de massa produzidos no Brasil e em países hispano-falantes, tais como textos literários, letras de música, tiras cômicas, séries televisivas e filmes. As análises têm como fundamentação teórica principal os estudos discursivos, bem como aqueles produzidos na área dos estudos culturais. Devido a seu caráter interdisciplinar, pesquisas de áreas como Comunicação, Música, História, Sociologia, Sociolinguística, Educação e Análise do Discurso também serão contempladas.
    • Nome do projeto: Curso de Conversação e Cultura Hispânica II (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez , SILVA, A. , SANTOS, J. , ROVERI, N. , EXPEDITA, A. .
      Descrição: O curso de Conversação em espanhol e cultura hispânica tem como objetivo principal o desenvolvimento da expressão oral em língua espanhola e aprofundamento do conhecimento da cultura dos povos hispânicos. O mesmo será ministrado pelos monitores de espanhol, Adilson Silva, Aline Expedita, Natália Roveri, Jéssica dos Santos Barboza. Nos encontros serão realizadas atividades voltadas especialmente para os gêneros orais (documentários, filmes, etc.) que tratem aspectos culturais relacionados aos povos da língua espanhola. No último encontro haverá uma visita guiada ao Memorial da América Latina para ver o acervo permanente de peças de arte popular de alguns países da América Latina.
    • Nome do projeto: CINTAS/FITAS POÉTICAS: UM PASSEIO POÉTICO PELO CAMPUS GUARULHOS (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez , Foglia, Graciela Alicia , Martín Rodrigues Ivan , DANTAS, R. , Elías Neide , Nobrega Greice , MENEZES, A. S. , RODRIGUES, J. F. .
      Descrição: O Cintas/ Fitas Poéticas: um passeio poético (em Espanhol) pelo Campus Guarulhos é um evento que tem como objetivo a difusão da poesia em língua espanhola e língua portuguesa entre discentes, docentes, TAEs e a comunidade externa (leia-se aqui, os moradores do bairro dos Pimentas e o entorno da cidade de Guarulhos).
    • Nome do projeto: PROJETO LATINIDADES ENRED (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez , FOGLIA, G. A. , Martín Rodrigues Ivan , Rodrígues Joana de Fátima , DANTAS, R. , Elías Neide , Nobrega Greice , MENEZES, A. S. .
      Descrição: Este projeto vincula-se ao Programa Língua Espanhola e Produção Cultural Hispânica: Pesquisa e Ensino (2016), assim como contempla o processo de Curricularização das atividades de extensão junto ao Curso de Letras Espanhol da EFLCH, de acordo com o PNE (Plano Nacional de Educação 2014-2024). LATINIDADES ENRED tem como objetivo a realização de entrevistas com professores, pesquisadores, estudiosos, escritores e artistas do mundo hispânico, das áreas de educação, ensino de línguas, literatura, tradução, e do universo cultural. As entrevistas serão realizadas no formato de perguntas e respostas, seguidas de debates e de discussões, por uma equipe formada por dois alunos e dois professores do curso de Letras Português Espanhol (Licenciatura e Bacharelado) da EFLCH. Os encontros remotos (síncronos) serão mensais com transmissão pela plataforma GoogleMeet. Entende-se que as manifestações artístico-culturais (artes plásticas, dança, literatura, gastronomia, música, teatro, cinema, televisão, vídeo, fotografia, etc.) são de relevância para a formação do estudante do Ensino Superior, em particular da área das Humanidades. Da mesma forma, o contato dos alunos com os pesquisadores que constituem a trajetória do ensino de língua e de literatura em língua espanhola no Brasil, na América Latina e também na Espanha, tem se mostrado igualmente relevante.
    • Nome do projeto: Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos culturais e discursivos (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez , MENEZES, A. S. .
    • Nome do projeto: Ações glotopolíticas no português uruguaio falado nas fronteiras entre Brasil-Uruguai. (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez .
    • Nome do projeto: PROJETO DE BOLSA ACADÊMICA DE MONITORIA EM LÍNGUA ESPANHOLA (2021 - 2023
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez .
      Descrição: Pretende-se, com este projeto, criar condições que contribuam para que:o(a)s aluno(a)s-participantes, que apresentem necessidade de apoio no seu processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento de suas habilidades em língua espanhola, tenham um espaço e oportunidades que contemplem esta demanda; os estudantes aprofundem seus conhecimentos morfossintáticos, lexicais e discursivos sobre a língua espanhola que estão aprendendo e que será ensinada por eles após a sua formação; por meio de atividades colaborativas com outr(a)os estudantes, tenham a possibilidade de ampliar seus conhecimentos não só sobre a língua espanhola, como também sobre a cultura dos diferentes países e povos do universo hispanofalantes; os participantes sejam motivados à pesquisa e à autonomia acadêmica e aprofundem e reflitam sobre a prática docente e desenvolvam e/ou aprimorem estratégias didáticas. Além de tudo o exposto, espera-se que com projeto o (a)s monitore(a) e o(a)s docentes das Unidades Curriculares possam se integrar na produção e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas para o processo de acolhimento, inclusão e de auxílio no ensino/aprendizagem dos alunos participantes.
    • Nome do projeto: Estudo do processo de aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira: gramática contrastiva entre o português brasileiro e o espanhol (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez .
      Descrição: Pesquisar o processo de aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira por parte de aprendizes falantes do português. Estudo contrastivo/comparativos da produção dos aprendizes de espanhol e de aspectos gramaticais do português brasileiro e do espanhol que os alunos brasileiros apresentam maiores dificuldades no processo de aquisição/aprendizagem do espanhol.
    • BOTTARO, Silvia Etel Gutiérrez ; GHIRARDI, A. R. ; FARIAS, I. R. ; FIDALGO, S. S. ; MARTINEZ, J. T. ; RAMOS, P. ; RICIERI, F. . Relatório dos Trabalhos da Comissão de Extensão do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.. 2012 - Relatório
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Letras - Habilitação Tradutor
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: 1991
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Instituto Cultural de Línguas Santanense:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1996 ).
    • Secretaria da Educação Municipal de Santana do Livramento:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 1996 ).
    • Instituto Cultural Brasil Argentina:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1998 ).
    • Escola de Línguas Apple Language Studies:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1999 ).
    • Escola de Línguas Elfe:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2000 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2011 ).
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1992 ).
        Outras informações: Monitor bolsista no Projeto Terminológico do Cone Sul, na elaboração de um Dicionário Trilíngüe do Meio Ambiente (inglês, espanhol e português).
        Outras informações: Monitor
    • Centro de Lenguas Extranjeras (Rivera ):
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1997 ).
        Outras informações: Professor contratado
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: Docente no Departamento de Letras - Área de Língua Espanhola e suas Literaturas das disciplinas: - Língua Espanhola I, II, III, IV, V e VI - Tópicos sobre variedades da língua espanhola. - Fundamentos do Ensino de Língua Espanhola I e II Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I e II.- Docente no Curso Básico de Língua Espanhola para servidores (as) da Unifesp (2022 e 2024)- Coordenadora Pedagógica do Curso Básico de Língua Espanhola no Centro de Línguas da EFLCH (projeto piloto) (2023) Atividades de Gestão:Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Espanhol (2019 - 2021) Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Letras - Espanhol (2019 - 2021)Vice-Coordenadora da Comissão de Licenciatura Letras - Espanhol (2019 -2021) Membro Suplente do NDE (Núcleo docente estruturante) - Área Letras Espanhol (2021 - 2023)Coordenadora do Projeto Acadêmico de Monitoria em Língua Espanhola (2021 - 2023) Membro titular do Conselho de Departamento de Letras (desde abril de 2023 até o presente )
        Outras informações: Professor Adjunto IV
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • CARACOL (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Revista todas as letras (MACKENZIE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • CADERNOS ACADEMICOS: CONEXOES LITERARIAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - 2024 ).
    • Signo & Seña - Instituto de Lingüística Facultad de Filosofía y Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - 2024 ).
        Outras informações: Revista del Instituto de LingüísticaFacultad de Filosofía y LetrasUniversidad de Buenos Aires