Não autenticado |

Marco Antonio Margarido Costa

    • Possui doutorado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tendo realizado estágio doutoral na Universidade de Wisconsin Madison (EUA). Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e é professor Adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande - PB. Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem de língua inglesa, Linguística Aplicada, em especial, Análise de Discurso e Formação de Professores de inglês.

       

      Links:    

    • COSTA, M. A. M. . Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica Cadernos do Aplicação (UFRGS) , v. 22 , p. 97 - 129 , 2009. ISSN: 01036041.
    • COSTA, Carla J. S. F. ; COSTA, M. A. M. . O papel das imagens no ensino de leitura em língua inglesa: uma perspectiva discursiva Lumen et Virtus , v. I , p. 189/2 - 207 , 2010. ISSN: 21772789.
    • COSTA, M. A. M. . Efeitos de adiamento da formação de professores dos cursos de Letras Pesquisas em Discurso Pedagógico (Impresso) , v. 2 , p. 1 - 18 , 2009. ISSN: 16788222.
    • COSTA, M. A. M. . A narrativização no discurso da formação de professores de inglês. Ensino de Línguas Estrangeiras: contribuições teóricas e de pesquisa, v. , p. 81 - 99, 2011.
    • COSTA, M. A. M. ; MONTEIRO, V. . Língua Inglesa. Caleidoscópio: questões comentadas do vestibular UFCG 2009, v. 1, p. 83 - 109, 2009.
    • COSTA, M. A. M. . Um painel sobre as obras de Jack Kerouac traduzidas no Brasil na década de 1980 . TradTerm: revista do centro interdepartamental de tradução e terminologia / FFLCH - USP , São Paulo , 12 dez. 2006.
    • COSTA, M. A. M. . Um estudo sobre a contribuição da crítica para a percepção das obras de Jack Kerouac traduzidas no Brasil . Tradução e comunicação: revista brasileira de tradutores , São Paulo , 01 mai. 2002.
    • COSTA, M. A. M. . Investigando o impacto das teorias dos novos letramentos em um programa de formação docente. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI , 2012 , Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI. Florianópolis : , 2012. p. 1 - 12.
    • COSTA, M. A. M. . O sentido da contingência no discurso da formação de professores de inglês. In: 2a Jornada Internacional de Estudos do Discurso - 2a JIED , 2012 , Maringá, PR. 2a Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Maringá : Universidade Estadual de Maringá, 2012. p. 1 - 15.
    • COSTA, M. A. M. . A Study of the English Teacher Education in Brazil. In: Canada International Conference on Education , 2012 , Guelph, Ontario, Canada. Canada International Conference on Education (CICE-2012). Guelph, Ontario, Canada : Infonomics Society, 2012. p. 444 - 445.
    • COSTA, M. A. M. . A prática de ensino de língua inglesa e a perspectiva dos novos letramentos: relatos de experiências. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IX CBLA) , 2012 , Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Rio de Janeiro : , 2012. p. 1 - 13.
    • COSTA, Carla J. S. F. ; COSTA, M. A. M. . A tradução na aula de leitura em LE: uma reflexão sobre a referida prática na escola regular. In: VII Seminário Nacional sobre ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura , 2011 , Campina Grande. Anais do VII Seminário Nacional sobre ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. Campina Grande : Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2011. p. 32 - 44.
    • COSTA, M. A. M. . O discurso didático-pedagógico da formação de professores de Língua Inglesa. In: I Seminário formação de professores e ensino de Língua Inglesa , 2011 , Aracaju. Caderno de Resumos. São Cristóvão : Nossa Gráfica, 2011. p. 32 - 33.
    • COSTA, M. A. M. . A Prática de Ensino de Língua Inglesa e a perspectiva dos Novos Letramentos: relatos de experiências. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : , 2011. p. 244 - 244.
    • COSTA, M. A. M. . O impossível de dizer: o discurso da formação de professores de inglês. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal (IX ENIL) , 2010 , João Pessoa. IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal (IX ENIL). João Pessoa : Ed Universitária da UFPB, 2010.
    • COSTA, Carla J. S. F. ; COSTA, M. A. M. . O ensino de leitura em língua inglesa na escola regular: entre a decodificação e a leitura discursiva. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem verbal e não verbal , 2010 , João Pessoa. Caderno de resumos. João Pessoa : Editora Universitária/UFBb, 2010. p. 197 - 198.
    • COSTA, M. A. M. . O impossível de dizer: o discurso da formação de professores de inglês. In: IX Encontro Nacional de Interação em linguagem verbal e não verbal (ENIL) , 2010 , João Pessoa. Caderno de resumos. João Pessoa : Editora Universitária/UFPb, 2010. p. 79 - 80.
    • COSTA, M. A. M. . Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras e formação de professores de línguas estrangeiras. In: VI Seminário Nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura , 2009 , Campina Grande. Caderno de resumos. Campina Grande : Bagagem, 2009. p. 99 - 99.
    • COSTA, M. A. M. . Em busca do amadurecimento educacional. In: Colóquio de Análise do Discurso: marcos teóricos e relações multidisciplinares , 2008 , Recife. Caderno de resumos. Recife : Editora da UFPE, 2008. p. 60 - 61.
    • COSTA, M. A. M. . Getting ready to write. In: XXI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa , 2005 , Sorocaba - SP. Caderno de resumos. Sorocaba : Artcolor Ltda., 2005. p. 66 - 66.
    • COSTA, M. A. M. . Contos: indo além da leitura e da interpretação. In: 53º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 2005 , São Carlos - SP.. 53º Seminário do GEL 2005. São Carlos : Mercado de Letras, 2005. p. 339 - 339.
    • COSTA, M. A. M. . Humano, demasiadamente humano: cartas para Deus. São Paulo : Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária , 2003 (Tradução)
  • Trabalhos técnicos: 5
    • COSTA, M. A. M. . Membro do Conselho Editorial da revista Leia Escola. 2010 (Parecer)
    • COSTA, M. A. M. . Consultor ad hoc de Comitê de Avaliação. 2010 (Parecer)
    • COSTA, M. A. M. . Consultor ad hoc de Comitê de Avaliação. 2010 (Parecer)
    • COSTA, M. A. M. . Membro do Conselho Editorial da Revista Leia Escola. 2009 (Parecer)
    • COSTA, M. A. M. . Vestibular 2009. 2008 (Outra)
    • COSTA, M. A. M. . A Study of the English Teacher Education in Brazil. 2012 (Comunicacao)
    • COSTA, Marco Antônio Margarido ; COSTA, M. A. M. . A formação reflexiva de professores de língua inglesa sob a perspectiva dos novos letramentos. 2011 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . Contribuições dos Novos Letramentos para a Prática de Ensino de Língua Inglesa. 2011 (Comunicacao)
    • COSTA, Carla J. S. F. ; COSTA, M. A. M. . Ensino de leitura em língua inglesa: reflexões sobre concepções de leitura e o trabalho com gêneros discursivos. 2011 (Comunicacao)
    • AGUIAR, S. C. ; COSTA, M. A. M. . A discursividade do professor em sala de aula. 2011 (Comunicacao)
    • COSTA, Carla J. S. F. ; COSTA, M. A. M. . A tradução na aula de leitura em LE: uma reflexão sobre a referida prática na escola regular. 2011 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . A formação de professores de língua inglesa: os Novos Letramentos e a Prática de Ensino. 2011 (Conferência)
    • COSTA, M. A. M. . A Prática de Ensino de Língua Inglesa e a perspectiva dos novos letramentos: relatos de experiências. 2011 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . O discurso didático-pedagógico da formação de professores de Língua Inglesa. 2011 (Conferência)
    • COSTA, Carla J. S. F. ; COSTA, M. A. M. . O ensino de leitura em língua inglesa na escola regular: entre a decodificação e a leitura discursiva. 2010 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . O impossível de dizer: o discurso da formação de professores de inglês. 2010 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras e formação de professores de línguas estrangeiras. 2009 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . Efeitos de instabilidade e indeterminação no discurso da formação de professores de inglês. 2009 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . Em busca do amadurecimento educacional. 2008 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . Diretrizes Curriculares Nacionais: suas condições de produção. 2007 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . Contos: indo além da leitura e da interpretação. 2005 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . Getting ready to write. 2005 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . Considerações sobre as Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras: algumas questões. 2005 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . A identidade do professor de língua inglesa: perspectivas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. 2005 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . A world of fiction - not only literature. 2003 (Comunicacao)
    • COSTA, M. A. M. . Focus on writing. 2003 (Comunicacao)
    • NÓBREGA, M. S. S. ; PERES, E. P. ; COSTA, M. A. M. ; CRUZ, N. F. C. ; BRANCO, S. O. ; ALVES, J. H. P. . VI Seminário nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura. 2009 (Unidade Acadêmica de Letras da UFCG / Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino)
    • COSTA, M. A. M. ; CRUZ, D.C.O. . VI Seminário Nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura. 2009 (Universidade Federal de Campina Grande / Programa de Pós-Graduação em linguagem e ensino)
    • COSTA, M. A. M. . VI Seminário Nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura. 2009 (Universidade Federal de Campina Grande / Programa de Pós-Graduação em linguagem e ensino)
    • COSTA, M. A. M. . VI Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. 2009 (Universidade Federal de Campina Grande / Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino)
    • COSTA, M. A. M. . Inglês Intermediário. 2004 (Centro Universitário FMU)
    • COSTA, M. A. M. . A pronúncia e entoação da língua inglesa. 2004 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • COSTA, M. A. M. . Pesquisa em Ensino de Língua Inglesa. 2006 (Faculdade de Educação e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • COSTA, M. A. M. . Inglês IV. 2009 (Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da UFCG)
    • COSTA, M. A. M. . Inglês II. 2009 (Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da UFCG)
    • COSTA, M. A. M. . Inglês VI. 2006 (Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da UFCG)
    • COSTA, M. A. M. . Inglês VII. 2006 (Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da UFCG)
    • COSTA, M. A. M. . Inglês VI. 2006 (Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da UFCG)
    • COSTA, M. A. M. . Inglês VII. 2006 (Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da UFCG)
    • COSTA, M. A. M. . English on campus - Advanced I. 2006 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH/USP)
    • COSTA, M. A. M. . English on campus - Pre Intermediate II. 2005 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH)
    • COSTA, M. A. M. . English on campus - Pre Intermediate I. 2005 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH)
    • COSTA, M. A. M. . English on campus - Intermediate II. 2005 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH)
    • COSTA, M. A. M. . English on campus - Advanced I. 2004 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH)
    • COSTA, M. A. M. . Análise de discurso e ensino de língua inglesa. 2009 (Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino)
    • COSTA, M. A. M. . Leitura em língua inglesa. 2008 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • Marenco, A.R.L. ; Silva, D.V. ; Oliveira, V.M.S. ; Duarte, N.A ; COSTA, M. A. M. . Inglês para vestibular e ENEM. 2010 (Módulo inglês instrumental - enem e vestibular 2011)
    • Nome do projeto: Linha de Pesquisa: Diversidade e Constituição de Identidades Culturais (professor pesquisador) (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa: Diversidade Cultural. (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
    • Nome do projeto: A formação de professores de inglês no contexto da pós-modernidade (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
    • Nome do projeto: A formação de professores de inglês: relatos de experiências, representações e perspectivas (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Descrição: Este projeto de pesquisa está vinculado ao projeto intitulado Formação de professores nas teorias dos novos letramentos e multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola , sob a coordenação da Profa Dra. Walkyria Monte-Mór e Prof. Dr. Lynn Mario Menezes de Souza da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O referido projeto pretende dar continuidade a minha pesquisa de doutoramento que investigou, entre outras questões, os processos de representação da formação do professor de inglês a partir da observação de contextos educacionais em instituições de ensino superior. Assim, os objetivos gerais do projeto são: a) contribuir para a reflexão em torno da formação de professores de língua inglesa e do seu ensino, com o intuito, sobretudo, de auxiliar o trabalho de formação de professores e alunos; e, b) fornecer subsídios de análise para o projeto Formação de professores nas teorias dos novos letramentos e multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola . O material de análise será composto a partir de: 1) relatos das experiências didáticas de alunos parte central dos Relatórios Finais da disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa I, por mim ministrada; 2) resultados (parciais ou finais) de pesquisas realizadas no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação, sob minha orientação; e, 3) resultados (parciais ou finais) de projetos por mim coordenados. Todas as ações pedagógicas mencionadas (ministração de aulas, orientação e coordenação) estão restritas à UAL da UFCG.
    • Nome do projeto: Integração licenciatura e Ensino Médio da rede pública: uma contribuição para o ensino de leitura em língua inglesa (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Descrição: O objetivo principal do projeto foi contribuir com a integração da Universidade com alunos da rede pública estadual, dando-lhes oportunidade de minimizar determinadas dificuldades com processos de leitura em língua inglesa. Além disso, o projeto, que foi executado em duas etapas, possibilitou aos licenciandos do curso de Letras (língua inglesa) da UFCG o contato direto com a sala de aula. Na primeira etapa, ocorreram discussões das referências teórico-metodológicas que nortearam o projeto e houve o planejamento de um curso, com duração de 20 horas, envolvendo habilidades de leitura em língua inglesa. Na segunda etapa, os alunos bolsistas participantes do projeto ministraram aulas para alunos do Ensino Médio, nas dependências da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG.
    • Nome do projeto: A formação do professor de língua inglesa: perspectivas a partir dos novos letramentos e multiletramentos (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o impacto das teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos na formação de professores de Língua Inglesa. O objeto de estudo deste projeto será constituído por Relatórios Finais da disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa I de um curso de Letras (Língua Inglesa) de uma Universidade Pública Federal. O objetivo específico será investigar a inserção das teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos no programa de formação docente e eventuais mudanças nas práticas pedagógicas dos licenciandos, nas aulas dos minicursos oferecidos a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) SCE
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Faculdades Metropolitanas Unidas A.E:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2006 ).
        Outras informações: PROFESSOR TITULAR
    • FUNDAÇÃO DE APOIO À FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: PROFESSOR ASSISTENTE
    • Instituto Novo Ensino SC/Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 2005 ).
        Outras informações: Técnico em Idiomas
    • Secretaria de Estado da Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1984 - 1988 ).
        Outras informações: Professor III
    • Banco do Estado de São Paulo SA:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 2001 ).
        Outras informações: Escriturário
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) SCE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professor de Inglês do English on campus
    • Universidade Federal de Campina Grande:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto II
    • Escola de idiomas FISK:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1994 - 1994 ).
        Outras informações: Professor de língua inglesa
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Leia Escola (UFPB):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).