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Elisete Schwade

    • Professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2001), Pós-Doutorado na University of British Columbia - UBC (2008-2009). Coordena o Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem os seguintes campos temáticos e etnográficos: gênero e subjetividade; sociabilidades e estilos de vida; assentamentos rurais; gênero e educação.

       

      Links:    

    • Cotidiano e Gênero
    • Política, direitos e etnicidade
    • Gênero, sexualidades, corpo e saúde
    • Políticas públicas de gênero, corpo e sexualidade
    • SCHWADE, E. ; GROSSI, M. P. ; MELO, A. G. ; SALA, A. . Trabalho de campo, ética e subjetividade. Florianopolis : Tribo da Ilha, 2018 . 280p. ISBN: 9788583881179.
    • RIAL, C. ; SCHWADE, E. . DIÁLOGOS ANTROPOLÓGICOS CONTEMPORÂNEOS. BRASILIA : ABA PUBLICAÇÕES, 2016 . 184p. ISBN: 9788587942418.
    • RIAL, C. ; SCHWADE, E. . Anais da 29aRBA.. Brasília : , 2014 . 1480p. ISBN: 9788587942289.
    • SCHWADE, E. ; PEREIRA, E. . Entre Interiores e Capitais: Antropologia, formação e pesquisa no Rio Grande do Norte (no prelo). São Paulo : Annablume, 2014 . p. ISBN: 9788539102556.
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  • Artigos completos publicados em periódicos: 15
    • SCHWADE, E. ; VALCUENDE, J. M. ; SALGUERO, A. ; Rostagnol, Susana . Perspectivas dissidentes frente a las politicas neo conservadoras https://doi.org/10.46661/relies.8342 , v. 9 , p. 140 - 146 , 2023. ISSN: 26598620.
    • GALAN, J. I. P. ; SCHWADE, E. . Sexualidade e educação: experiências, desafios e disputas RELIES , v. 7 , p. 77 - 84 , 2022. ISSN: 26598620.
    • MANGUINHO, J. V. F. ; SCHWADE, E. . Coletivos feministas em contextos educacionais: intersecçao entre gênero e sexualidade RELIES , v. 7 , p. 65 - 76 , 2022. ISSN: 26598620.
    • BRAGA, J. R. M. ; SCHWADE, E. . Mulheres Universitárias no Trânsito Campo/Cidade: Metamorfose de Vidas, Metamorfose de Projetos ILHA - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 23 , p. 130 - 154 , 2021. ISSN: 21758034.
    • SCHWADE, E. . Somos as nossas memorias VIVÊNCIA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 1 , p. 203 - 241 , 2020. ISSN: 22386009.
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    • CARVALHO, L. D. R. ; MARQUES, F. C. ; SCHWADE, E. . Gênero, territorialidades e agroecologia: experiências de mulheres assentadas. Soberania alimentar: biodiversidade, cultura e relações de gênero, v. 1, p. 151 - 184, 2021.
    • SCHWADE, E. . Prácticas educativas, gênero e sexualidades em contextos. Nuevas Cartografias de la Sexualidad, v. 1, p. 517 - 524, 2020.
    • SCHWADE, E. . Entre contextos rurais e urbanos: gênero, ação política e empodermaento de mulheres residentes em assentamentos rurais. Territorialidades: dimensões de gênero, desenvolvimento e empoderamento de mulheres, v. 1, p. 83 - 110, 2018.
    • SCHWADE, E. . Gênero, militancias, MST e assentametnos rurais em contextos de globalização cultural. O corpo moral: fisicalidade, sexualidade e gênero no Brasil, v. 1, p. 93 - 120, 2018.
    • SCHWADE, E. . Poder do sujeito, poder do objeto:relato de uma experiência de pesquisa em um assentamento de trabalhadores rurais. Trabalho de campo,ética e subjetividade, v. 1, p. 29 - 39, 2018.
    • SCHWADE, E. ; GROSSI, M. P. . Trabalho de Campo e Subjetividade: recuperando itinerários e diálogos. Trabalho de campo, ética e subjetividade, v. 1, p. 09 - 19, 2018.
    • SCHWADE, E. . Etnografia e Subjetividade na Pesquisa Antropológica. Trajetórias antropológicas: encontros com Gilberto Velho, v. 1, p. 211 - 238, 2016.
    • SCHWADE, E. . Gênero e ativismo político: mulheres no MST e em assentamentos rurais. Entrelugares e mobilidades: desafios feministas, v. 03, p. 229 - 248, 2014.
    • SCHWADE, E. ; PEREIRA, E. . INTRODUÇÃO. Sobre agendas locais e agendas antropológicas. ENTRE INTERIORES E CAPITAIS Antropologia, formação e pesquisa no Rio Grande do Norte, v. , p. 4 - , 2014.
    • SCHWADE, E. . Construção da militânica, gênero e geração no MST e em assentamentos rurais: reflexões sobre um processo de pesquisa. Pesquisa e ética na antropologia contemporânea: territorialidade, gênero, saúde e patrimônio, v. 01, p. 41 - 80, 2013.
    • SCHWADE, E. ; VALLE, C. G. O. . Apresentação. Processos Sociais, Cultura e Identidades, v. , p. 07 - 15, 2010.
    • SCHWADE, E. . Novos Contextos: gênero e juventude em assentamentos rurais. Processos Sociais, Cultura e Identidades, v. , p. 323 - 358, 2010.
    • SCHWADE, E. ; LAGO, M. C. S. . Antropologia, gênero e subjetividade. Política e Cotidiano: estudos antropológicos sobre gênero, famílai e sexualidade, v. , p. 13 - 17, 2006.
    • SCHWADE, E. . Ensino de antropologia e formação de antropólogos: cursos de especialização e mestrado profissionalizante. Ensino de antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além-fronteiras, v. , p. 351 - 356, 2006.
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    • SCHWADE, E. ; OLIVEIRA, M. G. D. . Práticas de resistência de professoras feministas em uma escola de Natal/RN. In: XIII Reunião de Antropologia do Mercosul , 2019 , Porto Alegre RS. XIII RAM. : , 2019.
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    • SCHWADE, E. . Paternidade e responsabilidades: estudo envolvendo jovens residentes em periferias urbanas de Natal- RN. In: Semi´nário Internacional Fazendo Gênero 6 , 2004 , Florianópolis - SC. Fazendo Gênero 6. : , 2004.
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    • SCHWADE, E. . Contextos da Responsabilidade Paterna: Um estudo de caso envolvendo residentes em periferias urbanas de Natal/RN. In: II Seminário Internacional - Homens e Masculinidades: Tmpos, Páticas e Vozes , 2003 , Recife - PE. II Seminário Internacional - Homens e Masculinidades. : , 2003.
    • SCHWADE, E. . Redes e Rituais wicca de culto ao feminino. In: 23a. Reunião da Associação Brasileira de Antropologia , 2002 , Gramado - RS. Anai sa 23a. Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. : , 2002.
    • SCHWADE, E. . Neo-esoterismo no Nordeste: Experiências, espaços e encontros. In: X Semana de Humanidades , 2002 , Natal - RN. X Semana de Humanidades. : , 2002.
    • SCHWADE, E. . O processo de produção do universo neo-eotérico na expressão de modos urbanos de vida. In: VI Reunião da Antropologia Norte-Nordeste - ABANNE , 2001 , Recife - PE. Anais da VI Reunião da Antropologia Nrote-Nordeste. : , 2001.
    • SCHWADE, E. . Práticas neo-esotéricas: um universo em construção. In: IV Reunião de Antropologia do Mercosul , 2001 , Curitiba - PR. Anais da IV Reunião de Antropologia do mercosul. : , 2001.
    • SCHWADE, E. . Mudanças Religiosas e Gênero. In: IV Semana de Humanidades , 1995 , Natal - RN. Anais da IV Semana de Humanidades. : , 1995.
    • SCHWADE, E. ; LOPES, O. P. . Perfil da Religiosidade em Natal: Práticas e Representações. In: IV Semana de Humanidades , 1995 , Natal - RN. Anais da IV Semana de Humanidade. : , 1995.
    • SCHWADE, E. ; Rostagnol, Susana ; VALCUENDE, J. M. ; SALGUERO, A. . Iniciando uma nova etapa: RELIESS. Sevilha : Universidad Pablo de Olavide , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SCHWADE, E. ; GROSSI, M. P. . Prefácio. tubarão : Copiart , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SCHWADE, E. ; WOORTMANN, E. . Mulheres em contextos rurais. Natal : UFRN , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SCHWADE, E. . Gênero em práticas educativas: uma introdução. : , 2009 (Capitulo de cartilha para uso nas escolas)
    • SCHWADE, E. . Maid to order in Hong Kong. Porto Alegre : UFRGS - PPGAS , 2009 (Resenha do Livro:" Maid to order in Hong Kong; stories of migrant workers", de Nicole Constable)
    • GROSSI, M. P. ; SCHWADE, E. . Apresentação. : Nova Letra , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SCHWADE, E. . Contra-capa. São Paulo : Annablume , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SCHWADE, E. . Parecer Revista de Antropologia USP. 2023 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer Revista Equatorial. 2020 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer Revista Altera. 2021 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer Revista de Antropologia USP. 2021 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer Anuário Antropologico. 2021 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer Revista Vibrant. 2020 (Parecer)
    • GALAN, J. I. P. ; SCHWADE, E. . Coordenação de Painel Aberto 18th IUAES World Congress - learning sexualities: anthropological approaches. 2018 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Coordenação de Painel na XII Semana de Antropologia da UFRN. 2015 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Anuário Antropológico. 2013 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Revista de Estudos Feministas. 2014 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . CAPES - Parecer doutorado pleno no exterior. 2013 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer Revista Artemis. 2012 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer Revista Artemis. 2012 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Revista Horizontes Antropológicos. 2012 (Parecer)
    • SCHWADE, E. ; GROSSI, M. P. . Coordenação de Grupo de Trabalho ANPOCS 2012. 2012 (Outra)
    • Bonetti, Alinne ; SCHWADE, E. . Coordenação de Grupo de Trabalho 28a. RBA. 2012 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Revista Vivência. 2012 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Assessoria Antropologia na Educação - GEEMPA. 2012 (Assessoria)
    • SCHWADE, E. . Parecer CAPES. 2012 (Parecer)
    • Bonetti, Alinne ; GROSSI, M. P. ; SCHWADE, E. ; PORTO, R. M. . Coordenação de Grupo de Trabalho 28a. RBA. 2012 (Assessoria)
    • SCHWADE, E. ; GROSSI, M. P. . Coordenação de Grupo de Trabalho - 35o. Encontro Anual da ANPOCS. 2011 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Parecer Revista Equatorial. 2011 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer Revista Bagoas. 2011 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer CAPES. 2011 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer CAPES. 2010 (Parecer)
    • SCHWADE, E. ; Bonetti, Alinne . Coordenação de Simpósio Temático " Gênero, deslocamentos e militância" - Fazendo Gênero 9. 2010 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Revista Vivência. 2010 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Revista Cronos. 2010 (Parecer)
    • SCHWADE, E. ; Rostagnol, Susana . Coordenação de GT - VIII RAM. 2009 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Gênero e a pluralidade das construções do masculino e do feminino. 2006 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Revista Horizontes Antropológicos. 2009 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer CAPES. 2009 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Coordenação GT 25a. RBA, Porto Seguro, 2008. 2008 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Revista Inter Legere. 2008 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Revista Diversa. 2008 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Revista Cronos. 2008 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Parecer CAPES. 2004 (Parecer)
    • SCHWADE, E. ; LAGO, M. C. S. . Simpósio Temático: Relações de gênero, feminismo e subjetividade. 2006 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Transversalidades de Gênero. 2006 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Revista Campos. 2004 (Parecer)
    • SCHWADE, E. . Revista Vivência. 2003 (Parecer)
    • SCHWADE, E. ; LAGO, M. C. S. . 25a. RBA - GT 14: Antropologia, Gênero e Subjetividade. 2006 (Outra)
    • SCHWADE, E. . V Semana de Antropologia. 2005 (Outra)
    • SCHWADE, E. . II Colóquio: A questão étnica no Nordeste Brasileiro. 2004 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Gênero e a pluralidade das construções do masculino e do feminino. 2004 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Coordenação da Sessão Gênero, Juventude e Sociabilidade - IV Semana de Antropologia: Identidades e Ações Afirmativas. 2004 (Outra)
    • SCHWADE, E. ; SILVA, V. G. . Coordenação de Grupo de Trabalho na 25a. RBA. 2004 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Coordenação de Grupo de Trabalho na V RAM. 2003 (Outra)
    • SCHWADE, E. . ntropologia, educação e movimentos sociais: gênero e sexualidades na formação do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (PRONERA). 2023 (Congresso)
    • SCHWADE, E. ; Bonetti, Alinne . Exposição em mesa: 'Fazendo Gênero na Antropologia'. 2023 (Seminário)
    • SCHWADE, E. ; SCHWADE, E. . Expositora na mesa Gênero e Educação. 2023 (Congresso)
    • SCHWADE, E. . ?Antropología del género y la sexualidad en educación: políticas públicas y movimientos sociales?.. 2023 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. . Políticas educacionais e organizações coletivas: gênero e sexualidades na formação do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (PRONERA). 2022 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. . Políticas publicas, diversidade e educação: gênero e sexualidade em contextos de formação no PRONERA. 2021 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. . Apresentador/a do trabalho intitulado 'Juventude e gênero no projeto de assentamento rural Conquista na Fronteira'. 2020 (Congresso)
    • SCHWADE, E. . Antropologia, políticas publicas e educação: gênero e sexualidade em contextos de formação no PRONERA ? Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária.. 2019 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. ; OLIVEIRA, M. G. D. . Práticas de resistência de professoras feministas em uma escola de Natal RN. 2019 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. ; LEAL, D. T. B. ; BUSTAMANTE, F. . Expositora na Mesa Diversidade e Políticas de Gênero'. 2018 (Congresso)
    • Nascimento, Silvana Souza ; SCHWADE, E. ; GONTIJO, F. . Exposição no Simpósio: Território, gênero e sexualidade fora dos eixos: cruzando fronteiras teóricas e geopolíticas.. 2018 (Congresso)
    • SCHWADE, E. ; MANGUINHO, J. V. . Coletivos feministas em instituições educacionais. 2018 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. . Genero e sexualidade em contextos educativos: mapeando práticas. 2018 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. . Gênero, sexualidade e educação: reflexões sobre as dificuldades de inserção de questões de gênero em práticas educativas e utilização da ideologia de gênero na educação. 2018 (Congresso)
    • SCHWADE, E. ; SCHWADE, E. . Políticas de gênero em praticas educativas em movimento. 2018 (Congresso)
    • SCHWADE, E. . Autonomia das mulheres: instittucionalização de políticas públicas e extensão universitária. 2018 (Seminário)
    • SCHWADE, E. . Gênero e Políticas Públicas: olhares diversos. 2018 (Conferência)
    • SCHWADE, E. ; MATOS, A. ; VILARDARGA, S. F. . Mesa Redonda escola e Democracia: assegurando direitos. 2017 (Conferência)
    • SCHWADE, E. . Gênero e sexualidade em práticas educativas. 2017 (Congresso)
    • SCHWADE, E. . Gênero. 2017 (Conferência)
    • SCHWADE, E. . Prácticas educativas, género y sexualidades en contextos.. 2016 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. . Violências de gênero e Educação repressão política das sexualidade. 2016 (Seminário)
    • SCHWADE, E. . Mesa-redonda ?Gênero, Educação, Antropologia e Interseccionalidades?,. 2016 (Seminário)
    • SCHWADE, E. . Práticas Educativas em Contexto: gênero e sexualidades. 2016 (Seminário)
    • SCHWADE, E. . Fronteiras e deslocamentos: mulheres em assentamentos rurais. 2016 (Congresso)
    • SCHWADE, E. . Mesa Redonda: Diversidade e direitos humanos. 2016 (Simposio)
    • SCHWADE, E. . Painel Genero, Corpo e sexualidades. 2015 (Congresso)
    • SCHWADE, E. . O ensino de antropologia na formação de educadores/as: experiências subjetivas em processo. 2015 (Congresso)
    • SCHWADE, E. . ' Gênero entre contextos rurais e urbanos' - Painel Painel Género, Cuerpo e Sexualidades,. 2015 (Simposio)
    • SCHWADE, E. . Entre contextos rurais e urbanos: gênero, ação política e empoderamento de mulheres residentes em assentamentos rurais. 2015 (Conferência)
    • SCHWADE, E. . Activism in the fight for land in Brazil: gender roles and rural settlements in culturally globalized contexts. 2013 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. ; Nascimento, Silvana Souza . Mesa: Gênero e militâncias. 2012 (Outra)
    • SCHWADE, E. . Gênero, MST e assentamentos rurais em contextos de globalização cultural. 2012 (Conferência)
    • SCHWADE, E. . Militância, deslocamentos e gênero no MST e assentamentos rurais. 2012 (Comunicacao)
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    • SCHWADE, E. . Carnival for a New Consciousness. An Ethnographic Description of the Annual. 2009 (Outra)
    • SCHWADE, E. . A reforma curricular nos cursos de ciências sociais. 2008 (Conferência)
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    • SCHWADE, E. . GENDER AND YOUTH IN RURAL SETTLEMENTS IN BRAZIL. 2009 (Congresso)
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    • SCHWADE, E. ; KLEBA, J. B. . A Questão Ambiental no Projeto de Construção do Assentamento Conquista na Fronteira de Santa Catarina. 1990 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. . O Projeto político-religioso em um assentamento no Oeste Catarinense. 1994 (Comunicacao)
    • SCHWADE, E. . Relato de uma experiência de pesquisa em assentamento de trabalhadores rurais. 1991 (Comunicacao)
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    • SCHWADE, E. . Crer e Lutar: Religiosidade no processo de luta pela terra. 1994 (Comunicacao)
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    • SCHWADE, E. ; PALITOT, E. M. ; ROJO, L. F. . O ENSINO DE ANTROPOLOGIA: expandindo fronteiras no século XXI. 2014 http://www.29rba.abant.org.br/site/capa
    • SCHWADE, E. ; WOORTMANN, E. ; ESMERALDO, G. G. S. L. ; BERNARD, H. G. ; PAULILO, M. I. S. . Gênero em Contextos Rurais. 2013
    • SCHWADE, E. ; MACHADO, L. Z. . Mesa 2 ? Subjetividade e Sociedade : Etnografia e subjetividade na pesquisa antropológica. 2014
    • SCHWADE, E. . Café Filosofico. 2018 TVU
    • SCHWADE, E. ; SAVIA, S. L. ; MARTINS, A. F. P. ; HANDERPECH, R. . Programa Grandes temas. 2019 TV aberta -TVU UFRN
    • SCHWADE, E. ; Nascimento, Silvana Souza ; PIRES, F. . Gênero e Militâncias. 2012
    • SCHWADE, E. . II Semana de Antropologia : Antropólogos em campo e o campo da antropologia. 2001 (DAN - UFRN)
    • SCHWADE, E. . 25a. Reunião Brasileira de Antropologia. 2006 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • SCHWADE, E. . I Seminário base de Pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade. 2006 (Grupo de pesquisa GCS, DAN/UFRN)
    • SCHWADE, E. . II Seminário Base de Pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade. 2008 (Grupo GCS, DAN/UFRN)
    • SCHWADE, E. . II REA - VIII ABANNE. 2009 (Departamento de Antropologia e PPGAS/UFRN)
    • SCHWADE, E. . IX Semana de Antropologia. 2010 (DAN - PPGAS - UFRN)
    • SCHWADE, E. . Jornadas Gênero, Corpo e Sexualidade. 2010 (Grupo GCS - PROCAD/NF)
    • NEVES, R. M. C. ; PORTO, R. M. ; MELLO, J. ; SCHWADE, E. . X Semana de Antropologia. 2012 (Departamento de Antropologia - UFRN)
    • PORTO, R. M. ; SCHWADE, E. . Diálogos Feministas Contemporâneos. 2012 (DAN - GCS - UFRN)
    • SCHWADE, E. . IV Seminário GCS: Gênero em contextos de violências. 2012 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SCHWADE, E. . III Seminário GCS: Gênero em diálogos feministas contemporâneos. 2012 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • SCHWADE, E. ; RIAL, C. . 29a. RBA - Reunião da Associação Brasileria de Antropologia. 2014 (ABA e PPGAS UFRN)
    • SCHWADE, E. ; GROSSI, M. P. ; PORTO, R. M. ; WELTER, T. . Jornadas Internacionais Políticas Públicas, Diversidades em Gênero e Educação. 2014 (NIGS UFSC e GCS UFRN)
    • SCHWADE, E. ; WEISS, F. . Coordenação GT Genero e Sexualidade em Contextos Educativos na XIII Reunião de Antropologia do Mercosul - XIII RAM. 2019 (UFRGS)
    • SCHWADE, E. ; Nascimento, Silvana Souza . Coordenação do ST Ci?encias Sociais Pelos Interiores, 44o. Encontro Anual da ANPOCS. 2019 (ANPOCS)
    • SCHWADE, E. ; Nascimento, Silvana Souza . Organização do GT Gênero e sexualidade pelo interior do Brasil: fronteiras e cartografias. 2020 (ANPOCS)
    • SCHWADE, E. . Fazendo Gênero 12 - Coordenação de Simposio. 2021 (UFSC)
    • SCHWADE, E. . "XIXa. SEMANA DE ANTROPOLOGIA NA UFRN: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. 2021 (DAN PPGAS UFRN)
    • SCHWADE, E. ; NAVIA, A. M. F. ; PORTO, R. M. ; LOPES, P. V. L. . V CIEDSI. 2022 (UFRN)
    • SCHWADE, E. . REDE LIESS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PREPARAÇÃO DO V CIEDSI. 2021 (UFRN)
    • SCHWADE, E. ; PAIVA, I. A. . Projeto Arco, Cooperforte: Oficinas de Desenvolvimento de Comunidade e Cidadania. 2008 (UFRN -)
    • SCHWADE, E. . Diversidade, Educação e Cidadania. 2014 (UFRN)
    • SCHWADE, E. . Gênero e Diversidade na Escola. 2011 (UFRN)
    • SCHWADE, E. . Gênero e Diversidade na Escola. 2013 (UFRN)
    • SCHWADE, E. . Gênero e Diversidade na Escola. 2008 (Departamento de Ciências Sociais/UFRN)
    • SCHWADE, E. . Paternidade e Responsabilidades. 2004
    • Nome do projeto: Paternidade e Responsabilidades (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: O projeto visa um levantamento das concepções do papel social de pai em grupos residentes em periferias urbanas de Natal-RN. Considera a definição do ser pai no processo de re-significação do masculino em relação ao feminino, tendo em vista o conceito de gênero. A pesquisa será realizada observando diferentes locais de discussão acerca do ser pai, tanto nos espaços de socialização (especialmente nas escolas) como também nos grupos propiciadores de sociabilidade (grupos de jovens, grupos de acompanhamento a gestantes, entre outros).
    • Nome do projeto: JUVENTUDE, MATERNIDADE E PATERNIDADE EM ASSENTAMENTOS DE TRABALHADORES RURAIS: REFLEXÕES A PARTIR DO GÊNERO (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: Tendo em vista as diferentes possibilidades de estudo envolvendo a questão da paternidade e da maternidade , o recorte que aqui está sendo proposto envolve um olhar a partir da categoria gênero, tendo como referência a vivência da condição de pai/mãe por jovens residentes em assentamentos rurais. Desta forma, a contextualização da maternidade e da paternidade envolverá a dimensão das atribuições e práticas associadas ao masculino e do feminino, considerando particularmente a noções que aludem às responsabilidades decorrentes da efetivação da condição de pai e mãe. Os assentamentos rurais configuram relações sociais singulares. Desde que o assentamento é, de modo geral, o resultado de um processo de luta pela terra que tem como referência o MST, diferencia-se de outras situações de vida no campo. No decorrer da participação do processo de luta pela terra, ocorre um aprendizado resultante de múltiplas possibilidades e contatos, ampliando as referências e dinamizando auto-identificações. Na condição de assentados, destaca-se forte interferência de diferentes grupos que atuam no sentido de estabelecer políticas voltadas para os diferentes segmentos e setores, tais como: educação, produção, mulheres entre outros. A discussão da paternidade e maternidade é um ponto de partida para entender a maneira como os jovens se percebem no interior do contexto dos assentamentos. Permite abordar a inserção na luta pela terra, os papéis masculino e feminino, a sua inserção na esfera produtiva, as expectativas em relação à ampliação das lutas sociais ? possibilidades de continuidade na luta pela terra.
    • Nome do projeto: Práticas sociais e processos educativos na Educação do Campo (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: O projeto pretende analisar as ações desenvolvidas pelas universidades públicas (UFRN, UFPB e UFS), em parceria com os movimentos sociais no campo da educação e da organização das áreas dos assentamentos da reforma agrária. O foco central são as atividades realizadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária - PRONERA com o intuito de compreender o papel da educação escolar no processo de consolidação destas áreas. Como projeto integrado a metodologia e as ações propostas têm como intenção o fortalecimento dos grupos das três universidade, integrando as Pós-Graduações em Educação.
    • Nome do projeto: Produção de novos contextos: gênero e juventude em assentamentos rurais. (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: Este projeto discute processos de atribuição de identidades de gênero no contexto da organização de assentamentos rurais no Brasil, particularmente aqueles que têm o MST como referência de organização na luta pela terra. Partindo do pressuposto de que os assentamentos rurais são espaços abertos, lugares de interações e culturas em contato, o objetivo central é a análise das relações de gênero e geração no interior dos processos e fluxos de organização de tais espaços.O propósito é produzir um debate sobre o gênero, apontando para as complexas relações entre valores tradicionais da vida no campo e àqueles propostos pelo MST e outras organizações políticas com as quais os assentados têm contato.Os assentamentos rurais se constituem em espaços importantes para pensar a construção de identidades de gênero, considerando diferentes menções o gênero , tendo em vista organizações associativas voltadas para a produção e políticas destinadas à militância, as quais cruzam-se constantemente com valores associados a práticas camponesas, como parte da cultura dos residentes nestes espaços. No processo de organização dos assentamentos, ocorre o contato com diferentes agentes, em cursos diversos em sindicatos, formalizados pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), pelas ONGs, entre outros. O projeto se apresenta como continuidade de pesquisas anteriores, realizadas em assentamentos rurais no Rio Grande do Norte (Projeto Assentamento Aracati ? município de Touros) e em Santa Catarina (Assentamento Conquista na Fronteira, município de Dionísio Cerqueira).
    • Nome do projeto: Local, global, diálogos e trênsitos: gênero e assentamentos rurais em contextos de globalização cultural (2010 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: O propósito deste projeto é a discussão das relações de gênero, focalizando diálogos das situações locais de assentamentos e dos espaços de formação política viabilizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra (MST) e outros agentes, com redes mundiais de movimentos sociais com enfoque no gênero. Trata-se de focalizar a dinâmica relacionada ao gênero, a partir das situações cotidianas dos assentamentos, em diálogo com as redes feministas brasileiras, bem como o apoio e articulação com alguns feminismos mundiais. Nesse sentido, a propósito é o estudo das práticas cotidianas de homens e mulheres no interior dos assentamentos, situados como parte integrante de diálogos estabelecidos, via uma produção cultural própria do MST e de diferentes organizações que fomentam a militância, em escala nacional e transnacional.
    • Nome do projeto: Gênero e Diversidade na Escola - GDE - Coordenação (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHWADE, E. , BENTO, B. , PORTO, R. M. .
      Descrição: Curso de extensão, modalidade Educação à Distância. Ministrado para 420 professores da rede pública estadual do RN. Contou com a participação de 06 docentes e 22 tutores.
    • Nome do projeto: Trânsitos e deslocamentos: assentamentos rurais e imagens do urbano (2012 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. , PAIVA, I. A. , PORTO, R. M. .
      Descrição: O propósito deste projeto é identificar imagens e significados atribuídos por residentes em assentamentos rurais ao urbano, situando especificidades nas representações acerca da cidade, relacionadas, por exemplo, ao gênero e geração. A pesquisa dá continuidade a investigações acerca da realidade dos assentamentos rurais, destacando a dinâmica cultural e construção identitária dos sujeitos envolvidos em tais processos. Parte-se do pressuposto de que os assentamentos rurais são realidades complexas, que articulam de modo específico referências entendidas como rurais e urbanas. A pesquisa objetiva, assim, localizar essas diferentes modalidades, diversidades, compreendendo os distintos significados associados ao rural/urbano, assim como as relações entre eles no contexto significativo da trajetórias dos sujeitos e dos processos de diferenciação que estão eles associados (de gênero, geração, modalidades de participação, entre outros). Trata-se de perceber de que modo se articulam as trajetórias de residentes em assentamentos rurais com os espaços urbanos, bem como as imagens que são acionadas no decorrer do investimento em relações com tais espaços, envolvendo diferenciações em se tratando de gênero e geração, nas respectivas relações com as diversas atividades - a atuação na militância, busca do lugar no mercado de trabalho, a educação, o lazer.
    • Nome do projeto: Gênero e Diversidade na Escola (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: A presente proposta se fundamenta em uma série de normas e regulamentações institucionais, desde o âmbito da Constituição Federal do Brasil, da LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais orientam no sentido de uma educação para a igualdade e o respeito da diversidade, com destaque para as temáticas de gênero e sexualidade presentes nos temas transversais. Deve ser salientado ainda as diferentes ações sociais que destacam a necessidade de incorporar a reflexão sobre gênero e sexualidade na escola, institucionalizando programas tais como Brasil sem Homofobia e Planos Nacionais de Políticas Públicas para Mulheres. As iniciativas de educação para a diversidade vêm sendo contempladas ainda em leis tais como a número 10.639/20034, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura Afro-Brasileira. Em outra direção, a proposta se justifica pela pouca atenção que o debate dos temas de gênero, raça e orientação sexual têm recebido, tanto na formação acadêmica quanto na formação continuada. Essa questão ficou evidente na primeira edição do GDE. Deve se considerar ainda que a escola é um importante espaço sócio cultural em que as diferentes identidades se encontram e se modelam, trata-se de um dos lugares mais importantes para educar crianças e jovens com vias ao respeito à diferenças na perspectiva do respeito aos direitos humanos. Nesse sentido, face a necessidade urgente de introduzir essas temáticas nas formações dos educadores, para que esses tenham suporte para reflexão sobre o mundo social a partir da diversidade, a UFRN, através do Grupo de pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade, está disposta a dar continuidade na contribuição neste esforço proposto pelos diferentes agentes de implementação de políticas públicas relacionadas à diversidade sexual, de gênero e étnico-racial, no sentido de oferecer aos profissionais que atuam na educação básica no rio Grande do Norte instrumentos teóricos que permitam uma educação inclusiva e não sexista. Salientamos nosso compromisso, enquanto universidade pública, na formação continuada de educadores, gestores e demais profissionais que atuam na educação básica, no que se refere aos temas específicos das relações de gênero e da diversidade de orientação sexual, para que estejam aptos a trabalhar esses temas nas suas disciplinas, bem como transversalmente e em suas práticas pedagógicas, segundo orientação dos PCN?s.
    • Nome do projeto: Semeando Gênero na Educação (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHWADE, E. , PAIVA, I. A. , PORTO, R. M. .
      Descrição: O Programa Semeando Gênero na Educação tem como objetivo ampliar a formação de gênero nas articulações com diferentes práticas educativas. O Programa dá continuidade à ações que vem sendo desenvolvidas no âmbito da formação em gênero, por meio do Grupo de Pesquisa Gênero Corpo e Sexualidade (Departamento de Antropologia - UFRN), bem como contempla a participação desse grupo em projetos voltados para a atuação na temática de gênero e movimentos sociais, sobretudo no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. Tendo em vista o oferecimento do curso Gênero e Diversidade na Escola (MEC/SECADI), o qual foi oferecido em 2011 e está em curso em 2013, nível aperfeiçoamento e que atinge professores da rede pública, observou-se a necessidade de atingir outros segmentos da comunidade escolar, tais como gestores, funcionários de escolas, estudantes do ensino médio e das licenciaturas na educação a distância. As ações previstas se articulam também com a formação em gênero e educação em situações específicas tais como os assentamentos rurais, dando continuidade e ampliando ações de extensão que envolvem a reflexão de gênero já iniciada nesses espaços, em parceria com a sociedade civil organizada em movimentos sociais. O presente programa tem como objetivo central ampliar o campo de atuação da formação de educação, no seguintes aspectos: 1) Formação de estudantes na área de gênero, capacitando-os para a realização de oficinas; 2) Formação de diferentes integrantes da comunidade escolar. 3) Realização de eventos que permitam ampliar o debate sobre gênero, particularmente no que se refere às práticas educativas.
    • Nome do projeto: A Antropologia contemporânea em diálogo com os grupos estudados. Repensando o Conceito de Cultura no Nordeste, Amazônia e Sul do Brasil. (2009 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHWADE, E. , Cavignac , Coradini, Lisabete , VALLE, C. G. O. , GROSSI, M. P. , Pereira, Edmundo M. M. , PORTO, R. M. , MONTARDO, D. .
      Descrição: Estes intercâmbios visam dois objetivos, inter-relacionados: 1) A consolidação dos Programas de Pós Graduação em Antropologia social das regiões nordeste e norte, da UFRN e da UFAM; 2) A potencialização de várias redes de pesquisas já existentes que articulam as três equipes, tendo em vista atividades conjuntas no âmbito de pesquisas já em curso envolvendo profissionais destas diferentes instituições, aqui interligadas no propósito de fomentar reflexões teórico-metodológicas a partir do projeto de reavaliar criticamente o conceito antropológico de cultura a partir do diálogo com os grupos estudados pelas diferentes redes envolvidas. O intercâmbio parte um dialogo já histórico entre algumas equipes com pesquisadores vinculados às três instituições participantes.
    • Nome do projeto: PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHWADE, E. , PAIVA, I. A. , OLIVEIRA, I. .
      Descrição: O Programa Conexões de saberes tem como finalidade fortalecer o protagonismo de estudantes de origem popular em atividades acadêmicas voltadas para a elaboração de diagnóstico, proposições e avaliação de políticas de ações afirmativas de acesso e permanência nas universidades federais, assim como a sua inserção em atividades de ensino/pesquisa/extensão em suas comunidades de origem, ampliando as relações entre a universidade e os moradores de espaços populares através da troca de saberes e fazeres entre esses dois territórios socioculturais.
    • Nome do projeto: VERSO DO REVERSO NA CONSTRUÇÃO DO HABITAT DO CAMPO: GÊNERO, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHWADE, E. , PAIVA, I. A. , BORGES, A. H. .
      Descrição: Este projeto contempla as ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Reforma Agrária e Habitat-GERAH, do Grupo Gênero, Corpo e Sexualidade ? GCS-DAN e do GEPEM, Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento. Ele visa contribuir na consolidação dos assentamentos do campo chamados de 'reforma agrária', na finalização da construção de suas moradias e dos espaços de uso coletivo da comunidade e da vida cotidiana no habitat, com a apropriação do processo construtivo pelas mulheres e jovens. Tendo como recorte espacial inicialmente o Assentamento Roseli Nunes, em Ielmo Marinho, no RN, devido a problemas internos à comunidade, o projeto foi transferido para o Assentamento Rosário, em Ceará-Mirim/Pureza. Observa-se que a experiência pode ser aplicada em qualquer outro assentamento, como contribuição às diversas formas que a universidade tem encontrado para colaborar com os setores populares. Como principais resultados esperados, tem-se a integração entre diversos campos do conhecimento dirigidos a capacitar a comunidade acadêmica a coloborar, compartilhar conhecimentos com comunidades rurais, quer na organização dos espaços políticos, sociais e técnicos. Além disto resgata-se e capacita-se remanescentes de cursos de graduação da UFRN que fazem da comunidade, aperfeiçoando conhecimentos recém adquiridos e trabalhando a gestão e a liderança. Através de oficinas integradas, a construção de espaços públicos constitui-se, também, um resultado concreto, além da possibilidade de contribuir com novos conhecimentos para todos os moradores que participarem das oficinas.
    • Nome do projeto: ROGRAMA CONEXÕES DE SABERES (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHWADE, E. , PAIVA, I. A. , OLIVEIRA, I. .
      Descrição: A UFRN, por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão Universitária, assumiu o Programa Conexões de Saberes em 2006. O objetivo foi fortalecer a Política de Extensão ora em implementação na Instituição e envolver uma maior quantidade de alunos em ações extensionistas. O programa se propõe a ampliar a relação universidade-sociedade pela inserção qualificada de jovens de origem popular em bairros e comunidades populares da grande Natal e de municípios do interior do RN. Alem disso, estimula o protagonismo destes na vida universitária e na sua formação intelectual e oferece ao aluno de origem popular condições de permanência na instituição por meio da concessão de uma bolsa. Inseridos no programa, eles protagonizam ações de extensão junto às comunidades populares e, ao mesmo tempo, se inserem em atividades formativas. Concomitantemente, sua participação na extensão possibilita um aprendizado de competências próprias da sua atividade profissional na medida em que desenvolvem uma formação para a cidadania ativa, favorecendo uma permanência com qualidade na universidade. Até 2008-2009 o Conexões de Saberes trabalhou com uma estratégia para inserção dos alunos em atividades de extensão, que consistiu em inseri-los em ações extensionistas em desenvolvimento na instituição e, em alguns casos, em organizações da sociedade civil. Esse caminho apresentou bons resultados, mas também limitações, como a dificuldade de acompanhamento dos alunos bolsistas em uma quantidade grande e diversificada de projetos de extensãoAs ações de extensãovvinculadas ao programa atualmente são desenvolvidas em Natal (região leste, oeste e norte) e em Parnamirim. O programa desenvolve ações formativas com o grupo de alunos bolsistas dentre as quais a Oficina de Produção de Texto e Grupos de Trabalho nos quais os alunos estudam a temática "Ações afirmativas, diversidade e desigualdade na universidade".
    • Nome do projeto: Programa Motyrum de Educação Popular em Direitos Humanos Núcleo Rural (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: O projeto faz parte do Programa Motyrum de Educação Popular em Direitos Humanos, o qual se apresenta enquanto uma proposta de ensino, pesquisa e extensão, através da Educação em Direitos Humanos. A atuação tem como enfoque a construção das noções de Direitos Humanos nas comunidades. O desenvolvimento do projeto envolve a formação dos estudantes em metodologia de interlocução nas atividades de extensão, movimentos sociais e assentamentos de reforma agrária e relações de gênero. No processo d e tal formação, são realizadas atividades em um assentamento de trabalhadores rurais. O Motyrum colabora com a formação humana dos estudantes, bem como incentiva a partilha de experiências e saberes entre diversas áreas do conhecimento, numa proposta de interdisciplinarmente que envolve alunos e professores dos cursos de Direito, Serviço Social, Psicologia e Ciências Sociais.
    • Nome do projeto: 29a. Reunião da Associação Brasileira de Antropologia (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: A 29a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, a ser realizada em Natal - RN, de 01 a 08 de agosto de 2014, é o maior evento de Antropologia e dos antropólogos do Brasil. Em seu objetivo geral, está promover encontro científico e profissional de elevada qualidade acadêmico-profissional, envolvendo um significativo número de antropólogos do Brasil e seus provenientes de vários países da América Latina, América do Norte, África e Europa. Estas reuniões bienais constituem espaço de excelência para troca de informações entre profissionais da área, além de contribuir para o diálogo e comunicação da produção científica e divulgação dos avanços recentes no campo da Antropologia. Para a edição de 2014, que terá como sede a UFRN ? Natal ? RN, a comissão organizadora limitará as inscrições em 3.000 participantes. Além de atividades que trazem à tona e fortalecem a crescente internacionalização da antropologia brasileira tanto em termos de parcerias de pesquisa, publicações e inserções em redes globais, esta edição também contemplará atividades relacionadas à sua popularização, a serem realizadas a partir de 01 a 03 de agosto de 2014, em espaços culturais abertos para um público mais amplo, como Museu Câmara Cascudo, UERN IFRN, TeatroAlberto Maranhão, Capitania das Artes, entre outros. Também incluirá pré-eventos tais como Antropologia Visual, Antropologia e Museus (em colaboração com o IBRAM), Estudos Antropológicos sobre Sexualidade: tendências, intersecções e fronteiras (organizado pelo Comitê Gênero e Sexualidade), evento organizado pelo Comitê Quilombos e evento organizado pela Comissão de Assuntos Indígenas. Pretende-se também realizar pós-evento internacional, com temática sobre Deslocamentos e Mobilidades.
    • Nome do projeto: Antropologia, gênero e práticas educativas no RN (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. , PAIVA, I. A. , PORTO, R. M. .
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo principal mapear etnograficamente os modos pelos quais as questões de gênero e sexualidade vem sendo definidas e incorporadas em diferentes processos de formação, em práticas educativas em escolas públicas e também em movimentos sociais. A pesquisa será realizada no estado do Rio Grande do Norte, em diferentes municípios e regiões geográficas, permitindo o estabelecimento de distintos planos comparativos- interior e capital, rural/urbano, entre outros. Sempre situando questões de gênero no contexto de outras diversidades, o desenvolvimento do projeto uma compreensão mais efetiva e detalhada acerca de processos de construção de referências a gênero e sexualidade na educação e seus respectivos quadros sociológicos
    • Nome do projeto: Tutoria PET Conexões de Saberes Comunidade Campo (2015 - 2021
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: Trata-se de um Programa de Educação Tutorial, vinculado ao MEC, que possui mais de 800 grupos em diferentes instituições de ensino superior. Inicialmente voltado exclusivamente para áreas/cursos de graduação específicos, desde 2010 incorpora também o projeto Conexões de Saberes, programa de permanência.O grupo PET/Conexões de saberes Comunidade Campo tem o intuito de realizar ação tutorial com alunos da graduação oriundas do campo, de diferentes cursos de graduação, favorecendo sua permanência, por meio da formação em pesquisa, ensino e extensão. As ações serão realizadas em comunidades do campo e diferentes instituições, em projetos de extensão.
    • Nome do projeto: PROJETO REDE LIESS GÊNERO E SEXUALIDADES: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHWADE, E. , VALLE, C. G. O. , PORTO, R. M. , NAVIA, A. M. F. , LOPES, P. V. L. .
      Descrição: A projeto se destina ao fortalecimento e manutenção das atividades relacionadas a Rede LIESS ? Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Socio Histórico de las Sexualidades (https://red-liess.org/) ? que, na UFRN, é construída por docentes e discentes vinculados ao GCS ? Gênero, Corpo e Sexualidade ?, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). No âmbito da UFRN, o projeto reúne docentes vinculados ao Departamento de Antropologia. Desse modo, se alia ao fortalecimento de temáticas que estabelecem o diálogo dessa área de conhecimento com a formação pedagógica em um grande número de cursos de graduação e de pós-graduação na UFRN, desde que, nas últimas décadas (pós constituição federal de 1988) houve um aumento progressivo na demanda pelo oferecimento de componentes curriculares que tangenciam temas de direitos humanos e diversidades, na formação de licenciados e bacharéis. As atividades associadas à Rede LIESS iniciaram em 2011 e, desde então, têm seu foco de atuação na análise das sexualidades e sua articulação, em termos interseccionais, com variáveis como gênero, classe, etnia, cor/raça, geração, saúde, corporalidades e manifestações identitárias, sempre a partir da perspectiva das Ciências Sociais e Humanas. A rede, coordenada por José Maria Valcuende del Rio, da Universidad Pablo Olavide (Espanha), conta com pesquisadores de diferentes países, com participação expressiva, sobretudo, de antropólogos brasileiros. Na proposta que ora apresentamos estão participando dois grupos de pesquisa da Espanha (Universidad Pablo Olavide/Sevilha e Universidade Autónoma de Madrid/Madrid), um do Uruguai (Universidad de la República/Montevidéu) e 07 grupos do Brasil (UFBA, UFPB, UFS, UFAM, UFSC, UFMT e UFG). Em se tratando de uma rede, embora o foco desse projeto e intercâmbios envolva os grupos listados, o desenvolvimento possibilitará a ampliação de contatos e trocas, congregando grupos de outras instituições nacionais e internacionais.
    • Nome do projeto: Antropologia, gênero e práticas educativas (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: O projeto tem como propósito ampliar e sistematizar meus investimentos e reflexões sobre antropologia e educação, com enfoque nas dinâmicas que envolvem a incorporação das questões de gênero e sexualidade em processos educativos, em contextos escolares e também espaços formativos de movimentos sociais. Nessa nova etapa de pesquisa, estarei dando ênfase à relação antropologia e educação, em diálogo com estudos que vêm sendo realizados na última década, de modo especial a referência a diversidade, nas dinâmicas e processos em que se inserem modos de aprendizagens. O projeto, portanto, tem como objetivo adensar teoricamente e metodologicamente as questões relacionadas à incorporação dos aprendizados de gênero e sexualidade em práticas educativas. Tendo em vista o aprofundamento de questões teóricas e do uso da etnografia para continuidade das investigações sobre antropologia, educação, gênero e sexualidade, a presente proposta amplia possibilidades de estabelecer comparações, com realização de pesquisas empíricas em diferentes contextos: interior/capital, por meio do levantamento das questões relacionadas a gênero e sexualidade em contextos escolares e movimentos sociais em Natal e também no interior do RN; Pesquisa empírica em coletivos que atuam em instituições escolares; Pesquisa empírica e bibliográfica na Espanha, envolvendo projetos identificados por meio de contatos já estabelecidos com pesquisadores na UniversidadComplutense de Madrid. Com a necessária referência ao estudo de gênero em contextos interseccionais, fundamental nas abordagens de práticas e contextos educativos, a pesquisa, que vinha considerando a educação do campo (cursos PRONERA), se estenderá a escolas em comunidades e/ou espaços de organizações com referências identitárias, étnicas e raciais (gênero e sexualidade em escolas em terras indígenas ou quilombolas). Interessa também aprofundar a perspectiva de processos de aprendizagens relacionados a gênero e sexualidade, a partir das indicações na educação infantil e séries iniciais da escolarização institucionalizada.
    • Nome do projeto: Políticas e Experiências de Equidade, Formação e Inclusão : uma etnografia sobre práticas de gestão, ensino, orientação e extensão em universidades públicas brasileiras (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. , GROSSI, M. P. , PORTO, R. M. , FERNANDES, F. , WEISS, F. .
      Descrição: Uma das particularidades da história da antropologia brasileira, desde sua institucionalização enquanto campo científico na segunda metade do século XX, é seu engajamento com as populações e grupos que estuda. Nossa proposta de pesquisa, visa estudar este engajamento da antropologia enquanto disciplina e campo de conhecimento, com foco em políticas e experiências desenvolvidas em universidades públicas brasileiras. O tema global desta proposta é estudar o impacto da produção antropológica brasileira, das áreas de gênero e relações etnico-raciais, na implantação de políticas de equidade, inclusão e enfrentamento às violências em universidades brasileiras, nas duas ultimas décadas. Os objetivos específicos desta proposta são: a)Mapear as políticas institucionais de equidade, inclusão e diversidades em IES de 4 regiões do Brasil; b)Identificar ações inovadoras de gestão e implantação de políticas de ações afirmativas para estudantes e docentes negras/os,indígenas, trans e com deficiência; c)Fazer levantamento de projetos de gestão, extensão e formação sobre práticas de equidade e enfrentamento à violências no espaço universitário; d) Localizar o impacto da produção teórica antropológica nas políticas implantadas; e) Identificar as relações entre expansão regional/interiorização das universidades nos processos de ampliação da inclusão e referências à diversidade. O projeto será desenvolvido por pesquisadoras/es da REDE NIGS, vinculadas/os à Instituições Públicas do Ensino Superior das regiões Norte (UNIR e UFAM), Nordeste (UFBA e UFRN), Centro-Oeste (UFG e UNEMAT) e Sul (UFSC)..
    • Nome do projeto: Semeando Gênero na Educação (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHWADE, E. , PORTO, R. M. .
      Descrição: Questões de gênero e sexualidade em contextos educativos tem sido objeto de pesquisa, atividades de extensão, componentes curriculares na formação de educadoras/es em todos os níveis, bem como temas de embates políticos, nas ultimas décadas. Trata-se de um conjunto de questões que atravessam a pesquisa, o ensino e a extensão, no interior da universidade e nos diálogos com a sociedade. Esse projeto se inscreve em um percurso de ações de pesquisa e extensão realizadas pelo Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade, Departamento de Antropologia. Busca articular ensino, pesquisa e extensão na formação de graduação e pos graduação, por meio da formação e intervenções em temáticas objeto de pesquisa. A intervenção a ser realizada na escola se fundamenta em um longo processo de discussão, pesquisa e reconhecimento do contexto escolar, utilizando a prática da etnografia. As atividades se concentrarão na construção de espaços de dialogo sobre gênero e diversidade, no período de junho a dezembro de 2023, na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal/RN . Os modos de organização dos temas e atividades, bem como a articulação com outras atividades na escola serão definidas em dialogo com a gestão, docentes e estudantes.
    • Nome do projeto: EXTENSA#771;O UNIVERSITA#769;RIA, POLI#769;TICAS PU#769;BLICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. , PORTO, R. M. .
      Descrição: Essa proposta tem como tema global o estudo das relac#807;o#771;es entre extensa#771;o universita#769;ria com poli#769;ticas pu#769;blicas no campo educacional e com movimentos sociais. Analisaremos, em particular, as poli#769;ticas de extensa#771;o nos temas de ge#770;nero, sexualidade, educac#807;a#771;o, relac#807;o#771;es e#769;tnico-raciais e direitos humanos. Tendo em vista a curricularizac#807;a#771;o da extensa#771;o universita#769;ria, que se encontra em implementac#807;a#771;o em diferentes IES apo#769;s normatizac#807;a#771;o do CNE de 07/2018, a pesquisa interpela temas e espac#807;os proeminentes de atividades de extensa#771;o e as possibilidades de dia#769;logo com organizac#807;o#771;es coletivas. Considerando diferentes ac#807;o#771;es de extensa#771;o, no histo#769;rico do Núcleo de Identidade de Gênero e Sexualidade - NIGS, que se articula em rede nacional, buscaremos identificar como se processam interac#807;o#771;es transformadoras entre universidade e sociedade. Investigaremos a articulac#807;a#771;o da extensa#771;o com ensino e pesquisa, que potencializam ac#807;o#771;es em poli#769;ticas pu#769;blicas dentro e fora das IES. No interior das instituic#807;o#771;es, mapearemos a normatizac#807;a#771;o das atividades com o ensino e a pesquisa, pela curricularizac#807;a#771;o. Perceber as articulac#807;o#771;es das ac#807;o#771;es com poli#769;ticas afirmativas e de permane#770;ncia, na forma como se relacionam com a formac#807;a#771;o cidada#771; dos estudantes, dada a presenc#807;a de temas e demandas de movimentos sociais nos conteu#769;dos e pra#769;ticas de ac#807;o#771;es de dia#769;logo com a sociedade. E, ainda, o incremento dessas ac#807;o#771;es na pesquisa, com resultados na formac#807;a#771;o de po#769;s- graduac#807;a#771;o e a ampliac#807;a#771;o da inserc#807;a#771;o social da universidade atrave#769;s da produc#807;a#771;o teo#769;rica desenvolvida por po#769;s-graduandos. No que tange a repercussa#771;o para a sociedade, o desenvolvimento da pesquisa permitira#769; ac#807;o#771;es propositivas para refletir sobre atividades extensionistas. Metodologicamente, sera#769; realizada etnografia das atividades acade#770;micas de cara#769;ter extensionista nos temas do projeto, seguido de mapeamento documental das normativas que as regem e entrevista com os principais envolvidos na sua formulac#807;a#771;o no a#770;mbito da universidade e da comunidade.
    • Nome do projeto: Ser pai, ser mãe, ser jovem (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHWADE, E. .
      Descrição: O projeto focaliza a vivência da condição de pai e de mãe na adolescência, tendo em vista o contexto em que tal condição se realiza: a construção de vínculos conjugais, o apoio da família e da parentela, a referência nas instituições públicas, entre outros. Em todas estas instâncias, têm-se como pressuposto o contexto de re-significação dos papéis associados ao masculino e ao feminino. Situando as múltiplas referências que sustentam tal redefinição, no interior das quais se definem as noções de paternidade e de maternidade, o projeto em questão busca localizá-las vivência de jovens ? pais e mães - residentes em periferias urbanas de Natal/RN.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: University of British Columbia
        Ano de conclusão: 2009
    • Universidade do Oeste de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Outro (1991 - 1994 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade Federal do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Ponto Urbe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2011 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial - Revista Eletrônica Publicação do Núcelo de Antropologia Urbana - USP
    • Cadernos de Campo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial
    • Bagoas : Revista de Estudos Gays:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2018 ).
    • Vivencia (UFRN):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista Textos Graduados - UNB:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Áltera Revista de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Revista do programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Conselho Científico.
    • Coleção Antropologia Hoje:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Coleção Antropologia Hoje - Editora Terceiro Nome
    • Revista del Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistorico de la:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: https://www.upo.es/revistas/index.php/relies/index
    • Revista Rede LIESS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • NIGS UFSC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Universidad Complutense de Madrid:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Intercâmbio acadêmico realizado no periodo de 06/.03.2023 a 22.03.23. Grupo de Pesquisa: Antropologia, Diversidad e Convivência.
        Outras informações: Investigadora Visitante